quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

SPY x FAMILY #08

Lembram que quarta-feira também era o tradicional dia de encerrar animes no blog? Pois bem, leitor, cá estamos nós de novo.
 
Nos episódios anteriores... chegou a hora de Anya entrar no Colégio Éden e dar seguimento à operação Strix do Twilight. Depois de alguns percalços e de Yor mostrar toda a sua força como mamãe, chegou o grande dia. Porém, por ser telepata, a nossa comedora de amendoim não gosta nada do comportamento dos colegas, principalmente de Damian, o que acaba rendendo um soco na cara.
Para o bem da missão do papai, Anya resolve pedir desculpas e... acaba desbloqueando o plano C: esquema de paixonite. SEGURA O CORAÇÃO, DAMIAN!

Você já sabe como fugir da polícia secreta, Kimono?
(Sim, fale que conhece a irmã do Yuri... e que ela vive falando dele pra você! -q)

SPY x FAMILY
8º episódio
Se amar, eu não sei. Mas que vocês gostam da companhia um do outro, eu acho mesmo.
Opinião: Como avisado nos Animes da Temporada de Outubro 2023, SPY x FAMILY será dropado no blog. Previamente tinha anunciado que faria análise dos episódios 08 e 09, porém, como estamos dentro do Cronograma 002, resolvi não alongar demais e perder a chance de encerrar logo. Por isso, este é oficialmente o último post de análise de SPY x FAMILY.

Também prometi analisar as dublagens do primeiro episódio das duas temporadas, só que isso obviamente fica para algum momento de 2024.

Bom, sem mais delongas, vamos nos divertir com o Yuri Briar, sua tolice e sua pouca tolerância ao álcool!
 
Eu leio os comentários na página do episódio, porque sempre tem alguma coisa divertida ou uma pérola e daí... Alguém escreveu: "Pare de ler os spoilers e vá ver o episódio". ESSE COMENTÁRIO CONVERSOU COMPLETAMENTE COMIGO. Ri e fui de fato ver o episódio.

O QG da WISE estima que a Anya consiga 8 Estrelas em QUATRO MESES.
A WISE deveria fechar as portas, porque essa estimativa é IMPOSSÍVEL.

A colega viu que o Yuri era bonitinho, mas que tinha complexo de irmã, daí pulou fora. CERTÍSSIMA ELA! O Yuri só ia ficar falando da Yor ou perguntando sobre a Yor.

Serviço de Segurança do Estado.
Toda vez que aparece em legenda e o resto da mensagem é comprida, eu tenho altos trecos. Diminuir a frase nem sempre é possível.

Yuri Briar, 20 anos, trabalha na "polícia secreta" e tem complexo de irmã.
Não há forma melhor de apresentá-lo ao público. HYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYA!

Motivos para ser admitido na polícia secreta: seja aparentemente fofo que nem um cachorrinho e cruel que nem um ser humano.

O esganiçado na voz do Takuya Eguchi quando descobre que o cunhado vem aí.
AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA! Vai, Twilight, infarta.

Para um espião experiente, TWILIGHT MANJA NADA DE COISAS DE CASALZINHO.
O querido é um tonto de primeira.

Uma das coisas que eu mais gosto nesses animes que têm comédia, é que botam uns dubladores com vozes de galã para sair totalmente daquele registro e nos presentear com interpretações hilárias. É sempre uma boa surpresa.

Sim, estou falando do Kensho Ono também, além do Eguchi.

Yuri: Vou deixá-lo bêbado para que conte toda a verdade.
Kimono: Meu filho, espião não fica bêbado. E se ficar... não pode ser espião, uai!

O YURI INTERROGANDO O LOID!!!
QUERENDO SABER QUANTOS JANTARES, QUAIS RESTAURANTES...
YURI, SEU LADO POLÍCIA SECRETA ESTÁ SAINDO! GUARDE DE VOLTA!!!

Gente, a fanfic que o Yuri criou na cabeça dele é melhor do que a história original, né? E agora resolveu beber... Está achando que isso é bar para você afogar as mágoas, querido?
As costelas que a Yor quebrou... ainda doem. Pobre Yuri...
Essa frase é tão linda, que tenho vontade de imprimir e colocar num quadro!
Melhor que isso, só o querido Loid quebrando a louça ao ouvir a conversa.
O doido pergunta o que a irmã viu no cara, responde e quer o que mais?
Sim, o cara cozinha bem, é bonito, alto, elegante, educado, dublado pelo Takuya Eguchi... Não, pera...

AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!
O ESPIÃO CONHECE O MANUAL DE ESPIÃO, RAPAZ!
Desculpa, é "manual da Agência de Inteligência de Ostânia".

Essa família é simplesmente maravilhosa: mãe assassina, filha telepata, pai espião e CUNHADO DA POLÍCIA SECRETA!

