quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Sanzoku no Musume Ronja #17 e #18

Ansiosos pelo Carnaval? Eu estou desesperada. Muita coisa para fazer, pouco tempo em mãos e um clima INFERNAL em São Paulo que não ajuda o meu computador e me obriga a ligá-lo por POUCAS HORAS. Sim, ele está quase virando cosplay de forno. =(

No episódio anterior... o confronto entre Mattis e Borka finalmente atinge um dos piores patamares quando o pai de Ronja decide sequestrar Birk e espancá-lo. Revoltada, a menina se joga para o lado de Borka e acaba obrigando os bandos a se encontrarem para "trocarem" os filhos.

Este anime faz parte da série "Relembrar é viver". Mais informações no Edital Kimonístico [REV].

Como não surtar ao saber que sua filha resolveu morar na floresta, Lovis?


Sanzoku no Musume Ronja
17º episódio
Essa mulher é um exemplo... que eu pareço seguir já há muito tempo. Também não tenho paciência com crise de frescura, Lovis!
Opinião: Depois que a situação entre Mattis e Borka chegou ao extremo, seus filhos resolveram mudar de ares e deixaram que os pais tivessem um tempo para refletir e pensar nos absurdos que fizeram.

Diga-se de passagem, mais do lado do Mattis do que do Borka, né? O último sempre era o mais razoável e conversava antes de partir para a simples e pura ignorância, ainda que os relatos de Birk sobre esses três dias trancafiado não tenham sido agradáveis.

E lá vamos nós...
Neste episódio tivemos uma grande ação, um verdadeiro divisor de águas. Aliás... Seria esta mais uma das várias metáforas da vida?

Bom, como não tem surto em Sanzoku no Musume Ronja, o jeito é dar aquela analisada mais profunda, né?

Enquanto Mattis não tem maturidade mental para digerir toda a loucura que aconteceu desde o post anterior, Ronja mostra que não vai ficar esperando o pai crescer e virar gente não!

Uma coisa eu preciso deixar bem claro aqui: não apoio e nunca apoiei filhos meio desengonçados das ideias que achavam legal "fugir de casa".
Vejam só! O ruivinho não está se mudando de mala e cuia para a floresta, gente?
Não vai resolver os seus problemas, você não irá viver uma vida de contos de fadas, sem independência financeira e SENDO MENOR DE IDADE você não passa de um pobre coitado perdido na cidade que não faz ideia de como alugar uma casa, mantê-la, comprar móveis para ela e etc.

Principalmente na adolescência, a época mais imbecil do ser humano, romantiza-se muito a saída da casa dos pais para se viver um amor proibido ou impossível, que normalmente acaba em alguma tragédia. Sorte de quem volta para casa são e salvo.

As pessoas quando resolvem "fugir" não fazem a menor ideia do que será sua vida depois de deixar o aconchego que tinha, com caminha arrumada, comida quentinha, roupinhas lavadas e passadas. É mais fácil reclamar da cobrança dos pais do que ter noção do seu lugar na família.

Ao mesmo tempo que a decisão do filho de Borka, que acaba impulsionando a filha de Mattis, soa como uma "simples" fuga de casa, também vi ali a situação de filhos que precisam sair da barra dos pais para prosseguirem com suas próprias vidas.
Você sabe que atirou um arpão na cabeça de alguém quando eles reagem dessa forma:
É mais ou menos como se Ronja estivesse noiva de Birk e eles resolvessem morar juntos. Claro que seria legal comunicar todo mundo antes de apenas se mudarem.

O ato também reforça o momento de rebeldia pelo qual boa parte de nós passa, se não na adolescência, em outras fases da vida.

Vou me segurar para não adiantar o que vem por aí. A única coisa que eu gostaria de comentar é que pessoas que pensam um dia se casar ou estão noivas deveriam dar uma olhada nesses episódios em que a nossa adorável duplinha mora junta.

Sério, alguns detalhes servem como ótimos aprendizados.


