quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Muhyo to Rouji no Mahouritsu Soudan Jimusho #03 e #04

Segundo post do segundo anime que embarcou na onda de Hakata Tonkotsu Ramens: não apareceu nas minhas típicas primeiras impressões de nova temporada e acabou se tornando um agregado especial.

Nos episódios anteriores... tivemos a estreia e conhecemos um mundo além do que podemos ver, que usa Direito Mágico para se livrar de almas penadas que ficam perturbando por aí! Está sem grana? Não conhece nenhum exorcista? Não tem como contatar um deus de cinco ienes? Liga para o Rouji, que ele passa o seu caso para o Muhyo.

Por que mesmo sendo irmão do Toudou você não tem um pingo da dignidade dele, Yoichi?


Muhyo to Rouji no Mahouritsu Soudan Jimusho
3º episódio
Olha como esse toquinho de amarrar jegue se preocupa com o nível de capiroto que vai encontrar...
Opinião: Uma coisa que eu acabei não comentando no post anterior é a genialidade da pessoa que fez a sinopse de Muhyo to Rouji na Crunchyroll.

"Mandar pro beleléu", "queimar no mármore do inferno"... NÃO SEI QUEM FOI O RESPONSÁVEL, MAS ESTÁ MUITO DE PARABÉNS!

Isso me lembra o fatídico caso da "Quenga de Youkai Apaato". 

É bem verdade que algumas vezes temos problemas de gramática e ortografia nas legendas, contudo, alguns detalhes no trabalho dessas pessoas fazem toda a diferença no entretenimento que temos com os animes.

Só mais um adendo antes do "corte": assisti os dois episódios à noite e percebi que eles não foram tão ruins quanto seus antecessores. RAPAZ, EU TERIA DADO UM GRITO com aquela vampira selada no santuário ou o surgimento do pai da Nana.

Hoje foi tudo mais suave na nave, mas sinceramente não quero mais arriscar.
Sim, sou o caso de pessoa que adora anime sobrenatural E TEM ALTOS CAGAÇOS COM ASSOMBRAÇÕES!

Não é para entender, é para entreter.
BORA FALAR SOBRE ESTE ANIME E PARAR DE ENROLAÇÃO!

Existe uma discrepância entre a nota do MAL para o anime e para o mangá.
Não que eu seja uma pessoa que leva essas notas a sério, só que eu fiquei bem intrigada.

Enquanto o anime tinha 6,41 (no dia que a página foi consultada para escrever este post), o mangá estava com 7,79.

Vocês podem argumentar que o número de pessoas que deu nota para ambos difere em pelo menos uma centena, porém, isso me faz pensar num comentário feito pelo Canal Bunka Pop sobre o Studio Deen.

Adivinha quem anima Muhyo to Rouji? Pois é.

Segundo Jack e Moo, esse estúdio é conhecido por não fazer um bom trabalho com adaptações de mangás e um de seus casos mais famosos é Fruits Basket (Natsuki Takaya). Tanto é que a "cesta de frutas" entrou para a lista de "animes amaldiçoados" (título do vídeo deles) e a própria autora prometeu que uma segunda temporada de sua obra jamais sairia pelo Studio Deen.

Isso me fez pensar um pouco sobre alguns problemas de timing do anime de Muhyo to Rouji, uma vez que é comum em mídia impressa mostrar cenas que podem estar acontecendo ao mesmo tempo, só que em quadros diferentes.

É o básico de uma história que não conta com os recursos visuais de movimento.

E é exatamente por isso que muitos estúdios adaptam e até tomam algumas liberdades criativas. Também é importante lembrar que não tive acesso ao mangá antes do anime, então esta opinião é baseada principalmente em suposições.

O mangá foi licenciado pela Viz Media, então não dá para lê-lo... a não ser que a pessoa importe dos Estados Unidos ou, se souber japonês, tente comprar no original mesmo.

Bom, ficam aí as minhas desconfianças...

