sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Mairimashita! Iruma-kun 2 - #15 e #16

Em todo começo de post lá vou eu com "OLHA QUEM VOLTOU"...
Neste vou fazer diferente, vou lembrar que Iruma-kun agora... SÓ ANO QUE VEM! HYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYA!!!
 
Nos episódios anteriores... Iruma e seus colegas desajustados foram para um parque de diversões fazer o que toda criança tem vontade nesse tipo de lugar: se divertir até passar mal. Pena que tiveram que se dividir em grupos para serem vigiados por adultos, sendo um deles o Kalego, alguém super animado, só que não. O problema é que no meio de todo esse rolê estão arquitetando um plano de fuga de um presídio... QUE FICA EMBAIXO DO PARQUE! E agora?!
 
Quem disse que você não tem potencial, Jazz?

Mairimashita! Iruma-kun 2
15º episódio
Expectativa X Realidade - Sempre triste, nada bacana, derrubando sonhos.
Opinião: Leitor, venho por meio desta mensagem constatar uma tradição no blog a respeito de Mairimashita! Iruma-kun: A NOVA TEMPORADA JÁ ESTREOU e eu estou aqui falando da anterior.

CONTINUE TRAZENDO NOVAS TEMPORADAS, IRUMA-KUN!
TEREI O PRAZER DE CONTINUAR ANALISANDO... SUPER ATRASADA, MAS ANALISANDO!

Bons tempos em 2013~2015 que eu tinha mais tempo, mais vivacidade e menos cuidado com a minha saúde, podendo assim produzir posts virando a noite e deixando a programação bem recheada.

Mentira, leitor, não eram "bons tempos" não.
Prefiro como trabalho hoje em dia, respeitando meus limites e tendo menos crises de ansiedade (na medida do possível).
 
Ah.
Eu fui olhar o post anterior para ver se tinha colocado o elenco de dublagem do "Grupo dos Seis Dedos" e... AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA! Hoje eu não escapo.

Às vezes a Kimono do Passado deixa pendências para a Kimono do Futuro e hoje é a minha vez de resolver isso... Não quero.

SANTO SONEQUINHA, AGARES PICERO, que tem a habilidade de controlar o solo e CERCOU A GALERA ANTES DO DRAGÃO SAIR DO OVO!

Deixa eu adivinhar... os três monstros demoníacos apareceram BEM ONDE ESTAVAM OS TIMES DE DESAJUSTADOS, NÉ? NÉ.

PUTA QUE PARIU, KALEGO!
UM MONSTRO ATACANDO O PARQUE E VOCÊ PENSANDO QUE AINDA NÃO SE DIVERTIU?!
PELO AMOR AO VIADUTO DO CHÁ, SABE? VOCÊ NÃO PERCEBE A SITUAÇÃO, PÔ?!

Velho, tá confirmado.
O Kalego é... *checa as anotações* ...um DEMÔ— SATANÁÁÁÁÁÁÁS!!!!
CAPIROTO SACRIPANTA! ELE QUER QUE OS ALUNOS LUTEM CONTRA O MONSTRÃO! CÊ TÁ É LOUCO, IRMÃO! PROFESSOR MAIS CAPIROTO QUE ESSE NÃO TEM! ELE QUER SE DIVERTIR ÀS CUSTAS DO CAGAÇO DOS ALUNOS! SULLIVAN, FAÇA ALGUMA COISA!!!

Assim... Legal, bacana mesmo, super interessante a gente saber os poderes de cada coleguinha, mas... EU TENHO QUE PARAR E TRANSCREVER A INFORMAÇÃO, PÔ! EU QUERO VER KALEGO SATÂNICO ATORMENTANDO A VIDA DOS ALUNOS, POXA! CADÊ MEU FANSERVICE?

É, deixa o Conselho Tutelar ficar sabendo disso, né?
PENA QUE NÃO TEM CONSELHO TUTELAR NOS ANIMES!
É que vocês caíram com o Kalego no time. Se fosse com o Opera... Opa, spoiler. -q
Hum... Estava pensando aqui... Durante aquela caçada para conseguir as assinaturas por causa do Royal One, alguns poderes foram apresentados, como os do trombadinha que eu SEMPRE ESQUEÇO O NOME e do Lead.

