domingo, 26 de fevereiro de 2017

Carnaval 2017: Novas Primeiras Desimpressões de Joker Game

O Carnaval chegou no Kimono Amarelo!
E se você não quer saber de bloco de rua, marchinha e desfile de escola de samba, venha curtir o feriadão aqui no blog!
De 24/02 a 01/03 com uma programação especial! #SeloLaFolia

Como funcionam os posts de Carnaval:
-Assistirei e comentarei os QUATRO primeiros EPISÓDIOS do anime escolhido;
-Independente de gostar ou odiar o anime não vai ganhar posts semanais;
-Não importa se a história só vai se desenvolver depois de N episódios, o texto traz primeiras impressões, e não "vou ver a série completa".

Não adianta reclamar, chorar ou fazer mimimi. Esse é o esquema do Carnaval por aqui.
Ficha técnica
Título: Joker Game
Diretor: Kazuya Nomura
Estúdio: Production I.G
Temporada: Primavera 2016
Total de episódios: 12

Joker Game
1º episódio
"UMA TOUPEIRA CABEÇUDA" se sairia melhor do que uma "cabeça de sardinha".
Opinião: Em Abril de 2016 o anime passou para a minha segunda peneira e teve seu episódio de estreia comentado.

Até agora assisti obras que majoritariamente mostraram mais humor do que assuntos sérios. Não dá muito para categorizar Bungou Stray Dogs 2 no nível de Joker Game, que possuímos Dazai na história, um alívio cômico que dá gosto.

A trama aqui, até onde sei, não conta com palhacinhos que tocam terror dentro ou fora da máfia, ainda que possua também uma agência e pessoas muito bem treinadas.

É, não lembra mesmo BSD.

Se o leitor não sabe, sou péssima com essas coisas sérias que precisam de blá blá blás e ponderações menos "linguiça de churrasco".

AH! ISSO FAZ COM QUE EU LEMBRE DE UM NEGÓCIO QUE QUAAAAAAAASE IA ESQUECENDO!

As coincidências resolveram se unir neste texto.

Neste ano resolvi fazer uma maluquice suicida: trazer uma votação em que vocês escolhessem metade dos animes que eu analisaria no Carnaval.

O resultado teve seis vitoriosos, entre eles Joker Game, que ficou em primeiro lugar com 164 votos.

OU SEJA: este post contém UM dos SEIS MÉTODOS TOTAIS DE TORTURA à blogueira. Vejamos no final deste texto qual seu tipo e se teve efetividade em me torturar.

Além disso, esse anime segue o estilo de Mob Psycho 100. Traduzindo: mesmo passando pela minha "segunda peneira" não vou assistir a série inteira, apenas os quatro primeiros episódios (como todos os outros).

FALARAM O NOME DO ANIME COM NOVE MINUTOS E MEIO DE EPISÓDIO! YAY! Enquanto isso fiquei aqui esperando o povo trollar o cara no "pôquer". Que gracinha.

Esse Miyoshi, o que convidou o "certinho" para sair e para jogar pôquer, é dublado por um homem que tem a voz parecida com Yoshitsugu Matsuoka.

O que contou que o "certinho" não tinha perdido no pôquer, eu notei que era dublado pelo Yoshimasa Hosoya.

O mocinho que fala "o jogo de sempre" acho que é dublado pelo Ryouhei Kimura.

Que foi, leitor? EU ME DIVIRTO TENTANDO RECONHECER AS VOZES DOS DUBLADORES, tem gente que filosofa nas análises e eu não reclamo.

O episódio ainda está na metade e eu vou dar uma pausada para escrever algumas coisas, porque este post, ao que tudo indica, não sobreviverá de surtos.

Joker Game conta a seguinte história: antes do começo da Segunda Guerra Mundial, um tenente coronel do Exército Imperial cria uma "escola de espiões" que terão a missão de descobrir informações de outros países e repassá-las ao Japão.
OLHA A PESSOA QUERENDO VER A DESGRAÇA ACONTECER... Esses caras são tudo umas pestes.
Este primeiro episódio, incluindo o que eu lembro dele e do segundo que eu acabei assistindo no ano passado por curiosidade, mostra como o Japão, regrado até demais, foi passado a perna por outros países.

