segunda-feira, 20 de março de 2023

My Dress-Up Darling #06 e #07

OLHA QUEM VOLTAMOS NA SEMANA DO ANIVERSÁRIO DO BLOG!!!
E abrindo oficialmente o ano de 2023 com análise desse anime!
(Queria que fosse de outro, mas né, tenho que adiantar os mais antigos primeiro...)
 
Nos episódios anteriores... era outubro do ano passado! HYAHYAHYAHYA! Menino Wakana Gojo indiretamente causa um acidente em casa, vitimando seu adorável avô. Com o vovô longe para se recuperar, o garoto tem um prazo apertado para fazer o cosplay de Marin. Tudo isso para descobrir que ele não precisava ter tanta pressa, e que a menina é uma querida.
 
Quer dizer que tu gosta de shoujo de lutinha mágico, Inui dos cosplays?

My Dress-Up Darling
6º episódio
Depois de três posts (incluindo o de primeiras impressões) só com o Wakana abrindo as análises, temos aqui a Marin apaixonada, porque ela é fofa. É isso.
Opinião: Verdade seja dita, leitor, eu queria estar analisando outro anime... *aponta pro fugitivo de manicômio que carrega um livro bonito por aí* ENTRETANTO, EU ME SENTIRIA MUITO CULPADA POR TER LARGADO MY DRESS-UP DARLING NO CHURRASCO (último post foi em 10/10/2022)...

Por isso estamos aqui reunidos para celebrar o retorno das análises do blog, apesar das minhas várias correrias com trabalho e acompanhamento médico periódico durante esse mês de março caótico.

Bom, acho que isso serve de introdução. BORA DESCOBRIR O QUE ACONTECEU DEPOIS DAQUELA SITUAÇÃO AMORZINHO NO TREM!
 
A menina lavando a peruca que usou no evento e o anime acha bem interessante mostrar a bunda dela e os seios. É SEMPRE UM DESGOSTO QUANDO EU LEMBRO QUE ESSE ANIME ENFIA FANSERVICE NUMA HISTÓRIA QUE CONSEGUE CAMINHAR SOZINHA SEM FANSERVICE!

Bom dia, leitor, se não sabe a minha situação com Sono Bisque Doll, favor ver os posts anteriores e me deixar reclamar em paz. Beijos de luz!

O AVÔ DO WAKANA CHEGANDO EM CASA, VENDO O NETO COM UM VESTIDO EM MÃOS E... DE REPENTE... MARIN! É HOJE QUE VÉIO INFARTA! HYAHYAHYAHYAHYAHYAHYA!!!!

Marin percebendo que está começando a gostar de menino Wakana.
BEM-VINDA, QUERIDA! ELE É MESMO UM DOCE, NÉ? UM CUTI-CUTI DE MENINO!

Todo mundo com pena da Marin, porque a menina só come coisa congelada, ultraprocessada, fritura, coisa que não faz bem pro organismo... Coitada...
MIGA, VEM COMER NA CASA DOS GOJO! WAKANINHA FOFO COZINHA PRA VOCÊ E TUA ALIMENTAÇÃO FICA MAIS SAUDÁVEL DO QUE CONGELADOS DA LOJA DE CONVENIÊNCIA!

"Não fizemos nada que pudesse te preocupar" - Que maduro, né, Wakana? Nem parece que estaria morto por dentro e por fora se tivesse feito. Ele tem bem cara de que morreria...

Sabe o que eu queria, leitor?
Um anime que colocasse homens nessas posições das personagens femininas, COM CLOSES COLONOSCOLÓGICOS! (A pessoa pensa em "colonoscopia" e cria uma nova aberração para a língua portuguesa, entenda...)

"Uma amiga sua" - DUVIDO PRA UM CARALHO QUE O WAKANA CONHEÇA.
Espero que ela não tenha vindo pra dar xabu no casal, porque eu odeio romance e intriguinha entre mulheres!

Compreendo o medo dele de ser uma nova modalidade de roubo de casa.
Não apoio a exploração do corpo feminino como objeto sexual de um grupo que já é pervertido naturalmente pela sociedade.

