quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Muhyo to Rouji no Mahouritsu Soudan Jimusho #01 e #02

Eis que um PLOT TWIST surge e nascem NOVOS BERROS NESTE BLOG!

Lembra de Hakata Tonkotsu Ramens, leitor?
Pois ele agora terá um novo companheiro de REVIRAVOLTA ANIMÍSTICA!

Tudo bem que Hakata apareceu diversas vezes como propaganda enquanto eu estava assistindo outros animes, algo que não aconteceu com Muhyo to Rouji.

Sabe como eu descobri que o anime de MACUMBARIA EXORCÍSTICA estava na lista da Crunchyroll? OBVIAMENTE NÃO FOI PELO POST DE GUIA DA TEMPORADA DE VERÃO!

Aliás, dei uma chamada de atenção pelo Twitter neles quando comecei a assistir loucamente o anime (13/09) e... desde então nada mudou.

Tanto é que no dia em que estou escrevendo este texto, num ensolarado sábado de início de primavera, Muhyo to Rouji ainda constava como disponibilidade desconhecida.
Tem coisa que só printando para acreditar, porque isso me deixou bastante chateada.
Por favor, observem as minhas ênfases nas setas vermelhas desenhadas no Paint!
Resolvi então fazer uns prints para esfregar na cara da sociedade e mostrar toda a minha revolta.

Acho que para introdução, já está bom, né?

Muhyo to Rouji no Mahouritsu Soudan Jimusho conta a história de Muhyo, um executor de Direito Mágico, e seu assistente/secretário/estagiário chamado Rouji. Os dois pegam casos misteriosos que envolvem espíritos malignos, descendo o Direito Mágico neles a pedido do cliente.

Se você é novo no blog: eu sou péssima com sinopses.
Se você já me conhece há mais tempo: existem resumos melhores no MAL e na Crunchyroll. 

Não aprendeu nada como Gegege no Kitarou, Kenji?


Muhyo to Rouji no Mahouritsu Soudan Jimusho
1º episódio
Gente, pelo amor de Deos Matoba, OLHA COMO ELES ESTÃO ESTILOSOS! *lê a legenda* E BEM STALKERS, HEIN? Melhor é o Muhyo dizendo que queria se destacar...
Opinião: Ao contrário do maravilhoso Hakata Tonkotsu Ramens, como adiantei ali em cima, assisti todos os episódios disponíveis de Muhyo to Rouji em DOIS DIAS. Sim, sete episódios em DOIS DIAS.

Então sei do que se trata e já tenho várias considerações para fazer... algumas delas não muito boas.

Acontece que se eu não tivesse POR MUITO ACASO dado uma olhada na lista de vídeos de animes da temporada, muito provavelmente ainda estaria amargando o desgosto de acompanhar apenas DOIS ANIMES no Verão 2018.

Bom, pelo que andei vasculhando, a Temporada de Outubro está AINDA PIOR que a de Verão, então choremos.

Banana Fish, por que só na porra da Amazon Prime? POR QUÊ?

Muhyo to Rouji no Mahouritsu Soudan Jimusho é dirigido por Nobuhiro Kondou, animado pelo Studio Deen, é adaptação de um mangá de mesmo nome e terá doze episódios. Os gêneros, segundo o MAL, são ação, mistério, comédia, sobrenatural e shounen.

Na Crunchyroll você encontrará o anime com o seguinte nome: Muhyo to Roji's Bureau of Supernatural Investigation.

Continua comprido e horrível de decorar, né?

O MAL está bem desfalcado em créditos de dubladores, então já adianto que CHOREI LARGADO quando reconheci uma das vozes e... ainda tem um ALTO PLOT TWIST CARPADO, que nem eu acreditei quando vi.

Mais uma última informação para daí seguirmos direto ao episódio de estreia: a arte deste anime chamou bastante a minha atenção, pois parecia com a de um mangá que li entre os anos de 2010~2012.

Para minha ENORME SURPRESA, o mangaká de Muhyo to Rouji é Yoshiyuki Nishi, o mesmo de Bokkesan. No MAL diz que ele foi assistente de Takeshi Obata, um dos mangakás de Death Note, Bakuman, entre outros.

