sexta-feira, 8 de maio de 2020

SEASON FINALE: Bungou Stray Dogs 2 - #11 e #12

PRIMEIRA E ÚLTIMA DOBRADINHA COM ESCRITORES JAPONESES, LEITOR!
Pois é... Se Bungou to Alchemist estivesse na programação, Woodpecker Tanteidokoro não se sentiria tão sozinho...

Na realidade eu queria ter realizado o épico de "Dobradinha de Bungou", só que a FUNimation estragou os planos... Coisas da vida.

Nos episódios anteriores... depois de passar por muito perrengue, a Agência e a Máfia do Porto acabam entrando num acordo mesmo sem entrar: precisam derrotar um inimigo em comum e se isso quer dizer que precisarão unir forças, é isso que farão. Depois de acompanhar Dazai e Chuuya novamente trabalhando juntos, mesmo se odiando, é a vez de acompanhar a nova geração com Atsushi Nakajima e Ryuunsouke Akutagawa.

Este anime faz parte da série "Relembrar é viver". Mais informações no Edital Kimonístico [REV].

Como você foi parar nessa loucura, Kimono?


Bungou Stray Dogs 2
11º episódio
Akutagawa tem cara de quem fura quarentena...
Opinião: É, leitor, as séries do "Relembrar é viver" que começaram ano passado, quando as vacas estavam magras em questão de anime no blog, agora terminam com um campo florido de títulos para a blogueira analisar...

O bom é que sempre que as coisas ficarem novamente difíceis, as mangas do meu quimono terão algumas cartas extras para salvar a programação. hoho

E como prometido no post anterior, agora vou revelar a carta do presidente da Agência de Detetives Armados enviada especialmente para você, leitor, sobre os cuidados necessários para se manter longe da COVID-19 em plena pandemia e com um número crescente de casos confirmados e mortos.

Por favor, se cuidem!

"Estimados leitores do blog Kimono Amarelo, como vão?
Espero que estejam seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), dos médicos, especialistas e governantes responsáveis de suas respectivas cidades e estados.

Um povo é a base de seu país e sem ele não se conquista nada.
Portanto, é de extrema necessidade entender que o momento agora é de cautela, isolamento e responsabilidade dos órgãos competentes.

Você que não é trabalhador de serviço essencial deve ficar em casa se possível.

Infelizmente poucos são os governos que fazem seu papel direito e providenciam para que sua população fique segura em casa, então compreendo totalmente o desespero que muitos estão sentindo ao pedir a reabertura do comércio.

Num modelo perfeito, todos os trabalhadores não essenciais ficariam em casa, recebendo seus salários, e aqueles que precisam sair à rua para manter serviços importantes funcionando deveriam receber os equipamentos de proteção individuais necessários, sem precisar reutilizá-los ou lidar com sua escassez.

Sem um tratamento específico e uma vacina segura, o único modo de evitar o contágio pela COVID-19 é ficando em casa e saindo apenas para fazer compras em mercados e farmácias, usando máscara e tomando os cuidados necessários antes, durante a saída e depois.

Então veio aqui reforçar esses alertas:
-Lave bem as mãos por 20 segundos com água e sabão;
-Não tendo condições de fazer isso, use o álcool 70% que pode ser líquido ou em gel;
-USE MÁSCARAS DE PANO sempre que colocar os pés para fora de casa, levando mais de uma consigo caso fique muito tempo na rua;
-Higienize os produtos que trouxer depois de cada compra, seja com água e sabão, álcool 70% ou produtos derivados do cloro, como a água sanitária;
-Não toque o rosto com as mãos sujas;
-Ao tossir e espirrar, use o braço, cotovelo ou um lenço descartável para cobri-lo;
-Mantenha distância dos outros e evite aglomerações.

'Achatar a curva', como eles dizem, é para que você tenha acesso à saúde e aos profissionais competentes se ficar doente. Com a pandemia descontrolada, médicos estão precisando escolher quem recebe tratamento e quem morre.

Dentro do assunto mortalidade, entenda que o número de casos fatais entre menores de 60 anos tem aumentado por conta do descuido dessa parcela da população, que não acha que está num grupo predefinido cientificamente 'de risco'.

A COVID-19 ainda é uma doença que precisa ser amplamente estudada, o que quer dizer que pode se comportar de uma forma no corpo de alguém e de outra no seu corpo.

Cuidem-se para poderem observar um novo futuro e fazer parte dele.
Não faça pouco dos que já morreram, ainda mais se você sobreviver.
Atrás de cada número existe uma vida, uma pessoa, que perdeu a chance de ver o futuro.

Desejo que possamos nos encontrar em outra oportunidade, mais fortuita e fora dessa desagradável pandemia.

Cordialmente,
Yukichi Fukuzawa
Presidente da Agência de Detetives Armados
Cidade de Yokohama, província de Kanagawa, Japão"

Fukuzawa aparentemente MENOS PUTO que o Mori. APARENTEMENTE.
Não se enganem, a carta é cordial só porque ele é educado. SÓ.

Ódio à primeira vista: Akutagawa e Atsushi.
Essa cena é tão linda animada, que espero ter captado todo o desespero e burrice do Akutagawa nos prints.
Lembrando que hoje rolou uma espécie de Dobradinha de Akutagawa, Dobradinha de Kensho Ono e Dobradinha de Takahiro Sakurai. Só os risos.

Ah, antes que eu me esqueça por conta da memória vergonhosa, SAIU O 4º EPISÓDIO DO BUNGAKU NERD, projeto da Mai sobre escritores japoneses que inspiraram os personagens de Bungou Stray Dogs. E o episódio é só dele, meu mozão todo certinho, o cara da agendinha, DOPPO KUNIKIDA!