É um cu ser mulher nesse mundo. É UM CU.

Enfim, entendo que o Wakana não teve intenção, é uma pessoa genuinamente boa, mas com certeza ninguém acha agradável ser visto sem roupas por um estranho.

Se você tem essa perversão, isso é um problema totalmente seu.

Quem vai contar pra ele que não é em roupa de boneca que a garota de nome estranho está atrás? Wakana, acho que ela quer cosplay, meu caro.

Moça, tu vai chantagear o Wakana para fazer cosplay pra você?
Wakana, se tu chamar a polícia, eu testemunho a seu favor. É sério.
Alguém ajuda esse pobre menino costureiro e que adora bonecas hina...
Exato, ela chantageou o Wakana para fazer cosplay pra ela.
Eu tô cada dia mais Edogawa Ranpo das ideias... Só falta ficar inteligente, mas isso aí eu já desisti.

Ah.
Além de chantagear o garoto, ela ainda é stalker.
Amada, eu não tenho como te defender, tirando o tabefe na tua cabeça que eu vou dar pessoalmente.

Meu Deos, a placa... "(...) enorme popularidade entre meninas do primário e homens adultos (...)"

Quando uma pessoa lê isso e não escuta um som ensurdecedor de uma sirene BERRANDO, ela claramente não tem o senso básico de humanidade.

Um desenho para criança pode ser apreciado por homens adultos simplesmente por eles gostarem de fofura, brilho e garotas mágicas (sem nenhuma outra intenção)? Sim, sociedade, isso é plausível.

NO ENTANTO, no mundo onde a gente vive e com vários casos de pedofilia, consumo de material pornográfico infantil e assédio e abuso com menores de idade, você vai me desculpar, mas a sirene TOCA NUM VOLUME que todo mundo teria os tímpanos estourados.

Bom dia, Juju-sama, a Marin não é uma garota detestável, ela é um amor de pessoa. Bom dia pra você também, amada.

MARIN LEVOU UM FORA DE SUA COSPLAYER FAVORITA, PRA FAZEREM COSPLAY JUNTAS!

Eu odeio a Juju-sama? Não, mas gostar, eu não gosto. DEFINITIVAMENTE NÃO GOSTO.

Certo, hora de botar a máquina de costura para trabalhar, vamos de Telecurso do Cosplay - "Kyah! Kyah!" pelo boy que costura e cozinha! Mas, espera...! A minha cosplayer favorita está na casa dele?! Isso é um sinal dos céus?!!

Kimono começando o ano, em março, bastante inspirada.
Isso se chama desespero, leitor. Tem muita coisa se passando pela minha cabeça agora e todas elas são o puro suco do caos. Ainda bem que esse anime é mais tranquilo de analisar.

Imagina ter que assistir um episódio da 4ª temporada de Bungou Stray Dogs e explicar todas as reviravoltas intensas e caóticas? Não, obrigada. Vamos deixar isso para o segundo semestre, quem sabe...

Dito isto, sinto muito a todos que gostariam de ler minhas análises de animes mais recentes. Não sei se tem alguém aí que queira, mas, enfim, já vou me desculpando, pois a única coisa que posso fazer agora é me sentir infinitamente culpada.

Bom, como estamos aqui para falar de Bisque Doll, FALEMOS DE BISQUE DOLL.

É sempre complicado tirar a quantidade certa de prints, porque...
...quando percebo, metade do episódio já foi.
...nem todas as cenas são boas para prints.
...se você não reparou, eu não vou printar fanservice feminino, afinal, ofensivo a sexualização do corpo de outra mulher.

Tu quer bater a tua punheta, meu blog não é o melhor lugar.

MUITO BEM, SOCIEDADE OTAKENSE, BORA FALAR DESTE SHOUNEN DE ROMANCE COM COMÉDIA E RECHEADO DE FANSERVICE!

Vamos falar do retorno do avô de Wakana para casa e quase um novo acidente, uma vez que o senhorzinho não esperava que seu neto estivesse com: UM VESTIDO NA MÃO E UMA GAROTA NA CASA!

