segunda-feira, 10 de outubro de 2022

My Dress-Up Darling #04 e #05

Abrindo a semana com o anime dos fanservices desnecessários, mas com personagens maravilhosos! QUEM NUNCA, NÉ?
 
Nos episódios anteriores... teve tudo o que você possa imaginar: sonhos eróticos, menino pedindo para cabeça de boneca virar sozinha, a peregrinação de uma cosplayer procurando seu costureiro, comprinhas para fazer o cosplay e... DESESPERO. É sobre isso, leitor.
 
Seria você uma coleguinha da Takina, Marin/Shizuku-tan?
(Quem pegar essa referência está de parabéns! Quem não pegou, assista Lycoris Recoil)

My Dress-Up Darling
4º episódio
O desespero desse garoto conversa com o meu como se fossem irmãos.
Opinião: VEM AÍ?
Em setembro foi anunciada uma continuação de My Dress-Up Darling. Só não sabemos se vai ser segunda temporada ou... filme.

Não entendo qual a tara do Japão por filme de anime.
Talvez seja pelos custos, tempo de trabalho e outros rolês que não manjo muito, pois essa área é do pessoal da Sakuga Brasil.

De qualquer forma, eu não sei nem se a gente chega vivo até o final dessa primeira temporada ou se CORTO O BARATO DA RAPAZIADA antes disso.

My Dress-Up Darling basicamente andando na corda bamba ao som de "A Queda" da Gloria Groove.

Bom, vamos ver o que temos para hoje.

WAKANA.
GOJO.
SOU EU.
NA VIDA.

O moleque desesperado, pensando no trem o que precisa fazer, os passos que precisa tomar, lembrando que costurar quimono para boneca é diferente de costurar roupa para um pessoa, tem ainda o rolê das duas semanas...

EU CONTINUO ASSISTINDO ESSE ANIME PELO SOFRIMENTO DESSE GAROTO!
NÃO É POSSÍVEL ME IDENTIFICAR TANTO ASSIM!!!

MANO.
O AVÔ DELE!
ALGUÉM ME ACODE!!!

CAIU DA SACOLA... ACHO QUE A MEIA-CALÇA! SEI LÁ! MEU DEOS!!!
Era a meia-calça mesmo... Agora o vovô vai achar que o neto vai começar a usar meia-calça. Deixa eu chorar pelo Wakana ali no cantinho.

MANO.
DO CÉU.

ESSE GOJO VAI BUGAR EM TRÊS MINUTOS.

Avô se machucou, provas chegando...
ESSE MENINO VAI TER UNS TRECOS E EU VOU JUNTO!

Gosto que o universo é bem patife com o garoto.
Agora tem uma visita ao atelier pro próximo dia.
O WAKANA VAI MORRER. ALGUÉM SALVA ESSA CRIANÇA!
Dá uma dor no coração ver esse menino sofrer... ALGUÉM DÁ UM ABRAÇO NELE!
Ô, Wakana, vem cá que a blogueira vai te dar um abraço e um cházinho quente...
CARALHO.
A HISTÓRIA DESSE ANIME É BOA DEMAIS.

EU VOU ROLAR NO CHÃO DE TANTO ÓDIO!
ESSE ANIME NÃO PRECISAVA DE NENHUM FANSERVICE!
ELE É BOM SÓ COM O ROTEIRO NA MÃO!
AI QUE ÓDIO!

Leitor, terminei o episódio e tenho algumas considerações, como sempre.
Então vamos de Telecurso do Desespero - Por favor, procure ajuda quando as coisas ficarem difíceis!

Apesar da insistência desnecessária do fanservice, My Dress-Up Darling, ao contrário de muitos colegas, consegue se desenvolver independente disso.

Há uma quantidade grande de títulos que enfiam fanservice e tentam em vão contar alguma história, para não dizer que é só FANSERVICE.

Prefiro séries honestas que botam a putaria no talo e dizem "isso aqui é pela putaria, que se dane a história", do que essas tentativas de encher linguiça.

O triste em My Dress-Up Darling é que se você tirar o fanservice, NADA DESMORONA. A história não deixa de avançar e os personagens não param de evoluir.