Aliás...
Caso você tenha sentido inveja desse homem poderoso que tem uma agenda super fashion, aqui está um vídeo que mostra como fazer aquela amarração. Ative as legendas para acompanhar o passo-a-passo em português.

Já em inglês, você pode conhecer um pouco mais sobre o Watoji, essa amarração de caderno. Tem uma segunda parte também, com mais tipos e dicas para quem quiser tentar.

Se não me engano, o caderno do Kunikida usa o tipo Yotsume Toji.

P.S.: Eu com certeza tentaria fazer isso para ter algo totalmente original e que ninguém mais teria igual. Quem sabe um dia? E você, leitor, se interessou?

Bom, agora que eu já trouxe conhecimento inútil para o post, vamos seguir com as tretas entre um revoltado e um tigre.

Eu aceito o termo "lobisporco", mas "tigromem" me deixa com desgosto. Vai entender...

É triste quando a gente tem que assistir dois animes com Akutagawas burros quando a gente podia simplesmente se inebriar com um Akutagawa bonito. Valeu, FUNimation, por estragar tudo.

Gosto como existem DUAS TEMPORADAS SEGUIDAS em que o Dazai tem que lidar com seu ex-pupilo enchendo o saco do seu atual. E aqui ele está totalmente: "Ah, larga mão, Sushi, a gente tem problemas mais importantes para se preocupar".

EU ESTOU SÓ OS RISOS COM O MEU FILHO TRIGUINHO, FALANDO QUE DO OUTRO LADO DO COMUNICADOR ESTÁ O DAZAI E QUE ELE QUER FALAR COM O AKUTAGAWA E SIMPLESMENTE TACAR O NEGÓCIO NO PRECIPÍCIO E O IDIOTA IR ATRÁS! ESTOU MORTA NA TORTA! BUNGOU NUNCA ME DECEPCIONA, É INCRÍVEL!

Aí o idiota consegue pegar e... CAIU A CHAMADA!!!
Ou melhor, o Dazai desligou, né? Vontade de cantar aquela música, só que ela fala de "telefone mudo" e não de "teu ídolo desligou na tua cara".

Francis jogando dinheiro no final da abertura...
Tudo que eu queria, sociedade, era socar uma fila de burguês safado...

Zelda despediu o cozinheiro, pois odeia cream cheese...
A única coisa que eu gosto no Francis, além do dublador, é o fato que ele AMA MUITO a esposa. Só isso.

E, olha, o cara não está errado. Se você tem uma parte muito importante do serviço para fazer, não deixe na mão dos outros, pois eles nunca terão o mesmo senso de responsabilidade que você.

E ainda é bom de conta...

Por que todo mundo quer destruir Yokohama? O que ela fez para merecer tanto ódio? A província de Kanagawa é muito azarada...
A afirmação do Dazai aqui é um questionamento, ainda mais se lembrarmos que o Odasaku queria sentar num lugar com vista para o mar e assim escrever histórias.
Francis, acha que a gente cai nessa sua aposta? SABE QUANTAS VEZES EU ASSISTI ESSA TEMPORADA, FRANCIS SCOTT KEY FITZGERALD? VOCÊ ACHA QUE EU NÃO SEI DA SUA ZOEIRA, SEU BURGUÊS SAFADO?

Burguês Safado: Muito bem, tigrinho de pelúcia, façamos o seguinte... Você e eu, numa distância relativamente grande do controle, no "três" corremos até ele.
Atsushi: "Tigrinho de pelúcia"?
Burguês Safado: Se você pegar, ok, tudo fica bem em Yokohama. Se eu pegar, você me ajuda na minha busca.
Atsushi: Hum... Parece bom.

Um chute de dez mil ienes?
Ou dez mil dólares?

Bom, sendo o Francis um estadunidense... deveria poupar o leitor do sofrimento da conversão em reais ou A BRINCADEIRA TEM QUE SER DOLOROSA MESMO?

Chute de 10 mil dólares = Chute de R$ 56.670,00.

Segundo o Dicio: "pecúlio" é um pé-de-meia; patrimônio; benefício dado pela Previdência Social à pessoa assegurada, caso ela volte ao trabalho depois da aposentadoria ou fique inválida por acidente.

Francis Fitzgerald, poder: O Grande Fitzgerald.
Ele ganha força física na mesma proporção que gasta dinheiro. RICOS!

UMA PORRADA DE CEM MIL DÓLARES!
R$ 566.700,00 EM PORRADA!

Bungou Stray Dogs é um anime com uma das piores trilhas sonoras que já ouvi nesses 7 anos de blogagem. Não gosto, acho exagerado. Tem umas músicas boas, mas a maioria é horrível.

ATSUSHI SE BATEU NA PAREDE, NO TETO E NO CHÃO! MAAAAAAAAAAAANO! QUE TIPO DE CAPACIDADE É ESSA, FILHO?

Caralho, Burguês Safado, sua esposa gasta MAIS DE MEIO MILHÃO POR MÊS? Mano... eu queria saber como e o quanto o Francis ganha, porque não é possível... TÁ SAINDO DINHEIRO PELA CULATRA!

Agua... Aguagar... AKUTAGAWA!
Chegou antes do Atsushi ter os braços amputados.
Talvez uma das poucas vezes que vou agradecer por ele aparecer? Não.

AÊ, DAZAI! SENTADÃO COM O RABO NA CADEIRA, SÓ FAZENDO AS CHAMADAS IMPORTANTES!

Acho que faz mais sentido um ex-Máfia do Porto falar com outro ex-Máfia do Porto, acho que de alguma forma eles se entendem, já que "vieram" da mesma escuridão.

E é interessante o Dazai recordar o Odasaku enquanto fala com a Kyouka e se pergunta se realmente um ex-assassino não tem qualidades para se tornar alguém bom.
Ele escutou o conselho do amigo e agora além de resgatar órfãos sem querer querendo, também tenta mostrar o outro lado da vida, ainda que ele mesmo tenha problemas em vê-lo.