Bokkesan teve apenas dois volumes e dezoito capítulos que eu li em duas madrugadas. Não lembro muito bem da história, mas a arte ficou bastante marcada. Também me recordo de não gostar de algumas coisas na trama, que se repetiram em Muhyo to Rouji.

O material usado para adaptar o anime começou a ser publicado em 2004, portanto, antes do primeiro mangá que li desse autor (que começou em 2008 e terminou em 2009).

Aliás, a história do executor de Direito Mágico teve dezoito volumes e cento e cinquenta e nove capítulos!

Dito isto, leitor, vamos para o episódio de estreia e as minhas considerações...

Um dos grandes problemas de Muhyo to Rouji é ser MUITO PRESUNÇOSO.
Ele se vende como a última cocada do carrinho quando na verdade é só uma entre muitas.
Ah, as complicadas relações entre os japoneses... Quando não é oito, é oitenta!
A verdade é que se não fosse pela minha memória afetiva com Bokkesan, a surpresa de encontrar esse anime na Crunchyroll e o elenco de dublagem, ele teria sido droppado no primeiro episódio.

Se Deos Matoba escreve de forma compreensível até em linhas tortas, o destino que enviou essa série para mim acabou fazendo milagre. Com alguma facilidade Muhyo to Rouji não passaria da "segunda peneira" neste blog.

Os personagens não são carismáticos e não conseguem convencer, falta um bom argumento para que um espectador perdido na temporada tenha vontade de acompanhar o anime até o final.

O Muhyo em certo ponto pode ser considerado poderoso? Sim. Mas aqui falta timing (por exemplo, quando a Taeko-centopeia joga ele e seu assistente para longe durante uma execução mágica). E o Rouji infelizmente se mostra mais inútil do que realmente é.

Outra coisa que me deixava muito chateada com Bokkesan, e aqui repete a dose, é o uso do fanservice feminino. Já na abertura dá para perceber que vamos ter aquela cota chata de desgosto.

Neste primeiro episódio alguns closes e ângulos de câmera foram sinceramente desnecessários.

Como no MAL um dos gêneros é "comédia", caímos naquele terrível mal de muitos autores japoneses: o assédio e estupro como forma de humor.

Na abertura, o personagem de arquinho aparece apalpando os seios de uma garota que surgirá no próximo episódio. Se eles fossem namorados, isso já seria de muito mau gosto, no entanto, não são.

"Amigos"?
Quando os dois se conhecem, e, sim, isso é spoiler, a menina nunca tinha ouvido falar nele e o primeiro encontro foi exatamente com o cara apalpando os seios dela.

Esse "humor" é constantemente usado num antigo favorito da blogueira: Nanatsu no Taizai. Na falta de criatividade para piadas ou tiradas realmente interessantes, os autores se valem de um humor que tem muitos fãs mundo afora e é totalmente babaca.

Preciso comentar que os homens são educados da pior forma possível desde que são crianças?

Num país que segue um regime patriarcal e que as mulheres ainda são pressionadas a casar e ter filhos o mais rápido possível, não dá para esperar que mais da metade da população já tenha botado a mão na consciência e questionado esse tipo de comportamento absurdo.

Fora isso, todo o "esqueleto" que mantém a história de pé parece ter sido pouco trabalhado e desenvolvido. Principalmente a "fodonice" do Muhyo, que acaba sendo enfiada goela abaixo.

"Gostou? Bem. Não gostou? Caia fora" - Esse tipo de comportamento na história precisa ser muito bem encaixado para não termos um personagem "vazio".

Também achei muito estranha a interpretação do Ayumu Murase no Muhyo.
Lá pelo terceiro episódio eu já estava me acostumando e achando uma graça as risadinhas estranhas e as tiradas malcriadas. Aliás, a impressão que tive, já que assisti os dois episódios numa só madrugada, é que a estreia é que foi cagada.

Digamos que a primeira história, das amigas Rie e Taeko, foi a pior escolha possível para iniciar qualquer obra. Senti que faltava alguma coisa ali e só não desisti, porque tinham outros seis episódios engatilhados para serem assistidos.

