segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

SEASON FINALE: The Case Study of Vanitas #23 e #24

Sim, este vai ser o ÚNICO ANIME que vou conseguir terminar este ano.
Você pode entender melhor o caos da minha vida no Edital: Caos, Tempo e Cansaço.
 
Nos episódios anteriores... surge Mikhail, um menininho de cabelo branco e olhos azuis "Vanitas" com um Livro de Vanitas. Ele sequestra a Dominique e exige que Noé Archiviste tome seu sangue e entre em suas memórias. Lá, acabamos descobrindo um pouco mais sobre a vida do Vanitas e do Vampiro da Lua Azul.

Acompanharia a novela de Vanitas na TV com mais capítulos, Kimono?

The Case Study of Vanitas
23º episódio
Mikhail sorrindo e ao fundo um cenário brilhante e dourado. Mikhail é um menino de cabelos brancos curtos, mas cheios, olhos azuis celestes brilhantes e pele branca. Ele usa uma roupa preta com detalhe cinza e uma faixa azul em um dos ombros. Na tela ainda tem os dizeres: "Esqueça sua estúpida vingança e venha comigo, meu irmão!"
Eu tenho certeza de que se déssemos um tijolo de concreto na mão do Vanitas, ele ia transformar o rostinho encantador do Mikhail em purê.
Vanitas com uma expressão de quem está muito puto de raiva.
Acho que nós nunca vimos o Vanitas puto nesse nível.
Opinião: Leitor, se eu te disser que não lembro de quase nada deste anime, apenas que eu surto muito e ele sempre entrega proporcionalmente entretenimento e sofrimento, você vai rir da minha desgraça?

Não faça isso, tenha um pouco mais de espírito de tender bolinha cheio de cravos espetados nele do que de porco assado no tempero de vinho branco.

Aproveitando as festas de fim de ano, vamos também fechar com chave de ouro 2024 com o anime que eu mais amei analisar... depois de outros 400 que já terminaram e mais outros mil que ainda preciso analisar.

HOHOHO~, VANITAS!
SERÁ QUE O PAPAI NOEL TE TROUXE PRESENTE OU... discórdia?
 
Gente, não lembro de ter visto o Vanitas tão transtornado quanto agora. Primeiro fez uma cara de "vou te matar no soco" e agora levantou uma arma?

Gente, Vanitas perturbadíssimo.
MEU DEOS DO CÉU. ESSE ANIME SERVINDO MANICÔMIO A ESSA HORA DO DIA.

"Vão lamber as feridas em outro lugar!" - Gente... VANITÃO TÁ NA BEIRA DO MANICÔMIO JUDICIÁRIO. Será que a existência de Luna é tão tenebrosa assim?

Jun Mochizuki, até queria gostar mais de você, só que servindo SOFRIMENTO E DESGRAÇA a essa hora do dia não é sadio para a minha saúde mental já desequilibrada.

CACETE.

Não. Não é aquela injeção que os paladinos usam, né?
CACETE, VANITAS.

PUTA QUE PARIU, JEANNE, MEU AMOR!
EU TE AMO, JEANNE! SE O VANITAS NÃO TE QUISER, EU CASO COM VOCÊ! TE DOU TUDO! TE DOU O MUNDO, JEANNE!

Tive que conter o grito ou o bairro inteiro viria perguntar o que tinha acontecido.

CARALHO, JEANNE!

E acabou o episódio.
Porque é assim que os estúdios de animação massacram nossos corações.
Porque é assim que a Jun Mochizuki se diverte.

Rapaz... Não pensei que a essa altura do campeonato eu ia virar masoquista.
JUN MOCHIZUKI, NÃO AGUENTO MAIS SUAS HISTÓRIAS! VÊ SE ESCREVE ALGO FOFO UMA VEZ NA VIDA, SUA DEMÔNIA!

Pelo amor de Deos, só servindo saúde mental esgarçada... Não aguento mais não.

Muito bem, vamos de Telecurso do Penúltimo Capítulo de Novela? Mais para PENÚLTIMO PASSO ANTES DE PROCURAR O PSIQUIATRA!

E, como sempre, Vanitão servindo aquele desgosto em forma de entretenimento e destruição de cérebro. O que a Jun Mochizuki tem de gênia, ela tem de diaba. Mais um pouco e Kafka Asagiri (autor de Bungou Stray Dogs) chega perto!
Num cenário escuro e com chuva pesada, na primeira imagem está Noé com uma tipoia no braço esquerdo e na segunda imagem está Vanitas apontando uma arma para Noé.
Rapaz, até parece que eles precisavam desse arranca-rabo para terem certeza dos sentimentos que um tem pelo outro. Não falei nada de BL, isso aí é com vocês...
Bom, a situação com o Mikhail vai se desenrolando a ponto do Vanitas chegar e ficar completamente transtornado. As informações que temos, e que são bem poucas, se referem à morte de Luna, o Vampiro da Lua Azul, e de Mikhail.

