quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Kaze ga Tsuyoku Fuiteiru #12 e #13

Nada melhor, leitor, do que uma DOBRADINHA DE ANIMES DE ESPORTES que traz consigo aquele sofrimento em pitadas e obriga o cérebro da blogueira a trabalhar ainda mais para comentar sobre as relações sociais problemáticas entre os japoneses.

Nos episódios anteriores... Kakeru finalmente começou a entrar em sintonia com os outros membros do time e a se deixar levar pela vibe de cada um. Além disso, ajudou o Príncipe a melhorar sua postura durante a corrida. E finalmente Haji voltou, para alegria de todos os famintos.

Você não cansa de ser pisado pelos rapazes da Kansei, Sakaki?


Kaze ga Tsuyoku Fuiteiru
13º episódio
Não me julga, Yuki, eu acho vocês quatro as crianças mais puras da corrida de registro...
Opinião: Parece que Kaze ga e Tsurune combinaram, porque não é possível que os dois animes de esportes venham trazer essa carga de sofrimento JUSTAMENTE NO MESMO DIA!

Além disso temos abertura e encerramento novos!
A abertura, como sempre, tenho dispensado, agora o encerramento é gostoso demais.

A abertura é "Kaze Tsuyoku, Kimi Atsuku" de Q-MHz feat. Mitsuhiro Hidaka a.k.a. SKY-HI e o encerramento é "Michi" de Taichi Mukai.

Acho que já deu de introdução, não?
Vamos partir para o que realmente interessa: as crises do Kakeru.

Durante esses dois episódios acabei vendo um padrão no comportamento do nosso "Kageyama das Corridas", que me lembrou um pouco como funciona, por exemplo, a crise de ansiedade.

O rapaz correu sem problemas, deu tudo certo, o Yuki e o Shindo conseguiram os recordes, só que o momento de alegria foi dissipado quando um repórter veio fazer algumas perguntas a eles. Acabou servindo como um gatilho para que o Kakeru revivesse todo o sofrimento que aconteceu no Ensino Médio.

Depois disso acontecem outras atividades, só que aquele crise continua ali, dorme leve e está pronta para corroer alguém quando acordar.

Tudo parece tranquilo e divertido, até descobrirem que os adversários da Universidade de Esportes de Tóquio também estão treinando na mesma cidade e usam a mesma rota que eles.

Depois de um sorrisinho de escárnio do Sakaki, Kakeru ignora o pedido do Haiji de seguir o próprio ritmo e dispara na frente, como se tivesse sido desafiado.

Lembra que eu disse que a crise dormia leve? Pois é...

O Haiji acaba alcançando o colega e traz um pouco de paz, até que eles se deparam com a criancice do grupo de Tóquio diminuindo o passo para estragar o passeio.
Eu gosto de como o Haiji sabe colocar o Sakaki no lugar que ele merece: na creche.
Quando terminam o treino, o nosso sonhador com a Hakone Ekiden vai tirar satisfação com o grupo e daí começam as trocas de farpas. O Sakaki tenta envolver a turma da Kansei numa disputa, mas o time ignora.

Daí a provocação aumenta quando o ex-colega de clube do Kakeru percebe que ele agora está cercado de pessoas que se importam com ele e com o seu bem estar.

Fica esfregando na cara exatamente a única coisa boa que aconteceu com o rapaz: a amizade com o grupo da Kansei.

Vendo o Sakaki fazer chacota dos colegas de time, que se esforçam tanto para realizar o sonho de correr na Hakone, Kakeru perde a cabeça e vai para cima dele.

Essa primeira parte, crises como as da ansiedade são assim:
-Tem um gatilho que é estimulado por alguma situação que revive um trauma;
-Tem picos de intensidade, às vezes sendo mais intensos ou mais leves, causando um incômodo constante;
-Não dá para dizer que ela acabou se aquele assunto/gatilho continua no ar ou ainda não foi bem resolvido;
-Quando a pessoa acha que encontrou alguma "tábua de salvação" (momento em que relaxa para se entreter), a crise parece estar observando de um canto e você sente que ela está lá.