Risos.
Kalego simplesmente abandonou o time dele.
PROFESSOR, É UMA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA REAL, COMO VOCÊ PODE SER TÃO IRRESPONSÁVEL?!

Corta para a prisão que está o puro suco do DEDO NAQUELA REDE SOCIAL INDIANA E GRITARIA!!!

E o tal Triton TÁ APANHANDO PRO VELHINHO ALFAIATE!

Eita.
O Iruma está irritado.

Vocês entendem que essa criança é um algodãozinho doce que foi explorado pelos pais desde que se entendeu por gente, e que por isso é gentil, tenta ajudar os outros e não consegue dizer "não"?

Esse rolinho de canela, essa balinha baiana, esse docinho de coco, é um amor.
Então para esse tipo de pessoa ficar IRRITADO é porque o negócio está insano.

E insano vai ser o meu trabalho nesse... Telecurso da Destruição - Perigos, perigos, demônios à parte!

Triste que nenhum professor quis dar uma de herói nesse episódio.
Kalego, inclusive, aproveitou para SER MAU e, acima de tudo, PROFESSOR.
 
Não, gente, não quis dizer que professores são maus, e sim que o Kalego é MAU e por acaso também é professor. Mas esse provavelmente FOI UM ERRO DE PERCURSO!

Bom, tenho quinhentos quilos de pesquisas para fazer, então a gente começa por essa parte.
 
A prisão Uraboras parece ter o nome inspirado no Ouroboros, uma serpente ou dragão que morde o próprio rabo. Na verdade, esse é um conceito de ciclicidade, do começo e do fim num eterno ciclo.

Faz sentido com a função da prisão: manter gente perigosa presa e fazendo com que gastem energia para manter o parque funcionando.

Leitor, e eu que descobri MUITO POR ACASO uma informação INTERESSANTÍSSIMA sobre um dos personagens de Iruma-kun?

Pois bem, Caim Camui não se parecia muito com as descrições goéticas do demônio Caim, pois foi inspirado numa divindade Ainu, que é um grupo étnico indígena do Japão e da Rússia.

A grande coruja Cikap-kamuy (em inglês) também é conhecida como deus das corujas e da terra, superintendente do comportamento dos humanos e kamuy, além de divindade do sucesso material.
 
Agora vamos para o elenco de dublagem... que não existe no MAL, no Anime-Planet e nem no Wiki. Tirando a Shiida e o irmão do trombadinha que eu sempre esqueço o nome.
Dentro desse quadro azul os créditos do Grupo dos Seis Dedos.
Graças ao aplicativo do Google Tradutor, consegui pronúncias próximas e decodificação de kanji, transformando meu trabalho em algo menos... trabalhoso.

Wett, o mordomo do Lómiere, é dublado por Shoya Tamano (Twitter).
Por ser novo neste ramo, ele inda não tem página no MAL.
No ANN, ele é creditado também a dois figurantes/secundários: estudante masculino do episódio 3 em Danse Danse Danseur (MAPPA) e membro C do Esquadrão de Supressão de Our Last Crusade or the Rise of a New World/Kimi to Boku no Saigo no Senjou, Aruiwa Sekai wa Hajimaru Seisen (SILVER LINK.).

Shiida, a Jeanne deste anime, é dublada por Azuki Shibuya.
Tem uma lista razoável de trabalhos, mas apenas um como principal.
Seus destaques são: Dorothy West de PriPara (Tatsunoko Productions, Dongwoo A&E), Luu Asuka de Kiratto Pri*chan (Tatsunoko Productions, Dongwoo A&E) e Yakyou Tougoku criança de Rokuhoudou Yotsuiro Biyori.

Miky, moça da loja de roupas, é dublada por Chitose Morinaga.
Seus principais papéis são: Karen Jinryou de Ore ga Ojousama Gakkou ni "Shomin Sample" Toshite Gets♥Sareta Ken (SILVER LINK.), Miaomiao e You Le de Ani ni Tsukeru Kusuri wa Nai! (Fanworks, Imaginee), Thea Kreutzer de High School Fleet (Production IMS), Umiko Ahagon de New Game! (Doga Kobo).

