sexta-feira, 10 de junho de 2022

GeGeGe no Kitarou (2018) - #69 e #70

Mais de meio ano depois...
CÁ ESTAMOS NÓS PARA CONTINUAR A BOA PROSA ENTRE HUMANOS E YOUKAIS!
 
Nos episódios anteriores... teve rinha de influencer com uma garota humana caçando likes contra... um ser pré-histórico?! Adivinha quem meteu o coitado nessa história? Claro que foi o Ômi Rato, né? Depois disso, Kitarou deu um rolê no inferno com o Kaito Ishikawa, digo... O dublador fez uma participação no episódio em que um jovem sem perspectiva de vida e ganancioso, acaba ganhando uma viagem nada agradável ao inferno.
 
Seria você o terceiro "Kento" que eu vejo em animes, Kento Agata?

GeGeGe no Kitarou (2018)
69º episódio
Sabe quem são realmente inimigos dos humanos? OS PRÓPRIOS HUMANOS!
Opinião: Ignorando todas as possíveis piadas com o número deste episódio, inclusive, que se deitá-lo, é possível ter o símbolo do signo de Câncer, que muito por acaso começa no meio de junho.

O QUÊ? EU PLANEJEI ISSO?!
Claro que sim, né, leitor? SOU MUITO MANJADA DE SIMBOLOG--

Enfim...
Só lembrando que os casos de covid-19 estão aumentando de novo e que se você ainda não tomou todas as doses disponíveis para o seu grupo ou faixa etária, faça um favor e vá ao posto de saúde mais próximo para atualizar essa carteirinha de vacinação.

E se você quer ficar ainda mais protegido, não esqueça de usar máscara e continuar com os cuidados de sempre.

E agora...
BORA DESCOBRIR O QUE TEM NESTE EPISÓDIO, além de tretas, pois sempre acontecem tretas.

Que não tenha aquele mala do Rei Kamiya.
 
Como eu consegui ser extremamente trouxa? Não lembrando da prévia que teve no episódio anterior. O que me "salva" é que isso aconteceu há quase sete meses, então...

SE TEM GENERAL DO INFERNO, TEM REI KAMIYA. QUE DESGOSTO!

Construção escura, FANTASMA SEM CABEÇA.
Ainda bem que está de dia, o que me torna uma pessoa muito corajosa.
Se estivesse à noite... Eu já estaria chorando (46).

EITA.
REI KAMIYA MAIS INFORMADO QUE TODO MUNDO JUNTO! PELO AMOR DE DEOS!
SABE O NOME DA MENINA, QUE ELA ENTRA NA FLORESTA GEGEGE, QUE FOI RECIPIENTE DO NANASHI...

Todo mundo na Floresta GeGeGe morrendo de calor e eu aqui chorando de desgosto com o frio de São Paulo.

"Mas, Kimono, vai entrar o verão no Japão agora. Pra gente é outono" - EM TOCANTINS NÃO TEM ISSO NÃO! QUERIA MORAR EM TOCANTINS! PALMAS DEVE SER O PARAÍSO NA TERRA. UM SOL PRA CADA SER VIVENTE!

Bom, se o Rei Kamiya é manjado dos paranauês, o Pai Olho também não fica muito atrás... Se bem que as informações que ele tem, se não me engano, foram passadas pelo próprio guri do Kidoshu. OS YOUKAIS NEM PRA TER UMA REDE DE INFORMAÇÕES, UMA GALERA FAZENDO ESPIONAGEM E ESSE TIPO DE COISA...

EITA.
Teria Kitarou perdido a paciência com Rei Kamiya e agora VAI RESOLVER TUDO COM ELE, se o mocinho aparecer na frente da Mana Humana de novo?
Fico pensando em como o Kitarou precisa de umas férias... urgente! Só que ninguém deixa o menino ter paz em algum momento! Assim é difícil, né?
Eita que o pacificador vai dar um boi para não entrar numa briga e uma boiada para sair dela! É QUASE A NOVELA PANTANAL (Globo) DE TANTO BOI QUE VAMOS PRECISAR JUNTAR PRA SEPARAR ESSA TRETA!