Com isso, descobrimos que a mãe de Marin morreu de uma doença quando ela era criancinha e o pai foi transferido sozinho para a baixa da égua, deixando a otaku morando sozinha.

A póbi da Marin, desde então, vive de refeição de loja de conveniência.
É prático? É prático. É saudável? Há controvérsias. Ainda assim, o shape da gata é o padrão inalcançável por motivos.

Visivelmente preocupado com a saúde da futura... é... a namorada do neto seria o que dele? Também não faço ideia, mas enfim... Sr. Gojo, artesão de bonecas hina, convidou a póbi da Marin para comer com eles sempre que sentir vontade.

Pelo menos já sabemos que menino Wakana não morre de fome, afinal, sabe cozinhar.

Depois de alguns mal-entendidos desfeitos, ficamos aí com a nossa adorável cosplayer tendo altos siricuticos por perceber que tem SENTIMENTOS sentimentosos pelo coleguinha.

Nesse meio tempo, agora acreditando que toda menina que passa na frente da loja, é uma amiga do neto, o Sr. Gojo bota para dentro de casa uma garota estranha.

Como a história precisa MUITO enfiar aquele fanservice desnecessário e sinceramente ofensivo, a gente tem que aguentar essa cota estúpida.
Wakana Gojo sendo a faísca para o siricutico da Marin.
Fomos apresentados a Inui Sajuna da escola feminina Sakuranomiya.
Ela é, na verdade, a cosplayer Juju-sama, que viu uma postagem da Marin com a roupa da Shizuku-tan e... RESOLVEU STALKEAR O COSTUREIRO.

Japão olha para os crimes, ri e segue o baile.
Parece o Vladmir Putin invadindo a Ucrânia. MESMA VIBE DE QUEM IGNORA OS CRIMES E CONTINUA COMETENDO, PORQUE SIM!

Momento de aprofundamento da crítica: obviamente o Japão não é o único país que tem esse tipo de crime. Ele existe em qualquer lugar do planeta, onde uma pessoa se ache no direito de invadir a privacidade alheia. Acontece que a legislação e a sociedade não fazem muito para mudar essa situação. Parece um ciclo vicioso.

Acho sinceramente preocupante quando as histórias usam esse tipo de situação dentro de uma comédia ou sem uma crítica real ao quanto esse ato é grotesco.
Passação de pano, porque se trata de uma garota de 16 anos que parece menor de 14 e olhe lá.

E daí a gente cai na sexualização de um corpo ainda mais jovem, que tem o agravante do "lisinha".

Leitor, eu consigo ver na sua cara a imagem da pessoa que obviamente não conhece meu estilo de blogagem e que está nesse momento se perguntando e me julgando sobre "por que caralhos ela tá fazendo essa tempestade?".

Pois bem, onde há granizo, há tempestade.

Além do que, se você simplesmente quer se divertir com o anime e passar longe de qualquer crítica, está no lugar errado.

Meu papel neste blog é fazer análise do modo que eu achar mais conveniente e que também carregue responsabilidade social, dada a minha "alguma importância" dentro da comunidade otaku.

Sim, leitor, tenho zero importância, mas como existe uma ou duas pessoas que leem, preciso ser responsável.

Antes de tudo, o Japão é um país como qualquer outro, com diversos problemas sociais, atrasos na legislação e pessoas de mau caráter. Também não se trata de um lugar "exótico", como gosta de vender a mídia ocidental.
 
Toda nação tem suas próprias particularidades.
Os americanos gostam de comer ovos com bacon no café da manhã, os ingleses curtem um chá da tarde e o brasileiro no domingo ama um churrascão com som no talo. Obviamente nossas particularidades são "exóticas" para outros lugares e vice-versa.

Compreendida esta mensagem, vamos falar dos problemas que temos aqui.

A sexualização da Marin é algo ruim, porque ela é feita para um público-alvo já complicado* e reforça uma visão machista do corpo da mulher**.
Aqui, no caso, se trata de alguém com aparência que condiz com a idade.

