quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

The Yakuza's Guide to Babysitting #02 e #03

Antes de olhar para os animes que eu ainda tenho que terminar, leitor, que tal enfiar um pouco mais de caos e trazer FOFURA para o seu dia?
É exatamente isso que eu vim fazer hoje. Apesar de todos os sentimentos de culpa.
 
No episódio anterior... foi a estreia. Conhecemos Tooru Kirishima, um gerente de máfia yakuza que sempre passa dos limites no trabalho. Seu chefe, querendo que ele tenha mais responsabilidades, lhe dá um serviço de extrema importância: cuidar de sua filhinha de sete anos. Sim, o yakuza virou babá!
 
Você morreu em Genshin Impact e veio parar no anime do yakuza babá, Kouki "mini-Tartaglia" Aoi?

The Yakuza's Guide to Babysitting
2º episódio
Aproveitando que estamos no final do ano e logo mais teremos fogos de artifício estourando no céu noturno!
Opinião: Eu disse no post de primeiras impressões que as análises demorariam, mas que era para o leitor ter fé. POIS BEM, SUA FÉ NÃO FOI EM VÃO!

Apesar de estarmos no meio de dezembro, dá para dizer que 2022 foi bastante cansativo. Muito estresse durante outubro por causa das eleições, sem falar os costumeiros problemas que aparecem sem aviso.

E como eu também estou precisando de um pouco de acalento, resolvi trazer um pouco de fofura a este blog.

Bora lá com "O Guia do Babá Yakuza"!

Os yakuza jogando "Pula-Pirata", só que no caso é "Pula-Chefe", né?
E sentimentos muito mistos quanto a esse anime.

Ah.
Acho que esse foi o primeiro episódio que eu fiz uma placa se mover... HYAHYAHYAHYAHYA. Cacilda, lembrei assim que vi a maldita.

Sugihara descobrindo o sistema de gacha.
É basicamente isso: você mira no personagem que você quer e atira com os itens específicos para isso. O problema é que a empresa que faz o gacha quer que você GASTE DINHEIRO para conseguir o que quer, então cria um sistema que te obriga a gastar dinheiro ou ficar caçando coisas para fazer e conseguir os itens para dar os "tiros".

Três anos jogando Genshin Impact (Hoyoverse), sei bem o sofrimento que passo.

Tiozinho tão cretino quanto joguinho de gacha. MAS NÃO SE CRIA COM O KIRISHIMA, NÃO É MESMO?

Falando nisso, esperando pela morte dolorosa dos caras que fingem ser o Kirishima e o Sugihara.

A situação familiar da galera desse anime é o puro suco do sofrimento, então reitero os avisos que dou em Ranking of Kings: não se deixe enganar pela fofura, ESSA MERDA É DRAMA PURO, DOR E LÁGRIMAS!

Eu sou muito otária, leitor.
Pareço otaku punheteiro que vai atrás de anime tal, porque tem design de personagem sexualizada. Só que no meu caso eu sou OTÁRIA por fofura.

Acho que vai ser um anime bonitinho, que vai ser fofo por ter uma criança fofa, e daí a história é simplesmente sobre O SOFRIMENTO DA CRIANÇA FOFA e isso é um ABSURDO!

Crianças fofas deveriam passar longe do sofrimento.
Olha a linguinha colorida desses três depois de comer raspadinha!
Yaeka toda fofinha de quimono e querendo saber... como tira a bolinha da garrafa de ramune. Faça como Bungou Stray Dogs, peça a um adulto para quebrar a garrafa e pegar para você. NÉ, EDOGAWA RANPO (05)?
Eu não sei lidar com a psicologia de uma cara que durante o primeiro episódio CAUSOU UM MASSACRE yakuza. A quantidade de camadas que o Kirishima tem é mais do que eu esperaria nesse tipo de anime, sabe?

Sim, leitor, boa parte da conversa vai ficar para o Telecurso. Sinto muito.

Kirishima imitando a abertura de Lycoris Recoil e dando uma joelhada na bunda do pobre Sugihara. Gente, vocês não são Chisato e Takina para brincar assim não, viu? Se bem que o Sugihara jamais revidaria, ele não perdeu o juízo ainda.

