sexta-feira, 2 de outubro de 2020

GeGeGe no Kitarou (2018) - #51 e #52

A DOBRADINHA SOBRENATURAL VOLTOU!
A SEXTA-FEIRA SOBRENATURAL VOLTOU!
A ALEGRIA DA KIMONO... Bom, essa vai e vem como as ondas do mar. Não tem muito o que fazer sobre isso.

Nos episódios anteriores... além de encerrar o arco do Nanashi com tudo que tínhamos direito, inclusive umas coisas pesadas e macabras... Seguimos para a vida normal do Embaixador da Boa Vontade, só que nem tanto. Agora novos inimigos estão perturbando a vida dos humanos. O problema é que um deles também é humano. E agora, Kitarou?

O que aprendemos com o dia de hoje, Miyabi?

GeGeGe no Kitarou (2018)
51º episódio
Leitor, a conversa até pode começar assim, mas depois da proposta, TODO MUNDO MUDA DE IDEIA!
Opinião: Leitor, atualização da minha situação com a série Sobrenatural/Supernatural (Eric Kripke). Sim, continuo assistindo.
 
Não tem o melhor roteiro, fato, mas o Jensen Ackles continua sempre MUITO BONITO e é isso que importa. Mentira, leitor, o roteiro também poderia ser mais elaborado, porém... Estados Unidos e série popular, né? Uma hora tinha que perder a mão.
 
E já perdeu?
No final da primeira temporada tinham umas coisas meio desconexas, na segunda foi o desenvolvimento e encerramento do principal arco até aquele momento e... Estou perto de encerrar a terceira temporada. Bom, ela só tem 16 episódios, ao contrário das anteriores que tinham um pouco mais de 20.
 
Acho, de coração, que o que mais me motiva a continuar assistindo são os atores bonitões, o trabalho magnífico da dublagem brasileira e as criaturas sobrenaturais que aparecem.
 
Não sei como seguraram isso até a 15ª temporada e chuto que inclui a beleza dos atores sim. (Talvez as criaturas sobrenaturais, talvez)
 
Bom, aí temos uma bela introdução com uma encheção de linguiça que escrevi sem pensar muito. Agora vamos ao que interessa...
 
TRETA ENTRE YOUKAIS, HUMANOS E O KITAROU NO MEIO DISSO SEM SABER O QUE SIGNIFICA A PALAVRA "FÉRIAS".
 
Leitor, piada: escrevi essa introdução alguns dias antes e... JÁ ESTOU PRA COMEÇAR A QUINTA TEMPORADA.

Você precisa entender uma coisa muito importante: assisti Yowamushi Pedal com 38 episódios e VEJA BEM QUANTOS EPISÓDIOS JÁ TEMOS DE GEGEGE NO KITAROU.

Já não posso argumentar que alguma coisa tem "episódios/temporadas demais". Perdi essa chance quando me afundei nessas séries americana e japonesas.

Muito bem, em alguns segundos descobrimos por qual motivo o personagem do Hiroshi Kamiya entrou nesse rolê de perseguir e consumir youkais: a vila/moradia dele foi atacada por um youkai que odeia os Kidoshu. Ele perdeu o mestre, a irmã e todos os outros conhecidos, então agora busca vingança.

Descobrimos isso em ALGUNS SEGUNDOS, leitor. Estou bastante chocada com a rapidez e objetividade da informação.

GENTE, E A MANA GATA NÃO QUERENDO FICAR COM A HANAKO E RECARREGAR O PODER YOUKAI NAS TERMAS? GENTE, EU NÃO ME AGUENTO COM O KITAROU DANDO UMA DE IRMÃO MAIS VELHO E ATÉ FAZENDO CARINHO NA CABEÇA DA MANA GATA, FALANDO QUE ELA É UMA BOA MENINA!

POR FAVOR, EU QUERO MAIS DESSE TIPO DE FANSERVICE!

"Mas, Kimono, o Kitarou precisa correr para Tóquio, onde está o Nue e o moço humano perturbadinho!" - NÃÃÃÃÃÃÃÃOOOOOOOOOOOOOOO, EU QUERO FANSERVICE DE FOFURA!!!

SEM OR.
MEU PAI.
NURARIHYON.

O ÔMI RATO CADAVÉRICO.
EU NÃO PAGO INTERNET PRA VER ISSO!
ME DÁ MINHA FOFURA DE VOLTA!
PELO AMOR DE DEOS MATOBA!

Finalmente chegamos no assunto que todo mundo tem interesse: como Kitarou conseguiu trazer uma versão pequerrucha da Mana Gata se a Mana Humana pulverizou até mesmo a alma da youkai?

É importante, leitor, você reler sobre o "Meido" que foi comentado no post passado.

Rocha Chibiki, Yomotsu Hirasaka, caminho para o inferno...

Antes de seguirmos com a jornada de Kitarou até o Rei Enma, é preciso saber uma informação muito interessante e que pode "explodir" sua mente se trouxer o contexto da cena.

Izanami e Izanagi, deuses da mitologia japonesa da criação do mundo.
O link está em português e recomendo a leitura para que a gente possa prosseguir com o contexto da situação.

Resumindo da forma mais objetiva possível: Izanami e Izanagi eram deuses que ficaram incumbidos de criar as coisas do mundo, sendo Izanami a parte feminina e Izanagi a parte masculina.

