domingo, 14 de fevereiro de 2021

Carnaval 2021: Primeiras Impressões do filme de Oushitsu Kyoushi Haine/The Royal Tutor

Chegou o #CarnaKimono2021, o Carnaval do Kimono Amarelo!
Quem disse que você não vai aproveitar o feriadão? Mesmo em casa, sem aglomeração, a gente dá um jeito de você se divertir, leitor!
De 12/02 a 17/02, uma programação especial para o feriado! #SeloLaFolia 
Ficha técnica
Diretor: Katsuya Kikuchi
Estúdio: Tear Studio
Tipo: Filme - Estreou em 06 de fevereiro de 2019
Onde assistir: Crunchyroll

Oushitsu Kyoushi Haine - Filme
Com um tutor desses, até seus inimigos deveriam ficar preocupados.
Opinião: Leitor, da última vez que analisei um filme foi com Bungou Stray Dogs: Dead Apple no Carnaval de 2019. Foi a minha primeira experiência comentando um longa-metragem e espero que aqui seja igualmente DESPIROCADO e divertido para todos nós.


Antes de começarmos com toda a loucura, gostaria de aproveitar o momento para fazer uma pequena introdução.

Atualmente é possível assistir a temporada completa do anime pela Crunchyroll, no entanto, quando resolvi dar uma chance a essa série ela ainda não estava disponível pelo streaming legalizado.

Ainda bem que a CR colocou no catálogo... depois que eu tinha terminado as análises. A coincidência, leitor, ela é macabra. E possivelmente a culpa foi das negociações. Empresas japonesas são a encarnação do "truncado".

Fui dar uma de curiosa e descobri que alguns detalhes diferem entre o anime e seu filme.

A temporada foi feita pelo estúdio Bridge, enquanto o longa-metragem saiu pelo Tear Studio (que tem apenas cinco títulos creditados no MAL - Se isso é bom ou ruim não faço ideia).

Em compensação a direção, a direção de som/dublagem e o roteiro ficaram com as mesmas pessoas da série: Katsuya Kikuchi, Hozumi Gouda e Kimiko Ueno.

Do pouco que aprendi sobre detalhes técnicos, se você mantém parte da equipe e principalmente o roteirista e diretor, mesmo que mude de estúdio, o trabalho não vai acabar se perdendo. Bom, claro que também depende de orçamento e uma pá de outras coisas que não cabe comentar aqui, contudo, é uma esperança.

Disse que a introdução ia ser pequena, né?
Já fez a pipoca? Pegou uma bebidinha gelada do seu gosto? ENTÃO SE ACOMODE, LEITOR, POIS VAMOS COMEÇAR A NOSSA SESSÃO DE CINEMA!

O 3D é do nível Gibiate, porque deve ser mais fácil e barato do que pagar animador para fazer os cavalos andando e a carruagem. Sem falar no Palácio de Granzreich. Gente, quando que vamos pular esse 3D horrível?

HAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAINE, BOM DIA PRA VOCÊ TAMBÉM, SUA FOFURA!!! AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHHH, SAUDADES DE ESCUTAR A VOZ DO KEISUKE UEDA!!!

A impressão que eu tenho é que a animação 2D está mais bonita que a da série. O design de personagens não parece ter sido mexido, menos mal...
TÃO GOSTOSO OUVIR VOCÊ FALAR, TOSHIYUKI MORIKAWA!!! FALA MAIS, AMADINHO!

Bom dia para você também, leitor. Se não ficou sabendo, sou a viciada em dublador japonês, então senta e chora, pois é isso que teremos de surto hoje.

Eh?
"Glanzreich"?
Ok, vou usar "Glanzreich" a partir de agora.
Mas vou lembrar de usar "Heine" no lugar de "Haine"?
Bom, como o anime está como "Haine" no blog, vai continuar sendo "Haine".

AH, MEU CARALHO, OLHA QUEM APARECEU! A PORRA DO CONDE DO INFERNO! MANO, VOU VOAR NA CARA DELE COM UMA AVAIANA DE PAU! QUE ÓDIO!

