sábado, 25 de fevereiro de 2017

Carnaval 2017: Novas Primeiras Desimpressões de Mob Psycho 100

O Carnaval chegou no Kimono Amarelo!
E se você não quer saber de bloco de rua, marchinha e desfile de escola de samba, venha curtir o feriadão aqui no blog!
De 24/02 a 01/03 com uma programação especial! #SeloLaFolia

Como funcionam os posts de Carnaval:
-Assistirei e comentarei os QUATRO primeiros EPISÓDIOS do anime escolhido;
-Independente de gostar ou odiar o anime não vai ganhar posts semanais HYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYA NÃO VAI? ACHOU ERRADO, KIMONO DO PASSADO!;
-Não importa se a história só vai se desenvolver depois de N episódios, o texto traz primeiras impressões, e não "vou ver a série completa".

Não adianta reclamar, chorar ou fazer mimimi. Esse é o esquema do Carnaval por aqui.
Ficha técnica
Título: Mob Psycho 100
Diretor: Yuzuru Tachikawa
Estúdio: Bones
Temporada: Verão 2016
Total de episódios: 12

Mob Psycho 100
1º episódio
Nem me fale, Reigen! Dois deles até comandam países da América, sabia? #rindomuito
Opinião: Em Julho de 2016 o anime passou para a minha segunda peneira e teve seu episódio de estreia comentado.

Esta é a segunda obra adaptada para anime do mangaká conhecido como ONE. A primeira foi One Punch Man que eu particularmente gostei, mesmo com algumas ressalvas.

Bem que eu disse que Mob Psycho 100 poderia ganhar uma nova chance no Carnaval, né? E vai seguir quase o mesmo esquema de Osomatsu-san.

A única diferença é que não assistirei a série inteira, como fiz no ano passado. Não tenho condições físicas para tanta coisa em tão pouco tempo, por isso darei uma olhada nos quatro primeiros episódios, como foi dito na introdução deste post.

Não sei se eu deveria estar assistindo esse anime DE MADRUGADA, mas ok. É o "horário" mais fresquinho... 

TREZENTOS IENES, REIGEN?
VOCÊ PAGA PARA O MENINO SÓ TREZENTOS IENES?!
Por incrível que pareça é mais do que DEUS YATO recebe por pedido, que é uma moedinha de cinco ienes.

Enfim...
Vou acabar repetindo alguns comentários que fiz na "segunda peneira" e talvez acrescentando outros.

Mob Psycho segue muito a linha de One Punch com protagonistas poderosos que acabam se encontrando com "vilões" que não chegam aos seus pés.
Esse menino é tão fofo com o irmão que eu tenho vontade de adotá-lo junto com o Mob.
Caso você tenha assistido o anime do Saitama antes deste, provavelmente vai sentir a mesma coisa. Aparentemente é o velho produto com uma nova roupagem. 

Novamente citando meu post de "segunda peneira", a blogosfera especializada e que não faz parte do limbo fez algumas críticas e alguns mostraram mais prós do que contra, acabando por influenciar um pouco a minha primeira impressão.

Talvez por já conhecer a história deste episódio eu não tenha dado uma risadinha ou sorrido em algum momento, porém, para mim é fato comprovado: Mob Psycho é muito diferente do que estou acostumada a ver.

A animação, as explosões, as cores... Tudo isso é muito bonito do seu próprio jeito. Sinto como se estivesse vendo algo mais indie, experimental, do que animação no "estilo normal". É isso que me deixa um tanto fascinada com esse segundo anime do ONE.

As expressões dos personagens são muito loucas, exagerada e... feias. Não é aquela arte toda bonita que boa parte dos animes possuem e nesse diferencial a loucura toda acontece.

O QUE SÃO AS DUZENTAS CARAS E POSES DO RETARDADO DO REIGEN? Impossível não se divertir com esse charlatão bocó.

