quarta-feira, 3 de abril de 2019

Kaze ga Tsuyoku Fuiteiru #16 e #17

Hoje Kaze ga veio primeiro para vocês poderem curtir a última DOBRADINHA DE ESPORTES, afinal, hoje acaba Tsurune e daí ficaremos um tempo sem... DOBRADINHAS DE YUUTO UEMURA!

Mas elas voltam, pode crer que elas voltam! fufufu

Nos episódios anteriores... acabou o acampamento de treinamento e finalmente o Príncipe conseguiu fazer um recorde na última corrida de registro. Além disso, começaram as qualificatórias. Se todo o time não ficar dentro do tempo ideal, a Kansei vai ter que dizer adeus à Hakone Ekiden.

Não acha feio retrucar o novato sendo que ele está certo, Jota?


Kaze ga Tsuyoku Fuiteiru
16º episódio
Pela sua cara, Príncipe, é praticamente você chegando no hospital...
Opinião: VOLTEI, INTERNET! VOLTEI PARA FALAR SOBRE ANIMES DE ESPORTES E DE COMO VOU CONTRATAR O YUKI PARA CANCELAR O MEU CONTRATO COM O CAPIROTO DOS ANIMES!

Sim, porque, caso você não saiba, quando vai assistir pela primeira vez um anime desse gênero, o Capiroto dos Animes te dá um contrato para assinar em que você concorda sofrer até a última gota da sua alma.

QUERO RESCISÃO DE CONTRATO!
EU NÃO AGUENTO MAIS SOFRER POR ESSES TRECOS!
CHEGA! O SAMU NÃO ME AGUENTA MAIS!

E como se soubesse que eu estava há sessenta anos sem assistir esta obra, no começo do episódio tivemos um rápido apanhado do que tinha acontecido.

Obrigada, Kaze ga, por toda a consideração.

Então vamos falar de tentativas de assassinato, suor e dúvidas existenciais!

Gostaria muito de ser convencida de que esta história não está tentando a todo custo matar meu filho Oni Terrorista. Sério.

A gente começa com aquela cena bárbara do tapado aleatório tropeçando na mesa de copos d'água e o Haiji tendo que pensar o mais rápido possível para evitar uma desgraça.

Bom...
Ele pulou para o lado, só que acabou forçando justamente a perna machucada.
Essa mesma que será sentida lá mais para frente, perto do final do percurso e que o obrigou a acelerar o passo ou a coisa poderia ficar ainda pior.
Gente, essas reações são impagáveis e puras demais!
DAÍ A CRIANÇA CONSEGUE PASSAR PELA LINHA DE CHEGADA, COLOCAR UM GELO NO JOELHO E... tudo isso para depois fazerem montinho nele.

Gente, se fossem só a Hana e os gêmeos até que seria ok, mas daí praticamente todo mundo resolve se jogar em cima do meu pobre filho...

POR QUE, KAZE GA, TENS TANTO PRAZER EM TENTAR MATAR MEU ÚNICO FILHO ONI QUE CORRE?

Saindo do assunto maternidade, vamos falar de como Yowamushi Pedal se aproveita de todas as circunstâncias para enrolar mais do que o necessário?

Ok que no caso dos ciclistas há muito diálogo envolvido. Também observamos o pensamento de cada um e mais alguns flashbacks razoavelmente oportunos.

Já aqui o negócio é botar um pé na frente do outro BEM RÁPIDO e chegar até o final da corrida vivo, o que fortuitamente acontece com os dez corredores da Kansei... mesmo que o Príncipe precise ser carregado por mais tempo do que imaginávamos.

Esse menino vai ficar bem?

Voltando um pouco mais no tempo, a corrida é liderada por alguns alunos de intercâmbio, que são seguidos um pouco mais de longe pelo enorme grupo. Aos poucos um ou outro estudante resolve atacar e aí chega a hora do Kakeru.

A partir dos dez quilômetros é cada um por si... pelo que deu a entender a mensagem em sinais passada pelo Haiji.

Num trecho em que os corredores ficavam lado a lado, só que em pistas opostas, vimos aí menino Kakeru encantar os coleguinhas com o seu brilho de entidade corredora.