OI, PRÍNCIPE CHATO DO CARALHO TAMBÉM! NÃO SENTI A SUA FALTA! VOLTA PROS SEUS ESTUDOS NA PONTE QUE PARTIU, SEU ESCROTO!

Se bem que ele é o príncipe herdeiro, então faz sentido recepcionar príncipes de outras nações. AI QUE DESGOSTO.

Se bem que esse imprestável é lindo, hein? AI QUE DESGOSTO [2]!

E o nome do outro reino é Romano.
Gente, faz pouco tempo que terminou Malhação - Viva a Diferença (Globo). Adendo: estou escrevendo isso no começo do mês.
VOCÊS ACHAM QUE VOU TER MATURIDADE PRA NÃO PENSAR NO RONEY ROMANO (Lúcio Mauro Filho)?

Em que tipo de inferno a minha mente foi parar, né?

MANO, QUE DESGRAÇADO BONITO PRA CACETE!
REVOLTADA COM O SEU PERSONAGEM, DAISUKE ONO! POSSO BATER NELE?

"Ernst"? Esse é o nome do conde ou do príncipe?
VOU CHAMAR DE "ERNESTO" QUE É MAIS FÁCIL DE LEMBRAR!
Sei lá que porra é o nome desse conde miserável... Lembro mais não.
A gente ri desse menino, mas ele é puro amorzinho nessa cabeça ruim de decorar coisas de estudos e ótima para comer docinho e fazer atividades físicas.
Bom, até aqui descobrimos que os reinos de Glanzreich e Romano (ai, sem or) estão estreitando os laços com essa visita não apenas cordial, como também a trabalho, já que o rei de Romano... Ou seria o RONEY ROMA--

Ok, vamos começar de novo. COM MATURIDADE.

Os reinos de Glanzreich e Romano estão estreitando os laços, começando por uma visita a trabalho do rei da segunda nação à primeira para conferir uma mina de minérios próxima da fronteira.

Romano ao que parece é uma potência militar, dado o comentário do príncipe de Glanzreich sobre exército.

Acho que "Ernesto" é o nome do conde, hein?
"Kimono, não era mais fácil entrar no MAL e--" - Leitor, vamos curtir o filme juntos, poxa... VAMOS ERRAR UM POUQUINHO!!!

Gente, por que será que ME BATEU UM TREMENDO DE UM DESESPERO vendo o Haine conversando com os outros quatro príncipes de Glanzreich sobre "serem amiguinhos" dos príncipes de Romano?

Gente, CERTEZA QUE VAI ROLAR MUITA TRETA!
JÁ VIU PRÍNCIPE SER LEGAL ALGUMA VEZ NA VIDA? É TUDO UM BANDO DE PESTE!

Certo, ok que esses quatro patetas sofreram com a boa influência do Haine, mas... MANO DO CÉU. KAI É ASSUSTADOR, APESAR DE GOSTAR DE COISAS FOFAS... BRUNO SÓ SABE CHAMAR O HAINE DE "MESTRE". LICHT É A FARRA EM PESSOA. E tem o Leonhard que é burrinho e manhoso.
 
COMO QUE ISSO VAI DAR CERTO?
Bom, Haine, "encantador" não quer dizer "legal" e muito menos "educado".
CERTEZA QUE VAI DAR QUASE UMA TRETA DIPLOMÁTICA AÍ! ESTOU QUASE VENDO!
 
MEU DEOS, EU TÔ É MORTA E ESFARELADA NO CHÃO!
OS DOIDOS FORAM LÁ CUMPRIMENTAR OS PRÍNCIPES E QUANDO O HAINE SE ABAIXOU PARA FAZER A REVERÊNCIA (afinal, ele é plebeu), LÁ FORAM OS QUATRO TODOS "FUWA FUWA" DANDO AS BOAS-VINDAS!
 
EU ESTOU ESFARELADA.
GENTE... SOCORRO. CHAMA O SAMU!
Mal deu quatro minutos e vinte segundos de filme e eu já estou assim.
COMO VAI SER AGUENTAR UMA HORA? EU VOU SAIR DAQUI CARREGADA DE MACA!
 
Mano.
Explode pluma e pena... e agora AS JANELAS SE ABRIRAM DO NADA.
Esse palácio está mal assombrado...
 
