sexta-feira, 26 de julho de 2019

#ESPECIAL - OVA de Tsurune: Kazemai Koukou Kyuudoubu #14

DOBRADINHA DE DUBLADORES, LEITOR?
DOBRADINHA DE DUBLADOOOOOOOOOOORES, LEITOR!

E não são quaisquer dubladores! São Kensho Ono e Yuuto Uemura, que há uma hora quase tretaram num hospital E QUE AGORA... Não sei. Não assisti o episódio ainda.

No episódio anterior... tivemos o desfecho de Tsurune. Termina a competição regional e consequentemente a primeira grande disputa entre Kazemai e Kirisaki.

Você não deveria seguir o modelo da OVA de Natsume Roku, Kimono?


Tsurune: Kazemai Koukou Kyuudoubu
14º episódio
Digno de ficar a menos de um metro da idol eu não sei, MAS É DIGNO DE SER MEU MARIDO!

Opinião: Na verdade, leitor, era para este post ter saído na época do Carnaval, porém, como tive alguns problemas de cronograma, não acabou acontecendo... mesmo quando eu tentei em outro momento.

Infelizmente, dia 18/07 (quinta-feira) já no final da noite no Brasil, fiquei sabendo do incêndio no estúdio de animação Kyoto Animation.

Por mais que eu não seja grande entusiasta de boa parte dos trabalhos do estúdio, Tsurune foi a primeira obra feita pelo KyoAni que mexeu comigo de forma avassaladora.

E aí pude constatar o óbvio com o coração mais aberto: o trabalho deles é simplesmente incrível. Aliás, sempre foi, mesmo quando torci o nariz em obras que analisei aos trancos e barrancos, como: Kyoukai no Kanata e Free!.

É inegável a importância do KyoAni na indústria de animes e para os fãs da cultura japonesa. E se torna ainda mais doloroso quando temos mortes envolvidas. Mais de trinta perdas insubstituíveis num lugar que tinha as melhores condições de trabalho e o maior número de mulheres nas equipes.

Se você não conhece muito sobre como funcionam os bastidores da animação, recomendo dar uma olhada em Shirobako.

Há alguns meses também saiu uma notícia sobre um funcionário do estúdio Madhouse que foi parar no hospital por excesso de trabalho, então dá para se ter noção de como as coisas são nesse meio.

Depois do quote da RahWalker, também decidi não propagar o nome do criminoso que causou esse incêndio. Recomendo que leiam a thread que está em inglês para entender a importância que esse ato pode gerar.

E se você de alguma maneira tem como ajudar, separei alguns links importantes:
-Post da Crunchyroll BR com as primeiras dicas;
-Informações sobre doação DIRETA para o Kyoto Animation;
-Informação para quem pretende doar e é de fora do Japão.

Cuidado com as "vaquinhas virtuais", mesmo aquelas feitas por empresas grandes, pois segundo os internautas há toda uma burocracia para que esse dinheiro chegue até o estúdio. Então prefira as maneiras citadas acima.

Bom, agora faço a minha pequena homenagem com a análise do OVA que saiu em maio desse anime que EU AMO TANTO.

E um desejo de que os dias sejam mais brilhantes e que as flores continuem a florescer, como diz a música "Hana wa saku" de Shunji Iwai e Yoko Kanno.

Obrigada por tudo até agora, Kyoto Animation, e que suas esperanças floresçam!

BOM, TIRANDO ESSA INTRODUÇÃO QUE QUASE ME FEZ CHORAR, VAMOS FALAR DE ESQUEMAS, LEITOR!
KAITINHO NUNCA CRITIQUEI! Confia nos "Kacchan" dos animes, que eles entendem de malcriação!

Quais esquemas? Os meus de blogagem, oras!
Desde que o blog voltou brevemente do hiato, estou escrevendo os posts seguindo o estilo MAIS KIMONO POSSÍVEL: "surta, escreve e depois analisa".

Então chore, pois entraremos nessa montanha-russa, comigo escrevendo e você lendo. Segue o baile.