Provavelmente minha teoria de que ele teria usado o livro dele para criar os Naenias e etc e tal não parece muito certa, porque o garoto revela que foi salvo por alguém e que esse alguém quer ter acesso aos segredos que o Vanitas guarda na memória.

Eu fico bem desconfiada do Ruthven, porque ele mordeu o Noé e não lembro se incutiu em sua "iniciativa" um toquezinho de "morda o Vanitas, prove do sangue dele".

Sim, roubando o termo de Delico's Nursery, porque acredito que converse muito bem com o "poder" que o Ruthven tem a partir do momento que morde outro vampiro. Vemos isso com a Jeanne e posteriormente com o pobre do Noé.

Bom, vampiros, né? Tudo cria do capeta.

Fico pensando se quem o salvou não foi o Dr. Moreau... Se bem que aquilo lá não parece ser tão inteligente a esse ponto e não sei se ele deixaria o Mikhail livre, afinal, é o doido dos experimentos em cobaias. Ainda aposto mais no Ruthven, por ter um espírito calculista infalível.

Enfim...
De alguma forma, era para o Mikhail ter morrido e essa é uma informação que, se não me engano, deu uma boa ventilada no post anterior. Apesar de Luna tê-los tornado parte do Clã da Lua Azul, os dois estavam fadados a morrer a qualquer momento por causa dos experimentos do Moreau (que a minha cabeça está corrigindo erroneamente para "Moriarty").

Então... Pelo que li do post anterior, não foi especificado o motivo do Mikhail ter sobrevivido: "E, por algum motivo, o priminho bizarro de Satoru Gojou não deveria estar vivo".
 
Sobre a morte de Luna, parece muito com a missão do Arconte em Sumeru (Genshin Impact - Hoyoverse). O Vanitas fazendo o papel do Viajante, a única pessoa que sabia que existiu uma arconte dendro anterior à Nahida. Não vou elaborar além, porque são spoilers importantes da história e quem estiver curioso pode procurar pela lore.

Por algum motivo o Vampiro da Lua Azul deixou algum conhecimento-chave para o Vanitas e depende que ninguém tenha acesso à sua memória para que não vaze.
Será sobre a Fórmula Mundial? Sobre os livros? Sobre sua vingança contra os vampiros da lua vermelha/carmim/carmesim?

Não faço ideia, mas estou completamente ansiosa para saber que tipo de satanice vai acontecer no próximo episódio. Se teremos alguma revelação ou Vanitão vai carcomer a alma de todo mundo.

Talvez eu desse uma olhada no mangá? Não. Minha vontade de ler mangá é proporcional à minha vontade de sair de casa em alguns dias: mínima.

Fora isso, muito sofrimento e culpa na relação do Noé com a Dominique. Ambos se culpando e sofrendo por conta da morte do Louis, e a gente percebendo que ninguém superou nada ali.
Na primeira imagem, Domi está em queda livre no meio de uma chuva e tem os dizeres: "Se Noé não se machucar mais por minha causa...". Na segunda imagem, Domi continua em queda livre e os dizeres são: "Se eu puder impedi-lo de chorar como chorou daquela vez..."
Dominique usando a culpa e o sofrimento como impulso para mudar.
Também pudera, né?
O menino era um enjeitado, era cobaia do próprio avô, foi amaldiçoado e antes que pudesse fazer mal à Domi e ao Noé crianças, o avô foi lá e decapitou o menino na frente dos dois.

Assim, com um trauma desses, nem precisa perguntar por que um psiquiatra, um psicólogo e toda a equipe de saúde mental deveria ter cuidado da duplinha, né? É fato.

Fora isso, tenho a leve impressão de que ouvirei Akira Ishida até o final da temporada. Não é possível que ele só estrague minha cabeça em Yakuza Fiancé.
VEM ESTRAGAR AQUI TAMBÉM! -> Isso aqui deveria render aquele conselho "cuidado com o que deseja", não?

Bom, aí tivemos a nossa cota filosófica de "não sei nada do fulaninho que passou 23 EPISÓDIOS ENCHENDO A PORRA DO MEU SACO e sendo meu companheiro de farofada". TODO ANIME PRECISAR TER ESSA GALHOFA DE "NÃO CONHEÇO O AMIGUINHO".

Se na história alguém acredita no "poder da amizade", vai ter essa filosofagem aí.
Até entendo que faça parte e que a pessoa realmente se questione, mas... figurinha carimbada demais.

Ao que parece, as pessoas precisam questionar suas certezas frágeis para que possam vir com uma certeza forte o bastante para seguir em frente. E sempre acho esse tipo de questionamento louvável, afinal, é o que nos leva a um outro patamar na evolução da vida.

Também é interessante o comentário do Johann, nosso dampirinho ilustríssimo dublado pelo Kouji Yusa querido, falando sobre a força que o Noé possui e que poderia muito bem se valer para subjugar alguém.

Aliás, é muito interessante ver alguém forte que não se vale disso para pisar nos outros. É exatamente por se dar conta dessa força, que o Noé se segura e não "suja as mãos", ainda que eu possa incluir aí uma cota de inocência e de fé nas pessoas.