O rapaz explica que Kyouka ainda não é um membro oficial da Agência, pois não passou pelo teste necessário para averiguar se a pessoa é capaz de salvar completos estranhos independente das circunstâncias. E que por isso mesmo, eles não têm obrigação de resgatá-la.

O que será decidido entre esses dois ex-membros da Máfia?
Akutagawa e Atsushi sendo terapeuta e paciente um do outro é um negócio muito errado.
Enquanto isso, Francis Fitzgerald que estava prestes a arrancar os braços do meu lindo filho, assiste impactado Akutagawa aproveitando que o pobre tigre está no chão para xingar e chutá-lo.

EU VÔ ARREBENTÁ O AKUTAGAWA!

"Meu prato principal é o tigre aqui. A sobremesa fica para depois" - Akutagawa, KERIDÓM, deixa eu te falar um negócio... Assim... PARECE QUE VOCÊ QUER COMER OS DOIS E NÃO É EXATAMENTE "NA PORRADA"! Isso está quase proibidão para menores.

As fujoshi pira e a blogueira ADORA AS INTERPRETAÇÕES ERRADAS!

A única coisa compreensível nesse "cof cof" fã do Dazai é exatamente o discurso de falta de confiança do Atsushi nas próprias habilidades. Ele não entende como alguém tão inseguro e que não percebe o poder que tem, se mete direto em batalhas. É uma mistura de desperdício de potencial com burrice, quase como se o suicida do anime fosse o órfão e não o ex-dirigente mais jovem da Máfia do Porto.

Junta isso com o Dazai dando mais atenção ao tigre e a gente tem a janta perfeita para deixar o Akutagawa puto.

500 MIL DÓLARES DO CARTÃO DE CRÉDITO! CARALHO, AKUTAGAWA, TU VAI LEVAR UMA PORRADA DE R$ 2.833.500,00! UMA PORRADA DE QUASE TRÊS MILHÕES DE REAIS! ISSO É MAIS DO QUE SE GANHA NUM REALITY SHOW SE VOCÊ CONSEGUIR FICAR LÁ POR TRÊS MESES E VENCER!!!

Não é à toa que o revoltadinho deu uma apagada feia...

Sobre os segredos do Fitzgerald... Nada que valha a pena comentar, além do primeiro.

Atsushi, mata-leão no rico? Com esses bracinhos de graveto? Filho...

Francis Fitzgerald, Burguês Safado, capitalista.
Atsushi Nakajima, obviamente socialista, porque acredita que o poder deve ser compartilhado com os necessitados. Atsushi muito meu filho.

Ah, a relação tóxica do Atsushi com o diretor do orfanato... QUE CARALHO.
Se ele estivesse vivo, eu matava de novo. O que, leitor? EU NÃO DISSE NADA!

Burguês Safado puxou a ficha da pobre criança tigre que quase foi morta duas vezes na infância. Aquilo não era orfanato, era um centro de tortura... CADÊ O CONSELHO TUTELAR NOS ANIMES? NÃO EXISTE ESSA MERDA EM NENHUM LUGAR?

Oi, Akutagawa, entendeu, né?
Pena que "empatia" é um negócio que você não conhece...

Duas crianças com problemas.
De um lado o Atsushi, que ajuda os outros esperando validação, como se a sua existência dependesse da permissão de terceiros. É um nível de autoestima que ultrapassa o centro da Terra de tão baixo.

Do outro lado o Akutagawa, que acredita que apenas vencendo e matando o novo pupilo do seu antigo senpai é que ganhará o reconhecimento dele. Basicamente busca por atenção de um Dazai que não é mais da Máfia e que ele busca como se ainda fosse.

AÊÊÊÊÊ, BURGUÊS SAFADO FALOU PARTE DO NOME DO ANIME! CHAMOU AS CRIANÇAS DE "CACHORROS DE RUA"!
Atsushi, você está falando com alguém dos Estados Unidos. Eles estão acostumados a usar dinheiro e poder não só para explodir cidades, eles explodem PAÍSES!
E quando a gente acha que a conversa psicológica passou, DAZAI VEM E METE MAIS UMA NA TELA, agora com a Kyouka e o peso que ela carrega.
É muito louco quando ele repete o número de mortes que a garota causou e adiciona um "só". Como se o número fosse baixo para alguém com habilidade para assassinato.

O discurso dele é que há espaço para potencial e que ela não sabe o que pode acontecer pela frente, ainda mais acreditando que serve apenas para um tipo de trabalho.

É interessante quando ele cita o Atsushi e diz que agora ele se arrisca para salvar a cidade, mas que no começo era uma besta selvagem incontrolável. Ou seja, todos podem mudar desde que tentem explorar seu próprio potencial e outras perspectivas.

DUAS CRIANÇAS PRESAS NO ELEVADOR!
Akutagawa, se você sabia que o elevador levava vocês PARA FORA DO MOBY DICK, POR QUE ENTROU? Para não ficar apanhando de graça do Francis, né?

Gente, eu não aguento, é discussão de Jardim de Infância COM PODERES SOBRENATURAIS!

Akutagawa: Você é patético! Fica suplicando aos outros para poder viver!
Atsushi: Cala a boca! Você é todo poderoso, tem status, mas não passa de um assassino que gosta de ser temido! Isso sim é ser patético!
Akutagawa: *usa o Rashoumon* RETIRE O QUE DISSE!

Basicamente são: duas crianças que têm PODER e STATUS e acham que é o OUTRO COLEGUINHA que tem tudo. Bom, se lembrarmos que o Atsushi é "pupilo" do Dazai, que agora está na Agência de Detetives Capirotos... Pois bem, o tigrinho realmente tem tudo o que o outro queria ter.