Do encontro entre os dois, um dia nasceu o deus do fogo, que acabou queimando a mãe no parto. Izanami então segue para o inferno, como fazem todas as almas dos mortos.

Inconformado, Izanagi vai até o local e consegue encontrar a esposa.
Como ela precisa pedir permissão para sair do inferno, Izanami pede para que o marido espere e não a expie.

Bom, já viu alguma lenda em que o imbecil OBEDECE o que lhe foi pedido?
 
Pois bem, Izanagi não se controla e olha a verdadeira forma da esposa, uma criatura horrível... afinal, até onde todo mundo sabe, corpos apodrecem quando estão mortos.

Horrorizado, Izanagi sai correndo.
Enfurecida pela falta de educação + curiosidade do marido, ela manda criaturas infernais atrás dele. Acontece que o deus consegue escapar E SELA AQUELA ENTRADA COM UMA ROCHA.

Leitor, o que temos aí no episódio? UMA ROCHA fechando o caminho para o inferno.
Eu não entendo quem em sã consciência tentaria fugir do inferno com uns guardas desses...
"Mas, Kimono, é possível alguém acessar o submundo mesmo estando vivo?" - Sim, leitor, e não é uma exclusividade da mitologia japonesa.

O Monte Osore é conhecido como um local sagrado e extremamente perigoso, além de ser a entrada do submundo.

Muito bem, leitor, DEIXA EU COMPLICAR UM POUQUINHO A SUA VIDA, pois eu amo folclore e o tema permite essa extrapolação no post.

Sim, por incrível que pareça existe diferença entre o submundo e o inferno, só que dos dois animes relacionados a isso que assisti, ambos usam o termo "Jigoku" [inferno] para ambos.

Motivos? Talvez por ser mais simples.
Não gosto, pois pode ajudar a resumir uma cultura como "coisa do demônio".
 
O Japão é majoritariamente um país budista e xintoísta, mas o resto do mundo não. O Brasil, por exemplo, tem uma base mais católica e cristã, que prega uma demonização de outras religiões e culturas que não compreendem.
Olá, Velho Testamento, estou falando de você.

O que quero dizer com tudo isso? Que não podemos jogar em cima de um produto estrangeiro as nossas crenças religiosas e moldá-lo em cima delas. Cada cultura se manifesta de uma forma e deve ser respeitada.

Fui pesquisar mais a fundo e existe sim diferença entre o Meido e o Jigoku.

O submundo (Meido) é o que citei no post passado: você morre, faz sete ciclos de sete dias por lá passando por várias torturas e julgamentos. "Sala de espera" é realmente uma ótima definição, já que dependendo do seu "pagamento de pecados", pode ir logo ao Céu, ao Inferno ou ao ciclo de reencarnações.

Já o inferno (Jigoku) tem áreas mais específicas de torturas E JULGAMENTOS.
E para conhecê-lo melhor sem precisar se deslocar até lá, recomendo Hoozuki no Reitetsu/Hozuki's Coolheadness.

O inferno é dividido em oito infernos frios e oito infernos quentes, e cada um deles têm suas subdivisões.
 
A boa notícia é que mesmo depois de passar pelo submundo e acabar sendo enviado ao inferno, você ainda tem a chance de sair de lá e ir para o ciclo de reencarnações, por isso existem mais julgamentos.

A má notícia é que as torturas iniciadas no submundo, continuam no inferno e vão se tornando cada vez mais específicas dependendo do que você fez em vida. Ou seja, é sofrimento atrás de sofrimento.

"Kimono, não sei se eu precisava de tanta informação" - Leitor, também não sei se o post vai render e vou ter uma quantidade razoável de prints, então estou me precavendo. Vai que escrevo menos e printo mais OU O CONTRÁRIO!

Melhor disso é eu ter jogado todo o meu latim aí em cima para o Kitarou vir explicar praticamente a mesma coisa em alguns segundos. A incrível habilidade de pausar o episódio antes de explicações importantes...

Bom, pelo que deu a entender esses primeiros momentos de inferno:
-É o lugar para onde os youkais vão e provavelmente de forma direta, ou seja, não passam pelo submundo;
-Ou chegam no submundo, mas suas almas são retidas pelo Grande Rei Enma no inferno;
-Rio Sanzu leva ao submundo, o caminho da rocha leva ao inferno.

AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!
LEITOR, ACHO QUE ENTENDI O QUE ESTÁ ACONTECENDO. E se, de repente, o Nue fugiu do inferno e o Grande Rei Enma mandou a seguinte pro Kitarou...

Enma: Quer a sua colega de volta? Beleza. Só que tem que resolver uma parada pra mim.
Kitarou: Envolve matar humanos?
Enma: Não. Envolve capturar um youkai.
Kitarou: Sou todo ouvidos.

E por que eu acho isso?
Porque o episódio deu algumas dicas.
O Kitarou tão empenhado em achar o Nue (como comentado pela Bruxa de Areia), o aumento da quantidade de guardas no inferno e o tal acordo que o Embaixador da Boa Vontade fez e a gente ainda não sabe qual é.