Certo, o episódio acabou e a gente descobriu mais detalhes da vida dos Sakuragi e... quem diria, até do Kirishima! Então vamos para o nosso Telecurso da Babá Yakuza - No começo da noite indo em festival, no final dela dando porrada em arruaceiro!

Se tem uma coisa que eu adoro é essa dualidade de situações no mesmo episódio. É uma espécie de equilíbrio caótico que se sustenta por muito pouco. Confesso que me deixa um tanto desesperada.

E aqui tivemos dois eventos principais (festival e sobre a visita ao hospital) e um secundário (zé ruelas da falsidade ideológica).

Um detalhe que a história nunca deixa passar é que esses moços são de máfia. Apesar do carinho com a chefinha e de serem normalmente bem de boa, eles são subordinados de um chefe de máfia.

A trama poderia muito bem suavizar essa parte ou até mesmo focar só na fofura, mas aceitou o desafio de conciliar tudo e está fazendo um bom trabalho.

Leitor, se você não é muito familiarizado com organização criminosa (o que eu espero que seja o caso) ou nunca assistiu uma série com essa temática, a blogueira aqui vai explicar o que acontece.

Não, não sou manjada desses rolês, mas Bungou Stray Dogs e Nurarihyon no Mago me ensinaram alguma coisa.

Essa região onde mora a Yaeka é dominada pelo Clã Sakuragi.
A máfia funciona como uma milícia, cobrando taxas de lojas para manter a segurança, evitar que aconteçam crimes ali e/ou encontrando os folgados e "dando uma lição" neles.

Kazuhiko é o líder do clã e pai de Yaeka. Sugihara e Kirishima são os gerentes, enquanto o Takeuchi seria apenas um subordinado.
Se formos comparar com os cargos da Máfia do Porto de Bungou: Kazuhiko seria chefe que nem o Mori, enquanto Sugihara e Kirishima seriam diretores, como Koyou e Chuuya.

Apesar do cargo de maior relevância, os dois foram despachados para darem conta do recado, pois... foram os DIFAMADOS do rolê.

Entre as reclamações, estavam bares e até mesmo os famosos "host clubs".
Lugares com hosts (anfitriões) muito bonitos que "paparicam" os clientes para que eles consumam bastante, desde comida a principalmente álcool. Existem host clubs femininos, como os que vimos no anime, e masculinos.

Não é exatamente um ambiente de prostituição, pois os anfitriões estão ali apenas para entreter e fazer com que os clientes consumam MUITO. Homens solitários e que não conseguem chegar em alguém, normalmente têm uma host fixa que finge interesse na vida deles, dando a atenção que nunca receberam.

Sim, é um ambiente que explora as fragilidades emocionais das pessoas.
A pessoa ficar de zoeira no território do clã Sakuragi, quando eles têm TOORU KIRISHIMA, é de um tipo de insanidade que merece cuidados.
Enfim...
Se antigamente o Kirishima mandava o pessoal "de arrasta para cima/de base", hoje ele se controlou ao lembrar da chefinha.
Será que sujar as mãos com sangue o tornaria menos digno de cuidar dela? Fiquei pensando nisso quando ele desistiu de estourar a garrafa na cara do outro "Kirishima".

E esse caso de falsidade ideológica me lembrou que o Aotabou e o Kurotabou de Nurarihyon no Mago também já passaram por isso. Acho que só em Bungou ninguém folga, porque a galera da Máfia do Porto é medonha. 
 
Certo, vamos ver o que já comentei sobre este episódio:
-Funcionamento de organização criminosa;
-Sistema de jogo de gacha;
-E "isca de fofura".

AGORA FALTA O SOFRIMENTO. Oba. *ironia*

Falemos primeiro da nossa adorável Yaeka.
Neste episódio descobrimos que a menina é criada por Kanami, sua tia, desde o acidente de sua mãe. Isso aconteceu antes ou quando ela já tinha três anos.

Mesmo que agora esteja com sete, ainda é muito pequena e não entende a situação como um todo.

As memórias mais recentes dela são da mãe em coma. E a Yaeka lembra de como era a Miyuki antes do acidente, então ela não entende por que a mulher continua dormindo por tanto tempo.

Aí entra o Kirishima E UMA PSICOLOGIA INFANTIL COMPLETAMENTE INESPERADA!
Tudo o que a gente espera desse moço tretento é que ele seja um brucutu... só que nos deparamos com um torrãozinho de açúcar quando o assunto é Yaeka.
 
