sexta-feira, 27 de outubro de 2023

Mob Psycho 100 III - #01

EU DISSE QUE ELE CHEGARIA.
 
Na temporada anterior... estávamos no período pré-pandemia. Enquanto Shigeo Kageyama, o vulgo Mob, tenta levar sua vida na maciota e viver de fato sua puberdade, gente muito tretenta resolve ferrar os esquemas. Entre eles, a Garra, aquele grupo que queria explorar os poderes dos paranormais. Depois de passar por muito estresse e viver situações limite, Mob consegue derrotar os inimigos... Mas faz uma árvore de brócolis brotar na cidade.

Como é a vida sendo assistente de coach bonachão, Serizawa?

Mob Psycho 100 III
1º episódio
O querido percebeu que era bom de lábia e decidiu se aproveitar disso.
Opinião: É bem verdade que eu poderia me esforçar e trazer uma DOBRADINHA DE PARANORMAIS com Bungou Stray Dogs 4, no entanto... Estou analisando a versão dublada e não queria correr com as coisas só para satisfazer essa necessidade de zoeira.

De qualquer forma, leitor... Confesso que não sei como me sentir com Mob Psycho depois de tanto tempo. Ainda mais por se tratar de um anime que estreou ano passado.

Dá para dizer que estou começando no "período certo", só que um ano depois, né? HYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYA!

Pelo menos em outubro de 2022 prometi que Mob seria analisado em 2023.
Yowamushi Pedal, não sei quem é, nem conheço. (Melhor esperar deitado, que é para não cansar, galera.) Editado: Essa introdução foi escrita em algum momento do começo de outubro, contudo, o cronograma não permitiu que a estreia fosse antes. Então se algo parecer estranho, a culpa é do cronograma, tá?

Bom, acho que já deu de introdução, né?
BORA DESCOBRIR O QUE FOI QUE EU PERDI DURANTE TODO ESSE TEMPO!

Resolvi reler pelo menos a season finale da temporada passada e... lembrei situações trágicas e cômicas. Bom, vida que segue. Eu nunca fui muito sociável mesmo...

E, CARAMBA, EU ASSISTI CADA EPISÓDIO DUAS VEZES E ESCREVI PRA CARAMBA.
Lembrar que eu nem surto mais naquele nível é ao mesmo tempo uma bênção e uma tristeza. Tão bom surtar. Não tão bom fazer Telecurso... HYAHYAHYAHYA!

Enfim, bora para o episódio!

ESPERA.
MEU CÉREBRO DIZ QUE É O COVINHAS FALANDO, SÓ QUE A MINHA ALMA GRITA: "É o Fukuchi, não é? É O AKIO OOTSUKA, NÃO É?! EU VOU DROPPAR ESTE ANIME AGORA!"

Gente, este ano eu fiquei traumatizada com o póbi do Ootsuka, por causa do Fukuchi.

Deos Matoba me abandonou. É O AKIO OOTSUKA MESMO!

PERA.
TEM LEGENDA NA ABERTURA.
Vou ignorar para poder prestar atenção na animação, daí leio no segundo episódio.

Não precisa nem chegar no refrão para saber que essa abertura é uma obra de arte, assim como suas antecessoras.

CAÓTICA TAMBÉM, COMO SUAS ANTECESSORAS.
MOB É BOM DEMAIS. INCRÍVEL!

Reigen enrolando meu filho... REIGEN, TU VAI LEVAR UMA SURRA, REIGEN!
EU NÃO GOSTO DE COACH, NÃO, REIGEN! AINDA MAIS PRA CIMA DO MEU FILHO, REIGEN...

Espera... Aquilo é uma estátua haniwa? O cliente comprou uma estátua haniwa e agora acha que está com azar por causa dela? POR QUE QUE COMPROU ENTÃO, IDIOTA? A COISA JÁ É BIZARRA POR SI SÓ!

Reigen: Não sinto nenhum poder espiri—
Shigeo: Mestre, esse negócio é amaldiçoado.
Kimono: EITA, ENTÃO TÁ NO ANIME ERRADO! BORA MANDAR PRA JUJUT
Shigeo: A gente exorciza. Aqui mesmo.
Kimono: Ah... *abraça a criança* Meu bebê perfeito! TU FAZ TUDO NESSE ANIME, NÉ?!

O cara pagou OITENTA MIL IENES (R$ 2.661,60) por um negócio que valia QUINHENTOS IENES (R$ 16,63).

Colou a pecinha com uns grãos de arroz japonês...
Olha, nunca tentei e provavelmente não deve ser seguro... MAS VOCÊS JÁ VIRAM O QUANTO ARROZ JAPONÊS COZIDO É GRUDENTO? E depois que seca é um inferno para tirar dos utensílios se você não deixar de molho na água.