Hughdarling, o mini tiozinho alfaiate, é dublado por Kensuke Ota, mais conhecido como "Volcano Ota".
Tem uma lista razoável de trabalhos, mas todos como coadjuvante.
Seus papéis de destaque são: Nagamasa Moura de Boku no Hero Academia 3, Zirloin e Tupper de Dragon Ball Super (Toei Animation), Magenta do filme Dragon Ball Super: Super Hero (Toei Animation), Egiku e GO GO MAN de GeGeGe no Kitarou (2018), Tootoo Vialli de Great Pretender (Wit Studio).

Atori, o delinquente que usa um gorro parecido com o do Chaves, é dublado por Tatsumaru Tachibana.
Seus principais papéis são: Jin Mori de The God of High School (estou em choque), Eisaku Ootomo de Ao Ashi (Production I.G), Utashima de Blue Period (Seven Arcs), Animus de Lucifer and the Biscuit Hammer (NAZ), Tasuku de Kotarou wa Hitorigurashi (LIDENFILMS).

Maemaro, a caveira caubói, é dublado por Motoki Sakuma.
sua lista de trabalhos não é muito extensa, tendo mais figurantes e coadjuvantes.
Aliás, a quantidade de pontas que ele fez em SPY x FAMILY é surpreendente: político, chefe do aquário, ministro das Finanças, professor de matemática do Colégio Éden e chefe do Bondman.
Suas participações mais antigas em animes datam de 2020, ou seja, ainda é novo no ramo.

Andro M. Rock, o irmão mais velho do Jazz, é dublado por Katsuyuki Konishi. Sim, é o dublador do Shichiro Balam.
Visto em Anime-Planet.

Bom, depois dessa quantidade INSALUBRE DE PESQUISA, e não diga que foi pouco, porque a pesquisa em si é trabalhosa, vamos falar deste episódio.

Finalmente o plano de fuga da prisão foi posto em prática.
O Grupo dos Seis Dedos estouraram os ovos de monstros demoníacos e foram para dentro de Uraboras liberar o caos e os prisioneiros.

Como dito lá em cima, durante o arco da caçada por assinaturas, muitos dos desajustados tiveram seus poderes revelados. No entanto, alguns ficaram de fora.

E foi a vez de Agares "Sonequinha" Picero do Time Balam Iruma brilhar.
Descobrimos que ele pode controlar o solo e também sente quando algo no solo está estranho.

Depois disso, o Time Kalego até tentou usar seus conhecimentos e poderes para se livrar de um dos monstros, mas não deu bom. Melhor que isso só aquele homem colecionador de cactos sentado numa mesinha como se nada estivesse acontecendo.
Ih, rapaz, acho que temos MUITOS HERÓIS nesse parque hoje...
EU AMO KALEGO NABERIUS.
Melhor demônio no sentido de "demônio". AMO ESSE MALDITO!

Caim Camui, a coruja que adoraria sair com garotas, pode traduzir a língua e conversar com todos os seres vivos. É UM GOOGLE TRADUTOR DEMONÍACO E AMBULANTE.

Garp Goemon, o nosso adolescente samurai, obviamente teria um poder relacionado a espada.
Eu poderia fazer uma piada com algum Hashira de Kimetsu no Yaiba, mas seria um spoiler que eu mesma não tenho tanto contexto, ENTÃO PULA!

O que posso falar aqui é sobre "kamaitachi".
Esse nome lembra o youkai Kamaitachi (em inglês), que se apresenta como um vento literalmente cortante. É uma doninha com foices nas patas que ataca em trios e se alimenta de pequenos animais.

Os quatro estudantes até tentaram usar seus poderes para dar um jeito no monstro, só que por não terem treinamento de combate, não deu muito certo.
Aliás, quase morreram algumas vezes se não fosse a sorte e um dedinho do roteirista/mangaká.

O narrador até explicou que no primeiro ano eles exploraram mais as habilidades familiares e estavam desenvolvendo-as agora no segundo ano, mas como bem lembrou o Jazz, eles não tiveram aula de combate, então não conhecem magias de ataque.