A analogia que ele usou para explicar o coma, trouxe aconchego ao coraçãozinho sofrido da pequena e assim pôde "fazer as pazes" com a mãe, entendendo que ela não estava daquela forma ou não acordava por odiá-la.

E é por conta desse comportamento que temos algumas pistas sobre o passado de Tooru Kirishima. Muito mais do que o "Demônio da Sakuragi".
DEPOIS A GENTE VOLTA NESSE TÓPICO, bora falar de chefinha!

Além do trauma com as visitas ao hospital e sem a melhora da mãe, a menina obviamente sente falta dela e de receber os mimos e carinhos que vê as colegas de escola recebendo.

O pai sofre por não poder acompanhar mais de perto a vida escolar da filha e a tia faz o que pode quando pode, por isso introduzir alguém para fazer esse papel por enquanto é muito importante.

O Kirishima notou que a menina, num primeiro momento muito calada, aos poucos foi se abrindo com ele. Ou seja, foi sentindo segurança e carinho.
E talvez ele precisasse novamente disso: de alguém que o olhasse como um ser humano e não o famoso "Demônio da Sakuragi".

O rapaz estava tão acostumado a ser tratado como algo sem humanidade, que ao ouvir que era uma pessoa gentil, levou um susto. A chefinha veio para resgatar a sensibilidade que ele possui e que estava escondida em diversas camadas de sofrimento e problemas.
Quem nunca foi otário num sistema de gacha, não sabe o que é sofrer.
Ali todo mundo sabe da situação da esposa do chefe, só que mesmo assim poderiam não se importar muito ou não terem muito tato com uma criança. E a gente vai vendo como todos cuidam da Yaeka.

Mesmo o Kirishima que não sabia muito bem o que fazer no primeiro episódio, agora já consegue entender melhor o seu papel ali.

Claro que nada vai substituir a Miyuki, contudo, enquanto ela não acorda do coma, a Yaeka não precisa passar esse período afundada em tristeza.

Gente, o festival foi basicamente o que imagino a vibe de Buddy Daddies: dois moços cuidando de uma criança e ela não fazendo ideia de que são super perigosos/mafiosos/criminosos.

ESTOU COM ALTAS EXPECTATIVAS! ESPERO NÃO DAR COM A MINHA CARINHA DE BOLACHA NO CHÃO!

Só espero que os rapazes de Buddy Daddies sejam mais amigáveis entre eles.
Nunca vi o Sugihara apanhar tanto e ser tão xingado. Kirishima, dá um pouco de afeto para esse fofinho, poxa... ELE NEM É TÃO CAPIROTO ASSIM!

E vou continuar extasiada com a relação entre pai e filha.
O Kazuhiko tentando de alguma forma manter a Miyuki na vida da Yaeka, mas a menina tendo problemas para entender toda a situação. Quando ele diz que o sorriso dela é parecido com o da mãe ou quando diz que a existência da pequena é o que faz o casal feliz... Sociedade, bateu dolorido aqui.

Estamos acostumados a não ver a sensibilidade por parte dos homens, pois o machismo trata esse comportamento como uma fraqueza. BOBAGEM COMPLETA.
Somos todos feitos de carne e osso, então por que um só grupo precisa carregar o fardo sem reclamar?

Então é muito bonito ver a doçura do chefe com a chefinha e do "Gentil da Sakuragi" com ela.
 
The Yakuza's Guide to Babysitting
3º episódio
Apesar de ser um momento triste, também foi muito tocante.
Opinião: Aproveitando que estamos só no começo das análises deste anime e revelar um trauma meu como revisora de legendas: flashback.

Esse do Kirishima usando a psicologia para fazer a Yaeka entender a situação da mãe é de boa, agora... e quando o flashback aparece no episódio 12 e você tem que caçar entre os episódios 3 e 10, porque não lembra exatamente onde foi? Daí é no episódio 6. Que tistreza.

E acredite, leitor, otaku costuma ser chato, falo por experiência própria.
Se não estiver a mesma frase, a gente saca e fica com aquela cara de bunda, achando que a equipe de localização é *insira algum xingamento sem fundamento*.