MANO DO CÉU!
EU TÔ JOGADA NA BR!
OS PRÍNCIPES VÃO TER QUE LIDAR COM A VERSÃO ESTRANGEIRA DELES MESMOS SUPER ESCROTOS COM O HAINE!
 
HAINE!!! A VINGANÇA VEIO, HAINE!!!
VAI COMEÇAR ESSE ROLÊ DESGRAÇADO TUDO DE NOVO!!!!
EU TÔ ADORAAAAAAAAAAAAAAAAANDO!

Ai, ai... Rindo para não chorar da desgraça dos quatro príncipes provando de seu próprio veneno.
 
Príncipe Ivan Alexandrovich Romano, príncipe herdeiro, fere todos com quem entra em contato. Conhecido como "príncipe-canivete".

HAINE COMO SEMPRE FAZENDO A LIÇÃO DE CASA E PESQUISANDO SOBRE OS TRETINHAS COM QUEM VAI TER QUE LIDAR.

HAINE, TE AMO.

Príncipe Eugene Alexandrovich Romano, o segundo príncipe, é sempre negativo. Conhecido como "príncipe sombrio".

MORTA QUE O PRÍNCIPE SOMBRIO CATOU O HAINE E LEVANTOU DO CHÃO, PENSANDO QUE ELE TAMBÉM ERA DA REALEZA... E AINDA CHAMOU DE "CRIANCINHA"!!! EU TÔ É RODOPIANDO FEITO O PIÃO DA CASA PRÓPRIA!

MANO, AGORA QUE EU VI QUE O IVAN TEM O CABELO PARECIDO COM O DO TESHIMA DE YOWAMUSHI PEDAL! TEM ATÉ UM RABO DE CAVALO!!! JÁ É CANDIDATO A HUSBANDO QUANDO CRESCER!!!

Leonhard: O Haine é o nosso tutor real.
Haine: Plot twist, príncipe Leonhard. Eu sou tutor de TODOS OS PRÍNCIPES NESTA SALA.
Aquele momento hilário que cai a ficha:
Morri.
JOGADA NA BR QUE O REI VIKTOR É QUEM PEDIU PARA O HAINE SER TUTOR DOS PIÁ DE ROMANO ENQUANTO RESIDIREM NO PALÁCIO! ALGUÉM ME SALVE, ESTOU TENDO ALTOS TRECOS!

E vai ter aula em grupo no outro dia.
MANO, VAI TODO MUNDO SE MATAR. Estou só vendo...

Ivan: Pipipi pópópó, nosso pai disse que o rei de Glanzreich era conhecido como "Deus da Guerra", então será que teremos aulas DIGNAS da nossa realeza? Além do que, dá para ver o segundo e o terceiro príncipe como sucessores ao trono, agora o quarto e o quinto...

A REAÇÃO LERDA DO LEONHARD QUE PRECISOU DE "TRADUÇÃO" DO BRUNO ME DÁ FORÇAS PARA NÃO FICAR JOGADA NO CHÃO COM TANTA PORRADA. Gente... TÃO FOFO O COMEDOR DE TORTA DE CHOCOLATE, que eu tenho vontade DE ENCHÊ-LO DE TORTA DE CHOCOLATE COM NOME REBUSCADO!!!

Nossa, o que o Ivan tem de provocador, o Eugene tem de arrematador de conversas. É TANTA HUMILHAÇÃO QUE EU FICO CHOCADA.

Bruno fazendo exame de consciência nos irmãos. ESTOU SINCERAMENTE CHOCADA!
É interessante que eles percebam que também causaram problemas ao estimado tutor real quando ele chegou ao palácio, isso mostra que de certa forma amadureceram e aprenderam a ter empatia mesmo por aqueles que não foram tão agradáveis num primeiro momento.

Uma coisa que está me deixando com um pouco de dor de cabeça é a escolha da direção em fazer alguns trechos com alvo fixo muito próximo e depois mudando a câmera para termos uma visão mais ampla da situação. Não sei se tinha muito disso no anime, só que essa troca muito recorrente está me fazendo passar um pouco mal.

