segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

FINAL: Somali to Mori no Kamisama #12

E aí, leitor?
Este post foi escrito em outubro de 2020, então não estranhe se encontrar algo "fora do normal", ok?

Nos episódios anteriores... o Pai Golem contou ao Shizuno como conheceu a Somali e acabou se tornando seu "pai". E quando estavam com tudo pronto para partir, o quarteto foi emboscado por caçadores de humanos, já que a esposa do dono da hospedaria percebeu que Somali era humana. A fuga é bastante difícil, ainda mais quando eles são levados a um falso caminho. E agora, o Pai Golem conseguirá proteger sua amada filha?

Vai chamar todo mundo para tomar um chá com bolinho de laranja, Kimono?

Somali to Mori no Kamisama
12º episódio
É, leitor, chegou o último post deste anime. Alegre-se, reclame ou venha chorar comigo.
Opinião: Esta semana vai ser bem cheia por aqui, afinal, hoje vocês já viram o post de dublador com Takehito Koyasu. E na quarta-feira teremos Yuuto Uemura dando o ar de sua graça.
 
Hoje, leitor, é dia de despedidas.
Foi uma jornada e tanto.
 
Em todo ano, algum título da programação foge do estilo que o blog costuma acompanhar e daí temos agradáveis surpresas como esta.

Um mundo de fantasia onde os seres humanos são tidos como inimigos e caçados pelas criaturas não-humanas, conhecidas pelo termo preconceituoso de "Grotescos". Nesse tipo de mundo, Somali, uma garota humana, segue numa viagem ao encontro de outros como ela. Seu guia e protetor é o Golem da floresta, que deixou seu posto e se tornou "pai" e responsável pela pequena.

Repetindo por diversas vezes, que não tem emoções, aos poucos o Golem vai descobrindo que nós podemos aprender a sentir o que nunca tivemos.

Com o seu tempo de vida correndo para o fim, ele precisa achar alguém que cuide de sua estimada filha Somali. E agora essa jornada se encerra. Pelo menos neste anime.

Bom, prosseguindo de onde paramos no último post, o grupo de não-humanos pegaram a Somali e iam começar a fatiá-la, quando o nosso querido Pai Golem resolveu usar suas últimas forças para caçar os caçadores. Pois é, "um dia da caça, outro do PAI PUTAÇO"!

Pois é, o negócio ficou tão feio que aparentemente ele perdeu o juízo, deixando seu instinto de proteção falar mais alto. E daí vemos como golens são poderosos e perigosos. A gente podia importar uns desses para a Amazônia, o Pantanal e outras áreas que mereciam proteção da intervenção humana... Só comentando.

Aliás, irritar um golem deve ser algo bem incomum, portanto, ninguém faz ideia dos poderes que ele possui. O mais importante é que os não-humanos NÃO SABEM que ele está nas últimas, o que conta como vantagem nessa briga.

O problema é: será que o Pai Golem conseguirá aniquilar os inimigos e mostrar seu poderio antes de morrer? Pois esse tipo de comportamento é de quem está sacrificando tudo por alguém que ama e quer proteger.

Shizuno, será que você não vai virar vítima no fogo cruzado se tentar impedi-lo?

PELO AMOR DE DEOS MATOBA, EU TE MATO SE VOCÊ MORRER(?), YABASHIRA!
Ele veio salvar a TRAÍRA DO ROLÊ. Não vou falar que estou feliz, porque tenho quase certeza de que se houver uma oportunidade, a bonita vai dar um jeito de se vingar. Não confio não!

Eh?
EEEEEEEEEEEEEHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH?

