sábado, 21 de outubro de 2023

Adventure of Sinbad - Capítulo 121 e 122

A TRADIÇÃO CONTINUA!
TEM DOBRADINHA DE MAGI NO MEU ANIVERSÁRIO!
Mesmo que o meu aniversário caia num sábado. ehe~

ATENÇÃO!: Este texto pode conter spoilers do anime e mangá de MagiLeia por sua conta em risco.

Nos capítulos anteriores era ano passado, quando Sinbad conheceu o pequeno magi Judal e ficou sabendo de um plano maligno que Barbarossa estava querendo pôr em prática em Partevia. Porém, depois de conversar com o rei Rashid, o rapaz percebe que as informações são desencontradas. A fim de ajudar seu pupilo, Rashid o leva entre os guardas. Será que o plebeu mais procurado do império estará a salvo?

Adventure of Sinbad
~Capítulo 121~
Rei Rashid, e se eu te dissesse que o novo governo de Partevia é tão ruim quanto?
Bom, leitor, acho que a primeira notícia a dar é que estou DESMEMBRANDO A DOBRADINHA DE MAGI!

Isso quer dizer que vou tentar trazer mais análises de Adventure of Sinbad, que tem menos capítulos.

Apesar de Magi precisar só de CINCO POSTS para encerrar no blog, são CINCO CAPÍTULOS por post e eu demoro bastante tempo para deixar tudo pronto, então, acho que Sinbad pode ser adiantado.

Além disso, temos chão até o capítulo 179, o último traduzido em inglês no Batoto.
Só faltam três capítulos finais para o pessoal traduzir (é um total de 182), porém, ao que tudo indica, largaram mão. D:

Enfim, vamos aproveitar que estamos aqui e descobrir se o Barbarossa vai pegar a cabeça do Sinbad para enfeitar o palácio de Partevia ou vai ficar tudo de boa.
 
EU NÃO ACREDITO.
O rei morreu, a princesa que ascenderia ao trono por ser a mais velha, "SuMiU", e o príncipe, que ainda é uma criança, assumiu o trono. DOM PEDRO II, TUDO DE NOVO...
 
Se ainda lembro umas migalhas de pão, D. Pedro II ascendeu ao trono ainda criança, pois o pai, D. Pedro I, teve... que sair do país ou alguma coisa assim. Não lembro se foi para lutar contra o irmão, protegido de Carlota Joaquina, pelo trono de Portugal. SÓ SEI QUE PEDRO 2 FICOU FAZENDO ÀS VEZES DE IMPERADOR DECORATIVO. Quem mandava mesmo no país eram os membros influentes da nobreza e outros políticos. Editado: Foi mais ou menos isso mesmo. Esta é a prova de que sou COMPLETAMENTE DE HUMANAS!
 
Não exijam minha memória para assuntos escolares, eu sou uma idosa que só lembra de coisas de anime e OLHE LÁ!

Eu gosto muito que esse capítulo começa com o Sinbad conhecendo o Barbarossa e lembrando a chuva de opinião ruim sobre o cara, afinal, quem conviveu com o escroto, sabe bem o tipinho que ele é.

Sem falar que... tu já viu militar se meter em partido político e o negócio prestar?
Sinceramente, leitor, depois de 4 anos de Bolsonaro, mais o histórico brasileiro de ditadura militar, EU CONFIO MAIS NUM RATO NADANDO NUMA ENCHENTE, do que nesses caras aí.

Enfim...
Vamos explicar o que aconteceu com o regime político de Partevia, afinal, o capítulo foi centrado nisso e na busca do Sinbad pela verdadeira situação de sua terra natal.

Nas palavras e vivência de Drakon, Serendine e suas damas de companhia, a situação é a seguinte:
- Barbarossa e seu grupo dão um jeito de matar o imperador;
- Serendine é escolhida para subir ao trono com a obrigação de se casar com o general do exército, que nada mais é que o próprio Barbarossa;
- A Serendine serviria como imperatriz decorativa, enquanto o irmão do Drakon realmente governaria;
- Como a Serendine se voltou contra essa decisão, ela seria morta se não tivesse conseguido fugir.
 
