SEXTA-FEIRA SOBRENATURAL, LEITOR!
PENÚLTIMO POST DO KIMETSU DOS ENTRETENIMENTOS!
Nos episódios anteriores... Tanjirou roubou o PLUS ULTRA do Midoriya e completamente ferrado, enfrentou uma Lua Superior, quase cortando sua cabeça. Mas como vida de protagonista não é fácil, ele só não foi morto, porque a Nezuko saiu do banco e entrou no campo. Ainda assim, nenhum dos dois deu conta da oni... que revelou não estar tão sozinha, principalmente depois que o Uzui cortou a cabeça dela.
Por que você não aceita que tem seus próprios talentos, Uzui?
Kimetsu no Yaiba: Entertainment District Arc
8º episódio
De uma lado, o Hashira do Churras. Do outro, o Hashira das Facas de Churras. |
E com certeza será o estúdio ufotable, por meter mais Kimetsu em tão pouco tempo. ESSE POVO NÃO QUER LARGAR A MINA DE DINHEIRO QUE É ESSA SÉRIE!
Por um lado fico feliz, afinal, tenho bons colegas de equipe de localização que vão adorar pagar os boletos que Kimetsu irá proporcionar. Por outro, como blogueira de animes, eu quero uma pausa nesse anime.
Aliás... VOU MANDAR A BRABA: a Vila dos Ferreiros só vai entrar neste blog em... 2024. É melhor assim. Deixa eu começar coisas novas... que estão pegando poeira há alguns meses.
Nesse meio tempo a gente bota Mob Psycho III e meu amadinho Mononogatari!
Nem ferrando que tu vai lutar com essa caixa nas costas, Tanjirou.
PARA COM ISSO, FILHO! DEOS DO CÉU! NÃO TEM UM LUGAR PROTEGIDO QUE VOCÊ PODE DEIXAR A NEZUKO?!
Que droga. Essa abertura continua linda. Não sei como lidar.
Sim, Uzui, VOCÊ TEM UM TALENTO: o de aborrecer por onde passa.
Ô, ÔMI METIDO DA PONTA DA PRAIA, VIU?
Claro que ele tem uma vida infeliz, Uzui. O cara e a irmã viraram oni, você acha que isso é legal? Que é bacana? NÃO, NÉ, Ô CARAI?!
O PREGUICINHA VIROU HASHIRA DEPOIS DE DOIS MESES QUE PEGOU NUMA ESPADA? TU TÁ DE SACANAGEM COMIGO, UZUI!
"Eu não posso ser como o Rengoku" - Traduzindo: você não quer ser mais um Hashira morto ou você não quer gritar "DELÍCIA" a cada mordida de marmita?
Ou, pior, tu não quer prometer churras pra ninguém? É isso?
Coisas que eu gosto em shounen de lutinha: MAIS PORRADA, MENOS EXPLICAÇÃO.
É por isso que Kimetsu no Yaiba vive no meu coração sem pagar aluguel e Jujutsu Kaisen paga taxa de manutenção semanal. Não bastasse groselhar feito a desgraça, ainda tem professor de Física querendo carcomer a alma de aluno otaku.
ASSIM NÃO DÁ, SABE?!
"Ah, Kimono, achei fofo" - TU ACHA FOFO POR GOSTAR DE EXATAS! SE UM PROFESSOR MEU USASSE O GOSTOSO, digo, O GOJOU NUMA PROVA DE FÍSICA, EU IA CHORAR NO MEIO DA PROVA, OLHAR PRA ELE, APONTAR PRA QUESTÃO E FAZER CARA DE "COMO OUSA?!".
Eu gosto muito que, além de me dar gatilho, eu continuo não fazendo a menor ideia de como resolver esse tipo de questão. Minha adolescência foi um inferno.
BOM, VOLTEMOS AO UZUI LUTANDO, QUE A GENTE GANHA MAIS!
É... Qual que era mesmo o nome dela? Ah... Daki.
