quarta-feira, 13 de julho de 2022

High Guardian Spice #04 e #05

E eu jurava que o post anterior tinha sido ainda em 2021...
QUE BOM QUE JÁ ERA ESTE ANO, ASSIM EU NÃO ME SINTO TÃO CULPADA!!!
 
Nos episódios anteriores... começam as aulas no Instituto dos Grandes Guardiões e Alecrim e Sálvia acabam se separando por conta das aulas. Enquanto as duas precisam lidar com todas as novidades, Salsinha entra numa aventura inusitada.
 
Foi você que pediu esse caminhão de tretas, Sálvia?

High Guardian Spice
4º episódio
Acho que nenhum print vai representar mais este texto do que a Aloe chocada.
Opinião: Só de lembrar que atualmente o meu tempero favorito é tomilho, eu rio sozinha. Aliás, eu simplesmente rio toda vez que vou comprar algum tempero por causa desse desenho e é fantástico.

Apesar de não ser um anime, e sim uma animação em estilo cartoon, confesso aqui que continuo com aquele sentimento gostoso de carinho por High Guardian, afinal, foi o meu segundo trabalho na Crunchyroll.

Digamos que outras séries me deixaram com sentimentos complexos... Tokyo 24 que o diga. hahaha

Bom, chega de conversa, vamos continuar acompanhando as Temperadas na aventura de se tornarem heroínas!
 
Assistindo um pedaço da abertura só para ver o Cominho.
O tempo passa, mas o crush perdura. Não tem jeito.

Podia dizer que é lindo, cheiroso e gostoso, mas como tempero eu não curto muito não. Eternamente chateada que o tempero cominho não chega aos pés da maravilha que é o professor Cominho.

Tomilho rainha, o resto nadinha!
Melhor tempero e melhor garota sem paciência com as coleguinhas. hahaha

Oi, professora Olaia.
Já disse que adoro o corpo docente do Instituto dos Grandes Guardiões, né?
Um lugar que tem como diretora a véia da Tríade não pode ser ruim. Saudades Cicuta tão sem paciência quanto a Tomilho.
Eu gosto tanto que a Tomilho acertou em cheio nessa!
Eu avisei para vocês ficarem de olho nos caranguelos, né?
Pois bem, era sobre o episódio de hoje que eu falava.
A Salsinha acabou abrindo o caminho para que os bichinhos fugissem da masmorra... com ela.

Coisas estranhas sobre estar assistindo esse cartoon depois de tanto tempo: estou completamente ok com a dublagem em inglês e estranhei um pouco no começo até meu cérebro acostumar.

Esqueci completamente que trabalhei nele.
UAU. PARECE QUE FAZ MUITO TEMPO!!!

Incrível que esqueci de boa parte das legendas também.
HYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYA!!!
Meu cérebro deve ter me abandonado de vez. '-'

Tomilho tão à vontade na casa da Salsinha quanto eu na casa dos outros.

MANO, A TORTA DE CLIMÃO QUE VAI SE FORMANDO ENTRE A SALSI E OS PAIS.
A Tomilho até sai de perto quando percebe que vem treta.

Eu gosto do Gosmento.
Ele é meio doidinho, mas muito gente boa.

Não.
Ele não rimou "precisa" com "aprendiza".
NÃO, NÉ?

E eu só reparei nisso agora? Sim.

TORTA DE CLIMÃO DE SALSINHA?
POIS AGORA TEMOS TORTA DE CLIMÃO DE TOMILHO!!!
A coisa só melhora, galera... SÓ MELHORA...

Muito bem, leitor, terminei o episódio e tenho algumas boas considerações sobre as tortas de climão e o que tudo isso representou na saga das nossas futuras Guardiãs!

Bora então de Telecurso com Tempero - A torta que ninguém quer dividir em nenhum lugar!
 
Claro que vamos começar pelas informações técnicas, que no caso é o glossário.
Eu gosto muito desse guri. Ele é de boa, tem problemas para socializar e toca harpa. Gosto muito do Gosmento. hahaha Tadinho com esse apelido...
- Glossário -
Dente-de-Leão: Dandelion (a bebêzinha)
Floresta das Fadas: Fairy Wood
Gosmento: Slime Boy
Mujos: Inkles
Rumex: Sorrel (pai da Salsinha)
Terresfera: Terrasphere
O nome da mãe da Tomilho continuou como "Flora".
 
