sábado, 21 de outubro de 2023

Magi - Da 346ª à 350ª Noite

HOJE VAI SER UMA FESTA! BOLO, GUARANÁ, MUITOS DOCES PRA VOCÊ!
É O MEU ANIVERSÁRIO... VAMOS COMEMORAR COM... tretas em Magi.
 
Lembrando que entre a JBC e os meus posts foi decidido no Voltando pra órbita! quais os nomes que seriam usados aqui.

Nas Noites anteriores Aladdin e Alibaba chegaram na terceira dungeon, só que Sinbad achou melhor separar os amiguinhos e começou seu embate com o magi. Enquanto o adolescente reforça suas convicções, Alibaba é obrigado a contar a fofoca completa à Arba sobre aquela vez que ele morreu e... foi parar dentro de Ill Ilah. Enquanto isso, o sol começa a se pôr dentro do Palácio Sagrado e o tempo dos nossos desafiantes vai diminuindo.

ATENÇÃO!: Este texto contém spoilers do mangá de Magi e consequentemente da 1ª temporada do anime Magi: The Labyrinth of Magic e da 2ª temporada, Magi: The Kingdom of MagicLeia por sua conta em risco.

Magi
~346ª Noite: Futuro Distinto*~
Um ano de festa seria lindo, se eu não estivesse EXAUSTA DEMAIS para isso...
Leitor, você ainda lembra que eu analiso esse mangá no blog?
Pois é, eu até lembro desse fato, mas são tantos animes acumulados, que resolvi priorizá-los. Algo que devo ter comentado em posts e editais, então... Ninguém pode dizer que foi pego de surpresa.
 
De qualquer forma, como adiantei em Sinbad #121 e 122, vou fazer mais análises do spin-off e fora das Dobradinhas de Magi, já que lá são apenas dois capítulos por texto (enquanto aqui são cinco).

Enfim, já deu de conversa. BORA DESCOBRIR COMO FICARÁ A ARBA DEPOIS DE ESCUTAR A FOFOCA COMPLETA SOBRE ILL ILAH!
 
Acabou de me ocorrer um desespero: eu comecei a analisar Magi em 2014. Ano que vem é 2024. EU VOU INEVITAVELMENTE ATINGIR A MARCA DE UMA DÉCADA ANALISANDO ESSE MANGÁ!

Bom, a partir de 2024, eu sinto muito, leitor, mas vou priorizar os posts de Magi.
EU NÃO QUERO MAIS HUMILHAÇÃO NESSA VIDA, NÃO! ESTAMOS PERTO DO FIM! EU QUERO TERMINAR ESSA BODEGA DENTRO DA DÉCADA DELA!

E muito provavelmente NUNCA MAIS vou analisar mangá para este blog.
Dá muito trabalho. Eu não aguento mais. Chega. MEUS NEURÔNIOS ESTÃO MORTOS! ME DEIXEM EM PAZ!

Dito isto, vamos falar deste capítulo que foi mais um pedaço de enrolação em nossas vidas.

Apesar de Hakuryuu e Judal anteriormente terem olhado para a 4ª dungeon, o que me fez imaginar que eles iriam para lá nas outras análises, o Alibaba é que ficou responsável por ela, levado pela Arba para ser separado do Aladdin.
 
Vou separar as explicações por tópicos novamente, pois assim consigo organizar as minhas ideias e ter uma morte menos dolorosa.
 
Davi
Descobrimos aqui que o Sinbad começou a ouvir a voz do Davi depois que o primeiro reino de Sindria foi destruído por uma invasão de Partevia.
Lembrando que o Davi só "reviveu" quando a Al-Thamen invocou o Médium e Ill Ilah.

Ou seja, primeiro a peste estabeleceu uma comunicação e depois, quando surgiu a oportunidade, 'garrou no Sinbad.

E o Alibaba conta que o pessoal de Alma Toran dizia que tudo em que o Davi acreditava, se tornava realidade. No entanto, até agora, as coisas que o avô do Aladdin queria fazer não aconteceram. Que era invadir o Palácio Sagrado, tomar o controle, obter a Sabedoria de Salomão e destruir tudo.

Como aparentemente o retorno dele poderia ter sido um golpe de sorte ou real esforço de um mago extremamente experiente de Alma Toran, a Arba meio que tranquiliza o Alibaba nessa questão.

O problema é que quando o Sinbad começa a explicação da quarta dungeon, ele conta que o Davi começou a conversar com ele a partir de seu decaimento parcial, após a destruição do primeiro reino de Sindria.

Ou seja, talvez o retorno do Davi não tivesse sido TÃO GOLPE DE SORTE assim, como a Arba sugeriu.

O avô do Aladdin sendo basicamente a Preciosa Montebello de Fuzuê (Globo): "Eu quero, eu posso, eu brilho!"

Agora esfacelando o meu cérebro para criar teorias malucas... O Davi meio que deu uma de Al-Thamen, né?

Ele estava preso em Ill Ilah como todo mundo que morreu em Alma Toran com os rukhs de Ill Ilah. Os rukhs de Ill Ilah são os rukhs considerados "decaídos", mesmo no mundo de Salomão.

De alguma forma, por ser também uma singularidade, o Davi conseguiu uma comunicação com outra singularidade por ela ter absorvido rukhs de Ill Ilah.