Daki, querida, se o Uzui cortar a sua cabeça pela TERCEIRA VEZ, você pode pedir música no Fantástico (Globo). Legal, né? ehehehe~
Chegou o reforço: as crianças do primário.
Cabeça de Javali, Sonequinha e o Tanjirou VIRADO NO JIRAYA!
MA.
LUCO.
ZENITSU PARTIU PRA CIMA DA DAKI.
E O INOSUKE DISSE QUE VAI JUNTO.
EITA QUE ELES LUTAM MUITO, GENTE!
Meu Deos... Além de sonâmbulo, agora o Zenitsu TAMBÉM FALA DORMINDO!
Zenitsu DANDO SERMÃO DORMINDO. Isso sim que é shounen de lutinha de qualidade... PERSONAGEM QUE FALA DORMINDO E AINDA DÁ SERMÃO DORMINDO!
NÃO É POSSÍVEL QUE O SHOUNEN DE LUTINHA VAI TERMINAR O EPISÓDIO DESSA MANEIRA!
Pena que para ele este post é de dois episódios, então eu não sofro.
Sofreu o leitor do mangá e quem assistiu o anime quando saía semanalmente.
EU ESTOU PLENA... pois sou retardatária. *risos de desespero*
PELO AMOR DE DEOS, ALGUÉM ME SALVA!
Rengoku: A sua técnica com a espada é muito bela, MAS VOCÊ TEM ESPOSAS DEMAIS.
RENGOKU, NUNCA, JAMAIS, EM HIPÓTESE ALGUMA, CRITIQUEI!
E essa "prévia do próximo episódio" é tudo o que eu precisava para rir da minha biblioteca auditiva, mas vou deixar essa conversa para o Telecurso "Pague Suas Contas, Jujutsu" - Só o ufotable que é inadimplente, Kimetsu não tem dívidas comigo!
Aceito dar desconto mediante apresentação de Satoru Gojou na administração. Favor falar com Deos Matoba.
Enfim, retomando a conversa de linhas acima... Em alguns animes, eu já confundi o Satoshi Hino com o Katsuyuki Konishi e vice-versa, pois suas vozes estavam em tons bastante parecidos.
Kimetsu uniu esses dois homens num mesmo núcleo, então suas vozes precisavam ser marcantes de forma que a gente não se confundisse, correto? Provavelmente não tão dessa forma, porém, é interessante perceber que o Konishi empossa mais a voz, deixando-a grave e com um quê de garanhão/sedutor. Enquanto o Hino tem uma atitude direta e uma expressão mais intensa na voz. Também parece mais "aberta" e solar.
Agora quer me ver totalmente confusa: coloca Takuya Eguchi e Makoto Furukawa no rolê. AS VOZES SÃO MUITÍSSIMO PARECIDAS e eu já andei pagando umas vergonhas pela internet por conta disso.
Bom, agora vamos entender o que aconteceu neste episódio.
Foi basicamente a chegada da patota e a divisão de times na batalha.
Naninha e Javali ficaram com a Daki, enquanto o Uzui e o Tanjirou ficaram com o Gyutaro.
Legal que a Daki virou "oni minhoca" e o Gyutaro o "oni louva-a-deus".
Eu ia falar que era tudo inseto, mas minhoca não é inseto, então vou dizer que é TUDO BICHO MEDONHO.
Como boa apavorada com bicho que sou, é assim que eu vejo os dois.
E finalmente o pessoal do distrito de entretenimento PERCEBEU QUE ESTÁ DANDO UM B.O. LASCADO, NÉ? Melhor que isso, só uma dupla de esposas do Uzui ajudando a evacuar o local.
A terceira foi atacar o oni com faquinha que continha alguma coisa com glicínia. Aliás, podiam criar uns pozinhos para colocar naquelas bolinhas de pólvora do Uzui COM GLICÍNIA, NÉ? VOA POZINHO DE GLICÍNIA PARA TODOS OS LADOS E OS ONIS FICAM LASCADOS! Ia ser bem bacana. De nada, Exterminadores de Oni.