Depois disso o rapaz foi ganhando posições, ultrapassando corredores e chegando a disputar a linha de chegada com um dos alunos de intercâmbio que estava mais atrás dos outros.

ORRA, RECEBEU ATÉ RECONHECIMENTO QUANDO TERMINOU A CORRIDA!
Tá podendo, hein, Kakeru? O Iwanki deu até um toque no seu ombro!
O Yuki empurrando o Kakeru me deu DEZ ANOS A MAIS de vida.
E eu anotei o nome, pois o moço foi citado no próximo episódio pelo Haiji quando estavam observando o percurso da Hakone Ekiden.

E para mostrar que a qualificatória não é brincadeira, o anime mostra algumas pessoas passando mal, desmaiando e sendo carregadas... como é o caso do nosso maravilhoso Príncipe, que teve os seus momentos de desgosto enquanto corria.

MELHOR PERSONAGEM DEPOIS DO HAIJI, sério!

Voltando um pouco mais no tempo, fomos informados pelos comentaristas da prova que ali estavam participando QUARENTA E FUCKING NOVE UNIVERSIDADES e que apenas as dez primeiras colocadas poderiam se qualificar para a Hakone Ekiden.

E o que vemos na parte final do episódio? O RESULTADO.
Melhor mesmo é o Yuki puto, uma vez que ninguém marcou o próprio tempo.
Sim, Iida Advogado, aquele que botava banca e não queria saber desse negócio de correr pela vida sem precisar exatamente correr pela vida.

Eu e o Rei dos Quizzes, sentados esperando o piquenique, e rindo do Yuki.
Lembram? TENHO UMA CREDENCIAL PARA ISSO.

A primeira a ser anunciada e obviamente com o melhor tempo foi a Universidade de Esportes de Tóquio. Bom... NÃO FEZ MAIS QUE A OBRIGAÇÃO, NÉ? TEM "ESPORTES" NO NOME, ENTÃO NO MÍNIMO TEM QUE CONSEGUIR UMA BOA POSIÇÃO!

E depois de sofrer com as outras colocações, a Kansei descobriu que ficou ali, PERTINHO DO TEMPO DE CORTE com as duas dez horas, quarenta e três minutos e dezesseis segundos. Lembrando que esse é o tempo de todos os corredores juntos!

As reações deles foram ótimas.
Com destaque para o Kakeru, que virou saquinho de pancada dos gêmeos e que depois, não contente em não ter sido zoado o bastante, foi empurrado pelo Yuki para cima do montinho que tentava aniquilar a existência do meu filho.

Isso que quando ele foi falar que rolaria treino ainda mais pesado no dia seguinte, o pessoal quase o moeu na porrada.
Eu gostaria muito que vocês soltassem o meu filho demonho.
E o Kakeru de boa, porque ele é o Kageyama das Corridas.
Dá uma pista, um caminho e ele vai.

É claro que tudo não poderia acabar tão bem, afinal, VOCÊ ASSINOU UM CONTRATO COM O CAPIROTO DOS ANIMES E ELE PRECISA SER CUMPRIDO PELO OUTRO LADO TAMBÉM.

E daí tivemos os gêmeos inseguros e desanimados, perguntando ao Kakeru sobre a diferença entre "mirar o topo" e "vencer", além do sentido do que é "correr".

As tretas não se cansam de emergir no clube de atletismo da Universidade de Kansei.

P.S.: Lembram o tiozinho de chapéu de cowboy que eu fiquei teorizando que era pai do Yuki? Pelo que vi nesse episódio, parece que me equivoquei muito. Bom, ninguém disse que toda teoria deveria ser verdade...

Kaze ga Tsuyoku Fuiteiru
17º episódio
Sabe quando a mãe está possessa e a gente sabe que vai dar merda? Essa imagem define tudo.
Opinião: Este episódio é uma mistura de gente rolando na lama com a minha mão coçando para atirar um tijolo de concreto na cara do Sakaki.

E não sei se fico frustrada por ter tanto surto bom no rascunho e que normalmente não passo para a versão final da minha análise... ou se é melhor deixar assim, já que eu raramente tenho controle enquanto despiroco por anime.

