sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Boku no Hero Academia 3 - #18 e #19

Hoje é Dobradinha de Shounen Jump, leitor!
Nem me atentei que Neverland e BNHA eram mangás publicados na mesma revista... hehehe

Nos episódios anteriores... prosseguimos com a saga mais chata de todas: a da licença provisória! Apesar de ter relevância em alguns aspectos da história, verdade seja dita, poucas coisas têm sido tão irritantes nos últimos episódios, como o Midoriya. Tira ele e tudo parece mais legal, como o grupo Yao-momo, Jirou, Tsuyu e Shouji tendo que se virar "enjaulados".

Sabia que comecei a gostar mais de você depois deste post, Aoyama?


Boku no Hero Academia 3
18º episódio
Rola uma alta identificação com esse senhor, afinal, eu também preferia estar dormindo a acompanhar esse bando de criança doida se matando por uma licença provisória.
Opinião: Eu poderia ficar o texto inteiro reclamando do quanto este arco deveria ter terminado em DOIS EPISÓDIOS para que ninguém morresse de tédio, mas acredito piamente que o leitor que se propôs a ler este post, na real, quer ver algo melhor construído do que esse arco chato pra porra.

Bom, se serve de consolo, eu sou muito mais geniosa que o mangaká de BNHA, eu sou do nível Yoshihiro Togashi... Não disse no quê.

E daí vou precisar repetir o que escrevi na sinopse ali em cima e no post anterior: VOCÊ TIRA O MIDORIYA E ATÉ A COR DO CÉU MUDA!

Não sei o que aconteceu de tão grave que o protagonista se tornou um pé no saco! Ah, espera, já sei... Ele ficou tão insuportável quanto o Asta gritando.

E em que sentido?
Poder do protagonismo.

Nada contra protagonistas, até gosto de alguns, o problema fica em cima da falta de criatividade do autor em não entregar um bom desenvolvimento.

Midoriya começou como um típico ferrado, não tinha poder, queria ser herói e era dedicado nos estudos desse assunto, mostrando sua força de vontade e inteligência para estratégias.

Era clichê?
O QUE NÃO É CLICHÊ NESTA VIDA, NÃO É MESMO?

Ele tinha carisma, além do fato de sofrer bullying nas mãos do Bakugou, que a gente aprendeu a odiar nos primeiros episódios.

É interessante perceber que-

Bom, isso agora você só fica sabendo se for membro de carteirinha da Limbosfera Otaku.

Ou se clicar no link para ver o post completo. hohoho

É interessante perceber que o Midoriya ainda está aprendendo a lidar com a Individualidade que recebeu. É ainda mais legal ele observar os outros e pegar algumas ideias para melhorar o seu próprio desempenho, algo que normalmente quem nasceu com uma Individualidade, aos 15 anos, já está acostumado.

Só que neste arco o protagonismo do Midoriya fala tão alto, que me faz pensar: será que até agora estava tudo bem, porque outros personagens estavam ao redor e dividiam a atenção do público?

Pois o apelo inicial do personagem se perdeu assim que ele ganhou uma Individualidade. Não vou falar das quatrocentas bilhões de lesões de quem sempre foi "muito além".

O problema também se dá na repetição, principalmente dos machucados.

"Ah, mas é para mostrar que o Midoriya muitas vezes precisa ultrapassar os limites para salvar as pessoas" - A única coisa realmente boa dessa conversa, é que eles não são invencíveis. Se continuarem se machucando a torto e a direito isso pode custar suas carreiras.

Esse acaba sendo o único freio para os personagens.
"Tentando duro"... Crunchyroll, você tem certeza de que não tinha uma escolha melhor de palavras aí?
Essa é a arte abstrata mais puta da vida que você verá por aí! AHAHAHAHAHAHAHAHA!
Muito bem, agora vamos falar do ARCO MAIS CHATO DO SHOUNEN DE LUTINHA PADRÃO! YAY!