Não é querendo puxar sardinha pro meu filho, mas acho que ele tem um pouco de razão em ficar tão preocupado com o Rei Kamiya chegando na amiga humana. O cara está atrás de vingança e já mostrou que não tem "nada a perder". Então, para atingir seu objetivo, ele talvez não demonstre princípios e piedade mesmo com humanos. Aliás, principalmente com humanos que têm relação com youkais.

Menos de seis minutos e meio e o Ibukimaru Kido apareceu.
MENOS DE SEIS MINUTOS E MEIO DE EPISÓDIO, SOCIEDADE!
A TOEI ESTÁ COM PRESSA!

Ou será que vai rolar sequestro da Mana Humana?

Piada: reli há certo tempo o mangá de Nurarihyon no Mago, que eu tinha terminado por scanlator quando saía no Japão. Comprei a coleção da JBC em alguma Bienal do Livro de sei lá quando. Aí eu vi esse rolê do Ibukimaru ser filho do Shuten doji e, como amo folclore japonês, ficou na memória.

Ah, lembrei que vou ter que fazer pesquisas para este post. oho

PAI OLHO É A ENCICLOPÉDIA YOUKAI QUE EU GOSTARIA DE TER AO MEU LADO.
KITAROU, FILHO, ME EMPRESTA SEU PAI POR UMAS SEMANAS, PRA EU TER UM INTENSIVÃO DE YOUKAI COM ELE!

E a Mana foi mesmo sequestrada.
BOM DIA, SOCIEDADE! QUAL A NOVIDADE HOJE, NÉ?

E daí voltamos para o caso da mulher sem cabeça na represa.

VOCÊS TÃO DE SACANAGEM COM A MINHA CARA, NÉ?
O IBUKIMARU APARECEU NA REPRESA?
Será que ele precisa dos poderes da Mana Humana... para se encontrar com a fantasma sem cabeça?

NÃO É POSSÍVEL! NÃO É ESSE O PLOT, NÉ?

Espera.
O REI KAMIYA CHEGOU.
TÁ FEITA A FESTA DA DESGRAÇA!

Eu ri do moleque apanhando do Ibukimaru? Que absurdo... CLARO QUE SIM!

Mentira.
Magia Kidoshu deriva da magia oni? SÉRIÃO?
Ih, Rei Kamiya, FAIÔ.

Nem fodendo que eu acertei o plot. VAI SE LASCAR, MEU IRMÃO! ISSO NÃO É POSSÍVEL! O IBUKIMARU SE APAIXONOU POR UMA HUMANA! QUEM SERÁ QUE É, NÉ? QUEM SERÁ? ME DÃO UMA DICA? ELA PERDEU A CABEÇA POR ALGUM MOTIVO? EU VOU DAR NA CARA DO ROTEIRISTA! ME SEGUREM QUE EU VOU DAR NA CARA DELE!!!

"Youkais e humanos sempre, ainda hoje e para todo sempre, por oras se conectam com medo, odeiam e continuam a se matar. No entanto, se persistir mesmo assim... Que seja... Caso seu desejo se realize, eu gostaria de vê-lo."

Sim, galera!
GRITA! ESPERNEIA! É A TAMAMO-NO-MAE, A DESGRACENTA ENTRE AS DESGRACENTAS!!! AEHOOOOOOOOO!!!

CA.
RA.
LHO.

A SESSHOUSEKI, GENTE!
A PEDRA QUE REPRESENTA A TAMAMO-NO-MAE!
PELAMORDIDEOS, GEGEGE NO KITAROU! ESSA SURRA DE FOLCLORE JAPONÊS NÃO! EU SOU FRÁGIL! PERA LÁ!
Eu estava esperando POR ESSA CAPIROTA! É a próxima na lista de desgraçadinhas!
Kitarou perguntando por que humanos temem maldições.
Ah, não sei, filho, talvez porque SEJAM MALDIÇÕES! COISAS ALÉM DA EXPLICAÇÃO! JUJUTSU KAISEN! Não, pera...

