quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Gegege no Kitarou (2018) - #05 e #06

MAIS DE UM MÊS DEPOIS...
Ah, mano, nem parece que eu sou obcecada por Gegege no Kitarou, afinal, fui deixando O MEU ANIME FAVORITO NESTE ANO para trás.

Bom, aqui estou eu novamente, ainda mais empenhada em me divertir analisando... MEU ANIME FAVORITO!

JÁ DISSE QUE É MEU ANIME FAVORITO E QUE O AMO MUITO? Melhor coisa nesse 2018 que foi uma derrocada horrível.

Nos episódios anteriores... mais precisamente há um mês e onze dias... Kitarou teve que lidar com mais problemas youkais e... uma criança humana muito doida perdida na Floresta Gegege.

Sabia que existem coisas melhores para degustar, Kaminari-sama?


Gegege no Kitarou (2018)
5º episódio
Rapaz, respeita a história do último descendente da Tribo Fantasma! Ele é incrível!
Opinião: Gostaria de esclarecer uma informação que dei no post anterior.
Por algum motivo muito doido, Kitarou ficou em hiato por duas semanas, voltando antes mesmo do fatídico 07 de outubro.

O 23º episódio saiu em 1º de setembro, enquanto o 24º só veio para a Crunchyroll em 15 de setembro (lembrando que essas são as datas para o acesso dos assinantes).

Bom, não que isso mude alguma coisa no nosso cronograma, já que estou ATRASADA COMO DE COSTUME! E a culpa é de quem? Do cronograma mesmo, leitor, e da minha pessoa que botou o dito cujo nos eixos.

Como o blog está com uma média de duas semanas com posts e uma sem, acabamos caindo naquela loucura de "muitos animes" e "pouco tempo para todos".

Sem falar que estou tentando apressar as obras que terminaram há bastante tempo.

Dito isto, BORA CURTIR OS YOUKAIS QUE A GENTE MERECE UM POUCO DE DIVERSÃO NESSA VIDA!

Como bem sabe o leitor que acompanha minhas análises deste anime, costumo trazer algumas informações ou curiosidades sobre a série, o autor ou a mitologia japonesa num geral.

Na minha edição de 2007 da Kodansha, a história do Kaminari aparece no 2º volume como "Denki Youkai".

Obviamente há muita adaptação entre o anime atual e o mangá, afinal, toda nova versão de Kitarou também visa atrair mais público, então precisa de uma mexida no roteiro original para incluir novidades, entre elas a tecnologia que temos hoje.

Em suma, os personagens são os mesmos e os problemas que eles causam também.

A principal diferença aqui é que no lugar de um eletroímã, no mangá o Kitarou parece drenar a energia do Kaminari diretamente pela boca.

Outra coisa que quero deixar clara é: "Meu blog, meus apelidos maneiros".

Nome original - Tradução da Crunchyroll - Meus apelidos:

Nezumi Otoko = Homem Rato = Ômi Rato
Neko Musume = Gata/Menina Gato = Mana Gata
Ittan Momen = Rolo de Algodão = Rolo de Algodão/Toalhão/Pedaço de Pano
Konaki Jijii = Velho Chorão = Velho Chorão
Sunakake Baba = Bruxa/Velha de Areia = Véia da Areia
Nurikabe = Parede de Cimento = Paredão
Medama Oyaji = Pai Olho = Pai Olho

Quer ver tudo certinho e bonitinho? Procura a Blogosfera Otaku.

Bom, será que precisa explicar que o nome "Denki Kaminari" de Boku no Hero Academia é muito provavelmente inspirado neste youkai? Pois é, bem-vindo ao mundo das referências e da mitologia japonesa!
E tem como discordar do Ômi Rato? Nós humanos conseguimos ser a pária do universo facinho.
Sabe quando o deus dos raios comenta que antigamente as pessoas tinham medo que ele levasse seus umbigos? Pois é. Reza a lenda que durante tempestades os pais diziam para as crianças esconderem seus umbigos ou o Deus Kaminari iria devorá-los.

Na Wikipedia (inglês) não existe porquê.

O que eu mais achei doido neste episódio é que até os agiotas/mafiosos SABIAM QUEM ERA O KAMINARI! Nossa, até essa galera tem mais cultura que muita gente por aí, hein? Fiquei meio chocada.

Só que o melhor nem é isso, O MELHOR É O ÔMI RATO VENDO OPORTUNIDADE DE GANHAR DINHEIRO EM CIMA DO DEUS DOS TROVÕES!

Rapaz, às vezes eu acho que esse moço é meio pancada das ideias, sério.
Ele não tem medo de morrer, não? É cada furada que se mete...