Temos dois discursos para encher linguiça, desenvolvimento da treta do trio DESPIRO"k" e a situação do Iida e Aoyama, que foi, na minha opinião, a parte que salvou o episódio.

SESSENTA E DUAS PESSOAS PASSARAM NA PRIMEIRA ETAPA! Mais trinta e oito e estarei soltando fogos!

Enquanto isso, a turma da Ms. Joke vai revelando que o menino bonzinho antes da prova não passa de um dissimulado estrategista e aí temos o primeiro discurso para encher linguiça.

AO MENOS ALGUMA ESCOLA ESTÁ SE PREOCUPANDO COM O CHURRAS DO FINAL DE SEMANA! MENOS MAL!

Assim, a conversa é interessante, apesar de óbvia e... sinto muito, mas praticamente tudo que acontece nesses episódios para tentar "dar uma encorpada" nesse arco chato, parece encheção de linguiça.

É claro que com o passar do tempo e das aprovações muita gente vai se desesperando para garantir sua vaga e por conta disso comete deslizes. Esses que podem acabar servindo de oportunidade para outros candidatos.

MAS CÊ JURA, MOÇO DISSIMULADO?

E isso acontece porque por exagero dele em "quebrar" a U.A. em pequenos grupos, a escola que tinha o All Might como professor foi perdendo aos poucos a importância, afinal, bem melhor garantir sua vaga com qualquer um do que ficar caçando criança de escolão de elite.

O "dividir para conquistar" acabou descendo pelo ralo quando vemos o final do episódio: todo mundo da classe 1-A passou. Até o bosta do Mineta.

Bom, pelo menos a turminha de capirotos da Joke passou.

Voltando a falar de discurso chato...
Descobrimos que o moço do cabelo lilás foi bastante influenciado pelo discurso do Stain, por isso aquela conversa mole que eu não tinha prestado atenção na hora, sobre avaliarem melhor os super-heróis, que com a aposentadoria do All Might precisariam de mais gente e blá blá blá.

É, moço... para você enveredar para o lado dos vilões, parece que só precisa de um empurrãozinho, hein?

E foi por acaso o único reprovado da escola dele.

TAMBÉM, QUERIAM O QUÊ?
O CARA FOI TRETAR COM O TRIO DESPIRO"k".

Você lê como "despiro-kazinho".

HAI, ANO "KAZINHO"! (Sim, aquele "Kazinho"!)
Essa imagem mostra como a gente deveria ter mais participação dos outros alunos da 1-A nesse anime. Menos Brócole, menos Menino bombinha e mais "figurantes", como o "k" disse.
Não foi uma parte do episódio tão interessante quanto se esperava, já que o Kaminari é quem precisou finalizar o artista abstrato.

Foi impagável "k" virar arte de carne? Foi ótimo, meu âmago agradeceu pela zoeira, só que o intuito ali foi mostrar a melhoria em estratégia e acessórios do Bakugou e do Kaminari.

A impressão que dá neste arco é que o autor lembrou que existem outros personagens, além do Midoriya e do Bakugou, ainda que aquela conversa do Aizawa tenha me gerado um pouco de desgosto.

Vimos um pouco mais sobre o Aoyama, um personagem que sempre tirei sarro, e que deu aquele pequeno plot twist demonstrando ser uma boa pessoa.

Lá no começo do episódio, o Iida o encontrou e os dois começaram a fugir e a rodar o local para ver se encontravam mais coleguinhas.

Eu juro que estava pensando que poderia ser aquela menina estranha obcecada pelo Midoriya se disfarçando. A boa notícia é que ela estava longe dali. A má é que ela passou entre os dez últimos.

BNHA parece um eterno desperdício de bons recursos e a gente pode ver pelo trecho em que tivemos o Aoyama se sacrificando para que o Iida passasse, uma vez que ele já estava com dois alvos acertados, enquanto o colega não tinha nenhum.

E por causa desse "sacrifício" os outros alunos que faltavam passar, conseguiram se reunir e juntos derrotarem quem os estavam perseguindo!