Encontrem uma família melhor e me indiquem!
Digo, uma família melhor no estilo Casos de Família (SBT)!

"Mesmo que caiam lanças ou meteoros do céu"...
Aí o narrador vem com a cerejinha do bolo: "Esse homem é um mentiroso ousado".
E BOTA OUSADO NISSO, RAPAZ! TWILIGHT TÁ QUE TÁ!

"Eu tenho cara de mentiroso? Ele descobriu tudo?" - Gente, alguém ajuda o Twilight, ele não está entendendo a real situação em que se encontra.

Yuri bebaço e tem complexo de irmã, não dá para levar esse homem realmente a sério neste momento.

Twilight, não sei como você teve relacionamentos com outras mulheres sendo espião, porque você parece um idiota nesse casamento falseta.

Ai, Yor, a gente te entende tão bem.
IMAGINA UM HOMÃO DESSES VINDO PRA BEIJAR?
UAU... Traz o balão de oxigênio aí, galera!!!

Certo, o episódio terminou e agora vamos ao Telecurso "Casos de Família" - Pode tocar "A Grande Família" do Dudu Nobre!

Sabe, isso me lembra quando o Loid e a Yor ganharam o prêmio de "Melhor Casal de 2022" no Kimono de Ouro - 2022. Usei a mesma imagem da cena "imagina, claro que somos um casal de verdade, verdadeira".

Bom, bora começar pela parte mais trabalhosa, as adições ao elenco de dublagem.

Yuri Briar, moço bonito que tem complexo de irmã e trabalha para a polícia secreta, é dublado por Kensho Ono.
Tinha falado dele desde o 2º episódio, só que nunca fiz esse esqueminha de dublador direitinho. Pronto, está feito.
Como contratar membros para a polícia secreta ou adotar um pet?
Secretário de óculos do SSE (Serviço de Segurança do Estado) é dublado por Shoumaru Zouza.
Sua lista de trabalhos é razoável, com participações menores, como: Vines de SPY x FAMILY 2, Canute de Undead Murder Farce, capitão do submundo em Ranking of Kings, Hiroshi Ushiide de Rent-a-Girlfriend (TMS Entertainment) e várias pontas na 1ª temporada de SPY x FAMILY (WISE Contact B, Black-Suited Man B, Zachry Feiss e professor de geometria do Éden).

Membro do SSE, que estava fazendo pouco caso do Yuri, é dublado por Takaaki Torashima.
Também tem uma lista de trabalho razoável, com participações menores, como: Bill e Shimauma de Beastars (Orange), delinquente da escola de Saitama de Jujutsu Kaisen, Matagorou Adachi de Hell's Paradise (MAPPA) e várias pontas nas duas temporadas de SPY x FAMILY (WISE Agent D, Thug A, Aquarist, Purse Snatcher, Catan Bolic, Kris, Waiter e Heymann).

Primeiro tenente, o cara com cicatrizes no rosto, é dublado por Yasukuyuki Kase.
Seus principais papéis são: Morgans de One Piece (Toei Animation), Kankurou de Naruto (Pierrot), Mikitaka Hasekura de JoJo's Bizzare Adventure Part 4: Diamond Is Unbreakble (David Production), Taishi Gotanda de Oshi no Ko (Doga Kobo).

O chefe do SSE é dublado por Jirou Saitou.
Seus principais papéis são: Rampo, Orlumbus, Taco e Snack Charlotte de One Piece, Gratianus e Olaf de Vinland Saga (Wit Studio), Crimson Riot de Boku no Hero Academia 4, Theo Magath de Shingeki no Kyojin: The Final Season (MAPPA), Sakaki Genzou de The Marginal Service.

Certo, agora tem que falar sobre o episódio, né? PODEMOS PUL—
 
Tivemos, enfim, a apresentação do irmão da Yor, o querido Yuri Briar.
Se tem uma coisa que os Briar carregam no DNA é a beleza... a outra é o fraco para álcool... como conseguem ser tapados... e trabalharem com coisas medonhas.

No caso da Yor, como eles eram pobres e perderam os pais muito cedo, a menina deve que fazer algum tipo de trabalho para sustentar o irmãozinho mais novo e a casa.

Se a gente pensar que normalmente uma menina em situação de vulnerabilidade iria para outro tipo de serviço (prostituição), é incrível que ela tenha se tornado assassina... O que continua sendo uma exploração de menor em situação de vulnerabilidade, uma vez que, crianças deveriam estar sendo bem cuidadas, estudando numa escola e tendo um lar sem precisarem se preocupar com mais nada.

Ou seja, o assassinato continua sendo algo ruim, mas é realmente impressionante que o autor tenha saído do "lugar comum" e criado uma assassina fria, limpa e bastante competente no que faz.