E agora, leitor, NÓS VAMOS QUEBRAR O CLIMA DO DIVÃ DE PSICÓLOGO PARA ALOPRAR UM POUCO, já que essa conversa precisa ser retomada no próximo episódio que é quando as coisas começam a se resolver!

Lembram do repórter sinistro? Optei por chamá-lo não tão carinhosamente de "Mochi Estragado/Podre", faz mais sentido.
EU GRITANDO? Mas que absurdo...
Pois veja bem, leitor, o que não foi o surto da pessoa que tem aquele ouvido privilegiado e que de vez em quando acerta quem está dublando...

É IMPRESSIONANTE COMO TODO SANTO ANIME QUE EU ASSISTO PARA ANALISAR NESTE BLOG, ESSE HOMÃO DA PORRA DUBLA UM DESGRAÇADO DECRÉPITO!

Estou falando de Kenjirou Tsuda e aquele timbre maravilhoso...
É o desgosto do Ministro Louis de Shoukoku no Altair, é o Fango de 91 Days, é o "Present Mic" de Nanbaka e agora esse Mochi Estragado!

O único que se salva é o Nino de ACCA: 13-ku Kansatsu-ka... O problema é que esse anime eu assisti durante as férias. Rendeu uma linda redação, verdade, SÓ QUE NÃO FOI ALGO PLANEJADO!

MUITO CHATEADA, KENJIROU TSUDA!

E como Haiji é um oni influente e meu filho encapirotado, ele resolveu garantir com a Universidade de Kansei, Shion Miura (história) e Sorata Unoo (arte) uma CREDENCIAL para eu cobrir o acampamento de treino deles!

Justamente quando eu tinha reclamado em Magi (296 a 300) que por enquanto nada de credencial para coroar o começo de 2019... FUI AGRACIADA PELO FILHO DEMONHO QUE ADOTEI ANO PASSADO!

Dito isto, falemos de como o calor no Japão é ainda pior que o do Brasil.

Sabe quando está quente de rachar, dá uma chuvinha vagabunda e sobe o mormaço? Pense no Japão eternamente no mormaço.

ENFIM...
Voltando um pouquinho antes, esqueci que não comentei sobre as peculiaridades da corrida de registro.

Descobrimos que keikaku está aí para ser usado, principalmente pelo time de Kansei. Como o Shindo tem mania de tentar igualar seu ritmo com os daqueles que estão a sua volta, segundo o Joji, isso pode ser um problema. 

Na real o Shindo estava tentando manter seu ritmo próximo ao do Yuki na primeira metade da corrida, na segunda metade eles trocaram de lugar e o Shindo começou a puxar.
Bom, ele pelo menos tem amigos. E você, parceiro, tem o que na vida?
O que eu mais gostei foi quando um adversário esbarrou nele, como quem quisesse dar um "chega pra lá", E FOI O SHINDO QUE DEU UM "CHEGA PRA LÁ" NO CARA! EU FIQUEI SÓ OS BERROS!

"Kimono, como você sabe que foi o Joji que comentou sobre o ritmo do Shindo e não o Jota?" - Simples, leitor, EU JÁ NÃO DISSE QUE TENHO UM OUVIDO... "(...) abençoado por Deus, e bonito por natureza"?

O Joji é dublado pelo Yuuto Uemura, um rapaz que tem uma voz levemente peculiar e que já vi alguns trabalhos. Sem falar que ele dubla o protagonista de Tsurune (Minato Narumiya), então eu o ouço falar bastante e isso acaba entrando na minha biblioteca auditiva.

Já o Jota é dublado pelo Junya Enoki que infelizmente só acompanhei em um papel, o de Seiji da Tsukumogami Kashimasu.

Logo, normalmente uso o método de exclusão para saber quem é quem.
Se for a voz do Uemura, é o Joji. Se não for, é o Jota.

E o melhor nem foi o plot twist do keikaku, FOI O "CARPADO" DA CONVERSA!
Yuki e Shindo se atrasaram uma volta para pegar o embalo com o Kakeru, que estava na cola de dois intercambistas!

Como se não bastasse a trollagem, sabe quem estava ao lado do Sakaki durante a corrida? ELE MESMO! HAIJI KIYOSE! O ORGULHO DA MAMÃE!

