sábado, 10 de fevereiro de 2018

Carnaval 2018: Primeiras Desimpressões de Himouto! Umaru-chan

Chegou o CarnaKimono, o Carnaval do Kimono Amarelo!
Se você não curte bloco de rua, marchinha e desfile de escola de samba, venha curtir o feriadão aqui no blog!
De 09/02 a 14/02, uma programação especial no feriado!
#SeloLaFolia

Como funcionam os posts de Carnaval:

-Assistirei e comentarei os TRÊS primeiros EPISÓDIOS do anime escolhido;
-Independente de gostar ou odiar o anime não vai ganhar posts semanais;
-Não importa se a história só vai se desenvolver depois de N episódios, o texto traz primeiras impressões, e não "vou ver a série completa".

Sem choro, reclamação ou chiliques. Este é o esquema de Carnaval aqui.

Ficha técnica
Título:
Himouto! Umaru-chan
Diretor: Masahiko Oota fumiga
Estúdio: Doga Kobo
Temporada: Julho 2015

Total de episódios: 12
Onde assistir?: Crunchyroll

Himouto! Umaru-chan
1º episódio
Da espetacular estudante do Ensino Médio para a mimada e insuportável nanica.

Opinião: O que eu sabia sobre Himouto! Umaru-chan? Que era uma comédia com uma garota "perfeita" que ao por os pés em casa vira uma bagaceira louca.

Bom, na verdade essa pequena sinopse é bem real e acontece no anime com frequência, contudo... A comédia está longe de ser realmente legal ou entreter bem o espectador.

E antes que o leitor revoltado venha dizer que eu não gosto de comédia, se dê o trabalho de dar uma olhada em outros títulos que gostei durante os Carnavais passados na seção Especiais ou os títulos que comentei semanalmente em Animes.

"Ainn mas se a comédia não tiver plot você enche o saco" - Himouto! Umaru-chan ao contrário de Osomatsu-san tem um ~plot~, aliás, nenhum anime vive pela simples existência. Todos querendo ou não têm uma história que valida seus gêneros.

E em questão de história-base Osomatsu-san obviamente dá um banho em Umaru-chan.

Por mais que a segunda temporada não tenha sido a mais amada por mim, visto que foi droppada, os sêxtuplos são bem mais carismáticos que a personagem central do anime analisado neste post.

E mesmo o humor um pouco mais pesado e de "cunho duvidoso" dos seis irmãos vagabundos consegue arrancar mais sorrisos e risadas.

Sim, existe humor mais "recatado/inocente" que pode fazer miséria pelas pessoas que não conseguem deixar de chorar de tanto rir com os animes, só que este também não é o caso aqui.

Leitor, antes que você venha com o argumento de "humor mais simples" na ponta da língua, é preciso entender que não é necessário uma comédia complexa e cheia de firulas, o importante é divertir o espectador do jeito que der e o que vi aqui foi uma perda preciosa do meu tempo.

A proposta de Umaru-chan não é ruim, MUITO PELO CONTRÁRIO!

O ser humano é movido pela curiosidade e adora ficar por dentro da vida privada dos outros, seja por realities shows ou fofocas, então nada melhor que trazer uma personagem "perfeita" na rua e bagaceira em casa.

É um pouco do que pudemos ver em Net-juu no Susume com uma pequena diferença: a proposta não era centrada na comédia, e sim nas dificuldades da personagem principal em lidar com os problemas da realidade e de relacionamento com os outros.

O potencial de Umaru-chan vai além deste planeta, no entanto, o mau desenvolvimento da história e dos personagens só torna esse anime BEM CHATO.

Agora que a introdução já magoou os usuários do MAL que conseguiram elevar a nota desse anime em quase sete e meio, vamos falar sobre o episódio.

Mentira, vou falar um negócio bem sério agora.

Ao contrário de Makura no Danshi que eu só recomendo para o meu pior inimigo, o leitor tem a minha palavra que, se for do seu gosto, Umaru-chan pode ser uma boa série para se acompanhar no Carnaval ou quando você tiver uma folga.

Ainda assim, durante este texto vou apresentar todos os argumentos que me fizeram desgostar da obra.

Sou uma megera sem coração? Sou, mas pelo menos dou explicações plausíveis, ao contrário da Umaru que se joga e fica fazendo cena que nem uma criança birrenta.

MEU.
DEOS.
MATOBA.
A pessoa vive num QUARTO-SALA com o irmão mais velho e o povo imagina que ela tem mansão...

Se você nunca se incomodou com criança se jogando em loja para "obrigar" os pais a atender suas vontades, eu me pergunto se você está de fato vivo.

