sexta-feira, 29 de julho de 2022

GeGeGe no Kitarou (2018) - #71 e #72

HOJE É SEXTA, LEITOR!
DIA OFICIAL DE SEXTAR DE FORMA SOBRENATURAL!
E é para isso que estamos aqui!
 
Nos episódios anteriores... Rei Kamiya aparece por estar na cota desse arco e descobre não foi o Ibukimaru Kido, responsável por incendiar a sua vila. Aliás, o General do Inferno acabou passando por algo parecido e causou bastante, pois queria dar um descanso à alma de sua amada. Fora isso, Kitarou foi tentar avisar um jovem que era má ideia largar a responsabilidade que está na família há anos. Ainda mais quando se trata de proteger uma pedra Tatarigami.
 
Aprendeu a lição e vai procurar um terapeuta, Karakasa?

GeGeGe no Kitarou (2018)
71º episódio
Quando o garoto acha que vai relaxar nas termas... Acontece uma tragédia!
Opinião: Mais um ciclo vai se encerrando em Kitarou... Pelo menos com a minha divisão de posts (seis para cada saga). Ou seja, a gente vai fechando ciclos de 12 em 12 episódios por aqui.

E não é aqui ainda que nos veremos livres do Rei Kamiya e daquela treta dos Generais do Inferno. Em compensação, parece que vamos ter um descanso de toda essa presepada... caindo em outro tipo de problema.

ERA.
SÓ.
O QUE FALTAVA!

Mas, bem, como o Kitarou não tem descanso como Embaixador da Boa Vontade entre humanos e youkais, a gente segue meu filho em mais uma resolução de tretas!
 
Eu li a sinopse e não acreditei.
Karakasa, VOCÊ NÃO ROUBOU O CHANCHANKO DO KITAROU!
Você não fez isso... Como ousa?!

Ah...
Saudades dela.

Hum...
Zero chances de eu conhecer quem dubla o Karakasa, né?
Nada a ver eu pensar que conheço essa voz, né? Eu devo estar confundindo...

*Depois de cinco minutos fazendo umas pesquisas e resolvendo ir direto na fonte*

AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!
Parabéns, Endeavor! A única coisa que você serviu foi grudar a voz do Tetsu Inada na minha biblioteca auditiva! PARABÉNS!

E era mesmo o Tetsu Inada que dublava o Karakasa.
Estou extremamente chocada. Vou embora neste exato momento.

Não, Ômi Rato.
NÃO FOI TU QUE DEU A IDEIA ERRADA PRO KARAKASA, MANO!
NÃO PODE SER!
 
E, o pior, ele nem fez de maldade... Foi só de saco cheio mesmo.
Ok, retiro o que disse sobre "não fez de maldade".
CARACA, MALUCO! COMO É QUE TU CONTA QUE VESTIR O CHANCHANKO DO KITAROU E DESEJAR COM FORÇA FAZ OS YOUKAIS VIRAREM O QUE QUISEREM?
 
Tem que dar uma surra no Ômi Rato!
 
NÃO!
DESSA VEZ EU NÃO VOU CHUTAR O DUBLADOR DESSE "KOU-CHAN", APESAR DE... Mano... E se for? Não... Daisuke Kishio não faria uma pontinha em Kitarou...

É sim.
É ELE SIM, PORQUE EU COLOQUEI OS DOIS FONES E É O DAISUKE KISHIO SIM!

Dane-se, vou precisar ver os créditos agora, antes de sofrer de ansiedade!
No retângulo amarelo: Kouichi - Kishio Daisuke
Leitor.
HOJE O MEU OUVIDO ESTÁ TÃO CALIBRADO, QUE SE ALGUM DUBLADOR RESPIRAR, EU JÁ VOU CONSEGUIR DIZER O NOME!

NÃO É POSSÍVEL!
ESSE OUVIDO TÁ MUITO DOIDO!!!

Gente.
Espera.
KARAKASA STALKER DE GUARDA-CHUVA.
E de HUMANO QUE NÃO LEMBRA DOS GUARDA-CHUVAS!

*Pausa de um dia, pois o episódio de Kitarou quebrou e a culpa provavelmente é minha, do episódio e dessas coisas modernas que fazem as coisas funcionarem (energia elétrica? hahaha)*
 
*Insira uma daquelas músicas sobre alguém dar uma sentada braba, acho que combina*

Gente, acho que dava para investir num terapeuta de youkais, não?
O Karakasa ficou completamente obcecado pelo Kishio do guarda-chuva.