Lembram que o Davi e os magos ortodoxos criaram marionetes e deixaram no seu QG, enquanto invadiam e matavam inocentes no QG da Resistência? Lembram que os magos da Al-Thamen conseguiam de alguma forma transferir suas consciências para receptáculos no mundo de Salomão?

Como dito em análises anteriores, esse recurso foi copiado dos magos ortodoxos e melhorado, uma vez que o grupo do Davi aparentemente estava na mesma dimensão que o grupo do Salomão, Alma Toran.

A Al-Thamen foi selada em uma dimensão diferente do mundo de Salomão e de Alma Toran. Já não lembro se o Davi também enxerga o "destino" para poder chupinhar a evolução da magia ou se simplesmente resolveu criar alguma forma de conexão entre dimensões.

De qualquer forma, parece que o fato do Sinbad ser uma singularidade e ter decaído pela metade possibilitou a comunicação com o Davi. Daí ele só precisou que Ill Ilah descesse parcialmente ao mundo de Salomão e Sinbad estivesse por perto, para que ele aproveitasse a deixa e usasse o Sinbad como "receptáculo".

Aí quando o Sinbad perdeu o corpo na luta contra o Ugo, o Davi conseguiu sair e... foi aprisionado pelo Ugo.

REZA A LENDA.
Corretíssimo, Sinbad. Eu quero dormir por 10 horas seguidas durante um mês.
Arba
A nossa crente fanática está perdida.
Curiosamente, ela era a única que ouvia a voz de Ill Ilah (já não lembro se o Davi também ouvia, aliás, eu não lembro de mais nada, me esqueçam).

Depois de perder os seus poderes, ela parou de ouvir a voz do seu deus e isso fez com que ela se sentisse cada vez mais sozinha. Lembrando que sua motivação com o Médium não era SÓ destruir o mundo de Salomão (vingança por ele ter distribuído os rukhs de Ill Ilah igualmente em alma Toran), ela queria a presença de Ill Ilah.

Como ela não atingiu seu principal objetivo, está "ajudando" o Sinbad pela vingança contra Salomão.

Porém, quando é questionada pelo Alibaba sobre o que quer fazer dali em diante, ela não sabe o que responder. O que fica claro é que para ela já não importa muita coisa, pois perdeu o que realmente amava.

Por isso que se o sistema de rukh voltar ao ser o de Salomão ou trocar definitivamente pelo do Sinbad, ela não vai gostar de nenhum jeito.

Quando o Alibaba revela QUE TEM PLOTE TUÍSTE VINDO, a querida é retirada de seu estado de inércia.
 
Sinbad
As informações mais relevantes são que o primeiro reino de Sindria foi destruído pela invasão de Partevia, causando assim as mortes e o decaimento dos cidadãos dessa Sindria, e que o djinn Furfur foi conquistado depois que ele criou o segundo reino.
 
De alguma forma, o Sinbad acabou absorvendo os rukhs decaídos que nem o Alibaba fez com o Cassim, por isso ele soube aconselhar o loirinho quando o magoi ficou instável.

E quando a gente achava que a megalomania do querido não ia aparecer...
Veio o monólogo do Sinbad sobre não ter virado deus só com o seu próprio poder, e que isso foi a vontade do Rei Salomão e de DEUSES SUPERIORES A ELE.

E essa informação abre precedentes.

Até agora, por tudo que vimos, o Palácio Sagrado e o Ugo seriam os regentes do universo, onde fica o mundo de Salomão e outros diversos mundo em outras dimensões.

Quando o Sinbad fala de deuses de mundos superiores, é como se o Palácio Sagrado e o mundo de Salomão fossem PARTE de algo maior, dando a entender que existem outros lugares que regem outros mundos dentro de um universo que é ainda maior do que pensávamos.
 
Quarta Dungeon - Furfur
Desafiante: Alibaba
Pergunta: Não teve, o Alibaba interrompeu. Daí o Sinbad mandou um: "O vencedor escolhe qual será o futuro".
Resposta: Alibaba quer um futuro diferente do Sinbad e de Salomão.
 
Magi
~347ª Noite: Sensação de Vazio~
Olha, se já teve Bungou Stray Dogs aqui, qual o problema de Jujutsu?
Eu tinha planos de adiantar uns três capítulos de Magi no dia em que comecei essa bagaça, mas aproveitei a tarde e resolvi fazer a missão do arconte em Genshin Impact (Hoyoverse) e simplesmente o negócio não terminava nunca. Joguinho com muito texto, muitas etapas, muita coisa pra carregar, não é um bom joguinho.

"Ah, mas sem isso você não vai entender toda a história" - E é por isso, leitor, que estamos aqui, olhando Magi groselhar como se não houvesse amanhã.

Uma coisa que me chamou atenção neste capítulo foi o Sinbad dizer que a habilidade dele de ver o destino está se deteriorando. Podia ser a idade? Ok, sacanagem chamar o moço de gagá sendo que ele ainda é muito jovem.

ALIÁS...
Quando o mangá termina, o Sinbad consta como tendo... A MINHA IDADE NO DIA DE HOJE. Sim, leitor. Entrei na idade do Sinbad aos 29 anos e vou chegar aos 34 anos NOVAMENTE NA IDADE DO SINBAD. Sabe o que isso significa?