Se por ventura eu acabar esquecendo algum nome, você pode ir na parte de comentários, leitor, e perguntar sobre personagem tal, ok?
 
Muito bem, vamos falar da época mais desgraçada na vida de um ser humano: a vida adulta a adolescência.
 
Ao contrário do que tentam pregar os animes, nem tudo são flores nesse período e a gente costuma mais sofrer do que sorrir.
 
Bom, seguindo a linha do que já vimos, depois de começarem a se acostumar com a escola e passarem por alguns desafios próprios do ambiente e desse período da vida, as meninas estão de volta em casa por conta da infestação de caranguelos.
 
Sálvia com a prima e Salsinha com a família.
Tanto a Alecrim quanto a Tomilho estão de "agregadas", uma vez que, suas casas ficam muito longe e não daria tempo de ir e voltar.
 
Se bem que a Tomilho tem a casa da mãe em Lyngarth, né?
 
De qualquer forma, as duas "forasteiras" presenciam a torta de climão nas famílias por... Acho que a melhor definição seria "de boas intenções o inferno está cheio".

Vou começar falando do que é menos treta, como... a participação da Alecrim nesse rolê. Ela está morando de favor na casa da prima da Sálvia, pois não tem parentes fora de Seixo. Também tem o caso do sumiço da mãe e da saudade enorme que ela fica da família, quando vê todo o carinho que a amiga recebe da Anis e Aloe.

Com a Tomilho rende uma tortinha de climão quando acaba encontrando a mãe, bem por acaso.
 
Parece que em Lyngarth, o único lugar que conserta metais, é da família da Salsinha, né? Aquele típico mundo nem tão expandido assim das novelas. Sabe como é...
No começo do rolê: "Não quero uma terresfera!"/No final: "Quero, mas me sinto culpada."
Já vimos que a relação das duas é problemática e parece ter a ver com a falta de confiança da mãe na filha e vice-versa.

Agora vamos falar de TRETONAS.
Iniciando novamente pela menor.

Sálvia.
Sabemos que a garota é apegada à Magia Antiga, não só por ter convivido com ela desde sempre, mas também por ter problemas para não só entender o conceito de Magia Nova, como aceitá-la.

A mãe deve ter lá os seus motivos para preferir a Antiga, algo que vamos entender mais para frente na série, só que do jeito que foi passado para a Sálvia, até parece que a Nova é coisa do capiroto.

Por isso quando a Anis presenteia a prima com uma terresfera, a garota fica num misto de sentimentos. Primeiro por toda essa imposição da mãe e o respeito pelas tradições, ao mesmo tempo que se sente fascinada. É um bom exemplo de como as coisas funcionam na adolescência.

Num primeiro momento a Sálvia é totalmente contra, só que ao chegar na loja e encontrar a terresfera que combina com ela, os sentimentos conflitantes começam.

Ela ainda precisa entender quem é e o que quer fazer por si mesma.
Então foi muito interessante aquele primeiro desapego entre ela e a Alecrim, que acaba representando a família, algo que ela conhece há muito tempo. A escola representa a novidade, um ambiente inexplorado e cheio de possibilidades.

E agora vamos para a treta mais homérica, que acaba servindo para desenvolver um pouco mais a personagem da Salsinha, enquanto serve de introdução para a Tomilho. Aliás, a moça parece continuar como retardatária nessa corrida.

Bom, nasceu o mais novo bebê da família, a Dente-de-leão. Segunda menina depois da Salsinha.

O problema é que a família já é grande, e com a presença de um neném, tudo fica ainda mais complicado. A Angélica precisa cuidar da pequena e dos serviços da casa, além de provavelmente ficar de olho nos outros quatrocentos filhos pequenos. Enquanto o Rumex trabalha na forja.

O casal sente falta da Salsinha, pois ela pode ajudar em TODAS AS FRENTES DE TRABALHO: cuidar dos irmãos, da casa e da forja.
Gente, OLHA PRA ESSA CRIANÇA! É a criança mais adorável de todas! OLHA A RIMA POBRE DELE! É MUITO FOFA!!!
Aliás, a família dela é bem no estilo "tradicional", né?
Mulher cuidando dos filhos e da casa e o homem sendo o responsável pelo trabalho, para trazer o sustento.