Todavia, há uma coisa que o Akutagawa falou que eu concordo plenamente: remoer feridas do passado. Nada muda o que já foi, mas será que ficar preso a esse passado de sofrimento não é impedir que haja um futuro com mais opções?

É óbvio que as feridas antigas fazem parte do Atsushi e são marcas muito profundas, contudo, será que não existe outro caminho além de usar seus atos do presente para se justificar ao passado?

É, Sushi, o negócio do Akutagawa com você tem nome: DAZAI.
Aprovação do Dazai, atenção do Dazai, conselhos do Dazai, tudo que envolva Dazai. Essa criança é doente pelo Dazai.

Pois é, sabe quando o pessoal comenta que gente parecida se odeia? Então...
Atsushi se considera fraco e pede permissão para viver com seus atos de salvamento. Akutagawa se considera fraco e sai matando todo mundo que dá na telha, principalmente os mais fortes, para se achar forte.

OS DOIS A 80KM/H.

Ok, não sei qual é a atual aceleração do Moby Dick, então fica o meme aí...
Nossa, Francis, já fez o testamento? RECOMENDO, VIU?
O revoltadinho transformou o Rashoumon numa armadura e o Atsushi pediu ajuda ao tigre. AGORA VAMOS VER O FRANCIS SEGURAR DUAS CRIANÇAS BIRRENTAS! SERÁ QUE ELE CONSEGUE?

AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA! FOI COMETER O ERRO DE FAZER O MESMO COMENTÁRIO QUE EU E VAI APANHAR DE DUAS CRIANÇAS REVOLTADAS DO JARDIM DE INFÂNCIA! BOM DIA, FRANCIS SCOTT KEY FITZGERALD!!!

E finalmente o vilão da temporada contou sua motivação para buscar pelo tal livro e precisar do Atsushi: ele quer trazer a filha de volta. Ela morreu e a esposa não aceitou, perdendo a sanidade, por isso ele diz que a menina está estudando em Londres.

Fui dar uma olhada na minha pesquisa de escritores na primeira temporada... em vão. Não comentei se o escritor original teve mesmo uma filha que morreu ou essa informação foi criada pelo autor da história.

Enfim...
Pretendo refazer as pesquisas do Francis e da Lucy Montgomery neste post.

E para derrotar um inimigo em comum...

Atsushi: Akutagawa, você acha que eu sou um tolo?
Akutagawa: Sim. O seu passado não tem mais lugar no seu presente.
Atsushi: Certo.
Akutagawa: ...
Atsushi: Eu acho que o Dazai te dá valor já faz um tempo.
Akutagawa: !!!

E ASSIM TERMINA O EPISÓDIO!!! YAAAAAAAY! Tirei 8 prints desse episódio.
Bom, como o texto ficou comprido, vou deixar por isso mesmo.

Precisa fazer análise? Precisa de Telecurso Stray Dogs?

Ok, talvez o Telecurso...
Neste episódio Atsushi e Akutagawa se enfrentaram e perceberam que além de precisarem de terapia, talvez não em conjunto, também tinham que se focar num problema maior: o líder d'A Guilda.

Com o terminal, um controlinho remoto que pode parar a queda do Moby Dick, Francis se mostra um adversário muito mais poderoso que as nossas criancinhas birrentas do Jardim de Infância. Mesmo assim eles insistem em suas brigas íntimas e apanham do tio rico.

Enquanto isso, Dazai se movimenta para resgatar Kyouka e matar DOIS COELHOS COM UMA CAJADADA SÓ!

É isso, leitor, agora vamos a Francis Fitzgerald, o Burguês Safado, e sua biografia gigantesca em inglês.
A pessoa parece que tem um desejo de morrer da pior forma possível: irritando crianças do Jardim de Infância.
Quem foi Francis Fitzgerald?

No anime: Líder d'A Guilda e burguês safado.

Seu poder "O Grande Fitsgerald" é inspirado na obra "O Grande Gatsby".
Segundo o Wikipedia, essa história foi baseada na subida à fama que Fitzgerald teve e seu casamento com Zelda. O Wiki de Bungou vai mais além e comenta as semelhanças entre os personagens Francis e Jay Gastby.

Na vida real: Foi um escritor, romancista, contista, roteirista e poeta estadunidense.

Obteve sucesso com sua primeira obra publicada, "This Side of Paradise" ("Este Lado do Paraíso"). Por conta dela é que Zelda Sayre aceitou a proposta de casamento de Fitzgerald, que antes lhe fazia a corte, mas tinha sérios problemas financeiros.

Cunhou o termo "Era do Jazz", período de extravagâncias e excessos em que viveu e incluiu na maioria de suas obras.

Teve problemas sérios com álcool, que começaram na época da faculdade.

Curiosidades: Achou que apenas o Fitzgerald era o criativo da família? Pois errou feio! Zelda Sayre, mais conhecida como Zelda Fitzgerald, foi uma romancista, socialite e pintora estadunidense.

Zelda realmente teve problemas mentais, mas não causados pela morte da filha (isso foi criação de Kafka Asagiri). Foi diganosticada com esquizofrenia.
O casamento dos dois foi bastante intenso, desde o primeiro flerte até seu final.

E a única filha deles, Frances Fitzgerald, também seguiu pela literatura, sendo uma escritora, jornalista e proeminente membro do Partido Democrático. Ela morreu muitos anos depois que os pais.

Wikipédia: Francis Fitzgerald
Wiki: Bungou Stray Dogs - Francis Fitzgerald


Bungou Stray Dogs 2
12º episódio
E a melhor forma de viver é quando o seu estilo de vida não prejudica o dos outros.
Opinião: Francis Fitzgerald é o melhor e pior exemplo das classes altas durante a pandemia do COVID-19. Basta olhar a lista de coisas que ele gosta e não gosta no Wiki de Bungou.

Gosta: dinheiro, família e a si mesmo.
Não gosta: POBRES.