O Sakuma, esse que diz que espionagem é covardia e eu chamo de "certinho", é a representação da terra do sol nascente na época em que a história se passa. Era Showa, se eu não me engano.

A "escola de espiões" prepara os alunos para uma vida intensa de mentiras, já que não podem revelar seus nomes e dependem da omissão da verdade para continuarem vivos. É um ensino mais "maleável", diferente do quartel e do ensinamento de lealdade passado pelo exército "normal" e o qual Sakuma está acostumado.

Talvez uma crítica sobre como o Japão tinha uma imagem fechada e não sabia ter jogo de cintura para políticas externas?

O "falso" pôquer serviu como uma boa metáfora do que está rolando no período em que se passa o anime.

Quando esse senhor, QUE EU NUNCA VOU LEMBRAR O NOME A NÃO SER QUE ALGUÉM REPITA UMAS DEZ VEZES, pergunta ao Sakuma o que ele faria se fosse espião e tivesse sido descoberto pelo inimigo, já sabia que a resposta seria a "padrão".

E de fato, um espião precisa ser "covarde" se quiser sobreviver e continuar sendo útil ao seu país. A opção de morte levantaria suspeitas, pois como disse o homem a polícia seria envolvida, e a investigação poderia levantar a espionagem, trazendo uma dor-de-cabeça desnecessária ao país que enviou o morto/assassino.

Obviamente prejudicaria a política entre os países envolvidos, podendo em último caso culminar numa guerra. A primeira decisão seria sanções, como as que a gente vê no nosso mundo real.

Em suma, até um pouco mais da metade deste episódio, estamos vendo a briga entre a malemolência e a retidão cega.

Pois é, Sakuma, é uma vida desgracenta de ingrata E TU AINDA CHAMA OS CARAS DE "COVARDE". COVARDES SOMOS NOZES.

Bem, como podemos dizer...
SAKUMA FOI TROLLADO POR... QUANTAS VEZES AGORA? SERIA A SEGUNDA? NÃO, ESPERA, FALARAM QUE ELE COMETERIA "harikiri", né? SAKUMA, TERCEIRA VEZ TROLLADO, PODE PEDIR MÚSICA NO KIMONO AMARELO, pois no Fantástico (Globo) provavelmente não vai rolar.

PARABÉNS, SAKUMA, O CORONEL BOTOU NO TEU RABO QUERENDO FODER A AGÊNCIA. PORÉM, É O TEU RABO NA RETA, não o da agência. 

PARABÉNS, SAKUMA. SE FODEU.

Olha que coisinha linda os mocinhos chegando para avisar que nada foi encontrado. EM ORDEM DE CHEGADA TEMOS OS DUBLADORES: Ryouhei Kimura, Yoshimasa Hosoya, esse aqui eu não tenho certeza e o último é o Yuki Kaji.

Esses são os meus chutes para a Lua.
Porque você é uma toupeira que caiu numa armadilha colocada por OUTRA TOUPEIRA mais imbecil.
Terminei de assistir o episódio e... Agora tenho certeza que todo mundo entendeu a minha necessidade, na Primavera de 2016, em correr para assistir o segundo, né?

Aproveitando o assunto, vou comentar agora sobre os dubladores.
O anime conta com um ótimo elenco:

Toshiyuki Morikawa faz Amari.
Ele também é conhecido por seus papéis como: Isshin Kurosaki e Kaname Tousen de Bleach, Tykki Miki de D.Gray-man (Katsura Hoshino), Ugo de Magi, Minato Namizake de Naruto, Boros de One Punch Man, entre outros.

Kazuya Nakai faz Fukumoto.
Ele também é conhecido por seus papéis como: Ryuuji Suguro de Ao no Exorcist (Kazue Kato), Toushirou Hijikata de Gintama (Hideaki Sorachi), Zapp Renfro de Kekkai Sensen, Zoro Roronoa de One Piece, entre outros.

Yuki Kaji faz Hatano.

Jun Fukuyama faz Jitsui.

Ryouhei Kimura faz Kaminaga.

Hiro Shimono faz Miyoshi.
Ele também é conhecido por seus papéis como: Jean Otus de ACCA 13-ku Kansatsu-ka, Kuromaru de Nurarihyon no Mago, Connie Springer de Shingeki no Kyojin, entre outros.

