quarta-feira, 3 de abril de 2019

FINAL - Tsurune: Kazemai Koukou Kyuudoubu #13

ÚLTIMA DOBRADINHA DE ESPOOOOOOOOOORTES!
ÚLTIMA DOBRADINHA DE ESPORTES COM O YUUTO UEMURA!

Mas não ficaremos órfãos de Yuuto Uemura, afinal, ele volta na terceira temporada de Bungou Stray Dogs!

Nos episódios anteriores... Minato e Masaki acabaram descobrindo mais um detalhe em comum, além do "pânico de alvo". E finalmente começou o campeonato estadual de arquearia. Porém, um acontecimento sério acaba desestruturando o clube da Kazemai.

Mais um anime de esportes que roubou o seu coração, Kimono?


Tsurune: Kazemai Koukou Kyuudoubu
13º episódio
ALÔ, KAZEMAI! BORA TRANSFORMAR O CLUBE DE ARQUEARIA NUM CLUBE DE NENÉNS TAMBÉM, FAZENDO FAVOR?
Opinião: Depois de dois longos meses, infelizmente vamos nos despedir de um dos animes mais adoráveis, sofríveis e lindos da temporada.

Quem diria que eu conseguiria assistir um anime do Kyoto Animation até o final e ainda por cima gostar! Ah, é porque o material original é bom. hoho

E hoje também damos tchau as nossas Dobradinhas de Animes de Esportes.
Se tudo der certo, CONTINUAREMOS COM DOBRADINHA DE YUUTO UEMURA, AFINAL... se você leu a parte lá de cima do post, eu não preciso repetir a informação aqui, correto?

Bom, o sofrimento da arquearia termina por aqui, mas o do atletismo não!

Sim, quanto mais a gente reza para a dor ir embora, mais ela aumenta a estadia dentro dos nossos corações.

Já disse que animes de esportes são um erro?
Verdade, são o melhor erro que a gente pode cometer.

Dito isto, vamos ver o que aconteceu com os meninos da Kazemai e se o meu marido finalmente recebeu alta do hospital.

Mais uma vez tive que mestrar a Dobra do Choro, porque as lágrimas poderiam facilmente cair neste episódio.

Uma coisa boa sobre isso é que passei incólume sem levar spoiler de Tsurune. Fico rezando a Deos Matoba para que o mesmo aconteça com Kaze ga, que acabou na última semana de março.

Bom, mas vamos falar uma vez de como este episódio foi um assassinato.
Aliás, quando é que anime de esportes não passa o nosso coração por um moedor de pedra, né? Mais um pouco e eles misturam arroz de mochi e jogam no pilão para ser amassado!

A impressão que me deu é que não teríamos nenhuma grande surpresa quanto a quem se enfrentaria na final e sairia vitorioso. O caminho das pedras já tinha sido feito.

E talvez isso não tenha agradado aquele espectador que queria um pouco mais de conflito e complexidade na trama.

Acontece que Tsurune não veio com essa proposta, e sim para ensinar algumas lições. O time que vencesse, na verdade, não tinha tanta importância para a trama quanto a compreensão que os personagens atingiriam nesse final.
Shuu, eu em que queria terminar este anime gostando de você, só que não rolou. Pelo menos me diverti com a interação Kensho Ono x Yuuto Uemura em mais um anime!
Com destaque principalmente para o Minato, passando para uma ponta com o Masaki e terminando com um dos gêmeos da Kirisaki.

Resumindo o episódio, tivemos o campeonato estadual com direito a Kazemai e Kirisaki passando tranquilamente pelos adversários e se encontrando na finalíssima.

Destacando a escola do agasalho roxo que teve problemas com um dos gêmeos e que acabou dando a vitória ao adversário com o erro do Shuu na última rodada.

Bom, não é novidade nenhuma que a minha memória é ruim para nomes, então acabei diferenciando os gêmeos da mesma forma que faço em Kaze ga: pela voz.