Absolutamente nada.
Foram simplesmente ANOS HORROROSOS... 2019 a parte de 2022.
A gente teve pandemia, eu passei por uma porrada de maus bocados, este ano eu quase morri, mas espero que em 2024 eu não morra. Não, pera, a música do Belchior não era assim...

Bom, voltando ao mangá, a habilidade do Sinbad começou a se deteriorar a partir do momento em que o Alibaba voltou, ou seja, uma grande mudança aconteceu no universo.

Minha teoria é que o Fluxo dos Rukhs teve que lidar com muita coisa caótica. Começando pelo nascimento do Sinbad, depois o decaimento de um magi (Judal), seguido pela Sabedoria de Salomão dada ao Aladdin, passando pelo Médium em Magnostadt, indo para a reversão de decaimento do Hakuryuu, o retorno do Alibaba (a partir de uma magia máxima de dentro de Ill Ilah) e a entrada do Sinbad no Palácio Sagrado.
 
Mas principalmente o retorno do Alibaba, afinal, ele é originalmente do mundo de Salomão, foi enviado a outra dimensão por magia (poder de djinn é magia) e retornou a partir de magia (rukhs do mundo de Salomão que entraram com os dendritos da época do Médium).

Isso é algo que provavelmente não estava de acordo com o "destino", e como o Alibaba é uma incógnita, o "destino" já não pode mais ser tão preciso. Portanto, não é a habilidade do Sinbad que está se deteriorando, é que as coisas já não estão mais seguindo a ordem do "destino".

Gosto que depois de trocar porrada em forma de magia, o negócio vira basicamente um Casos de Família (SBT) com o Alibaba jogando na cara do Sinbad que ele fala que ninguém o entende, mas também não faz esforço algum para ser entendido e sequer se abriu quando teve oportunidade.

Daí o Sinbad finalmente conta o que quer com tudo isso: libertar todas as pessoas do destino.
Já não bastasse a groselha perturbadora que foi o negócio de sistema de rukh, agora a gente vai tentar entender como funciona o universo.

Se sobrar algo no meu cérebro que saiba formar frases, vai ser um milagre. Meu único neurônio vivo pediu para eu desistir da necromancia. Bom, vida que segue, a gente ainda vai ter muita abobrinha pela frente.

O destino, a trama que rege a vida de todo mundo, é manipulada por um deus. Provavelmente não é só concepção do Sinbad, porque nas conversas dos próximos capítulos esse negócio vai ter mais contexto.

Ill Ilah manipulava o destino em Alma Toran e o Ugo rebaixou Ill Ilah de posto e implementou as ideias do Salomão. Ou seja, ele não usou esse grande poder para inovar e criar um novo sistema, ele só substituiu as peças e deu um grau nelas, entendeu?

Com isso a gente pode entender que: o Ugo não quis mexer num sistema que poderia ser modificado ou ele não tinha poder suficiente para quebrar tudo e criar algo do zero.

A ideia é que o destino é sempre manipulado por um deus.
Se você tira aquele primeiro deus, sempre vai ter alguém acima dele, dando a ideia de que esse sistema é VERTICAL, igual a um prédio com vários andares.
MEMORIZEM ESSE ROLÊ DE SISTEMA VERTICAL, POIS É IMPORTANTE!

E por que o Sinbad quer libertar as pessoas do "destino"? Para evitar futuramente um novo "Alma Toran". Toda a explicação neste capítulo é para embasar a ideia louca que ele teve de mandar todo mundo para o rukh e trazer uma PAZ ETERNA. E daí a gente descobre que não é diretamente para evitar guerras, apesar de fazer sentido.

Quando Salomão distribuiu os rukhs de Ill Ilah, além de nivelar a quantidade de rukhs para cada pessoa e de impedir que a energia do deus fosse completamente consumida, ele também abriu uma grande verdade para os magos: suas vidas são controladas pelo deus que está no comando.

Ppor ser uma criatura de hierarquia superior, Ill Ilah sabe como funciona o sistema.
Quando Salomão dispersou os rukhs, esse entendimento foi junto, causando o vazio existencial, de saber que por mais que você tenha livre-arbítrio e se esforce, nada do que você faça vai mudar o seu destino, pois é um deus que o controla.

Ou seja, se livrar de Ill Ilah só mudaria a "mão" que manipula os fios.

Frustrados e revoltados por não ter como mudar isso, a Al-Thamen foi formada e "amigos se viraram uns contra os outros". Essa é a tal guerra, ainda mais caótica, que o Sinbad quer evitar e que levaria ao fim do mundo.

Daí, quando a gente acha que acabou o Casos de Família, o Alibaba vai lá e alimenta o fogo com mais lenha.

Eu gosto mesmo quando o Sinbad mete "o meu destino é destruir este destino, mas você não compreenderia". É MUITO MOLEQUE MIMADO QUE SE ACHA O FODELÃO COM O CÉREBRO DO Q.I. MAIS ALTO!

E para amaciar o ego do pai adotivo, Alibaba diz que compreende sim, que o bonito estava LUTANDO POR TODOS, por uma CAUSA MAIOR E NOBRE... e para proteger quem ama.

Lembra o discurso dele na 3ª dungeon com o Aladdin? POR ACASO UM DISCURSO QUE O ALIBABA NÃO ESCUTOU E ACABOU DEDUZINDO PERFEITAMENTE.