E assim temos o paradoxo do forte que não usa seu poderio contra os outros e o fraco que precisa fazer de tudo para sobreviver. O Mikhail comentou de auto-hipnose e parece uma condição que o Vanitas se submeteu para guardar o segredo do Vampiro da Lua Azul.

Sem falar nesse desejo pela solidão, já que assim ele não precisa se revelar para ninguém e muito menos ficar vulnerável por conta do segredo. Então quando o Noé mete um "não vou te libertar", dizendo que não vai abandoná-lo e que está aí para tudo que vier, isso dá um estalo na cabeça do Vanitas.

Não acho que ele tenha acertado o Noé naquele ataque.
Seria ok se acontecesse, porque faz parte do personagem nesse contexto, contudo... ainda acho que não acertou. Que algo ali falou mais alto.

Gente, e o que dizer da chegada da Jeanne, linda, leve e louca, salvando a Domi?

Para final de temporada, espero todo o tipo de pirotecnia, mesmo com essa chuvinha torrencial que apagaria mais da metade de São Paulo. Abraços de anaconda pra Enel.
Como se o tempo estivesse mais lento, as gotas de água param no ar, enquanto Vanitas e Noé correm em direção um ao outro em ataque.
Nunca que veremos Rudá (Nicolas Prattes) e Mavi (Chay Suede) dando um show desses, até porque nunca serão um Vanitão e um Noé emocionado, né?
Fora isso... Vi algumas faltas de pontuações na legenda e frases que parecem ter ficado sem tradução. Bom, como essas legendas vieram da Funimation e eu não sei a situação do material, é realmente uma pena. Parece que a gente perdeu algumas falas importantes.

Por isso, leitor, valorize as equipes de localização quando elas fazem um trabalho legal. E se tiver erros ou o trabalho não parecer bacana, abra tickets no site da Crunchyroll. O pessoal do suporte é muito querido e costuma atender as demandas.

Bom, acho que citei tudo que era necessário. Agora... HORA DE VER O PAU TORANDO!

P.S.: E se de repente quem salvou o Mikhail foi o avô da Domi, aquele tiozinho da pá virada? Joguei pro universo! Editado: K-K-K-K-K-K Tá cheia de potássio, gata!

A pessoa que sempre odiou a matéria de Química na escola e faz piada com a tabela periódica. Vai entender...

The Case Study of Vanitas
24º episódio
Noé está deitado no chão com sangue na cabeça e no rosto em meio à chuva forte, enquanto Vanitas está debruçado em cima dele, curvado como um tatu-bola.
Vanitas tatu-bolinha em cima do Noé. O potencial de BL, hein, Jun Mochizuki?
Opinião: Eu gosto da parte da sinopse que diz: "Vanitas se reconcilia com Noé e corta laços com Mikhail". ISSO É TUDO O QUE EU PRECISAVA LER.
E esse rolê de "uma figura inesperada aparece"... SINTO CHEIRO DE AKIRA ISHIDA!
Se for o Ruthven, vou distribuir paulada no elenco do anime!

No elenco de personagens, no caso.

Vanitas bolinha em cima do Noé. Tipo um tatu-bola.

Gente, o BL vive... Vanitas simplesmente em cima do Noé, tão exausto mentalmente, que deitou e dormiu/desmaiou.

Ô, meu Deos... Eu abraçaria a Domi e desceria a porrada no Mikhail sem culpa.

Aí, João Emanuel Carneiro.
Tudo o que você queria que Mania de Você (Globo) fosse e não conseguiu entregar: entretenimento, altas reviravoltas, e personagens carismáticos e bem trabalhados.

SIMPLESMENTE A NOVELA DAS NOVE PERFEITA... mas é um anime.

Porque lá é reviravolta atrás de reviravolta, onde a gente não consegue ter simpatia por nenhum personagem, pois eles são mais rasos que uma folha de papel washi, aquele que cobre as portas shōji, trazendo luminosidade para o ambiente e sendo fácil de furar.

CARALHO, DOMINIQUE, PAGUEI UM PAU AGORA.

E Satanás apareceu mesmo.
BEM-VINDO DE VOLTA, KIRISHIMA DE YAKUZA FIANCÉ.

Akira Ishida deve ter no contrato dele escrito: "Só dublo Satanás. Não me dê ômi bonito que não seja estragado ou que não seja zoeiro".

"Talvez vocês nunca tenham me visto nesta forma"? TU ERA O GATO, SEU SATANÁS? TU TÁ BRINCANDO DE SOUSEKI NATSUME, SUA DESGRAÇA?!

Antigo Marquês de Sade? O "Sem Forma"?

IH, MALUCO! OLHA O ANIME CONFIRMANDO QUE QUEM SALVOU O MIKHAIL FOI O PERTURBADO DO AVÔ DOS DE SADE!

Conde de Saint Germain? E O GATO?!
COMO ASSIM METEU A DICA E NÃO ERA O GATO QUE TEM A MESMA COR DE OLHO NO MESMO LUGAR QUE ESSE PATIFE DESCARADO?
NÃO MENTE QUE EU SINTO CHEIRO DE SOUSEKI NATSUME EM VOCÊ, MOCREIO!