Assim, ele até que está certo em pedir conscientização sobre o uso do item, que o consumismo é ruim, que deveríamos cuidar melhor das coisas e doá-las, se estiverem em bom estado, para quem precisa e não pode comprar.

Só que o bicho SAIU COMPLETAMENTE DE QUALQUER LIMITE!

A melhor parte é o Pai Olho dizendo que o chanchanko aumenta o poder youkai. Traduzindo, leitor: FERROU. LASCOU. Kitarou tem que começar a tomar banho de chanchanko, PORQUE NÃO É POSSÍVEL, SABE?
Ômi Rato entregando o "ouro" de mão beijada...
Não, pera...
MENTIRA, NÉ?
Quando o Kitarou ia levar uma Arma de Olho(?)... O chanchanko começou a apertar o Karakasa e o Pai Olho me solta essa: "Ah, os nossos antepassados devem estar te protegendo."

MAS SÓ AGORA?!
SÉRIO?!

Certo, tudo termina bem, pois a história não é sobre matança e desgraça. Menos mal, né?

Então vamos de Telecurso dos Guarda-Chuvas - Saudades daqueles que emprestei e não me devolveram!!!

Sabe aquele guarda-chuva bom, que você demorou sei lá quanto tempo para conseguir achar e que virou seu queridinho por muito tempo? Não dá um ódio profundo quando, por algum motivo, você precisa emprestá-lo e... a pessoa não devolve e/ou diz que perdeu?

Eu tive dois desses.
Um foi emprestado sem o meu consentimento e o outro eu emprestei, porque achei que a pessoa infeliz ia devolver. Nos dois casos perdi os guarda-chuvas e hoje em dia não empresto, deixo a pessoa tomar chuva.

"Nossa, Kimono, como você é ruim" - Sou mesmo, por isso sou blogueira.

Enfim, brincadeiras à parte, já dei guarda-chuva para quem precisava.
Além disso, entendo que é importante compartilhar e doar quando não se usa mais.
A nossa sorte é que o guarda-chuva youkai não se transformou numa versão do Endeavor, né? Imagina o Endeavor te perseguindo por causa de guarda-chuva?
Neste episódio de Kitarou temos mais uma vez aquela velha fórmula da superficialidade da relação entre os humanos atuais e os costumes de antigamente, tão enraizados pelos youkais.

A mensagem aqui é sobre o consumismo inconsequente, da falta de valor que as pessoas dão ao que podem comprar facilmente.

O Kouichi, personagem do Daisuke Kishio, é alguém de certo poder aquisitivo. Vive num prédio de apartamentos com a namorada e pode muito bem comprar um guarda-chuva quando precisar.

Se a situação dele fosse um pouco mais difícil ou se, até mesmo, fosse do tipo que cuida bem das coisas, o Karakasa não teria muito o que fazer na história.

Episódios como esse fazem críticas e trazem "morais" para que todos repensem seus costumes e consumos. Apesar de ser considerado um anime "para crianças", como já cansei de comentar durante as análises, é bonitinho vê-lo mesmo sendo adulto.

São pautas interessantes que ensinam os pequenos e fazem os maiores a colocarem a mão na consciência. Por que essa história foi contada? O que podemos fazer para mudar?
 
Ah... Nossa... Que vacilo o meu...
ESQUECI DE COMENTAR O ELENCO DE DUBLAGEM!!!
 
PERAÍ! VAMOS RESOLVER ISSO PRIMEIRO!!!
 
Karakasa é dublado por Tetsu Inada.
Seus principais papéis são: Endeavor de Boku no Hero Academia, Love Aikawa e Sajin Komamura de Bleach (Studio Pierrot), Nappa de Dragon Ball Kai (Toei Animation), Fritz Joseph Bittenfeld de Ginga Eiyuu Densetsu (2018) (Production I.G.), Ira Gamagoori de Kill la Kill.

Kouichi, o cara que não cuida dos guarda-chuvas, é dublado por Daisuke Kishio.
Seus principais papéis são: Jadeite de Bishoujo Senshi Sailor Moon Crystal (Toei Animation), Souichi Negishi de Detroit Metal City (Studio 4°C), Azusa Mukami de Diabolik Lovers More,Blood (Zexcs), Chinpo e Kasha de GeGeGe no Kitarou (2007) (Toei Animation), Shinobu Takatsuki de Junjou Romantica (Studio Deen), Han Sung Yu de Tower of God, Shinjirou Kurama de Kamisama Hajimemashita, Kaname Kuran de Vampire Knight (Studio Deen), Junta Teshima de Yowamushi Pedal.