Amigos se virando um contra o outro: Sinbad e Alibaba.
Lutando para proteger as pessoas que ama: Sinbad invadindo o Palácio Sagrado para mudar todo o sistema e libertar as pessoas do "destino".
Cada um tendo uma crença própria e pegando em armas para defendê-las: Sinbad e a Patotinha da Destruição.

O capítulo termina com uma promessa de plote tuíste carpado do Alibaba: escolher um destino diferente do que querem Sinbad e Aladdin.

A triste constatação, leitor, de que reclamo por quatrocentas linhas que Jujutsu Kaisen 2 fica inventando um monte de coisa para explicar os poderzinhos, que acho isso um saco, e... chego em Magi e a Shinobu Ohtaka é groselhadora profissional MUITO ANTES DE GEGE AKUTAMI APARECER NA MINHA VIDA!

SHINOBU OHTAKA FEZ MINGAU COM O MEU CÉREBRO E EU POSSO PROVAR!

Bom, sigamos para o próximo capítulo para saber se o suco de groselha vem num barril ou num caminhão-pipa.

Magi
~348ª Noite: As Possibilidades da Magia Máxima~
A Arba resumiu bem a minha opinião sobre o discurso do Alibaba. Jogou verde.
Resumindo: o Alibaba quer que as pessoas vivam num descampado. É isso. PODEMOS IR AO PRÓXIMO CAPÍTULO, MINHA GENTE!

Não, né?
Eu resumi mais do que uma criança com preguiça de fazer uma redação ou uma pesquisa mais aprofundada, né?

CERTO, BORA COLHER ESSAS GROSELHAS, FAZER SUCO PARA A SHINOBU OHTAKA E METER UM "AH, FINALMENTE OS REFRESCOS!". Referência à fala icônica de Ana Lúcia Torre, como Débora, na novela Alma Gêmea (Globo).
 
O Alibaba é mesmo incrível.
Ele conseguiu explicar de forma didática o problema que dos coleguinhas.

O caso do Sinbad é vertical e do Aladdin é horizontal.

Sinbad quer destruir o sistema hierárquico que permite que alguém acima desse alguém controle tudo. Enquanto o Aladdin quer que não exista mais distinção entre os rukhs de Salomão e os de Ill Ilah.

A resolução do Alibaba é o meme da menininha que pergunta "por que não os dois?": destruir as paredes verticais (no caso, chamaríamos de teto) e as paredes horizontais.

TRANSFORMAR TUDO NUM DESCAMPADO!
Isso parece meio... anárquico. Seria um caos ordenado?
Será que é por isso que o Ugo apareceu no final, COMPLETAMENTE CAGADO DAS IDEIAS, dizendo que não podiam fazer isso e que não era permitido? Será que para a vida continuar em ordem é preciso tanta organização assim?

Eu meio que entendo o Ugo, afinal, sem alguém para fazer esse sistema funcionar, o universo não ruiria? Como torná-lo autosustentável? Bom, isso provavelmente renderia uma boa de uma rodinha de conversa com magos de Magnostadt e magis, afinal, é a galera que mais manja de magia. Sem falar que a curiosidade e criatividade dos magos é algo que ultrapassa barreiras, literalmente.

Quando o pessoal de Alma Toran resolveu ajudar o Alibaba, eles pegaram uma ideia abstrata e começaram a criar em cima disso. Como já vimos anteriormente, a magia é uma série de comandos que faz com que algo aconteça. Ela sai de um ponto a outro pela criatividade, tentativa e erro do mago. Então, por que dizer que é impossível?


Por isso a palavra "conexão" é tão importante neste capítulo, pois define o que o Alibaba representa nessa história: ele é quem conecta pessoas, conecta sentimentos e cria resoluções inovadoras em situações que mesmo os mais brilhantes empacaram.

Também vale a máxima "duas cabeças pensam melhor que uma".
Afinal, as ideias principais eram de duas pessoas que estavam num embate. Olhando de fora, com certo conhecimento só dele, o Alibaba chegou com uma resolução louca e que pode sim ser amadurecida.

Quebrar os tetos e derrubar as hierarquias, para que ninguém mande em ninguém e destruir as distinções de rukh.
 
O próprio Aladdin entendeu que o fato de alguém tingir seus rukhs com as cores de Ill Ilah, não quer exatamente dizer que ela se tornou ruim ou que "não tem salvação". Ela apenas escolheu outro caminho, que por via de regra, é renegado pelo sistema vigente no mundo atual.

E o Alibaba vai mais além... Ele quer libertar as pessoas que estão em dimensões diferentes: aqueles que morreram com rukhs de Salomão e foram para o Grande Fluxo, aqueles que morreram com rukhs de Ill Ilah no mundo de Salomão, aqueles que morreram em Alma Toran e foram parar dentro de Ill Ilah e os magos da Al-Thamen que estão presos.

Esses daí podiam continuar presos, né? Ninguém garante que não vão querer tretar assim que forem soltos. Sei lá, eu sou meio Hakuryuu nesse quesito: ZERO CONFIANÇA NA ARBA.

É só uma crente fanática? Errado, ELA É UMA CRENTE FANÁTICA e isso a torna perigosa pelo fanatismo. Vimos que ela não se importou em queimar as mãos, exigindo que o Alibaba contasse sobre o rolê dentro de Ill Ilah.