Duas temporadas de Bungou com o Fukuchi ME TRAUMATIZARAM TANTO, que toda vez que tem algum personagem do Ootsuka, eu só consigo ver a CARA DO FUKUCHI NA MINHA FRENTE.

Onigawara é otaku.
VAMOS REPASSAR A INFORMAÇÃO ATÉ QUE O MOLEQUE MORRA DE VERGONHA!
HYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYA!

Pensando aqui que o encrenqueiro é otaku e que deveria adorar mangá com delinquente encrenqueiro que nem ele, por isso aquele topetinho!!!
 
Reigen. Até eu, Reigen, até eu.
Entendo completamente seu horror a baratas, mas é exatamente por isso que não se deve tocar em nada. O QUE TU LEVANTAR DO CHÃO, AS BICHAS VÃO SAIR CORRENDO.

Gente... A casa desse senhor... A CASA DELE... É PIOR QUE UM ATERRO SANITÁRIO!

Os lugares para onde o Reigen leva meu filho, mano.
CADÊ O CONSELHO TUTELAR PARA EU ACIONAR, HEIN?
Isso atenta contra a saúde pública!

Certo, o episódio terminou e agora a gente segue com uma tradição no blog que ainda não existia na 2ª temporada de Mob: o Telecurso!

Bora de Telecurso do Futuro - Começar exige escolhas e recomeçar exige coragem. Independente de em qual etapa você estiver, se dedique!
Como se o Reigen sentisse alguma presença espiritual, né? É um trouxão.
Todo episódio de estreia de Mob é meio feijão com arroz, na paz e na tranquilidade, sem grandes alardes, já que o B.O. tem que ficar mais para frente ou as pessoas não se empolgam em acompanhar.

Melhor um começo morno com uma trama que vai esquentando aos poucos, do que um estouro de panela de pressão que perde toda a empolgação nos episódios seguintes. Dosar a intensidade é muito importante nas histórias, senão, elas se perdem.

Bom, antes de seguir para a análise, vamos às informações técnicas.

A abertura é "1" e os encerramentos são "Cobalt" que aparece em todos os episódios, menos no 4 e no 6 que têm o encerramento "Exist". Todas as músicas de MOB CHOIR.
 
O objeto amaldiçoado, aquela estátua medonha, parece um Haniwa, uma figura confeccionada em terracota para uso em ritual e enterrada com os mortos na Era Kofun (3 a.C. a 6 d.C.) do Japão. Comicamente, falei disso no 314º capítulo de Magi.

Muito bem, hora de entender todas as camadas do assunto do episódio: o futuro.

Menino Mob está em seu último ano do Ensino Fundamental II, ou ginasial, e recebe a fatídica folhinha de "planos para o futuro", que normalmente reaparece em algum momento do Ensino Médio também.

Isso serve para que os estudantes que já tenham alguma ideia em mente ou aqueles que ainda não sabem o que escolher, sejam orientados por um professor.
 
No Japão, o ensino básico obrigatório é até os 15 anos. Ou seja, completando essa idade, se a pessoa não quiser mais estudar e entrar direto no mercado de trabalho, ela pode.

Por conta disso, os japoneses precisam pensar na carreira já no final do Fundamental II.
 
A imaturidade e a falta de autoconhecimento, faz com que essas decisões não sejam perfeitas e... deveria estar tudo bem, se a sociedade não colocasse um enorme peso nas costas dos cidadãos em formação.
 
Com essa escolha de carreira, surgem três tipos de pessoas:
-Aquelas que escolhem e continuam por gostar;
-Aquelas que escolhem o que não gostam e não têm coragem de mudar;
-Aquelas que escolhem o que gostam num primeiro momento/desgostam, mudam de ideia, e trocam mais para frente.

O segundo caso é o que mais acontece, pois as pessoas se acomodam à função atual e acham que por não terem mais determinada idade, não podem trocar de trabalho.

Obviamente toda mudança é caótica e desagradável, pois mexe no que está assentado e seguro, dando um grande prejuízo, principalmente emocional. Ainda assim, quando essa revolução acontece, algo novo e impressionante surge, trazendo uma nova estabilidade depois do caos.

Acontece que quem se mantém acomodado numa função que já não lhe interessa tanto, tende a ficar frustrado e isso é ainda mais danoso à sua saúde mental.

Essa inação só vai acumulando a frustração, que é basicamente o que tivemos no segundo caso de exorcismo. A casa do cara estava lotada de lixo, seja o acumulado quanto o que ele teve muita preguiça de colocar do lado de fora para que fosse devidamente recolhido.
 
