quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

FINAL: High Guardian Spice #12

Eu prometi que High Guardian terminaria este ano e... até pensei em deixar para janeiro, mas... O QUE QUE CUSTA CUMPRIR AO MENOS UMA PROMESSA, NÉ?
 
Bom, custar até que custou um descansinho, mas já aceitei que eu sou "trabalho 7 dias por semana".
 
Nos episódios anteriores... Amarílis e Alecrim se juntaram numa dupla improvável para separar os mais novos amigos Sálvia e Boca-de-Dragão. Não deu muito certo e aconteceu literalmente como o ditado "o feitiço se virou contra o feiticeiro". Depois disso, o quarteto principal teve sua primeira e única transformação de garotas mágicas. Elas foram ajudar uma escola de sereianos e acabaram descobrindo que a praga já se alastrou por diversas áreas.
 
Como foi analisar um anime que você trabalhou nas legendas, Kimono?

High Guardian Spice
12º episódio
O que dizem os personagens depois que eu termino de analisar suas séries:
Opinião: Acho que a melhor piada é olhar para trás e ver que comecei esta série EM DEZEMBRO do ano passado e estou concluindo em DEZEMBRO deste ano.
Não pensei que meu ano seria tão intenso e muito menos que eu estaria ainda mais cansada que antes. Talvez seja a veiêra ou meu corpo realmente aproveitou que 2022 foi um pouco mais gentil e se esparramou pela vida.

De qualquer forma, o término de High Guardian apenas abre espaço para mais um dos trezentos bilhões de animes que acumulei e ainda acumularei pelas próximas temporadas. Ao menos já sabemos que SEM ASSUNTO este blog não fica!

E esta série é a primeira série que trabalhei nas legendas e analisei para o blog. Mal posso esperar para comentar as outras que me deram tantas alegrias e tantos sufocos (hehehe) durante este ano.

Agora é hora de abrir o episódio final e dar adeus às minhas garotas mágicas do tempero!

Uma das coisas que mais aqueceu o meu coração foi a quantidade de comentários positivos nas páginas dos episódios na Crunchyroll. Principalmente no episódio final, com muita gente pedindo 2ª temporada.

Ao contrário dos otakus fedidos que reclamaram por ter o dinheiro da sua assinatura usado para fazer um desenho estilo cartoon de garotas mágicas, aqui estamos nós com um projeto que entregou um bom entretenimento e provavelmente não voltará.

A recepção inicial do público foi muito ruim e isso deve ter influenciado no desenvolvimento de novas temporadas.

Aí temos o primeiro "O QUE QUE FOI AÍ?".
A Oliva sugere atraírem a Alecrim para o País das Bruxas, dizendo que ela poderia ver a mãe. O Mandrágora fica surpreso com a informação e ainda mais chocados ficamos nós ao descobrir que... ALFAZEMA ESTÁ NO PAÍS DAS BRUXAS e a galerinha do mal A CONHECE.

Por enquanto não temos nenhum contexto.

AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA! DOIS COMINHOS, SÓ QUE UM NÃO PRESTA!
ESTOU EM PRANTOS DE TANTO RIR!!! COMINHOOOOOOOOOOOOOS!!!!

E o melhor é que MESMO DEPOIS DE ARREMESSAR O INIMIGO PELA JANELA, o Cominho simplesmente senta na sua cadeira e tem uma conversa amigável com as meninas.
O Mandrágora é minha ansiedade e eu sou a Oliva. *rindo de desespero*
Rapaz.
NENHUM PROFESSOR DA BABYLS DARIA ESSE MOLE!
Ok, alguns professores da Babyls dão mole, mas é na segunda temporada...
Será que é mal de professor deixar o perigo sair vazado?

Será que os professores nos animes/desenhos são sempre tão incompetentes ou o roteiro que é cruel com eles, porque... NÃO É POSSÍVEL!

