segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Adventure of Sinbad - Capítulo 109 e 110

Depois de... quase dois meses de hiato... VOLTAMOS COM DOBRADINHA DE MAGI! Que já estavam prontas em junho, mas eu precisei aquietar a bagaceira aqui.

E daqui a duas semanas vocês terão MAIS MAGI, que também está pronto desde junho. ohohoho E, olha, não quero ver esses mangás tão cedo na minha frente. Fiz quatro posts de uma vez e fundiu meu cérebro. *chora*

Que tal?

ATENÇÃO!: Este texto pode conter spoilers do anime e mangá de MagiLeia por sua conta em risco.

Nos capítulos anteriores a expedição até a tumba do antigo rei foi feita e descobriram que há mais zoeiras em Heliohapt do que nossa vã filosofia imaginava. Depois do plot twist carpado deixado pelo antigo rei causar uma intensa discussão entre as facções de Armakan e Sharrkan, Sinbad mostrou que é ótimo em resolver os problemas... dos outros!


Adventure of Sinbad
~Capítulo 109~
"Todos cometem erros, alguns cometem crimes" - Você que repassa notícia falsa comete os dois.
(Preciso dizer que toda a conversa abaixo foi escrita em final de maio/começo de junho? Então está dito)

E aí, leitor? O que tem feito para passar o tempo além de não ler meus posts?
Também anda pessimista que nem a blogueira ou tem trabalhado arduamente para mandar sua saúde mental num nível aceitável.

Bom, só gostaria de avisar que as scans não receberão menção da COVID-19, pois já faço isso dentro dos posts com as mensagens dos personagens dos animes da programação do blog. Sem falar que não acho legal saturar vocês com a pandemia...
Apesar disso, o protagonista das aventuras que analiso neste post decidiu mandar palavras encorajadoras a você, que está em casa numa época tão difícil e tendo que aguentar absurdo atrás de absurdo no noticiário e no grupo da família no aplicativo de mensagens.

"Olá, estimados leitores e leitoras do Kimono Amarelo!
Eu até poderia perguntar se vocês estão bem, mas pelo que a Kimono comentou a vida está ficando cada vez mais difícil.

Eu vivi num país com governantes egoístas que me tiraram meu pai pela guerra e que ajudaram a trazer a morte da minha mãe pela falta de medicamentos. Perder as pessoas que mais amamos é sempre bastante doloroso. E esses são sentimentos que você precisa de tempo para lidar.

É mais fácil quando temos pessoas para nos apoiarem.
Por isso eu gostaria de mandar um abraço a cada um de vocês que perdeu alguém querido, algum conhecido, que está sentindo medo, angústia, tristeza e insegurança.

Este momento é uma fase e vai passar, precisamos acreditar nisso e nos empenhar no dia a dia para trabalhar contra as notícias falsas. Conscientize amigos, parentes e conhecidos. Essa doença pode matar e não tem uma cura sem efeitos colaterais.

Se precisar sair de casa, siga todas as recomendações dos médicos e especialistas na área: use máscara, lave bem as mãos, limpe as compras com álcool 70% ou produtos à base de cloro, reforce a higiene, coma e durma bem.

Cuide-se, pois você é alguém muito importante para várias outras pessoas.

Fiquem bem e fiquem em casa,
Sinbad"

Depois dessa curta mensagem solidária do nosso futuro Rei dos Sete Mares, vamos descobrir se ele deu um jeito na Grande Treta Heliohaptíca!

Tem tantos milênios que não leio esse mangá com regularidade, que sinceramente nem sabia que já existia a Aliança dos Sete Mares... Aliás, o Sinbad deve ter fundado a partir de Imuchakk, quando firmou um acordo comercial, mas... Vai pedir para a minha memória essa informação, vai...

E o mais louco é que o protagonista não só já superou a derrota na dungeon para a Serendine, como está no seu eu usual, oferecendo "aliança" e o caramba a quatro.

Aqui dá para perceber o quanto ele amadureceu. Não está mais falando de seus sonhos em tornar o mundo um lugar pacífico. Usou das circunstâncias para mostrar uma possibilidade de caminho à família real de Heliohapt.
Hum... Pior que ela tem razão, hein, Sinbad? Você no futuro é o puro suco da treta...
É engraçado que enquanto ele vai contando o que é a Aliança dos Sete Mares, todos vão ficando impressionados, como se vissem uma luz a ser seguida, enquanto a viúva do antigo rei permanece sendo descrente. Aliás, é a única que abre a boca para contestar o Sinbad.

Também é interessante perceber durante o discurso dele sobre "países pequenos e ainda assim poderosos", uma menção especial a Sasan e Artemyra que tem dois conquistadores de dungeon. E apesar de Imuchakk ainda não ter o seu próprio conquistador de dungeon, eles são naturalmente fortes e têm aquele poder de manipulação de magoi com o chifre daquela criatura marinha.

