quarta-feira, 15 de maio de 2019

Sarazanmai #02

DOBRADINHA DO QUE, LEITOR?
DOBRADINHA DAQUELE HOMEM COM A VOZ QUE FAZ CARINHO NOS SEUS OUVIDOS E PECADO NA SUA MENTE!

DOBRADINHA DE MAMORU MIYANO!

No episódio anterior... foi a estreia. Conhecemos três crianças que acabam insultando o Príncipe dos Kappas e tendo suas shirikodamas retiradas. Eles assim se tornam Kappas Mágicos que deverão lutar contra os Kappa Zumbi, que causam problemas na cidade.

Tudo bem, Vossa Alteza Keppi?


Sarazanmai
2º episódio
É aquilo, "bobeou, dançou". Quem é que deixou a porta da sacada destrancada? Aí você vê que até o gato consome dorgas... Pensei que era só o roteirista e o diretor... tsc, tsc
Opinião: Sendo mais um entre os tantos animes que já me deixaram indecisa numa segunda peneira, Sarazanmai ganhou um "VAMOS TENTAR", porque este blog é filial de manicômio otaku.

Mais louco mesmo foi quando eu juntei lé com cré e percebi que Mamoru Miyano, aquele japonês alto e super divertido, além de dublar o maníaco suicida que terá post daqui a uma hora, também faz um policial doidão neste anime.

GALERA, TEM UM PERSONAGEM COM O CÉREBRO DERRETIDO? Bota o Miyano para dublar que o trabalho vai render!

E já que você está lendo esta introdução, vou aproveitar para falar do texto da Mei Linwau sobre a narrativa "transmídia" e do vídeo da Mikannn sobre Fausto de Goethe!

Agora vamos ao que interessa... KAPPAS MÁGICOS E RELACIONAMENTOS ENTRE IRMÃOS!

JAPÃO E KIMONO NUMA ETERNA TRETA SOBRE... QUANTOS POSTS MAIS TEREI QUE RECLAMAR SOBRE JAPONÊS NÃO SABENDO DEMONSTRAR OS SENTIMENTOS E IGNORANDO A EXISTÊNCIA DE DIÁLOGO?

Ah, mano... Eu já perdi as contas das vezes que comentei isso no blog, PRINCIPALMENTE NESTE ANO!

Bicho, o japonês, ele não está me dando folga.

E antes que o leitor me ache uma pessoa insensível, eu entendo o sistema que gerou e que ainda roda esse ciclo vicioso que vemos bastante nas obras japonesas.

Uma criação baseada em perfeição, em seguir regras de forma restrita, em acreditar que falar ou demonstrar seus sentimentos seja algo desnecessário ou próprio de pessoas desonradas e fracas.

Repete-se o comportamento por medo de ser malvisto ou "falado" pela sociedade, o que causaria sua exclusão e levaria a opções mais extremas.

Tomo o megafone para berrar meus desgostos, pois apesar de ser uma ocidental convivo com o universo japonês desde que nasci. E por isso vou continuar batendo na mesma tecla como uma boa e velha chata que sou.

O interessante de séries originais como esta é que se de um lado os personagens têm seus problemas de relacionamento, de outro eles encontram um modo de se conectar com o que acham importante.

Até este episódio não vi nada de concreto, como alguém dizendo que não quer se envolver com o outro ou que o impeça ou censure de alguma forma. É como se esse comportamento tradicional estivesse tão enraizado, que as pessoas fossem incapaz de romper com ele.

Certo, uma pausa na seriedade para dar aquela choradinha básica só de pensar em como o leitor não vai ter paciência comigo.

NÃO DECOREI ESSAS PORRAS DESSES NOMES, tirando o príncipe dos Kappas, afinal, já sou a encarnação da letargia normalmente, então imagina que bosta seria se eu tivesse minha shirikodama retirada.
Poucas coisas são tão lindas quanto o casal de Kappas, em que um deles deseja assassinar o gato enquanto anda de mãos dadas com o outro. CURTI.
E, pior... KEPPI IA SOFRER DEMAIS PARA ME CAGAR COMO KAPPA.
Não quero esse sofrimento para ninguém, que dirá para Sua Alteza.