E temos MEU MOZÃO MASAKI FAZENDO O QUÊ? O que ele tem especialidade em fazer: PASSAR VERGONHA NO DÉBITO!

Só dá o clube de arquearia se revirando de desgosto, pois uma emissora de TV de Tóquio quer que uma idol treine como sacerdotisa no santuário do Masaki e... ATIRE COM O ARCO E FLECHA, É CLARO! Deu inveja da idol agora...

Melhor é a galera do clube não curtindo muito a ideia e mal conhecendo a guria. EU ESTOU SÓ OS PRANTOS DE TANTA RISADA!

CACETE, NANAO! POR QUE TEM QUE ENVOLVER MEU FILHOTINHO CUTI-CUTI NISSO, CARAMBA? DEIXA O MINATINHO CUTI-CUTI EM PAZ!

E lá vai a galera atrás do fã da Noririn que estuda na Kirisaki.
EU ESTOU SÓ OS PRANTOS DE TANTA GARGALHADA!

Minha Nossa Senhora Onoda... Não.
NÃÃÃÃÃÃÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!

MINATO MANDOU MENSAGEM PRO SHUU, QUE FOI FALAR COM O FÃ DA NORIRIN. MAAAAAAAAAAAAAAAAAAAANO! E O GURI FALANDO QUE NEM MEMBRO DE SEITA, QUE NÃO PODE IGNORAR A OPORTUNIDADE DE UM POTENCIAL FÃ DE IDOL QUE NEM ELE!

Ah, moço... Mal sabe você a encrenca que vai meter a Kirisaki, pois eu sinto o CHEIRO DA ZOEIRA CHEGANDO!

Bicho, não é por nada não, MAS DEU UMA PENA DO SHUU ESCUTANDO O DOIDO DO COLEGUINHA...

MANO, COMO EU ODEIO ESSES GÊMEOS!
NÃO CHAMA A KAZEMAI DE "CAIPIRA"! QUER APANHAR, MOLECADA RICA?

Bicho, a Kirisaki é tão cagada, TÃO CAGADA, QUE CHEGOU COM O CLUBE PRATICAMENTE INTEIRO!

"Não é que a gente não confie na Kazemai..." - Querido, mais seguro é andar com a Kazemai do que com a Kirisaki!

Se bem que alguém já caiu no rio e levou um coleguinha, né?

UM DOS GÊMEOS DIZENDO QUE SÓ FOI NO ROLÊ PRA BISBILHOTAR!
MAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAANO! PEGA ESSAS PESTES E TRANCA EM CASA, PELO AMOR DE DEOS MATOBA! NINGUÉM GOSTA DESSES MALAS SEM ALÇA!
Seiya batendo a real, pois eles têm que ajudar o treinador... quando poderiam procurar tudo no Google e evitar tanta dor de cabeça, né? hehehe

Espera.
ESPERA.
Esse episódio se passa DEPOIS DO CAMPEONATO REGIONAL? Pois esse FILHOTE DE CRUZ-CREDO QUE VEIO EM DUPLA disse que MEEEEEEEEEEEEEU FILHO CUTI-CUTI PASSOU "PÂNICO DE ALVO" PRO IRMÃO IMBECIL DELE!

MAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAANO, ME SEGURA QUE EU VOU BATER NESSES DOIS PIVETES COM O LEQUE DA NORIRIN!

MANO, ESTOU JOGADA NA LAMA COM O FÃ DA NORIRIN QUE FEZ PRATICAMENTE UM DOSSIÊ PARA OS MENINOS DO KAZEMAI.

Moço.
Eles só queriam saber o básico.
Não tem ninguém a fim de entrar no fandom.
Segura a peteca.

SEIYA! BOTA ORDEM NO GALINHEIRO!

Senhor Meu Deos Matoba...
O MOLEQUE FALANDO QUE IDOL É UMA RELIGIÃO, UM OBJETO DE ADORAÇÃO... Japão, não tem terapeuta no seu país?

MEU.
PAI.
DO.
CÉU.

O SEIYA MEXEU COM O FÃ DE IDOL ERRADO!
"Tirando o cabelo, são todas iguais" - Seiya, eu sei que não te adotei durante a série, SÓ QUE VOCÊ MERECE SER PROTEGIDO!

