quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Tsurune: Kazemai Koukou Kyuudoubu #11 e #12

PENÚLTIMA DOBRADINHA DE ANIMES DE ESPORTES!
PENÚLTIMA DOBRADINHA DE YUUTO UEMURA!!!

Da próxima vez que Tsurune e Kaze ga estiverem juntos, iremos nos despedir do anime de arquearia...

Nos episódios anteriores... pressionado pela conversa que teve com Shuu nas preliminares do campeonato estadual, Seiya vai sendo levado ao seu limite até que explode com Masaki e deixa Minato no vácuo. Sem o presidente do clube, o quarteto vai pensando numa maneira de relaxar e se preparar para o campeonato que está por vir!

Qual é a sensação de chamar o Kaitinho pelo primeiro nome sem honoríficos e quase não sair vivo depois disso, Minato?


Tsurune: Kazemai Koukou Kyuudoubu
11º episódio
Japoneses de anime dando conselhos que japoneses reais não usam...
Opinião: Pois é, leitor. A gente piscou e a temporada de Tsurune já passou!
Dá para dizer que foi um dos raríssimos animes do Kyoto Animation que eu assisti até o final... e o único que eu realmente gostei.

É por acaso o quarto anime de esportes que acompanho loucamente e com certeza um bom título para o Kimono de Ouro de 2019.

Bom, por enquanto Tsurune não acabou no blog, então vamos deixar essas considerações mais "derradeiras" para o final.

FALEMOS DE FILHOS, LEITOR!
Acabei não conseguindo falar sobre isso nos posts passados, então vou aproveitar a deixa para fazer isso agora.

Até o episódio do Seiya dando o seu show de raiva, eu queria adotar todas as crianças do clube de arquearia da Kazemai, depois daquilo revi meus conceitos.

Tenho duas certezas nesse anime: Ryouhei e Minato são bebês que merecem ser protegidos e o Kaito Ishikawa é sempre uma ótima escolha para dublar moleque revoltado. Ele tem esse timbre de moleque revoltado e de certinho intenso. hohoho

Pois é, leitor, trouxe para a minha família, que já não era pequena, mais duas lindas crianças fofas: Ryouhei Yamanouchi e Minato Narumiya.

Quanto mais o tempo passa e os animes vêm chegando, mais eu aumento a quantidade de crianças fofas que eu cuido e protejo.

Linguiças enchidas e churras do final de semana garantido, então é hora de comentar sobre as dores, sofrimentos e alegrias que um anime de esportes pode proporcionar na vida de uma pessoa!

Este episódio é um turbilhão de emoções para o espectador e para os personagens. Mas também é querer o que com um episódio em que a gente vê o Seiya ATOLANDO O UDON DELE COM PIMENTA? E, PIOR, EM PÓ!

Eu queria ver o nível de insanidade desse menino pegando aqueles molhos de pimenta que a gente só consegue manipular com uma roupa apropriada e uma máscara de proteção que nem as de soldadores!

Bom, já dizia o sábio: "Passarinho que come pedra, sabe o c* que tem".

Basicamente aqui tivemos uma espécie de saga do Masaki em tentar fazer as pazes com o seu passado para entender o que pretende fazer no futuro.
COITADO DO MINATO CRIANÇA, POXA! Dá um desconto, minha senhora!
Depois de falar com o Tio Morioka, o dono da loja de artigos para kyuudou e a professora Saionji, o técnico da Kazemai foi levado a ir até o fim no seu desejo de saber mais sobre o próprio avô.

Acabamos descobrindo que quando ele teve pânico de alvo, Yasaka o questionou sobre gostar de arquearia e até disse palavras duras, sobre como o sentimento dele era fraco e lhe faltava treino.

Desconfio que, por ser um homem muito rígido e bom no esporte, ele não conseguia ver um descendente seu tendo um problema desses. Era como se algo estivesse errado, como se o pânico do alvo atingisse apenas os outros.