Ah, e para quem tiver achado estranho o Pai Olho dizer "há quanto tempo" quando chegou no inferno com o filho... Bom, ele morreu uma vez, como expliquei na Origem de Kitarou (12).

Alô, bonde dos fãs de Nurarihyon no Mago, "Mezu" e "Gozu" são nomes relativamente familiares, não? Mezumaru e Gozumaru são os subordinados do Gyuuki, muito provavelmente inspirados nos guardas do inferno.

Hum?
"Não podemos cometer o mesmo erro de novo"?
Por quê? Deixaram algum vivo ver o Grande Rei Enma? É isso?
Ainda acho que a minha teoria ali de cima está se confirmando.
Sentirei saudades da Gata Fofurinha e suas bochechinhas extremamente fofas!
Leitor, eu aqui pensando nas coisas que ainda vou ter que pesquisar para incluir no post e o Kitarou, obviamente mais corajoso que a mãe, DIZENDO QUE VAI RESOLVER O PROBLEMA DO INFERNO.

Meu senhor, isso não é confiança, É BARGANHA QUE CHAMA!

A quantidade de informação... É INFERNO, SÃO GENERAIS DA TRAIÇÃO, BARGANHA QUASE AO ESTILO WINCHESTER, KIDOSHU...

GeGeGe no Kitarou, você me traiu... PENSEI QUE NÃO TERIA QUE PESQUISAR TANTA COISA ASSIM...

O Nue usa SABIÁS para recolher a força vital dos humanos. SABIÁS!
Chateadíssima, pois adoro sabiás. Só não gosto do Nue mesmo.
Canto de sabiá é muito bonitinho. Bom, não os do anime.

Há mil anos o Nue atacou Quioto, é?

Rindo horrores.
As Agulhas de Cabelo não funcionam, as tamancas de pau não funcionam, a ARMA DE DEDO NÃO FUNCIONA... Sabe o que funciona? Montar no Nue e dar descarga de Eletricidade Interna.

COMO QUE ESSA CRIANÇA PRODUZ TANTA ELETRICIDADE DENTRO DE SI MESMO, ninguém deve fazer ideia.
 
NOSSA DEUSA DO MIADO VOLTOU!
VOLTOU PARA REINAR NESTE ANIME!
BEM-VINDA, MANA GATA!!! SAUDADES DE VOCÊ, SUA LINDA!

Eu vou começar a chorar.
JÁ TEM COISA O BASTANTE PRA EU PROCURAR, VACILÃO DO KIDOSHU! E TU AINDA ME METE UMA RÉPLICA DO ARCO DE MINAMOTO NO YORIMASA NA PARADA? MALUCO, EU VOU DESCER O CACETE EM VOCÊ! PARA DE DEIXAR MINHA VIDA MAIS COMPLEXA, SEU FULANO DUBLADO PELO KAMIYA!

E eu achando que a história do Sam e do Dean era caótica o bastante... Os Kidoshu são descendentes dos monges que ajudaram o Yorimasa a selar o Nue.

Vem cá, pergunta genuína: quantas eras passaram desde que essa besta foi selada?
 
Sim, eu vou procurar, leitor. Por quê? Porque sou obcecada por folclore.
Você que lute aí com o seu assombro.
 
O episódio já se passa num novo ano, no caso, 2019. Mil anos antes dá 1019. Período Heian, entre os anos de Kan'nin e Jian. Sim, eu vou contar quantas eras dá, PORQUE ESTOU FURIOSA!
 
Adendo: Aparentemente fiz uma confusão e não entendi que "período" é sinônimo de "era" no Wikipédia, então vou editar algumas asneiras que acabei escrevendo...
 
1019 é Período Heian, depois dele vieram: 9 eras.
Que são: Período Kamakura, Restauração Kemmu, Período Muromachi (dividido em Nanboku-cho e Sengoku), Período Azuchi-Momoyama, Período Edo, Período Meiji, Período Taisho, Período Showa e Período Heisei.
 
PASSARAM-SE 9 ERAS E O NUE SÓ SAIU QUANDO A HEISEI IA VIRAR REIWA.
Japão, você está de sacanagem comigo.
 
Ah.
Acabei de me lembrar que o Hiroshi Kamiya já trabalhou com a Miyuki Sawashiro em outro anime sobrenatural: Noragami. Ele fazia o deus hiato Yato e ela a deusa Bishamon. E, POR ACASO, ERAM INIMIGOS!
 
Estou rindo, mas é de desespero, leitor.
 
JOGADA NA BR COM O REENCONTRO DAS MANAS.
AINDA QUERO PICAR O NANASHI E FRITAR EM ÓLEO QUENTE PELO SOFRIMENTO QUE NOS FEZ PASSAR.
 
Vou mandar uma mensagem no zap pro Grande Rei Enma agilizar isso aí pra mim... #óasideia
 
Bom, leitor, terminou o episódio, só que eu vou ficar aqui para ver o encerramento. É, achei maravilhoso demais.
 
Acabou o encerramento.
 
Imagina a blogueira otaku quando morrer... Rei Enma olha bem pra cara dela e dá a sentença: VAI FAZER PESQUISA ATÉ EU MANDAR PARAR.
 
Mano...
Bom, melhor isso do que assistir alguns tipos de animes que sempre estreiam nas temporadas... Aliás, GRANDE ENMA, tenho ideias ótimas de torturas de otakus no inferno, me manda um e-mail que eu te respondo!
 