Certo, leitor! Hora de fazer aquele apanhadão geral e pesquisas, pois tivemos muitas informações sobre folclore neste episódio: Telecurso A História Se Repete? - Ibukimaru encarnado na Jojo Todynho: "Se quer paz, amém, se quer guerra, tu me fala".

De todos os Generais do Inferno que encontramos até agora, nenhum pareceu realmente aquele "CARAI, MALUCO, A DESTRUIÇÃO VEM NA VELOCIDADE DA INFLAÇÃO BRASILEIRA".

Ainda que o Nue tenha dado trabalho, fiquei esperando por altas tretas com o Ibukimaru Kido e... Suave na nave.

A história desse moço é basicamente uma junção dos antepassados da Mana Humana e das tretas que trouxeram Rei Kamiya a este arco.

Ibukimaru Kido é filho de Shuten doji e, juntamente com ele, fizeram um escarcéu em Quioto, chegando a sequestrar um grupo de humanos. Entre eles estava Chihaya, uma mulher gentil e encantadora que acabou conquistando o coração de Ibukimaru.

Como era proibida a relação amorosa entre humanos e youkais, o casal fugiu com o grupo de humanos e acabou se instalando num vale bem longe. Viveram por certo tempo uma vida de paz e amor, até que foram encontrados por um governante que soube do acontecido e queimou a vila, aproveitando que Ibukimaru não estava presente. Esse governante e seus subordinados levaram o corpo de Chihaya, a esposa do oni, deixando apenas a cabeça para trás.

Por conta disso o youkai buscou vingança e destruiu um país inteiro.
Apesar do uso de "kuni" no áudio, para mim, seria mais como uma região do que propriamente dito um país, já que na história as pessoas mostradas estavam com roupas típicas japonesas.

Antes de partirmos para comentar as semelhanças da história do general com os nossos dois personagens humanos, BORA FAZER PESQUISA, um negócio que odeio com todo o meu cérebro e que é extremamente necessário para explodir nossas mentes.

Acabei confundindo o nome "Ibukimaru" com "Ibaraki doji", portanto, AÍ VAI A CORREÇÃO relacionada a Nurarihyon no Mago.

O Ibukimaru Kido deste episódio seria o "Kidoumaru" de NuraMago, pois é esse o nome usado lá e no site em que pesquiso sobre youkais. Bom, não é novidade nenhuma, já que muitos youkais possuem nomes diferentes dependendo da região e até mesmo características a mais ou a menos. Isso é completamente natural em folclore.

Só para desencargo de consciência, Ibaraki doji que eu citei lá em cima é OUTRO YOUKAI e em algumas histórias possui relação com o Shuten doji, sendo seu subordinado/representante.

De qualquer forma, os youkais principais deste episódio e que você deve ter em mente são: Kidoumaru e Shuten doji.

Shuten doji (em inglês) é conhecido como "Nihon sai dai aku youkai", que numa tradução livre poderia ser "Os Três Grandes Malignos Youkais". Ele não nasceu um oni e as histórias variam sobre como ele se tornou um. Dizem que era filho de uma mulher humana com o dragão Yamata-no-Orochi, sendo desde pequeno bastante forte e inteligente para a sua idade.
Como tudo no mundo, o que é diferente sofre preconceito e acaba sendo marginalizado. Vai ao Monte Hiei em Quioto para se tornar monge e conhece então os prazeres do álcool, ganhando o apelido de "pequeno bêbado".
Numa festa, ele apareceu tão bêbado que resolveu colocar uma máscara de oni para zoar com os colegas e quando tentou tirar, a surpresa... ela tinha se fundido a ele!
Por conta disso saiu do templo e viveu recluso por anos, roubando comida e bebida de viajantes até se tornar o poderoso rei dos onis.
Junto com seu bando raptou donzelas nobres de Quioto, depois de causar muito na cidade. Foi o lendário herói Minamoto no Yorimitsu com seu grupo, que deu um jeito em Shuten doji, cortando sua cabeça depois de colocar uma poção mágica em sua bebida.
Como a cabeça era considerada profana, ela foi enterrada longe do corpo.