Bom, e qual é a proposta do Sinbad, além de dizer que é o "único capaz de resolver o problema" deixado pelo antigo rei? Que Heliohapt se torne membro da Aliança dos Sete Mares, um grupo que reúne alguns países e que propõe união, não agressão mútua e ajuda quando for necessário.

Olhando por uma visão de guerra, o Império Rem é uma potência militar, armamentista e comercial, que, no entanto, não vai sair por aí invadindo países a torto e a direito, principalmente se eles tiverem esse respaldo. Imagina se eles tentam algo contra Heliohapt já dentro da Aliança e precisarão lidar com três países em que dois têm conquistadores de dungeon e, claro, o Sinbad que possui dois recipientes de metal.

Sem falar que Imuchakk, Artemyra e Sasan são preparados para a batalha.
O único país até agora que o protagonista visitou e que não vimos um exército ou pelo menos uma guarda real é Heliohapt.

Por isso o terror deles com o vizinho Rem.
Quando você não tem condições de se proteger, você pede proteção ao mais forte e isso costuma vir com um preço. No caso do país de Armakan e Sharkkan, eles ficam sob vigilância e obediência a Rem.

Acho que por não aparentarem nenhum risco, não receberam nenhum representante do império, como aconteceu com Balbad na série principal. Sim, isso é spoiler para quem ainda não chegou pelo menos no Arco de Alma Toran.

De qualquer forma, Heliohapt nesse sistema perde autonomia.
Como obter seu próprio poder está fora de questão para o país, a única solução do momento é procurar quem possa defendê-los e o Sinbad traz a segurança de que a Aliança dos Setes Mares garante a autonomia de cada nação e fornece ajuda, além de ter a regra de não-agressão, ou seja, dentro do grupinho, ninguém pode invadir o outro.

E é curioso o fato de que a Aliança, até o momento, é composta apenas por países pequenos. Não me recordo de nenhum império ou potência mundial nesse grupo, antes do acordão do Arco Final de Magi.

Bom, verdade seja dita, Partevia em Magi não tem a mesma fama que aqui. Tanto é que as citações a ela são poucas. Em Adventure of Sinbad podemos ver que se trata de um império em declínio, principalmente se lembrarmos a quantidade de guerras que travou com Rem, perdendo recursos financeiros e humanos.

"É errado quando alguém mais poderoso tira o seu direito de decidir escolher o seu próprio futuro."

O protagonista, como sempre, vende o seu peixe, e não mais a sua "utopia de mundo perfeito". Ele apenas mostra o que está de errado com o mundo e que serve de argumento para dar segurança a aqueles que precisam de proteção. O medo da pobreza, da escravidão, de algo que acontece em outros lugares e que se quer evitar "na própria casa".

Bom, acontece que a história é toda muito bonitinha, só que ninguém de Heliohapt conhece os poderes de um djinn e seu conquistador de dungeon, logo, é totalmente compreensível que a viúva do antigo rei não acredite na conversa de um simples comerciante.

E aí temos a demonstração de força, algo que aconteceu também em Sasan, mas por outros motivos. Lá era preciso que o Rei Darius abaixasse o tom e colaborasse, um tanto à força. Aqui é para mostrar que o Sinbad, praticamente sozinho, tem como dar conta do Império Rem.

AINDA BEM QUE NINGUÉM AQUI SABE SOBRE A SHERAZADE E O MU ALEXIUS, NÉ? Mu deve ser um pouco mais novo que o Sinbad ou mais ou menos na mesma idade. Bom, de qualquer forma, SHERAZADE, GALERA! QUE NINGUÉM FIQUE SABENDO QUE, além do Império Kou, o Rem também tem seu próprio magi!


Entendo a postura do Sinbad quando ele diz ao Jafar que precisa mostrar todo o poder, em vez de uma "lasquinha". Para dar a segurança que Heliohapt precisa (e também causar um tanto de temor, que se transformará em respeito), essa demonstração tem que mostrar força.


Adventure of Sinbad
~Capítulo 110~
Em pensar que uma mentira contada várias vezes pode matar pessoas, hein?
Acho que eu sou furry. Gosto muito da transformação do Sinbad com o poder do Valefar. ELE VIRA UMA RAPOSA DE NOVE CAUDAS E EU NÃO SEI LIDAR!

RAPOSAS.
CAUDAS QUE SE MEXEM, CADA UMA PARA UM LADO.
EU QUERIA MUITO VER ISSO ANIMADO. SIM, CAUDAS SE MEXENDO.

Ok, leitor, você não está aqui para saber o meu amor por youkais raposa e derivados, então falemos sobre este capítulo que resolveu as questões que a Lady Patra tinha e está arrematando o Arco de Heliohapt. Pensei que a gente nunca mais fosse sair de lá... e da dungeon.

