quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

Ranking of Kings #16

TÁ ACHANDO QUE ISSO AQUI É BAGUNÇA?
TÁ ACHANDO QUE ISSO AQUI É DESORDEM?
ISSO AQUI TEM QUEM MANDE, OK?

E quem manda é o Bojji, nosso reizinho da fofura!
 
Nos episódios anteriores... continua o bolôlô doido que é essa trama. Bojji finalmente chega no castelo e salva Mitsumata e Hiling de Gigan. A rainha cura todo mundo a pedido do pequeno príncipe e com sua turminha de monstros, ele e Kage descem até o subterrâneo do castelo, onde fica a entrada para o submundo. Lá, Hokuro e Domas se deparam com o exército de Desha, que não mostra piedade a homens bonitos, metidos, de corpos malhados e... ovos frágeis. PFFFFFFFF...

POR QUE VOCÊ NÃO SE DEFENDEU, HOKURO?!
(Você é tão algodãozinho doce, poxa! O Domas que se exploda!)

Ranking of Kings
16º episódio
Todo mundo que faz mal a um bebê desses, deveria ser pesadamente punido!
Opinião: Conforme explicado no Cronograma 002, agora farei posts com análise de um único episódio.
 
A programação do blog ficou caótica no momento em que inventei de fazer post LITERALMENTE semanal de Jujutsu 2 e isso tem me exaurido de um jeito grotesco.
Então, espero que o Cronograma 002 funcione melhor em 2024, no meu ritmo e com mais hiatos para que eu possa descansar um pouco.

Eu daria o reino do Bosse por um mês integral de férias, sem precisar me preocupar com blog e trabalho... Como isso não vai acontecer, visto que o reino do Bosse virou um bolôlô doido, bora descobrir o que o episódio de hoje nos reserva!
 
O Desha falando que veio caçar a Miranjo, alguém que Hokuro e Domas não fazem ideia de quem seja. HILÁRIO QUE O DOMAS É TÃO QUALQUER COISA, QUE OS OUTROS TRÊS DO GRUPO DE QUATRO FODÕES CONHECE E ELE NÃO.
Adoro que a Miranjo nunca teve consideração com esse traíra.

Gente.
E a coincidência do Bojji e do Kage? Ambos têm mães que se sacrificaram para protegê-los!!! Que coisa horrível. Onde clica para mandar uma carta de repúdio ao autor, dizendo: "MEU QUERIDO, POR QUE TANTA DESGRAÇA NO REINO DA FOFURA? É ÓDIO À FOFURA? QUEM TE TRAUMATIZOU? JÁ TENTOU FREQUENTAR UMA TERAPIA?"

QUE MARAVILHA.
ACERTARAM UMA FLECHA NA MIRANJO!
Pena que acertaram ainda mais na mãe do Bojji.

Agora que entrou a abertura, posso falar uma coisa do fundo do meu coração? QUE ANIME DESGRAÇADO!

Pode suspender Jujuba como viagem ao inferno, RANKING OF KINGS REINA NESSE QUESITO! Não só traz a desgraça, como nos machuca com ela.

Agora vamos saber de MAIS TRETAS e como o Gigan virou um criminoso.

Putz... Lutar contra a mesma espécie e ver crimes de guerra sendo cometidos... Não vai dar para reclamar se o Gigan se virar contra esse bando de escroto, né?

OI?
QUE FOI QUE EU PERDI AQUI?
ENVIAR O BOJJI CONTRA O BOSSE?
O QUE A FODA, DESPA?!

Adoro que o anime sempre termina com um "A seguir, VAI DAR MERDA"!
O doido lá se soltou das cordas, era tudo que ninguém precisava hoje.
Fui procurar no MAL para não chamar só de doido... É "Ouken".
Até o próximo post terei esquecido novamente, afinal... né.

Agora nós vamos para o Telecurso da Tragédia - Numa guerra ninguém vence, todos são perdedores.
 
Olha, leitor, acho que Ranking of Kings realmente não vai render muitos comentários soltos enquanto estou assistindo. Se isso rolou em episódios específicos, foram exceções.