Vanitas, chovendo e tu no telhado, Vanitas?
DOIS FODIDOS TOMANDO CHUVA. VOCÊS VÃO MORRER É DE PNEUMONIA E HIPOTERMIA!

Cacete, Vanitas... Tão lindo assim? É COISA DO ESTÚDIO BONES, NÉ? É ELE QUE EMBELEZA OS PATIFES!

EITA, CARALHO.
O Noé todo sem saber como conversar com o fugitivo de manicômio E ME APARECE A PORRA DO MIKHAIL com o autômato de Fontaine!

Noé se sentindo meio namorado atual que precisa ver o crush terminar definitivamente com o ex... GENTE...

Uau.
O final abriu precedentes para uma nova temporada, só que como não acompanho o mangá não sei se teria material suficiente e... também não sei se pro mercado de mangás e animes, uma segunda temporada ou terceira parte seria interessante.

Ainda assim, preciso dizer como o estúdio Bones caprichou em Vanitas no Carte.

Bom, melhor deixar isso para o Telecurso de COMO VOU VIVER SEM VOCÊ AGORA?!.
Na primeira imagem temos o Professor de Noé, um homem de pele extremamente branca, olho lilás esquerdo e olho azul claro direito, além de cabelo loiro escovado para trás. Ele usa uma camisa branca, um paletó preto e uma cartola preta, que nesta imagem está em sua mão enquanto ele sorri de boca aberta. A segunda imagem é com o mesmo personagem, só que num sorriso mais contido e com a cartola na cabeça. Na primeira imagem ele está num local escuro, já na segunda está num lugar iluminado com cortinas vermelhas abertas.
Sou a favor de tacarmos vários tijolos na cara desse senhor pilantra!
Antes de tudo, eu gostaria de dizer que... CODE:REALIZE: SOUSEI NO HIMEGIMI foi o primeiro neste blog a vir com um Conde Saint-Germain. AQUELE LÁ QUE ERA UM CONDE QUERIDO, UM VERDADEIRO AMADINHO... Só não lembro se ele foi traíra em algum momento ou... era simplesmente um cara misterioso que ajudava a galerinha lá. Acho que está mais para o segundo.
 
AÍ VEM ESSE MALUCO DA FAMÍLIA DE SADE, QUE MUITO PROVAVELMENTE SÓ FICA TROCANDO DE IDENTIDADE COMO A ANITTA TROCA DE LOOK NUMA PREMIAÇÃO DE MÚSICA.

Enfim... Já que estou muito revoltada, vou falar da nova identidade desse SATANÁS com cara de SATANÁS. Porque se me perguntassem que cara tem SATANÁS, eu mostraria a imagem desse DEMÔNIO! Sério! Tinha que o povo abrir o dicionário e ter uma foto dele estampada na parte de SATANÁS!

Se bem que... QUEM É QUE USA DICIONÁRIO FÍSICO HOJE EM DIA?
É que nem enciclopédia que nossos avós e alguns pais se matavam para conseguir e deixar de herança, afinal, era uma herança de vasto conhecimento.

Enfim...
Conde de Saint Germain foi uma figura histórica que nasceu no século 17 na TRANSILVÂNIA. Só aí nessa parte da pesquisa eu já dei uma esboçada, porque né... TUDO QUE NASCE NA TRANSILVÂNIA TEM UM AR SOBRENATURAL. Perdão a todos os normais que nasceram por lá, mas essa é a verdade.
 
Há muitos mistérios em torno do Conde de St. Germain, sendo sua origem, seu falecimento e como ele tinha tanta riqueza, já que aparentemente não trabalhava, né? Vivia aparecendo em círculos sociais importantes e dava joias e pedras preciosas a conhecidos, por preferência, diamantes. Queria ter sido conhecida dele, porém... ALGUNS SÉCULOS DE VIDA NOS SEPARAM. hohohoho~

A parte mais engraçada nessa biografia em português que está no Wikipédia é certamente a informação mais estapafúrdia de todas: de que o Conde mora atualmente no interior da Bahia e tem 22 anos.

Aí, curiosa, eu dei uma rápida olhada na biografia em inglês e... BAHIA? WHERE IS THIS [onde é isso], MEU CUMPADI?!

Traduzindo: a pessoa que teve o mínimo de dedicação em traduzir do inglês para o português, perdeu o interesse no caminho e simplesmente INVENTOU ESSA LOROTA.

A essa alma desprovida de paciência e com uma sacanagenzinha nas ideias, eu vos digo: TÁ DE PARABÉNS! EU RI HORRORES E AINDA ME FEZ PERDER TEMPO LENDO A BIOGRAFIA EM INGLÊS! Mesmo assim, a risada garantida foi apreciada.

Da próxima, diz que ele tem uma neta e foi professor de um entusiasta da cidade de Paris.

