Sim!!!
O ANIME DO SHAMISEN VOLTOU!
E com o penúltimo post dele!!!
Bora descobrir se vai ter barraco de família... Digo, Casos de Família (SBT)?
Nos episódios anteriores... a turma da roupa colorida passou seus últimos momentos antes da apresentação chorando, tendo síncopes, despejando os problemas ali em vez de procurar um psicólogo e... Chegou a hora tão aguardada.
Nos episódios anteriores... a turma da roupa colorida passou seus últimos momentos antes da apresentação chorando, tendo síncopes, despejando os problemas ali em vez de procurar um psicólogo e... Chegou a hora tão aguardada.
Contudo, apesar do esforço do grupo e do talento do Setsu, a premiação não rendeu a expectativa que tiveram com a apresentação.
Qual é o seu som, Setsu?
Mashiro no Oto
10º episódio
Setsu Sawamura - Motivo de briga entre os pais biológicos... que não estão tão preocupados com ele, e sim com a habilidade que ele pode mostrar. |
Nada melhor do que o Wakana para comentar esse louco Casos de Família! |
Bom, enquanto isso a gente segue com as cartinhas para reforçar que, apesar da situação da pandemia estar um pouco mais controlada, nós precisamos continuar com os cuidados.
E hoje é dia dela!
DELA MESMA! A RAINHA DA PORRA TODA!
UMEEEEEEEEEEEEEEEEEKO! DEMÔNIA MARAVILHOSA!!!
Agora só preciso saber quem conseguiu convencê-la e se eu preciso pagar alguma coisa, porque... Não tenho dinheiro.
WAKAAAAAAAAAAAAAAANA, SOCORRE AQUI!
"Olá, Kimono e seus estimados leitores.
Quem vos escreve é Umeko, mãe de Wakana e Setsu Sawamura, filha de Matsugorou Sawamura, empresária da companhia Ume-Marujirushi e criadora da primeira competição intercolegial de shamisen do Japão.
Depois de ver os esforços da blogueira em alertar seus leitores sobre a pandemia da Covid-19, resolvi fazer a minha contribuição nesta mensagem.
Sim, viver é ótimo, sair de casa é libertador e encontrar pessoas queridas é melhor ainda. Só que tudo isso deve ser feito ainda com cuidados.
Por mais que a maioria dos adultos esteja completamente vacinado, a pandemia em si ainda não acabou e por isso você deve manter alguns 'protocolos':
-Usar máscara sempre que sair de casa;
-Lavar as mãos com água e sabão regularmente ou limpá-las com álcool em gel 70%;
-Higienizar compras e acessórios de uso diário com álcool 70% quando chegar em casa, tomar banho e colocar as roupas que usou na rua para lavar;
-Evitar lugares com aglomerações;
-Evitar lugares fechados ou com pouca ventilação;
-Tomar todas as doses que forem preciso: vacina de dose única é de uma dose, vacina de duas doses é obviamente vacina de duas doses e a terceira dose deve ser tomada por grupos indicados pelos especialistas.
A Covid-19 ainda não tem um tratamento modelo, não tem uma cura que elimine a doença sem deixar sequelas e, o mais importante e preocupante, a Covid-19 mata. Além do mais, existem as mutações, que deixam o vírus ainda mais perigoso.
Ninguém está dizendo que você precisa se trancar em casa, mas é bom lembrar que a pandemia continua e que a liberdade deve ser aproveitada com consciência, e não inconsequência.
Aproveito para relembrá-los dos principais sintomas da Covid-19:
-Febre acima de 38°C;
-Tosse seca ou com produção de catarro;
-Calafrios;
-Peda de olfato;
-Perda de paladar;
-Dores musculares, na cabeça e na garganta;
-Coriza (nariz escorrendo);
-Falta de ar;
-Dificuldade de respirar.
Se tiver contato com uma pessoa positivada no teste da Covid-19 ou apresentar alguns desses sintomas, procure imediatamente o serviço de saúde mais próximo da sua casa, faça um teste e seja monitorado.
Desejo a todos uma próspera retomada de vida e que a pandemia acabe logo.
Assinado: Umeko Sawamura."
Wakana, me diz que você tem algo a ver com isso, pois ficarei em estado de choque se descobrir que sua mãe leu algum post meu. Obrigada.
Agora a gente segue com o episódio e... ainda tem a apresentação solo do Setsu, né? Será que ele vai fazer tudo certo ou vai dar "curto-circuito" e sair correndo?
EU NÃO SEI O QUE EU FAÇO DA VIDA: se eu aplaudo o Wakana por SACAR QUE O BICHO VAI PEGAR ou se eu RIO HORRORES do Setsu se perguntando o que caralhos o Tanuma faz... comendo do lado dele?