E a primeira aula dos tretinhas será de esgrima, que, segundo o tutor real, é uma arte marcial que incorpora força, técnica e inteligência.
 
"Anjos de Romano"? São bonitinhos, mas bem ordinários esses pirralhos, não?
BEM LONGE DE "ANJOS". Acho que é mais fácil se tornarem um pouco mais simpáticos com o passar do tempo.
 
HAINE BOTOU O PRÍNCIPE DEPRIMIDO CONTRA O PRÍNCIPE ALEGRIA DE VIVER!!! ESSA DISPUTA EU QUERO VER MAIS QUE A TRETA DO IVAN COM O LEONHARD!
 
Taí dois príncipes que deveriam se tornar MELHORES AMIGOS: Ivan e Leonhard.
MANO, A TRETA ENTRE OS DOIS É TÃO GOSTOSA, QUE ACHO QUE GANHEI DE UM A DOIS ANOS DE VIDA SÓ VENDO O IVAN PROVOCANDO OS PRÍNCIPES.
 
Gente.
A idade mental do Leonhard e do Ivan é a mesma: três anos.
Depois de protagonizarem uma bela luta de esgrima, o príncipe herdeiro de Romano cria uma distração nível infantil, vence o quarto príncipe e... DEPOIS COMEÇAM A SE EMPURRAR FEITO DUAS CRIANÇAS NA CRECHE.
 
Haine.
CRECHE.
NÃO É POSSÍVEL QUE VOCÊ DEIXE ESSA BRIGA CONTINUAR...
 
Foi só pedir intervenção do tutor, QUE ELE SURGIU RELUZENTE, COMO UM CAVALEIRO BRILHANTE, parando a tretagem das crianças.
 
Bom, leitor, dezessete minutos de filme e quero fazer algumas considerações.
 
Primeiro comentar sobre como é bom ver o desenvolvimento do quarteto de príncipes que conhecemos na temporada de anime. Confesso que tenho saudades deles.
 
Segundo, que é impressionante a positividade e força de vontade do Bruno em atender as expectativas de seu mestre e... lidar com a situação como um dos príncipes mais velho.
A carinha dos pirralhos chega mudou, né?
Pelo que contou Ivan, o pai diz que bastam artes marciais e estudos aos filhos, enquanto podemos comparar com a educação personalizada recebida pelos filhos do rei Viktor. Como foi importante para cada um deles olhar além do que estava no palácio e aprender sobre o que um futuro governante deve fazer pelo povo.

O príncipe Eugene, apesar de provocador, parece não ter muita vontade de participar ou se engajar em algo, lembrando um pouco o Leonhard no começo do anime e até mesmo o próprio Licht, que queria vadiar e causar o caos.

É como se algo dentro dele tivesse sido podado.
Aí lembro da cena na carruagem em que um deles começou a cantarolar e o irmão pediu para que parasse, já que o rei de Romano não gostava.

Será que Eugene se tornou negativo exatamente por ter sido podado? Ou será que o peso de ser "apenas" o segundo príncipe na linha sucessória fez com que ele não se empenhasse?

É como se dissesse: "Para que perder meu tempo com isso, se é o meu irmão mais velho que vai se sentar no trono?"

Depois da esgrima, Haine deu uma tarefa aos seis: preparar uma apresentação de entretenimento. O que fará com que trabalhem juntos, em cooperação. Será que isso vai dar certo, tutor?

Gostei que o Bruno está TÃO ANIMADO, que dividiu os irmãos em grupos para conversarem com os príncipes de Romano: ele e o Kai vão atrás de Eugene, sobrando para os pobres Leonhard e Licht ir atrás do Ivan.

E o príncipe com o cabelo mais charmoso está o quê? TREINANDO COM UM ESPADÃO! Certeza que se jogasse Genshin Impact (miHoYo) no time dele teria a Beidou, o Chongyun, o Diluc, a Xinyan ou a Noelle.

Ai, ai... O Licht até tentou ser diplomático, "comendo pelas beiradas", aí o Leonhard não sossegou o facho e foi ver os livros que o príncipe estava estudando. Chegou nas equações da Nazaré Tedesco e o coitado ficou zonzo.

