segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

Fofoca da Saúde: Introdução

Olá, leitor!!!
E aí, preparado para FOFOCA?!
 
Como explicado no Edital da Fofoca da Saúde, teremos mensalmente um texto trazendo informações que nem sempre o público conhece sobre a saúde pública e os serviços oferecidos no posto de saúde.
 
Começando com... O QUE UMA OTAKU TEM A VER COM ISSO?

Senta, que lá vem história...
De forma bem resumida, eu só usava a saúde pública para tomar vacina ou para ir ao pronto socorro, e com isso acabei deixando de acompanhar a situação da minha saúde e da minha família.
 
Nunca tive condições de pagar um plano de saúde, o que atualmente agradeço, já que essas empresas cobram muito caro e quando o usuário precisa do serviço, fica sem. Como o caso da Mikan e do plano de saúde Notredame Intermédica/Hapvida.
 
Se você é bem atendido pelo seu plano e nunca teve problema nenhum com ele, parabéns e boa sorte. Quem pode pagar particular, parabéns e boa sorte.

Em 2021, a coisa saiu completamente do controle e eu expliquei no Edital Kimonístico: Momento de pausa (melhor ler de baixo para cima, fica mais fácil de entender) com todas as atualizações do caso.

A partir do susto que levei com a saúde da minha mãe, conheci mais sobre o SUS e descobri que poderia marcar consultas na UBS para termos um acompanhamento mais regular.

Na segunda internação da minha mãe, descobri a ouvidoria do SUS e por conta disso cheguei a ser convidada para participar das reuniões do conselho gestor do hospital. Na época não pude, pois acompanhava a minha mãe no tratamento dela.

Ano passado, conversando com a médica clínica geral durante uma consulta, ela me convidou para participar das reuniões do conselho gestor da UBS e eu fui.

A partir da primeira reunião, eu fiquei sabendo de tanta coisa boa e interessante que resolvi continuar indo e, desde então, frequento como convidada.

Uma constatação terrível
Sabe o que eu descobri frequentando as reuniões do conselho gestor? Que a população num geral não faz ideia de todos os serviços que pode ter numa UBS e de forma gratuita! Algumas nem precisam de agendamento, trabalhando com ordem de chegada!

E por que não sabemos das coisas? Porque falta um meio de comunicação que nos informe. Seja a mídia ou até mesmo na escola, o que faz com que a população também não se preocupe/tenha interesse em perguntar.

E o papel de um participante do conselho gestor também é conhecer os serviços e divulgar para as outras pessoas.

Sei que não tenho muita relevância no meio otaku, que meu blog é pequeno e que não crio conteúdo na velocidade que o público consome, mesmo assim, eu gostaria de usar meu espaço na internet para compartilhar essas informações e ajudar as pessoas a utilizarem um serviço que pertence a elas.
 
IMPORTANTE!!!
Não estou recebendo nenhum pagamento de nenhum empresa, órgão público ou pessoa física para fazer essa seção no blog. É uma ideia que tive no ano passado e que resolvi pôr em prática este ano.

Se eu estivesse recebendo algo em troca, esse seria um dos primeiros avisos no post. Ou seja, não estou sendo patrocinada.

Outra coisa de grande importância: eu não vou romantizar a saúde pública.
 
Como usuária, e no edital de 2021 deixei bem claro no meu relato, que já passei por problemas com o SUS. Obviamente não é um serviço perfeito e a minha proposta aqui é desmistificar os extremos, nem que é ruim pra dedéu e muito menos que é perfeito pra chuchu.

Por fim, antes de começar com as fofocas, me reservo no direito de manter minha vida e informações pessoais resguardadas. Por conta disso, não colocarei o nome da UBS que utilizo e dos profissionais envolvidos. Já passei por perseguição virtual e não foi agradável, portanto, comentarei de modo mais geral.
 
A única informação necessária sobre isso é que eu moro na cidade de São Paulo, estado de São Paulo. Por ser uma capital, há mais facilidades do que em municípios menores. Tenha isso em mente.

Bom, agora vamos deleitar os fofoqueiros para que eles não chamem o SAMU de forma desnecessária!
 
Vocabulário
São tantas abreviaturas que nem sempre todo mundo sabe o que é o quê, por isso vamos começar por elas!

CNS: Cartão Nacional de Saúde; cartão do SUS.
 