MUITO BEM.
Com essa última parte, se a sua cabeça não explodiu, a minha fez "bum" com tudo o que tinha direito.

Mas continuemos com a pesquisa.
Esse print ficou parecendo aquelas imagens de impressora ruim, sabe?
Kidoumaru (em inglês) foi conhecido como membro do clã de Shuten doji e dizem que foi seu filho. Ele buscava vingança contra o samurai que matou Shuten doji.
Quando Minamoto no Yorimitsu libertou as moças e acabou com os onis, uma delas não voltou para casa, indo a uma vila dar a luz a um bebê oni.
A criança nasceu com todos os dentes e uma força sobrenatural. Acabou se tornando um aprendiz no Monte Hiei, como seu pai, mas foi expulso por ser cruel.
Vivendo recluso numa caverna e roubando os viajantes, um dia foi pego por Yorinobu, irmão mais novo de Minamoto no Yorimitsu.
Como o mais velho já sabia o que fazer com onis, armou um plano para enganar Kidoumaru e matá-lo. E, claro, a criatura caiu direitinho, sendo cortada por Yorimitsu num só golpe.

E para encerrar a parte de pesquisas, falemos sobre "yorimashi".
Segundo o que conta o Pai Olho, seria um humano que poderia agir como médium.

Para entender sobre um "yorimashi" é preciso explicar o que é "yorishiro".

Yorishiro (em inglês) vem do xintoísmo e é um objeto que pode atrair o espírito do kami. O kami não é simplesmente um "deus", apesar de poder ser traduzido mais facilmente assim. É como um espírito de alta patente, mas que não necessariamente pode estar no nível de um deus. Para fins de comparação com o Brasil, usarei o catolicismo. Assim sendo, o "kami" poderia ser um santo, como São Judas Tadeu ou Santo Expedito.

O yorishiro pode ser desde um objeto como um espelho, uma árvore ou mesmo um ser humano, que daí ganha a nomenclatura "yorimashi" (pessoa possuída) ou "kamigakari" (possessão por kami).
O yorishiro é usado quando um kami será venerado e, por ser um espírito, precisa de um representante. Sim, seria como as imagens de santos que os católicos possuem. Ex: Uma Nossa Senhora, um São Francisco de Assis.

Sempre bom lembrar ao público que religiões diferentes da que você pratica não devem ser demonizadas por serem diferentes, e sim respeitadas. Isso não diminui em nada a sua fé ou o poder do que você crê. Respeito deve ser a primeira regra entre quem crê em algo ou quem não crê em nada.

Muito bem, leitor, agora que você tem todas as referências necessárias, bora comentar a similaridade da história do Ibukimaru com a Mana Humana e o Rei Kamiya.

Durante o arco do Nanashi, descobrimos que entre os antepassados da Mana existiu um casal humano e youkai. Por acaso o youkai se parecia com um oni (não lembro agora se foi "batido o martelo" dizendo que era mesmo um oni).

O amor que rompeu as diferenças entre a humana e o youkai não foi páreo contra o ódio dos familiares, que condenaram a relação e mataram os dois.

Vimos em episódios anteriores que a vila do Rei Kamiya foi incendiada quando ele não estava lá, não sobrando ninguém. Agora ele busca vingança contra quem cometeu essa atrocidade.

