quarta-feira, 24 de julho de 2019

Hitoribocchi no Marumaru Seikatsu #06 e #07

SEGUNDA DOBRADINHA COM PROTAGONISTAS QUE TÊM ANSIEDADE SOCIAL, TIMIDEZ EXTREMA E PROBLEMAS PARA SE RELACIONAR COM OS OUTROS!

É tudo um bando de pãozinho de ló e tenho dito!

Há uma hora vimos como anda o cotidiano de Subaru e Haru, e agora vamos ver se Hitori Bocchi vai conseguir fazer amizade com o resto da classe!

Nos episódios anteriores... a nossa protagonista que carrega o estandarte da fofura e da ansiedade social, acabou sendo surpreendida com uma colega estrangeira que adora ninjas e confundiu a fofuchinha COM UMA! Além disso, vimos como é a fantástica vida da pobre coitada da Aru. Com um bônus zoeirento de 7 a 1!

Por qual motivo você faz minha filha sofrer, Kai?

Hitoribocchi no Marumaru Seikatsu
6º episódio
Quem nunca, não é mesmo? E isso que a gente no Brasil ainda consegue dar jeitinho...

Opinião: Assim como o escritor e sua gata tsundere, Bocchi também retorna UMA SEMANA DEPOIS para dar o ar de sua FOFURA PARA A MAMÃE!

E quando eu achava que essa pequerrucha bochechuda esquentaria por um bom tempo o banquinho de CAÇULINHA DA FAMÍLIA, eis que surgem os irmãos Kamado!

Agora são um total de VINTE E CINCO FILHOS e muito amor para dar, leitor!!!

Prosseguimos com o esquema "surta, escreve e depois analisa". Aliás, melhor fincar como o novo padrão do blog, já que não pretendo retornar ao antigo. O custo-benefício não compensa.

Bom, chega de introdução, porque a linguiça do churras a gente garante NOS SURTOS!

Fico me perguntando se vocês ainda lembram desse negócio de "linguiça do churras"... Sabe, "encher linguiça", "linguiça do churras"? Sei que fiquei um tempo de hiato, MAS NÃO ME ESQUEÇAM, POXA! E muito menos as minhas piadas ruins!

A Bocchi tentando invocar a febre para faltar na escola!
NÃO POSSO ACHAR ESSE BEBÊ ADORÁVEL FAZENDO COISA ERRADA! NÃO POSSO! COMO FAZ PRA NÃO AMAR ESSA BEBÊ?

Ahhhhh... O título se refere ao haiku na parte 5-7-5!
ESSA EU PEGUEI SEM PRECISAR DE EXPLICAÇÃO!
E só depois de ver as galinhas conversando.

Pausei.
As galinhas estão mesmo conversando?

AS GALINHAS ESTAVAM CONVERSANDO!
E COMO UMA CACAREJOU DIFERENTE, A OUTRA PERGUNTOU SE ELA ERA MESTIÇA! AS GALINHAS CONVERSAM! MEU DEOS MATOBA, QUE ANIME LINDO E QUE TAMBÉM PRECISO MARATONAR DURANTE AS FÉRIAS!

Nako levou uma hora para escrever seu haiku, enquanto a Bocchi levou três minutos.
Bocchi, não foi isso que eu te ensinei não. Está confundindo as coisas, bebê!
BOCCHI, QUAL FOI O MÉTODO QUE MAMÃE ENSINOU PARA NÃO FICAR NERVOSA EM PÚBLICO, SE MAMÃE TAMBÉM TREMIA FEITO VARA VERDE NA ÉPOCA DA ESCOLA?

BOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOCCHI, SUA MÃE É UMA ESTÚPIDA!!!!!!!

Sim, eu sou a mãe da Bocchi. Algum problema?

Certo, terminei o episódio e estou com coração quentinho por causa de tanta fofura. EU MEREÇO ASSISTIR ESTE ANIME PARA AFOFAR MINHA MENTE e de quebra fazer post para o blog. ISSOS AQUI É UMA BÊNÇÃO PARA O MEU CÉREBRO!