PARABÉNS, SETSU! VOCÊ GANHOU UM GRUDE!
Sério... Não é um amigo, não é um parça, não é um crush... é um grude. Que nem chiclete, quando você sem querer pisa na rua e ainda está "fresco".
Troque por um alimento que é comido de formas diferentes no Brasil e... você terá uma treta gastronômica entre regiões de um mesmo país! Até tu, Japão? |
ESPERA.
Está rolando a competição enquanto TANUMA COME e OFERECE SUA COMIDA para o Setsu? E ainda diz que é "comida de batalha". ALGUÉM ME ACODE, QUE EU NÃO VOU DAR CONTA DESSA ZOEIRA SOZINHA!
Não.
SETSU, NÃO DÁ PALCO PRA ESSE MALUCO, PELO AMOR DOS DEUSES!
Jogada.
No chão.
DA SALA.
Porque não é possível.
Quer dizer que o "sekihan" de Tóquio...
a) Não é doce;
b) Não tem sabor;
c) O que raios é um "sekihan"?
Sal de gergelim torrado.
MANO. SAL DE GERGELIM.
"Meu amigo... se foi" - Está comprovado com essa fala que o Tanuma é o Aoi Toudou (15) do rolê. PODE FECHAR O CLUBE DOS SEM AMIGOS! É MEMBRO DEMAIS PRA CONTINUAR ABERTO!
Não.
E quando a gente acha que não pode ficar ainda pior, o Tanuma tem mais ritual do que otaku quando decide assistir anime e falar sobre ele. O quê? Referência? Onde? QUE REFERÊNCIA? NUNCA CHUTEI PEDRAS ALEATÓRIAS ATÉ ENTRADAS DE LOCAIS! NUNCA! Mas, sim, costumo deixar as introduções dos posts feitas antes mesmo de saber quando vou assistir o episódio.
EITA.
CHEGOU O "TANUMA PAI".
Aliás, isso me lembra que eu chamava o pai do Tanuma de Natsume Yuujinchou... De "Tanuma Pai". E sinto que esse Tanuma Pai de Mashiro no Oto desonra o Tanuma Pai de Natsume Yuujinchou.
Certo, bora decorar "Kamiki Ryuugen" para não desonrar o apelido do pai do Tanuma de Natsume.
NÃO.
PERA.
ESPERA...
GENTE!
ACABOU DE COMEÇAR O CASOS DE FAMÍLIA!!!!
CHAMA A CHRISTINA ROCHA, QUE O NEGÓCIO VAI PEGAR AQUI E AGORA!!!
Palmas.
Tocantins.
O Brasil inteiro.
Wakana: O que o tirou de Aomori?
Ryuugen: Vim ver as habilidades do meu filho.
Kimono: *SURTANDO* AAAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHH!!!!
Deos Matoba: E o Tanuma Filho é o quê?
Né?
Esqueci do Tanuma Filho, mas...
GENTE!!!! SERÁ QUE ME PRECIPITEI?
Ok, vamos refazer a cena.
Wakana: O que o tirou de Aomori?
Ryuugen: Vim ver as habilidades do meu filho.
Kimono: Qual deles? *emoji de óculos escuros*
"As habilidades do Souichi? Por que só agora?" - BOM DIA, WAKANA! TUDO BEM, WAKANA? BORA SAIR PRA COMER PÃO, WAKANA?
"É um escândalo repentino?" - EU AMO ESSE TIOZINHO DA LOJA DE SHAMISEN E VOU PROTEGÊ-LO... Não, não vou, BORA CHAFURDAR NO CASOS DE FAMÍLIA, TIO!
Eu adoro como o Wakana tenta proteger o irmão mais novo... do próprio pai dele. |
"PAGA A PIPOCA QUE TEM FOFOCA" - A tag do blog perfeita para esse momento! |
"Você é realmente um velho egocêntrico" - SETSU SAWAMURA FALOU! GENTE, O SETSU SAWAMURA FALOU!!!! GEEEEEEEEEEEEEENTE, PEGA UMA ÁGUA GELADA PRA MIM, QUE ESSE EPISÓDIO JÁ DERRETEU PARTE DO MEU CÉREBRO!!!!
QUEEEEEEEEEEEEEEEEEIMA QUENGARAL!!!!
Não.
NO MEIO DA CONFUSÃO O CELULAR DO WAKANA TOCA!
NÃO É POSSÍVEL!
UMEKO, É VOCÊ?!
QUEEEEEEEEEEEEEEEEEIMA QUENGARAL!!!!