VOU CONTINUAR VIVENDO ESSE DILEMA E PROCRASTINANDO... ao contrário dos nossos adoráveis gêmeos Joji e Jota que parecem ter andado com aqueles gêmeos bostinhas da Kirisaki de Tsurune.

SÉRIO, POR QUAL OUTRO MOTIVO ELES TERIAM MUDADO TANTO... de um mês e pouco para cá?

Leitor, esse é o período de tempo que ficamos sem Kaze ga, então cola no rolê como se eu não fosse a maluca do bando.

A verdade é que as qualificatórias trouxeram a realidade com tudo para cima dos gêmeos. É como se eles tivessem ignorado por completo as corridas de registro, que elas não foram disputadas no mesmo parâmetro que a do episódio passado.

Acho que ficar com a "navalha no pescoço" deixou os dois muito apreensivos e inseguros, começando a se questionar sobre o que estavam fazendo ali. Mais um pouco e a Kansei teria ficado de fora da Hakone Ekiden.

Aparentemente todos os outros membros do clube parecem ter resolvido suas questões com a participação e pelo que estão correndo, então aquela conversa na hora do café-da-manhã não chocou ninguém.

Estavam todos bastante cientes sobre a diferença de "mirar o topo" e "vencer". Aliás, é uma questão simples de interpretação de texto.

Mirar o topo é fixar um objetivo e manter-se motivado para seguir até ele, sempre tentando melhorar do modo que puder. E é algo que deve ser feito de forma saudável, não olhando as comparações para se sentir fraco, e sim mais animado para continuar progredindo.

A vitória é consequência de todo o esforço unido a existência ou não de um talento. Talento bruto por si só não garante nada. Sem a lapidação correta, não dá para tirar cem por cento de proveito.

E daí caímos mais uma vez no pensamento daquele técnico do Ensino Médio que o Kakeru meteu o soco: correr para vencer.

É, aliás, algo que permanece entranhado no próprio Sakaki.
Para que correr? Para vencer. Por que correr? Para vencer.

Não que seja errado se sentir assim, o pensamento vai de cada um. Só que dá para garantir que essa é a única resposta correta e que deve ser empurrada para todos os outros?

Outra coisa... Objetivo fixado, o que fazer depois?
Correr atrás de um modo para conseguir atingi-lo, o que no caso aqui é treinando.
As pessoas precisam ter mais consideração pelo Sábio Príncipe dos Otakus.
É como se além de terem interpretado muito mal o que o Haiji disse, eles também esperassem uma solução mágica ou um caminho mais fácil.

Só o fato de estarem treinando e se esforçando não quer dizer que por obra de um milagre divino vão começar a vencer todas as competições. A vida não segue esse sistema de recompensa, então também é necessário entender que mesmo dando o seu melhor, às vezes o triunfo pode não acontecer.

Sem falar que nunca vi o Haiji exigindo a vitória de ninguém ali.
O desejo do rapaz é apenas poder correr a Hakone Ekiden com um grupo escolhido meticulosamente por ele e assim realizar um sonho em coletivo.

O Kakeru chega a questioná-los, comparando a corrida com a vida, que já sabemos o resultado (morte) e mesmo assim nos empenhamos para fazer com que cada dia seja melhor que o outro.

E mais uma vez observamos a sabedoria do Príncipe, comentando que mesmo não obtendo um grande resultado, são invejados simplesmente por terem conseguido estar entre as dez melhores.

Foi a tentativa de puxar um pouco mais de empatia e fazê-los entender que eles não devem ficar se comparando aos outros que são atletas profissionais. Os membros da Kansei devem olhar o seu próprio caminho e compreender o quanto evoluíram desde o ponto de partida.

Bonitinho ver que o Kakeru, apesar de todos os pesares, é alguém que pensa bastante no coletivo e quer seguir com esse sonho por estar exatamente naquele grupo, então ele se culpa por não ter dado uma resposta no final do episódio passado.

E que adorável o suporte que eles dão entre si.