Tirando a interação com a Salsinha, o Rumex parece ser pai apenas no conceito reprodutor e no registro civil, porque sequer chega perto da recém-nascida e muito menos bota ordem nos outros filhos.

Antes que o leitor revire os olhos dizendo que estou problematizando isso e não... sei lá, o fato da Anis e da Aloe serem casadas (por que seria um problema?), é bom pontuar que mesmo uma família tradicional (heteronormativa e que segue um sistema machista) pode demonstrar respeito e afeto.

O que os pais querem é uma ajudinha da filha mais velha, pois a situação ficou pesada para eles. Particularmente acredito que um controle de natalidade teria feito horrores por essa família, além de uma divisão mais igualitária.

Nem a Angélica e muito menos o Rumex têm menos carinho e amor pela Salsinha do que pelos outros filhos, inclusive, acho que é bem o contrário. Apesar de ser vista como uma ajudante valiosa, ela também é amada por ser a maravilhosa filha que o casal possui. O amor aqui não está sendo questionado. Contudo, será que não é dever dos adultos zelar para que um menor de idade possa fazer suas próprias escolhas, e não se sinta "escravizado" (por quaisquer que sejam os motivos)?

Porque abandonar o Instituto para voltar a ser simplesmente "um par de mãos a mais", não é o desejo da Salsinha. Ela quer aprender mais e conhecer o mundo, algo que não conseguiria ficando presa à família.

Como os pais a amam e já tiveram uma bela prova de que a filha precisa mesmo viver essa expansão de horizontes, concordam que ela deve seguir sua própria vontade e que precisam segurar as pontas eles mesmos, afinal, são os adultos do rolê.

Isso acontece depois que um dos irmãos da Salsinha inventa de subir no telhado depois de um desafio e... não consegue descer. A garota e Tomilho são responsáveis por trazer o menino em segurança para terra firme.

E tivemos a introdução de um novo personagem: GOSMENTO!
Ele é estranho, não parecer ter muita intimidade com socialização, mas é um divertimento só! Principalmente na rima de "precisa" e "aprendiza". Particularmente gosto bastante dele por conta dessa vibe.

High Guardian Spice
5º episódio
Olha bem PRA CARA DA ALECRIM com o corvo pousado na cabeça dela!
Opinião: Sálvia, isso que é vontade de ver o nascer do sol, hein, amiga?
Tenho um fraco por gatos pretos. Eu até cheguei a gostar desse, porém... SPOILAS.

Sálvia falando com um gato.
Sálvia é das minhas.

Está certa em treinar Magia Nova? Está certa.
O problema é: não deveria treinar com algo que não colocasse a vida dela em risco? Amiga, voar nessa terresfera não parecia uma boa ideia desde o começo.

SALVA PELA TOMILHO!
Tomilho, melhor tempero mesmo!!!

Não basta ser professora de poções, a Olaia ainda cuida da botânica. ESSA MULHER ESTÁ EM TODO AMBIENTE DE DISCIPLINA PERIGOSA!

Pior que isso, só a Amarílis feliz quando a plantinha meteu o bocão na cabeça de uma aluna. Riquinha, tu é o puro suco da desgraça.

Eu adoro que a Amarílis ficou no grupo da Sálvia e da Tomilho, e o Boca-de-Dragão ficou com a Alecrim e a Salsinha. Parece praga, né? No caso, pras nossas heroínas.

Olaia lokona.
Avisou que as Drós comem carne, mas que Guardiões não precisam se preocupar com BRAÇOS E PERNAS REAIS, apenas os braços da sabedoria e da honra.

OLAIA, QUE TIPO DE DROGAS VOCÊ TÁ USANDO, AMADA?
A sorte dos desenhos é que não existe conselho tutelar neles.

Prestem atenção nessa cena de discussão sobre Magia Antiga x Magia Nova e o que a Sálvia fala.

Gente, foca no Boca-de-Dragão reclamando da Alecrim falar só da Sálvia.
Veremos mais para frente uma cena parecida e protagonizada pelo mesmo ruivinho chato.
Amarílis, o problema dela é você, o bullying e a Magia Nova. Simples.
Essa risada de nariz da Amarílis...
EU QUERO BATER NELA. POSSO?