Um dos meus trabalhos é cuidar da continuidade, ou seja, o que você viu anteriormente é o que você continuará vendo na série. Seja a grafia do nome ou as frases de flashback.

ÓBVIO que nem sempre existe tempo hábil para fazer essa checagem, então não fiquem xingando desnecessariamente equipes de localização.

Olha que coisa linda que é esse anime machucando a gente.
TÁ PASSANDO A MÃE DA YAEKA FALANDO QUE ELA É PARECIDA COM O PAI!
EU ESTOU ROLANDO PELO CHÃO! É MUITO GRACINHA!!!

Aí vem a parte do anime que eu chamo de "SÓ TEM VOZ DE GOSTOSO"!
Não bastasse o Yoshimasa Hosoya e o Ryouta Takeuchi, a gente tem o Tomoaki Maeno fazendo o Touichirou Aoi.

Todo mundo olha para essa menina, fala que ela é fofa e... NÃO SE PARECE NADA COM O CHEFE. Risos eternos.

Bom, fisicamente ela lembra a mãe, por causa dos cabelos e olhos, mas o jeitinho mais quieto é puro o pai.

Gente, e o filho do Aoi que é basicamente o Tartaglia/Childe de Genshin Impact (Hoyoverse), só que criança. Ninguém vai mudar minha opinião depois que estraguei minha cabeça com isso.

Já dá para dizer que o Tartaglia teve um filho com o Zhongli e nasceu esse mini-Teucer aí. Lembrando que o Zhongli de Genshin e o Aoi de Yakuza's Guide dividem o mesmo dublador japonês. HYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYA!!!

Ah, o nome do moleque é Kouki, eu tinha esquecido...
Aoi, olha seu filho paquerando como o Tartaglia paquera a Viajante... Não, pera...
Imagina surtar sozinha enquanto trabalha na legenda e não poder gritar pro mundo que o moleque é o Tartaglia completo. Só falta entrar na máfia nos Fatui.
"Pai bobo de sempre", "babão pela chefinha". O MELHOR PAI É O KAZUHIKO, POIS... apesar de mafioso, ELE É COMPLETAMENTE OTÁRIO por tudo que a Yaeka faz e eu acho isso lindo.

COMPLETAMENTE DEVASTADA... com o Aoi chorão. ADORO.

Deos Matoba, proíba o Japão de chamar o Hiroshi Kamiya para fazer vilão!

*Deos Matoba: Quer deixar o cara sem trabalho? Ele é pai de família e tem dois filhos! Como fica o leite das crianças? O material escolar? Os passeios no parque?*

Tem razão, mas...
PORRÃ! É UMA SACANAGEM MUITO SACANA!
HIROSHI KAMIYA EM VILÃO É BOM DE UM JEITO BOM E BOM DE UM JEITO ERRADO! OU SEJA... É RUIM PRO MEU CORAÇÃO!

Hiroshi Kamiya com essa voz suave é um tapa na cara. Extremamente revoltada.
JAPÃO, DÊ MAIS TRABALHO A ESSE HOMEM! PRECISO DELE EM MAIS ANIMES, CACILDA!

Sim, estou com os comentaristas da página do anime na CR, também achei que o cara de branco tinha feito algo com o gato. GRAZADEOS A PESTE NÃO FEZ NADA, só carinho mesmo e foi embora.

Intervenção militar é coisa DE OTÁRIO!
Eu quero mesmo é INTERVENÇÃO DE CHEFINHA!
Salvou o rabo dos coitados dos subordinados do pai.

Também, meu senhor, CADÊ O PAPEL BOLHA?
COMO QUE TODAS ESSAS CERÂMICAS/LOUÇAS ESTÃO SEM O PAPEL BOLHA ou em embalagens protegidas? CACILDA, VIU?

Acho que é "plástico bolha", né?
ENFIM...

Ele chegou, o Telecurso da Babá Yakuza - Destruição de Masculinidade Tóxica? APROVAMOS!

Certamente uma das coisas que eu mais gosto neste anime é como os homens são sensíveis e carinhosos. Um comportamento que ainda sofre resistência por não ser considerado "coisa de homem".

Ainda bem que a evolução arrasta tudo que encontra pela frente e muita gente percebeu que chorar, mostrar fragilidade ou ser sensível não faz de ninguém "menos homem".