Quando a Saionji diz que o avô do Masaki ia muito além do papel de instrutor que ele conhecia, ela revelou que o homem contava várias coisas para Osone, que também era um sacerdote e o tal senpai amigo e rival citado pelo Tio Morioka.

Pela visão do Masaki, saber que o Yasaka ia até Aomori (província próxima à Hokkaido) para ajudar o amigo com alguns rituais, foi surpreendente.

Vou ter que chover no molhado?
Vou ter que descer a caixa d'água para tomarmos banho como se fosse piscina.

É a famosa e muito batida falta de diálogo entre os japoneses.
Cansamos de ver em animes personagens com a mesma personalidade do Yasaka: aqueles que são rígidos por amarem, respeitarem e esperarem demais de alguém.

Provavelmente o avô queria que o Masaki seguisse com o seu legado e fosse um grande arqueiro. E a relação dos dois começou a desandar quando a visão que ele tinha do neto não era a mesma que ele projetava. A frustração foi resultado da falta de diálogo e empatia entre os dois.

Pressionado, o atual técnico da Kazemai cortou relações com o avô e saiu de casa. Ele parecia ter mais ou menos a idade do Minato quando desenvolveu o pânico de alvo.

Yasaka acabou falecendo quando o rapaz já tinha seus vinte anos, segundo as informações que a Saionji nos deu durante a visita do Minato e do Masaki.

O neto chegou a ir no funeral, mas desistiu de entrar.
Vemos nele o arrependimento de não ter sentado para conversar e feito as pazes enquanto tinha tempo. Aliás, segundo o que deu para entender, o Masaki foi adiando esse encontro, pensando que o dia certo chegaria, quando na verdade ele só precisava agir.
Talvez o Masaki não tivesse conhecido outra pessoa com pânico de alvo até encontrar o Minato...
Na minha família sempre se diz"Faça tudo para a pessoa enquanto ela estiver viva, porque depois que morre, não adianta mais".

É o mesmo arrependimento que o Minato carrega e usa como argumento para convencer o técnico a procurar Osone e conversar sobre o avô.

Sobre a conversa depois da hora do almoço que um dos meus mais novos filhos escutou, foi interessante ele botar para fora quando o Seiya deu aquela pressionadinha básica.

ALIÁS, SEIYA É QUE NEM A TOMOYO, A SAKURA VAI LÁ E CORTA DOIS CENTÍMETROS DE CABELO E A MENINA NOTA! É o Minato olhar mais de dois segundos para uma pessoa, que o Seiya já fareja alguma coisa.

Voltando a conversa da duplinha, eles ficam pensando se o ritual das dez mil flechas não tem a ver com essa "vingança".

Na verdade ela vem depois.
O Masaki contou para o Minato, na parada da viagem de volta, que o plano era atirar dez mil flechas para desistir do kyuudou. Só que o menino apareceu e falou sobre o pânico de alvo e isso mexeu com ele.

Na época que tinha saído de casa, ele tentou outros treinamentos e com o tempo foi melhorando. Com a morte do avô e a oportunidade perdida de falar como ele tinha aprendido a lidar com o pânico, seus tiros acabaram atingindo uma precisão assustadora. Resultado do vazio que ele sentia.

Pelo que dizem na arquearia, o ato de atirar dez mil flechas significa se preparar para tomar alguma decisão muito séria ou realizar algum desejo.

Quando o Tio Morioka procurou o Masaki para que ele se tornasse técnico da Kazemai, ele pensou que poderia de "vingar" do asendo um instrutor melhor, que não usasse a mesma metodologia rígida.

Com o passar do tempo ele deixou de ter certeza sobre a vingança e até pensou que talvez estivesse errado.

A incerteza do Masaki acabou gerando entre o quinteto de garotos a discussão sobre maturidade que tivemos no post passado. De que não existe um botão que torna alguém em adulto e que o amadurecimento vem com o tempo.