"Ainn é só ignorar o fanservice/Ainn é só não assistir" - Muito bem, deixa eu ter a mesma maturidade de quem comenta isso... AINN É SÓ NÃO LER O POST!

Agora sendo uma pessoa madura, já comentei no post anterior sobre o problema do fanservice relacionado à visão do corpo feminino.

Leitor, ninguém aqui está julgando o seu fetiche de ver personagens de anime de lingerie ou em determinadas posições, a questão fica mais séria quando o espectador projeta a ficção numa mulher real. E por ela não se comportar como a personagem do desenho, ele começa a ter opiniões extremistas.

Sem dizer na objetificação do corpo feminino, que deixa de ser visto como parte de um indivíduo para ser notado apenas como objeto de desejo e satisfação masculina.

"Ai, Kimono, isso é chato. Você só fala disso. Só reclama desse negócio" - Pois é, leitor, também acho chato, principalmente quando eu e outras mulheres somos vítimas de assédio.

Obviamente os animes em si não são os únicos culpados, o machismo enraizado na sociedade é o que ajuda a causar estragos maiores, só que tudo faz parte do processo.

Além do mais, os personagens masculinos são sempre muito legais, virtuosos, poderosos e impactantes... sem precisar apelar para o físico ou posições sensuais.
Então, por que só vemos essa situação com as personagens femininas?
 
E antes que você diga que existem histórias com fanservice masculino, eles estão dentro do nicho. O fanservice feminino aparece em animes de qualquer gênero, não apenas num "grupinho".

Entendeu a diferença?

Enfim...
Neste episódio acompanhamos a saga de sofrimento, crise existencial e desenvolvimento do Wakana. E de como é bom estarmos cercados de relações saudáveis.

O que mais chama a minha atenção neste romance, pois sim, é um romance, é no quanto a Marin verdadeiramente se preocupa com o Wakana. Não pelo fato de estar costurando seu cosplay ou de ter alguma obrigação com prazos.
O carinho nas palavras dele para a Marin, que estava se sentindo tão culpada...
Ela ficou realmente preocupada quando ouviu sobre o acidente do avô dele e sequer pensou em falar da roupa. A menina até se ofereceu para ajudá-lo de alguma forma na casa e chegou a levar o jantar.

Gosto muito também da sensibilidade dela em não ser insistente e dar espaço ao rapaz. Se fosse outra personagem, dentro dos estereótipos ruins de romance, talvez ela sufocasse ou daí transformasse num problema sobre ela. Porque está para nascer personagem que encuca mais com coisas não ditas, do que as protagonistas desse tipo de história.

E antes que alguém comece a falar besteira sobre romances, existe um preconceito enorme com o gênero e muitas tramas que infelizmente se valem de estereótipos bobos e desnecessários.

O interessante nesta história é que temos um protagonista do sexo masculino dentro de um romance hétero. Lembrando que em um Boy's Love, obviamente o protagonista será do sexo masculino.

E por que eu considero o Wakana como o "protagonista"?
Porque nós acompanhamos o seu cotidiano. É ele quem introduz o universo de My Dress-Up Darling ao público, começando por sua própria história e trauma. E encontrando pelo caminho a Marin.

Normalmente, em shoujos de romances, temos uma menina que se apresenta e nos abre para a trama. Seu par aparece um pouco depois e faz com que sua rotina tenha algum tipo de mudança.

Verdade que não sou a maior entusiasta de anime de romance, porém, já fui leitora assídua. Daquelas que terminava os capítulos que tinham de uma obra e já procurava outros, para aproveitar o embalo. Li muita coisa mais antiga (santos scanlators) e alguns até mais recentes (para a época).

Acredito que atualmente os romances tenham melhorado no quesito estereótipo, principalmente quando se trata de relações tóxicas, um clichê repetido à exaustão.

Voltando ao Wakana, temos aquele velho problema que aparece na maioria dos animes: não querer dar trabalho para ninguém.

A falta de comunicação é essencial para que as coisas desandem.
O dominó começou com o avô vendo a meia-calça bordada depois do neto comentar que saiu para fazer compras com uma amiga. O senhorzinho foi lá e lascou as costas.