A trilha sonora não me conquistou, ainda que eu particularmente ache que combinou com a animação.
Magina, fantasminha azul! DEOS MATOBA É UM SANTO, NÃO MATA NINGUÉM NÃO! (Só me obriga a assistir animes ruins e não me deixa droppá-los, mas ok, né...)
E falando em música...
A abertura é "99" de MOB CHOIR e o encerramento é "Refrain Boy" de ALL OUT, esta que apresenta mais duas versões, uma em inglês e outra remix, ambas em alguns episódios específicos.

Sim, recomendo, são boas músicas para se ter na playlist de anisongs.

Agora vamos falar da parte MAIS GOSTOSA dos animes: o elenco de dublagem. Bem, pelo menos é disso que eu entendo MAIS OU MENOS. Tem gente mais nerd que eu nisso.

Takahiro Sakurai dá voz a Reigen Arataka (charlatão bocó) e faz um ótimo trabalho. Sakurai é experiente e neste anime apresenta uma interpretação digna de Kimono de Ouro. É difícil explicar, mas acredito que "malemolência" seria uma ótima definição.

Yoshitsugu Matsuoka faz o Teruki Hanazawa e Tokugawa, que não apareceram neste episódio.

Miyu Irino, o eterno Koushi Sugawara de Haikyuu!!, faz o irmão de Mob, Ritsu Kageyama.

SIM, "KAGEYAMA" COMO "TOBIO KAGEYAMA" (também de Haikyuu!!). Mesmos kanjis (影山). Coincidências coincidosas...

Kouji Yusa faz Shinji Kamuro, que também não apareceu neste episódio.

Shinichiro Miki faz Koyama, que não apareceu neste episódio. O dublador também pode ser escutado nos seguintes personagens: Kisuke Urahara de Bleach, Aikurou Mikisugi de Kill la Kill, Erich von Rerugen de Youjo Senki, entre outros.

Yoshimasa Hosoya faz Tenga Onigawara e Sakurai, personagens que não apareceram neste episódio.

Kazuhiko Inoue faz Touichirou Suzuki, que não apareceu neste episódio. O dublador já emprestou sua voz para: Nyanko-sensei/Madara de Natsume Yuujinchou, Kakashi Hatake de Naruto, Kuraha de Noragami, entre outros.

Mob Psycho 100
2º episódio
Você quis dizer: "NESSE PERÍODO, COMEÇA A PIOR FASE DA VIDA: A PUBERDADE, QUE DEPOIS DÁ LUGAR À ADOLESCÊNCIA, QUE É UMA DROOOOOGA!" - Corrigido.
Opinião: Já começamos o segundo episódio falando sobre uma coisa que todo mundo sabe que odeia depois que passa: A ADOLESCÊNCIA.

"Ainn mas eu não odiei a minha" - Certo, deve ter curtido aquele pé na bunda, o bullying ou os livros obrigatórios do vestibular, né? BEM A SUA CARA MESMO.

Além disso... OLHA O INCEPTION COM O MANGÁ DE ONE PUNCH! ESSA EU VI!

NEM FODENDO ESSE TOKUGAWA, PRESIDENTE, VICE DECORATIVO, O QUE FOR, É DUBLADO PELO YOSHITSUGU MATSUOKA! ESTÁ ERRADO, GENTE!

Pior que segundo o MAL, ele é. Choquei e não foi um ovo, FOI UMA DÚZIA DE UMA SÓ VEZ!

Tudo bem que nunca vi baleia chocar ovo, mas ok.

Terminei de assistir o episódio e... Sim, estou fraca de comentários aleatórios. Acontece que por enquanto não achei muitos motivos para surtar feito louca ou pausar o vídeo para algo além de printar imagens.

A verdade é que este episódio conseguiu me fazer dar umas boas risadas, se mostrando bastante divertido.

Mais uma vez destaco a animação, sejam as ótimas reações dos personagens ou quando o fantasma da escola feminina foi derrotado. Quer saber o nome dos recursos? Procure num blog especializado da otakusfera é bem mais provável que eles saibam.
Eu sobre estar desde o ano passado pensando nos posts de Carnaval. Sabiam disso?
Não, aqui é uma análise simplória e muita gargalhada solta.