Mandrágora TÃO PORRETA que conseguiu reunir os professores todos e dar um jeito neles. Sem falar no Cominho que apareceu desacordado.

O cara acabou de falar que o guri era um metamorfo perigoso, daí na outra cena aparece desacordado PEGO PELO METAMORFO.

O sindicato de professores vai processar High Guardian Spice pela desonra.

O cara queria dar veneno, daí a Oliva teve crise de consciência e botou sonífero.
GATA-GAROTA SALVANDO O DIA POR CRISE DE CONSCIÊNCIA!

Em compensação, o Mandrágora trancou o pessoal na área da forja e TACOU FOGO NA PORTA. Não contente, TACOU FOGO NA BIBLIOTECA.
Pode confirmá-lo como bolsonarista (bolsominion+terrorista)? Trabalha para gente poderosa e inescrupulosa, quer matar as pessoas gratuitamente, mas não passa de um "peão" descartável.

E antes que eu esqueça de comentar: Boca, essa cor de esmalte ficou linda. Acho que combina com os seus olhos e cor de cabelo. E que gracinha a Amarílis pintando as unhas dele.

Olha, belas sequências na biblioteca e a luta no ar, em cima das vassouras/terresferas.

O escudo da Oliva quando não é uma cara de gato, É UMA PATA DE GATO.
Já dá para perdoar as cagadas da Gata-Garota ou ainda é muito cedo?

E acabou o episódio!
O que nos deixa com o último Telecurso do Tempero - Aroma de Alfazema, Gosto de Treta!
Crescer e amadurecer é ter que lidar com as dificuldades.
Assim como um final de novela, TUDO PRECISAVA ACONTECER exatamente neste episódio. Afinal, era extremamente necessário ter uma nova GRANDE BATALHA (por ser final de temporada) e atiçar a curiosidade do público com um possível retorno, que... Bem, é praticamente improvável.

Vai que, de repente, a Crunchyroll deixa a poeira dar uma boa baixada, ENTUCHA ANIME MERDA PROS OTAKUS PUNHETEIROS PARAREM DE ENCHER O SACO, e investem em mais uma temporada de High Guardian?

Nah, leitor.
Falando como blogueira, do jeito que o negócio engrenou de um jeito todo torto, High Guardian morreu aqui.

O que é sinceramente uma pena.
A história tinha muito campo para explorar ainda e desenvolver a parte mais humana das nossas guardiãs. Aliás, as questões adolescentes e LGBTQIA+ foram os pontos mais altos da história. Infelizmente o criador não conseguiu integrar essa parte com a trama principal da praga, que acabou se tornando secundária. Se o desenvolvimento fosse um pouco mais casado, ficaria incrível.

Claro que tudo poderia ficar muito confuso, mas acho que a parte da praga poderia ter sido introduzida mais cedo. Isso e o lance de usar Magia Antiga para estabilizar a Magia Nova.

Tanto o Cominho quanto a Sálvia usaram a Magia Antiga a partir de um item da Magia Nova, a terresfera, o que permitiu maior controle da magia e praticidade.
Aliás, o Cominho é um cara que deveria ter recebido maior destaque EXATAMENTE POR CONTA DISSO.

Os professores são bastante interessantes e têm muito o que ensinar.
O Hakone aconselhando o Boca sobre buscar sua própria identidade e não somente seguir com o legado dos pais ou aquela conversa ainda mais íntima do Boca com o Cominho, sobre identidade e vivência...

Sem esquecer do querido Grama-Cereja que também aconselhou a Salsinha, quando ela estava mais adiantada que todos na turma.
Também fazendo mais um adendo ao Cominho, meu eterno husbando, que revelou um pouco mais sobre a juventude da Alfazema e a amizade entre eles.