O Nue, o Kurobozu e o Ibukimaru se eximem da culpa do incêndio, sobrando o último General do Inferno: Tamamo-no-Mae.
A cara de quem não está preocupado com a Arma de Dedo, pois ainda não foi atingido.
CONTUDO, EU NÃO VOU FALAR DA TAMAMO AQUI, POIS ESSA DESGRACENTA DO CARAMBA VAI APARECER NO PRÓXIMO EPISÓDIO E QUERO TOMAR TODO O MEU TEMPO PARA COMENTAR SOBRE RAPOSAS YOUKAIS... e como você faz para entender melhor o folclore e não cair na cilada de "kitsune, a raposa de 9 caudas".

Acho que antes de espalhar desinformação, o trabalho de quem gosta de algo é pesquisar a fundo, destrinchar as informações e só repassar o que é verdadeiro.

Enfim, VOLTEMOS AOS ONIS, JÁ QUE ESTAMOS FALANDO DELES!
E daí eu emendo em Yu Yu Hakusho, pois sou uma doida supimpa que faz conexões muito loucas!

No arco do roubo dos objetos do Reikai/Mundo Espiritual, tínhamos três indivíduos: o Gouki, o Hiei e o Kurama. O Gouki roubou uma bola que tirava o espírito das pessoas, o Hiei pegou uma espada fortona e o Kurama ficou com o espelho que realiza desejos.

O Gouki e o Hiei cometeram esses crimes na maldade, só que o Kurama entrou nessa furada para conseguir salvar a mãe dele, que estava muito doente.

Aí eu traço um paralelo com os Generais do Inferno que fugiram do Sr. Enma.
O Nue, o Kurobozu e a Tamamo-no-Mae saíram para a Terra a fim de DESGRAÇAS, já o Ibukimaru estava procurando pelo corpo da esposa.

FEZ UM MONTE DE MERDA? Fez.
Porém, quando resolveu sossegar a bunda, veio um monte de desgraçado e ferrou com os esquemas.

Kurama um pouco mais santo que ele, verdade, só que roubo também é crime, né?
De qualquer forma, da trupe, o Ibukimaru foi o menos pior. Sim, estou contando com a DIABRICE ENCAPETÉTICA da Tamamo-no-Mae que ainda nem vi e já sinto cheiro de merda. EU SOU MANJADA DE RAPOSA DESGRAÇADA, GENTE! HAGOROMO GITSUNE DE NURARIHYON NO MAGO E... *respira fundo* HAKUMEN NO MONO DE USHIO TO TORA!

Se tem uma raposa de nove caudas que testou o meu amor por raposas youkais foi o Hakumen. EU ODEIO AQUELA DESGRAÇA ATÉ HOJE E SE APARECER NA MINHA FRENTE, CHAMO TODOS OS EXORCISTAS QUE EU CONHEÇO E A GENTE SELA ESSA MERDA PRA SEMPRE!

Nunca passei tanto ódio na minha vida com uma raposa de nove caudas.
No extremo entre amor e ódio profundo, a gente começa com Youko Kurama, lindo e cheiroso, e termina com vontade de tacar um selo do tamanho de uma montanha no Hakumen.

Bom, Ibukimaru só não destruiu a represa e inundou uma cidade POR CAUSA DOS RESTOS MORTAIS DO CORPO DA ESPOSA, porque a Mana Gata resgatou a Mana Humana e o Kitarou ficou sabendo do rolê.

Só sei que eu ainda rio, muito mais de desespero do que de graça, do nível de paciência do Kitarou. Acho que ele ficou tão estressado no Arco do Zoião e da Adele, que depois daquilo foi ladeira abaixo. Quase perdeu a sanidade com o Nanashi e o Rei Kamiya não está facilitando para a boa vontade e saúde mental do meu filho.

Depois de conhecer a história do Ibukimaru, o Embaixador da Boa Vontade entre humanos e youkais chama os Kappas para abrirem um vão na água, permitindo que o oni chegue até os restos mortais de Chihaya, juntando enfim com a cabeça perdida.

Achei muito simbólico esse detalhe por conta da história do Shuten doji e da crueldade humana. Aquele governante e seus grupo não pensou se o Ibukimaru era realmente uma ameaça ou algo ruim, e resolveu gratuitamente se vingar EM OUTRO SER HUMANO.