Achei que não ia mais acabar a lista do Kishio... SEM... OR...

Sempre bom lembrar que o Karakasa (em inglês) é um youkai do tipo tsukumogami, ou seja, um item muito usado e cuidado pelo dono, que ficou tempo demais guardado ou acabou sendo jogado fora, e adquiriu poderes sobrenaturais.

Guarda-chuvas como o Karakasa não são mais usados atualmente pela facilidade dos guarda-chuvas de plástico. Entendo que ele sinta nostalgia pelo tempo que era usado, além de ser de uma cor vibrante, porém... um investimento numa terapia youkai ia fazer bem a boa parte do elenco de GeGeGe no Kitarou.
Imagina ficar levando bronca de um grandão desconhecido e todo de vermelho? Eu também colocaria uns cartazes na rua e chamaria a polícia...
É até engraçado perceber como vários seres sobrenaturais acabam entrando num estado obsessivo, o que normalmente causa os problemas que o Kitarou depois tem que resolver.

E ele estava tão sem controle, que até bateu no dono do chanchanko, apesar dos favores que já recebeu dele. Ainda bem que os "antepassados acordaram" e o colete fez o favor de ajudar.

Se de um lado os humanos têm certos limitadores para evitar a selvageria, os youkais não possuem o mesmo. Por não serem governados pela razão e até mesmo existirem mais pela emoção, eles fazem o que querem, quando querem. Por isso o Kitarou tem que intervir sempre que necessário.

Bom, saindo desse papo...
Ainda em choque que reconheci o Inada e o Kishio no episódio.

GENTE, ESTOU DESACOSTUMADA COM ESSA CALIBRAÇÃO ÓTIMA DOS OUVIDOS!
 
GeGeGe no Kitarou (2018)
72º episódio
A impressão que eu tenho é que esse youkai passou por Love All Play. Sério.
Opinião: Eu li a sinopse, mas vou fingir que não.
 
Geeeeeente...
Aí o youkai começa a falar, acho a voz meio familiar, só que não está tão forte na biblioteca auditiva. Vou procurar e... É A VOZ DO DIRETOR NEZU DE BOKU NO HERO ACADEMIA! Estou extremamente impactada e agora vou chorar ali no cantinho do escritório, porque... chocada.

Mana Gata arranjando desculpa esfarrapada para dar comida ao meu filho.
Amiga, respira, relaxa e só vai...

AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!!!!

Tava lá a amiga, trabalhada na desculpa esfarrapada, pronta para entregar uma comida feita com todo o amor e carinho... só para descobrir que o crush foi colher cogumelos com o Velho Bebê Chorão.

Colher cogumelos.
Meu filho, gente.
ALTOS ROLÊS... envolvendo comida.

Não é possível.
Vai me dizer que esse youkai que "espalha amor" estava numa naninha gostosa, os humanos perdidos em sabe-se lá Deos Matoba onde, foram pedir informação, e ACORDARAM ESSA DESGRAÇA.

Foi completamente gratuito.
Sem querer. Involuntário.

E agora ele passeia pela Floresta GeGeGe causando o caos.

"Meninos precisam viver romanticamente" - Mas, gente, estou assistindo Love All Play e não sabia...

Não entendeu a referência?
É um anime de esportes que se passa no Ensino Médio e, de repente, a gente descobre que certo esportista é apaixonado pela irmã de um coleguinha e isso rende altas fofocas engraçadas.

Gente, alguém me acode.
KITAROU PEDINDO PRA MANA GATA FAZER COMIDA PRA ELE TODOS OS DIAS!
Vocês sabem que isso é basicamente pedir em casamento, né?

"Não, Kimono, ele só quis..." - No Japão é.

GENTE.
O TRAPINHO LARGANDO OS HASHIS, O ÔMI RATO CUSPINDO A COMIDA E A SHIPPER DA AREIA CHOCADA!

É PRA ISSO QUE EU ASSISTO ANIMES! PELO SURTO!!!
Nem eu, Pai Olho, nem eu. A vontade é tacar a avaiana de pau na cara dele.
Não, sociedade.
Não é possível.
Não bastasse a criança de mais de 200 anos pedindo para sair com a Mana Gata... A PATOTA AINDA VAI DE ESPIÃ PRA VER O ROLÊ!

E chamam a Mana Humana, pois... Quanto mais gente, melhor.
ALGUÉM PEGUE O IYAMI E FAÇA-O PAGAR PELA ZOEIRA!!!

Não.
NÃO, NÃO.
KITAROU, PELO AMOR DOS DEUSES, NÃO!