Já na visão de outros países e como o grupo do Barbarossa conta a história, a situação ficou a seguinte:
- O imperador morreu;
- A princesa mais velha que ascenderia ao trono, sumiu;
- O príncipe caçula, o único membro da família real, se torna imperador;
- Barbarossa propõe um cessar-fogo aos países inimigos;
- Para resolver essa questão, na falta de alguém adulto no trono, o general resolveu tomar as rédeas da situação e depôs o sistema de monarquia absolutista (em que um rei detém todo o poder);
- A monarquia absolutista dá lugar a monarquia constitucional;
- Esse modelo prevê que o povo "tome o poder" a partir de partidos políticos.

Pessoas com ideais parecidos se juntam e formam partidos políticos. Eles apresentam suas propostas à população, que dentro de uma eleição, escolhe o partido que condiz mais com seus ideais. O líder do partido vencedor influencia no governo.
Dane-se o governo e o povo quando se tem um novinho gato na parada, né?
A monarquia constitucional limita um pouco os poderes do rei, que precisa seguir uma constituição formada pelo poder legislativo exercido por um parlamento. Ou seja, não é ele que escolhe os líderes políticos e implementa políticas públicas, isso fica a cargo dos políticos escolhidos por eleição pela população.

É diferente da monarquia parlamentarista limite ainda mais o poder do rei, às vezes obrigando-o a cumprir/assentir com uma decisão do parlamento.

Bom, no papel é isso. Acontece que Partevia tem um imperador criança, incapaz de tomar decisões tão importantes quanto o cargo exige, então ele deve ser só um governante de fachada.

O Barbarossa é o líder do Partido Nacionalista Independente, que diz: "O Império de Partevia para os cidadãos partevianos".

SE ISSO NÃO SOA ESTRANHO, MEDONHO OU COM ARES DE QUE ALGO NÃO PARECE CERTO, você talvez esteja vivendo numa bolha e isso é meio perigoso.

Claro que o Império de Partevia deve ser para os cidadãos partevianos, só que isso dá a entender um governo não está aberto a cidadãos de outros países, como refugiados.

Certo, ignorei o "nacionalista" no nome do partido, desculpa.
O nacionalismo até tem umas características interessantes, como defender os direitos da nação e a valorização da história, cultura, etnia e língua em comum que o povo possa ter. O problema é que esse conceito pode ser facilmente radicalizado, criando um preconceito muito grande com aquilo que não é nacional, que veio de fora, miscigenado, interferências externas e coisas do tipo. Regimes autoritários, como foi a ditadura militar brasileira, se utilizou muito do nacionalismo.

Assim, o Barbarossa tenta passar uma ideia de que está tudo muito bem nessa transição de governo e que o caos já passou. Agora se alguém olhar por debaixo do tapete, o bicho pega.

Além disso, Sinbad que tentou passar incógnito foi rapidamente descoberto pelo Barbarossa que procurou tranquilizá-lo, como se aquela perseguição ao cidadão parteviano que não entregou o receptáculo de djinn, tivesse ficado para trás, no governo do imperador.

Bom, por enquanto o aventureiro ainda está ressabiado com o Barbarossa. Vejamos se o Sinbad ficará mais esperto ou vai cair na historinha do cara.

Adventure of Sinbad
~Capítulo 122~
Sinbad, cuidado, o ex-milico está muito solícito pro seu lado... Pode dar ruim!
Uma coisa interessante de perceber depois de ler o capítulo é que só temos membros e apoiadores do Partido Nacionalista Independente. Não há outros partidos ou opositores, algo que seria normal em governos que NÃO SEJAM DITADURAS.

Em ditaduras, opositores são censurados, presos, torturados e mortos. Não há direito de manifestação contrária ao governo. Se você está insatisfeito, não pode se manifestar sobre isso. É um regime autoritário.