E o incômodo que menciono não é apenas de vergonha alheia ou pelos pais, e sim de "que coisa insuportável".

Umaru dobra e desdobra o irmão mais velho como quer.
No final suas vontades são realizadas, porque o rapaz não tem alma para lutar contra a birra, algo infelizmente muito recorrente na nossa sociedade.

Os pais estão cansados demais para tentarem educar os filhos para que sejam pessoas responsáveis e conscientes da sua importância dentro de uma sociedade.

Não se engane pensando que esse pessoal mimado dará uma boa geração de cidadãos, porque NÃO VAI DAR.

E não tem nada pior nesta vida do que lidar com ser humano mimado, independente da idade.

Não é engraçado e muito menos fofo, É BASICAMENTE UM CÂNCER NO PLANETA! Pessoas egoístas a esse ponto raramente pensam no outro se isso não envolver o mínimo de ganho para elas.

Ou melhor, o máximo.
E de gente egoísta e corrupta acho que já estamos todos cheios.

Neste episódio começamos a nos familiarizar com os personagens e suas peculiaridades.

Temos Taihei (tive que olhar no MAL, porque o nome dele não foi citado, só o sobrenome), o irmão mais velho que trabalha feito um burro de carga e recebeu um castigo do Capeta ao precisar viver com a Umaru.

Umaru é a personagem principal que não tem um pingo de carisma fora do seu mundinho (o anime). E não, não falo por condenar a beleza dela ou coisa do tipo, leitor, vamos tentar usar argumentos menos pobres como este para defender a Srta. Perfeição.

A grande sacada do anime deveria ser exatamente esse contraste entre a Umaru fora de casa com a Umaru de dentro de casa. Então é totalmente compreensível essa inteligência fora do comum, o dom para artes, esportes e etc e tal.

Essa é a proposta, caramba!

Só que a garota não tem um pinguinho de carisma.
É forçada, mais falsa que nota de três reais e cansa o cérebro e as vistas.

E não digo só pelo comportamento da personagem, os figurantes fazem muita questão de enaltecer a garota para que entremos profundamente nessa sensação de "Umaru na rua é uma, Umaru em casa é outra".

Só que o exagero começa a se tornar um problema.
Existem várias formas de usar o exagero como aliado em histórias de comédia, porém, Umaru-chan simplesmente não consegue.

O que, de coração, é uma pena.

Além dos dois personagens já citados, temos também a "rival" de Umaru, uma típica ojou-sama de primeiro nome bastante complicado. Só lembro de "Tachibana".

E por fim a amiga e vizinha do apartamento debaixo, Ebina, caracterizada principalmente pelo tamanho dos peitos.

MAS NÃO SE ENGANE, LEITOR!!!!
Falaremos dela mais tarde!

A abertura é "Kakushinteki Metamaruphose!" cantada pela dubladora da Umaru, Aimi Tanaka. A animação da abertura é muito divertida e bem feita, o que me faz ficar AINDA MAIS CHATEADA por não ver a mesma empolgação no conteúdo.

O encerramento é "Hidamari Days" cantado pelas dubladoras de outras personagens: Umaru Doma (Aimi Tanaka), Nana Ebina (Akari Kageyama), Kirie Motoba (Haruka Shiraishi) e Sylphinford Tachibana (Yurina Furukawa).

É pedir demais para entender como uma garota de 15 para 16 anos vai viver com o irmão mais velho que MORA NUM QUARTO-SALA E OS PAIS NÃO MANDAM NEM UMA MESADA PARA ESSA PESTE USAR?

Sim, é pedir demais.
Aliás, coerência é algo sempre difícil de se esperar em comédia, mas ainda assim existe.

As meninas usam touca para nadar na piscina, MAS PRATICAMENTE 70% A 80% DO CABELO FICA FORA!

Coerência para que se temos uma garota falando "onii-chan", né?


Himouto! Umaru-chan
2º episódio
Mas a pergunta que fica é: cola bastão ou cola líquida? Qual tem gosto de demônio. -q
Opinião: A arte de Umaru-chan é bonita, porém, genérica. E o anime apela para closes desnecessários hiper sexualizando as personagens femininas, principalmente a Umaru por ser a principal e a Ebina por ter peitos grandes.

Tirando isso, não temos nesses primeiros episódios uma insinuação sexual forte entre os irmãos, O QUE É UM PONTO E TANTO para este anime.

O fetiche fica mais a cargo do espectador que curte esse negócio de "onii-chan" para lá e "onii-chan" para cá.

E outro detalhe que vale à pena o respeito aqui é o Taihei não olhar a Ebina como uma colegial fofinha de peitões que vai deixá-lo excitado enquanto fala "onii-san".