Antes de dar seis minutos de episódio A GENTE JÁ ESTÁ CONTANDO COM BOAS NOTÍCIAS, É ISSO? POSSO ACREDITAR?
Acho interessante como esses onis vieram para ficar e ajudar em momentos como esse.
A menina ia ser devorada pela tia aí atrás e mesmo assim tem a compaixão de salvar a vida dela. Não que mereça, mas acho que mais por não querer que o pai faça algo ruim.
O Golem Ono lutou com o Yabashira e estava prestes a matar a esposa do dono da hospedaria, quando a Somali entrou na frente e disse que não queria ver o pai machucar alguém. Quando os onis mostraram preocupação com a mão do Golem se aproximando da garota, ela disse que estava tudo bem, acreditando no pai carinhoso.

E depois de reconhecer sua amada filha, ele desmaiou.
 
SE ISSO FOR UM SONHO, POR FAVOR, NÃO ACORDEM NINGUÉM! JÁ BATI MINHA COTA DE SOFRIMENTO SÓ COM ESSES CINCO PRIMEIROS MINUTOS, OK?

O Pai Golem acorda na floresta todo enfaixado e com a Somali dormindo em cima dele. MANO DO CÉU, ALGUÉM ME ACODE QUE EU VOU CHORAR UNS BALDES HOJE!!!

Teoria do desespero: será que os golens vivem além de seu tempo normal de vida se tiverem algo a proteger que não seja a floresta?

QUE FOI, LEITOR?
 
Ele tinha pouco tempo de vida, daí para proteger a Somali tirou uns poderes muito loucos de dentro de si e... Poxa, achei que tinha morrido, sabe?
 
QUERO MAIS INFORMAÇÕES! DE PREFERÊNCIA DE QUE O PAI GOLEM PASSOU DO PRAZO DE VALIDADE E AGORA VAI SER INDETERMINADO! OU SEJA, VIVER BASTANTE PRA CUIDAR DA SUA FILHA!
 
EH?
EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH?
É ISSO MESMO, SOCIEDADE?
 
PERDEU O BRAÇO, PERDEU PELE, PERDEU FLUÍDO CORPORAL E NÃO TÁ COM 100% DA FUNCIONALIDADE, MAS... O TEMPO RESTANTE É DESCONHECIDO?
Editado: Como eu sou sonhadora, preferi acreditar no otimismo da informação e não na desgraça.
 
Leitor, para mim, isso vale mais que uma Copa do Mundo.
Eu poderia gritar mais que o Galvão Bueno quando o Brasil foi tetra.
OBRIGADA, SOMALI TO MORI, POR NÃO ARRANCAR MEU CORAÇÃO E ESMAGÁ-LO! EU VIVI PRA VER ISSO!
 
Olá, Pai Golem!
Bem-vindo ao "prazo de validade indeterminado"!!!!!!
 
Gente, bem que os onis, o Golem e a Somali poderiam viver todos juntos, né?
POXA, TAMBÉM NÃO TÔ PEDINDO NADA DEMAIS! SÓ UM POUQUINHO DE AMOR NO CORAÇÃO, TÁ? ESTAMOS TODOS PRECISANDO, POXA!
 
Eita.
Desde o incidente ele teve danos nos sistemas internos e irregularidade na visão e audição, além também da perda de força no único braço e limitação nos movimentos.
 
AH, CACETE...
TAVA DEMORANDO...
Eu fiquei tão feliz com isso que não pensei na possibilidade de ser algo ruim... haha...
Como o tempo é incerto e o Pai Golem diz que tem lutado contra a ordem natural para permanecer com a Somali, agora vem com essa conversa de que precisa se afastar dela. EU VOU DAR NA SUA CARA, GOLEM ONO!
 
Olha o Shizuno aí se oferecendo para ajudar, dar um jeito, descobrir como melhorar a situação... NÃO ACREDITO QUE ESSE ANIME VAI TERMINAR COM ESSA COTA DE SOFRIMENTO NO MEU BALDE!
 
NÃO, NÃO!!! CHEGA! NÃO QUERO! ME DÁ UM POUCO DE ALEGRIA, POXA!
NÃO TÔ TE ASSISTINDO POR ESSA DOR INTENSA NÃO! PARA COM ISSO!
 