MANO DO CÉU, COMO EU AMO HITORIBOCCHI!

O episódio teve duas partes: Bocchi apresentando o haiku e as despirocações da professora mais a nota da Nako.

Que bonitinho a mãe da Bocchi (aquela que nunca aparece na série) dando dicas para a filha se movimentar e assim evitar as cãibras, e imaginar que as pessoas são batatas.

É a segunda ou terceira vez que vejo algo relacionado a essa dica aí em animes e mangás. O japonês não tem medo de batatas? A sensação de imaginar que são batatas dá fome e assim distrai o tímido?

Quem não tem medo de batata, nunca tentou fritar algumas. huhuhu

A minha sugestão, que sempre funcionou comigo, é olhar lá para a parede do fundo da sala, afinal, você verá os seus colegas na visão periférica, mas sem prestar atenção no rosto deles e assim evitar qualquer constrangimento.

Ajuda ainda mais se você tiver algum problema de visão. *os meganes piram*

E mais uma vez em Hitoribocchi os tímidos se sentem representados pelo pavor da protagonista, que acaba botando os bofes para fora por conta do estresse.

E o haiku dela era tão bonitinho, poxa...

Mais gracinha ainda é a Bocchi comentar sobre como a Nako é gentil e que gostaria que o mundo fosse lotado de pessoas assim.

Concordo. Nada melhor do que apoio e carinho para sobreviver um dia por vez.
Quem dera se as pessoas fossem batatas... Machucariam menos.
E é interessante perceber que, mesmo tendo feito mais duas amigas, a menina parece mais apegada a ela do que as outras. Ainda que em outra oportunidade a protagonista tenha mostrado preocupação em não poder voltar para casa com a Aru, fazendo assim a vice-presidente da classe FALTAR NO CLUBE.

Gente, nos animes de esportes a Aru já teria sido mandada embora de lá.
Sério, o pessoal é muito noiado com participação, engajamento e competições!

Daí passamos para a professora que poderia muito bem ser chamada de "coitada", pois não consegue superar esse medo irracional de uma aluna QUE NEM DELINQUENTE DE VERDADE É!

Nako é o puro docinho de coco!

Bom, a gente espera que isso mude... até o final do ano, uma vez que, DUVIDO QUE ISSO ACONTEÇA ATÉ O FINAL DA TEMPORADA! ALIÁÁÁÁÁÁÁS... SEGUNDA TEMPORADA DE HITORIBOCCHI, ONDE ESTÁ VOCÊ?

A cerejinha do sundae é a conversa que a professora tem com a Sotokatop, FAZENDO-A VIAJAR NA MAIONESE ACHANDO QUE A BOCCHI É LÍDER SECRETA DE UMA GANGUE!

Miga, só se for da Gangue dos Tímidos, né?

Essa professora, ela deve ter passado maus bocados quando estudava, né? Ou vai ver os outros professores botaram pilha na coitada...

Quanto a Nako...
Acho divertida a hora que elas brincam com o nome da menina e a nota que ela tirou. Os japoneses gostam bastante dessas brincadeiras com palavras, como pode ser visto mais diretamente em Shirokuma Cafe (Studio Pierrot).

E muitos nomes de personagens também apresentam significados. Dei um exemplo do próprio Hitoribocchi no post anterior.

Nako e niku (carne).
Coisas bonitas de se admirar além dos olhos do character design: a gentileza da Nako.
"Ah, Kimono, entendi foi nada dessa brincadeira" - Não tem problema, leitor, essa é uma das poucas coisas que eu posso te explicar sem chorar por não saber.

Na (7) ko (5) - Sete é dito "hachi" ou "nana". Cinco é "go". Por isso que as meninas esperavam que a colega tivesse tirado 75.

Ni (2) ku (9) - Dois é dito "ni" e nove é "kyuu" ou "kuu". A nota da prova foi 29.

