quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

Fofoca da Saúde: Janeiro 2024

Olá, leitor!

Sei que você deve estar se perguntando onde estão as análises de anime, enquanto essa enxurrada de texto sobre saúde brota. Mas como prometi que a "Fofoca da Saúde" seria mensal, é melhor não dar bolo justamente no mês de estreia.

Sobre os animes: calma, eles virão. ME DEIXEM TER TEMPO. TÔ ATOLADA COM UM MONTE DE COISAS AQUI!

Bom, se você não veio aqui pelos desenhos e está pelas fofocas, recomendo ler o meu post de introdução. Lá conto como fazer um cartão do SUS, quais os significados de algumas abreviaturas e até como mandar uma mensagem para a ouvidoria!

Neste texto vou contar para você alguns exames que dá para fazer de graça, na própria UBS e SEM AGENDAMENTO!

Chega mais, fofoqueiro, que essa é das boas!!!
 
Vocabulário
Dengue: Doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti (aquele preto de pintinhas/listras brancas). Sintomas: Febre alta (acima de 38°C), dor no corpo (como se tivesse levado uma surra) e nas articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas pelo corpo (via Ministério da Saúde). Também pode ter quadros mais leves ou nem ter sintomas. Em caso de dengue, vá para a UBS (posto de saúde).
 
Dengue hemorrágica: É ainda mais grave que a dengue comum. Tem o nome "hemorrágica" não por causar sangramentos, e sim por causar perda muito grande de líquido. Sintomas: dor abdominal intensa, vômito persistente e às vezes com sangue, sangramentos nas gengivas e no nariz, dificuldade respiratória, confusão mental, fadiga/cansaço, aumento do fígado, queda da pressão arterial (pressão baixa) e sangue nas fezes/cocô (via Instituto Butantan). Neste caso, é de extrema necessidade procurar uma UPA (pronto socorro).
 
Janela de infecção: É o período em que a doença/infecção leva para se manifestar no seu corpo.

IST: Infecção Sexualmente Transmissível; antigamente tratada como "Doença Sexualmente Transmissível" (DST). Entende-se que é possível transmitir uma infecção, mesmo sem apresentar sinais e sintomas (via Ministério da Saúde).

SUS: Sistema Único de Saúde; saúde pública.

Tuberculose: É uma doença transmitida pelo Mycobacterium tuberculosis, o bacilo de Koch. Sintomas: Tosse persistente por mais de duas semanas, produção de catarro, febre, sudorese/suor, cansaço, dor no peito, falta de apetite, emagrecimento e escarro com sangue em casos mais graves (via Portal Drauzio Varella). Neste caso, vá para a UBS (posto de saúde).
Falei mais sobre tuberculose e o tratamento em Parallel World Pharmacy #03.

UBS: Unidade Básica de Saúde; posto de saúde.
UPA: Unidade de Pronto Atendimento; pronto socorro.

Exames sem agendamento
Alguns exames podem ser feitos sem necessidade de agendamento na UBS, como:
-Papanicolau (para pessoas com vagina e útero);
-Teste rápido de IST's: HIV/Aids, sífilis e Hepatites B e C, o resultado sai em até 30 minutos;
-Busca ativa de tuberculose;
-Teste rápido de dengue;
-Teste rápido de COVID-19.

Importante: Para fazer esses exames, você precisa ir até a recepção com seu cartão do SUS e dizer ao atendente que quer fazer o exame. O atendimento é por ordem de chegada, então você pode esperar numa fila ou não.

Exame de papanicolau pode ser colhido por um profissional de enfermagem, não apenas por ginecologista. E é melhor fazer na UBS que te atende, assim, quando eles receberem o resultado, você pode aproveitar para falar com o médico que te acompanha/com um profissional que terá acesso ao seu prontuário.
 
No caso de sintomas de tuberculose, também é interessante fazer na UBS que te atende, pelos mesmos motivos citados acima. Lembrando que o tratamento da tuberculose é feito PELO SUS!!! Sim, mesmo que tenha sido diagnosticado em hospital particular, você será encaminhado para uma UBS (preferencialmente a que te atende/atende seu endereço) para receber o tratamento e montar a rede de contatos com possíveis pessoas que você possa ter infectado.

Os testes rápidos de IST's, dengue e COVID podem ser feitos em qualquer unidade durante todo o horário de atendimento.
PORÉM, se o resultado for positivo, você será encaminhado para fazer acompanhamento na UBS que te atende.
Também é preciso ficar de olho na "janela de infecção", pois ela pode dar falsos negativos.