Este episódio finalmente introduziu Enchu na vida do Muhyo, já que até agora só tínhamos visto o Yoichi queimando neurônios enquanto investigava o paradeiro do grande inimigo da sociedade mágica.

Aqui vimos o caso de Aya, uma pianista talentosa que estava sendo assombrada por uma sombra que tocava seu piano às duas horas da manhã por dez dias seguidos.

Com o panfleto feito por Rouji, que parece circular tão bem quanto as propagandas do nosso amadinho Yato, o "deus dos cinco ienes", a menina chamou a dupla para resolver o caso.
Alô, Conselho Tutelar? VOCÊS NÃO EXISTEM NO JAPÃO? Olha esse absurdo nos animes!
A reviravolta fica por conta exatamente da resolução.
Descobrimos que o panfleto não era o mesmo que o secretário do executor tinha distribuído, uma vez que esse continha a marca do Direito Mágico invertido, ou seja o símbolo de um traidor.

Traduzindo: Aya serviu de bode expiatório para atrair Muhyo.
E a mensagem vai muito além disso. Lembram que eu disse ali em cima sobre a garota ser uma "pianista talentosa"?

Pois bem, aquela massa preta foi identificada como um "espírito vingativo" que tinha sido criado pela inveja e raiva daqueles que são considerados "comuns".

O nosso executor com cabeça de cebola pareceu particularmente envolvido neste caso quando fez uma grande distinção entre "gênios" e "gente comum". Que nada mais é que a relação entre ele e o Enchu.

Neste post ainda não teremos todas as cartas jogadas na mesa, porém, o próximo episódio já introduz um pouco mais sobre o relacionamento conturbado entre os dois.

Sem falar que para um espírito vingativo, aquele estava sendo bem metódico, segundo o parecer de Muhyo. Esse tipo de criatura é mais do estilo que ataca logo do que fica criando caso.

Sem falar [2] que foi incrível a reverberação da música tocada pela Aya quando os entendidos em Direito Mágico estavam em apuros.

Sério, a cena do Rouji gritando e do Muhyo tentando ler a sentença ESTAVA MUITO ESTRANHA! Parece que o diretor não fez muita questão de tornar o momento mais dinâmico e mais uma vez tivemos o famoso problema de timing.

Aguentem essa reclamação até o fim da temporada, porque vai ser assim mesmo. "Erro de tempo" é algo inadmissível dentro de qualquer obra, imagina em uma QUE SE MOVIMENTA! É grotesco até para quem não entende da minúcias de todo o trabalho envolvido, como é o meu caso.

A sentença do doa foi o Baú do Tesouro de Belzebu.
Adoro quando o Muhyo diz que algo feio como aquela criatura ficaria ótimo na coleção do inferno. É O TIPO DE XINGAMENTO QUE EU USARIA NO DIA-A-DIA! AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!

Essa Kimono, tão escrota, né?

Falando no cabeça de cebola... eis que chegamos no fatídico momento em que Rouji está trabalhando há não sei quanto tempo com a criança prodígio, que constata: "Não conheço nada sobre o Muhyo".

Bom dia para você também, Rouji.

Não sei, a história é pouco envolvente para sentirmos alguma coisa pelo secretário do executor. É diferente, por exemplo, em Magi, quando o Alibaba percebe que entrou numa dungeon com o Aladdin, mas não sabe nada sobre o menino.

Se você é escritor ou pretende ser, uma dica valiosa de uma pessoa que também é escritora, mas principalmente leitora: os detalhes enriquecem a história.

Pode ser que originalmente o mangá fique devendo essa sensação de saciedade, porém, como já adiantado, não tive acesso a ele. Logicamente as críticas aqui ficarão restritas ao anime.

"Um advogado mágico e meu amigo, que me invejava e partiu pro lado dos bizonhos" - Esse é o Enchu sem mencionar o Enchu. E o mais impressionante é que o Rouji MEIO QUE SABE do que o Muhyo está falando.

BOM, deve ser óbvio que alguém que tenha traído a sociedade mágica seja bastante conhecido exatamente por ser perigoso e evitado a todo custo. Então seria muito estranho que um segundo secretário não soubesse disso.