No Japão às vezes eles dão uma adaptada na pronúncia para ficar mais fluído, como seria o caso do nome Nakagawa (中川).

A leitura seria "Nakakawa". E como você pode reparar, a pronúncia fica quebrada. Por isso opta-se por "NakaGAwa".

Não me perguntem a razão, eu apenas teorizo.
Alguém que estude a fundo o idioma ou faça faculdade de Letras com especialização em japonês deve saber. Desculpa.

E COMO A GENTE NÃO AMA E NÃO DESEJA PROTEGER A PEQUENA BOCCHI? ELA FEZ UM CADERNO COM ANOTAÇÕES PARA A AMIGA ESTUDAR! E AINDA VEIO COM ESSA HISTÓRIA DE ESCOLA DAS RISADAS!!!

Quem nunca foi tímido jamais irá entender as coisas que a gente cria sozinho e adoraria compartilhar com o mundo! Por isso que agora você está lendo este post, SIMPLESMENTE POR TER CAÍDO AQUI DE GAIATO!

Ah!
Neste sexto episódio o encerramento foi diferente! Ele teve o hino da escola imaginária da Bocchi: "Bakushou Bocchi-juku Kouka" cantado pelas dubladoras da Bocchi, Nako, Aru e Sotokatop.


Hitoribocchi no Marumaru Seikatsu
7º episódio
Sim, filha, o mundo é cruel. MAS VOCÊ JÁ VIU AS PESSOAS? ELAS SÃO PIORES AINDA!
Ei, leitor. Você mesmo. Não tenha o mesmo comportamento da minha neném. A felicidade é um luxo que devemos sempre nos dar. Seja feliz e encha seu coração de alegria!
Opinião: Espera. QUE DIA É HOJE, BOCCHI? 19 DE JULHO?
Eita que mais um pouco e eu poderia ter escrito o post NESSA DATA!
Pena que já se passaram três dias... PERDI UMA OPORTUNIDADE QUE EU NÃO FAZIA IDEIA QUE TINHA!

Muito bem, começamos com a minha pobre filha tendo pesadelo com a Kai dizendo que não vai mais ser amiga dela, pois a menina não conseguiu fazer amizade com a classe toda até o final do Ensino Fundamental 2.

Gente, a menina ACABOU de começar esse período, ELA AINDA TEM TEMPO!
ACAAAAAAAAAAAAAAAAAAALMA, BOCCHI! MAMÃE ESTÁ AQUI!

Bocchi desesperada para fazer amizades, pensando em como cumprimentar as pessoas com alegria e reparando que das três amigas que fez, nenhuma vez foi ela que começou a conversa.

A vida, ela está complicada para a Bocchi.

Primeira tentativa: ia falar com a amiga da Aru e acabou fugindo.
O plano era: cumprimentar alegremente.

Segunda tentativa: fazer com que uma menina do comitê disciplinar notasse que ela estava sem o laço e ser amigável, fazendo o primeiro contato.
Esse era o plano... Só não contava com a rigidez da colega, que deu bronca na coitada.

A VIDA, ELA NÃO TÁ FÁCIL PARA A BOCCHI!

As meninas na piscina e... a Nako não sabe nadar!!!

E TERMINEI O EPISÓDIO! YAAAAAAAAAAY!
"YAY" nada! MINHA FILHOTINHA CUTI-CUTI FICOU CHORANDO, PORQUE O JAPÃO, ELE NÃO É JUSTO COM OS SENTIMENTOS DE NINGUÉM!

Bom, a gente fala disso depois...
Retornemos aos primeiros minutos.
Bocchi e sua eterna falta de senso comum... E PENTEADO FOFO!
Você aí, reclamando que as férias estão acabando, JAPONESADA SÓ TEM DUAS SEMANAS DE FÉRIAS EM JULHO! E O RESTO É TRETA! Até de sábado o pessoal tem aula E CLUBE!