Pequena curiosidade sobre o Ômi Rato: ele é mestiço.
Ou o que chamaríamos de meio-youkai. E, pior, ele é meio-humano e meio-youkai.

Muitos fãs da série dizem que esse jeito dele de tirar vantagem e não conseguir se inserir em um dos dois grupos é o seu diferencial. Concordo e até friso o quanto alguns comentários do Ômi Rato são simplesmente perfeitos, como neste episódio em que ele diz que os humanos às vezes são bem mais assustadores que os youkais.

Segundo o posfácio de Jason Thompson em Nonnonba de Shigeru Mizuki pela Editora Devir, selo Tsuru, ele comenta que o grupo de Kitarou é que vive à margem da sociedade, ou seja, um bando de desajustados.

E eu gosto muito dessa definição, porque explica como eles transitam entre os mundos youkai e humano sem ter profunda ligação com o último, apesar do nosso querido personagem principal sempre dar um "socorre" para quem precisa.

E essas palavras de Jason Thompson conversam exatamente com quem o Nezumi Otoko é: literalmente um pária da sociedade.

Ele tem a ganância humana e a lábia para levar os colegas youkais na conversa, por isso que chegamos aqui e vemos o Kaminari trabalhando sete dias por semana sem RECEBER UM SALÁRIO, apenas bajulação e mais ou menos o atendimento de alguns desejos.

Acho que vou separar um dia para olhar com calma Nonnonba e trazer uma análise do mangá. Vale muito à pena e eu me diverti horrores quando li pela primeira vez.

É estranha a felicidade que sinto apenas de segurar o volume, que é bem mais grosso que um mangá comum que temos nas bancas e lojas especializadas.

Bom, o que dizer? Eu amo a mitologia japonesa.

Não bastasse praticamente escravizarem o deus dos trovões, o ex-chefe dos mafiosos, agora prefeito de uma cidade que surgiu em volta da usina elétrica, e o Ômi Rato ainda fazem o quê?

SONEGAM IMPOSTOS E PAGAM PROPINA PARA VEREADORES!
Mas, migo, pagou suborno TEM MAIS É QUE SE ENCRENCAR, CACILDA!
Eles vendem energia mais barata para a cidade e têm exclusividade na causa POR CONTA DA PROPINA QUE PASSAM AOS POLÍTICOS!

É claro que o repentino crescimento da cidade, o valor da energia e obviamente o enriquecimento dos donos da empresa, levantam suspeitas.
Uma jornalista, fazendo muito bem o seu papel, investiga e denuncia a falcatrua!

Bom, era de se esperar uma represália, não?
O ex-mafioso, agora prefeito, manda Kaminari atrás da mulher, que acaba morrendo de choque elétrico!

Os humanos podem até não suspeitarem, porém, ataques desse tipo chamam a atenção do "guardião da paz entre os diferentes" e finalmente vemos Kitarou em ação!

O bom é que a bagunça sai totalmente do controle, fazendo com que a polícia intervenha e... OLHA SÓ! CONSIGA PRENDER PELO MENOS O DESGRAÇADO DO EX-MAFIOSO! AAAAÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊ!!!!

Na versão animada, Kitarou recebe a dica de seu pai, se tornando um eletroímã com o uso do que parece ser fio de cobre. O anime não deixou claro, com todas as palavras, e eu não sou manjadora de Física, então... convivam com isso.

Mas é claro que não poderiam deixar de fora o poder do Kitarou sugando a eletricidade do Kaminari, né? Afinal, o menino tem aquela tal "Eletricidade Interna".

Esperando ainda pela lista gigante de habilidades especiais desse menino adorável.

Pensando agora...
Este é um post sem a Mana.

Gegege no Kitarou (2018)
6º episódio
E olha que o Shiro não é tão avantajado quanto o Nyanko-sensei para ficar preso aí, hein?
Opinião: Contei que escrevi no bloco de notas do computador mesmo os nomes de alguns youkais que eu lembro que apareceram no anime com os respectivos volumes que são mostrados no mangá?

Pois é, foi isso que eu fiz.
Não sabem quanto tempo passei folheando os cinco volumes grossos como um dedão... Mais tempo do que tenho sobrando.

Em compensação muitas histórias não aparecem na edição que tenho comigo, então aí acredito que ou tenhamos várias coleções que não foram inclusas ou... os roteiristas aproveitaram a deixa para incluir MAIS MITOLOGIA JAPONESA no anime.

O que eu sinceramente APOIO DE CORAÇÃO!