Loucuras à parte, leitor, sei que pulei uns comentários necessários sobre o episódio e vou dar o meu melhor para falar sobre os acontecimentos, junto com o contexto folclórico, se possível.

E para todos que têm pavor de Ensino à Distância (EAD), feche o navegador, POIS COMEÇAREMOS O TELECURSO KITAROU DE GEGEGE!

Gozu tem corpo de oni e cabeça de boi.
Mezu tem corpo de oni e cabeça de cavalo.

Eles são servos do Grande Rei Enma e guardas da entrada do inferno. São responsáveis por não deixar qualquer alma escapar. Quem tentar vai com certeza sofrer o triplo do que deveria.

Não são os únicos servos do grande rei do inferno que possuem cabeça de animal e corpo de oni. Sua origem veio da mitologia indiana, que foi importada junto do budismo chinês pelo Japão.

Acho muito curioso como temos criaturas relativamente semelhantes em outras culturas. A descrição física de Mezu e Gozu me lembra bastante os deuses egípcios.

É, leitor, o sobrenatural existe desde tempos imemoráveis e está por todo lugar.
Leitor, escutou? Está tocando "Carry On Wayward Son" de Kansas ao fundo. hahaha
Grande Rei Enma (Enma Daioh) é um dos treze juízes do submundo e comandante do inferno.
Além de pergaminhos com tudo o que o morto fez de bom e de ruim em vida, ele ainda possui o espelho Johari, que permite ver algumas cenas da vida do morto.

Quer tentar argumentar que não fez algo? É tipo edição de reality show, você fala que não e eles mostram a cena, para não ter erro.

Diz-se que o grande rei tem um honji, uma "forma verdadeira".
E essa forma é o Jizou Bosatsu, protetor das crianças, deus dos viajantes e guardião do submundo.
 
Você pode já tê-lo visto em algum anime, dorama ou documentário. É uma estátua de pedra normalmente pequena que parece um Buda e que usa uma roupa vermelha ou tem um pano vermelho amarrado em volta de si.

Diz-se que, no fundo, Enma quer que todas as almas paguem por seus pecados e saiam do inferno. Por isso ele supervisiona as punições, para que elas sejam aplicadas de forma justa.

Sua origem também vem da Índia, sendo conhecido como Yama, o deus da morte, na mitoligia védica. Esse conceito se espalhou por outras crenças, como o budismo indiano, que foi levado para a China e se misturou com as crenças locais e a religião.

O Grande Rei Enma japonês deriva do deus Yama, que sofreu alterações com o passar dos anos e acrescentou crenças dos lugares por onde passou. Os trajes do rei do inferno são da Dinastia Tang, época em que o budismo chinês foi levado ao Japão.

Bom, leitor, agora que você sabe esses detalhes, vamos fazer uma recapitulação do que aconteceu neste episódio.

Kitarou deixou a Gata Fofurinha no Monte Osore com a Hanako do Banheiro, para que a pequena recuperasse seu poder youkai. Enquanto isso ele foi até Tóquio tentar impedir o Nue. Nessa primeira tentativa não deu certo e o garoto acabou trazendo um Ômi Rato cadavérico à Floresta GeGeGe.

Lá o Embaixador da Boa Vontade contou sobre o acordo feito com o Grande Rei Enma.

Além do pacto ao estilo Winchester, ficamos sabendo que desde Yu Yu Hakusho que dão a volta no Seu Enma ou no seu filho (no caso de YuYu).

Agora com a chegada de uma nova era, os Quatro Generais da Traição, poderosos youkais, conseguiram fugir de sua prisão no inferno. A boa notícia é que eles não trabalham juntos e a má é que... Bem, eles estão soltos no mundo, né?

"Mas, gente, como que pode esses bichos fugirem do inferno, um lugar tão bem guardado..." - A história aqui é que a mudança de nome da era influencia o mundo espiritual, já que ela serve como um feitiço de proteção que afasta desastres e serve para rezar pela paz (palavras do Grande Rei Enma).

Esse período acaba desestabilizando o feitiço que protege o inferno.
Como comentei lá em cima, ACHO UMA PIADA DE MAU GOSTO, PORQUE SE PASSARAM NOVE ERAS SEM NADA ACONTECER, FEIJOADA.

Uma boa outra desculpa é que... antigamente acreditava-se em youkais.
Por ser algo um tanto incomum atualmente, talvez ajude na instabilidade.

Isso também fala sobre como o próprio japonês vê uma troca de era, principalmente se falarmos da Heisei (1989-2019). Lembro de ver muitas matérias na época da mudança, comentando sobre como a Heisei foi uma era pacífica para o Japão, sem envolvimento em grandes guerras e etc e tal.

Com a abdicação do imperador Akihito, que sucedeu ao trono depois da morte de seu pai, Hirohito, em janeiro de 1989, o país se viu numa situação completamente nova. Normalmente as eras terminavam com a morte dos imperadores. Aqui tivemos uma abdicação. A primeira em dois séculos.

Por mais que o atual imperador Naruhito, na época apenas "príncipe da coroa", não tenha ambições armamentistas ou de guerrear, é uma novidade, sinônimo de um futuro incerto.