GENTE, CADÊ A GALERA DA KIRISAKI SEGURANDO O FANÁTICO? NÃO É PRA RELAR NA MINHA CRECHE DA KAZEMAI, CACETE!

MOLEQUE DA KIRISAKI, PARA DE GRITAR COM AS CRIANÇAS DA MINHA CRECHE, CACETE! QUER APANHAR?

Gente, esse episódio não é real. Ele é fruto de histeria coletiva. Não pode ser real esse guri JULGANDO O MEU MARIDO para ver se ele pode chegar a menos de UM METRO desse raio de idol!

CARAAAAAAAAAAAAAAAALHO, KAITINHO!
KAITINHO NUNCA CRITIQUEI!
MAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAANO, QUE SAUDADES DAS MALCRIAÇÕES DA MINHA CRECHE KAZEMAI!

VAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAI, KAITINHO! DÁ NA KIRISAKI, QUE ELA TÁ MERECENDO!
Quando o PRESIDENTE DO CLUBE não tem moral para botar ordem na bagaça!
Olha, o presidente do clube de kyuudou da Kirisaki NÃO ESTAVA COM ARCO E FLECHA NA MÃO, MAS DEU UM TIRO NO MEIO DO CORAÇÃO DO FÃ DA NORIRIN!

Quero ver se eu vou lembrar que o nome dele é "Daigo", e não "dango" até o final do epi... "Daigo"? NÃO É O NOME DO PAI DO HYAKKIMARU? "Senhor de Daigo"?

UASHUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUASHUAHSUAHS A MINHA MEMÓRIA TRABALHA DE MODO ESCANDALOSO! De vez em quando ela acerta, essa safadinha!

E NÃO É QUE É "DAIGO" MESMO?

Muito bem, agora o fanático pela Noririn será chamado neste post de "SENHOR DE DAIGO", porque eu mando neste blog e fim de papo.

Masaki, 23 anos e só passando perrengue...
Prometo fazer um jantar gostoso depois que essa treta toda terminar.

AGORA O SENHOR DE DAIGO (o nome de "cavaleiro" que ele ganhou deste blog) QUER FAZER UM TESTE COM O MEU MARIDO PARA VER SE ELE É DIGNO DE ENSINAR KYUUDOU PRA IDOL!

Mano.
Eu vou dar na cara desse moleque.

Gente.
GENTE.
EU SINTO MUITO, SÓ QUE DEDO PODRE PRA HUSBANDO É UM NEGÓCIO QUE EU NUNCA TEREI NA VIDA!
Aqui nós dizemos que "conhecimento nunca é demais" ou que "aprender nunca é demais".

OLHA O MASAKI DANDO AS CAMISETAS DE SERVOS PROS MOLEQUES TREINAREM ARQUEARIA! E ELE AINDA TÁ TIRANDO FOTO!

MASAKI, EU TE AMO!

Também amo o meu filho Ryouhei achando os chiliques do Senhor de Daigo um saco E RECEBENDO APOIO DOS ACOMPANHANTES COADJUVANTES DA KIRISAKI!

POR DEOS MATOBA, NOSSO SENHOR!

"Não diga 'abra as pernas'. A Noririn é uma dama" - AMORE, UM DIA, SE ELA QUISER SE CASAR E TER FILHOS, O ÚNICO JEITO VAI SER ABRINDO AS PERNAS! E ISSO NEM É INSINUAÇÃO DE PUTARIA!

CARALHO, SENHOR DE DAIGO, PARA DE SER CHATO!
QUER QUE ELE DIGA "AFASTE OS PÉS UM DO OUTRO"?

Agora está reclamando que a explicação é longa e a menina vai ficar entediada.
SENHOR DE DAIGO, FAÇA O FAVOR DE NUNCA MAIS DIRIGIR A PALAVRA AO MEU MARIDO E A MINHA CRECHE!

Mano.

A CARA.
DO PRESIDENTE.
DO CLUBE DE KYUUDOU.
DA KIRISAKI.