Acabei lembrando de um capítulo de Yu Yu Hakusho que Yusuke precisou se vestir de mulher para entrar numa escola estritamente feminina. COMO ELE PASSOU E O REIGEN NÃO são mistérios da vida.

Além disso... COMO ESSA CRIANÇA KAGEYAMA É ADORÁVEL E EU TENHO VONTADE DE PROTEGER! Sério, olha o Mob todo sem jeito perto das meninas!!! Melhor ainda é quando ele fica assustado com as encrenqueiras ou deprimido quando as clientes não o levam a sério.

Morro de fofura com ele cercado pelas garotas do time de basquete.

E AINDA VEMOS QUE ESSA POBRE CRIANÇA SÓ QUER NAMORAR A MENININHA BONITA E FÚTIL DA ESCOLA. A vontade é de puxá-lo para longe dessa gentalha...

FALANDO EM "GENTALHA", O QUE FOI A DISCUSSÃO DO REIGEN COM A PRESIDENTE DO CLUBE DE TELEPATIA, A.K.A. QUERÍAMOS VAGABUNDEAR À VONTADE E FINGIR QUE ERA COISA SÉRIA?

Esse negócio de número mínimo de membros já vimos em Binan Koukou e Yowamushi Pedal, quando o pobre otaku Onoda teria que arranjar mais quatro amiguinhos para ressuscitar o clube de anime.

O conhecimento não é tão necessário, no entanto, acaba fazendo um tantinho de diferença para o entendimento da situação. Eu pelo menos gostei de vir aqui e já estar sabendo disso. OBRIGADA, BINAN KOUKOU. PRA ALGUMA COISA VOCÊ SERVIU!
Pessoas, é necessário entender que o Mob é adorável com qualquer roupa e penteado.
E como não amar o Reigen charlatão com medo de perder o principal instrumento do seu ganha pão: MENINO KAGEYAMA.

Pior dessa loucura toda é que eu realmente consigo diferenciar MENINO KAGEYAMA LEVANTADOR DE VÔLI do MENINO KAGEYAMA PARANORMAL.

Foi um bom "cabo-de-guerra" via telefone. hehe

O que dizer de Reigen fazendo massagem então? O vagabundo poderia muito bem ganhar dinheiro massageando as pessoas, MAS NÃO, VAMOS FINGIR QUE SABEMOS FAZER ALTOS EXORCISMOS E SENTIMOS PRESENÇAS. Reigen vagabundo dos infernos.

Já disse que amo o irmão do Mob? É TUDO UM BANDO DE CRIANÇA FOFA QUE DEVE SER PROTEGIDO!

Ah...
Falando em crianças...
Pelo que eu entendi, o Mob está no Ensino Fundamental... Eu sempre acho que todo mundo nasce e morre no Ensino Médio nos animes. Desculpa, sociedade.


Mob Psycho 100
3º episódio
Eu sei que não deveria achar graça desse tipo de cena, só que o ONE soube me ganhar com essas palhaçadas de seus protagonistas cabeça-de-vento. Não tem jeito.
Opinião: E o Mob entrou no Clube do FOMENTO CORPORAL. Morri alto.
Não fazia ideia do que diabos isso significava, mas vi que "fomento" é "estímulo"... Cada clube estranho no Japão...

Muito bem, terceiro episódio assistido e eu preciso falar uma coisa bem sincera para vocês: se fosse nos carnavais passados, este anime já teria uma boa nota DESDE O SEGUNDO EPISÓDIO e fecharia com chave de ouro.

E a verdade é que a cada episódio que passa eu começo a gostar ainda mais da história e dos personagens.

Por conta de comentários esparsos ano passado no Twitter de quem acompanhou Mob Psycho até o final, peguei alguns spoilers e um deles é de que o Reigen NÃO É SÓ UM VAGABUNDO QUE ESTÁ EXPLORANDO UMA CRIANÇA. Isso fica meio óbvio neste episódio.