Sem esquecer da simbologia do nome, como comentei no post passado com o episódio do Nanashi.

Se você pegar os kanjis de Heisei (平成) e traduzir literalmente, daria algo como "crescer com paz"; "se tornar pacífico". Enquanto Reiwa (令和), segundo Thiago Nojiri, significaria "calmaria promissora", "serenidade florescente" e afins.
Então já pode voltar ao inferno, né, amado? Já satisfez sua fome, AGORA VAI!
Voltando ao episódio em si...
Para ter a Mana Gata novamente e acabar alterarando as leis da natureza, como não queria o Grande Rei Enma, Kitarou faz uma proposta irrecusável: captura e traz de volta as almas dos Quatro Generais da Traição.

Se falhar nessa missão, a Mana Gata retorna ao inferno e a alma de Kitarou ficará eternamente ligada à prisão, no lugar dos youkais fugitivos.

O nosso querido Embaixador da Boa Vontade então pede para que os amigos não comentem com as Manas, para que elas continuem sorrindo felizes.

Num segundo cerco contra o Nue, Kitarou só consegue usar um ataque válido contra um dos Generais da Traição e mesmo assim não se dá muito bem, sendo habilmente salvo pela Mana Gata que deixou sua versão fofurinha para trás.

A gente poderia comemorar a primeira prisão de fujão, porém, SURGIU O FULANINHO COM NOME DE SOBERANO e estragou tudo. Inclusive minha vida, achando que não precisaria mais pesquisar TANTA COISA.

LEDO.
ENGANO.

Amo o Kamiya, mas esse personagem dele está me dando nos nervos.

E aí a gente entra na SEGUNDA PARTE DAS PESQUISAS... Leitor, se você já se cansou de ler, imagina eu que tenho que pesquisar, entender o que estou lendo (muitas vezes em inglês) e a partir daí te explicar em português de uma forma simples?

TÁ ACHANDO QUE BLOGAR ANIMES É FÁCIL?
Bom, na verdade é sim. Cada blogueiro é que complica sua vida de uma forma inusitada.

Pelo que contou a nossa Enciclopédia Youkai, os Kidoshu eram especialistas em proteger humanos e caçar youkais, usando uma mistura de Onmyodo com Shugendo.

Onmyoudou é uma mistura de ciência natural com ocultismo, astrologia e adivinhação. Baseado na filosofia chinesa dos cinco elementos e do Ying e Yang, foi influenciado posteriormente pelo taoísmo, budismo e xintoísmo. Seu usuário mais famoso foi Abe no Seimei.

Já o Shugendou é uma espécie de budismo originário do Japão, que sincretiza diversos elementos de outras religiões, como o xintoísmo, taoísmo e crenças animistas pré-budistas. Seria uma forma de conseguir poderes espirituais através de algumas práticas bastante severas, como retiros em cavernas, marchas prolongadas e jejuns.

Sabe qual é um dos mais famosos praticantes de Shugendo? Benkei.
Sim, leitor, O BENKEI CITADO EM DESTRUCTIVE GOD (06) ESTA SEMANA.

Que a coincidência é bem macabra, AH ELA É E MUITO!

O moço do Kidoshu além de mostrar suas habilidades, interrogou o Nue para saber se ele tinha tacado fogo no seu vilarejo. A boa notícia é que não foi ele, a ruim é que ninguém ainda sabe quem foi.

O rapaz então absorveu a alma do Nue, depois de fazê-lo liberar toda a energia vital que tinha sugado nos ataques das duas noites.

Traduzindo: Kitarou perdeu UM General da Traição, agora precisa urgentemente recuperar os outros três antes do Kidoshu.

Desculpa, não consigo chamar o moço de "Rei" não. Só se for REI DA ENCRENCA, porque olha...
A cara de quem foi salvo nos quarenta e cinco do segundo tempo, né, Kitarou?
Muito bem, no link de Onmyodo que postei ali em cima, tem a informação de que essa arte foi proibida de ser estudada até o ano de 2006. SIM, DOIS MIL E SEIS, GALERINHA, QUANDO EU TAVA CURSANDO O ÚLTIMO ANO DO ENSINO MÉDIO!

Então faz muito sentido quando o Pai Olho fala do desaparecimento dos Kidoshu, que perderam a serventia e os poderes, junto com a descrença das pessoas nos youkais.

Com isso, talvez tenha sido mais fácil os seres sobrenaturais se vingarem.
E agora só temos o Rei da Encrenca como sobrevivente Kidoshu.

ÚLTIMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE ESTE EPISÓDIO, LEITOR, PROMETO.

Deixei passar uma lenda sobre o Nue que fala do fatídico ataque à Quioto, só que no verão de 1153. Bom, a minha contagem das eras continua certa.

A história diz que o imperador Konoe começou a ter pesadelos todas as noites e ficou muito doente. Como nenhum medicamento ou prece conseguia curá-lo, desconfiaram da visita de um espírito maligno.

O imperador então chamou lendário samurai Minamoto no Yorimasa, que junto de seu arco, I no Hayata, teria a missão de acabar com o espírito. Durante uma noite, um vento estranho soprou e Minamoto atirou sua flecha ao céu nublado acima do palácio. De lá caiu o Nue, que foi finalmente abatido por Minamoto e seu arco.