MANO, O SHIZUNO TÁ CARREGANDO ESSE ANIME NAS COSTAS! NÃO É POSSÍVEL! OLHA ELE DIZENDO AO PAI GOLEM PARA PENSAR COM MAIS CAUTELA E VER O QUE REALMENTE SERÁ BOM PARA ELE E PARA A SOMALI!

SHIZUNO, SE ALGUM DIA EU TE CRITIQUEI, EU ESTAVA COMPLETAMENTE EQUIVOCADA!

E a jornada continua.
Chegaram numa cidade que está fazendo a maior festa por conta da boa colheita.

Oi.
Que história é essa de antepassados, almas, GENTE QUERIDA QUE PARTIU? É UM PRENÚNCIO DO QUE, SOMALI TO MORI? VOCÊ QUER APANHAR? NÃO PAGO INTERNET PRA VER FINAL TRISTE NÃO!

Aí vem o Golem dizendo que almas e fantasmas não existem, que a ordem natural é todo mundo voltar para a terra quando morrer... Pai Golem, imagina SE A GENTE UNE AS DUAS COISAS? NÃO IA SER BACANA PRA CARAMBA?
Oi, Seu Golem Ono, BOM PEDIR PERDÃO POR QUASE ME FAZER CHORAR!
OLHA ESSA CONVERSA DE MORTE, DE QUE MORRER NÃO É O FIM, QUE AS NOSSAS ALMAS VOLTAM AOS ENTES QUERIDOS...

PODE PARAR, ANIME! EU NÃO QUERO SABER DESSA CONVERSA! CAI FORA!

Pai Golem, não se atreva a largar a Somali com os onis. PAI GOLEM, EU VOU DAR NO MEIO DA SUA CARA!

Ok, terminei o episódio.
O que não escorreu pelos olhos escorreu pelo nariz, leitor. Sei que é informação demais e mesmo assim quis compartilhar... hahaha

GENTE, QUE SOFRIMENTO, QUE DESNECESSÁRIA ESSA COTA DE SOFRIMENTO!
MEU CORAÇÃO ESTÁ DOENDO, ESTOU ME SENTINDO MAL, QUERIA ESTAPEAR A CARA DO PAI GOLEM.

Preciso de um tempo para respirar fundo, antes de voltar e pensar no que aconteceu nesse episódio final.

Ok.
Tomei até lanche, mas o desgosto continuou.
MANO, ESSE ANIME ARREGAÇOU COM O MEU CORAÇÃO! O QUE QUE É ISSO, SOCIEDADE? TEJE PRESO O CIDADÃO QUE CRIOU ESSA HISTÓRIA! DOLOROSO DEMAIS!

Muito bem, para encerrar Somali to Mori do jeito que ele merece, vamos ao TELECURSO GOLEM COM EMOÇÕES!

Depois de extrapolar o uso de seus poderes para fazer os caçadores se afastarem de Somali, o Pai Golem continuou os perseguindo e Yabashira chegou na hora de salvar a senhora X-9.

Sobrou até para a pequena chamar o pai à razão, o que felizmente aconteceu.
Quando pensávamos que a situação ficaria triste no mesmo nível de um luto... Bem, era começo do episódio, então é óbvio que muita coisa ainda ia acontecer.

O Pai Golem que não tinha tanto tempo de vida, por algum milagre, continuou vivo. O preço a se pagar também foi caro, com vários problemas internos e a perda do braço esquerdo.

O receio de voltar a sair do controle e de não poder proteger sua pequena ou até mesmo machucá-la, fez com que ele tomasse uma atitude drástica: deixar Somali com os onis na nova cidade.

E a primeira impressão que tive foi que o Pai Golem entraria naquele lago e ficaria no fundo dele até chegar o fim do seu funcionamento.