Bom, fora isso, o Conde de Saint Germain aparentemente existiu DE VERDADE, sendo conhecido por famosos ícones históricos, como: Voltaire, Jean-Jacques Rousseau, Mozart e Giacomo Casanova. Dizia possuir a pedra filosofal e o elixir da vida, além de transformar ferro em ouro.

Assim como toda gente estranha que se preze, ele parecia ter muitas qualificações: místico, alquimista, ourives, lapidador de diamantes, cortesão, aventureiro, cientista, músico e compositor.

Basicamente o que perguntamos àquelas crianças muito cheias de energia, que dizem que querem ser médicos, policiais, atores, bombeiros, influencers digitais e cantores.

Acho que isso era o máximo de pesquisa que eu precisava fazer para esta análise, então falemos de... FINAL DE NOVELA.
Na primeira imagem, Mikhail aparece com parte do rosto enfaixado, ele está de lado e tem os dizeres: "Se trouxermos nosso pai de volta à vida, será como antes...". Na segunda imagem, temos Vanitas com um curativo na bochecha e o pescoço enrolado com ataduras, com os olhos cobertos pela franja e os dizeres: "Os mortos não voltam".
Olha, até tenho um pouco de pena do Mikhail querer aquela fase de volta, mas... já era.
Num geral, terminou bem, porque deixou aquele ganchinho de "a história continua, agora com novos objetivos". Ainda que eu duvide de uma 3ª temporada, SE O ESTÚDIO BONES ESTIVER A FIM E MAIS TODO MUNDO ENVOLVIDO NESSA BAGAÇA, ALÉM DE TER HISTÓRIA NO MANGÁ PARA ADAPTAR, estou aqui de boas esperando. Inclusive, faço até análise, mesmo que eu tenha meus oitenta aninhos.

Sim, pretendo viver e morrer otaku, aguentem a vovó aqui.

Separando o episódio em tópicos relevantes, temos o arremate do desenvolvimento da Domi, a relação Vanitas x Mikhail e Vanitas x Noé (e sua importância), e o mistério misterioso do "Sem Forma".

Todos os questionamentos mais relevantes sobre a série continuaram sem respostas, como a real situação da Rainha dos Vampiros, o que o Ruthven está tramando com Naenia e o Dr. Moreau ao roubar nomes verdadeiros de vampiros e amaldiçoá-los, e se há alguma relação entre o que o "Sem Forma" está planejando e por qual motivo ele salvou o Mikhail.

Abrindo a porta das teorias sem fundamento, na minha visão, Ruthven e "Sem Forma" não estão trabalhando juntos, de mãos dadas por um mesmo objetivo.

Minha memória é meio falha, então se você estiver melhor do que eu nesse quesito, leitor, se aprofunde. Só gostaria de lembrar que: se vier a comentar no post, NÃO INCLUA SPOILERS DO MANGÁ.

Se alguém quer cavar uma cova para cair, que cave. Quem não procurou por isso, não merece cair no buraco. Ok?

Enfim, voltando à minha teoria... Não lembro direito, mas aparentemente o Ruthven parecia ter uma bronca do professor do Noé, inclusive o chamando de "Sem Forma".

Ainda não dá para saber se o plano do Ruthven é dominar o mundo dos vampiros e/ou fazer com que a trégua de paz entre vampiros e humanos se rompa, com os ataques dos vampiros amaldiçoados.

Já sabemos por flashbacks, que o Ruthven era muito idealista quando mais jovem e acreditava na possibilidade de humanos e vampiros conviverem em paz, inclusive os pais humanos da Jeanne eram discípulos/companheiros de luta dessa causa com o ruivão.

Obviamente a guerra se mostrou mais grotesca do que o imaginado e o Ruthven descobriu da pior forma que só ideais não podem salvar pessoas. Momento Saigiku Jouno jogando isso na cara do Kunikida na 4ª temporada de Bungou Stray Dogs. Falando nisso, estou analisando a dublagem brasileira de Bungou 4, caso alguém esteja interessado... fufufu~

O que recebemos de dica, sobre o que quer o "Sem Forma", veio do Mikhail, que repetia sobre trazer de volta à vida Luna, o Vampiro da Lua Azul.
E como bem pontuou o Vanitas na conversa do telhado, não existe possibilidade de trazer a pessoa como ela era, e sim, algo que vai se parecer, mas que já perdeu aquele "encanto".

E acho que essa é uma das coisas mais interessantes de se perceber sobre a ideia desesperada de trazer alguém "de volta" à vida: não vai voltar o que era, pois o que era já se foi.

O Mikhail apesar dos traumas que passou na primeira infância, ainda tinha uma cabeça bem lúdica, o que de alguma forma o salvou de quebrar feiamente. Com Luna e o Vanitas, ele acabou finalmente tendo uma noção de família e se apegou desesperadamente a isso.

Acontece que o conto de fadas não durou muito, uma vez que, pelas modificações feitas em seus corpos pelo Dr. Moreau, eles poderiam morrer a qualquer momento, trazendo ainda mais apego ao efêmero momento de paz e felicidade.