Yoshimasa Hosoya faz Odagiri.

Takahiro Sakurai faz Tazaki.

Satoshi Hino faz Akira Arisaki.
Ele também é conhecido por seus papéis como: Daichi Sawamura de Haikyuu!!, Hayato Shinkai de Yowamushi Pedal, Sai de Naruto, entre outros.

Keiji Fujiwara faz Masayuki Oikawa.
Ele também é conhecido por seus papéis como: Hinahoho de Magi e o diretor de Prison School.

Maaya Sakamoto faz Miyoko Yashuhara.
Ela também é conhecida por seus papéis como: Haruhi Fujioka de Ouran High School Host Club (Hatori Bisco), Farangis de Arslan Senki, Ciel Phantomhive de Kuroshitsuji (Yana Toboso), Sherazade de Magi, entre outras.

A abertura é "Reason Triangule" de QUADRANGLE e o encerramento é "Double" de MAGIC OF LiFE. Esta banda é a antiga "Dirty Old Men" que fez uma das minhas aberturas favoritas de Yowamushi Pedal, a "Yowamushi na Honoo".


Joker Game
2º episódio
Missão de sobreviver a filhadaputice das pessoas de alto escalão que querem botar o teu na reta.
Opinião: Acabei nem dando as minhas impressões sobre abertura e encerramento, né? A primeira é bem no estilo "espião" mesmo, me lembrando do agente 007, James Bond (Ian Fleming). E a segunda... Sou MUITO SUSPEITA para falar da MAGIC OF LiFE, pois gosto muito das músicas da banda, então... Essa é uma que vou precisar baixar depois.

Neste episódio tivemos o desenrolar da treta, digo, do episódio anterior.

Sakuma, que tinha virado o "bobo da corte" novamente e em escala de perigo real, acabou mostrando um bom raciocínio que o livrando da morte quase no último minuto do segundo tempo.

Soou quase como se ele estivesse sendo testado.

Gostei de como a história foi contada do começo ao fim, revelando que o coronel vadio tinha armado uma para a Agência D (pelo menos um nome fácil nessa bodega), pois tinha recebido a mesma denúncia e não encontrado evidência alguma.

Para camuflar seu próprio erro, ele quis botar a reta de outra gente.

É interessante como o Sakuma, mesmo continuando a ser um soldado, conseguiu pensar um pouco "fora da casinha". Fez várias deduções e até agiu por conta própria, claro que seguindo as pequenas dicas que foram deixadas pelo tenente coronel (vamos chamá-lo de "diretor da escola") e por Miyoshi.

Provavelmente só lembrarei de dois nomes por enquanto: Miyoshi e Sakuma.

Vários fatores acabaram desencadeando a situação final e eu adoro ver como tudo vai se relacionando e explicando o cenário como um todo.
Quem imaginaria que o tal livro de códigos estaria atrás/junto da fotografia do imperador?
Desde quando ele aprendeu a dar esse sorrisinho canalha, ou seja, QUANDO QUASE MORREU.
O estrangeiro se aproveitou da retidão do Japão, como os políticos fizeram no tal encontro lá de Washington citado pelo diretor, e conseguiu se "safar". Falando novamente no senhor que não precisa de bengala coisa nenhuma, ele já tinha dado a dica: uma vez que o espião é descoberto, fodeu tudo, já era.

Sem falar que ele, mais astuto que uma raposa, seguiu o coronel babaca e descobriu que o cara cometeu um erro e um crime; o de não ter encontrado a evidência e de ter contado esse detalhe a uma gueixa.

Vazar informação sigilosa para civil dá merda, segundo a história.

Sakuma ainda foi além quando levou a carteira de cigarros para um laboratório forense e descobriu que o diretor criou chamativos fortes para conseguir passar despercebidos quando não os usasse, que era a bengala e a luva branca de couro.

Ok, um espectador que já tenha visto muitas séries do gênero ou seja bem inteligente talvez já esperasse por algo assim, só que eu fiquei bem surpresa da primeira vez que vi.

Acho exagerado chamar de "genial", contudo, acredito que um adjetivo entre o básico e o foda devesse ser inserido aí.