O interesse dele é que a Umaru se comporte, uma vez que evita revelar sua face INSUPORTÁVEL na frente de outra pessoa que não seja seu pobre irmão mais velho.

Se neste episódio você não sentiu pena do idiota do Taihei, nunca mais você sentirá.

O cara trabalha feito um burro de carga, mesmo não tendo nem cara de adulto, e quando finalmente tem folga e pode dormir bem... O QUE ACONTECE?

A irmã é tão sensível que depois de ficar A MADRUGADA INTEIRA jogando, resolve ACORDAR O IRMÃO para que ele a entretenha até dar a hora do programa que ela quer assistir.

No mundo em que vivo isso se chama egoísmo e falta de consideração.
E quanto mais as pessoas "passam a mão" na cabeça da criatura, PIOR ELA FICA.

O meu problema com este anime COM CERTEZA esbarra nesse comportamento egocêntrico e egoísta da personagem principal, além dos "panos quentes" que o próprio irmão coloca em cima de todas as situações.

Basta a garota usar uma das chantagens que tem a mão que o irmão cede e faz tudo o que ela quer, até mesmo chegando a pedir um dia de folga para ganhar um dakimakura (travesseirão comprido) num concurso.

A personagem principal diz que quer passar o dia com o irmão, mas simplesmente o larga no concurso para aumentar sua chance de vitória.

Acho que começo a compreender o tipo de público de Umaru-chan.
TUDO UM BANDO DE SÁDICO que curte ver o sofrimento do irmão mais velho. ESTÁ EXPLICADO!

E agora chegou a hora de falar da Ebina, a garota peituda que tem MAIS CARISMA que a Umaru! E não estou falando de tamanho de peito não!

Descobrimos que a menina veio de outra região, mais precisamente de Akita, para estudar em Tóquio. Vive sozinha e se vira como pode. Ela chegou a estudar para falar e se vestir como uma pessoa "da cidade".

Bom, dialeto no Japão, pelo visto, recebe tanto preconceito quanto os nossos "sotaques" regionais, o que é uma pena, visto que, essa diferença mostra como o país é rico culturalmente.

Na viagem para Tóquio e enquanto ela seguia até o apartamento onde moraria, todo mundo estava olhando para o tamanho dos seios dela. O único que a olhou nos olhos foi Taihei, que até deu boas-vindas quando a Ebina disse que moraria por lá.

ESTÁ AÍ UM BACKGROUND LEGAL PARA UMA PERSONAGEM que tem o foco principal dos closes na sua "comissão de frente".

Outra coisa interessante no anime é que não temos o típico fanservice dos "peitos com vida própria" e até mesmo o comportamento da Ebina não é voltado a sexualizar ainda mais essa parte de seu corpo.

Ela só tem seios grandes e ponto.
É apenas uma característica física, sem grandes destaques.
Mais um bom ponto para Umaru-chan.

Agora vamos falar do elenco de dublagem.

Kenji Nojima dubla Taihei Doma, o irmão trouxa e masoquista da Umaru.
PARA O MEU CHOQUE TOTAL o rapaz tem sim um grande destaque aqui no blog: Yukinari Kuroda de Yowamushi Pedal: NEW GENERATION.

E se vale mais um pouco de assombro, leitor, ele é filho e irmão mais novo de dubladores e... É CASADO COM UMA DUBLADORA! A profissão está mais do que enraizada nesse moço, hein?

E a lista de trabalhos dele é meio longa.

Além dele, no elenco também constam os nomes de Hiroki Yasumoto como Takeshi Motoba e Tetsuya Kakihara (Ren Kouha de Magi: The Kingdom of Magic) como Alex Tachibana.

Sim, os principais dubladores homens da série fazem os irmãos mais velhos das gurias MUTCHO LOKAS.

Aimi Tanaka que dubla Umaru-chan é a que provavelmente tem mais trabalhos entre as outras colegas (que cantam o encerramento com ela).

Akari Kageyama que dubla a Ebina tem apenas seis personagens no currículo.

Yurina Furukawa que dubla a Tachibana tem crédito apenas em quatro personagens.

E por fim Haruka Shiraishi, a nossa querida MOTOBA que aparece no próximo episódio, tem como destaque no blog a... ADORÁVEL RONJA de Sanzoku no Musume Ronja!

A lista de trabalho dela é um pouco maior que as duas colegas acima.

O elenco ainda conta com Ami Koshimizu que aqui dubla Kanau Kongou, que não aparece nesses três primeiros episódios. Ela dublou a Ryuuko Matoi de Kill la Kill!