KITAROU VIROU O SINBAD!

"Nuri-kabe-DON!" - Sério, o roteirista desse anime está de sacanagem!

O PAREDÃO ENVERGONHADO!
ESSE EPISÓDIO VAI FAZER O INVERSO DO ANTERIOR!
EU É QUE VOU QUEBRAR!!!

"Não criei o Kitarou para ser esse garanhão" - Nem eu, Pai Olho, nem eu. Culpa do Iyami!

MEU.
DEOS.

ATÉ O PAREDÃO FOI AFETADO E VIROU IKEMEN!
ESSE ANIME TÁ PERDIDO!

MA.
LU.
CO.

A Mana Gata deu um TABEFE no Kitarou, que ele voou longe. Uau.

Mas, gente...
O que o Mapinguari está fazendo nesse anime?

E terminou o episódio.
Leitor... Que intenso.

Vamos de Telecurso do Amor - Só a Mana Humana se deu bem!

Começando pelas informações técnicas...

Temos o Iyami sendo dublado por Yasuhiro Takato.
Seus principais papéis são: Artemis de Bishoujo Senshi Sailor Moon (Toei Animation), diretor Nezu de Boku no Hero Academia, Gula/Gluttony de Fullmetal Alchemist (Bones), Russia de Hetalia Axis Powers (Studio Deen), Romero (o poodle zumbi) de Zombie Land Saga.

O youkai Iyami/Eromodoki parece ser uma versão do Iyaiya.

Iyaiya (em inglês) é conhecido por assustar pessoas.
De costas parece uma jovem atraente, mas quando revela sua face enrugada de velho, todo mundo costuma sair correndo pelo susto. Prefere ruas e estradas desertas à noite, quando pode surpreender pessoas que estejam andando sozinhas.
Seu nome vem da expressão "sem chance"/iya iya.
Não causa nenhum mal, além do susto. E depois de conseguir o que quer, vai atrás da próxima vítima.
Gosto do "Iya ja iya ja" do Velho Bebê Chorão, que dá a dica de onde vem o nome do youkai. Sim, a origem é do termo "iya iya" (não, não).
No anime, a "forma verdadeira" do Iyami parece bastante com o Mapinguari, criatura da espiritualidade indígena e do folclore brasileiro.

A versão do Brasil tem mais pelo, é mais alto, tem um olho só e uma boca na barriga. Ainda assim, achei engraçada a aparência levemente semelhante.

Claro que podem existir diversos outros seres em outros países com as mesmas características, porém, na mesma hora que vi, só consegui pensar no Mapinguari. E acho sinceramente uma pena que a gente conheça tão pouco das criaturas da espiritualidade indígena, que também são citadas no folclore brasileiro.

A cultura da nossa terra é tão rica e poderia ser melhor difundida.
Falo isso como ex-aluna de Ensino Fundamental que teve aquelas aulas meia-boca sobre folclore, que transformavam tudo em "deuses Tupi-Guarani", quando na realidade a quantidade de povos originários é muito maior.

Bom, agora podemos comentar o que foi a loucura desse episódio.

Sabe quando o anime precisa de um respiro? De umas situações bobinhas que não vão tirar mais alguns anos de vida e sossego do pobre do Kitarou? Pois bem, parece que os roteiristas entraram em acordo nesse episódio.

Eu só gostaria MUITO de entender como humanos se perderam numa floresta e RESOLVERAM MUITO MESMO escalar uma árvore e perguntar o caminho.

Gente, de coração, não conhece a trilha, diminui o trabalho dos bombeiros e contrata um guia. Não quer contratar um guia, faz um passeio no parquinho do bairro.

A ideia de subir aquela árvore estranha já era bizarra.
Agora tirar o chapéu de alguém que parecia estar dormindo (ou morto) e com roupas antiquíssimas... ONDE QUE ERA UMA BOA IDEIA?

"E tu fazia o que, Kimono?" - Primeiramente, nem teria saído de casa.
Eu não caio nesses rolês errados, pois não sou curiosa.
Quando eu era criança, meus coleguinhas me traumatizaram dizendo que a curiosidade matou o gato e eu tenho pena dos gatinhos...

Encheção de linguiça à parte... Se bem que foi basicamente o que tivemos neste episódio, acho que foi um bom "respiro". Viemos de um post anterior com tretas pesadas envolvendo um General do Inferno, vingança e a promessa de que o episódio da Tamamo-no-Mae tem que ser duplo pela quantidade de desgraça. Então faz muito sentido "tapar buraco" com algo menos letal.