Estou gostando bastante do que estou vendo, mesmo que por uma segunda vez com meses de diferença. As cenas pareceram mais limpas e precisas do que na época que eu precisava correr para trazer primeiras impressões dos animes da "segunda peneira".


Joker Game
3º episódio
Ah, claro, PORQUE FICAR COM AMNÉSIA É ALGO BEM TRANQUILO E FAVORÁVEL!
Opinião: A PARTIR DE AGORA NÃO SEI NADA! É TUDO NOVIDADE! YAY!

VISH, DEU MERDA PRO GURI DUBLADO PELO YUKI KAJI. FODEO OS ESQUEMAS..

Uma coisa muito interessante e divertida tem acontecido enquanto assisto os episódios de Joker Game. EU SIMPLESMENTE ESQUEÇO DE DAR PRINT e isso é um pesadelo quando temos um blog e precisamos mostrar para os leitores as cenas que nos impactaram ou que achamos boas para comentar.

Não sei se acabo ficando muito presa da história e me deixo levar pelo tempo ou se realmente esqueço que não estou aqui só me entretendo, e sim fazendo análises para vocês.

Esse episódio FOI MUITO TENSO, principalmente pelo fator MENINO ESPIÃO PERDEU A MEMÓRIA e tudo foi descendo para o "FODEO".

Ainda que eu veja de certa forma uma repetição no esquema da história, gosto de pensar que este anime é um bom material para quem curta o tema espionagem e não conheça muito da literatura ou não goste dos filmes "blockbusters" que existem por aí.

Ao menos dá para ter uma boa noção da situação.

Originalmente o personagem na escola de espiões se chama Hatano e aqui ele é o Shimano Ryu-não-lembro-mais. Não que isso importe, PARA MIM ESSES BACURIS SÃO DIVIDIDOS POR QUEM OS DUBLA. E aqui tivemos o episódio do Yuki Kaji.

Vou chamar o personagem de Kajino.
Por quê? Porque o blog é meu e o nome do personagem não importa, já que pode mudar toda hora.

Começamos com Kajino tendo memórias embaralhadas, acordando numa cama desconhecida com três pessoas que ele lembra vagamente por fotos. Não nesse sentido, leitor, o mocinho não encheu o rabo na balada.

Acontece que o mocinho levou uma SENHORA PANCADA quando estava salvando uma velhinha que seria linchada ou coisa pior pelo exército alemão que tomava conta da França naquele momento.

Como todo mundo que estudou História uma vez na vida e não ficou batendo panela feito retardado mental pedindo "VOLTA DITADURA MILITAR", sabemos que a censura é um meio de sumir com opiniões contrárias.

E ela estava amarrada em plena "praça" pública para servir de exemplo do que não deve ser feito. Aliás, é bem nesse estilo que as coisas rolavam na Ditadura de 64 aqui no Brasil.

Ah, não, espera...
Eles levavam para locais específicos e torturavam pessoas que de fato não sabiam de nenhum levante contra os militares. Não era preciso fazer isso em praça pública, as pessoas desaparecidas, as que foram torturadas e sobreviveram, e as que fugiram para o exílio sabem direitinho sobre isso.

E se hoje este post dando essas diretas pode ser escrito é porque muita gente morreu para garantir o nosso direito de falar verdades e asneiras, mesmo que estas mereçam um tapa na cara.

A casa onde o quarteto se escondeu acabou sendo cercada por soldados alemães e mesmo sem saber muita coisa, Kajino conseguiu bolar um plano para a turminha se escafeder sem se foder.

Adorei os flashes de memória do espião da Agência D dizendo que ele não deveria dar informações ao inimigo, que ele deveria superar a situação e não morrer, praticamente pequenas dicas do que Kajino deveria fazer para sobreviver mesmo no desespero da amnésia.

Eu sabia que ele daria a arma à mulher. NÃO ERA SIMPLES QUESTÃO SEXISTA, ELA TINHA CHEIRO DE ENCRENCA. E olha que ainda não inventaram computador com adaptador para sentir cheiros. hoho

O mais louco foi o pessoal desmanchando o disfarce do "espião" enquanto ele começava a acordar e entender o que cágados estavam acontecendo ali.