Intencionalmente ou não o charlatão acaba aconselhando e mostrando outra visão de toda a situação. Mob não tinha feito nenhum mal, MUITO PELO CONTRÁRIO, tinha livrado uma pancada de gente da manipulação mental daquela criaturinha irritante que nos deu praticamente uma batalha entre Saitama e uns vilões babacas que queriam estragar o dia.

Aliás, bela animação das lutas. "Papa fina" com diria algum tataravô.

Eu estava me perguntando quando o Geleia apareceria, daí este terceiro episódio aconteceu.

Se você é nerd, saudosista dos anos 90 ou apenas assistiu por acaso Os Caça-Fantasmas (Ivan Reitman) na Sessão da Tarde (Globo), pegou a referência... Ou assim eu espero.

NÃO, NÃO VOU CHAMÁ-LO DE "EKUBO", ME POUPEM!
É O GELEIA DE OS CAÇA-FANTASMAS! CONVIVAM COM ESSE SOFRIMENTO!

Sim, sou velha, bem-vindos ao planeta Terra.
O vilão tem que ser muito sem noção de continuar provocando uma pessoa que já está ASSIM.
Nunca pensei que veríamos o Mob na piração dos 100% tão cedo, ainda que vários detalhes indicassem que ia dar ruim em algum momento.

Para uma série de doze episódios, o ritmo está sinceramente muito bom. A diversão não fica a cargo de piadas prontas ou tipicamente japonesas, fazendo com que até nós estrangeiros possamos olhar e talvez esboçar um sorriso.

O humor também não é daqueles complexos e cults, o anime se vale de cenas com quebras de expectativas, algo comum em One Punch. E o pior: dá muito certo.

Sobre o Mob não ficar exibindo seus poderes por a, a explicação dada pelo narrador faz sentido.
Bom, nem sempre as histórias estão a fim de ter sentido, algumas são lidas ou assistidas apenas pelos conteúdos visuais.

É compreensível que Mob retraia seu poder e junto com ele seus sentimentos; lembra muito alguém que sofreu bullying por determinada diferença e agora tenta escondê-la de todos os modos.

Tudo bem que no caso aqui a "explosão" da criança Kageyama acabou servindo para o bem, pois tirou pessoas inocentes da hipnose de alguém de má índole.

Será que lá no Japão o pessoal que abre igreja/cria religião também é isento de IPTU? Sei lá, vai que poderia ser uma das vantagens que o Geleia viu? E que azar o dele, hein? A mulher foi lá pegar um moleque aleatório na rua e calhou de ser praticamente o filho do Saitama.

ALIÁS, VAMOS FALAR DE CRIANÇA KAGEYAMA.
Totalmente sem-noção, pronto para seguir o caminho de casa e... A mulher precisou se esforçar para chegar no "problemas amorosos".
EU QUERO COLOCAR ESSA CRIANÇA NUM PORTA-JOIAS PARA PROTEGÊ-LO DE TODO O MAL.
O QUE DIZER DE MOB SIMPLESMENTE SEGUINDO COM ELA QUANDO A SENTENÇA "VOCÊ QUER SER POPULAR? ENTÃO VENHA COMIGO" SURGIU?

Também existe a hipótese de que meu humor seja condizente com o do anime, uma vez que existem outros tipos que infelizmente não fazem cócegas nem na parte mais gentil da minha alma.

Para mim este episódio em especial foi um grande divisor de águas no anime. Até o segundo nada de muito "NOSSA SENHORA DAS ROSQUINHAS DE PADARIA" tinha acontecido. Eram sempre casos menores, nada que envolvesse unicamente o Shigeo Kageyama.

E ele foi testado e abusado, chegando a ver o que eu acho serem memórias modificadas para causarem alguma reação facial. Duvido que o "Senhor Covinhas", ou seja lá a droga do nome desse cabra, tenha pensado na possibilidade de dar um GRANDE RUIM para o lado dele.

Libertou a ira do Kageyama que, ao contrário de Saitama, pôs tudo para fora e se limpou desse sentimento aprisionado.