Wakana já estava preocupado com o prazo de duas semanas e ficou pelo menos dois dias sem mexer no cosplay por causa desse acidente. Juntou que teriam provas na outra semana, depois uma mulher ligou querendo agendar uma visita ao atelier em cima da hora, vai o menino fazendo tudo sozinho, estudando, cortando molde...

Teve uma hora que pifou mesmo.

E daí ele caiu no poço da culpa, achando que não servia para nada e relembrando o trauma da coleguinha preconceituosa.

Acho que um dos detalhes que eu mais gosto em My Dress-Up Darling é o fato do protagonista ser sensível e demonstrar fraquezas.

Se os shoujos de romance são cheios de estereótipos, o que dizer dos shounen de lutinha, né? Independente do jeitão, o protagonista é sempre aquele que vai mais além, que tem aquela aura de seriedade, que não cai no poço fundo a cada solavanco bruto.
A sorte é que isso também está mudando em histórias mais recentes.
Gente, não é por nada não, mas qual a diferença entre a Marin e a Shizuku-tan? Digo... Não é por nada não, mas ela ficou uma gracinha, né?
As pessoas precisam entender que para alguém ser considerado homem, ele não precisa ser durão, insensível e estúpido. Todo mundo tem fraquezas e não é mal nenhum mostrar esse lado, muito menos chorar.

Wakana é um personagem determinado, mas que tem suas inseguranças por causa do preconceito da sociedade. Além do avô, é apenas com a Marin que ele pode se abrir e falar com tanto carinho do hobby, sem ser julgado.

Eu jurava que o título do episódio se referia ao avô perguntando sobre a meia-calça e... ERA A MARIN PERGUNTANDO SE OS CÍLIOS POSTIÇOS ERAM DA NAMORADA DO MOLEQUE!

Amiga...
AAAAAAMIGAAAAAAAA...
Wakana Gojo não é notado por ninguém e ainda carrega uns complexos.
Não teria como ele namorar e a gente ter visto a pessoa ainda.
Se bem que em Kaze ga Tsuyoku Fuiteiru, demorou para sabermos e vermos a namorada do Shindo... BOM, OUTRA HISTÓRIA, OUTRAS TRETAS.

Bom, já falei duzentos páginas do nosso menino costureiro, HORA DE FALAR DA COSPLAYER.

Por conta da aparência, a Marin nos passa uma imagem toda errada...
Parece espevitada, talvez metida (lembre dos estereótipos de romance) e uma pessoa superficial.

Tudo errado, afinal, estamos lidando com uma otaku de trato fino.
O comportamento dela é muito mais puro e GENUINAMENTE puro.
A preocupação dela com o avô do Wakana é verdadeira, assim como o desespero e o pedido de desculpas incessante por tê-lo induzido ao erro (do prazo).
E é isso que vai simpatizando o espectador, que torce para que ela seja feliz realizando o sonho do cosplay.

E eu gostaria de dizer que estou EXTREMAMENTE CHOCADA com a exatidão do Wakana no conjunto todo. Ele não ficou só na parte da costura! Ainda estudou a maquiagem e o que combinaria para deixar a Marin mais parecida possível com a Shizuku-tan.

Acredita, Wakana, tu vai ser um mestre em boneca hina um dia. Assim como disse a Marin.

Tudo bem que ainda acho pouca essa troca entre eles, principalmente em se tratando do hobby do garoto. Porém, acho também que pode ser implicância minha, afinal, a gente precisava desse "arco do cosplay de Shizuku-tan" para que as coisas se desenrolassem.

Espero que tenhamos mais chances de ver a Marin apoiando o Wakana nesse sonho.

Para não ser totalmente injusta com a trama, tivemos aquela conversa das bonecas hinas, uma vez que, o garoto precisava explicar os cílios postiços.
Por enquanto, a Marin é realmente a única pessoa dentro do círculo de conhecidos do rapaz (tirando o avô), que fala com tanto carinho das bonecas.
 