Conselho gestor: É um grupo formado pelo administrador da UBS, os conselheiros usuários e os conselheiros profissionais de saúde (e seus suplentes).
 
Melhor Em Casa: Serviço indicado a pessoas que apresentem dificuldades temporárias ou definitivas de sair de casa (como pacientes acamados - que não saem da cama), ou pessoas que precisem do atendimento domiciliar por causa do tipo de tratamento (via Ministério da Saúde).
 
PAI: Programa Acompanhante de Idosos. É para idosos maiores de 60~70 anos, num estado "pré-frágil", que não tenham quem os acompanhe para ir a consultas, tenham problemas físicos ou monetários de mobilidade; para pegar os remédios e afins. Não atende pessoas em estado "frágil", como as acamadas. Nesse caso, é outro tipo de serviço. Você deve se informar na sua UBS.

PICS: Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (via Ministério da Saúde) são abordagens terapêuticas, de acolhimento e cuidados com a saúde, usando técnicas da medicina tradicional.
 
Reunião do conselho gestor: É uma reunião mensal com os membros do conselho gestor, uma pessoa do setor administrativo para anotar sobre os assuntos da reunião e pessoas que queiram participar da reunião (convidados).

SUS: Sistema Único de Saúde; saúde pública.
UBS: Unidade Básica de Saúde; posto de saúde.
UPA: Unidade de Pronto Atendimento; pronto socorro.
Usuário: Pessoa que utiliza o serviço.
 
Cartão do SUS - Como tirar o seu?
Há duas formas de conseguir o seu cartão do SUS: pessoalmente ou via internet.

PESSOALMENTE
Você precisa ir a uma UBS com RG, CPF e comprovante de residência.
Na recepção da UBS, você diz que quer fazer o cartão do SUS. No caso de totem, pegue uma senha geral ou que te permita o atendimento na recepção.
O atendente pegará seus documentos, preencherá seus dados e irá imprimir um protocolo ou já o próprio cartão do SUS.

Na primeira vez que fiz, eu fiquei com o protocolo, porque a UBS que me atendia não tinha o cartão (estavam esperando chegar mais). Alguns dias depois, voltei lá e eles imprimiram a etiqueta e colaram no cartão de plástico duro. Isso devia ser 2012~2013.
 
Você pode fazer o cartão do SUS em qualquer UBS.
No entanto, o atendimento de consultas e coleta de exames é feito na UBS que atende a sua região.

VIA INTERNET
O site do Serasa ensina como tirar o cartão pela internet, mas... é meio confuso.
Apesar de dizer que dá para fazer pela internet, tem um aviso explicando que é preciso ter o cartão físico.

ENFIM...
Por via das dúvidas, meu conselho é: procure a UBS mais próxima da sua casa.
Pega seu endereço, joga no Google Maps ou outro aplicativo de mapa da sua preferência, e busque pela UBS mais próxima. Há grandes chances de essa ser a UBS que atende a sua região.

Dando o seu endereço para o atendente, ele pode informar com exatidão qual unidade DE FATO atende a sua área.

Eu moro ""razoavelmente"" perto de duas UBS's e apenas uma delas atende o meu endereço. A outra é responsável por outra área.

Entendo que tenha gente que prefira fazer TUDO pela internet e eu nem discordo, porém, é importante conhecer a unidade que atende a sua região para ver qual a situação dela, se tem muita gente, se é num prédio próprio ou alugado, se é grande ou pequeno, entre outros detalhes.

Sem falar que consulta e coleta de exames é presencial*, então é interessante conhecer o local antes.

*Dependendo da região e unidade, pode existir algum programa que atenda a domicílio como o PAI (Programa Acompanhante de Idosos) ou o Melhor Em Casa. Normalmente, são para casos mais específicos, como idosos e/ou pessoas com outras condições que dificultem locomoção (pessoas acamadas).
 
A importância do cartão do SUS
Nele tem todo o seu cadastro, que deve ser mantido atualizado com endereço e telefone recentes. A atualização pode ser feita na recepção da UBS.

É com o cartão do SUS que você conseguirá usar QUALQUER SERVIÇO DE SAÚDE PÚBLICA!

Chegou para uma consulta? Tem que mostrar o cartão do SUS (e a guia referente à consulta; um papel com dia, horário, local, nome do profissional e especialidade).
 