Dito isto, os três personagens principais serão mencionados, como:
-Kappa Ayumu;
-Kappa Kouki;
-Menino do Futebol.

Ah... O irmão do Kappa Ayumu se chama Haruka.

"COMO NÃO CONSEGUE DECORAR UNS NOMES FÁCEIS DESSES?" - Desculpa, mas eu tenho pouco espaço de HD mental e ele se ocupa com as duas versões dos nomes da família Kou/Huang de Magi.

Além da identificação dos membros mais importantes da Agência de Detetives Armados e da Máfia do Porto, aí já viu, né?

MUITO BEM, VOLTEMOS AO ASSUNTO SÉRIO.

Nenhum dos nossos Kappas Mágicos consegue ser sincero com a pessoa que desejam se conectar. E vemos na abertura quem cada um tem em mente.

O único, por enquanto, que tem seus sentimentos expostos (talvez por ter sido o primeiro a perder a shirikodama) é o Kappa Ayumu.

Ele vive com os pais na mesma casa que o irmão Haruka e aparentemente não demonstra muito interesse pelo que o mais novo faz ou deseja. Descobrimos então que ele se passa pela idol das selfies e fala diretamente com o pequeno.

Por isso ele precisa carregar a caixa com o cosplay para todos os lados e ficar de olho no tema da selfie da sorte. A partir daí o garoto precisa correr para tirar uma foto com o item do dia e mandar ao irmãozinho.

É muito cedo para tirar uma conclusão, mas a certeza é de que a relação é complicada. E aparentemente esse problema é unilateral.

Será que o Haruka não é irmão de sangue e por isso o Kappa Ayumu não sabe lidar? Será que tem outro tipo de sentimento envolvido nisso?

Daí passamos para o Kappa Kouki que quer se ligar com o irmão de alguma maneira e... comete crimes. Neste episódio ele estava ajudando a dar uma prensa num cara dentro de uma banheira. E nem era do jeito que a gente via nos anos 90 com a Banheira do Gugu, um quadro do Domingo Legal (SBT).

Sim, eu fiz essa referência velha e sem graça por livre e espontânea vontade.

IMAGINA QUE LOUCO SERIA? UMA BANHEIRA COM ÁGUA CHEIA DE ESPUMA E DAÍ OS PARTICIPANTES PRECISAM ENCONTRAR OS SABONETES ENQUANTO SE BATEM E "tiram umas casquinhas"...

Vocês falam de pecado hoje, mas não fazem ideia do dedo no cu e gritaria que foram os anos 90!
Onde assina para apertar as bochechas dessa fofura e tentar melhorar o relacionamento entre os irmãos?
Que o irmão do Kappa Kouki mexe com bandidagem, a gente já desconfiava, agora ver o pirralho trancado no apartamento cultivando o que parece ser maconha, embalando e falando com o cliente que vai receber a encomenda... BICHO, ISSO JÁ VIROU UMA LOUCURA TOTAL.

Ah... Olha que cômico. Acabei de lembrar que o Ayumu Murase e o Kouki Uchiyama, além de terem trabalhado em Haikyuu!! e Mahoutsukai no Yome, também estiveram juntos em Devilman: Crybaby!! E igual a aqui na posição de personagens principais.

Bom, Netflix, né?
Tenho? Não. Assino? Não. Alguém me empresta? Também não.
Então vida que segue.

E por fim o Menino do Futebol.

A melhor definição sobre essa galera é um tweet que caiu na minha TL tempos atrás e... fiquei caçando por uns dez minutos para linkar aqui: relacionamentos de Sarazanmai vistos pela ABERTURA.

Nas respostas tem menção ao diretor e aquelas conversas que só a galera manjada nessas partes técnicas... obviamente manja.