A melhor piada deste anime continua sendo onde o Kakeru estudou no Ensino Médio: Sendai Jousei.

Se você assistiu Haikyuu!! e deixou isso passar... é um pouco triste, mas vou explicar a referência involuntária.

Sendai é uma cidade da província de Miyagi.
Miyagi é a província do Karasuno, do Shiratorizawa e do... AOBA JOUSAI!
Aoba Jousai, Sendai Jousei... Ok que no Aoba o pessoal era mais decente.
A única coisa realmente grotesca lá era o Oikawa. hahaha

Muito bem, produção, podemos passar para a viagem mais traumática da vida dos membros do clube de atletismo da Universidade Kansei? CLARO QUE SIM!
Gente, alguém precisa tirar URGENTEMENTE carteira de motorista aí!
Eu gostaria de saber, muito de coração, como o Haiji conseguiu a carteira de motorista, porque se ela não foi comprada na Sé, o avaliador era um louco!

Não sei quem dirige pior, se é a Saeko Tanaka, o Tadokoro ou o doido varrido do Haiji! Que ainda encontra tempo para aterrorizar os colegas quando vira para trás e fica conversando!

Não sei o que foi melhor, se os gêmeos curtindo um ventinho na janela antes de serem "borrifados" pelo Príncipe ou o Rei dos Quizzes que perdeu no jankenpo PRA UM CACHORRO!

Tudo isso para fazerem um acampamento de treino, um clichê do gênero.
Foi no Lago Shirakaba, na cidade de Chino, província de Nagano.

Um comerciante de uma loja de arremesso de bola de beisebol cedeu a pousada de campo para que eles pudessem... "relaxar num lugar mais fresquinho" e obviamente treinar.

E os ingredientes para a alimentação durante esse acampamento foi patrocinado pelo pessoal do centro comercial.

AÊ, GALERA!
QUEM DISSE QUE O FÃ-CLUBE NÃO ESTAVA AJUDANDO TANTO?
ATÉ COMIDA VOCÊS CONSEGUIRAM LEVAR, CACILDA!

Não, eu me recuso a comentar que o Haiji levou para o acampamento um SACÃO DE WHEY PROTEIN SABOR MORANGO. Esse menino vai ficar de castigo!

Primeiro dia na pousada foi:
-Limpeza;
-Arrumação;
-Saída no pôr-do-sol para fazer reconhecimento de campo;
-Desaparecimento do Musa e do Shindo.

Sim, os dois fizeram o favor de pegar outro caminho e se perderam, é claro.
Pelo menos voltaram com uma informação importante: a Universidade de Esportes de Tóquio deu carne grelhada para eles num lugar bastante confortável.
E O WHEY PROTEIN DE MORANGO, NÉ, FILHÃO CARA DE PAU?
Enquanto isso a Universidade de Kansei está NO MEIO DO MATO, numa casa linda de madeira que dá até para ver as estrelas, SÓ QUE NO MEIO DO MATO! ONDE TEM URSOS À NOITE!

Isso acaba me fazendo questionar... Haiji, você tirou um sino no meio do nada enquanto procuravam pelos sumidos... para espantar um urso?

Aparentemente isso é real.
EU NÃO ACREDITO.

Aliás, gostaria aqui de julgar publicamente Kakeru Kurahara por colocar shoyu e maionese no curry dele. TEJE JULGADO!

Kaze ga Tsuyoku Fuiteiru
13º episódio
O Kakeru parecia um cão raivoso... só o Haiji para dar jeito na situação!
Opinião: AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!
Não se engane, leitor, a risada não é de escárnio... é de desespero mesmo.

Agora vamos para a segunda parte da nossa conversa sobre crise de ansiedade, que pode também se relacionar com qualquer outra crise que tenha similaridades.

Primeiro é preciso entender por completo o que aconteceu no Ensino Médio que mexeu com o Kakeru a ponto de ele não conseguir se relacionar direito com as pessoas e ter muita raiva guardada dentro de si.

Ele estava no terceiro ano quando um primeiranista, bolsista do atletismo, levou esporro do treinador por não ter melhorado DEZ SEGUNDOS do recorde atual. Mandou o garoto correr DEZ QUILÔMETROS.