Juro que eu queria saber como o Rouji foi parar no Direito Mágico e, MELHOR, com o Muhyo. ISSO DEVE SER UMA BEBEÇÃO DE CACHAÇA DAS BRABA, PORQUE OLHA... mais estranho que esses dois juntos, só esses dois juntos.

Na segunda parte do episódio acompanhamos Rouji com sua cartinha de Hogwarts aprovação para fazer uma prova E SUBIR DE CARGO! Ele inclusive ganhou uma caneta especial e um selo!!!

A melhor parte deste anime é a arte da comédia. ROUJI FELIZ É ROUJI QUE PEGA O MUHYO E RODOPIA!

Segundo o executor, faltam pelo menos três anos para seu subordinado querer sonhar em subir de cargo e fazer a tal prova.

No meio disso surge Nana, a menina fotógrafa, que traz um novo caso à dupla. Numa passarela existe uma sombra, uma alma penada. Ela pede para que os dois cheguem lá e vejam o que é.

Acho engraçado que ela tirou foto de uma mãe e um filho por lá... e depois quando ela volta no local com o Rouji... É UM LOCAL DESERTO QUE NÃO PASSA NEM VENTO! NEEEEEEEEEEEEM O VENTO QUER PASSAR POR LÁ!

Eita furo no plot, hein, minha gente?

Enfim... Muhyo decide tirar uma soneca e quem vai no seu lugar... a criança que quer subir de cargo sem ter capacidade.
Na primeira vez que vi essa imagem, achei que o Muhyo estava usando aqueles macacões de bebês.
Rouji é aquele estagiário que terminou a faculdade SÓ DEOS MATOBA SABE COMO, manja de algumas coisas sem precisar consultar um livro, e acha que está abafando.

Só se for abafando o ar, porque divando não está.

Imagina o que não foi essa dupla do barulho no raio da passarela, né?
Ainda bem que Direito normal não exige prática no meio da rua como o Mágico, senão muita gente estaria na merda, hein?

Ah, se bem que isso me lembra o noticiário falando das porcentagens de médicos recém-formados tentando tirar o CRM e não conseguindo, pois simplesmente não sabem o básico.

RAPAZ, ATÉ EU QUE SOU A RAINHA DOS CAPIAU SEI MEDIR PRESSÃO COM AQUELE APARELHO ANALÓGICO, IMAGINA O POVO QUE ESTUDA PRA SER MÉDICO? É OBRIGAÇÃO, POXA! E AINDA TEM UNS QUE NEM SABEM!

Vergonha! Simplesmente vergonha!
Aparelho analógico = estetoscópio e esfigmomanômetro.
De nada, sociedade.

E uma das coisas que eu mais adoro, no sentido irônico da palavra, é que cliente antigo não deveria ter contato com a nossa duplinha, a não ser que viesse com caso novo. NANA ESTÁ AÍ TODO DIA, TODA SEMANA, TODA HORA!

Nana, aproveita a mediunidade e vai tentar entrar para a faculdade de Direito Mágico, miga! IMAGINA TU DE EXECUTORA DE ALTAS PENAS LEGAIS, LITERALMENTE!

Ah, sim, vamos voltar aos dois tapados.
Chegam lá na passarela, não tem UMA VIVA ALMA por perto, e daí encontram um espírito muito falante e esperto. Só depois que a Nana dá a cagada de se aproximar, que o Rouji lembra do Muhyo alertando sobre esse tipo de criatura: a "contadora de histórias" é a que está completamente ausente de razão.

E acontece o que, galera?
Rouji até manda a menina abaixar antes de ser pega, só que... SÓ QUE DÁ MAIS MERDA, MEU POVO!

Como assim tu leva talismã pronto, sendo que talismã feito com a caneta SÓ FUNCIONA SE FOR FRESQUINHO, CACETE? Mano, eu não deixava esse Rouji subir de cargo nem daqui a três anos. A INOCÊNCIA DELE AINDA VAI MATAR ALGUÉM! NEM QUE SEJA EU DE RAIVA E VOCÊS DE TÉDIO!