Também dá para entender como: "encontrei quem possa cuidar dela no meu lugar", se referindo ao Shizuno e ao Yabashira, que têm um grande carinho pela menina e não se importam por ela ser humana.
Shizuno e Somali. Mesma fofura, separados apenas pela espécie e pela faixa etária.
O mais divertido foi quando ele repetiu seu bordão de "golens não têm emoções" e a Somali prontamente o refutou, listando cada comportamento representando uma emoção.

A partir disso, ele percebeu que não era mais o mesmo golem que deixou a floresta, abraçando com força sua filha e dizendo que vai sim ficar com ela para sempre.

Depois dessa longa jornada, o antigo protetor da floresta se permitiu ser além do que foi "programado" para ser.
 
Tornou-se pai, aflorou sentimentos (já que é algo vivo e não uma máquina), largou o local que passou anos cuidando para se dedicar a uma única criatura e rompeu com o limite de tempo "natural" da sua espécie.

A ligação entre os dois é tão forte, que mesmo dizendo que não existem almas e fantasmas, a definição dada pelo morador sobre o sentido do festival da colheita, fez com que o Golem desejasse um milagre. Estar com a Somali não apenas até o momento em que seu corpo parasse de funcionar, mas fosse além, mesmo quando se tornasse uma "alma".

Parece que o Pai Golem abraçou a "humanidade" e aceitou todas as mudanças que aconteceram durante essa jornada.

A mensagem de que a morte não é o fim, traz esperança e consolo aos corações daqueles que ficaram e sentem falta dos que se foram. É agradecer pela existência deles e, principalmente, aceitar que não estarão mais lá fisicamente, só que terão um lugar eterno nas memórias e no coração.

Então por que privar a Somali por causa de um futuro que não se sabe quando chegará? Por que afastar a única coisa pelo qual se lutou até as últimas consequências e que ainda mantém seu corpo vivo?

A Somali era muito pequena para entender o que aconteceu quando foi parar naquela floresta e sua vida teve outro caminho ao se encontrar com o Golem. Por mais que os seres humanos sejam caçados nesse mundo e eles precisem ter cuidado, a menina está tendo a oportunidade de viver uma infância feliz e pura.
Tanto é que ela entra na frente da X-9 que os delatou para os caçadores e que queria um pedaço da pequena para o jantar, salvando-a da ira de seu pai.

A Somali não carrega os preconceitos dos humanos mais velhos, que chamam os não-humanos de "Grotescos" por terem aparências diferentes e que causam receio. O coração dela tem compaixão e vê além do físico. Por isso mesmo não percebe os perigos e a maldade.

Acredito que este episódio tenha fechado bem a série, demonstrando o poder do afeto e que paternidade/maternidade não são comportamentos que nascem conosco, mas que desenvolvemos quando cuidamos de algo ou alguém, independe de ser do mesmo sangue ou não. O importante é o sentimento que se tem e os momentos que compartilham. Todo o resto é irrelevante.
 
Sinceramente não dá para dizer que foi uma experiência totalmente agradável.
Eu não sou o tipo de pessoa que gosta de angústia fora da minha própria vida. Entretenimento é entretenimento e por ora não estou a fim de sofrer.
 
Ainda assim entendo a razão da história ser dessa forma.
 
A relação entre o Pai Golem e a Somali aquece o coração e os amigos que ambos fizeram pelo caminho tornaram o anime ainda mais especial.
Ahh, cenas de sofrimento, por que existem? Pelo menos alguém refutou esse idiota.
Além do carro-chefe, que é a relação entre pai e filha, discutiu-se bastante sobre preconceito e o que ele pode fazer na vida de todos. Os humanos matavam os não-humanos por medo e no fim acabaram sendo caçados por esse comportamento destrutivo.
 
E vimos que em ambos os lados, todos estavam apenas querendo se defender e sabiam demonstrar as duas faces que cada indivíduo possui: a bondosa para aqueles que gosta e a cruel para quem os ameaça. Tudo depende do ponto de vista e do comportamento.
 