Vai abrir ficha na emergência? Cartão do SUS.

Lá fica todo o seu prontuário.
Com quais profissionais você se consultou, quais são os problemas diagnosticados, os procedimentos e tratamentos que foram feitos, os remédios que toma ou tomou em determinado momento, entre outros detalhes importantes.

UBS ou UPA? Quando usar o quê!
Você quer marcar consulta com um clínico geral? UBS.
Você está com uma dor muito forte e precisa de atendimento emergencial? UPA.

Apesar de tudo começar com "U", basta lembrar que a UBS é o posto de saúde, onde aplica vacina, coleta exames e você vai às consultas. A UPA é o pronto socorro, onde você vai quando algo precisa de atenção naquele momento, como gripe forte, dores que não passam, quedas com ou sem fraturas e picos de pressão alta/baixa.

Antigamente, "pronto socorro" era sinônimo de hospital.
Hoje em dia nem todos os hospitais atendem usuários no pronto socorro, apenas quem vai de ambulância.
Por isso, o cidadão que vai de carro ou outro meio de locomoção que não seja uma ambulância com socorrista, tem que ir para uma UPA.

UBS é postinho, UPA é pronto socorro. Beleza?

Como utilizar a UBS
"Kimono, nunca fui numa UBS, não sei como funciona, não sei para o que serve, estou confuso, socorro".

Calma, leitor. A UBS não morde.

Meu conselho é visitar uma, de preferência a que atenda o seu endereço.
Primeiro de tudo, tire o cartão do SUS, é com ele que você vai usar TODOS OS SERVIÇOS DE SAÚDE.

Com o cartão em mãos, vá na recepção para marcar uma consulta com um clínico geral. Cada UBS tem uma agenda e as vagas podem ser para daqui a um mês ou dois, ou você pode tentar o encaixe/acolhimento se for algo que precisa de um pouco mais de urgência (mas não é caso de pronto socorro), como renovar uma receita médica.
 
O clínico fará uma avaliação sobre a sua saúde, pedirá exames mais recentes (caso você não tenha nenhum, é bom levar os últimos exames para ele dar uma olhada), precisará saber os remédios que você toma e mais outros detalhes típicos de consulta médica.

Importante: cada UBS tem seu horário de funcionamento e coleta de exames. Informe-se direitinho. Perguntar não vai matar ninguém, ok?

Se você precisar de uma consulta com um especialista (oftalmologista - visão, cardiologista - coração/pressão alta ou baixa, ginecologista - saúde reprodutiva de pessoas com útero), é o clínico geral que vai fazer esse encaminhamento.

Com o papel do encaminhamento, você deverá ir no setor que o médico orientar.
Na minha UBS, é o setor de regulação. Lá eles vão procurar por um vaga para o especialista que você foi indicado.
 
Muitas vezes não terá vaga e você precisará ficar na fila de espera.
Sim, leitor, tenho uma péssima notícia para você: até quando morrer, vai ficar na fila. Do céu? Do inferno? Não, do Instituto Médico Legal, o IML. Então, aguente.

Tenha todos os contatos atualizados e atenda as ligações, mesmo que sejam de número privado ou que você não conheça.
 
O atendente da UBS irá perguntar por você e em seguida se identificará, dizendo que é "fulano de tal" da "UBS tal tal". Daí você precisará ir até a UBS com o encaminhamento (papel em que o clínico geral anotou seu diagnóstico e o nome da especialidade que você precisa) para retirar a guia com dia, horário, local, profissional e especialidade.

Infelizmente, dada a quantidade de usuários e de profissionais disponíveis, a consulta pode demorar meses para sair e você pode ser encaminhado para lugares mais distantes. Falo por experiência própria. Às vezes é rápido, às vezes não é e outras tantas vezes é onde Judas perdeu as botas.

Por isso, a extrema importância de fazer o acompanhamento REGULAR da saúde. Para tentar evitar sustos como os que tive com a minha mãe e para que você possa se cuidar com mais tranquilidade e ter mais qualidade de vida.

