segunda-feira, 1 de abril de 2019

Adventure of Sinbad - Capítulo 103 + Omake e 104

DIA DA MENTIRA, LEITOR? DIA DA MENTIRA!
DOBRADINHA DE MAGI, LEITOR? DOBRADINHA DE MAGI, LEITOR!

A ÚNICA MENTIRA AQUI É QUE FINALMENTE IREMOS SAIR DA DUNGEON DE ZEPAR, ALELUIA! 

ATENÇÃO!: Este texto pode conter spoilers do anime e mangá de MagiLeia por sua conta em risco.

Nos capítulos anteriores as patotas de Simbad e da princesa Serendine continuam morgando na dungeon de Zepar, enquanto esperam o fim da disputa entre fortes ideais. Quem conquistará o djinn e quando veremos novamente a luz do sol de Heliohapto?


Adventure of Sinbad
~Capítulo 103~
Olha só você, Simbad... POR ISSO QUE VEIO COM AQUELA CONVERSA PARA CIMA DO ALADIM NO POST DE DAQUI A UMA HORA, NÉ, SAFADO?
Como este post foi escrito depois do de Magi e eu tive uma ideia absolutamente "nada demais" por lá, resolvi replicar aqui também, então...
A pergunta que fica, leitor, é: VOCÊ REPAROU QUAL A ZOEIRA QUE COMETI AQUI, JÁ NO INÍCIO DO POST?


Bom, enquanto eu finjo que fiz algo realmente interessante, VAMOS ENCHER UM POUCO DE LINGUIÇA, senão todo o argumento do capítulo será destrinchado rapidamente e não vou conseguir colocar o "corte" num bom lugar do texto.

QUE TAL FALARMOS SOBRE COMO PASSEI ESSE LONGO HIATO?
Passei vontade de muita coisa, entre elas, comentar os animes e terminar Boku no Hero Academia, pois reza a lenda que se eu não encerrar os posts dele em 2019, o Tomura vem me cobrar durante os sonhos e eu não estou a fim.

Outra coisa maravilhosa que aconteceu foi o KIMONO AMARELO COMPLETAR 6 ANOS DE EXISTÊNCIA! Foi dia 24 de março!

O blog é aquela criança que mostra a língua e já sabe comer com todos os talheres, mas ainda precisa chamar alguém para limpar a bunda. Acontece.

Dito isto, vamos cortar o suprimento de hoje de linguiça e seguir com A SURRA DA SERENDINE NO SIMBAD! EEEEEEEEEEEITA LASQUEIRA!

Ainda estou um pouco encucada comigo mesma e com a princesa de Partevia.
Por algum motivo místico que não sei dizer qual é, na primeira leitura que fiz desse capítulo, tudo o que essa pobre coitada fazia me deixava muito possessa.

Acontece que agora, passado muito tempo, preciso confessar um pecadinho travesso: NUNCA ME DIVERTI TANTO COM A FIRMEZA DOS IDEAIS DESSA MULHER em cima do Simbad.

E ISSO QUE A GENTE NEM COMENTOU A PUTARIA QUE ROLOU NAS DUAS ÚLTIMAS PÁGINAS! Ok, leitor, não é aquele tipo de "putaria", MAS QUE FOI BONITO... RAPAZ, EU APLAUDI DE PÉ!

E cá estamos nós ainda parados na dungeon mais chata e capirolenta da HISTÓRIA DO MUNDO DE MAGI! E isso que ainda não vi as outras quatro que o ex-marinheiro precisa conquistar!

Eu não sei se a Serendine é muito louca ou muito genial. Se pá, a mulher é as duas coisas e mais umas seiscentas.

Segundo ela, o nosso futuro moço problemático não é um candidato adequado para ser rei. Na sua visão, um rei é principalmente alguém que carrega sangue real.

UAU! PARECE QUE TEMOS UM EDOGAWA RANPO POR AQUI!!!

O capítulo começa com a definição e diferenciação entre líder e rei, passa para alguns questionamentos da princesa sobre os planos de Simbad, fala sobre problemas domésticos de Partevia e termina com... PEDIDO DE CASAMENTO?!

Bom, não é exatamente do tipo que estamos acostumados a ver, porém...
Estaria Seren unindo o útil ao agradável? Porque a gente sabe que o kokoro dela deu uns doki doki por esse traste vários capítulos atrás.

MIGA, OLHA A ROTA BOSTA...

Muito bem, vamos fazer a análise em ordem cronológica.

Rei x Líder
Para a Serendine, essas duas palavras não são sinônimos.