Por isso que eu ainda acredito que nenhum ser sobrenatural é capaz da crueldade que o próprio ser humano comete com o seu semelhante. Acho bonito as pessoas culparem demônios e espíritos por coisas macabras, quando nós mesmos somos capazes de atitudes muito piores.

Mas, bem, o culpado é sempre o "outro". É mais fácil assim.

A história do Ibukimaru também serviu para reforçar a importância da existência e do trabalho incessante do Kitarou, sendo essa ponte de entendimento entre humanos e youkais.
Aquele momento que todo mundo fica molinho e até desiste de descer um cacete federal nesse moço bonito que fez muitas coisas NADA BONITAS.
E, claro, ficou o aviso ao Rei Kamiya, de que a vingança é um sentimento faminto que não se saciará mesmo que ele encontre e puna o culpado pela tragédia na vila Kidoshu.

SR. ENMA COBRANDO MEU FILHO.
Sim, a gente sabe que tem que entregar QUATRO generais. Um ainda está solto e o outro o guri chatonildo pegou.

COMO QUE O KITAROU VAI RESOLVER ESSE BABADO, HEIN?

Só sei que fui dar uma xeretadinha gostosa nos nomes dos próximos episódios e... no 76 teremos o SUPREMO COMANDANTE DOS YOUKAIS e vilão em GeGeGe no Kitarou: Nurarihyon.

Como eu sei que ele é vilão? Li o mangá e tiveram tretas entre ele e meu filho.
Estou ansiosa para chegar nesse episódio!!!

Ah sim... Quase ia esquecendo o... ELENCO DE DUBLAGEM!

Ibukimaru é dublado por Toru Furuya.
Seus papéis de destaque são: Reiya Amuro de Birdie Wind: Golf's Girls Story (Bandai Namco Pictures), Barão Flegel de Ginga Eiyuu Densetsu 2022 (Production I.G), Yamcha de Dragon Ball (Toei Animation), Seiya Pegasus de Saint Seiya Omega (Toei Animation), Mamoru Chiba de Sailor Moon (Toei Animation).
 
GeGeGe no Kitarou (2018)
70º episódio
Isso que eu chamo de "foto pra posteridade". PRA POSTERIDADE ANTES DE DAR MERDA, NÉ? Isso aí é falta de ter conta pra pagar! Se tivesse, não mexia com maldição!
Opinião: 
Eu deveria estar prestando atenção em outras coisas?
Deveria, só que fiquei curiosa com o uso de “tatari” no lugar de “noroi” para “maldição”.
 
Antes que o leitor fique chocado e comece a reclamar da tradução... Nah. “Tatari” também se refere a maldição, porém, no contexto, é algo menos genérico que “noroi”, tendo maldade, rancor e ódio envolvido.

Tanto é que “Tatarigami” (em inglês) é um espírito vingativo que pode causar vários males, sendo apenas apaziguado com festivais e rituais específicos. Aliás, quem joga Genshin Impact e já liberou a nação de Inazuma, vai ou já se deparou com a missão de apaziguar o Tatarigami em uma das ilhas.

Ah, migo, se eu te disser que quebrar a pedra não vai fazer a desgraça toda deixar de existir, será que você muda de ideia? ESSA PEDRA TEM MUITO VIBE DE SER A SESSHOUSEKI... Se bem que a Sesshouseki seria tão venenosa que ninguém poderia chegar perto.

NÃO, ESPERA!

O MOÇO QUE TÁ COM ESSE TAL DE KENTO, que não merece um nome tão bonito quanto o do Nanami de Jujutsu Kaisen, PROCUROU SOBRE A MONTANHA NA INTERNET E DESCOBRIU COISAS!

Sim, dois estranhos, imbecis o bastante para fazer sabe-se lá o que no local, continuam desaparecidos... Também, olha o matagal que é esse lugar.
 