UMEKO RAINHA DAS CÂMERAS!!! MANDOU TRAZER O CARECA LÁ!
Mas... Quem é "careca"?
Pelo amor de Deos Matoba, Yui. A GENTE NO MEIO DO CASOS DE FAMÍLIA E VOCÊ SE PERGUNTANDO SE SETSU E MAIMAI SÃO IRMÃOS. SIM, SÃO MEIO-IRMÃOS...
Pera, deixa eu despausar antes.
OI.
OI O QUÊ?
O QUE QUE FOI?
ESSE CHEIRO É DE QUENGARAL QUEIMANDO?
COMO ASSIM O SOUICHI E A MAI SÃO ADOTADOS?!
O QUE A FODA, MOÇO DE AOMORI QUE NÃO DECOREI O NOME?!
Espera.
Único parente de sangue é o Setsu?
O WAKANA NÃO É FILHO DO RYUUGEN?
DE QUEM O WAKANA É FILHO?
EU ESTOU CONFUSA!
O nome do moço de Aomori é Kouta. Vou esquecer, desculpa.
Kouta contando os segredinhos sujos. Seria esse o "mundo pantanoso dos famosinhos do shamisen"? Quando que sai uma fofoca horrível sobre o Kamiki... Digo, o Seiryuu?
Yui.
A Yui, gente.
ELA QUER QUE O SETSU E A MAI SE CASEM.
Yui, a menina do restaurante e a Shuri se acharam fofas, amiga. VOCÊ TÁ TÃO BOA DE SHIP CANON QUANTO EU DE MATEMÁTICA! Mas não tem problema! Cada um shipa o que quiser... e eu tenho calculadora! Yay! -q
EITA.
O QUENGARAL TÁ QUEIMANDO FODA NESSA REUNIÃO "FAMILIAR"!!!
CHRISTINA ROCHA, AMADA, O TELECURSO HOJE VAI PEGAR FOGO NO SHAMISEN!
Esse concurso é basicamente uma briga de egos.
Wakana, se torne maior de idade e pegue a guarda do Setsu, porque, olha... NADA DE BOM VAI SAIR DE PAI E MÃE AÍ.
Eita que o Kimono de Ouro vai estar fácil na categoria "Pai/Mãe/Responsável Lixo" de 2021...
OK.
NÃO É UM CASOS DE FAMÍLIA COM BARRACO, SE NÃO TEM O BARRACO (leia: Kamiki Seiryuu)! Ele é "O Barraco" pelo simples fato de... PORRA, MALUCO! TÁ FAZENDO O QUE AÍ? JÁ TEM QUENGARAL QUEIMANDO EM EXCESSO NO RECINTO, SABE?
É muito "Kamiki" junto num só ambiente. Isso não vai prestar.
Bom, vou fazer uma pausa, acalmar MEU CÉREBRO DERRETIDO PELO CASOS DE FAMÍLIA...
Ah.
Ushio Arakawa.
Acalmou tanto o Casos de Família... que agora dá para voltar a assistir Mashiro no Oto como Mashiro no Oto, e não como Those CASOS DE FAMÍLIA Notes...
Bom, leitor, terminei o episódio e agora a gente segue com o Telecurso Those Casos de Família Notes - Enquanto o quengaral queima, a gente segue com as apresentações!
NUNCA MAIS VOU OLHAR ESSE ANIME E ESCREVER O TÍTULO EM INGLÊS CORRETAMENTE! "Those Snow White Notes" que me perdoe, mas hoje o dia foi TOTALMENTE DO CASOS DE FAMÍLIA!
Vou dar o meu melhor para narrar esse incrível barraco de família, assim como fiz com a briga de condomínio (06) em Jujutsu Kaisen.
CONTUDO, antes disso tenho que fazer a lição de casa, que é... PESQUISAR ELENCO DE DUBLAGEM E PASSÁ-LO PARA VOCÊS!
Kamiki Ryuugen, o "Tanuma Pai Bosta", é dublado por Binbin Takaoka.
Todos os papéis creditados no MAL são de coadjuvantes.
Alguns deles: Isaac Justin Drake de Youjo Senki, Gensei Kihara de To Aru no Railgun (J.C.Staff), avô do Seigi de Taboo Tattoo (J.C.Staff), Sauros Boreas Greyrat de Mushoku Tensei: Isekai Ittara Honki Dasu (Studio Bind), Izumida de 3-gatsu no Lion.
Sayuri Tanuma, a esposa do Kamiki Ryuugen, é dublada por Masako Katsuki.
Seus principais destaques são: Farangis de Arslan Senki (1991) (animate film, Aubec), Michiru Kaiou de Bishoujo Senshi Sailor Moon S (Toei Animation), Tsunade de Naruto (Studio Pierrot).