Mob Psycho 100
4º episódio
Ah, gente, ele quer ser DEOSU. Nasce novamente, querido, que Deos aqui é só o Matoba.
Opinião: Esse delinquente tem voz de Yoshimasa Hosoya. Mentira que o Hosoya CONSEGUE FAZER VOZ DE DELINQUENTE... 

CARAI, É ELE MESMO!

Tem coisas que fazem a gente reagir como aquele meme da Nazaré Tedesco com as equações. Sério.

PUTA MERDA.
A GENTE JÁ COMEÇA NESSA PORRADARIA? E olha que eu nem estou falando da literal, ESTOU FALANDO DE YOSHIMASA HOSOYA E A PRAGA-MOR, YOSHITSUGU MATSUOKA. 

Matsuoka-san, SAI DAQUI, PELAMOR DE DEOS MATOBA! SUA VOZ ESTÁ NO MEU TOP 5 DE ÓDIO!

Falo isso, daí as pessoas leem as explicações e não conseguem entender meus sentimentos conflitantes.

Tão lindo o Mob batendo o Geleia no chão.
TÁ LIBERADO ADOTAR O MOB COMO FILHO? 
Vou fazer quatro anos de blog e já perdi a conta de quantos filhos adotei nesses animes.

Como assim o Ritsu é mais novo que o Mob? Meu cérebro deu ruim.
Ritsu praticamente seguindo os passos do irmão, que fez uma cara parecida no segundo episódio.
Reigen é bom no Photoshop...
TANTAS COISAS QUE O CARA PODE FAZER PARA GANHAR DINHEIRO, NÉ? SÓ QUE PREFERE FINGIR QUE MANJA DOS EXORCISMOS!

Claro que o episódio ia terminar na parte boa. É CLARO QUE ELE FARIA ISSO COMIGO! Fui aumentar o número de episódios para assistir neste Carnaval e ganho essa tijolada na fuça. MEREÇO.

Eu poderia colocar na lista de "Verei no final de 2017" junto com Barakamon, no entanto, é bem capaz de acabar chutando o balde e maratonar agora no Carnaval.

Bem, doze episódios só, né? Quatro já foram!

Eu gostei bastante de boa parte dos personagens, ainda que não possa dar certeza do que seria carisma aqui. Lembrem, eu reclamo da Akko de Little Witch Academia.

No começo achei que teríamos uma versão levemente modificada de One Punch e isso acaba mesmo acontecendo, pelo menos no primeiro episódio.

É óbvio que muitas comparações podem continuar sendo feitas durante o resto do cour, mas eu resolvi deixar isso de lado para falar unicamente de Mob Psycho.

Os irmãos Kageyama são extremamente simpáticos e acho o Mob muito mais simpático que seu colega protagonista careca.
Diga isso a Saiki Kusuo e você vai ver o menino dar AQUELE FACEPALM GIGANTE.
Uma curiosidade divertida é que Setsuo Itou, dublador do fofo garoto de cabelo de cuia, só tem este e mais um personagem na sua lista de trabalhos. Ou seja, é novato.

Não vou mentir, eu tenho dificuldades para reconhecer a voz do Miyu Irino. Com o Todomatsu é fácil, pois ele dá uma forçada na voz para soar popular e fofo, e o Sugawara também tem um timbre parecido.

Aqui, como Ritsu, dá para reconhecer, mas é ainda mais fácil passar despercebido.

Geleia.
Geleia serve meio como "voz da consciência" e criaturinha vil que quer se aproveitar da situação. É mais um alívio cômico, eu sei, só que para mim é um personagem um tanto inútil.

Ok, talvez sirva para dar umas ideias de noção ao meu novo filho de cabelo de cuia, porém... Não vi muita graça ou carisma.

Reigen, que eu estou mentalmente chamando de "Raigen", nos provém uma diversão imbecil por conta de suas caras e bocas combinadas com a ótima interpretação de Takahiro Sakurai. Não sei se outro dublador ficaria tão perfeito nesse personagem.