Além de ser invasão de propriedade privada, não? O portão que dá para o pico da montanha estava trancado... antes do Kento vir e quebrar o cadeado.
 
Espera...
QUANTOS ANOS ATRÁS?
Fazendo as contas... O Kento tinha então uns seis para sete anos?

Espera. DEZ MILHÕES DE IENES PRA ENTRAR NUM LOCAL PROIBIDO E TIRAR UMA FOTO COM UMA PEDRA QUE LANÇA MALDIÇÃO?

R$ 365.000,00 para entrar no seu terreno e tirar foto com uma pedra maldita.
TREZENTOS E SESSENTA E CINCO MIL REAIS. Eu entendo o tio ter liberado, pois o filho estava mal de saúde e o remédio era caro.

Hum...
Vendo agora o episódio, seria mais o caso de PARECER a Sesshouseki, mas estar realmente ligado ao Tatarigami.
Começa com "não tem maldição nenhuma" para depois "socorro, tinha maldição".
Bom, terminei o episódio e agora a gente vai Telecurso GeGeGe no Kaisen - Chama o Gojou ou o Kitarou?.
 
Na dúvida, eu chamaria os dois.
Melhor ter com quem contar, né?
 
Bom, ao contrário do que achei, NÃO TIVEMOS RAPOSA MALDITA DOS INFERNOS neste episódio, por isso... Deixaremos para falar da Tamamo-no-Mae em momento mais oportuno (leia: quando ela de fato aparecer).
 
De qualquer forma, já vou adiantar aqui algumas informações que prometi.
 
"Kimono, você disse que falar 'kitsune, a raposa de 9 caudas' é errado, só que todo mundo estava falando 'Kyuubi no Kitsune' no episódio passado!" - Leitor, os "títulos" parecem os mesmos e podem confundir quem não estiver prestando atenção.

Uma raposa de nove caudas (kyuubi) é uma raposa (kitsune), mas nem toda raposa (kitsune) é uma raposa de nove caudas (kyuubi).

As pessoas costumam associar erroneamente a raposa youkai apenas com a sua versão de nove caudas, como se só existisse essa.
 
"Falou de 'kitsune', ah, então é a 'raposa de nove caudas'" - Errado.
"Kitsune" é um termo que serve para as raposas animais e as sobrenaturais, que são diversas.

Temos raposas benéficas, sagradas, guardiãs de deuses, mensageiras, familiares, cruéis, de nove caudas, de oito caudas, benevolentes, brancas, pretas, douradas, prateadas... HAJA RAPOSA, LEITOR!

Por exemplo, as raposas mensageiras de Inari, normalmente de um nível espiritual muito elevado, não necessariamente possuem nove caudas (podem vir a ter), e são tão "kitsunes" quanto as rabudinhas.

Portanto, se informe. Já basta o atual presidente que se elegeu em cima de notícias falsas e adora espalhá-las sem pudor nenhum.
 
Achou que tinha acabado a pesquisa, leitor?
ACHOU MUITO DO ERRADO, ORAS!
 
Já adiantei que a capeta da Tamamo vai ficar para quando der as caras, porém... Confundi a pedra do deus Taitanbo com a Sesshouseki, POIS SOU UMA PESSOA MUITO EMOCIONADA e ambas são pedras BEM DAS MALDITAS, SABE?
 
Sesshouseki (em inglês), é literalmente "pedra assassina".
Diz-se que quando a Tamamo-no-Mae morreu (sim, ela morre, yay), seu corpo foi levado pelos heróis para se vangloriarem na capital e seu espírito se prendeu a uma pedra próxima de onde foi morta.
Por muitos anos, tudo que chegava próximo, morria. Até que um dia um sumo-sacerdote que passava por ali ficou intrigado com as carcaças de pássaros próximas a pedra. Uma moça apareceu e subitamente desapareceu depois de contar a história a ele. O sumo-sacerdote fez um ritual funerário budista na pedra e o espírito da Tamamo-no-Mae ressurgiu, contando todos os seus pecados e se arrependendo.
Depois de devidamente exorcizada, a pedra foi quebrada em várias partes e enviada a todo o país para servir de amuleto.
 