CERTEZINHA ABSOLUTA, GALERES, que o rico estaria reclamando do fechamento do comércio e diria:
-Que não teria problema se 5 mil pessoas morressem, o problema é o estado em que a economia ficará;
-Que seria inevitável a morte de idosos e que moradores da favela não morreriam dessa doença;
-Que é só uma "gripezinha", um "resfriadinho";
-Que o pico nas classes mais altas já passou, o que não ajuda o processo é que tem países com muita favela, muito pobre.
E por aí vai...

EITA.BATALHA AO SOM DA ABERTURA OU ENCERRAMENTO É UMA COISA QUE ME DEIXAM EMPOLGADA DEMAIS!!!

Antes de mais nada...
Dá para ver um "RS" no cantinho esquerdo da tela entre os minutos 03:18 e 03:20, que eu acho ser "R$", o representante dos nossos reais. Zerou quando ainda tinha 508 ienes na conta do Francis. REAL ZEROU. REAL SEMPRE DESVALORIZADO!

Ok, o que eu pulei até aqui? A BATALHA ÉPICA ENTRE O RICO E O POBRE, EM QUE O POBRE VENCE COM O PODER DA REVOLTA CONTRA A BURGUESIA EGOÍSTA!

Sim, leitor, foi exatamente isso que aconteceu.

O "poder da revolta" é o Rashoumon envolto no braço direito do tigre. O conjunto todo representa a revolta do Atsushi "contra a burguesia egoísta", visto que, no episódio passado, ele falou que o poder deve ser compartilhado e o Francis refutou dizendo que não valia a pena, que era simples desperdício retornar todo o esforço dos pobres em girar a economia, apenas garantindo dinheiro aos mais ricos.

Já posso pegar minha carteirinha de socialista desse jeito, né?

Akutagawa diz que está acabado, mas ainda tem forças para levantar a perna e colocar o pé na cara do meu filho tigre que ativou o terminal e impediu o Moby Dick de cair.
O Dazai chama Fifi de "demônio", mas não se olha no espelho, né? TUDO SATANÁS!
QUER DIZER...
COMO VAI, FIFI? NOS VEMOS NA TERCEIRA TEMPORADA COM MUITO DESGOSTO E POUCA ALEGRIA!

Cinco minutos e dezessete segundos. É para tirar o sossego das pessoas, né?
FIFI HACKEOU O TERMINAL E TÁ FAZENDO MOBY DICK DESCER PRA YOKOHAMA! QUANDO É QUE VÃO ARRANCAR A CABEÇA DO FIFI E ME TRAZER NUMA BANDEJA DE PRÁSTICO?

Certo, chega de contemplar o infinito, ou melhor, Moby Dick na baía de Yokohama, melhor eu adiantar o que aconteceu até o Ango Sakaguchi aparecer reclamando que não vai dormir em casa por dias...

DUVIDO QUE VOCÊ JÁ TENHA DORMIDO NA SUA CASA ALGUMA VEZ NA VIDA, ANGO, MAS OK, VAMOS FINGIR QUE ACREDITO NA SUA DESCULPINHA ESFARRAPADA.

Sobrando apenas Melville, Akutagawa e Atsushi na grande baleia voadora, que poderia ser aquela do Twitter, contudo, a piada veio tarde demais... O membro d'A Guilda desconfia que alguém invadiu o sistema e agora detém o controle.

Sem saber o que fazer, o trio é surpreendido pela voz de Kyouka, que está no avião de segurança máxima não tripulado para paranormais perigosos. Ela diz que há um meio de impedir que Moby Dick destrua Yokohama e temos aqui mais um caso de autosacrifício para um bem maior.

Se na primeira temporada Atsushi foi bem louco de cobrir uma falsa bomba com o próprio corpo para que ninguém explodisse, além de suas entranhas, aqui a situação é mais séria, talvez dada também a condição da garota.

Atsushi nunca tinha matado nenhum ser humano antes de entrar na Agência, por mais que seu poder estivesse fora do controle. Já Kyouka, não teve outra opção quando foi "resgatada" pela Máfia do Porto. São dois casos de membros que não têm controle de sua própria habilidade e que resolvem salvar as pessoas à sua volta sem depender disso, apenas com a força de vontade.

Somente o avião em que a Kyouka estava, seria capaz de bater no Moby Dick e fazê-lo cair antes de atingir a cidade, por isso ela se sacrificou. Ao entrar em acordo com os princípios da Agência, a garota se tornou membro e pôde finalmente usar a Demônio da Neve sem interferência de ninguém, conseguindo fugir antes do choque.

Tudo graças ao poder "Todos os homens são criados iguais" do Fukuzawa.
Qual a necessidade, Ryunosuke Akutagawa? É tara? Só pode ser algum tipo de tara...

Além disso tivemos AKUTAGAWA CHORANDO E DESMAIANDO AO SER RECONHECIDO POR SEU SENPAI ESCROTO: Osamu Dazai.

É, quem te viu, quem te vê... Antes falava que "da próxima vez, vai ser x tiros e y socos", agora colocando a mão no ombro e reconhecendo o esforço do revoltadinho...

Toda a adrenalina do Akutagawa foi embora e ele caiu destruído no chão. Essa é a única hipótese aceitável, além das lagriminhas brilhantes voando.

Acho muito incrível que tudo tenha terminado DURANTE O PÔR DO SOL, reforçando a importância da nossa adorável Agência nessa história. Atsushi foi encontrado, ou melhor, resgatou o Dazai durante um crepúsculo.

Esse período do dia representa a Agência, que não é uma organização legalizada e oficial, ainda que tenha mais princípios que a Máfia e ajude em muitos pedidos do governo.