No fim, Mikhail acabou morrendo e... ao que tudo indica, Luna perdeu seu nome verdadeiro e antes que começasse a destruir tudo de forma enlouquecida, passou ao Vanitas a herança do Clã da Lua Azul.

Isso também parece uma dica de que a Rainha dos Vampiros já podia estar com o nome corrompido. Talvez o feitiço virou contra o feiticeiro? Será que Luna teria roubado o nome da rainha e, posteriormente como Naenia, ela roubou o nome verdadeiro do vampiro da Lua Azul?
Na primeira imagem em tons de cinza, temos Dominique com os olhos abertos e surpresos. Na segunda imagem em tons de cinza, temos Louis falando para ela: "Pelo menos nossos verdadeiros nomes não estão contaminados".
Acho curioso como o Louis atua na consciência da Domi.
Porque há apenas duas maneiras de corromper e roubar um nome verdadeiro: pelo Livro de Vanitas e por Naenia. Pelo menos, foram as únicas maneiras que conhecemos.

SE o Moreau e o "Sem Forma" encontraram outra, não ficamos sabendo.

E qual seria o interesse do professor do Noé em trazer Luna de volta?
Será que tem a ver com o conhecimento que o vampiro possuía ou seria a respeito do Livro de Vanitas?

Aliás... Pode ser os dois.
Lembram que o professor do Noé o incumbiu de procurar pelo livro?
Se ele tem o Mikhail em sua posse, que tem UM dos livros, talvez com o segundo em mãos desse para fazer alguma coisa muito louca?

Enfim, o Conde de Saint Germain aqui é outro louco dos experimentos. Só que daí você escolhe qual o cientista maluco você quer, o Moreau ou o "Sem Forma".

Aliás...
Tenho quase certeza absoluta que o doido PEGOU UM OLHO de um Archiviste e UM OLHO de Luna e implantou em si mesmo pra ver se conseguia algum resquício de poder. Se conseguiu, já são outros quinhentos.

Para mim, o "Sem Forma" é do tipo curiosidade mórbida. Ele talvez queira ter um jeito de acessar a Fórmula Mundial e mexer só pelo bel prazer do poder.

Enfim... Dos tópicos que eu tinha comentado anteriormente, acho que não preciso acrescentar mais nada sobre o mistério do "Sem Forma". O cara vai e vem quando dá na telha, fica com esse rolê de "agora sou Conde Bolinha de Gude do Fervedouro" quando na real É O PURO SUCO DO MURR com os olhos de mesma cor e temperamento MUITO HUMANO para ser gato.

ALÉM DO MAIS... ALGUÉM JÁ VIU "SEM FORMA" E MURR NO MESMO AMBIENTE? Então deixem minha teoria Souseki Natsume viver!

Puxando a sardinha para a família do perturbado, falemos de Domi.
No post anterior nós tivemos um aprofundamento da situação dela como indivíduo e o quanto ela carrega de culpa pelo que aconteceu ao irmão.

Recapitulando, gêmeos são mau agouro para os vampiros e por isso decidiram que criariam apenas a Dominique. O Louis não foi sacrificado, pois o Marquês de Sade decidiu cuidar do garoto, leia "usá-lo de cobaia para experimentos".

O que me pega muito é uma cena dentro da cabeça da Domi em que o Louis fala que "nossos verdadeiros nomes não foram contaminados". A primeira impressão que temos é que talvez o Louis não estivesse amaldiçoado lá no passado, porém, se a tradução estiver mesmo correta, podemos entender OUTRA coisa.

A "contaminação" poderia ser pelo Livro de Vanitas que o Mikhail possui e que faz com que os vampiros possam ser controlados, mas não exatamente a ponto de corromper ou ter o nome roubado.

Corromper e contaminar são palavras que podem atuar como sinônimos, no entanto, a meu ver podem ser interpretadas de outra forma.
Uma coisa é um HD de computador corrompido, não sendo possível recuperá-lo. Um HD contaminado (por vírus) pode ser descontaminado com um antivírus, dependendo da situação.

Quando o Louis diz que seus nomes não foram contaminados, dá a entender que existe a possibilidade de lutar contra a ordem do Mikhail e se libertar desse controle, dando a ideia de que o livro que o Mikhail possui (ou basicamente seu conhecimento sobre como usá-lo) não lhe permite roubar ou corromper um nome, ou ele talvez não saiba como fazer.

Tanto é que o Vanitas nem precisou usar o livro dele (além, claro, do contexto que deixou óbvio que não teria necessidade).

A Domi sempre se sentiu muito culpada e o Mikhail de alguma forma consegui explorar essa fraqueza. A partir do momento em que ela aceita o seu passado e a si mesma como alguém que pode e deve viver sua vida por completo, ela desperta um incrível espírito de luta, usando-o para salvar o Vanitas e o Noé.
 
O que acabou trazendo uma cena que veio para cocozar nossas mentes.
Quer dizer que quanto mais o portador do livro o utiliza, mais sua vida/existência é consumida? Será que isso poderá levar o Vanitas à loucura algum dia e por isso ele quer ser morto pelo Noé se isso acontecer?

Questionamentos e mais questionamentos...