Ushio Arakawa, o "Exibido de Fukuoka", é dublado por Fukushi Ochiai.
Curiosamente tem muitos personagens com caras redondas ou acima do peso na sua lista de trabalhos.
Seus principais destaques são: Sanou de Beastars (Orange), Natsunosuke Bonda de Gurazeni (Studio Deen), Shinya Ozeki de Hinomaruzumou (Gonzo), Manami Daimon de Tribe Nine (LIDENFILMS). Adendo sobre "Tribe Nine": vai estrear na temporada de inverno/janeiro de 2022, segundo o MAL.
Dokkoi, o adorável gato gorducho... Sim, ele tem dublador creditado... E é o Nobunaga Shimazaki.
SOCIEDADE, SEU SHIMAZAKI É UM FANFARRÃO! Adoro esse moço.
As informações sobre elenco de dublagem foram tiradas do Anime-Planet e do MAL.
E para finalizar com a "parte técnica"...
Sekihan é o "arroz vermelho". Basicamente um arroz glutinoso (mochigome) com feijão azuki, que costuma ser usado em doces.
Pelo que vimos no episódio, em Aomori eles costumam usar açúcar, deixando o sekihan mais doce, enquanto em Tóquio o tempero fica por "conta do freguês". Parece que o Rai prefere sekihan com sal de gergelim torrado.
Aliás, o gergelim é bastante consumido na culinária asiática, seja em natura, torrado ou como óleo. Esse do sal eu não sabia. Achei fantástico.
Setsu manda o coleguinha "morrer", mas dá soco de olho fechado... Vai entender... |
CHAMA A CHRISTINA ROCHA, QUE VAI COMEÇAR O NOSSO THOSE CASOS DE FAMÍLIA NOTES!
Tudo bem que se você assistiu esse anime com um pouco mais de calma e atenção, deve ter percebido numas cenas de flashback em episódios anteriores, que o Kamiki Ryuugen aparece próximo ao Setsu criança. Acho que até cheguei a cogitar a possibilidade daquele homem (que eu não fazia ideia de quem era) ser o pai do nosso protagonista.
Numa revelação BOMBÁSTICA, bem ali no hall de entrada do local que está sediando o primeiro intercolegial de shamisen, temos Ryuugen dizendo que SE PICOU DE AOMORI ATÉ TÓQUIO para ver as habilidades do filho. E eis que o filho era Setsu Sawamura.
Não vamos aqui entrar em questões de reconhecimento de paternidade, DNA, nome no registro e pensão, pois obviamente o anime não vai dar tanta informação assim... De qualquer jeito é curioso perceber que o nosso adorável protagonista tem o sobrenome "Sawamura", e não "Tanuma".
Seria para manter o sobrenome do Matsugorou "vivo"?
Que rolo aconteceu para a nossa poderosa Umeko ERRAR TANTO NA VIDA e ter um filho com o Ryuugen?
"Kimono, como assim manter o sobrenome do Matsugorou 'vivo'?" - Aos leitores que não compreenderam, bora explicar.
Sobrenomes costumam ser passados de geração em geração a partir de descendentes do sexo masculino.
Por exemplo: Seu João Silva casou com Helena dos Santos e teve dois filhos, Ana e Paulo. Os nomes completos ficam: Ana dos Santos Silva e Paulo dos Santos Silva.
Ana se casa com Augusto Lima e tem dois filhos, André e Gustavo.
Os nomes dos meninos ficam: André Silva Lima e Gustavo Silva Lima.
Paulo se casa com Sônia Sobral e tem um filho, Pedro.
O nome do garoto fica: Pedro Sobral Silva.
É uma ideia machista de que apenas os homens carregam o sobrenome da família. Enquanto as mulheres perdem o sobrenome da mãe quando se casam, mantendo assim o sobrenome do pai e do marido.
A Ana que era "dos Santos Silva", se torna "Ana Silva Lima". Existem mulheres que mantêm tanto o nome da mãe quanto do pai e agregam o último sobrenome do marido.
Enfim...
Tudo isso para dizer que, mesmo sendo filho biológico do Ryuugen, o Setsu herdou o "Sawamura" da mãe (que é filha do Matsugorou, que era "Sawamura").
"E quanto ao casal de filhos 'Tanuma'? Como assim são adotados?" - Bom, pode ser que o Ryuugen e a esposa tenham escolhido não ter mais filhos biológicos ou, o mais provável, é que ele adotou para que essas crianças fossem seus discípulos.