É o único grupo com risco real de se machucar, já que os outros não ficaram tão próximos dos bichões. Que são o Dragão Carmesim, o Rato Pantera e o Touro das Montanhas.

Rato Pantera... OS NOMES...
O Rato Pantera certamente é o mais bizarro.

Tiveram pelo menos três situações bastante importantes neste episódio: a relação do Jazz com o irmão, o Grupo dos Seis Dedos invadindo a prisão e o Iruma ficando puto.

Apesar de toda a empolgação dos prisioneiros, um dos motivos pelo qual todos temem fugir é o vice-chefe dos guardas, Triton "Aperto de Mão".
A piada é que ele é derrotado justamente pelo menor dos "Dedos", o Hughdarling (tiozinho alfaiate).

Ou seja, eles são realmente fortes.

E falando em piada... um irmão é Jazz e o outro é Rock.
Eu poderia fazer comparação com os gêneros musicais, mas meu conhecimento é zero nisso, então vou passar.

Como na família Andro o que reina é a meritocracia, vence quem rouba mais e melhor, então o Jazz sempre sofreu nas mãos do irmão mais velho... O que faz com que ele seja TOTALMENTE FRACO a bajulação.

Os coleguinhas depositando suas esperanças nele (por ser um nível acima) e chamando até de "mano". Ahhh, que sensação maravilhosa a de ser o "irmão mais velho", o bacanão da turma, o cara em quem todos podem confiar...
A pessoa que se irrita com a negligência aos mais fracos é decente.
E errou quem achou que o sonho do oprimido aqui era ser opressor, pois o Jazz chamou a responsabilidade para si.
E daí veio o Kalego finalmente intervir... sobre um apito que o Jazz carrega no pescoço.

Simplesmente não lembro disso.
Em que episódio aconteceu? (Ou ainda será mostrado?)

Enfim, deixando minha confusão de lado, falemos agora de Iruma puto.

Essa fofura em forma de criança só foi ter uma vida minimamente digna quando foi vendido pelos pais e adotado pelo Sullivan.

A partir disso, o Iruma foi entendendo que tinha que pensar mais em si mesmo, a definir metas para o seu futuro, além de fazer amigos e ter experiências que para nós, pessoas com vidas um pouco menos abusivas, já vivenciamos.

E o Iruma é o cara que está sempre ajudando.
Seja na forma Irumal ou na boazinha, lembro que ele ajudava os funcionários da Babyls na limpeza.

Então ver aquela criança indefesa sendo negligenciada pelos outros, trouxe lembranças ruins e um sentimento que ele não costuma ter.
Como agora o garoto possui o poder de escolha e uma vida mais digna, ele quer ajudar os outros.

VAI QUE É TUA, IRUMA! SALVE AS CRIANÇAS!!!

"Ué, Kimono, não vai falar dos demônios?" - Pois bem, como o próprio Shichiro explicou, os demônios são naturalmente egoístas e não têm essa noção de solidariedade. Então é compreensível esse comportamento.

O que choca o Iruma talvez é essa semelhança com os seres humanos, que também o viam passar por situações absurdas (como trabalhar para os pais terem mordomia) e não fazerem nada. É algo a se pensar.

Mairimashita! Iruma-kun 2
16º episódio
Pois é, deixa quatro de seus coleguinhas saberem disso e suas cabeças vão explodir!
Gente, como que não ama esses dois? Têm cabelos vermelhos e orelhinhas!!!
Opinião: MEU. DEOS.
O Iruma na ponta da linha de uma vara de pescar... Deve ser o sacripanta do pai dele, usando-o como isca.
 
CADÊ O CONSELHO TUTELAR?!
 
Ah é, esqueci de um negócio super importante...
 
BOOOOOOOOOOOOOOOOOORA GIRAR COMIGO FEITO PEÃO DA CASA PRÓPRIA!!! IAAAAAAAAHUUUUUUL!!!
EU SEI QUE É DATADO, MAS NÃO CONSIGO PENSAR EM ALGO SEMELHANTE PARA OS XÓVENS SE SENTIREM MAIS REPRESENTADOS! EU SOU UMA SENHORA DE IDADE, SABE?
 