Foi muito bonitinho.

Sobre o trio Midoriya, Uraraka e Sero: passaram com a estratégia do Brócole e ponto, na de interessante para acrescentar.

Muito bonitinho e doloroso o flashback do Aoyama perguntando aos pais por que tinha nascido diferente dos outros...

O rapaz do laser brilhante salvou o episódio.

Boku no Hero Academia 3
19º episódio
"Trovador de cabelinho enrolado" - Eu gostaria de saber de onde o Kaminari tira essas ideias geniais de apelidos estranhos e ridículos...
Opinião: Existem duas partes MUITO INÚTEIS neste episódio: a primeira é o chilique do Kaminari e do Mineta com o Midoriya e a segunda é com a Uraraka.

Sabe qual a necessidade da menina acenando para o Brócole e os coleguinhas perguntando se ele a viu pelada? A mesma da minha paciência com esse tipo de cena. ZERO.

É só talvez para despertar algum ciúme na Uraraka e dar aquele fanservice de "nossa, o santinho da classe tá se perdendo legal, hein?".

É o típico comportamento machista que a gente está acostumado a ver aqui no ocidente: enquanto os homens são bem vistos quando caem na gandaia, as mulheres se mantêm reclusas.

Nenhuma novidade, ainda mais vindo de um país que produz e investe em tanto conteúdo desnecessário, como Goblin Slayer e Tate no Yuusha, os mais recentes casos de polêmicas nos animes, como uso de estupro como entretenimento masculino e punição feminina, além de misoginia e humilhação feminina.

O machismo no Japão é igualmente arbitrário e pesado como aqui no ocidente, só que lá boa parte das mulheres ainda acredita que seu papel como mulher e esposa é sempre calar e consentir tudo o que for feito por seus pais e/ou maridos.

E é ainda mais grave quando a gente pensa no escândalo da universidade de medicina.
É triste quando um dos personagens principais fala uma verdade dessas...
Agora vamos falar da Uraraka.
Apesar do que sempre parece, japonês é péssimo para demonstrar e entender os próprios sentimentos, então vira e mexe, o que a pessoa achava ser amor, na realidade era apenas admiração ou coisa do tipo.

E é isso que parece acontecer com a nossa adorável Menina da Levitação.

Mesmo se ela gostar do Midoriya de forma romântica, o demonstrado aqui é uma admiração no nível "quero também ser alguém assim, com firmeza nas minhas convicções e com força para me tornar o que desejo".

Ele acabou se tornando um modelo ideal e não necessariamente apenas alguém por quem ela nutre um crush.

Uma coisa deve ser bem definida aqui: o fato de uma garota ter um desejo romântico por alguém não faz dela alguém frágil, que precisa ser protegido ou menos importante numa história.

Se o autor resolver correr esse risco, é porque não passa de um otário mesmo.
Algo que acho bem difícil, visto que, na luta entre Bakugou e Uraraka na segunda temporada, ela mostrou que não deve ser desconsiderada.

De qualquer forma alguns detalhes jogam contra as personagens femininas de BNHA: autor homem e shounen de lutinha que prioriza personagens masculinos. 

Se é difícil encontrar autora mulher que faça shounen e retrate bem as mulheres, imagina um homem que provavelmente foi criado sob uma visão patriarcal e machista. Não tem nem o que dizer.

Ok, é ainda melhor que os autores das outras obras citadas anteriormente, porém, continua naquela zona de conforto.

Enfim...
Consumir esse tipo de entretenimento, sendo mulher, é ter que lidar com a decepção recorrente.

Em algum momento o público sempre vai buscar se ver em algum personagem, independente da história, e isso faz com que as mulheres não tenham essa oportunidade com personagens do mesmo gênero que elas.

É sinceramente frustrante.
Eu printei essa imagem só para poder usar no Twitter com alguma chamada sensacionalista!
Dito isto, vamos falar sobre a segunda parte dessa prova para tirar a licença provisória. Juro que se tivesse uma terceira parte, eu pegava emprestado o poder do Bakugou e explodia tudo.