Melville foi levado por Ango Sakaguchi e daí temos o que sobrou d'A Guilda, observando nas docas o que foi feito de Moby Dick. Mark Twain já adiantou que com a queda de Francis, haveria brigas internas para saber quem mandaria na porra toda.

Situação dos membros d'A Guilda
Margaret Mitchell: hospitalizada
Mark Twain: vai voltar para casa e escrever... sua biografia? Aproveita e vira YouTuber, já que está na metade do caminho mesmo... Jovem escrevendo biografia é de cair o cobre da tabela periódica.
Louisa Alcott: Vai procurar pelo Francis.
John Steinbeck: Vai estancar as revoltas internas d'A Guilda.
H.P. Lovecraft: Acabou o contrato com o Francis e finalmente vai dormir o sono dos monstrão.

Lovecraft: *vai tirar a naninha arrasadora*
Mark: Quem é esse maluco?
Steinbeck: Quem se importa? *sorri* É um dos meus poucos amigos.

Steinbeck, o proletariado, é amigo do DEUS EXTRATERRESTRE POLVÃO CTHULHU! O rapaz está melhor de amizade do que a gente!

Deixa a comemoração da Agência para depois, ela merece uma análise apurada.
A morte de Ryuunosuke Akutagawa em quatro atos! OHOHOHO MORRE MESMO, PESTE! PELO MENOS ASSIM MEU FILHO TIGRE FICA EM PAZ!
VAMOS FALAR DE MÁFIA DO PORTO, VAMOS FALAR DE VINHOS CAROS!
O Chuuya trouxe um Romanée de 1964.
Se você jogar no Google, um dos anúncios traz um Romanée-conti de 1994 por quase CENTO E CINQUENTA E DOIS MIL REAIS A GARRAFA!

Segundo o Wikipédia, raramente o preço da safra fica abaixo de SEIS MIL DÓLARES, por mais que varie...

CHUUYA É PODRE DE RICO E EU POSSO PROVAR!
CARAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAACA, MANO! Chocada que o husbando além de lindo, gostoso, poderoso... ainda é podre de rico. E gasta em vinho.
MORTA NA TORTA.

Chuuya perguntando como puniriam o Akutagawa por agir sozinho e o Mori simplesmente dá uma de pai que mima filho e diz que desde que ele traga resultados, não será punido.

"Ah, ele sempre foi assim, sem conserto. Destrói tudo por onde passa" - Você e o Dazai não educaram essa peste e agora ela fica dando chilique toda vez que vê o pobre do meu filho por aí.

Aí o Mori comenta que a Kouyou poderia ter fugido quando foi raptada pela Agência e que ele não teria como ir atrás dela, principalmente com a Kyouka agora protegida pela Agência. Pois é, galerinha, ela firmou um acordo com o Dazai para garantir a segurança de sua adorável filha adotiva.

E DAÍ ESSA MULHER, QUE É UMA DEUSA EM FORMA HUMANA, DIZ QUE NÃO FUGIU, POIS TINHA QUE AJUDAR UM CHEFE DESTRAMBELHADO A BOTAR ORDEM NA CASA!

"CHEFE DESTRAMBELHADO"! EU AMO A KOUYOU E VOU ME CASAR COM ELA O MAIS BREVE POSSÍVEL! ISSO NÃO É UMA MULHER, É UMA DAS GRANDES BELEZAS DO PARAÍSO!

Mori, eu arrancava a sua alma se você ficasse assanhadinho pro lado da minha deusa. FIQUE SÓ CUIDANDO DA ELISE MESMO! E CUIDANDO DIREITO, SEU PATETA! NÃO TEM QUE ENTUPIR A MENINA DE DOCES! DÁ UNS BRÓCOLIS PRA ELA!
Isso mesmo, Steinbeck, fica aí para poder pisar na cara do Burguês Safado pessoalmente!
Kouyou respondendo ao Mori: Cale-se... ou costuro essa sua boca.
EU PRECISO ME CASAR COM UM SER HUMANO ABENÇOADO COMO ESSA MULHER! NÃO É POSSÍVEL, KOUYOU! COMO VOCÊ CONSEGUE SER TÃO DEUSA?

E o Chuuya já está bêbado...

Kunikida.
Bêbado.
No chão.
Abraçado a uma garrafa de saquê.
Com o Ranpo em cima dele.

KUNIKIDA.

Kyouka com o Karl, porque o Ranpo viu comemoração e resolveu chamar o Poe.
MINHA CARA QUANDO... Como assim o Fukuzawa está ali de bubuia observando o mais novo membro da Agência com um guaxinim nos braços?

GENTE, QUE ADORÁVEL O FUKUZAWA PARTICIPANDO DAS COMEMORAÇÕES!!!

Onde está o Dazai, Atsushi?
Conversando com seu velho parceiro de Máfia do Porto, aquele que o acompanhava por todos os cantos: Hirotsu da Lagarto Negro.

O DAZAI DEU A INFORMAÇÃO PRO HIROTSU, QUE JOGOU NA HIGUCHI, QUE CONTOU AO AKUTAGAWA E... deu no que deu. Saquei...

E o nosso esbanjador de ataduras favorito disse que uniu revoltadinho com tigrinho para que eles fizessem um test-drive do que poderia ser necessário mais para frente: talvez outra cooperação Agência-Máfia, uma vez que um poderoso inimigo já começou a agir.

Situação dos membros d'A Guilda
Edgar Allan Poe: ♫ Onde o Ranpo vai, o Poe vai atrás...
Hawthorne: Traiu A Guilda e espera que o Fifi o ajude a trazer Margaret à consciência novamente.

TROUXA É POUCO, NÉ?

Muito bem, dados importantes: Akutagawa é melhor para suporte e o Atsushi é ofensivo, um complementa o outro... TIPO VOCÊ E O CHUUYA, DAZAI?

Hirotsu: Dazai, por que você gosta tanto de Yokohama?
Dazai: Um amigo meu uma vez disse para ficar do lado de quem socorre, pois seria mais bonito...