Num governo democrático, você pode se manifestar desde que a sua manifestação não incite ou cause crimes.
 
Uma coisa é você não gostar de pessoas negras, outra coisa é você xingar uma pessoa negra na rua por não gostar de pessoas negras. Isso é injúria racial, um crime que prevê prisão de dois a cinco anos e multa. Racismo, que também é crime, é quando alguém comete crime contra a COLETIVIDADE. Injúria é referente ao indivíduo; uma pessoa específica.

Liberdade de expressão não te dá o direito de ofender minorias ou incitar crimes.
Liberdade de expressão é você falar que gosta da cor amarela e não ser preso, torturado ou morto, pois o governo prefere azul e ele ordena que todo mundo tem que gostar de azul.

Ainda que o Barbarossa esteja tomando medidas importantes e certeiras para melhorar a situação da população, isso não quer dizer que seu governo é lindo, maravilhoso e sem defeitos. Então obviamente existiria alguém ou um grupo, que teria certas divergências em algumas áreas. Se todos concordassem em tudo, o mundo viveria em paz e não é assim que as coisas são.

Portanto, esse cenário todo bonito parece bem montado para mostrar que está tudo bem, quando por debaixo do pano situações perigosas podem estar acontecendo.

SEMPRE desconfie de um governo sem oposição.
Mesmo bons governos precisam de alguém que vá contra, pois assim podemos aprender mais sobre os interesses de cada lado e o que de fato serve para um país e o que é apenas a escória e deve ser desprezada.

Bom, seguindo para as políticas públicas do Barbarossa, é sempre importante lembrar que Partevia e Rem eram os principais tretadores da época. Aparentemente os dois impérios estão numa paz forçada pelo cessar-fogo. Mesmo assim, Partevia é uma nação devastada, com poucos recursos, muitos mortos e uma situação de miséria da população, já que se manter numa guerra é muito caro.

Atualmente, há um racionamento de comida, com distribuição igualitária e limitada para cada indivíduo. Além de providenciarem tratamento médico, casas e empregos para aqueles que perderam os seus durante a guerra ou por causa do fim dela, como foi o caso dos soldados que fazem parte do partido do Barbarossa.

Assim... Para uma nação que está saindo de um período longo de batalhas, o racionamento de comida com uma distribuição igualitária e limitada, faz sentido. O fato de providenciarem moradia, emprego e tratamento médico é o MÍNIMO que se espera de uma nação pós-guerra.

O maior problema é que Partevia está precisando importar produtos, já que seus campos não foram cultivados durante o período de lutas e muitos dos trabalhadores dessa área foram recrutados para o exército, morrendo em serviço.

Se existisse uma aliança de nações, em que aquelas que não estivessem envolvidas na treta pudessem ajudar as populações necessitadas, seria tão legal, né? Só que nesse mundo onde vive o ex-marinheiro Sinbad, isso ainda não é uma realidade.

Falando sobre os apoiadores do Partido Nacionalista Independente... Como bem explicado por eles mesmos, nobres, plebeus, soldados, todos podem se unir numa única causa, sem hierarquias.

Talvez por conta disso o discurso nacionalista seja tão bem aceito.
Temos uma população que nunca teve o sentimento de pertencimento, sendo enxergado apenas como contingente para pagar impostos ou ser enviado para guerra. Eles nunca se viram num lugar de poder, trabalhando de fato para melhorar o país, motivados por alguém com um discurso muito bonito e bem estruturado.

O nacionalismo também pode ser visto, neste caso, como uma promessa de que não permitirão que o Império Rem interfira em Partevia ou usurpe o seu governo.
Com essa mensagem, se futuramente houver um embate entre os dois impérios novamente, a população estará motivada para ir à guerra por conta desse idealismo. Pois deixaria de ser uma guerra de um rei mesquinho e se tornaria uma guerra para defender os direitos do povo.

Ou seja, abre muitos precedentes e a maioria deles é terrível.