Delirava em russo, falava números sem nexo, sotaque francês como se ele fosse parisiense, óculos sem grau, algodões na boca e leu citação romana ao contrário, já que a viu pelo espelho.

MEDO DE KAJINO.

Foi um episódio que não deixou a desejar. A tensão que o primeiro formou e o segundo prosseguiu para no final relaxar, voltou com tudo no começo deste.

Não sei mais o que comentar, apenas o que sentir.


Joker Game
4º episódio
Você só quis dar aquela mãozinha marota e mostrar para o soldado COMO DESCOBRIR HORRORES, né?
Opinião: SURGIU KEIJI FUJIWARA! OLÁ, TIO!
Estou tentando descobrir quem é o personagem da vez e... DE REPENTE ESCUTEI A VOZ DO MOCINHO SAFADO DE KEKKAIN SENSEN NESSE CARA QUE DIZ SER JORNALISTA.

Como eu sou uma criatura impaciente, acabei lendo as bio's dos personagens e... ACHO QUE QUEM ESTÁ NESTE EPISÓDIO SÃO FUKUMOTO E JITSUI, pois é dito que este tem uma aparência andrógina.

MENTIRA QUE É O CAPITÃO OIKAWA QUE ORQUESTROU OS INCIDENTES! ALÔ, IWAIZUMI, VEM BUSCAR SEU BEBÊ BUNDÃO!

Ah não, espera...
ESTAMOS FALANDO DE OUTRO CAPITÃO OIKAWA AQUI.

Eu terminei o episódio, mas estou tão chocada que não sei nem o que escrever. Por favor, esqueçam o Jitsui, pois ele não tem nada a ver com este episódio. Eu tirei conclusões precipitadas e erradas.

SE BEM QUE ELAM DE ARSLAN SENKI UMA VEZ SE VESTIU DE MULHER E- Mentes explodiram.

Sério, não sei mesmo o que escrever, foi... FORAM MUITAS COISAS, desde um embrulho no estômago que não passa até o choque aterrorizante de ver o cara despirocando enquanto contava para o soldado novato que tinha mesmo arquitetado as porras todas.

Também confesso que foi um choque quando descobri que o Corruputão (me recuso a macular o sobrenome do capitão do Aoba Jousai, Tooru Oikawa merece respeito neste caso) liberou o ópio apreendido para poder entrar e fazer o que bem entender com quem ele quisesse.

Preferiu um moço que trabalhava como "garçom" transvestido e garoto de programa, ao que tudo indica, uma vez que ele contava dinheiro no flashback que aparecia com o Corruputão "FOI TARDE".

Acho que o fator que me chocou bastante neste episódio foi que o espião da Agência D não precisou fazer muita coisa, digo, ele não fez que nem o Kajino no episódio passado.

Não teve muito envolvimento e pareceu não atuar como "protagonista" da história. Ele deu uma informação falsa, de que teria um ex-colega de universidade talvez planejando os atentados anti-japoneses em Xangai e isso acabou levando o Soldado Nariz Vermelho (desculpa, sou péssima com nomes e MARAVILHOSA COM APELIDOS) a entrar no tal clube de dança e descobrir que mais à frente existia um cassino com entrada limitada.

Se eu não sou tão burra e acho que entendi bem, o tal ex-colega de faculdade... ERA ELE PRÓPRIO! A não ser que os artistas sejam ruins, comparei as imagens e vi que era "cara-crachá".

Ele que levou o Soldado Nariz Vermelho até a verdade.
Esbarrou como se fosse o ex-colega do jornalista (colocando a moeda que o coitado precisaria para entrar no cassino), foi levando-o por um caminho solitário e perigoso como se fosse acontecer um atentado, depois até o clube e por fim o cassino.

As primeiras cenas que vimos neste episódio eram do Soldado Bom que descobriu as falcatruas, seguindo alguém que parecia ser o menino da tatuagem de borboleta (já que estava de salto). Daí ele deu um tiro no soldado pelas costas.

Por isso ele recebeu aquele dinheiro de pagamento e provavelmente foi morto ainda ali como "queima de arquivo".

E o Soldado Nariz Vermelho também foi descrevendo como tudo começou a se encaixar, deixando o Corruputão em mãos lençóis.
Só deu para saber o envolvimento do outro soldado lá quando ele falou sobre o namorado, o rapaz da tatuagem de borboleta.