Por fim, podemos falar das relações de Vanitas, algo que foi bem explorado nos dois últimos episódios com reforço no flashback de quando o Noé sugou o sangue do Mikhail.

O Vanitas é meio Dominique das ideias em questão de culpa.
Ele é fruto de um grande amor entre um médico e uma mulher de uma trupe itinerante. Porém, o que poderia ser só mais uma história de amor muito caótica e bonitinha acabou tendo várias tragédias.
 
A mãe morreu no parto e, ao que tudo indica, isso traumatizou o Vanitas a ponto de não saber se seu pai era mesmo alguém que não ligava para o fofinho ou se ele criou essa imagem na cabeça.
O pai morreu tentando salvá-lo de um ataque de vampiros, o que fez com que o garoto treinasse para se tornar Caçador. Numa dessas, foi sequestrado pelo Moreau e virou cobaia de seus experimentos.

Com a chegada do pequeno Mikhail, Vanitas acabou tendo um pouco mais de solidariedade, apesar do grande desejo de sobrevivência.
Quando Luna destruiu o laboratório e resgatou os dois sobreviventes, eles começaram a viver como uma família, contudo, era visível o quanto o Vanitas não conseguia se adaptar.

E isso não é por não serem uma "família" nos moldes comuns, e sim, pelo medo de trazer desgraça a aquele ambiente, o que infelizmente acabou acontecendo por outros fatores.
Imagem do Vanitas vem acabadinho, com um curativo na bochecha esquerda (dele, direita para quem vê), com seus belos olhos azuis bem abertos, entre a serenidade e o pensamento longe.
Gente, os animadores desse anime estavam muito inspirados nesse frame.
Luna morreu nos braços de Vanitas e anteriormente Mikhail também morreu.
Isso fez com que o Vanitas que a gente conhece não se apegue a ninguém, e justamente por um medo tão firmemente entranhado.

Por isso faz muito sentido ele ficar confuso quando a Jeanne revela ter sentimentos por ele e o idiota descobre que a flor de trouxa também nasceu no seu coração. Quando ele diz ao Rolandinho que não é merecedor de algo assim, agora sabemos sobre o que se tratava.

Parece que o Vanitas usa o resto de vida que tem para ajudar os outros como médico, já que ele não acredita que possa viver feliz, visto que, a desgraça está sempre à espreita. (Leia: Jun Mochizuki criadora de caos e perturbação na cabeça dos pobres personagens.)

Bom, falei da nossa querida Jeanne, né? MAS NÃO COMENTEI DO BROTINHO DA FOFURA, NOSSO AMADO NOÉ.

A relação que o Noé e o Vanitas desenvolvem durante esses 24 episódios, é de uma parceria de quem coloca a vida na mão do outro sabendo que vai dar tudo certo. OK, "vai dar tudo certo" é um pouco de forçação de barra, mesmo assim, espero que vocês tenham pegado o espírito da coisa.

Ainda que eles tenham lutado no episódio anterior, obviamente o Vanitas não consegue matar o Noé, pois a relação dos dois se consolidou... e um precisa do outro.

Por mais que Luna tenha praticamente implorado ao Vanitas para não permitir que ninguém veja suas memórias, o rapaz conseguiu parar a ordem de destruição por saber que o Noé jamais o morderia sem seu consentimento. E o Noé deixa isso claro algumas vezes durante o embate entre eles.

E ele tem tanta confiança no entusiasta de Paris que se deixou descansar quando estava em cima do Noé. Isso é algo que só aconteceu também com a Jeanne, quando ele teve aquele febrão por causa do veneno da lâmina do Astolfo.

O Vanitas sabe que tanto o Noé quanto a Jeanne jamais o prejudicariam ou permitiriam que alguém fizesse algo enquanto ele estivesse inconsciente e isso veio depois de muita convivência e arranca-rabo.

Ainda que não esteja acostumado a mostrar fragilidade, percebemos principalmente em cenas finais que a única pessoa para quem ele dá as costas sem problemas, é o Noé. (Não lembro se rolou com a Jeanne, o que também seria bastante plausível.)

Bom, leitor, para finalizar nossa conversa, vou falar sobre como foram esses intensos 24 episódios.

A primeira coisa a destacar é como o roteiro foi bem trabalhado.
A história é cheia de informações e de intensidade, então nos poucos episódios que tivemos de relaxamento, a realidade vinha puxar o pé e lembrar que "VEM MAIS DESGRAÇA AÍ".

Com uma história bem feita, também precisamos de personagens que consigam trazer o peso que ela merece e aqui temos um elenco muito carismático, assim como um elenco de dublagem muito bem escolhido.

Para mim, é impossível não destacar o trabalho do Natsuki Hanae como Vanitas.
Ele deu o tom perfeito para um personagem que precisava ter seus rompantes de fugitivo de manicômio e momentos de seriedade. Acabar pesando a mão é algo muito fácil em personagens assim, só que o Hanae trabalhou muito bem.