É por causa dos erros dos outros, que vieram antes, que os humanos pagaram o preço. É uma pena que o anime não tenha mostrado uma tentativa de reconciliação numa escala maior do que apenas a Somali.
 
Ela fez esse papel, só que era somente uma. Eu esperava por mais nesse quesito, ainda que entenda que a situação dos humanos nesse mundo, que não tem uma liderança local e mundial que pudesse ser acionada sobre isso.
 
Seriam muitos argumentos e poréns, talvez atrapalhando o assunto carro-chefe.
 
Foi muito bom acompanhar Somali to Mori.
De vez em quando as temporadas chegam com essas boas surpresas e o blog que normalmente tem mais coisinhas da moda, acaba se rendendo a outros gêneros.
 
Sim, contem comigo para achar esses animes que a maioria nem dá chance ou acha que não vale a pena.

Bom, leitor, nos esbarramos por aí em outra análise de um próximo anime.
E já mando o SPOILER que todo mundo gosta: os posts de início de temporada com a apresentação e as primeiras impressões CHEGAM NA PRÓXIMA SEMANA, porque é a semana do meu aniversário.

Sim, eu fico mais jovem e é você quem ganha o presente.
Não, leitor, o bolo cada um que se vire para comprar um pedaço. Pandemia, amades, sem aglomeração. ;D
 
Este anime foi assistido na Crunchyroll.
Dá para notar até na voz dele a emoção, além daquela lágrima que escorreu segundos antes...
Nota: Adorável, porém, com uma cota de sofrimento que causa desconforto
Pretende reassistir algum dia?: Talvez, mais puxado para o "não", estou satisfeita por enquanto
Recomenda a série?: Recomendo para quem curte esse tipo de história (fofinha, relacionamento de afeto familiar e aquela cota de sofrimento)
Categoria: Fantasia, família, relacionamentos, emoções, dor e sofrimento, aqui tem fofura, amizade, relação pai e filha, instinto paternal, viagem, jornada, espécies não-humanas, onis, segura as lágrimas
Premiações: Melhor Pai - Pai Golem, Melhor Dublador de Golem - Daisuke Ono, Melhores Onis do Ano - Shizuno e Yabashira, Prêmio de Fofura - Somali
Pontos fortes: Pai Golem, Somali, Shizuno, Yabashira, músicas de abertura e encerramento, a fofura da Somali, o Shizuno sendo adorável e tentando explicar que é um adulto, interpretação do Daisuke Ono no Pai Golem
Pontos fracos: Sofrimento em demasia e quase todo mundo querendo matar a Somali
Ver esses dois juntos enche o coração de amor e carinho. Calor não, porque anda muito quente ultimamente...
Assim se encerra a participação do adorável, porém, sofrido, Somali to Mori no Kamisama no Kimono Amarelo.

Por Kimono Vermelho - 04/01/2021

2 comentários:

  1. Eu vi boatos de que o Golem iria morrer nos ovas seguintes, A garota iria estudar e virar uma pesquisadora de Golems/Feiticeira , Ajornada de vida dela inicialmente seria Recarregar o Nucleo do Golem, mas os Golems não são tão amigaveis pois o historico daquele mundo conciste na civilização destruindo a Floresta e enganando os Golems se aproveitando da ingenuídade deles e sua falta de maldade.

    Mas o autor, achou que foi pouco conteúdo e ficaria uma historia vazia acabou vendendo os direitos para outro mangaka, que adaptou pra uma outra obra chamada " Chise Hatori Ancient Magus Bride " mas foi só especulação que ue li.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo!
      Acho que é melhor ser mais criterioso na hora de "ouvir boatos", porque, sem fontes, eles parecem mais com fanfics. E essa fanfic aí é bem história pra boi dormir. Fique esperto!

      Excluir

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/