Sei lá, tem muito potencial para a glicínia e o povo não lembra de usar.
Ou será que os onis sentem o cheiro de longe e conseguiriam fugir para evitar?
Enfim, considerações que não vou fazer, porque entram na área de teorias da conspiração e hoje eu não estou a fim.
As lutas continuam lindas e bem coreografadas. Aliás, acho que a parte mais atraente nelas é justamente a coreografia e movimentação. Infelizmente, com o advento da internet, a gente sabe que para essas animações saírem tão bonitas, a saúde da equipe de animadores provavelmente foi para o beleléu. Cronogramas apertados, mão de obra pouco valorizada e extremamente explorada. Por trás desses desenhos muito bonitos, a galera sofre.
Já cenas menos importantes e que têm uma quantidade maior de personagens, como a fuga do distrito de entretenimento, foi feita com aqueles modelos 3D com movimentação comum. Bom, não dá muito para reclamar.
O que eu gosto mesmo nesse anime é a trilha sonora.
Saindo de toda essa parte mais audiovisual, falemos dos sentimentos que cada um carrega: Uzui, Gyutaro e Daki.
Os irmãos oni devem ter passado por situações bem desagradáveis quando eram humanos. O Gyutaro é bem protetor com a Daki. Ela, por sua vez, quando as coisas não estão indo bem, demonstra um comportamento quase infantil e birrento. E parece confirmar o que o Uzui falou anteriormente, da Daki ser fraca e depender da força do Gyutaro. Tanto é que neste episódio, ele emprestou um olho para ela.
Assim, a Daki é forte contra exterminadores de patente baixa, só que o Uzui já cortou a cabeça dela duas vezes. O real problema por enquanto é o Gyutaro. E dadas as condições específicas dessa dupla, eles só morrerão se suas cabeças forem cortadas ao mesmo tempo.
Bom, a gente descobre no próximo post, que será o último desse arco.
De qualquer forma, parece que a Daki viveu no ambiente do distrito do entretenimento quando humana, já que parece existir um apego ao local, como bem pontuou o Uzui, comentando que o país é enorme e que eles poderiam viver em outros lugares.
Sem falar que, quando ela argumenta com o Zenitsu, fala sobre as mulheres serem mercadorias naquele local e que as meninas feias sequer recebem comida.
Tanto ela quanto o irmão falam com ressentimento sobre os humanos e têm o desejo de se vingar deles, causando sofrimento numa proporção muito maior.
Ainda assim, só saberemos mais sobre isso nos próximos episódios.
Já sobre o Uzui... Ele vem de uma família grande de ninjas em que sobraram apenas ele e um irmão, que tinha a mesma cabeça do pai, de tratar as ninjas mulheres só como parideiras e numa vibe meio "vamos fazer os ninjas serem grandes novamente", sabe?
Um papo extremista e egoísta, que não se importa com os indivíduos e persegue uma época dita como "a melhor de todas". É o tipo de conversa de gente que não consegue se adaptar às mudanças do mundo; gente antiquada e contra evolução.
Tanto na vida do Uzui como na vida dos irmãos oni há um ponto em comum: a falta de consideração pela vida do outro. E, principalmente, pela vida da mulher.
Ainda que """pareça ok""" esse tipo de comportamento dentro do período em que se passa a história, a triste verdade é que isso nunca foi correto. Além de ser um pensamento machista, é desumano.
Pelo que conta a Daki, vemos a mulher como um objeto de satisfação de desejo masculino, fazendo-a sofrer de todas as formas, independente de beleza ou falta dela. De qualquer forma, é violência. Impor que alguém se relacione com outro por dinheiro, por dívida ou qualquer outro motivo, sem que seja de fato pela sua vontade, é violência. Não dar comida a alguém por ela não ser bonita para ter seu corpo explorado, é violência.