Ok, o que os nossos adoráveis pirralhos terão que fazer para garantir a licença? UM EXERCÍCIO DE RESGATE aparentemente inspirado no distrito de Kamino, que foi quando o Stain deu as caras e os Nomus do Tomura também.

E, claro, para manter a realidade da situação e não envolver inocentes, EXISTE UMA EMPRESA ESPECIALIZADA EM ATORES "NECESSITADOS DE RESGATE".

O capitalismo transforma tudo em renda.
QUERIA TRANSFORMAR MINHAS ANÁLISES DE ANIMES E MANGÁS EM RENDA, COMO FAÇO?

Descobrimos depois que o pessoal vai receber pontuação pelos atos durante essa segunda fase e que são as "vítimas" que farão essa avaliação.

Apesar das outras escolas parecerem melhor treinadas nesse tipo de atividade que a U.A., até mesmo elas ainda cometem alguns deslizes.

sei que a 1-A é especialista em salvar a própria bunda muito mal e porcamente, além de descer o cacete nos vilões enquanto nenhum herói chega para ajudar.

E o mais interessante é que os inimigos de antes precisam se tornar os aliados de agora. As escolas precisam trabalhar em conjunto por um bem maior, assim como os heróis de agências diferentes.

Além disso eles precisam ser multi-tarefas, como disse o Gang Orca, resgatando e lutando contra qualquer ameaça que aparecer.
Olha, eu acho que se dividir direitinho, até que pode dar tudo certo.
Sem falar que é imprescindível que os heróis na hora de salvar as vítimas, saibam um pouco do básico que bombeiros e equipe de resgate fariam. Ver se a pessoa está bem, lúcida, quais são os ferimentos, se há mais alguém no local e como podem removê-la da melhor forma para um local seguro.

Lembrando que os heróis muitas vezes chegam antes de qualquer outro serviço essencial nessa situação e são eles que precisam aguentar as pontas em todas as vertentes.

Essa foi uma parte interessante e parece que vai ficar melhor ainda com o... Herói que está no terceiro lugar do ranking de HERÓIS COM CARA DE VILÃO.

Queria saber onde entra o Endeavor nessa bagaça!

E FALANDO NO PAI DO TODOROKI, parece que o menino fã da U.A. olha torto para o nosso Meio Queijo Meia Goiabada por causa do Endeavor. QUE BOSTA TERÁ FEITO ENDEAVOR?

Deve ter sido algo antes do exame de admissão, já que o moço aí entraria por recomendação e... resolveu desistir. Será que ele descobriu que um dos filhos do capirotão estaria por lá e talvez precisaria conviver na mesma classe? Fica aí a minha dúvida.
"Você não, agora aquele BOÇAL DO SEU PAI..." - Endeavor deve ter roubado o dinheiro do lanche desse menino, só pode...
P.S.: "Ah, não vai comentar do pessoal da escola do chapéu pedindo desculpas em nome do artista abstrato"? - Aquele negócio de manter um bom relacionamento, né?

MIGO, BOM RELACIONAMENTO A GENTE NÃO MANTÉM COM VIBE ASSASSINA DE QUEM QUEBRARIA TODA A SUA GALERA SE APARECESSEM NO MESMO BECO À NOITE!

Sei lá, para mim essas outras escolas querem tudo que a U.A. se exploda de vez junto com os aluninhos metidos dela.

P.S.2: Vi alguém no Twitter, semanas atrás, dizer que nesse arco da licença provisória a arte tinha ficado grotesquinha, porque os animadores principais foram para o filme de BNHA. Aquele que a Sato Company disse que vai trazer aos cinemas brasileiros e com dublagem. UAU.

Esse anime foi assistido na Crunchyroll.

Nos vemos no próximo post de Boku no Hero Academia 3!

Por Kimono Vermelho aquela que encarna o espírito do Bakugou na falta de paciência com esse arco do anime - 15/02/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/