Eu sei que o cabelo deles aqui também é diferente, mas... Já comentei que a minha memória é mesmo bem ruim e muitíssimo seletiva?

O gêmeo que parece ter desenvolvido pânico de alvo neste episódio é o dublado por Kouhei Amasaki. Segundo o MAL, ele faz o Manji Sugawara.

O anime já acabou e mesmo assim o MAL continua com a grafia errada do nome do garoto (Mangi).

Enfim...
Parece até praga, né?
Aliás, PRAGA DE MÃE! AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!

Bom, se fosse para eu escolher, queria que os gêmeos escorregassem numa casca de banana e dessem de cara com uma parede de concreto, já que sabemos como o pânico de alvo é algo desesperador.

A boa notícia é que o adolescente recebeu apoio dos colegas de clube, que se mostraram muito dignos mesmo diante da derrota. Ponto para a Kirisaki, que não saiu por aí procurando culpados.

Leitor, o nome "Kouhei Amasaki" não te lembrou ninguém?
POIS É, LEITOR, ESTAMOS FALANDO DO DUBLADOR DO GATO KINAKO DE ROKUHOUDOU YOTSUIRO BIYORI E... MONOMA DE BOKU NO HERO ACADEMIA 2!

Aquele Monoma que gosta de tirar uma com a cara da classe 1-A.

É, cuidado com as maldades que você faz, pois nunca se sabe quando elas retornarão... Seja no seu personagem ou em outro. fufu
A crise de consciência do Manji me deu uma vontade de gargalhar... Como não rir, né?
Tanto é, que quando o irmão fica trollando a Kazemai, o outro parece ter um lapso de consciência e o questiona sobre ficar falando mal dos outros. EITA.

Isso além de mostrar a "lei do retorno", também se preocupa em dizer que os problemas chegam para qualquer um e podem tirá-lo do prumo.

O Minato, por exemplo, era um ótimo arqueiro, estava na Kirisaki que é uma escola forte nesse esporte e num campeonato ficou tão obcecado em fazer o "tsurune" e vencer, que desenvolveu o pânico de alvo. Aí ele se isolou de todos e foi para uma escola que não tinha clube de arquearia.

Como o Manji demonstrou seus sentimentos e recebeu apoio dos colegas, provavelmente ele conseguirá se livrar também desse problema, principalmente se não ficar se cobrando demais ou tentar se isolar.

Como bem disse o Seiya no post anterior, guardar as coisas para si nunca acaba bem.

Vamos agora falar de NENÉM, porque a minha existência na internet foi feita para pecar, escrever asneiras e ADOTAR CRIANÇAS FOFAS!

Gostei bastante de todos os momentos de narração do Minato, afinal, ele foi um dos personagens que mais mudou em relação ao esporte, a si mesmo e aos colegas. E o anime é sobre essa transformação, de entender o que está acontecendo, reviver os momentos que criaram o trauma e evoluir a partir disso.

Essa é a grande trama em Tsurune, e não necessariamente a disputa entre as escolas para decidir um vencedor de campeonato. Por isso o anime fechou redondinho até demais para o meu gosto.

Apesar de sofrer muito com conflitos, adoro quando eles acontecem, porque vão dando recheio à história. Claro que, isso quando não temos que lidar com o famoso "pastel de vento", que enche o plot de coisas inúteis só para falar que tem algo ali.

Por isso é necessário entender o tipo de abordagem do anime.

Os episódios anteriores corroboraram para que compreendêssemos a importância entre o entrosamento dos cinco garotos.

O Minato também entendeu o que o Masaki quis dizer, lá no começo do anime, sobre ele voltar ao clube de arquearia.