Bastou descobrir que a Tomilho fez a Sálvia chorar, QUE ATÉ O BOCA-DE-DRAGÃO FICOU INTERESSADO NO ROLÊ. Uau.

Chegamos em Parnelle e seu adorável sapode Sapeca.
Sim, o Cal pratica bullying com Parnelle.

Sociedade.
A vergonha alheia pegando a gente pelo braço nessa sala do choro.

Por quê?
Não, não é pelo Sapeca, por Parnelle e MUITO MENOS pela música rimada e estranha do Gosmento. É pelo fato da Sálvia ter concordado em escutar as lamúrias de Parnelle, mas no fim ter desabafado sozinha e ignorado o acordo que fizeram antes.

E acabou o episódio!
Aliás... um post sem o Cominho.
Saudades husbando.

Enfim, agora a gente segue com o Tempero do Telecurso - Sala do Choro para Desajustados!

A primeira coisa a se dizer é que esta série tem mais 4 posts no blog, então... SE NÃO GOSTA DE MAHOU SHOUJO, sugiro procurar outro anime na lista.

Comecemos então pela parte técnica, o nosso glossário de termos!

- Glossário -
Amália: Amalia
Bocada: Chompy
Endro: Dill
Gargulógio: Timegoyle (Relógio+Gárgula)
Sapeca: Greg* (Sapode de Parnelle)
*O nome do sapode é uma brincadeira com o termo em inglês "grog" (goat+frog). Para manter a piada, a tradutora escolheu um nome no mesmo estilo: "sapeca" (sapode, sapeca, sacou?).

Se no episódio anterior, Sálvia e Salsinha foram as rainhas do rolê, neste... a gente continua com a bruxinha de azul.
Eu gosto como a Alecrim, que já tem um histórico com o Boca, não quer saber de fazer a fina e educada. Ai se a Salsi soubesse como o moleque é chato...
Fiquei pensando aqui que a Sálvia representa o processo da adolescência, dessa dificuldade de se adaptar a novidades e o peso da tradição familiar. Enquanto a Alecrim representa esse apego à infância, de alguém que não está procurando crescer e que quer se manter nessa fase mais cômoda da vida.

Vamos isso principalmente quando ela ficar falando da amiga enquanto o grupo pesquisa sobre o Machado de Gwerner. Enquanto a dita cuja acorda mais cedo para tentar treinar Magia Nova com sua terresfera, o que não dá muito certo.

É como uma pré-adolescente que nunca viu um tutorial de maquiagem, ganhou uma maletinha cheia dos produtos, tentou pela primeira vez sem um tutorial e ficou parecendo uma palhaça. QUEM NUNCA FEZ UMA CAGADA DESSAS NA VIDA, NÉ?

Particularmente acho importante os ensinamentos que a mãe da Sálvia passou para a filha, principalmente sobre a "troca equivalente".

Se você é um otaku que nunca ouviu falar em Fullmetal Alchemist, gostaria de avisar que é um clássico e que você deveria pelo menos procurar no Google para saber do que se trata. Conhecimento, mesmo básico, é sempre bem-vindo.

Uma das principais temáticas de Fullmetal é a "troca equivalente". Ou seja, você só pode obter algo, se der outro algo que equivalha ao que você quer. Num exemplo extremamente simples: ir ao mercado, querer comprar o feijão, levar até o caixa, pagar e sair de lá com o feijão.

Na compreensão de High Guardian também cabe a "ação e consequência".
Por exemplo: se você desmatar uma área de preservação ambiental para fazer pasto para boi, tempos depois a natureza irá cobrar, trazendo seca e muitos outros problemas climáticos e ambientais.

E para quem já leu Magi e está esperando deitado minhas análises do mangá, a Magia Antiga seria o sistema de rukhs de Salomão: autossustentável.

A Magia Antiga demanda recursos e tempo, mas o que ela tira do ambiente, posteriormente é retornado. Como é o caso da mãe da Sálvia que sempre planta uma árvore, depois de usar uma magia grandiosa. Há o pensamento de compensação e o respeito pelo tempo.

A Magia Nova, apesar de ser mais prática, como as facilidades do capitalismo e extrativismo, pode estar escondendo um problema muito maior. Uma consequência tão forte que pode ser devastadora.