Como tenho que tirar prints o suficiente para o merchan naquela rede decadente, priorizo isso e o entendimento geral da situação.

E a situação é a seguinte, leitor: DESGRAÇA PARA TODOS OS LADOS.
A reação do Desha quando o Bojji dissipou o raio dele foi simplesmente hilária!
Despa completamente "pocas ideia" da cabeça ou genial demais, ainda não sabemos.
Desha querendo descer o cacete em todo mundo por causa de Miranjo...
Que Bojji conhece, pois ouviu a mãe dizer esse nome várias vezes antes de morrer.

Jurava que só quem conhecia a Espelhuda eram Daida, Bosse e os três guerreiros mais importantes do reino. Ainda rindo horrores que o Domas foi deixado de fora das apresentações.

Bom, já deu para entender que a Miranjo só fez merda por onde passou.
Certamente tem algum passado triste que possa explicar o TANTO DE BOSTA que essa querida já causou. Olha, leitor, se ajuda a análise, passado triste não redime ninguém e crimes feitos posteriormente devem ser punidos, sim.

Um dos sentidos da justiça é que ela seja aplicada para qualquer um que tenha cometido infrações tão graves quanto as da Miranjo.

Matou a primeira esposa do Bosse, queria matar a segunda, fez o Daida virar receptáculo para o pai morto, soltou criminosos perigosíssimos do submundo... Esperando a ficha corrida completa dela para fingir assombro.

Descobrimos que antes do submundo ser aquele lugar ok, ele foi reinado pelo pai cruel de Desha, Despa e Ouken. A fim de derrubar o rei, os três irmãos se uniram e uma guerra civil se iniciou entre as duas facções.

E aí nós vamos precisar falar de guerra, sua desumanização e que é impossível "não sujar a mãos", mesmo que a intenção seja boa. Aliás, já dizia o ditado, "de boas intenções, o inferno está cheio".

Primeiro vamos entender o caso.
Desha é o primogênito e tem Despa e Ouken como irmãos mais novos. Eles resolveram se virar contra o pai, que era tido como um rei muito cruel.

A fim de libertar (provavelmente a si e) o povo desse comando, começa a guerra entre os príncipes e o rei.
O pai do trio escolhe um exército formado por membros da raça dos monstros Gigantes, enquanto as altezas contratam mercenários humanos e um mercenário monstro Gigante.

Ao contrário do que imaginam os adolescentes e jovens com pensamentos alinhados à extrema direita, uma guerra não é divertida e muito menos uma luta entre Bem e Mal.
 
Ambos os lados têm suas motivações para lutar, afinal, eles defendem seus próprios pontos de vista, por isso o embate. Os dois lados são "Bem" e "Mal" ao mesmo tempo, já que para si mesmos eles representam o "Bem" (o que está certo; o que deve vencer) e se tornam o "Mal" (que impede o que está certo; que quer roubar e danificar o que está certo) para o inimigo.

Como cada lado quer ter a vitória, eles dispõe de determinados recursos para isso.
Seja dinheiro para financiar a batalha, pessoas engajadas na causa ou forçadas a participar por alistamento obrigatório, estratégias, conhecimento do mapa onde acontecerão as lutas e alguns outros pormenores.

Já ouviu falar que "no amor e na guerra, vale tudo"? Pois bem, a fim de vencer, cada lado faz suas preparações e escolhe suas táticas.

Como a facção do rei era da espécie monstros Gigantes, o grupo dos príncipes resolveu atrair esses seres para uma armadilha, usando uma criança como isca.
Eles sequestraram uma criança monstro Gigante e a torturaram para chamar a atenção de outros da sua espécie (eles têm muita consideração pelas crianças, por isso não conseguem conter sua fúria, caso algo aconteça a ela). Com isso, essa parte do exército do rei é massacrada e morta de todas as formas mais cruéis possíveis.

E aí nós temos dois detalhes importantes a serem comentados: a desumanização da guerra e a situação do Gigan.