Lembro que na primeira vez que li esse capítulo, achei que o Rei Rashid estava sendo leviano, acreditando em tudo muito facilmente e... nesta nova leitura para o blog, ele parece mais cauteloso.

O Rashid faz constatações e mesmo os seus "elogios" parecem modestos.
Acredito até que a conversa dele com o Sinbad é mais para mostrar os fatos, sem fazer grandes críticas por ser um chefe de Estado e estar em território estrangeiro.

O que ele fala é basicamente que o Barbarossa é um líder carismático, que entende como a política funciona, leva em consideração os sentimentos do povo, se aliou à opinião pública e expandiu seu partido político.

Quando o Rashid fala das pessoas usando faixas da mesma cor do partido do Barbarossa, um conjunto de frases se destaca:

"Agora você pode ver quão influente ele é, certo? Isso tudo é... o que ele acumulou dentro de pouco tempo. Esse é o tipo de homem que o Barbarossa é."

A partir disso, o Sinbad entra em contato com o mundo da política, descobrindo outros meios de governo, além da monarquia absolutista. Percebendo também que, para liderar um país, não é necessário sangue da realeza.

Aliás, a Serendine só venceu aquela batalha de argumentos, porque ela conhece bem a monarquia absolutista, enquanto o Sinbad, conhecendo apenas esse regime, só o viveu como súdito. Se ele soubesse da caralhada de tipo de governo que existe... RAPAZ, A SERENDAINE TERIA LEVADO CADA PORRADA, QUE NÃO SE LEVANTARIA NEM DEPOIS DO CAPÍTULO... *chuta um número aleatório* 134!

Não faço ideia do que tem no capítulo 134 e espero que não seja nada medonho!
Editado: Eu fui dar uma olhada e... O SPOILER TACOU UM TIJOLO DE CONCRETO NA MINHA CARA. Leitor, é Fullmetal Alchemist novamente batendo na porta. ESSE É O SPOILER SEM CONTEXTO QUE EU VOU TE DAR!

Horrorizada que a Shinobu Ohtaka vai me fazer entrar num carrinho de montanha-russa e vai descer ao inferno comigo. SHINOBU OHTAKA, EU PENSEI QUE SÓ GEGE AKUTAMI GOSTASSE DE TORTURAR LEITOR...
 
Bom, leitor, por enquanto é isso.
E pelo visto a gente ainda vai entrar numa espiral de surto maravilhosa mais para frente. VOCÊ JÁ ESTÁ INTIMADO A SOFRER COMIGO E FICAR PRESO NESSA MONTANHA-RUSSA INFERNAL! OBRIGADA, DE NADA! HYAHYAYHYAHYAHYAHYA!
 
Muitas correrias, semanas exaustivas
NOVINHO, TU ESTÁ LASCADO... A não ser que curta matar cobra e mostrar o pau.
Espera... ISSO NÃO É ESPECIALIDADE DA TURMA DO SINBAD?
Na verdade, leitor, eu não consegui terminar esse post no dia do meu aniversário, mas como os merchans nas redes sociais só voltam na segunda-feira e o Blogger dá a opção de retornar posts ao rascunho sem perder a data de estreia, EU FIZ ESSA GAMBIARRA.
 
Bom, não foi um retorno do jeito que eu queria, mas vida que segue. Nem tudo sai como o planejado. De qualquer forma, espero poder trazer mais alguns posts de Sinbad ainda neste ano. Quem sabe dá certo, né?

Vocabulário de termos:
-Serendaine: Apelido sacana dado a Serendine.

Magi pela JBC
Na versão brasileira oficial algumas coisas mudaram, então se você ficou confuso, consulte abaixo:
 
-Drakon: Drákon
-Império Rem: Império Remu
-Judal: Judar
-Sinbad: Simbad

Nos vemos nos próximos capítulos de Adventure of Sinbad!

Por Kimono aquela que "deu um jeitinho" para postar no dia de hoje... sem exatamente postar no dia de hoje... - 21/10/2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/