E como o post de Primeiras Impressões já estava pronto, eu poderia simplesmente ignorar Muhyo to Rouji caso realmente fosse uma grande e bela bosta.
Muhyo com sono é meu espírito animal. E que GRACINHA A CAMA DELE, gente!!! TEM ESCADA!
Mais uma vez Bokkesan salvou a parada por conta da memória afetiva.
SEM ELA (e sem toda a macumbaria) eu provavelmente teria droppado e esquecido que o anime existia.

Falando exatamente sobre o pano de fundo da estreia, tivemos uma apresentação rápida e bem sem graça dos personagens principais com direito à cliente desconfiada.

MAIS FRAUDULENTO QUE O REIGEN, só o Reigen mesmo. Muhyo é honesto.

As execuções são um dos pontos altos da história, juntamente com os monstros/aberrações/fantasmas, que contrastam com a arte bonitinha e fofa dos personagens.

ALIÁS, isso acabou me lembrando muito Gegege no Kitarou, afinal, mesmo o original de Mizuki tinha a patota principal como uma das mais bonitinhas de toda a obra, enquanto os youkais da "paleta" mitológica contavam com uma arte mais tradicional.

Os espíritos malignos assustam um pouco, principalmente pessoas medrosas como a blogueira que vos escreve A coisa aparece de repente e o alerta do cagaço não funciona antecipadamente.

É uma boa ideia assistir à noite ou de madrugada? Se você é medroso: NÃO, NUNCA É UMA BOA IDEIA! E olha que foi o que mais fiz durante Nurarihyon no Mago e todas as temporadas de Natsume Yuujinchou.

Falando no anime do Mestre Nyanko, essas páginas passando quando o Muhyo vai dar uma sentença lembra bastante o Natsume durante o ritual de devolver um nome.

QUE BOM QUE O DUBLADOR DO NATSUME TAMBÉM PARTICIPA DESTE ANIME, NÉ?

Mas se para você isso ainda foi POUCA REFERÊNCIA, que tal a menina falando sobre...

CLUBE
DE
VÔLEI?

Lembrando que os dubladores dos personagens principais fizeram respectivamente Shouyou Hinata e Ryuunosuke Tanaka de Haikyuu!!.
Pois é, nem parece...

Eu até citaria aqui Youjo Senki e a cena do metrô, mas não sei se além de spoiler, também é autoexplicativa.

Sempre recordando o leitor que: SPOILER SEM CONTEXTO, não é spoiler que machuca.

Quer um spoiler com contexto? Muhyo conhece o Enchu.

Aproveitando a deixa... Vamos falar do elenco de dublagem?
O MAL está bem desfalcado, então ainda bem que podemos contar com os créditos no final de cada episódio e... o Anime Planet, que eu tenho usado com muita frequência para conferir meus acertos.

Ayumu Murase dubla Tohru Muhyo, o executor mais tampinha de Direito Mágico.
Os destaques de seu dublador no blog são: Shouyou Hinata de Haikyuu!!, Mahmut Tugrul de Shoukoku no Altair e Cartaphilus de Mahoutsukai no Yome.

Yuu Hayashi dubla o Jiro "Rouji" Kusano, assistente loiro e praticamente inútil do Muhyo.
Os destaques de seu dublador no blog são: Ryuunosuke Tanaka de Haikyuu!! e Michizou Tachihara de Bungou Stray Dogs. Além disso, ele é vocalista da banda SCREEN mode, responsável pela música de abertura.

Tetsuya Kakihara dubla Yoichi Himukai, amigo do Meliodas e do Komari, com a péssima mania de apalpar corpos sem o consentimento da pessoa.

Hiroshi Kamiya dubla Soratsugu Madoka, mais conhecido como "Enchu", o moço de cabelo branco que passou pelo portal macabro no começo do episódio. Se tem "Madoka" no nome, a gente sabe que vai dar merda.

O cara simplesmente suspirou e eu já sabia que era o Kamiya.
Acontece isso em alguns dubladores... Eles mal falam ou simplesmente suspiram e eu já sei quem é.

A abertura é "Gifted" de SCREEN mode e o encerramento é "Hotohashiru" de ORESAMA.

Particularmente amei o encerramento e sua animação. Ainda assim, em ambos os casos, parece que o estúdio não quis muito investir nas animações.