Enfim...
Começam as férias de verão e não acabam as preocupações da Bocchi, que ficou tão mexida com o sonho que acha QUE NÃO PODE SE SENTIR FELIZ E QUERER PASSEAR COM AS AMIGAS!

MAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAANO! EU PRECISO DAR MUITO AMOR, CARINHO E ABRAÇOS NESSA NENÉM! ELA TEM QUE DEIXAR DE SOFRER TANTO! NÃO PODE!

E mais uma vez o nosso trio de "delinquente que não é delinquente", a "coitada" e a "aprendiz de ninja" fazem com que a protagonista relaxe e pense nos passeios como treinamento para conseguir enfrentar melhor a timidez!

Gente.
Está faltando aquele calorzinho de amor e carinho na sua vida? O dia foi difícil? Está com um mau humor que bate na esquina? Dá uma chance para esse anime e enche seu coração com tudo que há de melhor!

E se mesmo assim não resolver: come alguma coisa, que esse vazio pode ser fome.

E se mesmo assim não resolver... Procure alguém para conversar, seja de forma profissional ou um bom amigo. A gente não merece viver numa pilha de nervos por tanto tempo. Cuidar da sua saúde psicológica e emocional é muito importante!

Férias de verão pedem... ISSO MESMO, LEITOR! O TÍPICO EPISÓDIO DE PRAIA OU PISCINA! Tudo para que o espectador se deleite com desenhos usando roupas de banho!

E aqui vemos Bocchi e Sotoka usando o maiô da escola.
FILHA, POR QUE NÃO ME CONTOU QUE NÃO TINHA ROUPA? MAMÃE IA COM VOCÊ COMPRAR!!!

A grande descoberta do dia é o medo que a Nako tem de água por não saber nadar. Esforçada, Bocchi, que quer se sentir útil para a amiga, tenta ensiná-la.
Tudo o que eu nunca quis ver ERA O MEU BEBÊZINHO CHORANDO E COM DOR NO KOKORO!

Depois disso o passeio vai para os famosos karaokês japoneses!

Tudo ia bem até a Bocchi encontrar a Kai e a menina agir de forma fria com sua querida amiga de infância. Tudo para termos as duas chorando e... vomitando. Uma bem longe da outra.

Se tem algo que me irrita nesse comportamento japonês é achar que mantendo distância ou não dizendo nada quando é preciso, faz bem para o amadurecimento do outro.

Claro que as pessoas precisam aprender a serem mais independentes, porém, há diversas outras maneiras de fazer isso acontecer. Não custava nada a Kai se apresentar e aliviar o coração da Bocchi, afinal, ELA CONHECE A GAROTA E SABE DE TODOS OS PROBLEMAS. Então tudo o que uma pessoa normal deveria fazer é, no mínimo, cumprimentar pelas conquistas e reforçar o objetivo.

Só isso, com certeza já serviria de alívio da pressão que a protagonista tem passado.

Sabe aquela frase sobre não sabermos o que o outro passou e por isso mesmo procurarmos ser gentis? Isso nada mais é do que a síntese da empatia e do respeito.

Não precisava se derreter pela amiga, bastava manter uma postura firme.

Bom, Japão, né? O QUE ESPERAR DESSE JAPÃO QUE SÓ TEM ME FEITO PASSAR RAIVA EM 2019 COM SEUS COMPORTAMENTOS PROBLEMÁTICOS?

Vou me candidatar para ser coach sentimental lá.
Se ninguém aplicar os meus conceitos, pelo menos garanto uma graninha extra. hohoho
Por que, OVOS DE GALINHA A R$ 10, ELA TE ODIARIA, KAI? POR QUÊ?
Esse anime foi assistido na Crunchyroll.

Nos vemos no próximo post de Hitoribocchi no Marumaru Seikatsu!

Por Kimono Vermelho aquela que quer apertar as bochechas da filha MAIS BOCHECHUDINHA E TÍMIDA DA TEMPORADA - 24/07/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/