O desenvolvimento do Boca e da Amarílis, deixando de ser os bullies antipáticos e passando para adolescentes que também estão em processo de amadurecimento, trouxe uma humanização interessante. Enquanto o Calamagrostis continuou sendo um babaca, porque ele é um babaca cheio de inseguranças. Poderia ser explorado numa segunda temporada, só que eu ia preferir ver Parnelle e o Grog.
Alecrim fazendo a alegria dos fãs de Chainsaw Man (explicação sobre "localização" no post de SPY x FAMILY - dando contexto, afinal, não é link pra CSM).
E O GOSMENTO!
CARAMBA! QUE MOLEQUE GENTE BOA DEMAIS!
Apesar de não conseguir interagir muito bem (ou pelo menos como a sociedade espera), ele tem bons conselhos, é um ótimo músico e um amigo confiável. Queria ver mais da amizade dele com Parnelle!

A Oliva teve uma meia redenção ajudando as meninas durante a batalha contra o Mandrágora, pois parece que tem certos limites que ela não consegue ultrapassar. E isso faz com que a personagem se torne uma grande opção de aliada, por saber bastante sobre o plano do Triunvirato.

ALIÁS, FALANDO EM TRIO...
Simplesmente o PAU TORANDO no Instituto enquanto a Tríade está numa "missão secreta"? A diretoria saiu e o corpo docente não deu conta do babado, sendo enrolado por UM METAMORFO.

Se bem que... Era um metamorfo, né?
Seria muito difícil desconfiar de alguma coisa sem ter uma informação privilegiada, como era o caso das meninas.

E olha que a Alecrim usou desse recurso duas vezes durante a luta contra o Mandrágora: sobre o monstro que a Alfazema e o Cominho enfrentaram, e o crush no Áster.

Apesar da questão da praga se alastrando no território dos sereianos ter atraído a atenção do Cominho e da Olaia, não pareceu que alguma investigação ou medida preventiva tenha sido tomada. Será que ninguém reparou na praga em alguma árvore? Ou Luyngarth é muito longe do País das Bruxas e da Floresta das Fadas para ter sinais mais agressivos?

Será que a Tríade foi investigar isso? Se sim, preferiram não deixar os professores em alerta?

A verdade, leitor, é que se o nosso grupo de futuras guardiãs tivesse alertado o corpo docente, a situação fosse mais favorável.

O problema é que a Oliva jogou uma dúvida entre eles, dizendo que tinham mais "espiões" do País das Bruxas até mesmo dentro do Instituto.

PORÉM, isso foi um blefe.
Se não fosse, o Mandrágora já estaria infiltrado na escola ou a Gata-Garota teria recebido alguma ajuda real durante a Procissão. O Fumacento serve mais como um intermediador e DEPENDIA das informações da Oliva.

Ou seja, não havia nenhuma ameaça real que impedisse as meninas de alertarem a alta cúpula do instituto.
O problema obviamente é que elas não iriam pagar para ver, então a tática funcionou perfeitamente.

E é de extrema importância lembrar que o nosso quarteto principal tem apenas adolescentes, ou seja, elas não têm forte poder de decisão, elas dependem de adultos para problemas mais graves. Não dá para meter o louco e pronto.

Assim como a Oliva precisaria de alguém que a cobrisse, o mesmo serviria para as aprendizes de guardiãs.
Todo mundo sobreviveu... Menos o Instituto de Grandes Guardiões.
Dito isso, falemos de Amarílis e Boca presos na sala da forja. Ou pelo menos vou julgar que era a sala da forja.

Numa situação de perigo real, a nossa riquinha metida assumiu uma postura de liderança, enquanto o Boca se mostrou mais seguro durante a organização.
Gosto de pensar que o Calamagrostis realmente entrou no cagaço de apanhar e não questionou quando o garoto disse que quem mandava era a Amarílis e pronto.
Provavelmente o babaca é daqueles bons de falar e ruim de agir. Tanto é que poderia ter metido uns socos no Boca e no final só fugiu.