Himouto! Umaru-chan
3º episódio
Gosto de GeGeGe no Kitarou, mas gostaria de ver esse tipo de homenagem em OUTRO anime.
Opinião: Neste episódio fomos apresentados a Motoba, a personagem que por um instante fez meu cérebro "dar ruim" e a dislexia pirar nas batatinhas.

POR UMA LETRA não temos aí mais um representante do Clã Matoba.
Menos mal...

A menina que aparentemente odeia a personagem principal, na verdade sofre do mesmo mal do príncipe Kai de Oushitsu Kyoushi Haine: problema de comunicação.

Como Motoba é muito tímida, seu olhar acaba sendo mal interpretado como se ela estivesse encarando as pessoas.

E no Japão apenas o "encarar" já é como se você estivesse com aquela intenção assassina, visto que, não é muito educado ficar olhando dessa forma para as pessoas.

Motoba não sabe como chegar em Umaru, alguém que ela admira, gosta e adoraria ser amiga.

Por conta desse problema de comunicação e da má fama na escola, a nossa "quase" Matoba acaba stalkeando a personagem principal e toca a campainha do QG da miniatura ainda mais insuportável.

O recurso usado pelo anime acaba permitindo essa zoeira da Motoba não reconhecer a Umaru e achar que aquela menininha é a irmã mais nova de sua colega de classe.

E recurso gráfico está aí para ser usado.

Um detalhe realmente surpreendente neste anime é que os personagens secundários conseguem ser mais carismáticos e bacanas que a principal.

Tem que ter uma alma BEM DE TROUXIANE para gostar da peste da Umaru, viu? Porque essa menina é tudo o que a gente não merece nessa vida em forma humana. 

E mais uma vez a insuportável ficou brincando em vez de estudar e... ROLOU ATÉ PESADELO depois que o irmão fez o favor de aplicar o famoso TERRORISMO PSICOLÓGICO.

O pior foi a garota pular em cima dele NO MEIO DA MADRUGADA pedindo ajuda para estudar.

Sim, nós não assistimos errado e eu duvido muito que a Crunchy tenha zoado a legenda.

A garota teve a capacidade de acordar o irmão, que no outro dia tinha que ir ao trabalho, para ESTUDAR quando deveria ter feito isso depois que chegou da escola.

TODO O TEMPO DO MUNDO e ela simplesmente preferiu ficar jogando.

Umaru acaba dando a impressão de que não existem consequências para pessoas imaturas e que levam a vida sem pensar muito nas escolhas que estão fazendo.

Ainda bem que este é só um anime de comédia, pois na vida real o destino tende a ser sádico e insano. Se já atormenta quem anda preparado, imagina quem caga para o amanhã!

Olha, na boa, se o Taihei não for para o Paraíso quando morrer, ninguém mais vai. Pois para aguentar os mandos e desmandos dessa irmã e servir de gato e capacho para ela, só sendo muito trouxa e tendo um coração tão puro que beira a estupidez.

Um último destaque sobre este anime e que me fez sorrir de ponta a ponta, foi a arte que apareceu na tela enquanto o rapaz falava sobre youkai.

Mostrando como se a irmã fosse uma criatura sobrenatural que curte atormentar os humanos, a arte ali era visivelmente baseada na obra de Shigeru Mizuki, GeGeGe no Kitarou.

Ainda que eu ache ofensivo chamar aquela garota INSUPORTÁVEL de "youkai". Ofensivo para os youkais, é claro.

Cada episódio, cada vinte e quatro minutos que pareciam demorar uma eternidade para terminar.

Espero ganhar meu terreninho no paraíso também depois de aturar TRÊS EPISÓDIOS de Umaru.

O anime anterior é menos insuportável

Não sei quem consegue derpar mais na maionese: o criador dessa história ou a personagem.

A proposta das análises do Carnaval é trazer animes de outras temporadas que eu não acompanhei semanalmente, mas que me deixaram curiosa.

Porque se for para escrever sobre animes que eu gosto, já temos a programação normal, não é mesmo?

Ainda assim foi bom finalmente assistir Umaru-chan e descobrir se realmente valia à pena toda a expectativa.

Joga confete e serpentina, que a marchinha de Carnaval no Kimono Amarelo é regada a muito anime e mangá! Vem curtir o feriadão comigo! Vem pro CarnaKimono!

Nos vemos amanhã às 13h com a análise dos mangás Bungou Stray Dogs, Yowamushi Pedal e Oushitsu Kyoushi Haine!

Por Kimono Vermelho aquela que gostaria de trocar esses 72 minutos jogados fora em 72 minutos assistindo um anime realmente bom - 10/02/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/