Sim, Ivan, o Leonhard é burro, mas tem um coração de ouro, tá?

GENTE, MORTA COM O IVAN TODO EDUCADO COM A AVÓ DOS MOLEQUES!!! EU TÔ ROLANDO PELO CHÃÃÃÃÃÃÃOOOOOOOOOO!!! Minha senhora, a senhora conhece esse meliantezinho chamado Ivan?

Velho, eu vou gritar na janela e assustar a vizinhança se o príncipe-canivete gostar do mesmo bolo que o Leonhard. POR FAVOR, NÃO!

AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA! ELE IA FALANDO, MAS O LEONHARD FOI TROLLAR... Só sei que o Licht já ficou esperto. VAI LÁ, LICHT! FAZ GOL NESSES ROMANOS!!!

MANO, ADELE SALVADORA DA PÁTRIA!
O KAI E O BRUNO VENDO O EUGENE CANTANDO!!! AAAAAAAAAAAAAHHHHHHHH, É DISSO QUE EU GOSTO, SOCIEDADE! ENTRETENIMENTO SEM DOR E SOFRIMENTO!

Gente... QUE FANSERVICE FOI ESSE DO LICHT BOTANDO A ROUPA PRA TRABALHAR? POR QUÊ? PRA QUE FANSERVICE?

Hum... O DONO DA CAFETERIA SABE O QUE É O RAIO DO "CZKI"!!!
E o que o Licht apronta para a sobremesa do jantar? PACZKI!

O Paczki (link em inglês) é uma rosquinha frita recheada encontrada na culinária polonesa. Sim, um donut frito recheado, galera.

LICHT ESPERTO! PEGANDO A GALERA PELO BUCHO!

Muito bem, assisti até os trinta e cinco minutos e meio e... PRECISO PARAR E FAZER MAIS CONSIDERAÇÕES, NÃO É, LEITOR? Pois se deixar eu termino esse filme, não comento e nem printo mais nada.

QUE FILME GOSTOSINHO DEMAIS DE ACOMPANHAR!
É a mesma vibe do Dead Apple: uma história que não parece desconexa com a série, muito pelo contrário, a impressão é que estamos acompanhando um episódio mais longo e isso é sinceramente perfeito!

Bom, o reino de Romano não parece ser um ambiente muito fácil para os príncipes, principalmente depois que descobrimos o tipo de situação pela qual passam os garotos.
O melhor de tudo foi o "depravado" de Glanzreich questionando o príncipe.
Como bem disse o Haine lá no começo do rolê, eles são um pouco mais novos que o Licht, o caçula entre os príncipes de Glanzreich. E passam por uma educação bastante restrita. Tanto é que quando foram ensaiar o coral, Ivan disse que música e canto era coisa de gente DEPRAVADA.

Posteriormente Eugene explicou que os esforços do príncipe herdeiro não são reconhecidos pelo pai, que continua cobrando por mais que o filho se dedique exaustivamente.

Para agradá-lo, Ivan repete esse tipo de ensinamento e se distancia de tudo que pode dar prazer, seja comer os paczki ou desfrutar da voz abençoada do irmão.
E normalmente complexo de inferioridade torna a pessoa muito cheia de si, fazendo com que ela humilhe os outros para se sentir melhor.

E pelo que deu a entender da fala do Licht na hora da sobremesa, os paczki são doces tradicionais do reino Romano, no entanto, apreciado mais pelos plebeus. Talvez por isso e também para não mimar muito os príncipes, o palácio real de lá não sirva esse doce com frequência agora que ficaram mais velhos.

Também dá para pensar que os "Anjos de Romano", apesar da belíssima aparência, vivem uma vida de privações e cobranças. "Quem vê cara, não vê coração", o ditado combina perfeitamente com Ivan e Eugene.

Enquanto um se esforça para ter a aprovação do pai, o outro, muito talentoso para o canto, precisa se emudecer. Fazem jus aos apelidos de "canivete" e "sombrio".

Por ora, vimos principalmente os príncipes Licht e Leonhard brilhando, então espero sinceramente que o Bruno e o Kai reinem nessa segunda parte do filme.