Em vez de reforçar a objetificação do corpo de mulher, que é algo feito desde que somos crianças, o autor escolheu um trabalho que exige um outro tipo de "entrega" e eu acho isso sinceramente fabuloso. Porque temos atualmente uma mulher que é muito bonita dentro do padrão de beleza geral e que está fora do que a sociedade espera de uma mulher: que ela seja delicada e prendada nos afazeres domésticos.

A Yor só é boa em limpeza e provavelmente primeiros socorros, já que como assassina, ela precisa se virar quando recebe algum machucado.
 
Sem falar na força física estrondosa, que deixa a maioria dos homens padrão no chinelo.

Já o Yuri está dentro do estereótipo de complexo de irmã, o siscon (Sister Complex). Admira a irmã mais velha muito provavelmente por ter conhecido apenas ela como figura mais velha/responsável. Por conta disso, é um irmão mais novo apegado à mais velha. Se bem que também pode ser medo de perdê-la também, já que o casal de irmãos vivia sozinho.
O chefe do Serviço de Segurança do Estado chamou isso aqui de "ADORÁVEL".
Não, ele não entende, porque não é um canalha como você.
Normalmente em brocon (brother complex, "complexo de irmão" em inglês) e siscon, é o mais velho que tem esse apego excessivo ao mais novo. Tem uma explicação muito boa no 10º episódio de The Yuzuki Family's Four Sons.

Gosto que os dois irmãos têm muito em comum e... continuam com a ideia de proteger um ao outros dos seus segredos e de seus trabalhos.

Aliás, é principalmente por causa desse amor de irmão, que o Yuri acaba não vendo muitos detalhes que denunciariam a Yor como uma pessoa suspeita nas regras atuais "não escritas" em Ostânia. A sorte dela é que mesmo que o Yuri descobrisse alguma coisa, provavelmente encontraria uma explicação absurda para deixar estar.

Bom, sendo o nosso querido Yuri tão forte em seu complexo, obviamente o surgimento de outras pessoas na vida da Yor acaba causando ciúmes. Mais para frente ele chega a demonstrar esse sentimento até com a Anya... que é uma criança.

Até compreendo ele ficar meio assim com o Loid, afinal, é "outro" homem disputando a atenção com ele. Agora a Anya... que é uma pitica? Pois é, Yuri Briar precisa fazer terapia urgentemente.

Dito isso... Fascinada em como a WISE manja dos manuais da agência de inteligência de Ostânia. Queria muito saber como chegaram nisso. Se foi na tentativa e erro (membro do SSE fala aquela ladainha e depois galera da WISE foi checar), se alguém passou informação privilegiada (praticamente impossível) ou qualquer outra forma.

Para vocês verem como Ostânia está atrás de Westalis em questão de manual de mentira, né? O Twilight rapidamente identificou as informações defasadas e percebeu que estava diante de seu inimigo natural: UM MEMBRO DA POLÍCIA SECRETA.

E o que é que a polícia secreta mais odeia, além de traidores da própria nação: ESPIÕES DA NAÇÃO INIMIGA!

E o nosso querido Twilight é TÃO CONHECIDO, que até o Yuri já sabe dele.
Aliás, mal imagina o fofo cachorrinho que morde feio, morde rude, se tornou cunhado de seu pior inimigo.

Adoro esse tipo de trama, porque deixa tudo mais confuso e engraçado.

E a cerejinha do bolo: os três são bobos.
Twilight que provavelmente nunca viveu um relacionamento estável e por isso tem dificuldade para entender que o casamento é muito diferente de pegar aqui e acolá para conseguir informações.

Yor e Yuri que são completamente tapados.
Yuri jogando seu pensamento lógico fora quando se trata da irmã e a gata metendo um "então, Yuri, esqueci de te contar que casei" e vida que segue. Completamente entendo.
A gente venceria na vida se o Yuri falasse que passaria a noite lá, né? hehehe~
Enfim...
SPY x FAMILY é um anime divertido, com uma trama que é bem desenvolvida e que há momentos de tensão e reflexão muito importantes, sem falar no carisma dos personagens principais.

Foi muito bom acompanhá-lo no blog e eu continuo recomendando bastante a todos que gostam de comédia, ação com espionagem, poderes paranormais, temática familiar e afins.

Como expliquei no post de Animes da Temporada de Outubro 2023, precisei tomar algumas decisões para manter o blog ativo dentro das minhas possibilidades.

E as coisas estão bastante corridas no final do ano.

Sem falar que, por pelo menos três meses, eu fico com o cronograma ajustado para as revisões de legendas. Dependendo da temporada, eu tenho mais ou menos tempo para trabalhar no blog.

Além disso, meu tempo livre também é pautado pelos compromissos que tenho fora do computador, coisas da vida cotidiana que necessitam da minha participação ativa.
 