As pessoas são formadas pelo ambiente onde convivem e pelas outras pessoas com quem convivem, além de suas próprias convicções.

Mercenários fazem qualquer coisa por dinheiro. Essa é a definição de trabalho deles.
Quando a gente pensa em alguém que faz QUALQUER COISA por dinheiro, temos que entender que esse tipo de pessoa não teve uma vida estável e muito menos conviveu num ambiente saudável. Ela teve que fazer de tudo e mais um pouco para sobreviver, passando por cima de ideais que só funcionam quando se tem o que comer, um teto para viver e certa segurança para sobreviver. Alguém que nunca teve isso e não conhece a solidariedade humana, obviamente também poderá ser desprovida desse conjunto de sentimentos.
O conflito ético dentro de uma situação de guerra.
Se o mercenário tiver pena do inimigo, ainda que seja uma criança, e não queira obedecer as ordens do seu contratante: ele vai ficar sem pagamento e outra pessoa com menos escrúpulos que ele, fará o serviço. É assim que as coisas funcionam.

Sem falar que existe um momento em que as pessoas param de se chocar com o absurdo, assim como foram com as crescentes mortes por Covid-19 no Brasil entre os anos de 2020 e 2022. Quase 700 mil mortos e na metade da contagem, todo mundo sequer se espantava mais.

Quando o absurdo e o grotesco se tornam cotidiano, o ser humano se torna insensível a eles.

Portanto, para os mercenários, usar uma criança como isca, torturando-a, é só mais um dia de trabalho. Da mesma forma que vemos no noticiário o povo palestino sendo massacrado por Israel, antes mesmo de começar essa guerra.

"Ah, mas o Hamas..." - Está igualmente errado. Ninguém tem o direito de matar os outros, pois seu povo está sendo oprimido.
E chega a ser cômico, no pior sentido da palavra, que Israel fique tão confortável em oprimir um povo, por ele ter uma fé diferente da sua, uma cultura diferente ou seja lá o que de diferente.

Pelo estudo da História Mundial, sabemos que o maior grupo étnico a sofrer opressão e morrer aos montes durante o nazismo, foram o judeus.

Simplesmente não existe empatia.
E o sofrimento normalmente é um professor em questão de nos ensinar a ter mais humanidade, a compreender que aquela dor que sentimos, não desejamos a ninguém.

E isso que Ranking of Kings ainda foi bem suave nessa retratação. Na guerra real, os tipos de torturas, humilhações e mortes pelas quais as pessoas passam, são dignas dos piores pesadelos.

E aí vem algo para se pensar: quem é o verdadeiro monstro?
O ser humano adora chamar de monstro e demônio o que ele não compreende ou que não aceita dentro de outras crenças, mas é o principal causador de desgraças nesse mundo.

O ser humano é a criatura mais cruel em toda a face da Terra.
Nenhum animal, por mais terrível que seja ou que faça, é pior do que um ser humano.

Tanto é, que vemos o Gigan, que é um mercenário, não só se incomodar com o que estava acontecendo, como ficar horrorizado. No fim, ele mostrou mais humanidade para com os seus, do que os ditos "seres humanos", e se rebelou.

Apenas por isso e SOMENTE POR ISSO, ele foi considerado um criminoso: por ter se revoltado com a crueldade humana.

Ainda assim, não se confunda, leitor, o Gigan pode sim ter cometido muitos outros crimes, entre roubos e mortes, já que era um mercenário. Uma coisa não redime a outra.

E os três príncipes sabem que estão "sujando suas mãos" com a desculpa de um "bem maior", mas SUJANDO SUAS MÃOS com sangue e mortes. Nenhum deles ficou contente com o que aconteceu, no entanto, escolheram se tornar responsáveis e tentar melhorar o lugar onde vivem.

O Despa vomitou, se sentiu mal e culpado.
O Ouken não gostava do que via, só que para não enlouquecer, teve que pensar naquilo como um "mal necessário".
E o Desha claramente ficou abalado, mas precisava manter a compostura e vencer o pai para evitar que mais daquelas cenas tivessem que existir.