O querido acreditando piamente que a ONI vai pedir desculpas. |
O caçador de oni com quimono, maria-chiquinha, COM ESSA BOLHA NO NARIZ, falando super sério e falhando em ser levado a sério. Eu estou rindo, desculpa. |
Já pelo que conta o Uzui, vemos a mulher como um objeto de procriação.
Em ambos os casos ela não tem o direito sobre o próprio corpo. Quem decide o que fazer com ele é sempre o dono da casa de prostituição ou, no caso dos ninjas, o marido. E quando elas não servem para a procriação, são usadas no campo de batalha como escudos humanos ou distrações para que os ninjas homens fujam, já que eles são os mais habilidosos.
Nem o Uzui e muito menos o Zenitsu são nobres e encantadores por defenderem a vida das mulheres. Eles só têm mais humanidade que os outros e entendem que as pessoas devem ser tratadas com dignidade, não importa o gênero. E esse é um pensamento que deveria ser geral.
E o Zenitsu fala algo muito importante para a Daki: que não importa que ela tenha usado seu dinheiro para dar um teto e comida para aquela menina que ela puxou a orelha, nada lhe dá o direito de maltratá-la daquela maneira.
O fato de tirar alguém de uma situação degradante não dá o direito a ninguém de usar e abusar daquela pessoa.
E eu gosto muito que o Uzui faz algo que TODOS NÓS deveríamos fazer na nossa vida: romper com os exemplos errados dos nossos pais.
Nós somos indivíduos capazes de pensar por nós mesmos e entender que os erros dos nossos pais não nos pertencem. Não é porque seu pai batia na sua mãe que você deve fazer o mesmo com a sua namorada ou esposa. Não é porque sua mãe te maltratava que você deve fazer o mesmo com seu filho.
O ser humano evolui quando ele percebe que pode ser diferente dos pais nas questões ruins. Os bons exemplos devemos sempre manter, agora os ruins podem ser completamente ignorados. Porém, esse tipo de discernimento só vem com autoconhecimento, compreensão da sua existência no mundo e o que você quer fazer pelas pessoas à sua volta.
O Uzui rompeu com um comportamento que ele não aprovava, que era essa busca ignorante para fortalecer os shinobis e tratar as kunoichis como simples parideiras, que não servem para mais nada.
Por isso as palavras do Ubuyashiki tocaram mais seu coração do que as loucuras do pai biológico.
Kimetsu no Yaiba: Entertainment District Arc
9º episódio
Que fofo o Uzui feliz ao ver as esposas felizes. |
Opinião: Bom, leitor, temos este e mais dois episódios pela frente, então é claro que não ia dar nada esse rolê do Tanjirou cortando cabeça de oni. ESTAVA NA CARA.
"Um dia eu vou para o inferno" - SÓ PORQUE TEM TRÊS ESPOSAS? O otaku que tem harém vai para onde, então? PARA O LIMBO?!
O que realmente me assusta nesse anime É O TAMANHO DO BRAÇO DO UZUI.
Gente, acho que é maior que o do Daryun no mangá...
Eita, será que o Uzui vai ficar viúvo? Aí eu não gostei.
Tanjirou vai misturar respiração de água e fogo. TANJIROU...
Eu sei que a mamãe estava reclamando horrores de Jujutsu e suas groselhas, mas, filho... MISTURAR RESPIRAÇÃO DA ÁGUA COM HINOKAMI KAGURA VAI DAR CERTO? VOCÊ TEM CERTEZA? FILHO, VOCÊ VAI MORRER MAIS DEPRESSA ASSIM!
Fui brincar que não tinha groselha, TANJIROU TÁ SERVINDO GROSELHA... que faz sentido. Estou chocada.
Uzui: Tanjirou Kamado, sou grato a você...
Kimono: ...por salvar minha esposa!
Uzui: "Sua" onde?
Kimono: Não, doido, tô completando sua fala.
Uzui: Bom mesmo.
O Inosuke berrando que o Zenitsu está muito maneiro na versão Soneca.