My Dress-Up Darling
5º episódio
Como alguém que já fez cosplay uma vez na vida... Super te entendo, amiga!
Não basta costurar a roupa, você ainda é chamado para acompanhar no evento!
Opinião: Todas as toneladas de fanservice que ficaram só as migalhas no episódio anterior... AQUI CHEGAM— Vocês já viram na TV aquelas colheitadeiras de soja? Que fica um negócio derrubando soja no baú aberto do caminhão?
 
É exatamente assim que eu imagino o fanservice de My Dress-Up Darling sendo jogado no anime. 
Certamente o público masculino a fim de uma punhetagem deve se sentir como se estivesse tomando banho com aquelas duchas magníficas que têm uma ótima pressão de água.

Estou aqui fazendo comparações esdrúxulas para não ter que voltar ao episódio.

CHAMOU O WAKANA DE DEUS!
EU COMPLETO: "...das bonecas hina DA COSTURA!"

Mentira.
WAKANA GOJO, TU VAI FICAR COM DOR NAS COSTAS DE CARREGAR ESSE ANIME!

O moleque está a anos-luz da gente.
Ele pensando mais no cosplay do que a própria cosplayer, já que ela está emocionada demais para pensar. Compreendo totalmente. Sempre bom ter alguém para dar as diretrizes!!!

MENINO DAS COSTURAS FALANDO PRA AMIGA FAZER UMA POSE QUE PAREÇA MAIS COM A SHIZUKU-TAN.

Chocada com o nível desse moleque.

Gente.
Onde encontramos um Wakana Gojo?
EU QUERO TER ESSE AMIGO NA MINHA VIDA!

Ele pensando em todos os detalhes e tirando as fotos... EU QUERO ESSE AMIGO, POR FAVOR!!! ONDE QUE A GENTE ENCONTRA UM WAKANA GOJO?!

Maluco...
ESSE MENINO É UMA GRACINHA!!!
Ele todo empolgado, falando para ela fazer pose assim, pose assada, e tirando as fotos como se fosse com ele!

WAKANA GOJO, VOCÊ MERECE O MUNDO!

"VAMOS NO EVENTO" - Eita. VAI NO EVENTO DE OTAKU. MEUS SENTIMENTOS, WAKANA. MEUS SENTIMENTOS JOGADOS NO CHÃO COMIGO NUMA POÇA DE LÁGRIMAS... DE VERGONHA ALHEIA.

Vai, Wakana, vai com ela! VAI SE DIVERTIR! VAI SER FELIZ!!!

Bom dia, Wakana. Sua primeira vez num evento de anime, né? Relaxa, VAI PIORAR!!! HYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYA!

O coitado desse menino nunca viu tanta mulher junta por metro quadrado.
Amado, e a escola? Não cont— Se bem que... Se a gente pensar direitinho, na escola as classes são mistas, então tem uma boa cota de meninos... Aí no evento a mulherada está em peso.

Onde estão os otakus homens, seus malditos?!

AAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHHHH TEM HOMEM... Esses trouxas só estão em outra área.
A felicidade genuína da pessoa que fica satisfeita com a alegria da outra.
Quando a Marin começou a falar "será se ela deixa...", automaticamente meu cérebro em choque completou: "...tocar nos peitos dela?"

PORQUE ESSA MENINA FICA BALANÇANDO OS DELA E FALOU DOS PEITÕES DA OUTRA! Eu estou ficando traumatizada!!!

QUE FOI, GURI? "SUMIMASEN" DO QUÊ?! NÃO TÁ VENDO QUE EU ESTOU CAGADA DAS IDEIAS?
 
Ah, ele queria tirar uma foto...
E QUE FOFO O MOÇO TODO ENVERGONHADINHO QUANDO A MARIN PEDIU PARA TIRAR UMA FOTO COM ELE!!!

Uau, sociedade... UM ANIME COM FANSERVICE EM QUE OS HOMENS NÃO AGEM FEITO ANIMAIS SEDENTOS!!! ESTOU EM CHOQUE!!! <- sarcasmo

Na real, estou feliz, pois é desnecessário também retratar o homem como animal, né? Dá para gostar das coisas sem ser um adolescente de 15 anos que bate punheta a cada 5 minutos.