Entendo que nesses últimos episódios a coisa esteja mais enfocada no Mob, só que o Reigen também é um ótimo alívio cômico. Arrisco até a dizer que esse féla é carismático.

Neste episódio somos apresentados ao Teru, que alguns dias atrás foi mencionado no post de seu dublador. QUE SORTE, MOCINHO, QUE SORTE!

Foi divertido, foi interessante e confesso que estou beeeeeeeem curiosa para saber como tudo vai terminar entre essa duplinha do barulho.

Sim, sonho com o momento que Geleia será extermin- digo, exorcizado de uma vez por todas. Desculpe, não gosto dele.
Muito "quem" numa frase só, mocinho. Atacou meu TOC, ainda que eu entenda qual a mensagem passada.
Amei o carinho que o Ritsu tem com o Mob e espero ver mais da relação entre esses dois fofurinhas quando eu maratonar essa bagaça.

Sim, antes que você me xingue por não ter comentado antes: notei que o nome da cidade/estação é Tempero, de uma escola é Sal e da outra é Vinagre Negro.

Ah sim...
E antes que eu esqueça, voltando ao primeiro episódio, no Japão realmente existe um (acho que é SÓ UM) túnel que as pessoas dizem ser mal-assombrado e que preferem não usar, ainda que ele seja trafegável.

Se vocês quiserem jogar aí no Google, boa sorte.
EU TENHO UM CAGAÇO DA PORRA PRA ESSAS MERDAS, então NEM FODENDO vou pesquisar e botar o link aqui.

Se fodam sozinhos, não me chamem pra isso.

Ah é...
OLHA A KIMONO COMEÇANDO A LEMBRAR DE TUDO ANTES DE ENCERRAR O TEXTO! Só não lembro para que usamos a Fórmula de Bhaskara... Saí há onze anos da escola, não me encham o saco.

Na mesma época que estreou Mob Psycho, outro paranormal resolveu disputar a atenção com Mob: Saiki Kusuo Ψ-nan.

Mesmo tendo Hiroshi Kamiya dublando o protagonista, o anime não chega nem perto da graça deste.

Pronto, devidamente citado.

Al, al, al, essa é a dança do paranormal
Quando eu terminar todos os posts de Carnaval, estarei que nem o Mob nessa imagem.
Digamos que... Não é por acaso que Mob Psycho 100 tem uma nota tão alta no MAL. Pensei que era hype demais para pouca história, contudo, me vi cativada com força no segundo episódio e a partir daí a coisa só foi melhorando.

Foi uma boa decisão ter deixado esta série para o Carnaval.

PARA VOCÊS NÃO DIZEREM QUE SOU UMA CRIATURA TOTALMENTE DESMEMORIADA, fui dar uma olhada no post da "segunda peneira" e...

YUUKI ALECARDIA, COMO VAI? ESTÁ BEM? COMO TEM PASSADO? OI, SUMIDA!
Brincadeiras sem fundo de ofensa à parte, ela comentou sobre a vontade de me ver analisando o anime num Carnaval (ou em qualquer outra época) e disse que tinha sido surpreendida pela série.

Moça Natália, a mãe de Akira Midousuji, também falou de forma benéfica do anime.

ENTÃO, MOÇAS, CÁ ESTAMOS NÓS. CURTIRAM A ANÁLISE? ESTÃO CHORINDO MUITO? VAMOS COMPRAR UMAS ROSCAS DE CHOCOLATE NA PADARIA PARA COMER ENQUANTO RIMOS DA CARA DO REIGEN?

É, leitor, às vezes coisas boas acontecem com quem comenta no limbo da blogosfera. huhu Quer tentar fazer isso neste post? #KimonoDesiste #NinguémVaiComentar  

Joga confete e serpentina, que esse é o Carnaval no Kimono Amarelo!
Oferecendo desde 2014 uma programação diferente para quem quer fugir de "carnaval"!

Nos vemos daqui a uma hora com Sekkou Boys!

Por Kimono Vermelho aquela que vai acabar maratonando esse anime durante o Carnaval, vai vendo - 25/02/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/