ESSE ANIME É UMA BÊNÇÃO PRINCIPALMENTE PELA PALHAÇADA!
A TRILHA SONORA DESSA PORRA, MOLEQUE!
A TRILHA SONORA DESSE ANIME!
Nunca pensei que veríamos o Zenitsu dando ordem na bagaça. |
Falou o cara mais maneiro ainda, que fugiu com a cabeça da Daki! |
Eita.
INOSUKE COM AS ESPADAS DE SERRINHA, CORTANDO CABEÇA DE ONI COMO SE FOSSE PÃO DE CASCA CROCANTE! AMEEEEEEEEI!
Agora é só alguém sair correndo com a cabeça da Daki enquanto o Uzui tenta cortar a do Gyutaro, E DAÍ A GENTE FECHA O ROLÊ!
É mentira que o Inosuke fez exatamente o que eu disse.
Eu pausei a porra do episódio com a cabeça da Daki no ar, escrevi a ideia, despausei e SIMPLESMENTE INOSUKE ALINHADO NA TELEPATIA COMIGO! Em choque.
MANO.
DO CÉU.
O GYUTARO METEU A FOICE NO CORAÇÃO DO INOSUKE. TU TÁ DE FODA COM A MINHA CARA! CACETE, UZUI, ONDE VOCÊ TÁ QUE NÃO TÁ SEGURANDO O GYUTARO?! JÁ MORREU, DESGRAÇA? VAI DEIXAR SUAS BELAS ESPOSAS VIÚVAS?!
Fui rir no episódio passado que tinha mais um e eu não ia sofrer de ansiedade pelo próximo, aí no antepenúltimo capítulo dessa novela das 11 (da noite), KIMETSU NO YAIBA ME METE ESSA!
O próximo post vai ser. VAI SER MUITO!
"Vai ser o quê? Vai ser muito o quê?" - Leitor, o fato de não ter um complemento é exatamente a demonstração do absurdo que vai ser.
Com isso, abrimos o Telecurso do Desespero - Quanto mais difícil, mais empolgante!
Acho que uma das coisas mais típicas de um shounen de lutinha é o momento em que as coisas parecem estar indo bem, daí DÁ TUDO ERRADO! DÁ TUDO ABSURDAMENTE ERRADO! DÁ UMA MERDONA LASCADA!
É um recurso interessante, mas que particularmente não gosto que seja usado muitas vezes em todo final de arco ou coisa do tipo. Algumas vezes, a merda tem que feder mesmo e deixar assim, pois sem esse tipo de desgraça não há o desenvolvimento da história.
No entanto, eu sou mais do tipo de pessoa que quer ver o vilão se explodindo em fogos de artifício e que tudo dê certo para os heróis... Mesmo assim, que FINALZÃO de episódio.
Uzui caído com uma das mãos cortadas, Inosuke com foice no coração + veneno do Gyutaro, Tanjirou caindo a uma altura que provavelmente não vai matá-lo, apesar do menino já estar mais para lá do que para cá, e Zenitsu tentando evitar que o protagonista seja cortado pelas faixas da Daki.
Se eu te contar que cortar o pescoço do Muzan nem é tão impossível assim, você recua e faz o favor de perder a cabeça ou vai continuar insistindo nisso? |
Outra coisa muito comum no shounen de lutinha é a apelação.
Tanjirou semi-morreu no 6º episódio e ainda está se movendo no 9º, unicamente pelo poder de protagonista. E tudo vai acabar "terminando bem (na medida do possível)", porque alguém vai tirar poderzinho de dentro do cobre da tabela periódica. É sempre assim que funciona.
Bom, falemos agora de groselhas, que aqui em Kimetsu é bem modesto, com a graça de Deos Matoba.
O Tanjirou teorizou que novas respirações deviam surgir da união de outros tipos de respirações. Tenho quase certeza que em algum momento, alguém explicou que existem respirações-base, como a da água, e que as variações vieram de modificações da respiração que foi usada como base.