Depois disso o imperador se recuperou e deu ao seu salvador a espada lendária Shishio, porque tudo aqui é lendário.

Assim como vimos no anime, o Nue foi derrotado pelo Raijodo do Kidoshu, um arco mágico que replicou o I no Hayata de Minamoto.

Agora chega de conversa, vamos ao próximo episódio!

GeGeGe no Kitarou (2018)
52º episódio
Jogada na BR com o ultimato da mãe da Miyabi!
Opinião: Leitor. O universo tem pregado umas peças muito "engraçadinhas" comigo e como eu acho que nesta parte não terei que escrever tanto por causa de pesquisa, vou compartilhar, POIS FAZ MUITO SENTIDO.
 
Desde que comecei a ver Sobrenatural, já aconteceu:
-Porta bater (por causa do vento);
-Luz piscar;
-Luz queimar (era a que piscou);
-Gente gritar na rua (era madrugada).

E hoje que eu decidi chutar o pau da barraca (não que eu pudesse ou devesse), terminei a quarta temporada e já embarquei no começo da quinta.

A série é boa? Não.
Estou começando a ficar cansada dos moços bonitos? Sim.
Por que continuo assistindo? A localização da dublagem ainda me pega e o trabalho do elenco de dubladores também é muito bom.

"Localização" é quando, além da tradução normal, o produto recebe algumas gírias e bordões locais, algo para aproximar o público e que obviamente faça sentido ou adapte melhor o que foi dito no idioma estrangeiro.

Por exemplo: existem piadas em inglês que não fazem sentido em português, além de gírias e outros termos mais locais, aí entra a tal da "localização".

Explicação aí caso você nunca tenha ouvido falar no termo. Se já ouviu, SEGUE O ROLÊ, LEITOR!

Basicamente, continuo assistindo Sobrenatural pela dublagem, pela curiosidade e talvez por ser um entretenimento sem compromisso. Anime virou trabalho, então nem sempre estou a fim de assistir alguma coisa. E o que eu normalmente quero, já está na programação em forma de post.

Voltando a chutar o "pau da barraca"... Qual é o tema deste episódio de Kitarou? GAROTA FOGE DAS RESPONSABILIDADES.

Sabe o que é isso, leitor? O LEVANTE DOS ANIMES.
Agora que estou dedicando meu tempo ao 3D de carne e osso, eles ficaram chateados e mandaram mensagem cifrada.

Quer uma boa notícia? Vamos falar um pouco mais sobre sociedade em geral e provavelmente "moral da história" neste episódio. Bom, espero que você goste de ler, porque o texto deste post vai ficar enorme!

Eu saio de Sobrenatural e daí a gente tem uma versão dele no Arco dos Quatro Generais da Traição. Eu estou rindo, mas é de nervoso desespero.

Ok, hora de descobrir quem foram os outros três que fugiram do inferno!

Kurobozu, Kido Ibukimaru e... TAMAMO-NO-MAE.
QUE É PRATICAMENTE O SATANÁS DOS YOUKAIS.
Leitor, a gente vai ter um arco delicioso pela frente. PRA BOTAR A FAMÍLIA WINCHESTER E AS TRETAS CÉU E INFERNO DELES NO CHINEEEELO! Ou melhor, NA TAMANCA DO KITAROU!

Não vou estragar a patifaria que vai ser a pesquisa em cima da Tamamo-no-Mae, mas o que o próprio episódio adiantou é que se trata de uma Kyuubi no Kitsune, ou seja, UMA RAPOSA FACEIRA DE NOVA CAUDAS.

Leitor, O EPISÓDIO DA TAMAMO VAI SER A QUEDA DO COBRE DA TABELA PERIÓDICA, ME AGUARDEM.

Não bastasse essas "ótimas" notícias, parece que o Véio do Espelho (Kagami-jiji) comentou que o Hitotsumebo foi caçado pelo Rei da Encrenca por causa de seu "Jagan", um olho que permite ver longas distâncias.
 
Quanto mais ele elimina youkais e os absorve, mais forte fica. Só quero ver qual vai ser o fim desse moço, porque isso não pode dar em boa coisa.

Kitarou, amado, NÃO MATA TEU PAI AFOGADO!
TÁ ACHANDO QUE ELE É OVO PRA SER COZIDO EM ÁGUA QUENTE?

Pois é, miga, QUEM É QUE NÃO QUERIA VOLTAR PRA ÉPOCA EM QUE NÃO TINHA QUE FAZER NADA, NÉ? FICAR SÓ BRINCANDO, SEM PRECISAR SE PREOCUPAR EM PAGAR AS CONTAS. Super te entendo, só que não dá, né?

Quer dizer...
Não dá mesmo?
Bom, parece que o sobrenatural continua sendo influenciado pelos desejos das pessoas em GeGeGe no Kitarou.

Momento esclarecimento: "Kinoko" tem a mesma sonoridade que "cogumelo" em japonês, no entanto, os kanjis usados aqui são de "Filho de Árvore" ou "Criança da Árvore" (木の子).

Muito bem, são muitos detalhes para comentar, então estou deixando separado no rascunho.

AGORA EU QUERO QUEBRAR A MALDIÇÃO DO "DUBLADOR DESCONHECIDO"!
Passei altas vergonhas com The God of High School (02) e quase perdi a razão com Mairimashita! Iruma-kun (11).

