segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

Edital: Em breve, “Fofoca da Saúde”, trazendo fofocas da UBS para você!

Olá, leitor!
Tudo bem?
 
Eu sei que este blog é sobre animes, MAAAAAAAS... Acredito que eu deva usar a minha mínima influência na internet para falar de coisa séria também, porque eu gosto de ajudar e conscientizar pessoas.
 
Por isso, a partir de janeiro, de forma mensal, teremos a "Fofoca da Saúde". Um texto que visa orientar a população sobre os serviços que ela pode utilizar na Unidade Básica de Saúde da sua região, o famoso "postinho de saúde".
 
E também para falar o óbvio: se você não tem plano de saúde e não consegue pagar as consultas do próprio bolso ("particular"), o jeito é usar a saúde pública.
 
Mas como ela funciona... se é que funciona? Para que serve cada órgão: UBS, UPA, AMA, AME? Como faço minha carteirinha do SUS e para o que ela serve?
 
Obviamente, leitor, a saúde pública não é perfeita por uma série de questões, que vai desde os profissionais até as esferas maiores de poder, e por isso é tão importante conhecermos e estudarmos em quem vamos votar e cobrar depois que ganharem a eleição, pegando no pé mesmo. Sem isso, o Brasil continua o farrapo que está e nada muda.
 
Sim, é chato. Contudo, sem a fiscalização, como garantir que o trabalho está mesmo sendo feito? Simplesmente fé nas pessoas? Não, né? E a população tem um papel importantíssimo nessa "fiscalização".
 
Resolvi fazer essa seção no blog, porque participo das reuniões do conselho gestor da minha UBS desde agosto de 2023 e vi que muitas informações interessantes não são normalmente de conhecimento geral da população, então...
 
POR QUE NÃO TRAZER A FOFOCA AOS FOFOQUEIROS DE PLANTÃO?
 
"Mas, Kimono, existe 'fofoca' sobre os serviços de saúde?" - CLARO, UAI!
 
E o melhor de tudo é que essas fofocas devem chegar ao seu conhecimento, para que os serviços sejam utilizados, afinal, você paga impostos, né? É seu direito usufruir da saúde pública!
 
Também é muito necessário salientar que essa seção não é de romantização ao Sistema Público de Saúde, é para informar a população geral que pode não ter conhecimento sobre os serviços e para o que eles servem.
 
Qualquer pessoa que já tenha usado o SUS, sabe que ele tem muitos problemas e que há bons e maus profissionais no ramo, isso é algo normal em qualquer lugar. Agora se você tem preconceito com saúde pública ou realmente não conhece sobre e tem curiosidade, vou tentar desmistificar esse "bicho de sete cabeças" com o meu conhecimento na área, que é como "usuária".
 
Daqui meia hora teremos a primeira "Fofoca da Saúde" com uma introdução sobre a seção e a saúde pública. E até o final do mês, se tudo der certo, a "Fofoca da Saúde" de janeiro estreia de fato.
 
Ficou curioso? Cola na tia Kimono que ela conta as fofocas todas!!! o/
 
Por Kimono - 29/01/2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/