Como o nome dele não foi revelado, chamarei aqui de "garoto dos 10km".

Depois o garoto apareceu com uma lesão e parecia estar pedindo para se recuperar antes de voltar a correr, contudo, o treinador ignorante disse que ele estava fazendo corpo mole, que todo mundo ali tinha uma ou outra lesão e continuava se dedicando.

Nessa época o Kakeru escutou o Sakaki e mais outro colega comentarem que "era só ele fazer direito na frente do treinador, em vez de se decicar cem por cento".

Em outro momento vemos no vestiário o treinador dando esporro num grupo de garotos, dizendo que se eles não fossem úteis ali, não seriam em nenhum outro lugar. Como se a vida deles dependesse unicamente do desempenho naquele clube.

E o garoto dos 10km já estava com uma segunda lesão.
NOSSA, QUE PISADA FOI ESSA?
Quando um dia ele apareceu com um atestado médico dizendo que deveria parar com as atividades e se recuperar, o treinador desdenhou do sofrimento do primeiranista, como se ele não fosse forte o bastante para continuar e que todos lá davam o sangue, suor e lágrimas para estarem naquele clube.

Como o garoto dos 10km parecia "desmotivado", o treinador o cortou do clube, mesmo quando ele implorou em posição de dogeza, que é a forma mais humilhante de pedir algo.

Por ser um bolsista do atletismo, fora do clube ele obviamente perderia a bolsa e se quisesse continuar lá teria que pagar. Pelo menos é isso que deu a entender, não sei como funciona esse sistema no Japão.

Kakeru, que tinha observado calado as humilhações passadas pelo colega mais novo e sempre foi exaltado pelo treinador como o troféu da escola, partiu para cima do homem e quebrou o nariz dele com um soco.

Algumas coisas importantes para se comentar aqui:

Pressão psicológica
O Japão infelizmente é um dos maiores mestres em questão de desgraçar o psicológico dos outros.

Diferente de gente que já nasceu com personalidade forte e por isso muitas vezes acaba indo para o lado da delinquência, existem os que são dedicados em excesso e aqueles que têm suas limitações.

Dizer que um clube numa porra de um Ensino Médio ou um trabalho ou casar ou qualquer outra coisa, vai determinar a vida de alguém é botar uma pressão desesperadora e jogar a pessoa no fundo do poço do fracasso.

Quanto mais você rebaixa alguém, mais ele acredita que merece ser rebaixado.

Abuso de poder
Esse treinador é um dos piores tipos de ser humano que poderia ter algum cargo importante. É uma pessoa que vive de aparência e que usa da sua autoridade para humilhar os outros, buscando provavelmente alguma satisfação sádica.

Trata o Kakeru como um troféu. Ele o exibe como se todo o trabalho desenvolvido pelo aluno e seu próprio talento, fossem algo criado pelo treinador e sua metodologia. Como se ele é quem fosse o gênio.

Omissão e falta de empatia
Ninguém quer problemas e muito menos se envolver com os dos outros.
Pelo menos esse é um dos comportamentos padrões do japonês, que é não ter empatia pelo sofrimento do outro.

O que acontece na casa e na vida do outro é da conta deles na hora da fofoca. De resto, ninguém quer estender a mão.

É como se isso fosse um sinal de fraqueza e a própria pessoa tivesse que pensar por si mesma como sair do buraco "que se meteu".
O bom mesmo é sair para ir à padaria e comprar algumas coisas para comer!
Esconder o escândalo
Ah, isso o Japão é perito.
Em vez de resolver o problema e punir os responsáveis com rigor, como parece a posição do comportamento padrão japonês de retidão... É mais fácil afastar os envolvidos e tentar abafar o caso até que de alguma forma ele seja exposto.

É uma vergonha para eles o escândalo, e não tudo o que motivou.
Por isso o bullying por lá é extremamente agressivo e leva muitos jovens a cometerem suicídio.

Explosão
Não é à toa que a gente assiste Mob Psycho 100 e vê que um dos grandes trunfos da história é a porcentagem do Mob à explosão, que vai aumentando dependendo do tipo de estresse que ele vai passando.