Agora o que me deixa meio pamonha das ideias é essa história de "minha magia máxima". O Alibaba não é mago, ele provavelmente não entende de magia e por isso mesmo não tem como reproduzir os comandos. Sem falar que... como assim é preciso POUCA QUANTIDADE DE PODER para fazer algo daquele nível?

Bom, se pensarmos numa magia máxima feita por um conquistador de dungeon magincorporado e compararmos com o que o Sinbad quer fazer no Palácio Sagrado, DE FATO, PARECE UMA QUANTIDADE BEM MENOR... Ainda assim, isso exigiria muita quebração de cabeça, tentativa e erro, e estabilidade.

O que viria a seguir?
Seria mesmo possível quebrar tudo e viver num descampado?
Sabe o que parece? Aquelas imagens bizarras de gente feliz e contente num mundo perfeito, meio estilo new age. AQUILO DÁ MEDO.

Melhor que isso, só o Alibaba repetindo várias vezes que morreu e ressuscitou, e que ele envolve as pessoas e que o Sinbad e a Arba estão ferrados, pois já foram envolvidos por ele.
 
Gosto ainda mais desse diálogo...
Alibaba: Eu morri, me fundi a um deus e ressuscitei como humano.
Arba: Ah, mas eu tam—
Alibaba: Você é um espírito!

Rapaz, acho que nem quando o Hakuryuu cortou a cabeça da Gyokuen, a Arba ficou tão sem reação. HYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYA!

O ALIBABA É MESMO INCRÍVEL... pururucou das ideias, mas pelo menos é um maluco que movimenta o rolê para o lado certo.

Esperando os outros protagonistas de shounen de lutinha terem essa epifania.

Magi
~349ª Noite: As Pessoas Envolvidas~
Briga de shounen de lutinha, quando os caras bonitos foram justamente -spoiler-.
E aqui acaba o volume 35 que tem Alibaba e Sinbad na capa.

Eu estava toda pimpona, achando que o 36º volume era o final, até perceber que... É SÓ O PENÚLTIMO. Tive que tirar o 37º volume do saquinho e já deixar a postos, PORQUE 2024 ESSA ANÁLISE ACABA OU EU NÃO ME CHAMO ARLETE! Não, pera...
 
Resumindo o capítulo: o Alibaba é o principal motor de mudança na história.
 
Ao se encontrar com ele, Aladdin descobriu mais sobre o que estava acontecendo no mundo e que era magi. Balbad se livrou da monarquia, se tornou república e teve que se libertar da colonização do Império Kou. Justamente a nação que mais tarde, viria a precisar da ajuda do Alibaba.

Sem falar que neste capítulo, as palavras nas páginas finais e o sorriso gigante do Alibaba deram um ar de "nova geração", mostrando ao Sinbad que ele não precisava carregar todas as responsabilidades sozinho e que se tivesse aberto o assunto com as pessoas que ele tanto confiava, talvez as coisas não chegassem ao nível que chegaram.

Olhando agora a capa do volume 35 me ocorreu uma ideia MUITO LOUCA.
 
Seria o Alibaba, aquele que rompeu com o destino?
Sabem o cordão trançado vermelho que ele usa no pescoço? Ele não tem um final bonitinho, é como se tivesse sido cortado, correto?

No Japão existe a crença no "fio vermelho do destino", o Akai Ito. Ainda que seja voltada ao romance, de almas gêmeas estarem atadas por esse fio, VOCÊS NÃO ACHAM CURIOSO TODA ESSA CONVERSA DE DESTINO E... a pessoa que parece ter "fugido" dele e dado um baile louco, é justamente quem tem um fio vermelho preso ao pescoço e que a ponta parece ter sido cortada, pois está desfiada?

E ele é, de fato, o primeiro humano a morrer, se unir a um deus e depois ressuscitar no mesmo corpo, como um humano, né?

A Arba é um espírito que atualmente deve depender de um receptáculo como aquelas bonecas matrioskas da Al-Thamen. Lembrando que ela pulava de corpo em corpo de uma família nobre do Império Kou para se manter no mundo de Salomão.

O Sinbad perdeu o corpo original no Palácio Sagrado ao morrer durante a batalha contra o Ugo. Ele só "ressuscitou", porque seus djinns não deixaram seus rukhs dispersarem. E como já vimos em Partevia, Sinbad criou um corpo para usar no mundo "dos vivos".

"Lembrando que ela pulava de corpo em corpo de uma família nobre do Império Kou" - GENTE, AGORA QUE ME OCORREU... A ARBA É PERSONAGEM DE ISEKAI! Ela era de um mundo e veio parar em OUTRO MUNDO. Aliás, essa é basicamente a proposta da Shinobu Ohtaka neste episódio.

Se bem que, se for por isso... O ALADDIN TAMBÉM É PERSONAGEM DE ISEKAI!
Espera... MAGI É UM SHOUNEN DE LUTINHA ISEKAI?!

Joguei pro universo, agora você que lide com isso, leitor!

Agora falemos dos assuntos importantes que foram tratados neste capítulo: por que quebrar todas as paredes não é uma boa ideia e a quantidade de magoi para se fazer isso, considerações sobre os outros mundos e sociedades que existem além dessas paredes verticais, e como o Sinbad é bom em lidar com esse tipo de situação.