No caso dos testes de IST's, dengue, COVID e tuberculose dando positivo, você também passará pelo "acolhimento", que é quando um médico (normalmente, o clínico geral) vai fazer uma entrevista.

No caso de IST, COVID e, principalmente, tuberculose, o profissional de saúde vai precisar saber com quem você teve contato, afinal, essas pessoas precisam saber do caso positivo e irem fazer os testes.

No caso da dengue, o profissional de saúde vai precisar saber onde você mora para estudar a região, saber se há mais casos vindo de lá e enviar agentes de saúde para fazerem a checagem da área (aquela visita para vistoriar a moradia).
 
É uma informação que entra para uma estatística e mostra à saúde pública municipal onde ela precisa estar ainda mais presente.
 
E você deverá fazer o exame sorológico (exame de sangue) no 6º dia depois do aparecimento dos sintomas. O médico dará todas as orientações necessárias.

Serviços odontológicos (dentista)
Em 2023, eu tirei os meus QUATRO SISOS malditos pelo SUS, com o dentista da minha UBS.
 
O problema é que nem toda UBS tem o profissional à disposição e/ou tem vaga de triagem. Recomendo se informar na recepção para saber como funciona na sua unidade.

No meu caso, tive que madrugar numa sexta-feira de dezembro de 2022 para pegar uma senha, pois as vagas era limitadíssimas (só tinha UM dentista). Eu só consegui a vaga, porque a última pessoa com senha não poderia ficar para fazer a triagem com o profissional e eu fui contemplada. AQUELE DIA FOI LOUCO, SÉRIO.

Os serviços odontológicos que utilizei na UBS:
-Retirada dos sisos;
-Canal e restauração (do dente).

Para colocar aparelho, é só até os 10 anos de idade, se não me engano.

De qualquer forma, você pode se informar na sua unidade.
(Agora a minha UBS tem 3 dentistas e um 4º profissional está em contratação).

Saúde da "mulher"
Coloquei entre aspas, pois o termo "mulher" exclui pessoas trans e não-binárias que tenham sistema reprodutivo feminino (útero, trompas de Falópio e ovários).

Independente de com qual gênero a pessoa se identifique, é muito importante que ela cuide da saúde do sistema reprodutivo, porque ele pode causar problemas e muitas dores de cabeça.

ENTRETANTO, muita gente acha que só pode se consultar com a ginecologista.
Você sabia que pode marcar uma consulta com a clínica geral e passar primeiro com ela? Principalmente em situações mais rotineiras. Caso a clínica geral veja que o problema precisa de uma atenção especializada, ela irá te encaminhar para a ginecologista.

Digo isso, leitor, pois nem sempre a unidade tem uma ginecologista ou vagas para consulta com a profissional. Se for algo que você precisa com um pouco mais de pressa, é melhor falar com a médica clínica geral.

Se for um caso de emergência, você deve procurar o pronto socorro (UPA).
Se for um caso que precisa de uma atenção, mas não é emergência (problema que afete sua saúde e cause risco), você pode tentar passar pelo acolhimento. Só que daí vai depender da disponibilidade da médica clínica geral e você precisará esperar.

Aviso importante às pessoas LGBTQIA+: você TEM DIREITO de ser respeitade e tratade de forma decente pelos profissionais da saúde, inclusive, COM O USO DO SEU NOME SOCIAL.

Caso seja desrespeitade, você deve entrar em contato com a ouvidoria, pelo Disque Saúde 136 ou pelo Fala.BR. Ensino a mandar uma manifestação pelo Fala.BR no post de introdução (é o penúltimo tópico do texto).

"Ah, mas é complicado/cansativo/são muitas etapas para reclamação" - Eu sei e entendo seu cansaço. MAS É DE EXTREMA NECESSIDADE fazer suas manifestações serem ouvidas. Você NÃO DEVE PASSAR POR ISSO EM SILÊNCIO!!!

Você é uma pessoa como qualquer outra e paga seus impostos, portanto, qualquer serviço público ou não TEM O DEVER DE TE RESPEITAR. Não aceite menos que isso.

Encerrando "Fofoca da Saúde: Janeiro 2024"
Todos esses assuntos discutidos na introdução e neste texto referente a janeiro de 2024, foram comentados em reuniões anteriores do conselho gestor.

Achei melhor separar os assuntos, pois assim sempre vou ter o que escrever, caso as reuniões sejam muito específicas de situações que estejam acontecendo na minha UBS, como obras, melhoramentos da unidade e coisas assim.

Bom, nos vemos lá pelo meio ou final de fevereiro! o/

Por Kimono - 31/01/2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/