Em Shouwa Rengoku Rakugo Shinjuu existe um mestre de rakugo (um contador de história) que adota dois meninos, um mais "abastado" e outro que insiste em querer ser seu discípulo. Aquele que tiver mais habilidade, herda o "nome artístico" do mestre e se torna o novo Tal Tal de Tal.
Aqui o Ryuugen, ou melhor, o Sr. Tanuma, quer que o Setsu se torne o próximo Kamiki Ryuugen.
E DÁ-LHE MAIS FOFOCA!
Parece que o Sr. Tanuma ganhou esse título, pois seu professor estava doente e resolveu dar uma promoção enorme e excepcional ao pupilo. E apesar de ser um músico de shamisen consagrado na Escola Kamiki, o homem revela naquela reunião particular, que a sua obsessão mesmo era com o Matsugorou (que nunca pegou discípulo nenhum).
Nenhum dos dois, Yui. Ele é um Lulu da Pomerânia! Aliás... Kaji² da Pomerânia! |
Se bem que... Sacanagem, né? O moço fez uma cartinha tão legal no post...
Agora... Gente, o que foi o Wakana chamando o pessoal de demônio? Parecia aquele meme da Oprah Winfrey!
É basicamente...
Wakana: Demônio você!
Ryuugen: Quê?
Wakana: Demônio você também!
Umeko: Oi?
Wakana: Outro demônio!
Mai: Eh?
Wakana: Mais um demônio!
Souichi: Hum?
Achei um pouco de forçação de barra.
Tudo bem botar a mãe e o Sr. Tanuma no mesmo saco, afinal, eles não ligam para o Setsu, o negócio ali é "o som do Matsugorou"... agora a Mai e o Souichi?
A Mai quer reconhecimento pelo esforço, habilidade e criatividade.
O Souichi? Ele realmente parece com a definição do Wakana, de alguém que não liga para ninguém, do tipo, "não se apega". Então tirando dessa conversa toda, dá para entender que o Setsu é o único sensível do grupo...
NÃO CONSIGO PARAR DE PENSAR NO MEME DO ARTISTA.
O Setsu deitado no fundo do elevador e o Wakana dizendo que ele é artista, por isso é sensível.
Sério, se alguém que desenha quiser fazer essa cena, EU VOU RIR BASTANTE E DAR FAV E RT NO TWITTER. Aliás, se fizer, me manda no @KimonoAmarelo!
Um dos ótimos argumentos da Umeko é que a Escola Kamiki não é hereditária, logo, o Ryuugen não precisa ficar desesperado para passar o nome ao filho. Seria legal se pelo menos ele pagasse pen-- Ok, acho que não preciso fazer essa piada aqui, né?
Escrevendo o parágrafo anterior, me ocorreu uma ideia muito louca: e se o Ryuugen quiser passar o título ao Setsu para que assim a Escola Kamiki acabe servindo de "palco" para o som do Matsugorou? Para que ele não se perdesse para sempre (já que o Matsugorou faleceu e não deixou discípulos)?
"Não deixou discípulos", apesar do Setsu e do Wakana terem aprendido a tocar shamisen com o avô, né? No entanto, como o Setsu é extremamente habilidoso e todo mundo acredita que ele tem o talento herdado do avô... Por tabela o Setsu seria um "Matsugorou" em treinamento.
Quanto mais a gente cavuca nesse Casos de Família, mais pantanoso ele fica. ME AJUDA AQUI, CHRISTINA ROCHA!
Bom, essa foi a primeira parte do episódio.
Já na segunda Mashiro no Oto nos lembrou que o nome do anime em inglês é "Those Snow White Notes", trazendo a competição solo de shamisen.
O que realmente importa aqui são as apresentações do Ushio Arakawa, o "Exibido de Fukuoka", e o Kaji² da Pomerânia... Digo, Takaomi Kaji.
Com certeza dá para dizer que são dois competidores completamente diferentes, seja em questão de técnica musical e até mesmo de autoestima.
De um lado uma apresentação segura e do outro a instabilidade e o "acidente". |
A apresentação do Exibido (não dá para chamar de "Ushio", que me lembra AQUELE USHIO) foi segura, divertida e contagiou o público. Tecnicamente os jurados ficaram divididos pelo uso dos "Twangs", já que pode parecer "modernismo" demais, apesar de manter a qualidade musical e a trilha escolhida permitir essa criatividade.
Ou seja, mesmo fazendo esses "desvios", ele não desafina, não perde o ritmo e prossegue com a música sem problemas.
Ainda que não tenha sido A apresentação, ela impactou o público.
E por quê? Porque o instrumentista estava tocando o "seu som". O Ushio Arakawa estava confortável naquela situação e feliz, o que acabou contagiando toda a plateia.