Temos neste episódio o deus Taitanbo, que nada mais é que um Tatarigami em uma pedra.
Melhor não machucar nada. Vai todo mundo pra casa jantar e dormir.
Um Tatarigami pode ser um deus da destruição, como Susanoo, ou até mesmo um poderoso espírito de pessoas influentes, como Sugawara no Michizane (antepassado do Gojou) e Taira no Masakado. Ele causa fome, desgraça, mortes, pragas, guerras e tudo de ruim aí que você pode imaginar.
O único modo de aplacar essa maldição é fazendo os rituais e as homenagens necessárias, inclusive, erguendo santuários em nome desses espíritos revoltosos.
 
Bom, sabendo disso, leitor, fica mais fácil entender todo o sistema da família Agata.
 
Juntando tudo o que aprendemos nestes dois episódios, dá para dizer que Taitanbo é um deus destrutivo, representado na pedra como yorishiro, e que precisa ser aplacado com orações a cada quatro dias. Além, claro, de impedir que pessoas estranhas e desrespeitosas acessem o local.
 
E olha que mesmo com todos esses cuidados, o Taitanbo ainda joga suas maldições em cima da família Agata, com a doença do Kento ainda criança e a morte do avô do garoto.
 
Apesar de ter aparentemente criticado o Kento ali em cima, enquanto assistia o episódio, é totalmente compreensível que ele não queira seguir com esse rolê.
 
O avô morreu para a maldição, o pai deve ter criado o menino de forma rígida para que ele não se colocasse em perigo, já que o desejo de tirar o filho dessa responsabilidade quase custou a vida dele na infância.
 
Aliás, quando o Kento tinha só sete anos, uma dupla de ALMOFADINHAS QUE NÃO TINHAM MAIS O QUE FAZER chegaram oferecendo dinheiro para ter a experiência de tirar fotos com uma pedra maldita.
 
Para eles, era o puro suco da diversão, para os Agata, a chance de conseguir comprar os remédios caros para tentar salvar o Kento.
 
Essa parte foi mais para servir como "moral da história" e trazer aquele velho embate entre modernidade e tecnologia versus crendice. E deu no que deu.
 
A sorte do Kento é que o Kitarou e a Bruxa da Areia fizeram com que ele sonhasse com o provável futuro, já que não queria desistir da ideia de quebrar a pedra.
Depois de acordar do sonho vívido, o rapaz entendeu que não poderia fugir daquela responsabilidade e que deveria, infelizmente, servir como meio de aplacar um pouco o ódio do Taitanbo.
 
Bom, então vamos falar da possibilidade de explodir a pedra. Será que assim o Tatarigami iria deixar de "funcionar"?
 
Provavelmente não, leitor.
Sem ter um meio de canalizar esse deus vingativo, a região teria transtornos muito além de uma simples tempestade de granizo.
Como disse ali em cima, a pedra serve como um yorishiro, mantendo sob "certo controle" o Tatarigami.
 
Sem isso, talvez nem o Kitarou desse conta.
Esse episódio teve uma sucessão de "antes da merda acontecer" impressionante.
E aí, leitor? Estava com saudades das Sextas-feiras Sobrenaturais?
E das aulinhas de folclore japonês?
Ok, nem dá para dizer que são aulas. Mentira minha.
Está mais para "entenda as referências do que você assistiu".
 
Queria ter adiantado esse post bem antes, mas não deu.
Espero que demore menos de sete meses para ver Kitarou de novo, senão meu filho vai me denunciar ao conselho tutelar E COM RAZÃO!
 
Este anime foi assistido na Crunchyroll

Nos vemos no próximo post de GeGeGe no Kitarou (2018)!

Por Kimono Vermelho aquela que vai dormir, porque ficou parte da madrugada terminando esse post e não sente saudades dessa parte dos "velhos tempos" - 10/06/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/