Serviços da UBS
Num geral, você pode:
- Agendar e passar por consultas com clínico geral e outros especialistas que atendam diretamente na unidade (dentista, ginecologista, pediatra, nutricionista, etc);
- Tomar todas as vacinas do calendário vacinal totalmente de graça (leve o cartão do SUS e sua carteirinha de vacinação);
- Receber os materiais para coleta de urina e fezes, além de orientação sobre como fazer;
- Coletar sangue e entregar materiais coletados (urina e fezes);
- Pegar remédios de graça na farmácia da unidade (levar cartão do SUS e receitas dentro da validade de 6 meses, depois disso precisa que o médico ou o farmacêutico façam uma nova);
- Passar por consulta com o farmacêutico da unidade (se tiver dúvidas sobre como tomar e em quais horários tomar os remédios, além de orientações gerais sobre remédios).
 
Em algumas unidades terão programas/grupos mais específicos, como:
- PAI (ver Vocabulário);
- Planejamento familiar (conversas sobre o assunto, métodos contraceptivos e afins);
- Orientação de doenças crônicas (doenças sem cura, só controle, como: diabetes, pressão alta, doença renal crônica);
- PICS (ver Vocabulário);
- Orientação Farmacêutica;
- Mulheres (apesar do nome, é voltado à saúde de pessoas com útero);
- Tabagismo (para pessoas que querem parar de fumar);
- Música (com idosos e pessoas que vivem sozinhas, para socializar, cantar e análise de letras de música).

Ouvidoria
Chegamos na minha parte favorita! ehehe~

Em 2021 e 2022, a minha UBS tinha uma caixinha para receber as dúvidas, reclamações, elogios e sugestões diretamente do usuário. Era só pedir o formulário na recepção, preencher e colocar na caixinha.

Depois disso, implementaram o formulário online pelo Ouvidor SUS, que foi descontinuado no final de 2023.

Atualmente, você deve acessar o Fala.BR e fazer o seu cadastro (é rapidinho e de boa).

Depois disso:
- Faça login no Fala.BR;
- Vá em "Nova Manifestação";
- Escolha entre as opções "Reclamação", "Elogio", "Solicitação", "Sugestão", "Denúncia" e "Simplifique";
- Escolha a esfera "FEDERAL";
- Digite "ministério da saúde" e escolha "MS - Ministério da Saúde";
- Preencha o campo com a sua mensagem e os outros dados solicitados;
- Se quiser, printe a tela com o número da manifestação;
- Acompanhe a manifestação em "Minhas Manifestações".

Ou ligue para o Disque Saúde 136.

Eu já usei os canais de ouvidoria algumas vezes de 2021 para cá, então posso dizer que funcionam. Às vezes demora para você obter uma resposta, só que em todas as vezes que utilizei o serviço, recebi resposta do órgão responsável pela minha demanda.

Não sei como vai ser agora com o Fala.BR, pois tive algumas dificuldades para encontrar a opção correta para enviar a minha demanda.

ALIÁS... O Fala.BR não é apenas para ouvidoria do SUS, dependendo da esfera que você escolher (municipal, estadual e federal), encontrará algumas opções de órgãos específicos. Achei interessante.

Encerrando "Fofoca da Saúde: Introdução"!
E aí, leitor? Gostou da novidade? Ficou meio perdido? Vai correr para fazer o seu cartão do SUS ou descobrir onde fica a UBS que te atende?

Apenas gostaria de lembrá-los que em Parallel World Pharmacy #04, aproveitei a temática de saúde para contar da reunião do conselho gestor e de "fofoca", hein?

Como demoro muito para trazer as análises do anime, resolvi fazer essa seção específica.

A "Fofoca de Saúde" de janeiro vem em breve... Espero que até o dia 31/01, senão teremos janeiro e fevereiro... no mês que vem. NÃO QUERO SABER, QUERO ESPALHAR SOBRE A SAÚDE PÚBLICA... porque tem gente precisando desse tipo de serviço e se moendo por causa de plano de saúde ou de não ter dinheiro para pagar particular.

Infelizmente, claro, sei também que cidades do interior ou áreas com muita população e poucas unidades têm problemas maiores e piores, e o atendimento é comprometido. Aí cabe à população participar das reuniões do conselho gestor e se informar para saber como cobrar as autoridades competentes, chamar imprensa e o escambau.

Ninguém vai fazer nada por nós.
Nós é que temos que correr atrás.
Use seu título de eleitor com mais critério também.

Bom, é isso. Nos vemos numa próxima, leitor! o/

Por Kimono - 29/01/2024

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