E mais uma vez neste episódio vemos a importância do uso da Magia Nova em conjunto com a Magia Antiga. Os alunos do meio tradicional fizeram uma barreira que permitiu com que os alunos evacuassem os professores e saíssem daquele lugar, enquanto os usuários de terresfera abriam o caminho.

E isso me deixa um tanto possessa, porque Olaia e Amarílis que tiravam sarro do pessoal da Magia Antiga... apareceram em episódios recentes RESPEITANDO ESSE MESMO PESSOAL.

Eu só consigo pensar na Sálvia vendo isso e falando: "Biscate... AGORA TU VEM RESPEITAR O ROLÊ?"
Ok que a menina é educada e talvez não usasse a palavra de baixo calão, mas... NÉ. ELA COM CERTEZA IA FICAR PURURUCA DAS IDEIAS!

E falando em Sálvia, deixa eu cutucar os otakus aqui.
Gente, a menina protagonizou uma cena de Naruto (Pierrot) e posteriormente uma de Yu Yu Hakusho (Pierrot). Simplesmente maravilhoso.

Com o cabelo preso no meio dos destroços, a moça cortou sem pestanejar para salvar a amiga. Depois disso, vemos a Alecrim arrumando o corte com A ESPINHO FLORIDO.

Não é possível, sociedade.
O povo nem para usar uma tesoura. Não, BORA USAR UMA ESPADA PARA ARRUMAR O CORTE DE CABELO.

Bom, durante o Exame Chuunin em Naruto, a Sakura Haruno foi pega pelo cabelo e para salvar os amiguinhos (não lembro se só era o Sasuke), ela pegou a kunai e cortou o cabelo.

Depois do Arco/Saga do Sensui em Yu Yu Hakusho, o Yusuke ficou com um cabelão e o Kurama cortou com... o chicote de espinhos.

Kurama e Alecrim extremamente criativos na hora de cortar os cabelos dos amigos. Simplesmente entregando pururuca na minha mente.

O legal disso tudo, no sentido irônico, é que todo mundo ficou de férias, pois A ESCOLA PEGOU FOGO E FOI COMPLETAMENTE DESTRUÍDA.
Mais "o que a foda?" do que isso, só a Wyverna indo para casa em pleno inverno vestida de saco de batatas depois de perder para a Olaia.

O encerramento ainda nos brindou com a turminha comprando roupas e o Boca testando um look mais unissex. Ele e a Sálvia de parzinho de vasos. AMEI!
E falando em Sálvia... o cabelo dela ficou mesmo lindinho.
Os véios de óculos de Squirtle (Pokémon - OLM).
Essa mudança de visual, da forma como aconteceu, parece que foi também uma forma de abandonar as velhas inseguranças e encontrar um caminho confortável para seguir.

O cabelo comprido era lindo, só que remetia a tempos passados e "cargas" que ela não precisava mais "carregar".
E cortes "drásticos" assim são carregados de significados, sendo o principal, a "mudança".

Agora vamos falar de TRIUNVIRATO.
Juro que eu pensei, na mais alta loucura enquanto trabalhava nas legendas, que o sumiço da Tríade tinha a ver com o surgimento do Triunvirato. Depois que essa viagem na maionese foi embora da minha mente, veio outra: a de que a Tríade e o Triunvirato eram tipo "irmãos". Só que o trio do País das Bruxas resolveu enveredar para o lado "errado".

Enfim... Figuras tão importantes com participações tão secundárias.

O plote tuíste foi o surgimento da Alfazema como uma espécie de cavaleira no País das Bruxas.

Trezentas mil teorias, leitor, e só Raye Rodriguez possivelmente poderia responder nossa dúvida.

Foi para o lado do mal? Perdeu a memória? Sofreu lavagem cerebral? Está infiltrada (meu palpite)?

Só tenho uma certeza nesse rolo todo: Mandrágora foi burro de voltar ao País das Bruxas. Todo fodido, todo machucado e Alfazema manda um "executa esse otário".