MAGOI, MAGOI. MAGOI PRA QUE TE QUERO!
Surpreendendo um total de... Alibaba, Aladdin, Arba e Sinbad, Ugo conta que não é assim tão fácil criar uma magia que conecte dimensões. Isso só seria possível com uma enorme quantidade de magoi, já que seria uma magia muito complexa.

Talvez a ideia do Alibaba de que não precisaria de tanta magia, derive justamente da magia máxima usada pelos magos de Alma Toran. Acontece que lá era APENAS UM INDIVÍDUO sendo transportado por uma fração de tempo muito rápida.

Manter um "canal aberto" e a possibilidade de transição de vários indivíduos sem uma quantidade limite, provavelmente exigirá uma quantidade de magoi absurda.
O que poderia possibilitar esse feito é se TODO O RUKH DISPONÍVEL fosse usado como combustível para essa magia, e aí seria necessário que todas as pessoas vivas no mundo de Salomão cedessem seus rukhs.

Em outras palavras, essas pessoas morreriam e não há nada que confirme que elas possam voltar a ser elas mesmas depois disso. Ao que tudo indica, elas entrariam no Grande Fluxo, perderiam sua individualidade, e assim a energia poderia ser usada para tentar a magia. Sem esquecer que a energia gasta provavelmente não retornaria, ou seja, é um tipo perigoso de "tentativa e erro".

Um universo que comporta várias dimensões e vários mundos
A melhor pessoa para estar nessa conversa com certeza é o Ugo, afinal, ele viu os "bastidores" de tudo, como o "deus" que controla o mundo de Salomão.

Aí o Aladdin solta um questionamento muito interessante: "Será que é por isso que o Rei Salomão separou os rukhs?"
E ainda acrescenta que essa pareceu uma tentativa de separar o mundo deles da influência dos outros deuses.

Se um deus controla o destino de um mundo e o deus acima dele o controla e, por tabela, controla o destino daquele mundo... Teria o Rei Salomão dividido os rukhs para exercer um controle pré-programado, que obedecesse apenas ao seu sistema de rukhs?

Quanto mais eu cavo nesse mangá, MAIS TERRA TEM PRA CAVAR.

Saindo dessa doideira e voltando ao póbi do Ugo, ele conta que essas paredes servem como delimitações para os mundos e que quebrá-las deliberadamente poderia causar problemas para quem vive nesses mundos.

Daí a gente lembra de Ill Ilah descendo dos céus em Magnostadt e tem uma breve visão de como isso seria caótico em outros mundos.
Você, dar uma surra no Davi, Aladdin? Tem certeza que é capaz disso?
Conquista x Libertação
Daí começa uma discussão acalorada sobre o que fazer, dividindo quatro dos nossos participantes da reunião em DUAS FACÇÕES: a isolacionista e a expansionista.
E quem vai categorizá-los baseado nas argumentações de cada lado é o Sinbad.

A facção expansionista visa CONQUISTAR O DESTINO por meio da quebra das paredes verticais e tem como seus defensores Alibaba e Ugo.

A facção isolacionista acredita que devem SE LIBERTAR DO DESTINO reforçando as paredes verticais e levando em consideração que os outros deuses e outros mundos têm consciência e não devem ser destruídos ou invadidos sem mais considerações. Desse lado, temos Aladdin e Arba.

A MAIOR PIADA DESSE CAPÍTULO é a Arba do lado do filho do homem que ELA ODEIA e da mulher QUE ELA MATOU.

Futuro Distinto 2.0
Aí temos o Sinbad, que está assistindo a discussão de fora, sem tomar partido nenhum, organizando a bagaça toda.

Acho que a coisa mais bonita disso tudo é o Sinbad percebendo que finalmente alguém levou a sério o papo de futuro distante que ele tinha, com preocupações que iam além das guerras triviais daquele mundo. E, mais do que isso, a constatação de que é possível unir ideias e que ele não precisa fazer tudo sozinho.

Inclusive, na página final, é interessante ver a escala em que cada um foi desenhado. Ugo, Sinbad, Aladdin e Arba são grandes, com os dois primeiros sendo os maiores, e o Alibaba, ali no meio, é pequeno.

Isso fala exatamente sobre aquela frase dele, de que sozinho pode não ser tão incrível quanto o Sinbad ou a Arba, mas que tem o poder de juntar pessoas incríveis e fazê-las trabalhar de modo a resolver as questões complicadas.

E com isso o ex-rei de Sindria mostra como foi influenciado por seu filho adotivo, pregando que não deve sem isolar e muito menos invadir, propondo uma aliança, um meio de comunicação entre os mundos das paredes verticais, imaginando que eles são seres vivos com consciência, muito possivelmente organizados em sociedade e que também têm receio dos mundos atrás das outras paredes.

Ele chega a comparar as paredes com as nações que existem no mundo de Salomão e os indivíduos com as várias espécies que existiram em Alma Toran. Em ambos os casos, o que cessou as guerras foram as negociações, o controle de fronteira e o comércio.

O Sinbad propõe que eles primeiro entrem em um desses mundos e tentem se comunicar com essas criaturas desconhecidas, podendo futuramente até fazer intercâmbio e troca de recursos por um comércio útil.