Além disso, a história conversou diretamente com as pessoas que não sabem chegar nos crushes ou que esses idiotas simplesmente não notam a insinuação. No caso do Kitarou, acredito que por ele ter amadurecido precocemente e tido que lidar com tanto problema, essa parte emocional romântica acabou não se desenvolvendo. Já vimos isso em outros momentos.
Quem nunca ficou ansiosa e animada para dar um presente pro crush, né?
Também é importante a conversa que a Bruxa de Areia teve com a Mana Gata, sobre o amor platônico e o real. Não se confessar e manter esse sentimento intacto ou buscar pela resposta.

E daí achei curioso o uso da palavra "ganância" nessa conversa.
A impressão que eu tenho é que isso vai "contra" a visão da sociedade sobre uma "mulher perfeita".

Esse "ser gananciosa" que a Bruxa de Areia usou para a Mana Gata é sobre a garota ter outra mentalidade e buscar pelo que realmente deseja, em vez de ficar parada, esperando que as coisas aconteçam.

Essa é uma mensagem bem legal para se passar, principalmente às meninas em idade escolar, que você pode escolher o seu caminho e que não é errado "ser gananciosa", buscar pelo que almeja.

Comentando sobre isso, pois fiquei surpresa quando o termo apareceu novamente na minha frente em tão pouco tempo. Mais especificamente, no episódio 4 de Lycoris Recoil, quando Chisato diz que não tem problema comer doces e coisas gostosas.

"Kimono...? Tá assistindo Lycoris Recoil?" - Sim. Inclusive, de forma antecipada por motivos.

O que mais posso comentar de engraçado?
Meu cérebro bugou com o Iyami.
Ele simplesmente olhou pra mim e disse: "Diretor Nezu. É O DIRETOR NEZU! VEJA O DIRETOR NEZU!"

Acabou com o meu rolê. Foi hilário.
Abraços, diretor Nezu. Magnífico! Pena que o anime dele é chato.

Bom, agora podemos falar do que interessa: ANÁLISE DE APAIXONADINHOS!

Mentira, a gente vai primeiro comentar o "Nuri-Kabe-Don".
Antes disso, você precisa entender o que é "Nurikabe" e o "Kabedon".

Nurikabe é o nome em japonês do Parede de Cimento, que eu chamo carinhosamente de "Paredão".

Kabedon é o ato de encostar alguém na parede, algo que acontece bastante em romances e comédias que tiram sarro disso. "Kabe" é parede e "don" é o barulho da mão de alguém batendo na parede para encostar o/a crush.

Achei engraçado a Bruxa de Areia pensando que tinha ficado popular de repente.
Só que, MUITO MELHOR QUE ISSO, é o Paredão SEGURANDO VELA e ruborizando.

Gente, sinceramente, o destaque deste episódio FOI O PAREDÃO.
É, sério, leitor, vou dar com a Geta (chinela do Kitarou) na cara desse moleque.
Não bastasse ficar vermelhinho com a cena, que acabou o envolvendo pela piada... ELE AINDA VIROU UM IKEMEN! UM BONITÃO! Ao ser iyamizado!

OS OLHINHOS DE ANIME NO PAREDÃO!
Rapaz... Não sei de quem foi a ideia, mas está de parabéns.
Tudo o que a gente precisava para deixar esse anime ainda mais divertido era isso! Sério, achei a sacada genial!

Agora sim, vamos analisar os iyamizados!!!

Kitarou: tão bom no xaveco quanto a mãe (*risos de desespero*) e encantado com todo e qualquer rabo de saia.
Ômi Rato: xavecos envolvendo dinheiro, só que não é muito querido por ninguém.
Paredão: olhos de anime, atitude de bonitão, melhor rota de romance.
Velho Bebê Chorão: apaixonado e beijoqueiro, quer logo partir pro abraço.
Mana Humana: determinada. A única que conseguiu algo nesse episódio (por acaso, um beijinho da Mana Gata).
Pai Olho: apaixonadinho fofo, disse que queria ficar pra sempre com a Mana Humana. ME TRAINDO, ZOINHO?!
 
Piada: o Trapinho só se soltou, então a gente ignora a parte dele.
 
Este anime foi assistido na Crunchyroll

Nos vemos no próximo post de GeGeGe no Kitarou (2018)!

Por Kimono Vermelho aquela que se fosse iyamizada ia dar em cima dos personagens bonitões que nem já faz nos posts, ou seja... o poder do Iyami não ia fazer efeito nenhum - 29/07/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/