E por conta desse desenrolar de fatores a Agência D foi ganhando território e seus espiões cortando alguns males pelas raízes, afinal, todos os soldados comentados neste texto ERAM DO JAPÃO fazendo sei lá o que em Xangai (que não é Japão).

Se nos três primeiros episódios tivemos situações com estrangeiros, desta vez a terra do sol nascente cortou da própria carne.

Não quero mais brincar
Particularmente Joker Game é um anime que ainda me causa curiosidade e chama a minha atenção pela temática de espionagem, só que não tenho muita certeza se farei uma maratona no final do ano ou em qualquer outro momento.

Sei um grande spoiler e vi algumas imagens que parecem spoiler e me deixaram bastante perturbada. Não no quesito "TACA FOGO", e sim "VAI DAR MERDÃO, NÉ?".

Peço desculpas por não ter tirado mais prints, contudo, acredito que as análises possam suprir essa minha falta de atenção nesse detalhe, já que os olhos ficaram vidrados na tela e pausar o episódio não parecia uma opção atrativa.

A arte é diferente da que estou acostumada, ainda que seja bastante bonita, e o elenco de dublagem deu um pouco de trabalho para ser reconhecido.

Algumas vozes só são marcantes com determinadas interpretações, como é o caso do Jun Fukuyama e do Ryouhei Kimura (que, pelo pós-episódio, talvez seja personagem-chave no quinto episódio, que não será analisado neste texto).

Concordo que alguém com mais conhecimento histórico talvez pudesse trazer informações menos óbvias, porém... Estamos no limbo da otakusfera, não cobre demais de uma blogueira que fará quatro anos de blogagem otaku este ano. 

Seguindo as loucuras comentadas lá em cima, Joker Game tem o "tipo de tortura" conhecido como: CHOQUE COM EXPLOSÕES DE MENTE.

Joga confete e serpentina, que esse é o Carnaval no Kimono Amarelo!
Oferecendo desde 2014 uma programação diferente para quem quer fugir de "carnaval"!

Nos vemos amanhã às 13h!

Por Kimono Vermelho aquela que está chocada com o quarto episódio - 26/02/2017

2 comentários:

  1. Escritora ao dispor e está tudo bem se não tiver muitas imagens pra postar.

    Deu pra ver que diferentemente das demais análises, onde rola muitos surtos e vergonha alheia, este foi mais tranquilo. A temática de "Joker Game" é sem dúvidas, seu maior trunfo, pois ele foge muito do padrão de animes que a maioria costuma assistir. Interessante ver que ser um espião, não é aquela mar de rosas e glamour que vemos por aí; tem muitas coisas envolvidas, seja ou não ao bem-estar de seus responsáveis, podendo ou não influenciar os envolvidos.
    A forma que trás um retrato do espião, vindo dos treinamentos até a ação, aliado a fatores históricos formam o alicerce que "Joker Game" oferece. O ponto que aos que viram foi negativo, se refere ao fato de ser episódico, só tendo alguns episódios que mostram o grupo de espiões apresentados nos dois primeiros episódios. Tirando este detalhe, é um bom anime.

    Que nos faz sair da nossa zona de conforto e quem sabe, ir além das nossas preferências. E este assisti completo, só pra completar...

    Até a próxima!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Escritora Conan!

      Depende de que análises estamos falando, se for dos animes que eu gosto obviamente vai ter um vão livre do MASP de diferença, se for entre os outros do Carnaval... Carnaval não é bagunça.

      Depende muito da bagagem de cada um, pois existem outras obras com temática de espionagem que não são exatamente um mar de flores cheio de glamour, então não achei Joker Game tão diferente ou inovador.

      Sobre a reclamação de "ser episódico", eu não entendo. Estava bem na cara no primeiro episódio que acompanharíamos os espiões soltos pelo mundo, e não uma patotinha, uma vez que o próprio diretor "tenente-coronel" disse que cada um deles iria para um lugar do mundo e talvez não se encontrassem novamente ou coisa do tipo.

      Quem esperou ver patotinha reunida ficou procurando bonde onde só tem navio.

      Obrigada pelo comentário!

      Excluir

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/