E o SCREEN mode já fez coisas melhores, vide a abertura "Reason Living" de Bungou Stray Dogs 2.

Para encerrar os comentários sobre a estreia, VAMOS FALAR DE MAIS UMA REFERÊNCIA e um pensamento de uma criatura desmemoriada.
Separados por uma faculdade de Direito Mágico. hohoho Ou por um clube de ciclismo?
Enquanto assistia o anime, as únicas informações de elenco que eu lembrava eram o Murase e o Hayashi. Simplesmente ignorei a existência do Kakihara.

Quando vi o personagem de arquinho pela primeira vez, pensei: "Nossa, parece (fisicamente com) o idiota do Toudou (de Yowamushi Pedal)..."

Depois disso o personagem aparece em outro pequeno momento e aí dá para perceber melhor a semelhança dele com o Toudou (cabelo para trás, meio comprido, e arquinho).

E imediatamente eu penso: "Nossa, não seria louco se o Tetsuya Kakihara, que dubla o Toudou, também dublasse esse cara?"

Finalmente quando o Yoichi aparece e fala mais do que uns resmungos, a minha alma se contorce por escutar TETSUYA KAKIHARA DUBLANDO O PERSONAGEM QUE É A CARA DO TOUDOU!

Quando o episódio terminou, fui olhar no MAL e fiquei só as lágrimas.
Primeiro por TER VISTO O NOME DO KAKIHARA LÁ. Segundo, por ter visto OS KANJIS DO NOME DO HIROSHI KAMIYA NOS CRÉDITOS DO EPISÓDIO.

Gritei de raiva pela falta de confirmação no MAL, mas o Anime Planet está aí para me ajudar.

Essa madrugada foi louca.
Só deu Kimono CHORANDO FEITO UMA IDIOTA.
Chorei de verdade. CHOREI POR CAUSA DE DUBLADOR.

Lembre-se disso quando você estiver se sentindo péssimo, leitor.
Pense que pelo menos você não é tão perdedor quanto a Kimono QUE CHOROU AO RECONHECER DUBLADORES.

Muhyo to Rouji no Mahouritsu Soudan Jimusho
2º episódio
As caretas do Muhyo definem o meu estado de espírito no blog: PURA ZOEIRA E PECADO!
Opinião: O que aprendemos com Gegege no Kitarou desde a sua estreia? QUE ARRANCAR PAPÉIS QUE PARECEM "SELOS" (daqueles que selam criaturas perigosas) É SEMPRE UMA MÁ IDEIA!

Uma das coisas que eu gosto e odeio ao mesmo tempo em Muhyo to Rouji são os "sustos". Dá aquela vibe de terror, mas também parece um recurso meio pobrinho.

Depois de cinco anos blogando anime, e continuando ignorante sobre vários assuntos específicos do gênero, acabei me acostumando com a liberdade criativa em algumas obras, então sempre espero algo de mais mágico e legal na animação.

Como não manjo de estúdio, jogar a culpa no Studio Deen e nas dezenas de profissionais que trabalharam nesse projeto vai ficar de fora do balanço.

Agora quanto a interpretação de dublador, o primeiro a receber a culpa não deve ser aquele que está dando a voz ao personagem, e sim o DIRETOR RESPONSÁVEL PELA DUBLAGEM, pois é ele que comanda o dublador.

Como disse anteriormente, achei a interpretação do Murase na estreia um pouco estranha, como se não se encaixasse. Agora no segundo episódio parece que finalmente voz e personagem chegaram a um denominador comum.

A minha primeira impressão também sepela interpretação, bastante diferente se comparada com outros personagens de animes analisados aqui.
Muhyo soa um pouco "truncado" por conta das risadinhas estranhas (e adoráveis) e, em algumas cenas, a voz do Murase parece "áspera".

Diferente da suavidade do Mahmut de Shoukoku no Altair, do tom estridente do Hinata de Haikyuu!! ou da maravilhosa modulação que o Cartaphilus recebe em Mahoutsukai no Yome.

Sim, pode ser algo do próprio personagem, então aí teremos que nos acostumar.