O adolescente se tornou tão consciente, que começou novamente a olhar para o alvo e a sentir segurança no tiro de cada companheiro. Tanto é que ele fala sobre a sensibilidade do Kaito, do respeito que ele tem pelo esporte (apesar daquela personalidade de criança rebelde) e de como ele só atira quando o corpo está totalmente pronto. Também reparei que o arco girou na mão do Kaitinho de forma natural, ou seja, ele também evoluiu e se concentrou no que era importante.
KAITINHO MELHOR SER HUMANO E NÃO SE FALA MAIS NISSO!
Depois o Minato falou sobre o Ryohei, que faz tudo de coração e mostra um foco tremendo no alvo. Tirando, é claro, quando o Manji errou na Kirisaki e isso acabou puxando um pouco a atenção do menino mais gracinha da Kazemai.

Podia chutar que esse filho tem déficit de atenção que nem a mãe lesada dele (eu).

Passamos aí para o Seiya, que é perfeito.
Não desperdiça movimentos e faz tudo com facilidade e perfeição.
Talvez pelo fato de ele ter cara de metódico, não?

Melhor mesmo é vê-lo com o Shuu no corredor comentando sobre a "perseguição" ao Minato. EU NÃO SABIA SE EU RIA OU SE EU CHORAVA DE TANTO RIR!

Bonitinho ele dizer que não está esperando e nem puxando o amigo, e sim estão lado a lado na prática do esporte. TOMA, SHUU!

Por fim, o meu filho bochechudo e dublado pelo Yuuto Uemura comenta sobre o Nanao, que é flexível, despreocupado e sem sinal de tensão.

A verdade é que os erros da Kazemai foram diminuindo bastante depois daquele "chega pra lá" que o Minato deu em todo mundo no clima de velório que estava. Eles não precisavam aplicar forçadamente o que tinham aprendido com o Masaki, uma vez que isso já fazia parte deles.

Focados, passaram para a semifinal e depois para a final.
Limparam a mente, respiraram fundo e fizeram o que são bons: atirar as flechas nos alvos.

Tsurune é um suspiro de alívio para toda pessoa que estiver se sentindo mal ou desestimulada por conta de algum problema. Ele mostra que é possível passar por essa fase e que é preciso que você abra algumas portas para que isso aconteça.

É verdade que a mudança deve acontecer de dentro para fora e por isso o apoio é importante. Quando você se torna sensível para escutar as pessoas queridas e que desejam o seu bem, algo por dentro também começa a desabrochar e a entender que existe sim uma saída e que você precisa trabalhar para que ela se torne tão grande quanto uma porta ou uma janela.

E nada mais japonês do que a telepatia, né?
No caso é preciso, uma vez que a arquearia não é um esporte que demanda conversa, e sim ação. As nuances de cada comportamento é que vão dando a sensação de segurança para cada um.

E o Minato vai mais além quando diz ao Masaki que nada acontece por acaso.

E FALANDO NO MARIDO SEMI-MORTO... HOHOHO
Quem foi que fugiu do hospital para dar uma espiadinha no final do campeonato? Ele mesmo, o mozão arqueiro.

E pegou justamente o último tiro do Minato, feito com perfeição.
MEU DEOS MATOBA, POR QUE ESSE HOMEM É TÃO LINDO?
Ficamos sabendo depois do encerramento que ele conseguiu falar com o Osone, um grande amigo de seu avô, e acabou descobrindo que era muito parecido com ele, inclusive no jeito como atirava.

O Masaki aos poucos está transmutando seus sentimentos confusos pelo avô em algo que ele poderá lidar até os restos dos seus dias. Por isso ele retomou o seu décimo milésimo tiro (aquele dado pelo Minato no começo do anime).

Outras considerações que não faziam parte desses detalhes principais que destaque aí em cima...

O FLASHBACK DO MINATO E DO SHUU!
Digamos que o Shuu ficou um pouco mais simpático neste último episódio e se mostrou mais aberto. A rivalidade-amizade que ele tem pelo amigo é bastante saudável, mas também a ponto de tirá-lo de rumo, como vimos na última sequência de tiros.

FALA DO SEIYA, SÓ QUE TAMBÉM TEM UMA OBSESSÃO NO COLEGUINHA, NÉ?