A CARA DELE DE "ESTOU FARTO DESSA PORRA".
EU NÃO CONSIGO NÃO GOSTAR DESSE MOÇO.

E, claro, que o Senhor de Daigo tem que encher o saco a cada movimento do Masaki. Tocou na "Noririn de Daigo", APITO! Fez não sei o quê? Apito!
Eu sou uma mistura do moço da esquerda com o presidente: de saco cheio do Senhor de Daigo.

Eu gosto como os gêmeos estão sempre ali atrás RINDO.
RINDO DA DESGRAÇA ALHEIA. Esses dois vieram diretamente do inferno e ninguém me convence de que não são filhos do Capeta. E TENHO DITO!

E os pivetes da Kirisaki querendo ser ensinados pelo Masaki e daí vemos o Kaitinho e o Ryouhei BRAVOS E ENCIUMADOS?

Que atmosfera é essa, galera? É o Shuu e o Seiya brigando pelo Minato, como sempre.

EU.
ESTOU.
LAVADA.
NA CACHOEIRA.

O que foi, Masaki?
TÁ FALANDO QUE O SHUU PODE MELHORAR... COM AMOR?
Eu vou ali no canto chorar e rir, porque não sei o que me define neste momento.

"Alguém aqui já se apaixonou?" - Sim, Masaki. Eu por você. Tudo bem?

Masaki, 23 anos na lomba e explicando sobre amor a um bando de adolescentes. MASAKI, VIROU FILÓSOFO AGORA? CURTI.

Quer ver que esse papo de amor vai chegar no Senhor de Daigo? Ele está quieto demais...

A explicação do marido sobre amor e a arquearia é muito perfeita.
E é interessante quando ele fala de "aniquilação de ego" e não se prender a acertar o alvo, e sim em ter aquele momento como algo só seu, um mundo onde existem apenas você, o arco, a flecha e o alvo.

Eu disse.
Senhor de Daigo interrompeu o Shuu.
SHUU VAI COMER SEU PÂNCREAS DEPOIS DE TACAR UMA FLECHA NELE, MIGO.

Os gêmeos rindo da explicação apaixonada do Senhor de Daigo que comparou com a adoração às idols... Eu estou numa mistura entre os gêmeos e o Masaki reagindo a tudo isso.

São sempre encantadoras as cenas em que vemos os personagens atirando as flechas.
E A GRAVAÇÃO FOI CANCELADA! ABENÇOA, DEOS MATOBA!

Gente, terminei o episódio.
Estou extasiada por rever Tsurune e morrendo de saudades dessa turminha doida! Tendo um tempo extra vou assistir novamente o anime, agora sem a pressão de fazer análise e com o compromisso apenas de aproveitar o momento.

E que vibe gostosa esse anime passa...

Ok, hora de organizar as ideias e trazer o que o leitor espera ler neste post além dos meus surtos: MAIS SURTOS e análise.

Estava lá, num belo dia, Masaki de bubuia quando DO NADA toca seu celular.
Era a blogueira louca combinando um rolê? Não. Era o TIO MORIOKA COMBININDO UM ROLÊ? Também não.

Era uma emissora de TV da capital do país querendo gravar no santuário com uma idol. Desespero define quando você não manja dos paranauê. E quem são os paranauê? O raio da idol.

Olha, falando de coração, a coitada da menina nem tem culpa, pois isso é normalmente loucura de agente querendo gerar conteúdo para os fãs enlouquecerem ainda mais.

Gosto MUITO de um podcast das Otaminas, que também rendeu dois posts, e que fala sobre esse fantástico mundo medonho das idols. Os textos e o podcast se complementam, na minha opinião.

Eles explicam um pouco sobre a indústria de idols: os contratos absurdos, as rotinas cansativa e o ciclo vicioso do comportamento dos fãs.

Acredito que as cenas que vimos protagonizadas pelo "Senhor de Daigo" são apenas a ponta de um iceberg muito real.