Daí chegou a vez do "cachorrinho" favorito da mulherada: nosso Kaji-Kaji.
E com ele veio a surpresa que... não deu muito certo, segundo o final deste episódio.
Aquele garoto encantador, tocando suavemente e de forma bonita.
O Setsu comparou a apresentação em grupo com um "vento fluido", enquanto aquela solo estava mais para um "vento da montanha".
Só
não sei exatamente o que ele quis dizer com isso, afinal, um vento
forte como aquele pode significar um som insuportável ou uma força da
natureza da qual não se pode resistir.
Aliás, outro que soltou um comentário ótimo foi o Kamiki Seiryuu, que resolveu dar o ar de sua desgraça na plateia: "Garoto bonzinho que está na sua fase rebelde".
Se o Arakawa estava seguro e foi autêntico, o mesmo não pode se dizer do Kaji.
Não sei se ele ainda não encontrou seu próprio som ou se a autoestima baixa acabou pesando.
Autoestima baixa significa insegurança.
E a insegurança dele é de querer se destacar.
O professor do garoto mostrou uma apresentação do Souichi Tanuma (o "Aoi Toudou" deste anime) e falou sobre a frustração de não conseguir alcançar aquele nível, dizendo que o sentimento deve ser visto de forma positiva, para que o estimule a correr atrás de objetivos maiores.
O problema é que talvez o Kaji ainda não saiba trabalhar isso e esteja mal resolvido consigo mesmo, o que acaba transformando o problema numa bola de neve.
A vontade de se destacar, de mostrar o seu potencial, é tanta, que aquele garoto fofo e que toca elegantemente... traz força e impacto.
Quando a corda arrebenta parece um sinal de que é preciso parar e amadurecer antes de seguir.
A pergunta é: o que fará Kaji-Kaji da Pomerânia agora que a corda se rompeu?
Mashiro no Oto
11º episódio
Pouco tempo para pensar no que fazer: ter a frieza de continuar ou desistir? |
Ainda bem que o Kamiki não é juiz, senão estavam todos lascados, né? |
♫ Se esse post não sair
Ainda em dezembro
É culpa da Umeko
Processo da Umeko!
Se o barraco esquentar
A fofoca eu trago
No Kimono Amarelo
Só no Kimono Amarelo! ♫
(Paródia de "Morena" de Luan Santana)
Artistas brasileiros, cuidado. Blogueira otaku faz paródia com qualquer música que gruda na cabeça dela. Tá avisado.
Umeko, já aviso, EU TENHO UMA ADVOGADA ADEPTI E NÃO TENHO MEDO DE USÁ-LA! Inventa de me processar pra você ver quem é que vai perder! (Sou pobre, me deixa em paz, sua rica desgraçada!)
Bom, segue o baile que o Kaji-Kaji se lascou no final do episódio anterior!
Era meio óbvio que o garoto ia improvisar com as únicas cordas que sobraram, senão não teríamos o time dele sendo vitorioso na apresentação de grupo. E antes que você tente me corrigir, pois agora estamos vendo a performance solo, bora lembrar que o fofo aí foi o destaque mesmo estando em grupo.
Kamiki discorrendo sobre técnica e tudo mais, daí vem o Setsu e solta essa: "Ele pode ter cara de cachorrinho, mas é um cara impressionante".
Sério mesmo que essa é a impressão que o Kaji-Kaji da Pomerânia passa?
POXA, EXIBIDO, O MENINO ALI CHORANDO E VOCÊ NEM PARA SER SOLIDÁRIO, SEU MALDITO? TEM QUANTOS ANOS? CINCO?
Intervalo do almoço.
VOCÊS ESTÃO QUERENDO DEIXAR O MELHOR PRO EPISÓDIO FINAL, NÉ? EU ESTOU SENTINDO ESSE NÍVEL DE SACANAGEM!
Que raiva da beleza do Kamiki.
ALGUÉM TEM QUE PRENDER ESSE DESGRAÇADO POR SER TÃO BONITO E IMPRESTÁVEL! É UM ABSURDO A BELEZA DESSE HOMEM COM ESSE CABELO NO OLHO!
Kamiki, você é lindo, mas essa sua groselhagem TÁ ACABANDO COM O MEU RITMO DE ESCRITA! TODA HORA TENHO QUE PARAR E ANOTAR SUAS ABOBRINHAS! EU QUERO ASSISTIR O RAIO DO EPISÓDIO, SEU BONITÃO DESGRAÇADO!
MAMÃE CHEGOU PRA ATRAPALHAR A CABEÇA DO FILHO, NÉ, UMEKO QUERIDA?