Um rei é um "símbolo da realeza", uma figura a ser admirada e respeitada. E este cargo deve somente ser ocupado por alguém com uma linhagem real; basicamente quem tenha "sangue real".

Segundo a princesa, é isso que faz a força de um país, que determina a união e o empenho do povo, além de validar seu lugar entre as outras nações.

Continuando com a argumentação, a moça diz que um rei que possui todo o poder e controle, até mesmo sobre as pessoas, não passa de um ditador.

O seu papel é estar cercado do mais variado tipo de pessoas e usar o conhecimento deles para criar novas políticas e escolher os melhores caminhos para o seu país.

Toda essa conversa sinceramente não me convenceu.
A impressão que dá é que a Serendine define um líder como alguém que resolve tudo sozinho e que detém o maior poder nas mãos.

É compreensível quando ela diz que um rei que quer comandar a tudo e a todos se torna um ditador, porém, por que o mesmo não se aplica a um líder? E por que há diferenciação entre as responsabilidades em ambos os casos?

A única coisa que diferencia um rei de um líder, é que um sabidamente tem uma característica específica, que é "sangue real". Algo, na verdade, inventado nos primórdios dos tempos para separar aquele que governa daqueles que são governados.

Durante a História, uma das principais "desculpas" para alguém se tornar realeza era uma NÃO COMPROVADA relação com o divino, dizendo que são descendentes de deuses e coisas do tipo.

Isso quando a tal "linhagem real" não é criada para determinar o nepotismo na escolha de um governante.

Ou vai me dizer que as monarquias surgiram do nada?

Em algum momento alguém decidiu liderar a bagaça e foi passando o seu cargo adiante entre seus parentes, normalmente de pai para filho e assim foi.

Nunca ouvi falar de um exame que determina a realeza de alguém, ou seja, é um mero conceito criado para satisfazer um tipo de sistema.

FALOU A PLEBEIA!!!
Bom, isso que eu não sei direitinho sobre os meus ancestrais. VAI QUE EU TENHO ALGUM PARENTE QUE FOI NOBRE, NÉ? Só sei que aqui eu sou rainha e o resto nadinha.
Princesa Serendine além de não dormir no ponto, parece que resolveu tomar uma atitude drástica, hein?
Planos do Simbad
Se de um lado temos uma criatura que acredita piamente no que está dizendo, aqui temos outra, só que essa não tem muita certeza do que está fazendo na vida.

Enquanto a visão da Serendine prega um rei que é segregado do povo, Simbad quer ser um rei plebeu e que mantém um governo apoiado principalmente no comércio e num bom relacionamento internacional. Aqui teríamos a prévia do que seria a Aliança dos Sete Mares.

Um dos principais problemas do nosso mundo e do deles é exatamente o que a princesa prega como sendo a base do seu ideal: a diferença entre classes sociais. De que um governante só pode estar nesse cargo se tiver "sangue da realeza".

É interessante aqui pegar como exemplo aquelas artes que comparam um chefe e um líder. O chefe normalmente é mostrado como alguém que apenas dá ordens, enquanto o líder está trabalhando junto com os subordinados para chegar no topo.

A Serendine é o chefe e o Simbad é o líder.
Ela se apoia na força do cargo e ele trabalha junto com a equipe.

Quando ele critica o protecionismo dela com Partevia, a princesa joga na cara do nosso adorável plebeu que ele NÃO TEM UM TERRITÓRIO PARA CHAMAR DE SEU. E esse é um assunto que está o carcomendo desde que o pai do Ali Babá levantou a questão.

E, obviamente, quanto mais afastado, mais fácil será encontrar uma terra "sem dono" e mais difícil ficarão os negócios geograficamente.

É só dar uma olhada nos capítulos que estou analisando em Magi e ver como o Império Huang penou para encontrar rotas comerciais.

Apesar do largo território, eles estão fora do grande centro mercantil e por isso o interesse no início do mangá em subjugar Barbad.

Problemas domésticos de Partevia
Aí a Serendine lembra o que motivou o Simbad a querer criar um novo país: a situação da sua terra-natal.

Ele tenta rebater passando para frente o que escutou do rei Rashid, sobre Partevia ter aceitado o cessar-fogo de Remu e estar se organizando para restabelecer sua economia.

Aí entram as informações privilegiadas de quem viveu no palácio real e sabe o que acontece nesse mundinho pantanoso da realeza, nobreza e parte militar.

Como bem sabemos o Barbarossa é um escroto do caralho. Se engana quem cair na conversinha dele de bom moço e preocupado com o próprio país.