Até parece que ela sabe que o cara tentou matar a filha dela inúmeras vezes...
Isso se ela ligar para essa informação, né?

E falando em informação, o último glossário terá apenas um termo.

- Glossário -
Mandrágora: Mandrake

Bom, acho que não tenho mais nada a acrescentar.
Falei do episódio, dos pontos principais, da obra como um todo e...

AH.
FALTOU UM NEGÓCIO.

Como disse lá em cima, é a primeira vez que analiso um anime que trabalhei nas legendas e foi realmente uma experiência.

Tem muita coisa que eu fui realmente entender e prestar atenção agora. O que faz todo o sentido, pois, como expliquei outra vez, a prioridade é checar se a legenda está certa.

Também teve Tokyo Magnitude 8.0, contudo, foram apenas três episódios para o Carnaval, então foi outra situação.

Mesmo assim, é engraçado perceber que, apesar de vários sentimentos e lembranças envolvidos, há um distanciamento engraçado entre a blogueira e revisora.

Como blogueira posso compreender o que passou batido enquanto trabalhava e esmiuçar a história com mais atenção e tempo, enquanto trago algumas "fofocas" de boa que a revisora viveu.
Falar o nome da série: check! Adoro quando falam o nome da série dentro da série.
Ainda é muito louco pensar que estou há mais de um ano trabalhando oficialmente com animes. Participando ativamente de muitas escolhas que levam a versão final ao site.

É uma grande responsabilidade.
Ao mesmo tempo que é insano, que não parece real, que eu faço como se tivesse nascido para isso e que sai de forma natural.

É muito estranho e satisfatório fazer parte desse trabalho.

E, bom, como estou ativamente trabalhando nisso... Teremos muitos animes que trabalhei na equipe de localização sendo analisados no blog. E alguns deles já tiveram suas primeiras impressões iniciadas.

Talvez High Guardian e Tokyo Magnitude tenham um peso diferente por terem sido o "começo de tudo", além do contexto caótico da vida pessoal.

Independente dos desdobramentos disso, espero continuar analisando animes por bastante tempo e divertindo o leitor desavisado que cair nessa Limbosfera Otaku.
 
Este anime foi assistido na Crunchyroll

Nota: A adolescência numa casca de noz
Pretende reassistir algum dia?: Talvez, mas é bem improvável pela falta de tempo
Recomenda a série?: Recomendo muito
Categoria: Mahou shoujo/garotas mágicas, Crunchyroll Originals, desenho estilo cartoon, temperos, heróis/heroínas, escola, magia, adolescência, divertido
Premiações: Melhores Personagens - Véia da Tríade (Cicuta) e Olaia, Maior Crush - Cominho, Melhor Tempero - Tomilho, Melhor Humor - Salsinha, Personagem Destaque - Boca-de-Dragão, Melhor Criatura - Sapode e Caranguelo, Melhor Localização - Lyngarth Equipe brasileira de localização (HYAHYAHYAHYA).
Pontos fortes: A trama sobre a adolescência, a abordagem e temática LGBTQIA+, a transformação de garota mágica, o desenvolvimento de alguns personagens, Boca-de-Dragão, Alecrim não sabendo desenhar espadas.
Pontos fracos:
A trama principal da praga e etc, a completa falta de inteligência do corpo docente do Instituto de Grandes Guardiões, falta de um melhor desenvolvimento das personagens principais, muitas pontas soltas à espera de novas temporada (que provavelmente não virão), Boca não podendo se transformar em sereia, a transformação de garota mágica vindo só no final da série.


Assim se encerra a participação do bom, mas gratuitamente odiado, High Guardian Spice no Kimono Amarelo.


Por Kimono Vermelho aquela que mentiu no Twitter sobre ir jantar e vai fazer isso bem depois da uma da manhã. Por favor, não sigam meu exemplo. - 28/12/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/