Demonstração de emoções e afeto não deveria ser considerada fraqueza ou algo ruim, pois faz parte do que é ser humano. Sem falar que as pessoas não deveriam ter que provar nada a ninguém. Você é você e ponto final.

Com certeza um dos detalhes que mais gosto em Yakuza's Babysitting é esse.
Ninguém ali banca o machão porque tem que manter a pose ou dar a entender alguma coisa. O chefe da máfia é um pai zeloso, um dos gerentes é muito animado, o outro gerente é um capiroto com os inimigos e um doce com a chefinha, o ex-membro da máfia é um emocionado e mesmo o cara de branco que adora perfume pode demonstrar algum afeto por um filhote de gato.
Não sei lidar com o amor que tenho por essa família.
Nenhum desses homens deixa de ser perigoso quando precisa proteger algo ou alguém, só que não se tornam "menos alguma coisa" por serem mais agradáveis.
(O cara de branco fica à parte, pois dá para sentir o FUTUM DE TRETA que ele quer causar, o que já não é tão agradável.)

Esse anime te puxa pela fofura e quando você entra nesse universo, percebe que, veja só, os personagens são melhor trabalhados do que em outras tantas histórias que às vezes têm até mais destaque.

Saindo disso, gostaria muito de saber qual é o tipo de criação que o Aoi está dando ao Kouki, pois num primeiro momento não parece que o pai era esse garanhão todo no passado. OU SIMPLESMENTE O MENINO ESTÁ COPIANDO OS COLEGUINHAS DE ESCOLA! VAI SABER!

Só sei que aquele mini-Tartaglia tentando arranjar um encontro com a chefinha foi hilário. O moleque sequer deve saber o que raios é um encontro. Não é possível!

Certo, primeiras considerações feitas, então vamos partir para o elenco de dublagem!

Touichirou Aoi, pai do mini-Tartaglia, é dublado pelo Tomoaki Maeno, como já adiantado.

Kouki Aoi, o mini-Tartaglia garanhão, é dublado por Live Mukai.
Tem apenas 4 papéis creditados no MAL, sendo apenas um dele como "principal": Lavie de Lapis Re:LiGHTs (Yokohama Animation Lab).
Ela fez uma participação em Hitoribocchi no Marumaru Seikatsu, como Rau Minagawa.

Shougo Takeuchi, o cara que informou sobre os farsantes do episódio passado e quebrou uma cuia de cerâmica neste, é dublado por Yuu Kawada. Que só tem dois papéis creditados no MAL (entre eles, o Takeuchi mesmo).

Daichi Kanehira, o careca que fala pouco e quebrou uma cuia de cerâmica com o Takeuchi, é dublado por Soushirou Hori, que também tem uma lista razoável de papéis, mas todos como secundário.

Kanami Kurosaki, tia da Yaeka e irmã da Miyuki, é dublada por Misa Kobayashi.
Tem uma lista razoável de papéis, mas todos como secundária.

Miyuki Sakuragi, mãe de Yaeka e esposa de Kazuhiko, é dublada por Mai Nakahara.
Seus principais papéis são: Nagisa Furukawa de Clannad (Kyoto Animation), Juvia Lockser/Juvia (Edolas) de Fairy Tail (Satelight, A-1 Pictures), Yuu Kashima de Gekkan Shoujo Nozaki-kun, Rena Ryuugu de Higurashi no Naku Koro ni (Studio Deen), Zakuro de Otome Youkai Zakuro (J.C.Staff), Rinko Ooishi de Udon no Kuni no Kiniro Kemari.

Ayumu Hanada, a guria morta de fome, é dublada por Ari Ozawa.
Seus principais papéis são: Kogane Asabuki de Bubuki Buranki (SANZIGEN), Chiyo Sakura de Gekkan Shoujo Nozaki-kun, Nichika Ubuyashiki de Kimetsu no Yaiba, Nozomi Moritomo de Rolling Girls (Wit Studio), Conny de Yakusoku no Neverland.

Bom, agora que já temos o elenco atualizado, VAMOS FALAR SOBRE ESTE EPISÓDIO e sobre a ameaça que é esse cara de branco.
O menino simplesmente meteu essa quando acaba de conhecer a chefinha.
PRA ALGUÉM ELE DEVE TER PUXADO, NÉ, AOI MEU BEM?!
QUEM É, O QUE FAZ, O QUE COME, ONDE COMPRA TANTO PERFUME E SE PERDEU O OLFATO COM A COVID, são todas informações que gostaríamos de saber.