Aproveito o momento para dizer que TENHO PLANOS para comentar os 3 primeiros episódios de vários animes que receberam dublagem em português, mas por conta do cronograma e da vida corrida AINDA não tive a oportunidade de botar essa sacripância em prática.
 
MAS QUANDO EU BOTAR... CORRAM!
EU VOU ME TORNAR UMA BESTA FORA DA JAULA!
Pior que os monstros demoníacos deste anime.
 
Professor Shichiro...
BEM-VINDO AOS DESAJUSTADOS! FAÇA BOM PROVEITO DE SUA ESTADIA ETERNA! HYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYA!
 
Lómiere sendo arrastado junto pro grupo de salvamento É HILÁRIO.
Obrigada, Alice, por seus serviços prestados. HYAHYAHYAHYAHYAHYA!
 
Risos.
Pessoal, jamais deixem o Lead, Jazz, Goemon e Camui saberem do Opera sendo responsável, pois eles vão se moer de inveja e desgosto por terem caído com o Kalego, que queria mais é que os alunos se virassem.
 
Maluco.
OLHA BEM ISSO.
 
Opera e Ameri lutando juntos por RESPONSABILIDADE simples e pura.
 
"Demônios são egoístas", de fato. MAS TEM UNS QUE VOU TE CONTAR, PODE APLAUDIR DE PÉ QUE AINDA VAI SER POUCO!
 
Dá para dizer que tenho certo crushzinho no Kalego? TENHO, mas não admitirei nem aos fãs da Juliette!
 
MALDITO CHAMOU O CÃOZINHO DE TRÊS CABEÇAS QUE DEITOU O MONSTRÃO COM A PATA. DIREGO PELUCINHA, NUNCA CRITIQUEI!
Kalego Naberius, o cara que merece virar um bichinho de pelúcia.
O cara ainda coloca uma cadeira em cima do bichão E FALA PROS GURIS TIRAREM UMA FOTO. EU NÃO TENHO CONDIÇÕES, SOCIEDADE! ISSO É ALTO NÍVEL DE PUTARIA ATÉ MESMO PRO INFERNO!
 
Kuromu-chan, poder FOFURA EXTREMA, super efetivo.
A Royal One está nas mãos da melhor classe. FALA SÉRIO!
 
De repente... Apareceu até um palco... Ou nesse lugar já tinha um palco? Não sei, estou impressionada...
 
Eita. Rank 6, Waw(?), nossa PRESIDENTA DO CONSELHO ESTUDANTIL! BOTA ORDEM NESSE RATO PANTERA, AMERI!!!
 
Mentira que a Ameri é da família do Fukutomi...
SIM, VOU TER QUE EXPLICAR A PIADA... depois.
 
Espera... o quê?
"A Família Azazel dá poder aos que têm força de vontade e PENSAMENTOS VIOLENTOS". Não sei se rio, se me preocupo ou se me divirto horrores.
 
OPERA CHAMANDO A AMERI PRA TRABALHAR COMO ASSISTENTE DO SULLIVAN DEPOIS QUE SE FORMAR! OPERA DO CÉU, VOCÊ SIMPLESMENTE VISLUMBROU UMA PUPILA! TOTALMENTE TE COMPREENDO!
 
Ameri se ligando que poderia trabalhar na mesma casa onde mora o Iruma e PIROU LEGAL NA BATATINHA!
 
EU AMO ESSE ANIME! VAI SE LASCAR, JAPÃO!
É POR ISSO QUE VOCÊ GANHOU DA ESPANHA E CONTINUA NA COPA DO MUNDO MASCULINA DE FUTEBOL, SUA PRAGA! TE AMO!
 
Enfim, acabou o episódio e... é oficial, leitor... FALTAM TRÊS POSTS!
APENAS TRÊS POSTS para terminarmos a 2ª temporada de Iruma-kun...
 
E JÁ COMEÇAR A 3ª, PORQUE NÉ?!
 
Bom, muitos sentimentos envolvidos, altos surtos e palmas sendo distribuídas para a melhor classe da Babyls: a dos desajustados!
 
Portanto, vamos de Telecurso dos Merecedores da Royal One - O que fazer em caso de emergência e irritação do Iruma!
 