Carai, mano, deixa o Setsu pensar um pouco na vida, sabe? Aposta quanto que vai encher a cabeça do menino pra tocar que nem o Matsugorou?
Falei.
NUNCA QUE ESSE TIPO DE SITUAÇÃO DÁ PLOT TWIST! Sempre termina com merda mesmo, impressionante...
CARALHO, UMEKO!
VOCÊ PESOU A MÃO NA CHANTAGEM EMOCIONAL, SUA DESGRAÇADA!
OLHA O QUE VOCÊ VAI FAZER COM A CABEÇA DO COITADO DO SETSU!! VÁ SE LASCAR, SUA RICA INSENSÍVEL!
Não, pera...
AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!
EU AMO OS AMIGUINHOS DO SETSU!
O moleque ferrado da cabeça, dizendo que esperam dele o som do avô e a Shuri: "EU QUERO OUVIR O SEU SOM, SAWAMURA-KUN!"
Turminha do Setsu, vocês são os melhores!
PELO AMOR DOS DEUSES... TORCIDA NÃO, UMEKO!
E TORCIDA DOS SEGURANÇAS... MANO... PELO AMOR DE...
Gente.
Espera.
Isso é muito Tomoyo Daidouji, né?
A mãe dela também botava um monte de segurança com a filha e acho que em alguns eventos, elas até filmavam... SÓ QUE A SRA. DAIDOUJI É GENTE FINA! A Umeko está sendo um cocô pisado e tacado na cara do Setsu.
Rai:"Volta a ser o personagem arrogante".
Rai, você é lindo, perfeito e maravilhoso. Quem te disser que não, me chama, que eu vou DAR NA CARA DA MISÉRIA!
Meu.
Deos.
O episódio.
O PRÓXIMO POST VAI SER UM BOMBARDEIO DE CHORO CAINDO DOS MEUS OLHOS, NÉ? Não é possível, Mashiro no Oto.
Leitor, preciso me recompor antes de falar sobre "O QUE FOI ESSE EPISÓDIO, HEIN?".
Tempos depois...
Bom, acho que a gente pode seguir para o Telecurso do Shamisen - O som de quem?.
Começamos com o desenrolar da apresentação do Kaji da Pomerânia, o menino bonzinho que entrou na sua fase rebelde, como bem pontuou o Kamiki.
E dane-se o Ryuugen, o único Kamiki mais ou menos ok desse anime é o Seiryuu e por isso é o que vai merecer carregar o título.
Depois do rompimento da corda, o Kaji quase foi tirado da competição por um juiz, já que parecia impossível continuar sua apresentação. Porém, surpreendendo um total de... quantas pessoas cabem naquele auditório? Enfim... Kaji-Kaji foi lá e mostrou que mesmo abalado, tinha frieza e responsabilidade para prosseguir!
O que chamou mais a atenção, enquanto o garoto tocava, eram os comentários feitos por quem entende do assunto, no caso, o Kamiki e o tio da loja.
O nosso lindo imprestável favorito comentou que mesmo perdendo a intensidade, característica do shamisen do tipo futozao, e ressonância com a falta de uma corda, é preciso ter muita habilidade para mudar a técnica de forma repentina.
É o tipo de coisa que o Kaji-Kaji deveria escutar depois para entender que tem talento e técnica para se aprimorar e um dia, quem sabe, chegar em pé de igualdade ou próximo ao Souichi, que... não sei se já vimos tocar.
Leitor, não me odeie com força, 2021 foi um caos na minha vida, tá?
Já o tio da loja lembrou que do ponto de vista dos juízes, a apresentação do garoto levaria nota baixa por conta do rompimento da corda. Isso seria tratado como falta de manutenção, uma das responsabilidades do instrumentista.
Apesar dos acontecimentos nada favoráveis, o público apoiou o Kaji da Pomerânia. Afinal, é preciso ter coragem para continuar a tocar, e muito bem, até o final.
Até alguns juízes se deixaram levar pela resiliência do garoto, que mesmo tendo perdido uma corda, manteve a intensidade na música.
Detalhe que deixou o nosso querido Setsu comovido.
Para todo mundo se recuperar desse turbilhão de emoções, chegou o intervalo do almoço, que foi marcado pela Umeko pilhando o filho.
Certo, tivemos aquela conversinha entre o Souichi e o Kamiki, que ele chama pelo primeiro nome.
Aquilo ali foi basicamente o imprestável tentando sondar o Tanuma filho, perceber se ele estava preocupado com a concorrência (leia: Setsu).
E o bonito ainda nos apresentou o conceito de não existir um "topo" no Tsugaru shamisen, apenas a interação entre a ambição e espírito de luta dos músicos com a reação do público.
Legal pensar assim quando se é bom, né?