E quem sobra para salvar o dia, quando a Nana foi finalmente pega e estava a ponto de ser devorada? ELE MESMO, NOSSO EXECUTOR COM CABEÇA DE CEBOLA! SR. TORU MUHYO AO SEU DISPOR!

O melhor nem é isso, e estou usando novamente a ironia aqui, O MELHOR É O ROUJI SIMPLESMENTE DESISTIR NO MEIO DO CAMINHO QUANDO A NANA ESTAVA PRESTES A VIRAR A MAMI DE MAHOU SHOUJO MADOKA MAGICA (Shaft).

Rapaz, se isso foi pesado, imagina o que vem pela frente.

A sentença da vez foi o Martelo do Demônio com o adendo de "espírito desgraceiro, TU VAI VIRAR PARTE DO PISO DO INFERNO"!

Às vezes, bem às vezes, eu amo o Muhyo e sua genialidade macabra.
E continuando a falar dele, QUE CHAMADA NA CALMARIA FOI AQUELA? Falou o nome completo do Rouji e mandou lembrar do manual. SEM GRITAR, NA CALMARIA.

Se você não sabe, quando uma pessoa te chama pelo nome completo e dá uma bronca com a voz baixa, PREPARA QUE TEU TRASEIRO VAI SENTAR NO FERRO QUENTE!

E se não fosse o executor despertar de seu sono, imagina a quantidade de bosta que não teria dado, né? SALVE MUHYO RECLAMÃO!


Muhyo to Rouji no Mahouritsu Soudan Jimusho
4º episódio
Ele é o irmão cagado do Toudou. Foram separados por UMA BOA EDUCAÇÃO E RESPEITO COM OS CORPOS DAS OUTRAS PESSOAS! Por isso ele tem fã-clube!
Opinião: Sabe uma coisa curiosa que eu percebi escrevendo sobre este anime: o texto fica enorme e eu nem surto tanto assim nele.

Mais alguém tem a maravilhosa sensação de Sakura Clear Card com Muhyo to Rouji? Porque é sempre divertido quando temos mais de uma carta sendo capturada ou mais de uma sentença sendo aplicada.

Depois do nosso querido segundo secretário ficar deprimido e compreender o que seu superior quis dizer com "vai fazer prova só daqui a três anos e olhe lá"... PLOTE TUÍSTE, ROUJI! Muhyo aceita levá-lo para a Associação Direito Mágico para prestar o raio da prova e... também para fazer alguns negócios.

O impressionante mesmo é a galera não trancar a porta do escritório... ou a Nana sabe usar aqueles negócios para destrancar portas (não acredito nessa hipótese).

Qualquer pessoa normal, vendo um círculo de magia funcionando numa parede, NÃO VAI PASSAR POR ELE. Mas estamos falando de Nana, senhoras, senhores e gente que lê este blog!

E a menina aparece onde?
"Na Associação de Direito Mágico, oras!" - Cadê o vídeo do Dazai brasileiro imitando o Faustão para colocarmos aqui? ALÔ, CRUNCHYROLL, ME PASSA ESSE VÍDEO AÍ RAPIDÃO PARA EU VER UMA COISA AQUI!

ERROU todo mundo que deu a resposta acima!
Nana aparece EM CIMA do Yoichi. EM CIMA! Mais gratuito que isso, só as apalpadas do idiota nos seios dela.

Mereceu os dois tabefes na cara? MERECIA UM CHUTE NAQUELE LUGAR QUENTINHO mais conhecido como "área de lazer masculino".

Incitação à violência? Tem Mahou Shoujo Ore, leitor.
E duvido que o Direito Mágico tenha uma sentença para pervertidos/assediadores que não estejam na forma de alma penada.

Queria gostar do irmão do Toudou pelo fator dublador, mas ele não ajuda.

E, ATENÇÃO, VOCÊS QUE QUEREM FAZER UMA VISITA NA ASSOCIAÇÃO DE DIREITO MÁGICO, ANOTA O ENDEREÇO: algum lugar nas montanhas de Azumino, província de Nagano.