Pessoal chocado que o cara que propôs invadir tudo, mudou de ideia e pensou melhor. Gente, o nome disso é conhecimento. Quanto mais você conhece sobre um assunto, escuta uma discussão entre os lados envolvidos, melhor fica a sua formação de opinião.

Magi
~350ª Noite: A Imensa Tarefa Impossível~
Convencer o Sinbad é tão fácil. Só precisa de habilidade com as palavras e bajulação.
Começa agora o 36º volume de Magi, o penúltimo, e justamente com o Davi criança na capa.
 
Eu gosto muito como o capítulo 350 termina, porque cai exatamente NUM FINAL DE POST e isso é malignamente delicioso. Não que eu seja adepta de torturar leitor, MAS É UMA SITUAÇÃO CURIOSA a ponto de se tornar engraçada.

Basicamente, o Sinbad escuta todas as ideias, acredita na possibilidade de criar algo que funcione, PARA A MAGIA DE RETORNO DE TODOS AOS GRANDE FLUXO... contudo, a magia CONTINUA e o sol se põe na fazendinha no Palácio Sagrado.

Com participação de Hakuryuu e Judal que ficaram o post inteiro sem aparecer e que tiveram poucos quadros no final do capítulo. Encrenqueiros, eu senti saudade de vocês...

Bom, leitor, do mesmo jeito que o Arco do Incidente em Shibuya é considerado pelos leitores de Jujutsu Kaisen "uma viagem só 'para baixo' (rumo ao inferno da desgraça)", o mesmo se aplica aos desdobramentos que virão nos próximos capítulos de Magi. E o prenúncio da desgraça é o fato da magia de retorno aos rukhs ter seguido, mesmo com o Sinbad a parando.

Antes disso acontecer, as coisas estavam indo bem.

Aliança e possibilidades
Acho engraçado o Ugo ficar alarmado com a ideia de fazerem alianças com deuses, SENDO QUE ELE MESMO É UM "DEUS". O bonito controla o Palácio Sagrado, cuida do Grande Fluxo, e acha que o deus dessa dimensão é quem? O ALADDIN?

Hum... Provavelmente ele estaria colocando o Rei Salomão como "deus" e se tratando como um auxiliar, já que o Aladdin era considerado o "emissário" do pai.
Enfim... QUEM VAI AVISÁ-LO?

Se as paredes são os limites das "nações", os deuses nada mais são que os "governantes", né? Se bem que isso ainda não resolve o problema de patamares superiores mandarem nos destinos dos mundos abaixo, não?

Eu até comentaria que isso talvez não tivesse relação, que os deuses só pudessem mandar nos seus respectivos mundos, porém, o Aladdin tinha comentado em reforçar as paredes verticais para impedir que sofressem influência de deuses acima, né?

De qualquer forma, isso meio que não faz muito sentido, porque não há nenhuma comprovação de que deuses de mundos acima influenciam mesmo o destino de outros mundos. O Ill Ilah só influenciava pelo tingimento do rukh e pelos remanescentes da Al-Thamen que queriam destruir o mundo de Salomão.

Também acho estranho que eles decidam NÃO QUEBRAR AS PAREDES HORIZONTAIS, já que elas não têm nada a ver com os deuses das paredes verticais. Ou isso tem a ver com aquela conversa do Salomão ter isolado o mundo deles ao dividir seus rukhs dos de Ill Ilah, fazendo com que assim não sofrecem influência dos deuses acima deles?

Quanto mais a gente cava nesse mangá, mais sem sentido ele fica.
O shounen de lutinha é uma grande perda de tempo, pois os autores querem dar explicações a coisas que são caóticas e nem sempre têm entendimento. Resumindo: tramas confusas são criadas e os autores depois correm para inventar desculpas que soem como explicações lógicas/críveis. Menos explicação, mais lutinha, por favor.

Daí o Sinbad percebe o quê? QUE O SEU MUNDO VIROU DE CABEÇA PARA BAIXO (literalmente no mangá) e que mesmo ele sendo uma "singularidade", alguém que deveria liderar e juntar as pessoas a sua volta, está sendo influenciado por alguém.

Num primeiro momento, ele refuta a ideia por um detalhe: o Ugo disse que não seria possível fazer a magia máxima que conecta dimensões, pois necessitaria de uma quantidade exorbitante de magoi.

E quem é que derruba o argumento do magincorporado? Ele mesmo, o Ugo.

De fato, para QUEBRAR A PAREDE e juntar os mundos, a quantidade de magoi precisaria ser ainda maior do que eles imaginavam. Contudo, para fazer um buraquinho que permita os mundos se comunicarem, NÃO NECESSITA DE TAAAAAAANTO MAGOI ASSIM!

"E como você nunca pensou nisso?!" - Todo mundo gritando com o póbi do ex-magi de Alma Toran, sendo que certas ideias só ocorrem justamente pela existência de outras pessoas.
 
Existem situações que têm caminhos óbvios, no entanto, uma única pessoa pode ser capaz de enxergar alguns, enquanto outra pode ver outros, por isso a união faz a força. O que um não percebe, o outro pode notar.

Com o Sinbad dando finalmente o aval e concordando em prosseguir com essa ideia, o Aladdin fala para o Alibaba fazer essa magia máxima e...