O Hinokami Kagura exige muita força física do corpo, o que acaba o desgastando mais rápido, mesmo trazendo grande intensidade nos ataques. A Respiração da Água é mais flexível, permitindo um custo-benefício moderado. Os ataques parecem ter uma intensidade um pouco maior e um desgaste menor, permitindo que o usuário possa usar com mais constância e também fazendo com que ele se recupere mais rápido. A fadiga do Hinokami Kagura é muito maior.
Procurando o melhor custo-benefício, o Tanjirou resolveu misturar os dois estilos, dessa forma conseguindo atacar mais vezes e aumentar um pouco sua intensidade.
A segunda groselha é sobre o Uzui.
Ele acha que os outros Hashiras são muito mais talentosos que ele e, pelo modo como se comportou no flashback no túmulo da família, não acredita que mereça estar vivo. Isso provavelmente é causado por uma sensação de culpa que o Uzui carrega, de uma responsabilidade que ele deve ter puxado para si, seja por vontade própria ou por alguém ter falado abobrinha para ele. É como se sua felicidade fosse imprópria e indigna.
E eu sempre desconfio quando o personagem diz que não tem talento, porque ele normalmente não consegue enxergar a si mesmo. Caso do Oikawa em Haikyuu!! 2 #24.
Não acredito que ele tenha virado Hashira só pelo desespero do Ubuyashiki em aumentar a quantidade de Exterminadores de Onis. As habilidades de shinobi do Uzui certamente contribuíram para isso, além do seu esforço e treinamento.
E mesmo pessoas que consideramos talentosas, podem não conseguir concluir algo. Como foi o caso do Rengoku, que se sacrificou para evitar mais mortes, tanto no trem quanto da patota do Tanjirou, e que acabou não matando o Akaza, permitindo que fugisse.
Este episódio foi basicamente o Uzui tentando viver, apesar de se sentir tão culpado.
E uma das poucas coisas que ele ainda tem de muito precioso são as esposas. Por isso, quando o Gyutaro consegue sobreviver à investida da kunai com glicínia, ele vai atrás da ninja e só não a mata, porque Koyoharu Gotouge permitiu que o Tanjirou fosse mais uma vez abençoado pelo poder de protagonista.
O pensamento rápido e prático do Zenitsu também foi muito importante, quando o Inosuke viu que o Uzui estava quase cortando a cabeça do Gyutaro. Aparentemente, não é necessário que o corte seja feito em sincronia, e sim que ambas as cabeças estavam separadas de seus respectivos corpos, o que permitirá assim que os Seis Superior vão de Hanami.
O problema é:
-Todo mundo já está cansadíssimo;
-Uzui foi envenenado;
-Tanjirou "morreu, mas passa bem";
-E Inosuke está seguindo a mesma linha do Tanjirou. Pelo menos eu espero que tenha o "mas passa bem" no caso dele.
O Zenitsu é o único que está um pouco melhor nesse rolê todo e é o mais consciente do que se deve fazer. No entanto, como diz o ditado, "uma andorinha só não faz verão".
E... Bom, apesar de não ter sido o Uzui a cortar a cabeça da Daki, SE ELA QUISER PEDIR MÚSICA NO FANTÁSTICO (GLOBO), EU NÃO VOU IMPEDI-LA!
Perdeu a cabeça pela terceira vez.
Pena que o Gyutaro foi recuperar, senão, o Inosuke tinha saído vazado bonito com ela!
Enfim, leitor... Espero terminar este anime ainda em 2023 e estou bastante confiante nisso.
Este anime foi assistido na Crunchyroll.
Nos vemos no último post de Kimetsu no Yaiba: Entertainment District Arc!
Por Kimono aquela que ama a trilha épica desse anime - 13/10/2023
Nos vemos no último post de Kimetsu no Yaiba: Entertainment District Arc!
Por Kimono aquela que ama a trilha épica desse anime - 13/10/2023
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).
TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.
P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.
Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/