Falo do "acumulado", visto que, depois que o exorcismo acontece, vemos o cara pegando o lixo do vizinho e levando para dentro de casa.
Sim, aquelas revistas de mangá, separadas daquela forma, são para a reciclagem.
No tom que o anime mostrou a história daquele homem, a impressão é que ele não teve nenhuma mudança de comportamento. Ou seja, ao invés de aproveitar a oportunidade para manter a casa limpa, se cuidar e encontrar algum hobby ou atividade que lhe dê prazer, lá foi ele recomeçar o processo todo de novo.
 
Acumular em excesso itens que você não precisa, não usa ou não são emergenciais, é uma doença conhecida como Disposofobia.

Perdeu o emprego por "importunação sexual" (mesmo que a meu ver, tocar no corpo de uma pessoa sem seu consentimento seja abuso) a uma colega. Sem renda fixa, a mulher que estava com ele unicamente por interesse foi buscar outro trouxa.

Basicamente, o cara romantizou a própria vida e não moveu um dedo para mudá-la.
Era um delinquente quando jovem, ou seja, uma pessoa que queria mostrar algum tipo de importância, mas que vivia às custas dos pais. Quando eles morreram, o filho ainda tinha seus vinte e tantos anos, porém, não fez escolhas próprias e seguiu na inércia da vida.

Ainda que não existisse um espírito maligno quando o Reigen e seus assistentes chegaram, um acabou surgindo no melhor estilo Jujutsu Kaisen: os sentimentos negativos de uma pessoa se transformaram num espírito amaldiçoado de Nível 2 ou 3. Não sou da Escola Jujutsu para categorizar essas aberrações maligno.
 
(Se a gente fosse pensar em Jujutsu, será que daria para categorizar o poderzinho do bichão como um domínio inato? CERTO, NÃO VAMOS ENTRAR NESSA GROSELHAGEM, SENÃO NÃO TERMINO O POST HOJE!)

Que só foi exorcizado depois que o Reigen voltou da loja de conveniência, viu a bolota no céu e avisou os assistentes.
Hora de baixar uma cortina, isolar a área e chamar feiticeiros no nível da Mal—
Hã? Que foi? COMO ASSIM NÃO É JUJUTSU KAISEN?!
Adoro que o coach de paranormal quase foi pego pela influência preguiçosa da criatura, MAS SE MANTEVE FIRME E BORRIFOU... água com... gás hidrogênio?
Seria o equivalente a "água sanitária" para desinfetar e matar até vírus?
Água com gás hidrogênio seria... água hidrogenada? Dizem que água hidrogenada energiza as células...

Bom, como quem entende de química é o Farma de Médicis, vou pular esses detalhes.

O interessante nessa parte do episódio é que tínhamos três pessoas com idades diferentes e os mesmos questionamentos. Isso mostra que o futuro é algo preocupante e que quanto mais cedo você tomar as melhores decisões, mais cedo vai se livrar de problemas maiores. Pena que a vida não segue esse esquema.

Inclusive, acredito que o fato do cliente já ter seus cinquenta anos e ser um acumulador sem eira nem beira, que só tem um teto para morar (ou tinha?) porque os pais deixaram de herança, é uma espécie de crítica a quem fica empurrando com a barriga decisões importantes que devem ser tomadas.
 
Ele meio que representa o futuro do Serizwa e do Mob se eles negligenciarem sua próprias vidas.

Alguém com caráter e metas para a vida, não vai ficar passando a mão numa colega de trabalho, pois tem mais o que fazer e o que pensar. Também não vai ser ingênuo a ponto de não perceber que a namorada é uma interesseira.
A carência afetiva é o que faz com que as pessoas sejam exploradas e vivam relações tóxicas. Elas não se enxergam como sendo dignas de algo melhor ou que ninguém será capaz de amá-las, se não, aquela pessoa que as explora.

Quando não se tem discernimento, autocrítica e certa esperteza, é muito fácil ser manipulado.

E isso inclui os membros da seita do Covinhas que agora criaram uma nova crença: a Religião do Capacete Psíquico.

Particularmente, não tenho nada contra quem acredita em algo e muito menos em quem não acredita em nada. Acho que vivemos numa sociedade madura o bastante para que cada um escolha o que quer fazer da vida.
Todo mundo entendendo que o garoto ainda tem muito tempo pela frente para escolher.
Porém, é preocupante o nível de carência que algumas pessoas possuem.
Não sei se é ingenuidade ou desespero que movimenta esse tipo de crente, que não questiona a própria fé e não questiona a religião.

Questionar que eu digo não é no sentido de "blasfemar", mas sim, fazer uma análise mais profunda de si mesmo e do que acredita. Se aquilo realmente ajuda ou se está apenas entregando mensagens vazias e te enganando.
 