Primeiro... Explicar a piada, pois... é assim que pessoas têm contexto.
Não, leitor, eu nunca quis fazer graça. O importante é dar contexto... e fazer merchan, claro.
 
Aqui a Ameri disse que era forte, então, seguindo os princípios do poder da família Azazel, ela ficou forte o bastante para dar uma surra no Rato de Animal Print. Sim, só agora me ocorreu essa lembrança. Como podem ver, entendo muito de moda.
Bem-vindo ao bando, Shichiro. Só não deixa o Kalego saber disso!
Sabe quem vivia dizendo que era forte para ACREDITAR que era mesmo? Juichi Fukutomi do time Hakone de Yowamushi Pedal. Foram duas temporadas inteiras, leitor, ouvindo essa frase sair da boca do terceiranista a cada CINCO SEGUNDOS. Então, é, ficou marcante.

Bom, fora isso, o único time que REALMENTE se prontificou para resolver o problema foi o do Opera. A turma do Balam ia seguindo para a evacuação, se não fosse o Iruma ficar irritado com aquele sentimento de impotência, ninguém teria movido um músculo.

Já o time do Kalego... Quase foi embora do anime e ficou só na memória.
Kalego é mesmo um professor complicado para a turma de desajustados.
 
O bom é que o Jazz teve um tempo a mais para pensar numa nova estratégia e descobrimos de onde veio o tal apito. Só quero saber quanto de multa o irmão vai cobrar e se o Jazz vai contar sobre isso. Se fosse eu, fingia que não tinha feito nada. Ou será que ele tem como descobrir que foi usado?

Eu, muito da inocente, achei que era um apito que nem aqueles de chamar cachorro. Pensei que ele poderia chamar algum bicho bem legal para controlar e... No final, essa parte ficou com o Camui mesmo.

Um apito para estourar tímpanos... Que bom que funcionou no bichão. Pena que ele não ficou nocauteado por muito tempo e foi preciso o Kalego intervir.

Agora só resta uma dúvida: legal e bacana, dois monstros caídos, um ainda ativo, mas com chance de também ser abatido e... E a prisão? E a fuga dos prisioneiros? E o Grupo dos Seis Dedos?

Preocupada com o sucesso da missão deles, pois o Kiriwo solto é um perigo em dobro. Sem falar nos outros prisioneiros que não devem ser boa coisa.

E que bom que o Iruma influenciou os coleguinhas para o bem.
O Sonequinha ajudou a limpar o caminho e abriu um espaço para o Iruma salvar as crianças.
Acho que a sua fofura ganha, Kuromu-chan!
Daí teremos os tretinhas Alice e Sabro para darem um jeito no dragão.

Legal que até passou o rolo na TV, mas... Aparentemente o pessoal do parque ainda está por si mesmo.

Ah, e antes de terminar, ia quase esquecendo... NOSSA ADORÁVEL KEROLI SE TRANSFORMANDO EM KUROMU-CHAN PARA ACALMAR OS CORAÇÕES DOS DEMÔNIOS!

Ou seja, todo mundo sendo um pouco mais solidário, pensando em prol de todos, para tornar a situação menos caótica.

Acho que essa é só uma provinha do que teremos de interessante dos desajustados na próxima temporada! Mal posso esperar para começar logo!!!
 
Este anime foi assistido na Crunchyroll

Nos vemos no próximo post de Mairimashita! Iruma-kun 2!

Por Kimono Vermelho aquela que dormiu de madrugada, mas garantiu o post, tipo o Japão ganhando da Espanha de 2 a 1 - 02/12/2022

2 comentários:

  1. assim que chegam no parque é dito que iria ter o show da kuromu.

    obs.: você fala isso do kalego pq ainda não faz ideia de como é opera de verdade, chega ao ponto do kalego sentir pena!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo!
      Agora que você falou, alguma coisa na minha memória pareceu familiar, mas eu realmente não lembro que já ia ter show da Kuromu.
      Espero que as próximas temporadas mostrem que o Opera é terrível, porque tiveram umas cenas naquele flashback de quando o Kalego era mais jovem, então fiquei curiosa.
      Obrigada pelo comentário! o/

      Excluir

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/