Legal mesmo é alguém perguntando sobre o Tio Morioka e o Seiya dizendo que não dá para comparar, afinal, ele é um monstro.

FAMÍLIA MORIOKA, MELHOR FAMÍLIA!!!

E acho que sei outro motivo pelo qual Seiya odeia o Masaki: os dois são obcecados por alguém. O primeiro pelo Minato e o segundo pelo avô.
É melhor resolver tudo que precisa ser resolvido, antes que seja tarde mais.
Mas certeza que o motivo mais forte foi o técnico ter feito o amiguinho dele voltar para a arquearia, quando ele mesmo tentou e falhou miseravelmente. Seiya tem cara de ser rancoroso. hohoho

E que gracinha os meninos estimulando o Masaki a viajar para participar do nosha no santuário do Osone e aproveitar para conversar sobre o avô... mesmo a viagem acontecendo na véspera do início do campeonato.

Estaria tudo bem se NO DIA da competição, o senhor Nakazaki, dono da loja de artigos para kyuudou, não viesse com a pior notícia no pior cenário.

Ok, a pior notícia no pior cenário seria o mozão morto, porém...
De qualquer forma foi chocante quando souberam que o Masaki não apareceria por ali tão cedo, uma vez que tinha sofrido um acidente enquanto dirigia.

TURO BÃO PARA A KAZEMAI, HEIN?

Tsurune: Kazemai Koukou Kyuudoubu
12º episódio
Essas meninas são uma bênção nesse clube de arquearia da Kazemai!
Opinião: Bom, leitor, estou avisando durante esta semana em boa parte dos posts (isso que é a memória de não ter certeza) que essas serão as últimas análises de anime ANTES DE COMEÇARMOS OS TRABALHOS DE CARNAVAL e também do hiato pós-feriadão.

Entre o final de março e o começo do abril, pela minha previsão, a gente volta com a programação normal.

Dito isto, vamos falar sobre como os oito membros do clube de arquearia da Kazemai receberam a notícia do acidente.

Na verdade, eu queria saber como ficou o coração das pessoas que tiveram que esperar UMA SEMANA para se tranquilizar ao descobrir que o Masaki está bem, consegue falar e andar sem problemas.

E só relaxamos de verdade no final do episódio, quando o seu irmão fotógrafo vai conferir o resultado do dia.

Melhor mesmo são os adolescentes praticamente imobilizando o Ren para falar com o Masaki no telefone.
É o Minato, Nanao e o Kaito segurando o Ren. O Ryouhei parece que está fazendo errado e o Seiya não faz muita questão. ESTOU SÓ OS PRANTOS!
MAS, GENTE, VOCÊS AMAM MESMO O TÉCNICO DE VOCÊS, HEIN?

Voltando ao início, quando tudo ainda estava caótico, a Kazemai precisou respirar fundo e passar pelo dia de competições com os sentimentos à flor da pele.

Como os garotos estavam focados no desespero, a Seo teve que respirar fundo e fazer o seu melhor na competição individual. Falando nisso o Nanao também não tinha passado na individual masculina? Como que ele também não foi disputar?

Eu sei, às vezes me apego a cada detalhe estranho...

E como as mulheres desse clube são PORRETAS!
Foram elas que tiraram os garotos do transe do desespero e colocando-os no seu devido lugar!

Eu fiquei só os prantos com essa meninas!!!
Aquele momento que faz todo sentido o Seiya comer pimenta.
E AINDA JOGARAM NA CARA QUE ELES IGNORARAM A COMPETIÇÃO DA SEO PARA FICAREM PROCURANDO NOTÍCIA NO CELULAR E VIVENDO O REDEMOINHO DE ANGÚSTIA.

Depois disso só o Seiya para dar um "ACORDA, DESGRAMA" no Minato, que estava assumindo uma culpa que não é dele, só por ter incentivado o Masaki a viajar.

SEGURA A ONDA, MINATO, QUE ELA NÃO É DE SURFAR, É SÓ MAROLINHA!