Segundo o que contam a princesa e suas damas, o irmão mais velho do Drákon sempre foi a favor de Partevia se manter na guerra, apesar das condições econômicas.

Que "condições econômicas"?
Vamos relembrar rapidamente o início do mangá?

Quando o pai do Simbad era vivo, Partevia vivia na bonança, distribuindo espólios de guerra para a populão, inclusive na vila pobre de pescadores onde o futuro rei de Simbária e sua família moravam.

Com o tempo as coisas foram ficando mais difíceis e a população era obrigada a dar até os barcos pesqueiros para o exército, sem falar no alistamento obrigatório que deixou vilas apenas com idosos, mulheres e crianças.

Foi nessa época de "vacas magras" que o Darius apareceu e o Badr foi condenado a ir para guerra (mesmo sem uma das pernas) por "acobertar" um espião da nação inimiga.

Nesse mesmo tempo Partevia já sofria um forte abalo econômico, o que fez com que ele buscasse na guerra o dinheiro que tanto precisava para se manter.

Além disso, ficamos sabendo pela futura esposa de Drákon que o rei adoeceu e foi ficando cada vez mais fraco, o que abriu oportunidade para que o Barbarossa ganhasse mais poder dentro do palácio.

Depois de assassinar o rei e botar na conta da doença, o enxerido se fez de bom moço e aceitou o cessar-fogo.

Pedido de casamento
Tem que falar o que disso?

Ela apresentou uma proposta que resolveria todas as questões que motivaram o Simbad a querer criar o próprio país, além de lhe dar um dos mais altos cargos dentro do palácio: o de marido da rainha.

Eu entendo o uso de "king" nesse caso, porém, usar "rei" aqui ficaria um pouco estranho.

Ele teria o poder para resolver os problemas, enquanto ela sentaria no trono e garantiria a segurança do "sangue real". É o chefe botando o líder ao seu serviço.

O que eu acho mais engraçado nessa situação é que a Serendine provavelmente não pensou na sequência da linhagem real, né?

Ok, ela seria a rainha, contudo, é sempre bom lembrar que a monarquia demanda herdeiros. Com quem ela teria esses filhos? Com o Simbad que é plebeu? Isso não "mancharia" a linhagem dela?

Se bem que eu ri horrores dos olhos esbugalhados do Drákon, que assumidamente tinha altos crushes na princesa, né? Tanto é que voltou da aventura de explorar dungeons para salvar a moça, lembram?

EU ESTOU SÓ OS HUEHUEHUE BRBRBR!

E AGORA, SIMBAD, COMO É QUE VOCÊ VAI SE VIRAR?

A má notícia é que a gente conhece a história posterior e sabe que a princesa não vai durar até a chegada de Magi. E digo isso principalmente para quem já terminou de ler os 37 volumes lançados pela JBC.

P.S.: Esse capítulo sobre essa conversa de sangue real, me lembrou o diálogo que o Simbad teve com o Ali Babá no post que vai ao ar daqui a uma hora e fala sobre a inveja que o ex-rei de Simbária sentia da "linhagem" do chifrudinho.

Adventure of Sinbad
~Capítulo 103.1 - Omake: Estreia do Anime~
Verdade, Jafar, só você salva esse anime com as suas fofas bochechas!
Em homenagem à estreia do anime, que eu não sei se eram só os OVA's ou já a série de treze episódios, tivemos esse extra no mangá que mostravam as gravações das vozes e o pessoal assistindo o primeiro episódio.

DESTAQUES!
Drákon não conseguindo pronunciar o próprio nome e reclamando quando dizem que o nome dele é ininteligível.

DRÁKON NÃO CONSEGUINDO PRONUNCIAR O PRÓPRIO NOME COMPRIDO DA PORRA, É UMA COISA TÃO ABENÇOADA QUE A GENTE SÓ FAZ RIR DA CARA DELE.

Sério.
Vamos lembrar que o moço quando tinha forma humana era o poço da arrogância E SE ACHAVA A ÚLTIMA BOLACHA/BISCOITO AMANTEIGADO DA LATINHA DECORADA!

E isso que hoje em dia ele é um amorzinho puro, quase um torrãozinho de açúcar. Se jogar água ele se desfaz.

Daí passamos para Serendine, A TRETENTA VIOLENTA!
No início ela enchia a boca para falar que era isso e aquilo, no entanto, acabou ficando praticamente sem roupa e sendo largada num barril no mar.

Segundo o Simbad, as reações da moça com o seu desparate eram uma gracinha.