Também estou tentando manter um dia na semana específico para cuidar da minha saúde mental, que tem sido prejudicada de uns anos para cá.
Por isso, para evitar me culpar e sentir ainda mais frustração, estou tentando fazer algumas escolhas menos sofridas.
 
Eu adoro SPY x FAMILY, acho que vale muito a pena assistir o anime e ler o mangá, e me divirto com a história. Só não quero sentir o peso da obrigação em algo que não tenho vontade de analisar, apenas consumir. Afinal, entretenimento e blogagem são coisas diferentes. Ainda que eu me entretenha enquanto blogo, não dá para transformar todo entretenimento em conteúdo, isso é exaustivo e eu sou apenas uma pessoa.
 
E com 34 anos, eu já não tenho tanto pique para fazer as loucuras que eu fazia aos 20 e tantos anos.
 
Aliás, falta às pessoas num geral, criadores de conteúdo e público, entender que nem tudo precisa virar conteúdo. É algo que até eu mesma preciso ainda aprender.
 
Então dropo o anime do blog, não da minha vida. É isso.
 
Este anime foi assistido na Crunchyroll

SPY x FAMILY está sendo dropado e não terá mais posts semanais no Kimono Amarelo.

Por Kimono aquela que está cansada demais neste final de ano - 13/12/2023

4 comentários:

  1. Boa parte das piadas de Spy X Family é mais justamente nestas punchlines - Yor "inocente" sobre relacionamentos (e fria como assassina), Yuri "amada irmã" e "amado trabalho/país" e Loid "meu trabalho primeiro, meus sentimentos depois". Então meio que até aí já dá pegar a dinâmica de muitas das histórias que ocorrem (os capítulos mais à frente põe mais alguns personagens para brincar na trama dos sentimentos, diga-se). A Anya é a "mais normal", apesar de ler mentes e ter seus próprios interesses. :) Até porque a Anya antes de tudo é sincera com os sentimentos. :)

    Uma sugestão: o penúltimo episódio da primeira temporada é totalmente sensacional. Apesar de ter um contexto nele devido a episódios anteriores, já que chegou no EP. 08, pode ir direto nele, pois o ep 23 brinca bastante com ambos os sentimentos de Loid e Yor e expande todo este contexto deste episódio comentado.

    Perdão o incomodo e tudo de bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, ia me esquecendo e peço desculpas pelo comentário extra!

      Quanto a questão de manuais de espionagem e tudo mais, pelo pouco que sei, existe muito a questão de espionagem e contra espionagem no mundo real que justamente lida com padrões de comportamento e ações. Creio que a questão do Yuri ser pego pelo Loid devido a um "comportamento padrão" é porque Yuri foi "seguir a cartilha" (dado ele estar justamente embriagado e também em um ambiente que inconscientemente ele considera seguro, até por estar do lado da irmã), que muitas vezes contem na verdade uma sugestão de comportamento, e Loid, dado o trabalho como (contra-)espião, tem em mente que a cartilha é a mesma que ele estudou em algum momento. Dado que é "polícia de estado", tal cartilha pode ser algo que seja não tão confidencial, ou por estar rodando em diversas mãos, acabe como algo padrão e copiado.

      Excluir
    2. Olá, Ligeiro!
      (Não tenho nada contra comentário extra ou longo, eu adoro!!!)

      Sobre o seu primeiro comentário, adorei suas considerações sobre as "punchlines" dos personagens principais (ainda que o Yuri seja "coadjuvante", neste episódio ele ganhou bastante destaque).
      E apesar de não acompanhar mais o anime pelo blog, eu trabalho na equipe de localização dele na Crunchyroll, então eu estou a par dos episódios mais recentes. XD Só não estou a par dos capítulos do mangá, pois agora que sai mensalmente, eu prefiro deixar acumular bastante para ler numa tacada só.

      Sobre o seu segundo comentário, achei a informação muito interessante, porque não passou pela minha cabeça que essa cartilha não seja tão confidencial. Mas achei um detalhe muito bacana no episódio, isso da cartilha e do Twilight saber que está defasada (afinal, ele é um espião e precisa ter todas as informações mais atualizadas).

      Obrigada pelos comentários! o/

      Excluir
    3. Eu que agradeço! :)

      Mandei como "sugestão" também para quem for ler aqui já também ter uma opção para ver (pular capítulos se quiser, mas devido ao contexto posto).

      E de fato a história no mangá está adiantada, mas como o roteirista deste mangá "Casos de Família" tem bastante "hiato" e as histórias rolam a cada 2 semanas em média, então meio que as histórias entre a 2 temp e os capítulos atuais não estão tão longe.

      Tudo de bom e até o próximo comentário (ou interação em rede social :D )

      Excluir

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/