A impressão no primeiro episódio é que o Kappa do Futebol queria estar novamente conectado com o amigo, como quando jogavam bola no clube. Ao que tudo indica, as prioridades do Kappa Ayumu mudaram de uns tempos para cá e essa relação foi se perdendo.

E depois de ver aquele tweet eu não fiquei tão chocada com a cena em que esse menino beija o coleguinha desacordado e de cosplay.

Bom, não beijem pessoas desacordadas. Primeiro que não é legal e segundo que talvez dê para enquadrar como abuso de incapaz, então evitem.

A idol/crossplay conecta o Kappa Ayumu com o irmão.
O crime conecta o Kappa Kouki com o irmão.
O futebol conectava o Menino do Futebol com o Kappa Ayumu.

Mais um pouquinho e isso vira aquele poema "Quadrilha" de Carlos Drummond de Andrade.

Neste episódio descobrimos que a cada missão resolvida, o Keppi solta um prato que pode ser dourado ou prateado E QUE REALIZA DESEJOS!

O prato dourado realiza no ato, enquanto o prateado precisa reunir mais cinco para fazer o mesmo.

E aqui a gente pode incluir o vídeo da Mikannn, uma vez que, o "sistema" de Fausto também aparece nesta série. Tudo bem que não há um contrato assinado nos parâmetros que esperaríamos, mas... Viraram Kappas Mágicos e tiveram que arrancar a shirikodama do Kappa Zumbi para voltarem ao normal.

Além do mais, a conexão ao fazer o sarazanmai expõe suas fraquezas/fragilidades/segredos, quase como uma punição por fazer o mesmo com o inimigo.

E agora que o trio sabe dos pratos, vai continuar passando por aquela transformação bizonha para conseguir realizar seus desejos.

Bom, pelo menos dois deles querem dar os pratos para os irmãos, enquanto o outro me fez o favor de gastar o primeiro com UM ANO DE SUSHI DE PEPINO.

Qual a necessidade, Kappa do Futebol?

E isso que o rolão (sem piadas, por favor) caiu em cima do Príncipe dos Kappas. Mas como o Keppi é safo, continua vivo e com olhos dorgados.
Eu não resisto a dancinha e a beleza desses poliça... E DOS DUBLADORES!
EU DISSE "SAFO"! "SAPO" JAMAIS!
Aliás, sempre achei os Kappas mais parecidos com tartarugas do que com sapos... Vai entender a mente do japonês... (olha o bullying) fufufu

E quando eu achava que só o rito do sarazanmai tinha musiquinha...
ESTOU VICIADA NO "KAWAUSOIYA"! Ninguém entende quando meu ovários derretem ao som das vozes de Mamoru Miyano e Yoshimasa Hosoya.

A MÚSICA É MARAVILHOSA E A ANIMAÇÃO MELHOR AINDA!

Por favor, manjadores de desenho, se fizerem uma versão de Bungou Stray Dogs com o Dazai e o Kunikida no lugar, EU JURO QUE LINKO AQUI E AINDA DOU UMA CHORADINHA BÁSICA!!!

Já disse, este blog é filial de manicômio otaku, não reclamem.

E falando em dublador...
QUE TAL COMENTAR QUE O IRMÃO DO KAPPA KOUKI É DUBLADO POR AQUELE HOMÃO DA PORRA CHAMADO "Kenjirou Tsuda"?

Como Deos Matoba é justo, o tom para o Chikai Kuji é bem mais suave e não lembra nada que faça a gente perder a cabeça no estilo Nino.

O tema do dia era gatos e eu gosto muito como ele se conecta com tudo que acontece no episódio. É a selfie da sorte, o Kappa Zumbi roubando gatos, o Haruka perguntando para a idol se ela gostava dos bichinhos, o irmão ladrão...

O Kappa Ayumu depois de saber que o caçula gostava de gatos, RESOLVEU ROUBAR UM DE UMA CASA E TRANSFORMÁ-LO NO "GATO DA REGIÃO" (que é cortando um pedaço da orelha). Aparentemente eles não podem ter um bichinho de estimação em casa ou o Kappa Ayumu simplesmente METEU O LOUCO.