ACHEI POUCO O CACETE QUE ELA DEU NELE COM O SCRIPT!
BATE MAIS, SEREN! BATE MAIS QUE ELE MERECE!

E o Jafar analisando o trabalho da parteira?
Bom, o que dizer, não é mesmo? O primeiro filho da Rurumu veio ao mundo graças ao ex-assassino. Se ele estava apavarado ou não, nunca saberemos. hehe

Aí vemos mais uma vez Badr e Esla. Saudades desses dois. ♥
PENA QUE O SIMBAD NÃO PUXOU PRATICAMENTE NADA DELES, NÉ? PORQUE ESSA DESGRAMA SÓ CAUSA NOS MANGÁS EM QUE APARECE!

Espero que ele não dê as caras em Orient.


Adventure of Sinbad
~Capítulo 104~
Rapaz, isso começou apenas como uma disputa de insultos e vai terminar como um ASSASSINATO BRUTAL. Se chamarem a polícia, a Serendine certamente vai presa.
Acho que o futuro rei de Simbária NUNCA APANHOU TANTO NA VIDA!

Depois dessa eu com certeza consegui ouvir a alma dele se quebrando. Estraçalhando em mil pedacinhos muito pequenos para serem recolhidos e colados...

GENTE, O QUE FOI ESSA SERENDINE, HEIN?
NOCAUTE TOTAL NO PROTAGONISTA DO MANGÁ! NÃO DEIXOU O CARA NEM RESPIRAR PARA PENSAR NUM CONTRA-ARGUMENTO!

Serendine, NUNCA CRITIQUEI!
(Ainda bem que hoje, e especialmente hoje, essa fala pode ser levada ao pé da letra)

Acho que melhor que isso, só descobrir no próximo capítulo que todo mundo deu adeus a dungeon NESTE POST! ALEEEEEEEEELUIA! Parece que não era mesmo mentira o que escrevi lá no início do texto... Uau.

Chegamos em Zepar na primavera e estamos o deixando no outono.
Bom, antes tarde do que nunca, já dizia o poeta!

Aqui tivemos basicamente dois grandes acontecimentos: a vitória da princesa de Partevia e o djinn pedindo perdão por todos os vacilos.

No capítulo anterior (pula o omake), a moça chegou no protagonista e o pediu em casamento. E aqui ela finalmente destrinchou o acordo nupcial.

A proposta dela atende a todos os pontos que fizeram com que o Simbad resolvesse criar um país.

Em Partevia ele teria território, como marido da rainha receberia um cargo de importância no governo, poderia lidar com negociações internacionais, melhorando o seu próprio país e talvez criando políticas que influenciassem o resto do mundo para o bem.

Todos ficariam felizes, afinal, o que a Serendine quer de verdade é retomar Partevia e seu lugar de direito, o trono. ALÉM DE TER COMO PRINCIPAL ALIADO: o primeiro conquistador de dungeon, que tem sob seu comando dois djinns, é bom em negociação e quer não só que seu país melhore, e sim o mundo inteiro.

A jovem ainda disse que se o ex-marinheiro estava preocupado em se "prender" a um casamento, ela disse que ele poderia continuar caçando pepecas por aí e ter concubinas se quisesse.

Quando a princesa questionou sobre a necessidade de criar um país, comentando que tudo o que ele queria fazer já estava sendo feito por meio da companhia comercial, e apontou o problema do território, ela deixou o Simbad sem chão.

Ali ele já ficou estremecido e não conseguiu buscar argumentos para rebatê-la.

Só que daí a gente vem para o GRANDE PORÉM dessa história toda: a proposta da Serendine é de certo o caminho mais fácil E MAIS RÁPIDO para que o protagonista atinja os seus objetivos, PORÉM, temos a sua teimosia e arrogância em jogo.

No Arco da Escravidão, o rapaz meteu os pés pelas mãos acreditando que era diferente de todos, o ESPECIALZÃO da patota, com a arrogância subindo à cabeça. O resultado foi exatamente o nome do arco.

Foi a primeira grande porrada que visou tentar ensinar o Simbad de que ele é humano e mortal como todos os outros, e que mesmo com habilidades surpreendentes, ele não está livre do fracasso e de cometer erros.

Esse tipo de lição normalmente traz sabedoria a qualquer um que saiba aproveitar a oportunidade, o que não é o caso do nosso ex-marinheiro aqui.

E é algo que perdurará até Magi! Como na cena em que o Aladim o confronta no Arco Final.