A competição em grupo foi divivida em duas partes com vinte tiros cada.

Eles receberam das mãos do senhor Nakazaki faixas verdes, um pedido do técnico antes de viajar para que o grupo recebesse talvez como um amuleto ou símbolo de concentração.

Nos primeiros vinte tiros, estavam ainda muito abalados. Nos próximos vinte, Kaito sugeriu que pensassem nos ensinamentos que Masaki tinha dado.

O intuito era de "trazer" o técnico para o ambiente, mesmo ele não estando lá fisicamente.

O resultado foi caótico e com tiros "estranhos".
Normalmente a gente fica com medo quando TEM ALGUÉM ATRÁS da gente.
A verdade é que o grupo passou RAAAAAAAAAAASPANDO e acabou empatando no oitavo e último lugar com outra escola.

Durante os tiros que ainda decidiriam se a Kazemai iria para a final ou não, o Minato comentou sobre estar com medo e até errou a flecha, dando a entender que o pânico de alvo tinha voltado com tudo.

O que ele compreendeu com aquele medo foi a posição que ocupava como atirador e o que realmente era importante ali.

Enquanto no Ensino Fundamental ele era o omae e tinha nas suas costas o Seiya e o Shuu que lhe davam segurança para atirar, ali no Ensino Médio ele era o ochi, o último. 

Quebrando a cabeça para entender o significado da escolha do técnico, ele acabou percebendo que a resposta estava debaixo do seu nariz.

Lembram quando ele falou sobre escalar montanha e que mesmo ninguém puxando o outro pela mão, todos de alguma forma escalavam juntos?

Pois é, o sentido de grupo mesmo com uma atividade tão individual. Que não depende exatamente de um movimento de ligação durante uma partida entre os membros, como acontece com vôlei, futebol ou basquete.

No entanto, era preciso que ele visualizasse os companheiros, olhasse para frente e deixasse de se focar apenas no alvo. Depois que ele percebeu que poderia se livrar daquele medo, um tiro certeiro furou o alvo.

Agora com um milagre em mãos e disputando a última vaga para a final, eles precisavam retomar a rotina de acertos e foi por isso que o Minato protagonizou uma QUASE PORRADA entre ele e o Kaito.

Aliás, mais para o Kaito querendo encher a cara dele de TAPA.
Teria Minato o gênio suicida do Menino Brócole de Boku no Hero Academia?
A cena serviu para que eles se igualassem e por conta disso se unissem. 
Então está aí a importância de se chamarem pelo primeiro nome e esquecessem os ensinamentos pontuais do Masaki, pois eles estavam vivos em cada tiro dado por eles.

Foi uma quebra de tensão que acabou dando ao grupo a ÚLTIMA VAGA para a final!

Esse anime foi assistido na Crunchyroll.

Nos vemos no último post de Tsurune: Kazemai Koukou Kyuudoubu!

Por Kimono Vermelho aquela que já está com saudades de um dos mais gostosos animes de 2018/2019 - 20/02/2019

2 comentários:

  1. Oi, olha eu de novo aqui.
    Eu gosto muito das mensagem dessa parte sobre ser um adulto e não adiar o que temos pra dizer as pessoas, espero que aqueles que ouviram a mensagem coloque em pratica. Eu também acho que parte do Seiya não gostar do Masa é porque ele se enxerga nele, a obsessão por alguém, não ter certeza sobre kiudo, estar escondendo algo, embora seja inconscientemente. Tsurune tem umas subtramas muito boas que poderiam ser melhor exploradas se o anime fosse maior, mas em 13 episódios ele foi muito competente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, ve!

      Pois é, Tsurune é um anime que dá aquele gostinho de "quero mais" ao mesmo tempo que termina redondinho em 13 episódios.
      O bom é que ele tem potencial e sempre pode ser explorado em outros momentos.

      Sim, isso e o ciúmes do Seiya com o Minato, né? Hehehehehe

      Obrigada pelo comentário!

      Excluir

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/