Queria ver os outros meninos tendo suas intimidades expostas, porque é muito sacanagem fazer isso só com o coitado. PENSA NUM FODIDO! Já foi uma pressão enorme ter seu segredo de crossdress revelado, aí a gente descobre que ATÉ GATO O MOLEQUE ROUBOU!

Cadê a terapeuta infantil nessa sociedade?

Mas o melhor do episódio foram os dois poliças DOIDÕES, no meio de uma reunião da polícia sobre um corpo encontrado no Rio OI Sumida, FALANDO QUE FORAM ELES QUE DESOVARAM O CORPO LÁ!

Era do Kappa Zumbi que estava sequestrando gatos para pegar seus pelos e... se cobrir com eles para virar um... gato.

Isso tudo, pois a namorada o abandonou ao concluir que um bichinho de estimação era mais importante.

CONCORDO! PRA QUE ÔMI SE NÓIS PODE TER GATINHO RONRONANDO?

O que me preocupa é esse logo do "Kawauso" aparecendo no celular do Haruka e que me dá aquela sensação famosa de "VAI DAR MERDA".

Apesar da fofura na arte de Sarazanmai, a história está empenhada em falar de temas mais sérios e tacar o dedo nas feridas de todo mundo.

Visualmente é tudo muito bonito, estranho, um pouco assustador, louco e incrível. E o mais impressionante é que o anime não chegou presunçoso nessa temporada, ele se cobriu de loucura para passar despercebido pelo público que só foca num gênero/estilo.
A cara do gato, o berro que o gato deu... TUDO ISSO É MUITO PRECIOSO!
E deu ruim, leitor.
Escrevi o rascunho botando fé de que dropparia este anime, coloquei tags, arrumei o rodapé e... Agora botando toda a escrita no texto, fui assaltada pela firmeza da minha decisão.

PORRA, OK QUE EU SOU LIBRIANA, MAS... CARALHO!
TEM QUE SER BIPOLAR TAMBÉM E MUDAR DE OPINIÃO ASSIM?

Ah, leitor, você quer saber?
EU VOU CONTINUAR A ANÁLISE DE SARAZANMAI SIM!
Ficou faltando falar do resto do elenco de dublagem e sobre quem são os Kappa e Kawauso no folclore japonês.

Vou achar que isso é magia do Keppi e vou ficar com medo, porque quem tem shirikodama, TEM MEDO!

Esse anime foi assistido na Crunchyroll.

Nos vemos no próximo post de Sarazanmai!

Por Kimono Vermelho aquela que só gostaria de ter mais espaço no HD mental para aproveitar todas as loucuras desses animes... - 15/05/2019

6 comentários:

  1. Continua sim esse anime so melhora, o que eu acho mais incrível nele é que visualmente ele não esconde nada, por exemplo tem uma revelação no final do ep 3 e que várias pessoas já tinham sacado so observando o quarto do haruka.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, ve!

      Melhora em qual perspectiva? Por que se "melhora" for sobre o aumento de sofrimento, para mim isso é PIORAR E MUITO AS COISAS. Não curto sofrimento na minha vida, imagina se curto no que assisto.

      Como as pessoas podem ter sacado só observando o quarto do Haruka SE PASSA TÃO POUCO E TÃO RÁPIDO? Ah, esquece, eu tenho dislexia e déficit de atenção. Agora você me deixou curiosa.

      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  2. Nada nele me vez sofrer, eu passei foi muita vergonha alheia kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, ve!
      Agora você me deixou mais tranquila.
      Tenho pavor a sofrimento e sempre acho que os animes vão pender para esse lado. Se bem que vergonha alheia também é terrível. hehe

      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  3. Eu quero dizer que ele não é só bizarrice gratuita, tem uma historia sendo contada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menos mal...
      Estou ainda mais ansiosa para continuar assistindo.
      Obrigada por compartilhar os seus pensamentos sobre o anime!! o/

      Excluir

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/