Essa adoração religiosa que os fãs têm pelas idols acaba as obrigando a não serem elas mesmas, e sim um produto de entretenimento e satisfação dos clientes. Elas agem de forma mais infantilizada, têm o ar de inocência e comportamentos que "não assustam" os homens japoneses, conhecidos por não gostarem muito de mulheres mais inteligentes e decididas.
Amor acontece e chega para todo mundo. Você até pode tentar fugir, só que ele te encontra e... PÁ! TOMA-LHE FLECHADA NO KOKORO! O amor manja de kyuudou.

Falei disso no post de Sarazanmai #03 e #04 (e você pode checar a thread da Yurika).

Chega a irritar quando o Masaki fala sobre "abrir as pernas" dentro do contexto da explicação sobre os movimentos da arquearia e o Senhor de Daigo acha aquilo vulgar e diz que a idol "é uma dama".

O QUE O SHIRIKODAMA TEM A VER COM AS CALÇAS?

E daí vemos esse reforço na "impressão da pureza" e do machismo, como se uma mulher que abre as pernas EM QUALQUER CONTEXTO fosse menos digna.

"Kimono, você não está problematizando um fã de idol..." - Leitor, eu ainda estou em 2019. Quando a gente retornar para 1732 eu paro de problematizar fã de idol, tá bom?

"Ah, mas é outra cultura..." - Leitor, acho que você não entendeu para o que serve uma ANÁLISE. Se fosse para digitar dois parágrafos sobre como é linda a animação, eu nem tinha criado blog.

E como bem disse a Deborah Secco, uma das funções da arte é retratar a realidade. E cabe ao papel daquele que vai analisar e/ou criticar fazer exatamente o que se propôs a fazer: analisar e/ou criticar. Colocar o contexto e explicar a situação.

Falar que a trilha sonora é linda, que a arte é incrível, que a animação é fluída e mais um monte de detalhes técnicos é importante sim, e eu falei disso durante a série principal. Assim como a trama, os personagens e a história de cada um.

Uma coisa não desabona a outra e... é a retratação da realidade do fã de idol, que pode chegar nesse nível com pontos percentuais para mais ou para menos.

E vou além: a arte é feita para instigar, movimentar as mentes e despertar criatividade e curiosidade. O julgamento faz parte, afinal... isso também é o que nós faz humanos.

Gosto de problematizar as coisas, leitor? Não gosto, contudo, o mundo não colabora. Então reclama COM O MUNDO, não comigo.
Tirei TREZE PRINTS e deixei apenas NOVE para este texto.
"Controle" e "botão do print" não vêm em conjunto. Tem que escolher.

O que mais posso dizer ignorando o Senhor de Daigo?
Quando a zoeira não é o bastante e você precisa CAPTURAR IMAGENS da situação.

Creio que quando o Masaki falou de amor e de arquearia, ele quis dizer sobre deixar de pensar de forma individualista e racional para se deixar levar pelo momento e sentimento.

Quando estamos apaixonados, o que comanda o nosso coração é a leveza de pensar não mais em si, porém, em duas pessoas que se complementam.

Quanto mais você tenta pensar em acertar o alvo, ajeitar postura e em administrar a insegurança, mais longe você fica do seu objetivo. Foi o que vimos nos treze episódios anteriores.

O mais engraçado é que na minha cabeça, quando assisti o trailer desse OVA, O NEGÓCIO SERIA MUUUUUUUUUUUUITO DIFERENTE! Teríamos a tal Noririn participando da tal gravação e os garotos da Kirisaki e da Kazemai fazendo um pouco de figuração, enquanto o Senhor de Daigo tentaria segurar a emoção.

Minha fanfic mental morreu com o aviso de que a gravação seria cancelada.
UMA PENA, POIS PARECIA MUITO DIVERTIDA E CHEIA DE VERGONHA ALHEIA!

Foi muito bom rever essas crianças atiradoras de flechas...
Menos as da Kirisaki. Elas sempre dão trabalho em qualquer rolê.

Esse anime foi assistido na Crunchyroll.

Por Kimono Vermelho aquela que nunca vai esquecer os ótimos momentos proporcionados pelo Kyoto Animation, e que espera gostar de alguma nova produção quando eles se restabelecerem! - 26/07/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/