Dois personagens, dois chutes errados em quem seriam seus dubladores.

AGORA VOU QUEBRAR A MALDIÇÃO E ACERTAR!
Acho que o Takaya Kuroda que dubla o Yama-Tengu. TÁ TOTALMENTE COM A VOZ DO SULLIVAN DE IRUMA-KUN! SERÁ UMA ALTA SACANAGEM SE NÃO FOR!

É o Takashi Matsuyama que dubla o Yama-Tengu... É O TERCEIRO ERRO EM UMA SÓ SEMANA!
Seus principais destaques no blog são: Hitotsume Nyuudou de Nurarihyon no Mago, Hitotsume no Chuukyuu Youkai de Natsume Yuujinchou, Rurio de Hoozuki no Reitetsu, Mokuren Kashiwagi de Miira no Kaikata, Akimura e Gouhara de GeGeGe no Kitarou.
 
TÁ DE ZOEIRA QUE É O DUBLADOR DOS HITOTSUMES...
MANO, A VOZ DELE É PARECIDA DEMAIS COM A DO KURODA! VAI SE LASCAR!

Leitor, serei obrigada a pedir uma música no Fantástico (Globo).
 
TADEU SCHMIDT... TOCA A BRAAAAAABA!
*Começa "Contradiction feat. Tyler Carter" de KSUKE*
 
É muito contraditório a pessoa que reconhece vozes de dubladores japoneses, ERRAR TRÊS VEZES SEGUIDAS.
 
Tudo bem que não eram vozes fixas da biblioteca auditiva, mas... POXA! HUMILHAÇÃO ATRÁS DE HUMILHAÇÃO! NÃO ACEITO ISSO!

Gente, e o ataque do Yama-Tengu que é de PELOS DE NARIZ?
Não sei o que falar, imagina o que sentir.
Ai, amiga, quem nunca parou para pensar na época de bonança que teve na vida, né?
Bom, terminou o episódio e a impressão que fica é de que assisti a uma fábula (histórias que no final têm alguma lição de moral).

Já aproveito para adiantar que olhei nos cinco volumes que tenho de Kitarou aqui, da edição 2007 da Kodansha, e nenhum deles têm histórias específicas com os Quatro Generais do Inferno e os Kinoko.

Quer dizer então que nunca existiu? Errado, leitor. Quer dizer que na edição que tenho comigo, essas histórias não aparecem.

E como já comentei em posts anteriores, mesmo as que são inspiradas em capítulos específicos do mangá, foram adaptadas/modificadas. Como Kitarou tem vários animes e às vezes contando os mesmos acontecimentos, é preciso mudar algumas coisas para que o público não se canse de ver repeteco.

E agora vamos para o TELECURSO KITAROU DE GEGEGE!

Neste episódio acompanhamos Miyabi, uma das amigas da Mana Humana, que reclamada de tudo.
 
Apesar de ter comida mesa, reclama que o café da manhã não é mais bonitinho ou "requintado", não aguenta ter que ajudar em casa e estudar. Basicamente está naquela fase da vida que tudo o que a pessoa quer é morar no clipe da música "Brisa" da IZA. Ficar de boa sem fazer nada.

No caminho para se encontrar com as amigas, Miyabi acaba entrando na floresta dos Kinoko, youkais crianças que vivem se divertindo. Segundo a nossa Enciclopédia Youkai, Pai Olho, a passagem para esse lugar só se abre de quinhentos em quinhentos anos.
 
Sem falar que o tempo por lá é diferente.
Tanto é que uma só tarde no mundo humano, se transforma em anos na floresta dos Kinoko.

Miyabi que chegou lá criança, sente as roupas encolherem e o sapato ficar apertado. E experimentou a noção de responsabilidade que naturalmente acomete os mais velhos, começando a se irritar com a sujeira e bagunça dos Kinokos.

A partir daí a menina lembra da mãe e de que estava ficando parecida com ela naquele lugar. A saudade bate e o sentimento de só querer curtir a vida vai dando lugar a preocupação.

Ela é resgatada por Kitarou depois de enviar algumas fotos para Mana com as criaturas sobrenaturais, dando ideia de onde estava e como o Embaixador da Boa Vontade poderia trazê-la de volta.

O problema é que a fama do meu filho É ENORME e nem sempre das melhores, então apavorados com a ideia de perder Miyabi, dois deles se aventuram nas montanhas e pedem ajuda ao Yama-Tengu.

Ele aceita, mas acaba se encantando com a beleza mais madura de Miyabi (que agora virou uma jovem) e resolve sequestrá-la para se tornar sua esposa.

Aconselhados por Pai Olho a compreender que os youkais e os humanos têm pensamentos diferentes sobre o que é a felicidade, os Kinoko ajudam Kitarou a entrar na morada do Yama-Tengu.

Depois de uma rápida batalha, o protagonista consegue salvar a amiga de Mana e ela volta para o mundo humano com outra mentalidade, sabendo agora todas as responsabilidades que precisa carregar e que isso faz parte de seu crescimento.

É basicamente essa a moral da história: não fuja das suas responsabilidades, pois vai ser pior.