Eu adoro o Google.
Segundo essa página do Facebook, o "Teni Muhou" dito pelo Hirotsu depois que o cosplayer de múmia sexy explica seu carinho pela cidade, é o nome da obra de Sakunosuke Oda, e por tabela o poder do personagem, "Impecável".

Segundo a página, é uma inserção do anime, pois o mangá original não conta com a saga da "Era das Trevas", que saiu como história extra (spin-off).

Aí nos segundos finais a gente tem as duas crianças do Jardim de Infância sob o luar e com uma vontade enorme de pular no pescoço do coleguinha.

E por fim o Atsushi dizendo que Yokohama se tornou sua casa com todos que vivem nela. Awn, que fofo!!!
Toda a farra que não fizeram quando o Atsushi entrou, foi deixada para a Kyouka.
Terminou.
ALELUIA QUE EU TERMINEI BUNGOU STRAY DOGS! AGORA TEM TRÊS TEMPORADAS ANALISADAS NO BLOG! Mesmo que uma delas tenha sido no puro suco do desgosto, pois eu ainda não era obcecada por escritores.

Agora... Fechar o post e ir dormir a naninha arrasadora do Cthulhu... Não, né? Só o Lovecraft é privilegiado nessa season finale...

Muito bem, leitor, hora de uma análise profunda sobre... O ABRAÇO DO ATSUSHI NA KYOUKA.

Parece que é mal de season finale de série do "Relembrar é viver", já que o mesmo aconteceu em Mob Psycho 100 #11 e #12. Lá o protagonista também abraçou uma pessoa querida depois de ficar aliviado ao vê-lo bem.

E é curioso, pois tanto o abraço do Mob no Ritsu quanto o do Atsushi na Kyouka têm uma semelhança curiosa: eles são acolhedores.

O abraço do Mob tem o sentido de "estou aqui por você" no sentido de apoio, já o do Atsushi é de alívio, igual a uma mãe ou pai que reencontra seu filho depois de algum acontecimento estressante e que os separou.

Ele acolhe demonstrando alívio e alegria. Acho que o próprio personagem não percebe como mesmo tendo sido privado de carinho durante toda a vida, ele se tornou alguém gentil e carinhoso.

É interessante, pois as pessoas costumam reproduzir os comportamentos agressivos que sofrem, se tornando aquela máxima do oprimido que sonha em ser opressor.

Principalmente se falarmos de hereditariedade.
Por mais que o Atsushi seja um órfão, quer queira ou não o diretor do orfanato representou uma figura paterna para ele. Sim, leitor, eu entendo toda a problemática, só que nem toda relação é saudável e perfeita como todos esperam.

O Atsushi, assim como a Lucy Montgomery, nunca souberam o que é amor e cuidado dos pais, e por conta disso não se espera esse tipo de comportamento deles.

Talvez a insegurança e o desespero pela aprovação dos outros, tenha feito com que o protagonista não optasse pela opressão. Também pode ser da própria natureza dele, ainda que isso soe estranho quando falamos de alguém que se transforma num tigre selvagem que sai destruindo tudo por aí.

A interpretação que tenho do personagem é que dentro dele existe essa vontade de se vingar, de destruir tudo a sua volta e ser consumido pelo ódio, por isso o descontrole do poder e a dependência da habilidade do presidente da Agência.
Um brinde aos cães sem dono e aos escritores vadios! YAY!!! Não, pera...
Assim como o Mob, o Atsushi não extravasa esses sentimentos contidos, representados pelo tigre que ele tanto odeia. Daí provavelmente deriva essa dualidade.

E caso você ainda não tenha escutado nenhum episódios do Bungaku Nerd, recomendo também o do Atsushi Nakajima, que me inspirou dessa rápida análise.

Legal, né, leitor? Agora a gente vai para a verdadeira análise: A DA FARRA NA AGÊNCIA!!!

Primeiro falemos da icônica foto do brinde!
Começando da esquerda, no ponto mais alto, temos Junichirou Tanizaki, o psicopata com complexo de irmã, segurando um copo sextavado. Estava tomando suco de pêssego.

Abaixo do seu braço, temos o do presidente com a manga verde de seu quimono. Obviamente com um copinho do mais puro saquê japonês.

Mais embaixo temos uma manga comprida e avermelhada, é da Haruno, a dona da Mii-chan, também conhecido como "GATO DEMÔNIO". Ela optou por chá.

Em seguida temos o braço da mulher mais maravilhosa da Agência, a Dra. Yosano, com sua garrafa de vinho. Essa e o Chuuya bebendo, imagina a loucura...

Passamos para a mangá de uniforme escolar tradicional japonês, o seifuku, da nossa adorável Naomi Tanizaki. Bebendo o suco de morango que recomendei outro dia no LINE.

Lá no fundo temos a manga comprida e escura da roupa do Kunikida, que estava só no chazinho verde gelado até a Yosano estragar a vida dele.

A única pessoa possível para segurar um tomate em vez de um copo de suco é aquela criança linda chamada Kenji Miyazawa.

No copo chicoso no estilo japonês, temos Kyouka que bebeu refrigerante, pois era a homenageada da festa.

Sabem de quem é esse coquetel cheio dos trelêlê, né? DA ÚNICA PESSOA POSSÍVEL [2]: O NASCIDO EM 21 DE OUTUBRO, EDOGAWA RANPO!
Não se enganem, era aquele suco de pózinho que tem dois ou mais sabores.

E por último, mas nunca menos importante, meu adorável tigrinho com sua luvinha, tomando um bom suco de abacaxi.

Se o Dazai estivesse aí, a mão dele surgiria com uma garrafa de saquê com toda a certeza do mundo.