Sério, leitor.
Borrifar aquele tanto de perfume numa roupa não deixa cheiroso, começa a feder. Vira futum. NÃO DÁ!

Quer roupa cheirosa? Escolha um bom sabão e use um amaciante de cheiro agradável, MAS SEM EXCESSOS!

Vou acreditar que o cara simplesmente perdeu o olfato por conta da covid-19.
MENTIRA, VOU ACREDITAR QUE TEM MAU GOSTO MESMO E CURTE TOMAR BANHO DE PERFUME PRA MATAR TODO MUNDO NUM RAIO DE CINCO QUILÔMETROS!

Por enquanto esse cara de branco é uma incógnita.
Só aparece com ameaças veladas e é obcecado pelo Kirishima.
 
Quer um spoiler sem contexto? Ele ainda vai botar MUITO pra FEDER.

Fora isso, a chefinha foi visitar a mãe, acalentando um pouco o coração do pai e da Kanami.

Apesar de saber da Miyuki principalmente por conta dos flashbacks, percebemos que se trata de uma pessoa muito gentil, carinhosa e que sabe lidar com todo tipo de situação.

Muito se falou da influência do Aoi no Kirishima atual, mas será que não tem um pouco do jeitinho da Miyuki também nesse encrenqueiro de coleira?
 
Acho que todos ali acabam sendo influências positivas na vida dos outros. Algo a se observar nos próximos episódios.

E enquanto a visita dos Sakuragi acontecia, o Aoi estava no hospital com a família sendo um adulto responsável. Afinal, se você tem filhos ou cuida de crianças, o mínimo que se espera é que mantenha a carteirinha de vacinação delas em dia.

Até o ex-mafioso mais consciente e com respeito pelos filhos do que muito marmanjo que nem assiste anime. Que vergonha, gente 3D!

Aqui descobrimos que o Aoi, um dedicado gerente do clã Sakuragi, saiu do grupo, porque a namorada/esposa estava esperando um filho. Mais para frente descobrimos direitinho o que aconteceu e que torna a decisão dele ainda mais importante.

De qualquer forma, o Kazuhiko é um cara compreensivo.
Se você pesquisar sobre "yakuza", vai descobrir que a organização criminosa funciona como tal e tem regras duras a respeito de desertores. Quando não envolve cortar a barriga (e preferencialmente morrer), fala-se em cortar o dedo.

Aoi aparentemente saiu inteiro e ainda fez DOIS FILHOS. Um bebê que estava com a esposa e o mini-Tartaglia.
E o cara é tão bom em cuidar de gente que... era ele o babá do Kirishima, quando o nosso tretento era AINDA MAIS TRETENTO que agora.
 
Ah é, ainda teve o caso do Ohagi, um gatinho abandonado que foi resgatado pela Yaeka e virou o mais novo mascote dos Sakuragi. O problema é que o bichinho é curioso e acabou causando alguns transtornos.
 
Mas o melhor disso não foi nem a Yaeka, intérprete de gatos, FOI O OHAGI GOSTAR DO KAZUHIKO E DEPOIS PEDIR PERDÃO PELO VACILO DA TIGELA QUEBRADA.
 
Rapaz, não bastasse a filha dobrar o chefe da máfia, agora ATÉ UM FILHOTE DE GATO FAZ O MESMO! Estou extremamente chocada. AMO ESSE ANIME!
A doçura dessa menina é o que devemos proteger neste anime.
Pois bem, leitor, para quem não queria analisar Yakuza's Guide porque talvez não tivesse assunto, ATÉ QUE TEMOS MUITA COISA ACONTECENDO, NÉ?

E este é mais um anime que só voltará em 2023 para o blog.
Final de ano insano, estou mentalmente muito cansada e desejo que todo mundo descanse e coma bem para compensar os perrengues que vivemos durante o ano.

Se cuidem!!! o/
 
Este anime foi assistido na Crunchyroll

Nos vemos no próximo post de The Yakuza's Guide to Babysitting!

Por Kimono Vermelho aquela que está exausta e gostaria de passar as próximas três semanas descansando - 21/12/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/