Se bem que com o atual clima de São Paulo, HELIOHAPT E SEU CALORZINHO GOSTOSO IAM BEM! ALÔ, ARMAKAN, ME CONVIDA!

Depois da demonstração de poder de Baal-Kachu, chegou a hora se exibir mais um pouco, agora com o poder de raposa do ártico de Valefar, congelando o deserto.

Tudo isso, como dito anteriormente, é para demonstrar poder e exemplificar o que ele explicou.

Atualmente várias dungeons estão surgindo e por isso mesmo o Sinbad não é mais o único conquistador, ainda que, por enquanto, seja o único com mais de um djinn.

E a informação que ele deu é ainda mais alarmante para um país pequeno e sem poder como Heliohapt: além de não ser o único com esse tipo de poder, outros países têm líderes conquistadores de dungeon, incluindo até mesmo a princesa de Partevia que conseguiu o seu nesta saga.

Ou seja, o problema é muito maior que apenas o Império Rem, e que se submeter a eles não é garantia de nada, como pensava a facção do antigo rei.
Essa informação faz com que a estratégia mude.

E Sinbad segue explicando que há vários tipos de habilidades, dependendo do djinn, e que podem servir para conquistar grandes fortunas ou destruir um país durante uma noite.

Se tornar subordinado de Rem sem garantia de nada ou continuar com sua autonomia, sendo protegido por conquistadores de dungeon, que prometem não invadir o país e zelar por um ambiente mundial mais pacífico?

Achei tão bonitinho que o Sharrkan está junto do Armakan e do Narmes, longe da mãe e do outro cara lá...

Bom, o atual rei, o filho mais velho, aceita a aliança.
E a rainha, líder da facção de oposição, aceita a situação por também compreender em que pé anda o mundo.

É interessante quando o Armakan comenta sobre a falta de informações que possuíam por terem ficado tanto tempo "fechados". Uma política que obviamente não se mostra mais útil em tempos atuais.

Os reais culpados pelas mortes dos cidadãos inocentes são levados pelas autoridades e Armakan avisa que mesmo sendo parte da realeza, serão punidos de forma dura.

E o que sobrou, leitor, depois que Sinbad e Heliohapt formaram aliança?
Sobrou o pequeno Sharrkan, incumbido pelo pai para trabalhar juntamente com o irmão mais velho e encaminhar a nação. Agora sem a interferência da mãe e de sua facção, o que será do pequeno príncipe?

Isso é o que descobriremos no próximo post... Que pretendo fazer assim que terminar este e aproveitar que a memória estará fresquinha.

Não quero nem ver o que vai ser do meu cérebro para encarar DEZ CAPÍTULOS de Magi. Sim, quero deixar tudo BEM ADIANTADO, pelo menos com os mangás, pois assim posso me virar com os animes da programação.

O CRONOGRAMA-SENPAI QUE SE MANTENHA LONGE DE MIM e fique na sua quarentena bem no meio do inferno! Não me atrapalhe, que eu quero deixar tudo prontinho!

Olha quem voltamos!
Porque se não botar freio, o Sinbad remexe com a política de todos os países por onde passa...
A partir do momento em que aceitei que aquela tag "comentário semanal" nunca se tornaria realidade, fiquei mais tranquila para trazer as análises desses mangás.

Confesso a vocês que de vez em quando tenho umas ideias bem idiotas de: "E quando Magi acabar? Será que coloco outro mangá no lugar? Será que eu continuo com isso? Com mangás que já terminaram no Japão ou que ainda estão sendo publicados?"

Aí a razão me segura pela blusa e fala que eu já tenho problemas demais para ficar caçando mais. Então a gente segue com a programação normal.
Pois é, leitor, ZERO PLANOS para continuar analisando mangás por blocos de capítulos, além dos dois que já faço. E isso é para qualquer título.

A minha única preocupação é que provavelmente Adventure of Sinbad não tenha final, uma vez que o scanlator esqueceu no churrasco e ficou por isso mesmo, com 149 capítulos, o último publicado no início DO ANO PASSADO!

É compreensível que tenham que recrutar voluntários e talz, mas... MAIS DE UM ANO e faltando 33 capítulos para terminar o mangá!? Poxa... Consideração zero.

Vocabulário de termos:
-Baal-Kachu: União do djinn Baal com o pokémon Pikachu de Pokémon (Oriental Light and Magic).

Magi pela JBC
Na versão brasileira oficial algumas coisas mudaram, então se você ficou confuso, consulte abaixo:

-Alma Toran: Alma Turran
-Heliohapt: Heliohapto
-Império Kou: Império Huang
-Império Rem: Império Remu
-Sasan: Sassan
-Sinbad: Simbad

Nos vemos nos próximos capítulos de Adventure of Sinbad!

Por Kimono Vermelho aquela que decidiu trazer dois posts de mangás no mesmo mês e sabe que vai ficar doida durante o processo com a quantidade de trabalho... - 17/08/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/