Mas a impressão que ficou é que não existe um pódio fixo, e sim quais pessoas conseguem se destacar entre técnica, habilidade e comoção dos ouvintes.
Daí a gente chega no fatídico THOSE CASOS DE FAMÍLIA NOTES com a Umeko usando de chantagem emocional para que o Setsu "mostre ao mundo" o som do Matsugorou.
Eu fico me perguntando como esse chorãozinho do zoião grande... |
...virou esse rapaz meio "frio"... que na verdade só é bem ruim de interação social. |
A parte mais maravilhosa do episódio é justamente quando o adolescente percebe que o "som do Matsugorou" morreu com ele e que aquilo que o neto tocava era apenas uma imitação. Para um instrumentista, ainda mais de shamisen, é importante para o crescimento encontrar o seu próprio som e conseguir passá-lo aos espectadores.
E mais importante ainda é o Setsu encontrar a sua própria identidade.
Até agora ele foi tratado pela Umeko e pelo Ryuugen como a parte viva do "som do Matsugorou". Porém, o Setsu é o Setsu e o Matsugorou é o Matsugorou.
A maior lição que o avô deixou ao neto é: tudo bem você me admirar e querer ficar perto da minha música, só que, por ter talento com o instrumento, você deve encontrar a sua própria música.
Durante a apresentação, o Setsu foi recordando os tempos que passou com o avô, como ele o acolhia quando tinha problemas. E a cena em que ele diz "fique bravo com quem fez isso com você" é um óbvio conselho sobre a situação com a Umeko.
Ele estava magoado, afinal, se sentiu usado como um objeto, algo que não tinha identidade própria, apenas função. Mesmo quando os amigos deram suas palavras de conforto e confrontaram a ideia errada que o menino tinha, ele não as absorveu por estar chateado e irritado.
Vimos durante 11 episódios que as únicas pessoas com quem o Setsu tinha de fato uma boa relação eram o avô e o irmão, sendo o primeiro o mais importante na sua vida.
Bora lembrar que a Umeko deixou os filhos com o pai dela, ou seja, o protagonista recebeu acolhimento de um adulto com o avô. Só para não deixar o Wakana tão de fora assim, ele tem apenas alguns anos a mais que o garoto, então vamos dar uma colher de chá.
Tem que citar a existência do Ryuugen? Não. Só entrou com o espermatozoide mesmo.
Quando o Setsu mudou o jeito de tocar, depois do "Ai-no-te" (aquele grito), todos que o conheciam ficaram surpresos, já a Umeko fez cara de desgosto. Bom, amada, se queria Matsugorou que fizesse um feitiço de necromancia. Ali estava seu filho mais novo, Setsu Sawamura.
O que deixou os juízes confusos e impressionados foi que a primeira parte da apresentação não se parecia com o som de um adolescente de 16 anos, e sim com uma pessoa mais madura. Um deles até percebeu que a batida curta do bachi e o jeito aberto e calmo de tocar, poderiam sinalizar a idade do professor do garoto: um instrumentista velho.
Voltando aos espectadores que conhecem o som puro do Setsu, ninguém estava conformado. Todo mundo meio chateado e meio decepcionado por não ouvir O Setsu. Tanto é que o Kouta chega a comentar com o Wakana que parecia estar escutando o Matsugorou.
O Kamiki também não deixou de perceber que aquele não era o mimado e "mesquinho" Setsu, que conheceu em outra oportunidade.
Não é que o som da primeira parte fosse ruim, ninguém acha isso, contudo, aqueles que conheciam o garoto sabiam que não era "ele".
Para finalizar esse novelão adolescente misturado com anime de esportes, temos que ver a segunda parte da apresentação do Setsu e... esperar pela provável surra que vai ser o Souichi tocando.
ANSIOSO, LEITOR?
Provavelmente não, já que a única lerda do rolê sou eu e infelizmente não por motivos propositais.
Enfim...
EU ESTOU ANSIOSA!
Nos vemos no último post de Mashiro no Casos de Família... Ou seria... Casos de Família no Oto?
Quando?
Se tudo der certo, em 2022.
Se tudo der errado, em 2022.
É isso, sinto muito. (Ou antes! Fé em Deos Matoba que a graça vem!)
Este anime foi assistido na Crunchyroll.
Nos vemos no último post de Mashiro no Oto!
Por Kimono Vermelho aquela que está o puro LIQUIDIFICADOR de emoções com esse anime - 15/12/2021
Nos vemos no último post de Mashiro no Oto!
Por Kimono Vermelho aquela que está o puro LIQUIDIFICADOR de emoções com esse anime - 15/12/2021
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).
TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.
P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.
Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/