Entre essa guerra e a linha do tempo atual, a Miranjo teve algo a ver com a maldição de imortalidade do Ouken. E mesmo Desha e Despa não sendo os irmãos melhores amigos, eles se respeitam e se ajudam sempre que necessário.
Gente, o Bojji é purinho a mãe dele, né? Os dois são umas gracinhas.
Alguém absolve o Hokuro de culpa, por favor! Ele não merece essa dor!
O Kage dando uma força moral ao Bojji é tão bonitinho!
Daí fico pensando se o Desha não vandalizou a estátua que fizeram em homenagem a ele lá no submundo por achar que não é merecedor de honrarias, uma vez que cometeu atrocidades durante a guerra?
 
Fora isso, acho muito importante quando o Kage diz que não quer que o Bojji se deixe levar pelo ódio. Ele entende o quanto essa amargura pode ser prejudicial para aquele coração gentil e amoroso que tem nosso pequerrucho.
 
E eu fico sinceramente com pena do Hokuro, porque ele entrou no saco de desgraça onde o Domas estava totalmente de graça. O HOKURO NÃO FEZ NADA DE ERRADO! ELE É FOFINHO! TODO GRACINHA FELIZ QUANDO SOUBE QUE O BOJJI TINHA UM AMIGO! O HOKURO PARECE UM PAI ORGULHOSO DO FILHINHO, SABE?
 
Botar o Hokuro para adotar o Bojji.
Hiling deu muita mancada antes de todo esse B.O. acontecer e... O BOSSE É CAGADO. Não tem outra explicação. É CAGADÍSSIMO. Póbi do Bojji e póbi do Daida.
 
Fora isso, eu acho muito bom o fato do Bojji ter esses sentimentos conflituosos e não perdoar o Domas, ainda que ele agora pareça mais sincero. Quando você dá tudo de si e tem sua confiança quebrada, o processo para lidar com isso e perdoar ou não é complexo e longo.
 
Aliás, coisas que eu PESSOALMENTE ODEIO: gente que força perdão.
"Ainn você tem que perdoar, pois fulano mudou".
"Ainn você tem que perdoar, porque isso é de *insira alguma desculpa esfarrapada que envolva religião e divindade*."
"Ainn você tem que perdoar, pois vai se sentir bem".
 
Acredito que o perdão é o tipo de ação que você precisa sentir de verdade e que não vai te trazer mágoas. Perdoar porque os outros querem ou aquele que te causou mal está forçando uma situação, é ridículo e não merece o mínimo de consideração.
 
Por conta disso, eu fico mais aliviada de ver que o Bojji ainda não lidou com isso (até porque não teve tanto tempo assim, estava ocupado com coisas mais importantes). É preciso tempo, entender a situação e sentir como o seu coração responde.
 
Se o tempo passou, a ferida fechou, você percebeu que a pessoa mudou e quer perdoar, dar outra chance e o escambau, ok. Cada um sabe onde o calo aperta.

Bom, leitor, agora é dar "Boas Festas" ao pessoal de Ranking of Kings e esperar pelo próximo post em algum momento de 2024. Ok, brincadeira, não fiquem bravos!!!
A partir de janeiro é 2024, né? Então vamos pensar positivo!
Minha reação igualzinha a do Kage!!!
P.S.: "Mas, Kimono, você não comentou da ideia do Despa em mandar o Bojji contra o Bosse! Não falou do retorno do pessoal do submundo AO SUBMUNDO..." - Leitor, sem mais informações sobre o que o Despa quis dizer com aquilo, não tem muito o que dizer e eu não sou jogadora de futebol para dar chute a gol, só teorizar.
Bom, o pessoal voltou ao submundo, né? Tu assistiu o episódio, correto? Não há o que dizer, apenas o que sentir com... alistamento compulsório do Gigan no exército do submundo.
 
Este anime foi assistido na Crunchyroll.

Nos vemos no próximo post de Ranking of Kings!

Por Kimono aquela que gostaria de colocar o Bojji e o Kage no colo e ninar esses dois bebês tão sofridos - 20/12/2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/