E falando dos loirinhos sapecas...
Achei muito inteligente do Licht se aproximar de forma simpática e depois procurar pelo que seria o "czki". A partir de uma leve chantagem com os príncipes de Romano, ele propôs que fizessem um coral, afinal, a voz de Eugene merece ser ouvida por todos.

E essa foi uma incrível descoberta... do Shadow e da Adele!
Aliás, podemos falar sobre como as personagens femininas foram importantes para revelar esse lado mais tranquilo e agradável dos irmãos Romano? *segura a piada com o Roney Romano*

Poderia ficar aqui ponderando uma série de coisas, mas não sei se seriam relevantes para o filme ou o anime em si. Acho que o comentário mais importante é: aparências.

Os dois queriam aparentar aos príncipes de Glanzreich que eram melhores que eles e, claro, tinham que passar para as mulheres a impressão de que eram educados. O cenário acabou se revertendo a favor do nosso amado quartetinho.

Bom, se de um lado tivemos a sagacidade do Licht, do outro o coração valoroso do Leonhard se mostrou ainda mais cativante.

Imitando seu amado tutor, ATÉ GRAVETO FOI USADO para "dar uma lição" ao príncipe herdeiro. E olha que o Leo é um dos mais manhosos entre os príncipes de Glanzreich.

O fato de ter passado por uma situação semelhante, fez com que a empatia brotasse entre os dois, juntamente com respeito. E como é curioso esse "ódio à primeira vista", que se torna um "reconhecimento de semelhança", né?

Só quero ver como farão para o Ivan cantar melhor...

Ah, leitor!
Esse filme recebeu uma adaptação em musical lá no Japão há alguns anos. Os personagens principais são feitos pelos próprios dubladores do anime.
A gente começou o filme trollando esses dois e vamos terminar quase aos prantos...
Eu sei que o Shouhei Hashimoto e o Shougo Sakamoto participaram como os príncipes de Romano... Eu só não lembro quem fazia quem.

Vou chutar que o Hashimoto faça o Ivan (tem mais a cara dele) e o Sakamoto faça o Eugene (ele canta primorosamente).

O Shouhei Hashimoto já participou das peças de Yu Yu Hakusho (como Hiei), Bungou Stray Dogs (como Ryuunosuke Akutagawa) e nas primeiras apresentações de Haikyuu!! (como Yuu Nishinoya).

O Shougo Sakamoto também é velho conhecido das peças teatrais e dos musicais. Quando era mais novo chegou a fazer o Ciel Phantomhive de Kuroshitsuji (Yana Toboso). Um de seus papéis de destaque atualmente é Horikawa Kunihiro de Touken Ranbu.

Não vou procurar os respectivos links deles no MAL para não acabar estragando a minha surpresa (e ver se acertei o chute), contudo, é curioso perceber quantos atores de musicais e peças acabaram se reunindo neste anime. E o mais interessante é que nenhum deles era dublador profissional (tirando o Shouta Aoi).

Certo, BORA CONTINUAR ASSISTINDO!

MANO DO CÉU, ALGUÉM ME ACODE!
O LEONHARD E O IVAN TROCANDO OS DOCES! O EUGENE E O KAI CONVERSANDO VIA "NHAM, NHAM" E "MACIO, MACIO"!!! E O LICHT QUE LEVOU OS PRÍNCIPES À CIDADE?

GENTE, EU VOU TER UM TRECO!
É TÃO BONITINHO QUE DÓI!

Haine, você transformou os filhos do Viktor... NO VIKTOR QUANDO AINDA ERA UM PRÍNCIPE!

PUTA MERDA, MANO!
O REI CUZÃO APARECEU NO FINAL DO TREINO SÓ PRA DAR AQUELA DOR NO CORAÇÃO DE TODO MUNDO!

Ô, Haine... AJUDA! FAZ ALGUM MILAGRE!

MEU.
DEOS.
MATOBA.

LEONHARD SE PRONUNCIANDO CONTRA O REI DE ROMANO!
DIZENDO QUE OS FILHOS DELE SE ESFORÇARAM E TREINARAM MUITO PARA O BAILE QUE VAI ACONTECER NO PRÓXIMO DIA! LEONHARD, SEU DOOOOOOIDO!
OLHA A ZICA DIPLOMÁTICA VINDO!