Japonês, na maioria das vezes, é um povo muito contido e que não tem diálogo. Por isso infelizmente eles guardam tudo para si até o momento de estourar.

O problema é que ao contrário do anime do paranormal, na vida real o resultado pode ser fatal e ter vítimas. É um pouco do que vemos quando acontecem tiroteios em escolas e universidades nos Estados Unidos.

O Kakeru não sabia como agir diante daquela injustiça.
Talvez por não saber mesmo o que fazer ou não acreditar que a escola afastaria um "treinador tão conceituado".

Aliás, a vítima na maioria das vezes é quem acaba se ferrando nessa conversa. Então seria mais fácil expulsarem o garoto dos 10km e colocarem na cabeça dele e da família que a culpa de tudo aquilo era SOMENTE DELE.

É por isso que quando o Kakeru fica perto do limite, ele solta os cachorros em todo mundo. Como aconteceu com a Hanako e com o Príncipe em episódios passados.

Concordo com a fala do nosso representante otaku no final do episódio, dizendo que sair na porrada é só violência mesmo. Ainda que seja compreensível, é reprovável.

"Ainn, quem é você para falar de japonês?"

Primeiro, quero deixar bem claro que não é CEM POR CENTO DE TODA A POPULAÇÃO que age assim, tem muita gente boa e decente que tem que ser separada desse joio.

Segundo, conheço pessoas que moram no Japão e me relataram muito do que escrevi neste post.

Terceiro, a internet está aí.
Existem vários YouTubers, como a Camila Pipoka, que podem assinar embaixo o que estou comentando.

Quarto, tenho família japonesa.
Se eu não tenho moral o bastante para falar sobre isso, se informem. A internet está aí para isso!
Se eu já não tivesse adotado essa criança... Eu juro que seria meu husbando!
Ok, falamos do trauma do Kakeru, que puxa o gatilho toda vez que ele acha que faz parte finalmente de um grupo. Afinal, no Ensino Médio ele era tratado diferente e isso naturalmente o separava dos colegas, não deixando que ele formasse relações de amizade, além do próprio ambiente tóxico do clube.

Falando nisso, achei muito interessante que o flashback foi aos poucos perdendo a cor, ficando mais granulado como se fosse um vídeo mais antigo e até recebendo um tratamento especial no áudio.

É bem verdade que levei um susto, achando que o vídeo tinha perdido a qualidade... Ainda bem que quando voltou ao presente, notei que era um recurso audiovisual, e não treta na internet.

Agora retomando a conversa sobre a crise, o ápice foi o Kakeru ser segurado pelo Haiji, Nico e o Shindo! Depois formou um paredão na frente dele com os gêmeos, o Rei dos Quizzes e o Yuki.

E daí o Sakaki falou sobre talento e resolver tudo sozinho, como se dissesse que o primeiranista da Kansei abusava do seu talento para fazer o que bem entendia, ignorando o grupo.

Isso conversa diretamente com as consequências da porrada no trieinador. Para abafar o caso, a escola impediu que todos os terceiranistas do clube de atletismo competissem e daí o Sakaki e todos os outros colegas ficaram com ódio do Kakeru. Afinal, foi ele que jogou os esforços de três anos de um grupo inteiro por causa dos "choramingos" de um único primeiranista.

Foi justo? A escola obviamente não foi justa, só quis tirar o dela da reta.

Passada essa situação, depois de mais uma pisada com classe do Haiji em cima do Sakaki, a galera da Kansei foi treinar em outro espaço e eu sinceramente achei uma gracinha o Príncipe puxando conversa com o Kakeru e o Yuki o mandando limpar o banheiro E USAR A CABEÇA PARA ISSO!

Quando o Príncipe comenta que o solo onde estão correndo "parece bem gentil", ele primeiro fala essas três palavras sozinhas e dá a entender que o ambiente que o rapaz está agora é mais gentil e as pessoas se importam com o seu bem estar físico e mental.
A. CARA.DE. PATIFE. DO. HAIJI. EU AMO!
Kakeru apavorado com a menção de namorada... Migo, qual o problema de ter crush?
Quando o Yuki dá a ordem do banheiro, ele quer dizer para o primeiranista fazer alguma coisa para entreter a cabeça, esfriá-la e observar ao redor, tendo mais consideração pelos outros.