Espera.
UMA FILA SE FORMOU.
ESTOU EM CHOQUE!

Wakana, menino, olhaí tuas altas costuras fazendo bonito!!!

Adoraria que alguém visse os dois juntos e achassem que são um casal, só para eu ver um negócio rapidinho...

Wakana se sentindo acolhido num evento de cosplay, pois o pessoal faz crossdress e ninguém julga. Também, se julgar, tem que mandar a pessoa caçar carrapato no c—

*Deos Matoba: Voltamos em breve com a nossa programação normal.*

Wakana, muito trouxa, pensando que "é, já cumpri o prometido, então hoje é o último dia da nossa interação e...".
Guri, tu costura bem para uma CAÇAMBA. Acha que a gata vai largar o melhor costureiro da região? TÁ MALUCO, CABRA?

MANO...
Tá se apaixonando, Wakana?
Pelo sorriso da Marin?
Tenho uma fofoca para te contar...
ELA TAMBÉM GAMOU NO SEU!

Eu fico pensando nos animadores.
Será que algum dia eles já viram como peitões se comportam em movimento?
Ou foi pensando em outra coisa que eles fizeram essa fluidez estranha? Tipo... Slime... Pudim? Maria-mole? Sério, tenho curiosidade para saber...

Esse menino ainda vai morrer, escutem... leiam o que estou escrevendo... Se bem que vocês não têm muita escolha, né?

WAKANA GOJO VAI MORRER DE VERGONHA E EU QUERO ESTAR NA PRIMEIRA FILA, COM UMA PIPOQUINHA CHEIA DE MANTEIGA, PARA ASSISTIR!

EU QUERO VER ESSE MOLEQUE MORRER DE VERGONHA!
JÁ VAI ME PAGAR TODO O FANSERVICE!!!

Gostei.
Moleque lançou a braba e caiu na naninha.
Daí ficou só a pobre da Marin com a constatação de que ela é especial o bastante para ele falar que estava bonita.
Fanservice para todos os gostos: Marin para os punheteiros e Wakana morrendo para a blogueira aqui! HYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYA!!!
AÊ, ANIME!
ASSIM QUE SE FAZ!
METE O FANSERVICE PROS PUNHETA E DÁ ALEGRIA PRA QUEM QUER O ROMANCE!!!

Rapaz, eu terminei o episódio.
E eu tenho um negócio muito sério para falar.

DEPOIS QUE A GENTE PASSAR PELO TELECURSO DO COSPLAY - Por favor, se atentem à própria saúde quando fizerem cosplay!

Leitor, que anime gostosinho de assistir... se não fosse aquilo que todo mundo já está cansado de saber.

Muito bem...
A nossa dupla dinâmica resolveu passar pela prova de fogo: um evento de anime.
O saldo foi positivo, uma vez que ambos se divertiram e estreitaram ainda mais os laços... Ou melhor, afrouxaram, senão a Marin morreria.
 
Além disso, Wakana percebeu que sua fidelidade na roupa da personagem serve melhor para um estúdio ou fotos dentro de ambientes fechados, do que para eventos ao ar livre.

A movimentação teve seus problemas e a escolha do tecido grosso para um evento de verão, foram erros que poderiam ter sido evitados se tivessem se atentado aos detalhes. Ainda assim, acredito que tudo feito na primeira vez não vai sair perfeito. Para isso é importante passar por experiências com resultados abaixo dos 100% para melhorar cada vez mais.

E a doida da Marin ainda botou um sutiã com enchimento.
Amada, tu já tem uns peitão de dar inveja, para de ter ideia errada, gata.

E quem acha o calor de Tocantins terrível, o verão no Japão não é lá muito amigável. É quente e úmido, podendo causar insolação séria.

De qualquer forma, foi a primeira vez da Marin como cosplayer num evento e ela estava visivelmente feliz. Tanto é que o sorriso dela ficou gravado na memória do Wakana.

E daí mais um acerto para o roteiro de My Dress-Up Darling: o garoto poderia muito bem manter na cabeça só as cenas de sacanagem, porém, o que faz seu coração parar por um instante é o sorriso genuíno da amiga.