E você aí achando que eu não sabia fazer análise cheia dos frufrus, né, leitor?
ACHOU QUE A BLOGUEIRA AQUI ERA SÓ BAGACEIRA, NÉ? Achou certo, mas de vez em quando o interruptor dos pirilampos muda e sai umas coisas mais... sofisticadas.
Você passa anos estudando na Universidade de Direito Mágico e se torna um dos mais famosos executores da área só para ser reduzido a "E.T. Cebola".
E foi neste episódio que tudo o que citei ali em cima sobre o Enchu e o irmão do Toudou aconteceram. O moço do cabelo branco falou mais palavras e o retardado do arquinho aparece num ângulo melhor e também solta a voz.

Aliás, na cena em que ele aparece, temos um personagem que está almoçando enquanto o irmão perdido do Toudou fica olhando aquele quadro de investigações no melhor estilo de série policial.

O nome dele é Page Klaus e ele é dublado pelo Wataru Hatano.
Raramente identifico a voz desse moço, então...

Outra surpresa é o dublador de Kenji Satou, o menino que apelidou o Muhyo de "cebola" e o Rouji de "moyashi" (broto de feijão, mané "vagem")! Ele é nada mais, nada menos que Kouhei Amasaki, a voz do MALA DO MONOMA de Boku no Hero Academia 2! E, por acaso, também dubla o gato Kinako (não me pergunte como) de Rokuhoudou Yotsuiro Biyori.

Neste episódio tivemos duas histórias, a primeira envolvendo Kenji "removedor de selos importantes" e Nana, a moça fotógrafa.

Ainda não sei como o escritório de Direito Mágico faz dinheiro, porque nunca vi um cliente pagando UM TOSTÃO SE QUER para aquela dupla.

Vamos fazer uma vaquinha para comprar carne, que esses meninos vão ficar desnutridos! E COMPRAR UNS OVOS TAMBÉM PARA ROLAR UNS OMELETÕES, NÉ?

Ah, fica aí uma sugestão bizarra para quem tiver possibilidade... Não, não estou falando de doar dinheiro ao Rouji para fazer compras, e sim... FAZER UMA ANÁLISE JURÍDICA!

Se eu tivesse um canal no YouTube (ou no LawTube, como queiram), eu convenceria algum conhecido advogado a assistir esse anime comigo e COMENTAR SOBRE AS SENTENÇAS DADAS PELO MUHYO!

"Ah, Kimono, não viaja, uma coisa não tem nada a ver com a outra" - E não seria exatamente por isso QUE FICARIA HILÁRIO?

Imagina um advogado, uma pessoa que consideramos ser "normal", analisando não apenas UM DESENHO ANIMADO, mas as LEIS MÁGICAS QUE REGEM o mundo do exorcismo!

E tudo com o Muhyo acaba dando em submundo e inferno, então tem que ser um advogado que não fique de mimimi com religião e aceite a zoeira de bom grado.
Por mais que o Muhyo seja um personagem que deveria ser bem trabalhado para apresentar toda essa fodonice, ainda gosto dele, e em parte é por causa da arte.
Se alguém fizer vídeo sobre isso, favor ME AVISAR e dar os devidos créditos, afinal, ideia bosta é minha especialidade! hohohoho

Dito isto, vamos comentar o que aconteceu neste episódio.
Primeiro conhecemos Kenji, um garoto que não acredita em fantasmas e que decide fazer um "teste de coragem" num santuário afastado da cidade.

Melhor do que isso SÓ SE ELE ESTIVESSE GRAVANDO UM VÍDEO PARA O YOUTUBE!

Gosto como os panfletos que o Rouji fez VOAM POR AÍ, iguais aos anúncios aleatórios do Yato em Noragami. De repente, quando você meio que está precisando, ELES SURGEM! É lindo.

Kenji resolve investigar qual é a da galera do panfleto e... MAIS UMA PESSOA ACHANDO QUE ESTÁ PISANDO NO ESCRITÓRIO DO REIGEN! Ah, gente, pera lá, né? Respeita o executor cabeça de cebola!

Aliás, reparei nisso depois que o garoto comentou que o Muhyo parece uma cebola. Só acho que o Rouji não tem nada a ver com broto de feijão, mas ok...

Vai ver "moyashi" é apelido para gente com cara de besta, vide Allen Walker de D.Gray-man (Katsura Hoshino).