OS PRÍNCIPES DE GLANZREICH DEFENDENDO OS DOOOOOOOOOOIS!!! MANO DO CÉU, ALGUÉM ME ACODE!!!

Eu meio que esperava exatamente isso, os príncipes não indo contra o pai. Comento mais depois, prometo.

HAINE ENSINANDO A IMPORTÂNCIA DA AMIZADE!
HAINE, SE UM DIA TE CRITIQUEI, PODE SABER QUE EU ESTAVA COMPLETAMENTE ENGANADA! AINDA QUE EU DUVIDE QUE TENHA TE CRITICADO!

Ah, o nome do irmão mais velho e chato do quarteto é "Eins". "Ernesto" é o conde desgracinha.
E esse rei Viktor bom de lábia? Quase chamando-o para negociar as nossas dívidas... Vai que cola com os credores, né?
JESUS, O 3D DOLOROSO MISTURADO COM 2D LINDO NESSE BAILE DÓI NA ALMA.

MENINO, EU NÃO VOU CHORAR COM ESSE FILME NÃO! QUEM VOCÊS PENSAM QUE EU SOU? OS IRMÃOS ESCOLHERAM CANTAR OLHANDO UM PARA O OUTRO E EU JÁ ESTOU SEGURANDO ESSA REPRESA DE LÁGRIMAS NOS MEUS OLHOS!

PELO AMOR DE DEOS MATOBA, VOCÊS NÃO COLOCARAM O ELENCO DO MUSICAL PRA DANÇAR NO FINAL DO FILME! ISSO NÃO É POSSÍVEL!!!

Pois é, sociedade, terminei o filme.
Não sei o que escrever e nem o que pensar... Estou aqui jogada na frente do computador, contemplando o teclado.

MUITOS SENTIMENTOS, MUITAS CONSIDERAÇÕES E... 12 prints que diminuí para 10. Não é aquele avanço, porém... Se trata de um filme, logo, possui alguns privilégios nesse quesito.

Então... VAMOS COMEÇAR PELO ELENCO DE DUBLAGEM!

As novidades aqui são justamente o Shougo Sakamoto e o Shouhei Hashimoto... que eu acertei quem dublavam! E olha que faz tempo que vi vídeo do Hashimoto em peça teatral... Santos Akutagawa e Hiei que me deram a referência auditiva.

O príncipe Ivan é dublado por Shouhei Hashimoto.
O príncipe Eugene é dublado por Shougo Sakamoto.

Curiosamente, do quinteto principal, o Yuuto Adachi é o que mais teve participações em animes.

E é interessante como mesmo não sendo dubladores há muito tempo, todos eles desempenharam muito bem os seus papéis. Não dava para dizer que eram novatos, principalmente o Sakamoto e o Hashimoto que participaram neste filme.

Só me incomodou bastante a voz esganiçada do Daisuke Hirose durante seu discurso para chegar ao coração do Ivan.
 
A abertura é "Parallel na Kankei" cantada pelo Shougo Sakamoto e o encerramento é "Tomodachi Ijou x Teki Miman" do P4 with T (Princes Four with Teacher - Os quatro príncipes de Glanzreich e seu tutor, no caso, seus respectivos dubladores cantaram a música).

Bom, leitor, chegou aquela fatídica hora, não tem mais como fugir... preciso fazer a análise.

Vamos começar pelas reclamações: o 3D doloroso.
Não sei se foi o orçamento, o tempo de produção ou simples escolha da equipe, mas o 3D estragou boas cenas, como a dos minutos finais. Aqueles modelos engessados, terríveis, que remetem a Gibiate e Ex-ARM. Duas coisas que a gente não merecia que existisse.
Eternamente rindo das pessoas achando que o Haine é um pirralho.
Outra coisa que me atordoou muito foi a escolha das tomadas das cenas.
Zoom específico em lugares nada a ver, mostra os personagens, zoom nos personagens, afasta para plano aberto, plano mais fechado nos personagens, zoom de novo, zoom específico em lugares nada a ver, plano aberto... e por aí vai.