As pessoas têm medo de se questionar, pois isso gera dúvidas que trazem consigo a ansiedade e o desespero, e as coloca novamente no fundo do poço em que se acharam antes de chegar na tal "fé" ou "religião".

Ninguém quer olhar para dentro de si, porque é lá que mora o pior monstro.
Sabe aquele argumento de "não estar pronto para essa conversa"? Pois bem, cabe exatamente nessa situação.

Se a fé é saudável e você tem o discernimento do que é real, sincero e necessário, você criou uma relação saudável com a sua fé. Nenhum deus ou santo irá punir quem vê as coisas com o coração e sabe que existem pessoas que querem explorar sua crença pura em algo. O questionamento é o que muda o rumo ou que o reforça.

Uma religião ou uma fé que não permite questionamento é igual a uma ditadura.

Por exemplo, as religiões cristãs criaram essa ideia de "rebanho", que existe um condutor, responsável por levá-los ao lugar certo. O condutor, antes de tudo, deve ser a fé, não outro ser humano.
O que o outro ser humano pode fazer é aconselhar. Nunca indicar o que alguém deve fazer e muito menos ameaçar usando a fé como arma.

De qualquer forma, é bizarro ver como as pessoas são influenciáveis a partir do momento em que param de tomar as rédeas da própria vida e esperam que algo maior faça isso por elas. A vida é sua, assuma a responsabilidade.

Fora isso, o que me chama a atenção é que o nosso adorável protagonista leva muito a sério o preenchimento desse formulário. É como se ele sentisse uma urgência de escolher agora, sendo que o futuro permite uma infinidade de caminhos.

Aliás, esse parece ser o problema do Mob: escolher um caminho.

Como o garoto tem medo de cometer um grande erro e acabar perdendo a melhor oportunidade para a sua vida, ele entra naquela inação que o cliente de 50 anos e o Serizawa compartilham.

A insegurança, a frustração, a ansiedade... Sentimentos que fazem com que pessoas ponderem pela eternidade, em vez de agir e ver no que vai dar. Às vezes, tudo o que se precisa, é subir o primeiro degrau.

Ainda mais com relação à carreira, enquanto estiver vivo e tiver força de vontade, uma pessoa pode perseguir o que finalmente despertou seu interesse ou que estava lá no fundo e não teve oportunidade de emergir anteriormente.

Claro que essa flexibilidade vai depender do quanto a pessoa está disposta a aguentar os contratempos da vida.

Acredito que a melhor pessoa para conviver com os dois paranormais seja o Reigen.
Até hoje, leitor, eu fico pensando em como todos nós fomos enganados por esse anime para gostar de um maldito coach charlatão de bom coração e trambiqueiro.
SIM, ACHO QUE COACH'S SÃO UM ERRO NO UNIVERSO, entretanto, o fato do charlatão se adaptar tão bem às situações, mostra que ele não espera que o futuro seja perfeitamente planejado.
 
As frustrações anteriores do Reigen na vida pessoal e profissional fizeram com que em dado momento, ele largasse mão de algo que não estava funcionando, e se tornasse mais adaptável.

Pode não ser a melhor escolha e muito menos a melhor vida, no entanto, vemos que ainda agora, NUMA TERCEIRA E ÚLTIMA TEMPORADA, o Reigen faz os olhos do Mob brilharem.

Então, quando ele novamente tira essa pressão que o Shigeo colocou em si mesmo sobre escolher um caminho e seguir somente por ele, o garoto fica mais leve quanto a essa responsabilidade.

Apesar de estarmos NA ÚLTIMA TEMPORADA, o Mob começou o processo de autoconhecimento no final da primeira, se desenvolvendo na segunda e agora.
Representando muito bem a entrada na adolescência, que é quando tudo fica ainda mais complicado.
 
Bom, leitor, essa foi a estreia da "nova" temporada aqui no blog.
 
Estou pensando seriamente se não trago post com análise de um só episódio em vez de dois, porque... Sabe, é mais rápido e eu posso fazer no meio das correrias.

Originalmente tinha o segundo episódio para eu comentar, mas o tempo tem sido meu inimigo. E com o inferno de Jujutsu Kaisen 2 semanal, queria evitar que as jujubas ficassem muito perto uma da outra.
 
A TRISTEZA É QUE SÓ TIREI CINCO PRINTS!
PRO MERCHAN VAI SER UM DESGOSTO! POBRE DE MARRÉ DECI!

É a vida.
Ou a gente faz e entrega de um jeito decente ou não faz, não entrega e se sente culpada pelo resto da semana.
 
Este anime foi assistido na Crunchyroll

Nos vemos no próximo post de Mob Psycho 100 III!

Por Kimono aquela que vai jantar agora e já está pensando no que fazer com o cronograma da semana que vem, além de arrancar os cabelos - 27/10/2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/