Continuando no nosso "obcecado por corrida", a cena dele com o Musa foi de aquecer o coração a ponto de nem o frio do inverno conseguir congelá-lo. Aliás, o Musa é muito docinho de coco, floquinho de neve, algodão doce. É IMPOSSÍVEL NÃO QUERER PROTEGER ESSE MENINO!

Por isso mesmo resolvi que vou adotá-lo, porque preciso de um filho que fofoque comigo e tenha um coração fofo, pois o meu é de pedra pomes.

Minha lista atualizada de filhos agora é de vinte e um.
Uma hora eu faço um post sobre isso, porque aquele de Kitarou foi pouco para todo o amor de mãe que tenho aqui dentro!

Muito bem.
O Musa é um personagem que sempre está lá para dar aquele apoio quando os outros precisam, por mais que eu ache que a participação dele tem sido muito pequena. E aqui, conversando com o nosso "Kageyama", ele comenta sobre a insegurança dos gêmeos e a "expectativa x realidade".

O importante aqui é quando ele diz que cada um tem que fazer a sua parte e percebeu isso quando fizeram o percurso da Hakone Ekiden de carro. Na seção que ele correria, não teria Haiji ou Kakeru ali para operar algum milagre. Então vimos por esse pensamento a noção de responsabilidade e a motivação para dar o melhor de si.

Afinal, como eu já disse: Haiji nunca cobrou vitória de ninguém. O menino só queria uma patota para correr e... achou na marra.

Foi muito interessante ver o Kakeru tomando as dores do Musa quando aqueles dois rapazes comentaram sobre os atletas da Kansei. Primeiro falando que a universidade teria pago um estudante de intercâmbio para se promover e que preferiam um time só com japoneses correndo.

A situação do intercâmbio, na conversa deles, deu a entender que as universidades permitem que esses estudantes entrem, simplesmente para elas conseguirem bons resultados e assim algum tipo de fama.
Melhor que isso só o Jota retrucando da forma mais birrenta possível!
Outra coisa e ainda mais preocupante é quanto ao "time só de japoneses".
Nada contra a pessoa querer ver o que o seu próprio povo pode fazer, porém, na linha da conversa que estavam tendo, soou ofensivo e preconceituoso para mim.

Não é de hoje que japonês é um povo igualmente preconceituoso como o resto do mundo, ainda mais quando se trata de cor de pele. As mulheres lá não costumam pegar muito sol para permanecerem mais claras, e isso é tido como um importante fator de beleza. As do interior, que muitas vezes trabalham na roça, sofrem preconceito por causa disso.

É só procurar um pouco na internet e o leitor poderá encontrar casos, como o recente "embranquecimento" da tenista japonesa Naomi Osaka.

Apesar do apreço que possa cegar os fanáticos por japoneses, o racismo de cor de pele é muito forte sim. Digo "racismo de cor de pele", porque eles também são capazes de ter preconceito contra o próprio povo, como acontece com os nascidos em Okinawa, uma província japonesa que fica mais afastada da ilha principal.

Não se enganem.

Também não estou dizendo que japonês é a pior coisa da face da Terra, mas santo ninguém é.

E mostrando que Kakeru é da parcela decente da população mundial, ele quase foi saindo tomar satisfações quando o meu mais novo neném pediu para que não fizesse isso.

MUSA É A SABEDORIA EM PESSOA.
E vou garantir a proteção dessa criança linda.

Quando tudo parecia resolvido a gente se depara com ele, DUBLADO PELO MARAVILHOSO SATOSHI HINO, com aquele vozeirão de deixar perna bamba: Fujioka!

Muito bem...
EU QUERIA SABER POR QUE EU ESCREVO, ESCREVO E ESCREVO E AINDA TEM COISA PARA COMENTAR DESSE EPISÓDIO?

DEOS MATOBA, DÁ UNS TASUKETE KUDASAI (me socorrre, nunca te pedi nada)!
CHEEEEEEEEEEEEEEGAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!

Bom, o que mais de relevante aconteceu neste episódio antes que eu enlouqueça por não ter conseguido AINDA cobrir todo o assunto importante?

Nos últimos minutos o Haiji estava no Hospital Universitário para ver o ortopedista. É, meu coração de mãe não vai ter sossego tão fácil.