Olha, o maldito que criou essa história foi esperto: laçou os punheteiros com o fanservice e o resto dos trouxas (tipo eu) com a trama.

Além disso, eu descobri uma diversão muito peculiar durante os fanservices da Marin: WAKANA MORRENDO DE VERGONHA. Eu quero ver o cérebro desse garoto fundir e ele desmaiar.

De fato, olhando a frase isolada parece que eu sou uma pessoa horrível. Bem, eu até sou, mas... Gente, como é engraçado o coitado morrendo de vergonha e não conseguindo controlar os sentimentos direito, porque... Bom, se a gente lembrar que o Wakana só tem maior contato com o avô e a Marin é a primeira garota com quem ele se relaciona (e de forma sadia), dá para entender todo o nervosismo.

E, particularmente, gosto dessa abordagem na história, pois mostra um personagem masculino que não deixa de ter seus próprios desejos e sentimentos, mas que demonstra fragilidade e um companheirismo verdadeiro.

Também fiquei pensando que, ao contrário do hobby da Marin, as bonecas hina não são algo que a amiga poderia ajudar e depois saírem em comitiva para mostrá-las. Então é compreensível que não tenhamos, por enquanto, ênfase no hobby do Wakana.

De qualquer forma, a garota super apoia.
E uma das mensagens mais bonitas passadas neste episódio é que as pessoas devem fazer o que gostam e estar em ambientes onde se sintam acolhidas.
Nem que não tenha romance, galera, DEIXA ESSES DOIS PELO MENOS SEREM AMIGOS!!! EU IMPLORO!!! SÃO MUITO FOFOS JUNTOS!
Para quem não conhece o termo "crossdress", é quando uma pessoa se veste com roupas do gênero oposto/outro gênero. Por isso vimos garotos vestidos como personagens femininas e garotas vestidas como personagens masculinos.
E isso não tem nada a ver com o gênero da pessoa ou com a sua sexualidade. Sempre bom lembrar.

Estou sinceramente empolgada para saber quais serão as próximas empreitadas da nossa duplinha cosplay-costura e quais lições eles vão tirar dos problemas que tiveram nesse primeiro evento.
 
Este anime foi assistido na Crunchyroll

Nos vemos no próximo post de My Dress-Up Darling!

Por Kimono Vermelho aquela que queria ter um amigo Wakana Gojo e que seria amiga de Wakana Gojo - 10/10/2022

2 comentários:

  1. Olá!
    Encontrei seu post em boa hora, porque acabou de estrear o mangá de My Dress Up Darling aqui no Brasil, e vi uma galera debatendo sobre a sexualização da obra.
    Lendo o seu texto (e concordando totalmente que fanservice relacionado à visão do corpo feminino é um problema) a minha opinião é que com este anime é diferente. Faz parte do contexto da história as "descobertas da juventude", e alguns outros subtemas, como o Gojo-kun que se reprimiu a vida inteira, e a Marin que é o oposto disso e é super bem resolvida. Então não me parece que é uma obra que não é honesta com o fato de que vai ter cenas mais eróticas, e nem que essas cenas ficam deslocadas, e sim que elas são uma das várias camadas da obra, e no final das contas nem são a principal.

    O que você acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Hugo!
      A minha impressão com esses cinco episódios é que a pessoa que escreveu a história queria contar um romance que também interessasse o público masculino. Normalmente quando se fala de romance, o público feminino costuma olhar com mais carinho, enquanto o masculino rechaça de uma só vez. Por isso a inserção do fanservice. É como quando você quer que a criança coma cebola e decide ralar e colocar na comida para ela não perceber. Ainda assim, não acho que o fanservice do jeito que é mostrado fosse realmente necessário. Como eu disse, a história se sustenta completamente sem isso. Ele só serve como chamariz para o público masculino. É exatamente como eu disse no texto. Quando me refiro a obras que não são honestas, não falo de My Dress-Up Darling, falo das toneladas de animes com nomes esquecíveis que enfiam fanservice e querem fingir importância com uma trama fraca.
      Obrigada pelo comentário! o/

      Excluir

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/