O Sunekosuri (Yokai.com) fortuitamente aparece num dos sites que mais acesso para pesquisar sobre youkais e outras entidades sobrenaturais japonesas.

Fiquei bastante impressionada com a semelhança do Shiro e da imagem que Matthew Meyer ilustrou na página. Não deveria, afinal, ele costuma se basear em outros desenhos que estão em pergaminhos e livros.

Basicamente o Sunekosuri não costuma ser um youkai agressivo ou perigoso, porém, isso muda de figura quando a criatura acaba ficando por muito tempo com apenas um humano.

Como o vilarejo antigamente era muito próspero, o ser sobrenatural não tinha problema em se manter, afinal, pegava pouca energia de vários humanos. Com a diminuição de pessoas, foi necessário pegar mais energia.

No inverno anterior à história, Shiro, o Sunekosuri deste episódio, acaba fragilizando ainda mais um senhor que provavelmente estava mal pelo convívio com o youkai.
Aí a gente olha bem pra cara dele e pergunta: E TU SERVE PRA QUE, DESGRAMA?
O mais interessante aqui é que ele não tem a consciência de que é uma criatura sobrenatural, e por isso se revolta tanto com o filho da Sra. Masae ou com as ameaças de Kitarou.

Gostei do modo como tudo acabou se desenvolvendo, ainda que chegue a concordar um pouco de que as cenas foram bem clichês. Mesmo assim a intensidade do carinho entre a senhora e o gato youkai acabou me deixando emocionada.

Outra coisa que acabou me rendendo algumas risadas foram duas semelhanças do Shiro com o gato mais amado deste blog: Nyanko-sensei de Natsume Yuujinchou.

Já no primeiro episódio, vemos o Mestre Gatuno SE ENFIANDO NUMA PORTA e causando dores de cabeça para o pobre Takashi Natsume.

QUEM É QUE FICA ENTALADO NUMA PORTA JAPONESA DE CORRER EM KITAROU? ELE MESMO! O SHIRO!

Não bastasse isso, as duas criaturas sobrenaturais têm DUAS FORMAS!
O Nyanko-sensei de vez em quando abandona aquele formato de gato gordo que deve ser delicioso de apertar e vira uma grande besta chamada Madara.

Aqui não é muito diferente.

Voltando rapidamente ao site que Matthew Meyer mantém, uma verdadeira enciclopédia em inglês na internet sobre youkais, acho interessante ele comentar exatamente o que me deixou confusa na primeira vez que assisti o episódio: o Sunekosuri tem a aparência de um cachorro, mas também lembra um gato.

Sério, se não fosse o miado eu diria com certeza de que se tratava de um cachorro. E a impressão permanece mesmo na outra forma.

O que eu gosto aqui é que vale aquela máxima das interações entre humanos e youkais: pode ser apenas por um instante, mas causa uma impressão muito forte.

O Shiro ao perceber que era a causa da piora de saúde da Sra. Masae, que ele tratava como mãe, decide ir embora.

Ele só reaparece para salvá-la de um urso que estava no seu habitat natural, a floresta.

Outro detalhe interessante aqui fica por conta da tempestade, a chuva, já que é dito que o Sunekosuri aparece em noites chuvosas por onde as pessoas viajam.

É isso que enriquece a história: a atenção com os detalhes.
Pai Olho, nem todo mundo tem a sua empatia e discernimento... mesmo sendo humano.
No fim, Shiro faz um teatro para que a despedida entre ele e sua "mãe" não seja ainda mais dolorosa, dando um grande apoio para que Sho e Masae resgatem o relacionamento interrompido e complicado entre mãe e filho.

Não sei qual a tara que o Japão tem com bunda, porque é em Bungou Stray Dogs, é na cena do Ômi Rato com o Kitarou... QUAL A NECESSIDADE, ME DIZ?

Só sei que me divirto horrores quando esse Rato tapado vai falar mal de gato E SE FERRA!

Rapaz, o que foi aquela corrida desesperada, hein?
Bem feito, quem manda falar mal de gato?

E para encerrar este post, uma curiosidade envolvendo dublagem! Yay!

O dublador do Sho é Ryousuke Kanemoto que tem dois destaques no blog: Andrew Hanbridge de Little Witch Academia e Simon de Nanatsu no Taizai.

Informações da Anime-Planet, porque o MAL é o puro suco do desfalque!

Esse anime foi assistido na Crunchyroll.

Nos vemos no próximo post de Gegege no Kitarou (2018)!

Por Kimono Vermelho aquela que espera daqui a quatro dias ter tanta sanidade quanto tenho agora, escrevendo este post - 24/10/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/