Sabe "fraude", leitor? Já ouviu falar disso?
E de "propaganda enganosa"?
E DE "PROCON"?

A tristeza é que não existe PROCON em Magi, senão a Ohtaka estaria lascada até a próxima geração!

Alibaba simplesmente mete um: "MAS EU NÃO SOU MAGO".
Feiticeiro é em Jujutsu, amado. Aqui em Magi é "mago".
E ainda completa: "E o Sitta disse que uma magia tão forte assim não pode ser feita por um corpo físico". Ou seja, precisa de um corpo espiritual, como o do Salomão, do Sinbad ou da galera de Alma Toran.

E quando todo mundo ia entrar em depressão, o Alibaba CONTINUA METENDO ABSURDOS, dizendo que não há nada que eles todos juntos não possam alcançar... 3 magos, 1 conquistar de dungeon ressuscitado e Sinbad com status de "deus".

AINDA BEM QUE NINGUÉM LEVOU EM CONSIDERAÇÃO: Hakuryuu e Judal. Os dois que se explodam. HYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYA!
O chifrudinho esqueceu do resto da Patotinha da Destruição!!!

E ainda fala que foi O DESTINO que juntou os patetas para resolverem essa questão.
Shinobu Ohtaka tão insana quanto eu acordando cedo e tendo poucas horas para entregar um shigoto.

Agora, para encerrar esta análise, falemos do Ugo.
Ainda que a magia do Davi tenha prejudicado um pouco a consciência do magi-djinn, acredito que a solidão também tenha causado um estrago, fazendo com que ele não seguisse a lição que deu ao próprio Aladdin no começo do mangá: faça o que você quiser.

Talvez a solidão, a saudade e a reclusão tenham deixado o coitado atordoado, pois ele não demonstrava vontade própria. Por isso o Aladdin o barrou, dizendo que ele não deveria fazer algo porque ele ou o Rei Salomão mandaram.

Bonitinho ele todo chorãozinho, dizendo que queria fazer algo junto com o Aladdin, que queria ficar perto dele, que não queria mais ficar sozinho.

ABRAÇO COLETIVO NO UGO, POR FAVOR!
Menos você, Arba. Você fica praticando bullying com o pobrezinho, fique longe!
 
Ai, leitor, nem acredito que consegui trazer este post no meu aniversário.
Em 2021 foi impossível por conta de problemas pessoais e em 2022 o único post foi justamente o do meu aniversário. Obrigada pela compreensão e por estarem aqui acompanhando as análises.
 
Eu corri este ano para poder trazer as análises de animes, que acabaram se acumulando por causa dos problemas anteriormente citados. Sem falar que o trabalho de revisão de legendas e os compromissos fora do computador consomem muito da minha mente e do meu corpo, então eu não tenho conseguido entupir o blog de posts.
 
De qualquer forma, espero que em 2024 eu possa trazer mais análises dos mangás da Shinobu Ohtaka, encerrando Magi e seguindo com Adventure of Sinbad.

Bolo de rukh
Um azeite de oliva e outro nerd consolando o "nerd fracassado" que foi xingado pela fanática religiosa... Que é xingada por uma otaku num blog sobre otakices.
Eu já falei para o Yunan que me recuso a comer um BOLO DE ANIVERSÁRIO FEITO DE RUKH! Ou ele e os amiguinhos magis dele botam a mão na massa OU VOU CAÇAR MAGI PARA PENDURAR NA PAREDE COM SILVER TAPE!
 
Enfim, leitor...
Eu poderia fazer promessas, só que ao contrário do Sinbad, eu não vejo o destino e muito menos o futuro, então tenho receio de não conseguir fazer o que me propus, algo que está acontecendo atualmente.
 
Apesar de conseguir manter o blog ativo, o que é um milagre gracioso, eu estou trabalhando só o tanto que dá. Ando bastante cansada.
 
Ainda assim, a minha vontade é trazer pelo menos mais um post de Magi antes do ano acabar. Se acontecer, vai ser muito legal. Se não acontecer, peço a compreensão de todos.
 
Vocabulário de termos:
*A Distinct Future: Na JBC usaram "Nenhum dos Dois Futuros", que se referem ao futuro que Sinbad deseja e ao futuro que o grupo do Aladdin deseja. PORÉM, o Alibaba parece ter uma carta na manga, por isso, achei interessante seguir com o scanlator e já meter um "futuro distinto"... Que não deixa de ser "nenhum dos dois futuros".

Magi pela JBC
Na versão brasileira oficial algumas coisas mudaram, então se você ficou confuso, consulte abaixo:
 
-Alibaba: Ali Babá
-Aladdin: Aladim
-Alma Toran: Alma Turran
-Balbad/Balbadd: Barbad
-Cassim: Qasim
-(Ren) Hakuryuu: (Lian) Bai-Long
-Império Kou: Império Huang
-Judal: Judar
-Sinbad: Simbad
-Sindria: Simbária

*Al-Thamen: é o termo oficial (da JBC) para a organização que não encontrou unanimidade entre os scanlators, que usavam Al Sarmen, Al Tharmen e variações. Foi escolhido para ser usado aqui também.

Nos vemos nas próximas noites de Magi!

Por Kimono aquela que destruiu o próprio cérebro na semana do seu aniversário - 21/10/2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/