Se você pensou na praga e em como a terresfera que o Fiapo colocou na árvore diminuiu a doença, está no caminho certo.
A fala é importante, mas reparem na cara da Tomilho!
"Então quer dizer que tem que abolir a Magia Nova e voltar aos tempos da pedra lascada?" - Não, leitor. Antes de tudo é preciso saber como a Magia Nova funciona e depois disso, ajustar de modo que não prejudique tanto o ambiente.

A única pista que temos até agora é a terresfera.
Por meio dela não é necessário entoar um encanto e fazer um círculo mágico (como a Sálvia costuma fazer e a Tomilho usou para salvá-la mais cedo).
É como se o instrumento fizesse o trabalho pesado.
 
Outro detalhe interessante é a Olaia tendo mais de uma terresfera e trocando, pois uma delas ficou sem energia.
Também é preciso entender como funciona a magia nesse mundo. Ao que tudo indica ela vem de algum lugar (possivelmente do ambiente/natureza) e pode ser "presa" num instrumento.
 
Muito bem, agora que já falamos da parte que mais quebra a cabeça...
BORA COMENTAR SOBRE COMO O BOCA-DE-DRAGÃO É HIPÓCRITA!
 
Sim, hora de atacar o ruivinho mais bonito desse lugar!
E antes que alguém fique possesso comigo, TENHO MOTIVAÇÕES REAIS!
 
Eu entendo que o garoto não aguente a Alecrim falando da Sálvia a cada duas frases (E CONCORDO TOTAL), porém, ele também não tem outra amiga além da Amarílis. O que se mostra recíproco, pois a garota também não é vista andando com mais ninguém.
 
OU SEJA, LEITOR...
Faz muito sentido quando a Chatílis diz que vai seguir o grupo dos fracassados. Ela não reparou, mas estava se incluindo no apelido malvado.

Só sei que foi hilário e bem "série de adolescente", com o pessoal procurando pela Sálvia enquanto termina a dissertação de cinco páginas e vive aventuras incríveis pelas áreas da escola.

Dito isto...
Apesar de muita gente usar o gênero feminino com Parnelle, seu gênero real não foi revelado e por isso a equipe de localização teve que se virar nos trinta para garantir essa neutralidade.

Antes que alguém comente que existe a tentativa de inclusão de linguagem neutra... Sim, eu sei, galera. Porém, aqui não era o caso de um personagem não-binário, e sim de alguém de gênero desconhecido. Não confundam as coisas.

E, por favor, não entendam o "se virar nos trinta para garantir essa neutralidade" de forma errada. A língua portuguesa não tem partículas que demonstrem neutralidade, portanto, mesmo aqui no blog, eu uso "leitor" para me referir a pessoa que está lendo meus textos, independente de seu gênero.

Infelizmente ainda não temos uma norma, apenas uma espécie de acordo falado.

É uma questão que poderia ser facilmente resolvida se o nosso país não fosse tão hipócrita com assuntos importantes, como sexualidade. Falar de gênero, de sexualidade, de respeito, não deveria ser uma questão que causa horror na "família tradicional brasileira".

Em vez de pensarem que o conhecimento vai atiçar curiosidade para putaria, a sociedade deveria entender que ensinando nossas crianças e adolescentes sobre esses assuntos, elas poderão identificar assédios, abusos e outras formas de violência que não devem ser mantidas por medo, desconhecimento ou conveniência. Além de aprenderem mais sobre si mesmas e entenderem que não são "estranhas" ou que precisem "entrar numa forma" para ser como os outros.
Parnelle e Gosmento deveriam ser melhores amigos. Eles são adoráveis!!!
A melhor forma de nos protegermos é tendo o conhecimento necessário e apropriado para cada faixa etária.

O medo irracional que a maioria dos adultos têm em falar sobre isso ou de não querer que seus filhos tenham acesso, é pura ignorância.
O mais importante deveria ser o respeito.

O respeito por casais como a Anis e a Aloe, o respeito pelo Cominho com o gênero que ele se identifica, o respeito pelo não-binárie e por quem não quer entrar no rótulo de um gênero específico...

Não é tão difícil, leitor.
Respeito é a maior forma de amor e de convivência em sociedade.
 
Este anime foi assistido na Crunchyroll

Nos vemos no próximo post de High Guardian Spice!

Por Kimono Vermelho aquela que problematiza mesmo e que se você não quiser ler a realidade, vai ser iludido em outro canto - 13/07/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/