Sakaki faz parte do Grupo A dos universitários de esportes de Tóquio e serviu como "escada" para alguns assuntos que precisavam receber a atenção do clube de atletismo da Kansei.

E isso junta com os pedidos de novos membros que o clube recebeu quando o Nico estava jogando o lixo fora.

No sistema normal de "anime de esportes", os estudantes desses clubes se empenham todo ano e fazem disso um ciclo, para que consigam participar de grandes competições e talvez trazerem algum prêmio.

Algo que não parece ser a grande motivação dos nossos dez corredores perdidos em Kanagawa.

O sonho do Haiji é pontual.
Foram quatro anos se preparando, juntando sorrateiramente membros para o clube e enfim revelando o que queria. É talvez o último ano dele na universidade, então por isso ele só esteja pensando no aqui e agora.

Digamos que é um sistema diferente do que estamos acostumados a ver e, bom, isso não parece ser realmente um problema para a universidade. Como seria, por exemplo, para a Academia Hakone, se o clube de ciclismo resolvesse começar a vadiar ou não levar a sério a fama que a escola carrega.

E FALANDO NA MELHOR ESCOLA-BARRA-MANICÔMIO...
Acho, SÓ ACHO, que quase tive uma crise de choro enquanto o Haiji fazia parte do percurso da Ekiden com os rapazes. Sério, tem uns lugares ali que me lembram muito o primeiro intercolegial de Pedal.
Isso aí é cria de demonho. HAIJI, VOCÊ DEU CRIA? O KAKERU É MEU NETO? QUE QUE TÁ ACONTECENDO AQUI, GENTE?
GENTE, NÃO TEM COMO NÃO OLHAR AQUELES TRECHOS DE MONTANHA E NÃO LEMBRAR DO SOFRIMENTO DO MAKISHIMA E DO TOUDOU NO PRIMEIRO DIA. MANO, É O INCEPTION FORA DE UM REAL INCEPTION. É um inception imaginário...

Coisas que precisam ser comentadas:
-Haiji deixando de ser barbeiro no volante;
-Joji e Jota descobrindo que brincar de pega-pega com o Kakeru é uma má ideia;
-Shindo se oficializando como assistente de gerente;
-Yuki mandando o Kakeru lavar os pratos para esfriar a cabeça (sendo que na última vez, mandou o rapaz lavar o banheiro);
-Universitários da Kansei SE DIZENDO SUPER INFORMADOS e achando que o Nico era o treinador (eu só não chorei de rir, porque a minha idade um dia chegará);
-Haiji pedindo para todo mundo declinar novos membros com educação, se forem assediados no campus;
-E falando para o Shindo escolher com cuidado para quem darão entrevistas (agora está chovendo jornalista);
-Kakeru filosofando como uma boa criança Tobio Kageyama retardada e dizendo que não importa a seção, desde que ele tenha um caminho para correr, dará o seu máximo;
-Se a Universidade de Esportes de Tóquio vencer a Hakone Ekiden, eu juro que faço o Sakaki ENGOLIR um tijolão de concreto.

"Ô, Kimono, não vai falar mais da questão sobre o que é correr?" - Leitor, pelo amor de São Onoda e Santo Aoyagi, acho que já usei linhas demais para falar sobre isso.

"Ah, mas tem o que o Haiji..." - É. O Haiji disse que ainda procura a resposta sobre o que é correr e, acredito eu, que esse tipo de pergunta não pode depender do que os outros respondem, e sim do que você vai aprendendo dia a dia e entendendo dessa experiência.

Não creio que qualquer resposta fosse saciar esse vazio que os gêmeos sentiram quando foram trazidos para a realidade.

E certas indagações, como a que vimos nesses dois episódios, não têm respostas certas ou erradas. Tem apenas aquilo que você pode absorver e aquilo que não serve para você. Como bem disse o Yuki, é igual perguntar qual o sentido da vida.

Esse anime foi assistido na Crunchyroll.

Nos vemos no próximo post de Kaze ga Tsuyoku Fuiteiru!

Por Kimono Vermelho aquela que não correu nem dois metros, mas está cansada demais para continuar escrevendo - 03/04/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/