Achando que tudo não passa de charlatanismo, Kenji parte para o "teste de coragem" com os amigos. Gosto como a dupla parece um casalzinho, pois um anda agarrado no outro.

Confesso que ADOREI, apesar do cagaço, quando a menina que está com eles, segura na mão do outro garoto, e pergunta quem de quem é a mão que o Kenji está segurando.

Gosta de levar uns sustos? Assiste este anime, leitor.

SANTO MUHYO que estava passando por ali... Mentira, foi averiguar a desgrama que tinha acontecido, e salvou o Kenji de perder o braço. MIGO, ACHO QUE VOCÊ JÁ PODE CONTRIBUIR COM A VAQUINHA "COMPRE CARNE PARA O EXECUTOR MÁGICO".

Falando em execução...
Algumas pessoas podem se perguntar por qual motivo não chamam o Muhyo de "juiz".

Bom, no básico do Direito, quem julga e dá a sentença é o juiz, então faria todo o sentido. Acontece que aqui, meio que o próprio Muhyo EXECUTA A PENA. É por meio dele que as coisas saem do inferno para pegar as almas criminosas, então por isso ele provavelmente é chamado de "executor".

Talvez faça mais sentido quando estivermos alguns episódios à frente.

As sentenças do Muhyo até agora foram:
-Sentença de Morte: para a possessão animal que pesava os pés da Rie do primeiro episódio;
-Banquete/Jantar de Hades: para a Taeko-centopeia;
-Prisão em uma cela do Inferno: para o espírito bebedor de sangue que estava selado no santuário;
-Cruzar o Rio Stynx: para o pai da Nana.

Ainda não vimos o que os Soldados de Ferro do Inferno podem fazer, já que por uma sentença errada, Muhyo quase foi para o "outro lado".

NOSSA SENHORA, A COMIDA DE RABO QUE O ROUJI LEVOU QUANDO FALOU QUE ERA MALDADE O MUHYO MANDAR O PAI DA NANA PARA O INFERNO! A COMIDA DE RABO!

Ou melhor, está mais para "comida de Rouji".
Ok, ok, chega de piada ruim.

O nosso adorável pirralho insuportável volta, agora com uma NOVA CLIENTE para a dupla que trabalha com Direito Mágico: Nana.
Ah, se isso se aplicasse ao Direito normal... EU NÃO QUERIA NEM VER O RESULTADO!
Infelizmente, até o sétimo episódio, personagem feminina não teve grande destaque. E para maior desgosto da nação, a Nana só continua na história para servir de "alívio cômico" e "orelha" (personagem que serve para receber explicações, fazendo o papel do espectador da história).

É triste.

A segunda parte do episódio traz um caso de fotos tiradas com aquela câmera de impressão instantânea, que revelam um fantasma. Muhyo revela que a menina tem duas características que permitem que isso aconteça: o tipo de câmera e a provável genética mediúnica.

Eu sei que era para ficar emocionada com a trágica história da família da Nana, mas... Foi muito corrido e por isso difícil de sentir tanta empatia. Pareceu um pouco com novela mexicana, principalmente com a trilha sonora dando aquela forçada de barra.

Para quem não for muito familiarizado com mitologia, o Rio Styx é o Rio dos Mortos na mitologia grega. Por ela passam os falecidos dentro de uma barca que só para no Submundo/Hades/Inferno, para daí receber sua sentença e ir para o local mais adequado.

Macumbaria, gente.
Não gosta, vá assistir outra coisa.

E, por fim, antes que eu esqueça de comentar... TEMOS O LAWTUBE, onde o Rouji tenta explicar sobre o Direito Mágico em vão. Dá para entender muito pouco, já que ele sempre é atrapalhado nas suas explicações.

Depois disso vem a prévia.

E, claro, para você que está curioso em saber, TEREMOS POSTS SEMANAIS de Muhyo to Rouji com direito a toda crítica, problematização e zoeira possíveis!

Esse anime foi assistido na Crunchyroll.

Nos vemos no próximo post de Muhyo to Rouji no Mahouritsu Soudan Jimusho!

Por Kimono Vermelho aquela que está com sono, confusa e com o estômago cheio - 26/09/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/