Como tive acesso a todas essas informações, leitor? MINHA CREDENCIAL que provavelmente vai perder a validade depois deste post, MAS QUE AINDA ESTÁ ATIVA ENQUANTO VOS ESCREVO!

E meus contatos secretos via rede social com alguns membros da Agência e da Máfia. Sim, tenho contatos na Máfia. fufu
Gente, olho no Kenji ali no cantinho comendo pizza. PROTEJAM ESSA CRIANÇA!

Nessa farra teve de tudo: comida japonesa, lanchinhos do Ranpo, vinho da Yosano, pizzas, cozidos, TOFU, bolos... Estou só vendo o Kunikida contabilizandoo prejuízo e sabendo que equilibrar as contas da Agência será um pouco mais difícil nesse mês.

Por isso que ele aproveitou a deixa e deu aquele sermão aos berros.

Bom, agora vamos ao Telecurso Stray Dogs!

No episódio final, assim como acontecem nas novelas, tivemos a resolução da crise que Yokohama e suas organizações sobrenaturais vinham enfrentando.

Porém, depois de neutralizarem A Guilda, uma nova ameaça surge nas sombras e se aproveita da divisão do grupo estrangeiro e da possílve guarda baixa dos salvadores do dia.

Por isso a importância do encontro entre Dazai e Hirotsu, mostrando que no futuro, mais uma vez inimigos de longa data precisarão se unir contra um mal maior.

Kyouka oficialmente membro da Agência, podendo vislumbrar de novo a luz que ofuscou sua visão e tendo mais confiança no potencial a ser explorado de suas próprias habilidades. Agora com um caminho bem mais amplo.

E Bungou mais uma vez colocando gente que se odeia para se complementar, acho que pela terceira vez, se contarmos Dazai x Chuuya e Mori x Fukuzawa.
Parece um teste para ver quem vai matar o outro primeiro, visto que a cidade de Yokohama parece pequena demais para tanto ódio.

Rápido adendo: Prometi que faria a pesquisa da Lucy Montgomery neste post, mas como o meu tempo ficou apertado, decidi que vou aos poucos ATUALIZAR AS PESQUISAS NOS POSTS DA PRIMEIRA TEMPORADA!

E aqueles que foram atualizados em outras temporadas e animes, serão linkados a análise em que apareceram primeiro, ok?

Para encerrar... Foi uma jornada e tanto.
Comecei Bungou animada por causa da premissa, porém, não gostei nenhum pouco da execução no começo, o que gerou aquelas análises de puro desgosto.

Com o tempo, a oportunidade num Carnaval, vi que a série merecia uma segunda chance e fui entendendo um pouco mais sobre as motivações dos personagens, além de amadurecer (não muito) nesse trabalho de blogagem.

Nesse meio tempo entre assistir as duas temporadas mais de uma vez e esperar ansiosamente pela terceira, mergulhei um pouco mais fundo no mundo da literatura japonesa e internacional, lendo alguns livros de autores que inspiraram alguns personagens.
Só gente linda, rica e perigosa nessa imagem.
Eu sempre estou certa, mas nem sempre nas épocas certas, então sou passível de erro. Além disso, o Kimono Amarelo não nasceu com intuito de ser um guia otaku com textos analíticos profundos. Aqui é só uma otaku que berra o quanto gosta ou odeia as coisas e de vez em quando faz comentários pertinentes.

Foi bom completar Bungou no blog e mostrar o quanto a gente pode mudar com os anos em alguns aspectos ou num geral.

Nunca vou perdoar a FUNimation por tirar a minha alegria com Bungou to Alchemist. Primeiro, porque aproveitaria para refazer as pesquisas de escritores e, segundo, PARA TER MAIS MATERIAL DE SURTO!

Bom, vida que segue.

Este anime foi assistido na Crunchyroll.

Nota: O ciclo vicioso de gostar dos escritores, pesquisar sobre eles e descobrir as semelhanças entre os personagens e suas contrapartidas reais
Pretende reassistir algum dia?: É tradição, não tem para onde escapar...
Recomenda a série?: Pior que sim, ainda mais se a pessoa curtir literatura e conhecer não só os escritores ocidentais, pois os japoneses são as estrelas principais
Categoria: Shounen, shounen de lutinha, escritores, escritores japoneses, escritores estrangeiros, literatura, literatura internacional, literatura mundial, literatura japonesa, detetives, agência de detetives, máfia, mafiosos, paranormal, poderes paranormais, livros, contém filhos, contém husbandos, credencial para tretas, zoeira, fogo no parquinho, fogo no feno, fogo em Yokohama, destruição, guerra paranormal e anormal, anormalidade, anormais, gente louca, burguesia safada
Premiações: Melhor Piada - Akutagawa dizendo ao Hawthorne que é o "diabo", Melhor Waifu - Kouyou Ozaki, Melhor Edgar Allan Poe - O deste anime, Representante do Proletariado contra a Burguesia Safada - John Steinbeck, Melhor Cthulhu - Lovecraft, Melhor Dupla Destrambelhada - Dazai e Chuuya, Melhor Dupla do Jardim de Infância - Atsushi e Akutagawa, Melhor Dupla do Ensino Fundamental - Mori e Fukuzawa, Maior Psicopata da Temporada - Tanizaki quando mexem com a Naomi, Bêbado Mais Divertido - Akiko Yosano e Doppo Kunikida
Pontos fortes: Elenco de dublagem, Kouyou Ozaki, Edgar Alln Poe, Louisa Alcott, Lucy Montgomery, minhas pesquisas mais aprofundadas sobre os escritores
Pontos fracos:
A morte do Odasaku e o surgimento de Fyodor


Assim se encerra a participação do anime cheio de pesquisas, Bungou Stray Dogs 2 no Kimono Amarelo.

Por Kimono Vermelho aquela que não quer ver uma quarta temporada disso tão cedo... - 08/05/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/