E com a chegada da terceira temporada de Bungou Stray Dogs, não tive a maturidade de não imaginar o Akutagawa dizendo ao Atsushi para que ele se responsabilizasse pela mudança que provocou em sua vida.

Lembra, eu já disse no episódio próprio dessa conversa, Shuu e Akutagawa, assim como Minato e Atsushi, compartilham os mesmos dubladores.

Arrependimentos?
Só de não ter coragem de fazer uma fanfic de BSD com essa cena.

P.S.: Não esqueci da Saionji e ACHEI UMA VERDADEIRA GRACINHA essa senhora aparecer para ver seus pupilos se enfrentarem.

Muito bem, considerações finais sobre Tsurune...

Esse anime é muito bom, gente. Ainda bem que vai rolar um décimo quarto episódio em Maio, que eu espero muito de coração que a Crunchyroll coloque no site.

Sim, se tiver na Crunchyroll vai receber post neste blog.

Este foi o meu quarto anime de esportes preferido.
Justamente eu, a pessoa que não curtia animes de esportes... Se for para apontar um culpado, comecemos por Yowamushi Pedal.

Acredito que tudo o mais já tenha sido dito em outros posts.
Obrigada por terem acompanhado mais esta série comigo!

P.S.2: OLHA EU QUASE ESQUECENDO DA CENA MAIS IMPORTANTE DESTE ÚLTIMO EPISÓDIO!
EU VIVI PRA BATER A CABEÇA NO TECLADO AO VER ESTA CENA! MANO, CHAMA O SAMU!
Quando o Masaki vai atirar a décima milésima flecha... VEMOS QUEM POSSIVELMENTE FEZ UM "TSURUNE" QUE DEIXOU MINATO TÃO FASCINADO A PONTO DE COMEÇAR A PRATICAR ARQUEARIA!

SIM, GENTE! ELE MESMO!
O AVÔ DO MASAKI!

E o tiro mais doloroso de toda essa conversa é que vemos ali o Masaki adolescente, bem ao lado do Minato criança.

BICHO, EU NÃO SEI LIDAR COM ESSA CENA SEM CHORAR POR HORAS!
FOI A CEREJINHA CHILENA DO MEGA SUNDAE! Sério, não tinha como terminar melhor esse anime. Ainda mais quando o pequeno Minato pergunta para a mãe que som era aquele da flecha e daí vemos o nome do anime.

QUEM NÃO ASSISTIU TSURUNE, ESTÁ PERDENDO UM PRECIOSO TEMPO DE SUA VIDA!

Esse anime foi assistido na Crunchyroll.

Nota: Mais um anime de esportes bom pra caramba!
Pretende reassistir algum dia?: Com certeza
Recomenda a série?: MUITO
Categoria: Esportes, arquearia, grupo, trabalho em equipe, esporte de equipe, Kyoto Animation, fofura, contém husbando, contém filhos, divã do terapeuta, pânico de alvo, relacionamentos, amizade.
Premiações: Melhor Clube de Arquearia - Kazemai, Piores Gêmeos da Temporada - Os irmãos Sugawara da Kirisaki, Stalker Mais Persistente - Seiya, Melhor Neném - Minato e Ryohei, Melhor Kacchan - Kaitinho/Kaito Onogi (perdão, Bakugou), Melhor Husbando no Arco e Flecha - Daryun (HUEHUEHUE), Melhor Sacerdote Arqueiro - Masaki, Melhor Elenco Feminino - As garotas da Kazemai.
Pontos fortes: Trama dos personagens, arte, trilha sonora e elenco de dublagem
Pontos fracos:
Os gêmeos da Kirisaki, Shuu nos causando sentimentos controversos, dor e sofrimento normais de um anime de esportes e o acidente do Masaki


Assim se encerra a participação de mais um anime de esportes que vai ficar no meu coração, Tsurune: Kazemai Koukou Kyuudoubu, no Kimono Amarelo.

Por Kimono Vermelho aquela que adoraria um dia tentar atirar uma flecha... - 03/04/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/