Pareceu uma tentativa de transformar o anime em filme live-action.
Os cortes são razoavelmente parecidos com o que se vê em filmes com atores reais. Não lembro se a temporada também foi tão bizarra assim, contudo, o longa-metragem contado dessa forma ficou estranho, confuso e deu dor de cabeça.

A arte continua belíssima, não tenho nada de mal a dizer dela, apenas elogiar.
 
Agradeço muito o fato do Conde "Ernesto" Rozenberg ter participado pouco.
Além de ter nome de um dos vilões de Êta Mundo Bom! (Globo), me pergunto quando vai morrer a influência dele em cima do Eins.

Tirando alguns cenários 3D que também foram parte do estrago desse filme, tudo correu muito bem, inclusive a trilha sonora com os príncipes cantando no coral.

Descobrimos o motivo do rei de Romano não querer entretenimento em seu reino: uma bomba foi posta num baile e acabou fazendo vítimas. No entanto, depois de ver seus filhos voltando a ser os "Anjos de Romano", acabou aceitando que talvez hajam outras opções.

Aliás, o roteiro segue o esqueleto da "Jornada do Herói", por isso era esperado que a dupla de príncipes acatasse as ordens do pai depois do último treino do coral. Junta o medo, principalmente o de decepcionar, com a impressão de que nada pode ser mudado, resultando na desistência de Ivan e Eugene.

O importante é que os príncipes de Glanzreich, daquele seu jeito ainda bem truncado, mostraram que já tinham sido cativados pelos garotos. Afinal, passaram todos por maus bocados até chegarem num momento de respeito mútuo.

Sem falar que mesmo tendo certa diferença de idade, os príncipes encontraram semelhanças e amizade uns nos outros. Aquilo foi tão fundo no coração dos rapazes do reino Romano, que não puderam simplesmente voltar para casa. Já estavam ligados, compartilhando as mesmas histórias e emoções.

E foi ainda mais lindo quando os irmãos deixaram de olhar para o pai severo e que lhes causava insegurança e receio, e começaram a cantar olhando um para o outro.

Acredito que muito mais do que uma disputa pelo trono (como acompanhamos na temporada do anime), é importante a relação de irmãos e vimos ali o apoio que o Ivan deu para Eugene soltar a voz, sendo recompensado na hora do coral.

É bem verdade que um rei precisa pensar em como pode proteger seu povo, só que também precisa aprender a desenvolver os dons que possui.

Acho que foi essa percepção que fez com que o rei Viktor, depois do Eins, fosse um pouco mais maleável com os quatro filhos mais novos. É sempre hilário quando ele tenta incluir o primogênito em atividades mais tranquilas, como seria... PARTICIPAR DO CORAL COM OS IRMÃOS!

ISSO, se eu tivesse dinheiro, PAGAVA PARA VER!
EINS E SEUS QUATRO IRMÃOS DOIDINHOS CANTANDO PRA VALER!!!
E o Conde Rozenberg jogado em algum vulcão por aí.

E, rei Viktor, conte comigo para tudo, inclusive fazer piadas idiotas com a idade do Haine, pois eu sempre rio.

Chegou vivo até o final, leitor? Terminou a pipoca e a bebida?
Dessa vez nem se deram ao trabalho de investir em cenário, tacaram os rapazes num fundo verde/azul e só foram trocando as imagens...
Bom, eu altamente recomendo que você leia as minhas análises de Oushitsu Kyoushi Haine (ou "The Royal Tutor") com um adendo: fiz análise do clipe da música de encerramento com os atores-dubladores e acho que você poderia dar uma olhadinha, só pela zoeira.

Foi uma ótima experiência assistir mais um filme para o Carnaval e de um anime que me divertiu muito na época da estreia.
 
Joga confete e serpentina que a marchinha de Carnaval no Kimono Amarelo é regada a muito anime! Acompanhe o #CarnaKimono comigo!
 
Nos vemos amanhã com... um anime da programação normal do blog! Ainda lembram de The God of Highschool? Então... hehehe

Por Kimono Vermelho aquela que adoraria ficar neste palácio por uma semana só para dar um rolê com essa turminha doida... e fazer piada ruim sobre a idade do Haine - 14/02/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/