E o que dizer de Kaito Ishikawa no Noé...
O Kaito tem uma voz forte e soube dar uma suavizada em cenas mais tranquilas sem perder esse impacto. E acho que esse estilo combina completamente com o Noé, que é forte pra caramba fisicamente, mas que também é um cara muito gente boa e querido no dia a dia.

Toshiyuki Morikawa (Ruthven) e Akira Ishida ("Sem Forma") são muito versáteis. Pode dar uma abobrinha com olhinhos e os dois vão dublar conforme a orientação da direção.
Dominique no ar atacando com cristais de gelo e estacas de gelo de tamanho médio e bem afiadas.
Rapaz, se isso não é um "Domi rainha, o resto nadinha", não sei mais o que seria.
Já ouvi o Morikawa em papéis bem diversos e como ele trabalha bem a voz em cada um. No Ruthven era preciso uma voz mais grave, que desse certo peso pela hierarquia nobre, além de deixar um caminho mais fácil para trazer a versão "vilão" aflorar.

O Akira Ishida é um criatura à parte, né? A voz dele é naturalmente encantadora PARA O BEM E PARA O MAL. Mesmo que use um tom mais leve, a impressão é que sempre o escalam para papéis em que os personagens são "conflitantes". Rostos bonitos e personalidades ruins. É assim no Fyodor de Bungou 3, no Kirishima de Yakuza Fiancé ou mesmo no "café com leite" Natori de Natsume Yuujinchou.
Digo "café com leite", porque o Natori não é tão terrível quanto o Fifi e o delinquente.

Até acredito que é justamente nesse tipo de personagem que ele pode se mostrar melhor.
 
Diferente de um Ayato Kamisato de Genshin Impact (Hoyoverse) que é arroz com feijão: moço bonito e bonzinho que talvez use de meios nem sempre legais para fazer as coisas contra inimigos.

Num geral, o elenco de dublagem também fez com que a magia aqui fosse ainda mais brilhante.

A trilha sonora e a animação foram simplesmente maravilhosas.
A música dá o tom da ambientação e eu recomendo que o leitor ouça, tem no Spotify.
Um detalhe realmente incrível nessa contação de história, foram os cortes de câmera. A direção foi muito feliz usando alguns recursos cinematográficos para trazer a intensidade de certas sequências, algumas sufocantes e outras bastante imersivas. Algo que ficou muito próprio de The Case Study of Vanitas e perfeito no resultado final.
 
Não sei se a série teve algum problema de produção, mas o estúdio Bones trouxe um resultado bastante elegante, não fazendo se perder a ambientação, a história e o design de personagens, tão bem elaborados pela Jun Mochizuki.

Ai, leitor... Vanitas vai ser muito premiado no Kimono de Ouro... NEM QUE EU TENHA QUE CRIAR CATEGORIA PRA PREMIÁ-LO... *risos escandalosos* Se bem que o ano foi tão pobre que... Vanitão vai ter que carregar quase tudo nas costas.

Para encerrar... Assistam The Case Study of Vanitas, vale muito a pena e você vai ter entretenimento do começo ao fim!
 
Este anime foi assistido na Crunchyroll.
No telhado, Vanitas de frente e mais próximo com Noé de longe e de pé. Vanitas tem um curativo na bochecha e está de pijama branco, vestindo seu sobretudo preto, ele tem cabelos longos pretos e uma franja em camadas, com olhos azuis celestes claros. Noé tem cabelo branco com olhos lilases, pele levemente escura e está vestindo um cardigan creme escuro por cima do pijama branco.
Essa imagem aqui é para dizer que já estamos sentindo saudades, muitas saudades.
Nota: Entregou tudo sem eu pedir nada / Vanitas, eu pedi um lanchinho e você entregou uma ceia de Natal completa
Pretende reassistir algum dia?: Se der, dublado em português agora no final do ano!!!
Recomenda a série?: MAS COM TODA A CERTEZA DO MUNDO!
Categoria: vampiros, dampiros, homens bonitos, mulheres bonitas, elenco de dublagem maravilhoso, patifaria, entretenimento, França, Paris, dor e sofrimento, desgosto e desordem, desgraça pouca é bobagem, tarte tatin, steampunk, se a França não tivesse a Torre Eiffel
Premiações: Prêmio Fugitivo de Manicômio - Vanitas, Prêmio Rolinho Doce de Canela - Noé Archiviste, Prêmio Desgraça da Temporada - Avô dos de Sade e Ruthven, Prêmio Fanservice Lascado - Vanitas, Jeanne e Noé, Prêmio do Crente do Ano - Rolandinho, Melhor Paladinho/Caçador - Rolandinho (Olivier quem?).
Pontos fortes: A trama é bem desenvolvida, os personagens são carismáticos, a trilha sonora é muito boa, a animação é belíssima e o design de personagens é adorável
Pontos fracos: ACABOU, saudades do Rolandinho e seu sorriso angelical

Assim se encerra a participação de The Case Study of Vanitas no Kimono Amarelo.

Por Kimono aquela que já está morrendo de saudades do Noé turistando e do Vanita sendo fugitivo de manicômio - 23/12/2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/