Além disso o episódio lembrou bastante Peter Pan (J.M. Barrie) e sua Terra do Nunca, com uma leve e importante diferença: em vez de continuar criança para sempre, a humana começou a amadurecer mais depressa.

E aí cabe margem para outras interpretações.
Achei os Kinoko muito adoráveis... Só que eu tinha certeza de que aquele bolinho era de lama.
Leitor, vou citar um tema que pode ser delicado nas próximas linhas: abuso sexual e pedofilia.
Se você não se sente bem lendo sobre isso, por favor, volte a ler o texto quando vir o "BOM, SAINDO DISSO" <- desse jeitinho mesmo, só que sem as aspas.
Tá bom?

Quando as crianças estão crescendo, saindo da infância e entrando na puberdade, ainda nessa fase de transição, elas continuam brincando e se divertindo com o grupo da mesma faixa etária, porém, os mais velhos começam a notar essas mudanças e sabemos que nem todo mundo é bom e legal.

Os Kinoko não viam a Miyabi como uma garota mais madura, e sim como a amiguinha que estava brincando com eles, enquanto o Yama-Tengu já a viu como uma mulher.

E isso não é uma exclusividade do Japão.
 
Muitas pessoas conhecem histórias de abuso infantil, quando não são vítimas dela. O que mais preocupa é que boa parte da população não saberia identificar um abuso, pois educação sexual é tido como um assunto tabu, escondido, como se ajudasse as coisas ruins a não acontecerem. E não é assim que a banda toca.

Conhecimento é o único jeito de identificar algo e saber o que fazer para resolvê-lo. Se você não sabe que é mais fácil cortar a melancia ao meio e depois em partes menores, você corre o risco de ter a brilhante ideia de meter uma mordidona na casca. O que obviamente não é nada saudável para os seus dentes.

Sim, foi um exemplo exagerado, mas é para explicar a importância que informações corretas podem fazer pela vida das pessoas.

"Nossa, Kimono, mas o que tem a ver a menina ser sequestrada pelo Yama-Tengu?" - Leitor, o meu papel é interpretar o que assisti e comentar sobre isso, e não fazer só um resumão. E como já disse em outros posts, a arte tem o papel de gerar debate, então estamos aqui.

Quando os Kinoko foram pedir ajuda ao Yama-Tengu, que é maior, mais forte e fisicamente mais velho que eles, queriam apenas que Kitarou não levasse a amiga.

A criatura mudou de ideia quando viu a Miyabi, que não tinha mais um corpo de criança e sim de alguém na puberdade. Exatamente quando começa a chamar a atenção, principalmente das pessoas mais velhas.
 
A parte do "se tornar minha esposa" pode ser interpretado como alguém que cuidará dos afazeres domésticos, assim como aquela que proverá o prazer do marido.

Não estou dizendo que todo adulto vai cobiçar o corpo de um adolescente, no entanto, a faixa etária de pedófilos e abusadores num geral é de mais idade que a da vítima.

O que também trabalha para isso? A fetichização do corpo da mulher. Transformado em objeto de prazer para os homens.

É mais fácil você ver um homem quase quebrando o pescoço para ver uma mulher, independente da quantidade de pano que ela tenha ou não no corpo, do que uma mulher fazer isso com um homem.

Sim, também tem a questão do machismo, da demonização da sexualidade feminina e mais uma série de fatores. Mas é o que acontece: os homens são ensinados a olharem corpos femininos com desejo como se fosse algo natural.

"Ainn mas nem todos" - Leitor, carapuça. Carapuça, leitor. Se você não vestir, ela não estará te indicando.

Quem fica com raiva da afirmação que não contém a palavra "todos" antes de "homens", precisa rever seus conceitos e entender que SE VOCÊ NÃO FAZ, não coloque a culpa em cima de si mesmo apenas por fazer parte do grupo citado.

É como alguém chegar e falar: "Otakus são ridículos".
Ok, você está revoltado, não sei o que rolou, só que se quiser contar, manda aí.
Agora se falar: "Todos os otakus são ridículos".
Poxa, aí é sacanagem com a categoria inteira e todos temos o direito de reclamar.

BOM, SAINDO DISSO... o episódio nos ensina que não dá para fugir das responsabilidades e que tudo deve ter seu tempo.

Hora de brincar, hora de estudar e hora de ajudar em casa.
Quinhentos anos é a metade do tempo que o Nue passou no inferno.
E FINALMENTE SAÍRAM AS LEGENDAS DA MÚSICA DO ENCERRAMENTO!!!
Sei lá, o jeito que o Kitarou toca a Biwa antes de mandar os mortos ao submundo é diferen- PWEROKOQEGRNIQENRGNRGNJNF.

Sério, gostei demais desse encerramento.
Bom, como apreciadora de folclore, difícil não gostar.
E, sim, eu pulo a abertura normalmente. Minha pressa é para assistir o episódio.

Bom, nos vemos daqui a... duas semanas provavelmente, porque separei a programação para cair direitinho na semana do meu aniversário, quando teremos a tradicional Dobradinha de Magi.

É, leitor, o ano está acabando.

Este anime foi assistido na Crunchyroll.

Nos vemos no próximo post de GeGeGe no Kitarou (2018)!

Por Kimono Vermelho aquela que morre a cada problema técnico que aparece - 02/10/2020

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