Sem saber o que fazer, o Kakeru resolve sair do time para causar "menos problemas". Ele só não solta essa diretamente ao Haiji, pois o rapaz pede para que o colega de time conte para todos.

O fato de abrir o que o atormentava para todos é que fez com que entendessem o tipo de sofrimento que ele carregava calado. E daí veio o apoio e o carinho, que impediram que Kakeru largasse o grupo e a corrida, algo que ele é tão bom.

Quem sabe agora, longe desse fardo, ele finalmente possa descobrir o que é correr. Pergunta que o Haiji também persegue e que quando viu o primeiranista correndo na rua ficou encantado.

É muito lindo o Musa dizendo que gosta do Kakeru de verdade e incluindo toda a turma ali. A gente não merece esses rapazes da Kansei, sério.

KAKERU DIZENDO QUE VAI LEVAR A SÉRIO A HAKONE EKIDEN.
O pessoal puto com cara de "NÃO TAVA LEVANDO A SÉRIO ATÉ AGORA, SEU PORRA?".

Agora vamos falar de zoeira, digo, DE COBERTURA EXCLUSIVA E DE PESSOA COM CREDENCIAL, QUE SOU EU!

Gostaria de comentar que a visão do Musa é uma visão de lince, porque estavam voltando da corrida quando ele viu SACOLAS DE CARNE nas mãos do pai da Hanako.

Pessoal reclamou que o curry não tinha carne, passaram vontade pensando nos pau no cu dos universitários de Tóquio... VOCÊS ACHAM QUE O HAIJI VAI DEIXAR ALGUÉM PASSAR FOME? MAS NEM A PAU!
Esse é um print de apreciação a pessoas dormindo. Queria estar assim também...
LEITOR, MAIS UM QUIZ INTERATIVO PARA VOCÊ PARTICIPAR!!!

Quem é você dormindo na pousada no meio do mato:
a) Rei dos Quizzes: encolhidinho entre duas camas e dividindo uma delas com o cachorro;
b) Nira: roubando o espaço dos outros;
c) Nico-chan: de lado, meio descoberto;
d) Gêmeo da blusa azul-clara (sem voz não reconheço): com parte do corpo em cima de outra pessoa e entre a sua cama e a dos outros ao lado, completamente descoberto;
e) Yuki e Shindo: de barriga para cima, totalmente cobertos e considerados com a posição ideal para se dormir (por quem? não sei);
f) Musa: Coberto da barriga para baixo e com as mãos unidas em cima da coberta;
g) Gêmeo da blusa roxa (sem voz não reconheço): TOTALMENTE ESPALHADO NA SUA CAMA, mas aparentemente sem colocar nenhuma parte do seu corpo em cima de alguém
h) Príncipe: de lado, meio coberto;
i) Yaokatsu (pai da Hanako): babando de um lado do travesseiro e com os pés descobertos.

Eu sou o Nico-chan (letra C).
Queria muito saber como dormem Kakeru e Haiji.

E olha só que bonitinho, o Kageyama das Corridas limpou o banheiro depois que todos os meninos usaram, para a Hanako poder usar!!

Últimas considerações, afinal, este post virou praticamente uma bíblia de tão extenso.
Quando a sua única opção é decodificar kanji dos créditos.
O pai da Hanako, o Yaokatsu, é dublado por Seiro Ogino que eu confundi com o Takehito Koyasu. E não foi à toa, ele faz o Giran de Boku no Hero Academia 2, o vilão que apresentou a Toga e o Dabi ao Tomura.

NA ÉPOCA EU TAMBÉM DEI COM A CARA NA PORTA AO ACHAR QUE ERA O TAKEHITO KOYASU... Chateada.

Esse anime foi assistido na Crunchyroll.

Nos vemos no próximo post de Kaze ga Tsuyoku Fuiteiru!

Por Kimono Vermelho aquela que está curtindo os ares das montanhas e tirando com a cara dessa pirralhada doida da Kansei que é obcecada por Hakone - 13/02/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/