"Anota o endereço"... AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!
Lembrando que o escritório do Muhyo fica em Tóquio.
Como sei disso? VI O ENDEREÇO NO PANFLE- No encerramento, eles passam pela cidade e dá para ver a Tokyo Sky Tree e depois a Tokyo Tower. De nada.

Neste episódio, Muhyo vai para a associação, pois como já foi mencionado, ele tem negócios para tratar, enquanto o nosso loirinho pamonha precisa fazer a prova.

Como o plano original não envolvia a intromissão da Nana, Rouji teve que dar uma passeada com ela enquanto os ex-colegas de faculdade discutem as mortes misteriosas de dois executores, causadas por interações com espíritos malignos.

A suspeita recai em cima do Enchu e Yoichi até comenta de um possível paradeiro do traidor.
Sabe com quem ela poderia sair? COM O TOUDOU, QUE É MENOS DESGRAÇADO QUE VOCÊ!
Enquanto isso descobrimos que... A FACULDADE DE DIREITO MÁGICO É TIPO A SÃO FRANCISCO DA USP, SÓ ENTRA QUEM TEM UMA MENTE ABENÇOADA OU RALOU TODOS OS NEURÔNIOS PARA CHEGAR LÁ!

E adivinha quem estudou lá quando era criança?
Aliás... Fica aí o questionamento: quantos anos tem Muhyo, Yoichi e Enchu?

Sim, os três estudaram lá quando eram tudo de menor e, SPOILER, dormiam no mesmo quarto. Sim, spoiler do próximo episódio. SPOILER MUITO SPOILENTO, NÉ?

E falando em pimpolhada, tem uma galera que está só a alegria em poder conhecer o executor mais jovem da história enquanto outra parcela quer se trancar dentro de casa, pois ONDE HÁ MUHYO, PODE TER ENCHU TAMBÉM!

Gente, mais fácil ter o Rouji e uma revista grossa de mangá... Se bem que é compreensível a preocupação, tanto por um spoiler real que não vai dar aqui quanto por aquele "aviso" com o espírito vingativo que apareceu na casa da pianista.

Além da Magic Law School, MSL, o nosso loiro pamonha favorito levou Nana até a biblioteca com seus milhões de exemplares, entre coisa de Direito Mágico e outras aleatoriedades. Praticamente minha coleção de livros e mangás.

E como diz a sabedoria popular: "Onde há fumaça, há fogo".

No caso, Enchu e revistas sobre o Muhyo queimadas.
A nossa duplinha de lesadinhos acaba encontrando Enchu na biblioteca e saem com vida de lá, visto que o vilão ainda estava preparando as tretas que causaria.

Depois que Rouji vai para o local da prova e Nana acaba recolhendo um pedaço chamuscado de revista com a imagem de um dos protagonistas do anime, nos deparamos com o problema principal: uma infecção causada por um espírito.

Ela primeiro se manifesta em Rouji, que alarma Nana, e depois passa por toque para a menina e para um tiozinho que estava explicando sobre a prova. 

Tanto Rouji quanto Muhyo notam e evitam contato com os três.

O executor pede para que seu subordinado não cause alarde, pois o caos faria com que mais pessoas fossem infectadas, e enquanto tudo ainda estivesse na calmaria ele usaria Direito Mágico para atacar o espírito original.

O plano entra em ação silenciosamente enquanto as instruções para a prova são passadas, e aqui o executor usa o Agressor de Espíritos.

Desde o primeiro episódio aprendemos que o livro que o Cabeça de Cebola carrega, não serve apenas para executar sentenças, tem também recursos que podem ajudá-lo em situações mais simples ou que requerem segurança própria ou para outros, como as Agulhas do Sono ("Rie e Taeko") e a Armadura de Prata ("Kenji e Nana").

O Agressor de Espíritos percorre a associação atrás do espírito original e se depara com Enchu carregando uma bolsa.