O que frustra o Simbad por dentro é que ele estaria dependendo de alguém para alcançar os seus objetivos, perdendo assim o seu status de "protagonismo", afinal, em Partevia ele seria o "marido da rainha".

Quando a princesa fala sobre a visão irreal de encontrar uma terra sem dono, torná-la uma nação e governar no sistema de monarquia sem um verdadeiro sangue real, a gente olha para a história de Magi e dá umas breves risadas.

Se não me falha a memória, tirando Magnostadt que é liderada por um mago (Mogamett e posteriormente Yamlikha), Simbária é o único país com o sistema monárquico a ter um rei com ancestralidade plebeia.

Mesmo Imuchakk que não é bem um reino, lá normalmente o filho do líder é quem assume o cargo quando o pai se aposenta ou morre, então segue o nepotismo/a "linhagem".

Depois passamos para Zepar e suas considerações finais.
Não sei o que mais me espanta, se é ele realmente ter pensado que o Simbad não perderia essa disputa ou quando comentou sobre Alma Turran.

Segundo o djinn, que viveu numa época em que um grande e único rei governou o mundo, por mais que esse governante seja incrível, a morte dele pode ser antecipada e seu mundo destruído pela traição de um aliado.

Para ele um rei deveria viver uma existência solitária (talvez para evitar esse tipo de situação). E toda essa conversa vai fazendo muito sentido quando nos aproximamos dos volumes finais da série principal: Magi.

Por isso é bastante interessante a leitura deste spin-off. Ele complementa muitos detalhes que ficaram de fora no primeiro mangá desse universo.

Daí partimos para Zepar sentindo que será usado de um jeito ou de outro pelo Simbad, já que sua candidata a rei(?) quer formar aliança com o moço, e... deseja do fundo do kokoro de pedra que todos se tornem leais e mais fortes para que possam proteger aqueles que resolveram seguir.

É, leitor...
Estamos fechando o Arco da Dungeon de Zepar com chave de diamante!

Agora resta saber o que será feito com a turminha de Heliohapto, que não vê a hora dessa cambada tirar a dungeon de lá e ressurgir a tumba!

Estaria o nome de Sharrkan realmente escrito ali? Teremos uma guerra interna e sangrenta? Simbad irá se meter no assunto doméstico de outro país (OLHA A DICA PARA O QUE VEM EM MAGI DAQUI A UMA HORA)? Serendine usará seu mais novo poder? SIMBAD VAI SE RECUPERAR DA SURRA QUE O LEVOU A NOCAUTE?

VAMOS TOCAR "K.O." DA PABLLO VITTAR?

Nos vemos no próximo post!

♫ "Chega de mentiras, de negar o meu desejo. Eu te quero mais que tudo, eu preciso do seu beijo" ♫
Foi só mexer no papel de protagonista que o Simbad bambeou e a Serendine venceu!
NADA MELHOR DO QUE "EVIDÊNCIAS" (compositores: Paulo Sergio Kostenbader Valle e José Augusto Cougil) NA VOZ DE CHITÃOZINHO & XORORÓ, NÃO É MESMO, LEITOR?

Perder oportunidade não é comigo!!! hahaha

Saindo disso...
Finalmente, depois de um ano, o scanlator trouxe novos capítulos de Adventure of Sinbad! Do 143 ao 149!!!

O problema é que o spin-off já acabou há um bom tempo e mesmo assim não está recebendo atualizações mais rápidas, o que desanima muito o leitor.

Ainda que o Kimono Amarelo esteja relativamente longe de chegar onde o Sense Scans parou, é preocupante que não estejam trabalhando para se "livrar logo" de uma série que todo mundo sabe que está encerrada.

Sempre achei que era mais caótico ter que lidar com obras em andamento.
Ou será que eles "largaram mão" exatamente por saberem que Sinbad está completo e não precisam ter tanta pressa?

Enfim, coisas a se pensar.

Magi pela JBC x Scanlator
Na versão brasileira oficial algumas coisas mudaram, então se você ficou confuso, consulte abaixo:

-Aladim: Aladdin
-Ali Babá: Alibaba
-Alma Turran: Alma Toran
-Barbad: Balbad/Balbadd
-Drákon: Drakon
-Heliohapto: Heliohapt
-Império Huang: Império Kou
-Império Remu: Império Rem
-Simbad: Sinbad
-Simbária: Sindria
-Yamlikha: Yamuraiha

Nos vemos nos próximos capítulos de Adventure of Sinbad!

Por Kimono Vermelho aquela que entraria numa dungeon para tirar selfie com o djinn - 01/04/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/