Sanzoku no Musume Ronja
18º episódio
Enquanto o ruivinho dorme tranquilamente, nossa adorável pequerrucha não consegue esquecer a fortaleza.
Opinião: Vamos falar sobre os dois avisos de Birk: NÃO PERCA A FACA, ELA É MUITO PRECIOSA PARA QUEM ESTÁ MORANDO NUMA CAVERNA NO MEIO DO MATO.

É óbvio que ia dar ruim quando o personagem precisa avisar alguma coisa, AINDA MAIS DUAS VEZES. E o mais troll de tudo é que o próximo episódio se chama "Faca Perdida".

Não dá para ser menos causador de caos do que isso.

Muito bem...
Nossos amadinhos passam as primeiras noites e dia fora de suas casas.
Ronja por ser mais apegada à família e por ter vivido desde sempre na Fortaleza Mattis acaba demorando um pouco mais para dormir.

O que a conforta são as semelhanças com o velho lar: o céu acima de sua cabeça e o barulho do rio.

O primeiro dia é de muitas experiências para a duplinha, começando com o frio nascer do sol e a quantidade de trabalho que fazem durante o período diurno.

E é mais ou menos a rotina normal de recém-casados ou pessoas que resolveram morar juntas. No começo tudo é as mil maravilhas, o casal se entende e compartilha os afazeres domésticos, além de enfrentar pequenos desafios.
Momento de tensão entre aqueles que já salvaram muito a vida um do outro.
Se na nossa realidade precisamos lidar com bichos para matar ou simplesmente trocar uma lâmpada, os nossos pequenos tiveram que se livrar dos anões cinzentos que tinha se apossado da caverna enquanto os dois estiveram fora.

E ainda comeram parte da comida.

Lembrando que agora eles não têm alguns luxos como o leite e logo estarão sem o pão. Como não possuem uma criação de gado, tampouco um forno e ingredientes para fazer o pão, sua alimentação ficará limitada.

Sanzoku no Musume Ronja mexe com essas questões, de como tudo no início é complicado e que aos poucos as pessoas vão se ajeitando. É um pouco assim quando pessoas resolvem morar sozinhas ou dividir duas vidas sob o mesmo teto.

Ao contrário dos pais que já estão bem estruturados há anos, a duplinha precisa aprender isso na raça.

Como não possuem um local para armazenar a água, eles a deixam no balde, que conseguiram por pura sorte.

Claro que a vida de Ronja e Birk é razoavelmente mais fácil que a de uma pessoa da nossa realidade, que precisa lidar com dinheiro, aluguel e um jogo de cintura tremendo para conseguir se manter.

Ainda que eu consiga ver certa maturidade nos dois, eles são apenas crianças. Isso fica ainda mais claro quando a menina sonha com o pai, que está aos prantos e chegou a formar uma grande piscina de lágrimas a sua volta.
Mirando o sol poente, Ronja? Olha que ele aparece no outro dia, viu? Ainda mais inalcançável.
Mattis não tinha muita noção das coisas até que escutou o discurso de Ronja ao ver Birk todo machucado, tanto que aquilo o chocou num nível que o homem simplesmente não conseguia ter as reações de sempre.

E quando a garota resolveu deixar tudo igual para os dois lados, Mattis se revoltou, mesmo que continuasse em choque, dizendo que não tinha mais filha.

Isso aos ouvidos de um adolescente, jovem ou adulto já é bastante perturbador, imagine o que não é para uma criança.

Levando isso bastante a sério, Ronja resolve seguir com Birk pela floresta.

Seu pai é um homem "xucro" e imaturo, podendo ser comparado a uma criança que não tem muita noção de realidade e acha que está sempre certo, sua palavra deve ser a final.

Desde o post passado vemos um Mattis enraivecido, chocado e em "estado vegetal" por conta do desenrolar da primeira situação (o sequestro de Birk) e todas suas consequências.

Talvez faltasse isso para que ele amadurecesse e abrisse um pouco mais a mente.

Nos vemos no próximo episódio de Sanzoku no Musume Ronja! 

Por Kimono Vermelho aquela que não aguenta mais esse calor terrível que está em São Paulo! Meu computador não agradece! - 15/02/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/