Nesse meio tempo, Rouji é infectado por Nana e acaba DANDO AQUELE CHILIQUE quando vê uma boca na mão de Yoichi. Isso acaba causando um grande alvoroço na sala de aula e uma "baixa" (o apalpador de mulheres).

Mais alguém achando forçação de barra o cara correndo E LEVANTANDO A MÃO PARA TRÁS E ATINGINDO O PESCOÇO DO IRMÃO DO TOUDOU? Mais porco que isso, só aqueles que vivem no chiqueiro de A Fazenda (Record).

FORÇOU A BARRA LEGAL.
Na verdade, não foi "legal", foi BEM IDIOTA.
Como alguém deixou esse cenário acontecer? Por que não adaptou? Por que não trocou a posição de alguma coisa aí para que fizesse sentido?

Esse anime testa as noções de realidade, impossibilidade e burrice.
Esse aí é o aviso mental que eu tenho ASSISTINDO ANIME DE CAPIROTO DE MADRUGADA! Não posso gritar até terminar o post ou o dia amanhecer.
A comoção não durou por muito tempo, já que o Agressor de Espíritos conseguiu se livrar do causador original da treta. Em compensação, ele foi destruído por outros espíritos.

E para onde foi Rouji depois que tudo tinha sido resolvido? ELE DECIDIU DAR UMA DE ATSUSHI NAKAJIMA E LARGOU TUDO, ACHANDO QUE A PARTIR DAÍ IA FICAR TUDO BEM!

ACHOU ERRADO, ATSUSHI NAKAJIMA E ROUJI!

É o momento depressão de um dos personagens principais.
Ainda bem que ao contrário da maioria dos clichês que seguiriam essa cena, ficamos com o irmão do Toudou ENCONTRANDO LOIRO PAMONHA e decidindo ter uma conversa mais franca com ele.

Japão, o rei do diálogo, SÓ QUE NÃO!

Teve que o enfaixado "falar sozinho" para contar o que Muhyo deixou de contar e que poderia ter resolvido mais da metade dos problemas de interação entre ele e seu subordinado.

Gente, se tem uma coisa que aprendi com animes é que os problemas podem ser esclarecidos, resolvidos ou compreendidos com um SIMPLES DIÁLOGO!

Não deixem as coisas pela metade! Se está com algum problema, DESÁGUA ESSA CACETA E RESOLVE! Não sigam o péssimo exemplo dos personagens de animes, pois assim ninguém vai a lugar nenhum.

Eu fico a ponto de querer esfregar a cara das pessoas uma na outra, e nem é por fanservice, é de raiva que ESSES CAPETAS NÃO SE FALAM!

Sabe qual era o nome do Enchu? Soratsugu MADOKA.
Nunca, JAMAIS, confie em pessoas chamadas "Madoka".
Se tiver um cabelo cor-de-rosa a gente pode até se enganar COM VONTADE, porém, sem esse item básico: FUJA! ESSA DESGRAÇA VEIO PRA FODER A HISTÓRIA!

E sabe de onde vem "enchu" de dois dos kanjis do nome original do mocinho.
Madoka () Soratsugu (宙継): numa tradução livre "Círculo da Herança/Continuação do Ar" ou "Ar da Herança/Continuação do Círculo". Aparentemente não faz nenhum sentido, mas Enchuu (円宙), seguindo a minha tradução, seria "Círculo do Ar/Círculo do Meio do Ar".

Continua não tendo nenhum sentido? Na minha opinião o nome combina, porque o Enchu é alguém que não pode ser pego facilmente, então é como o "ar". O "círculo" é uma forma perfeita que poderia significar o poder que ele adquiriu depois de passar para o lado do mal.

Bom, no próximo episódio teremos flashback E MUITA AÇÃO!

Esse anime foi assistido na Crunchyroll.

Nos vemos no próximo post de Muhyo to Rouji no Mahouritsu Soudan Jimusho!

Por Kimono Vermelho aquela que dormiria em cima de um livro de Direito Mágico com possibilidades de babar - 03/10/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/