*Público-alvo complicado: tirando os adolescentes de 14 a 17 anos, tem o público adulto. E o fato desse público cobiçar uma menor de idade (mesmo que fictícia) é algo que vejo como problemático por uma série de questões. Ainda que uma parcela acima de 18 anos nunca chegue a ficar com alguém menor de idade, a gente sabe que existem aqueles que gostam da ideia e fazem na vida real. E esse tipo de relação é extremamente prejudicial para o "elo mais frágil" da relação: a pessoa menor de idade. Por conta de dependência emocional, por exemplo, e como o "elo mais forte" pode se aproveitar disso, tornando a relação tóxica.

Traduzindo, leitor...
Você pode aí curtir os fanservices da Marin só pelo fato de gostar de ver mulher com pouca roupa e em certas posições, porque isso te atrai, e não sai disso. Você não vai dar em cima de colegiais ou coisa do tipo. Ok, não estou falando com você. Só vista o capuz se existir alguma culpa no cartório.

E se você se sentiu culpado, é hora de repensar o seu comportamento, qual a sua relação com os seus desejos e como eles influenciam o modo como você se relaciona com as pessoas.
Poderiam, só que ainda não chegaram nesse entendimento...
**Visão machista do corpo da mulher: acho que já falamos sobre isso nos posts anteriores, então basta repetir o conceito principal. A transformação do corpo da mulher em objeto de desejo do homem, existindo especialmente, senão de forma exclusiva, para saciar seus desejos.

E qual a diferença entre a objetificação do corpo feminino e a mulher sendo sensual?
 
No primeiro caso, ele é feito a partir da visão masculina, sem o consentimento da mulher. É tipo você ver uma moça bonita passando na rua e pensar que gostaria de dar uns pegas nela. Todas as cenas em que vemos alguma parte do corpo da Marin sendo sexualizada, não é porque ela quer deixar o público sedento ou provocar o Wakana. Isso é feito pelo diretor da animação, que escolhe os ângulos.

No segundo caso, a mulher está consciente de que quer usar o seu corpo para seduzir a pessoa que interessa, chamar a atenção para se sentir valorizada ou qualquer outra coisa que envolva ela estar querer praticar esse ato.

A objetificação não é uma escolha da mulher, entendeu?

Bom, agora a gente passa para o B.O. mais grave: a sexualização de corpos infantis.

Boa parte das histórias em animes e mangás que tem as chamadas "lolis", mete a desculpinha esfarrapada de: é maior de idade, é mais velha que o protagonista, é de outro planeta/é sobrenatural e tem mais de não sei quantos anos.

O problema, leitor, não é aquela moça real que tem 18 anos inteiramente completos no documento e tem cara de 15. O problema são essas "desculpas esfarrapadas" para colocar no meio do entretenimento corpos que lembrem crianças ou pré-adolescentes, pois serve apenas para nutrir os desejos grotescos que certas pessoas têm.
 
E, infelizmente, consumidores desse tipo de material, encontram no Japão um grande produtor.
 
A questão da pornografia no Japão é bastante complicada.
 
No século 17, o xogunato criou distritos de prostituição, um deles é o famoso Yoshiwara (em inglês) que ficava em Edo, atual Tóquio.

Já no século 20, depois da 2ª Guerra Mundial, surgiu uma lei de Prevenção à Prostituição, que tornou ilegal a relação sexual entre pessoas desconhecidas mediante pagamento.

Obviamente a prostituição não parou de existir, encontrando outros meios ao se aproveitar das brechas de uma lei malfeita.

Assim como qualquer outra sociedade hipócrita, o Japão também começou a pegar pesado com a distribuição de conteúdo pornográfico, criando a tal "lei dos pelos pubianos", que até meados dos anos 1990, era proibida a representação de pelos pubianos nesses materiais.

Muito bem, leitor, hora da aula básica de Biologia.
Os pelos pubianos começam a crescer nos seres humanos a partir da puberdade (daí o nome "pubianos"). Aliás, também crescem pelos debaixo dos braços e no rosto, principalmente nos meninos.

E quem não tem pelo? Crianças e pré-púberes.
Ou seja, aquela lei de censura de pelo abriu um precedente perigoso, alimentando o público que sente atração por crianças, os pedófilos.

São bem comuns os casos de homens adultos com posse de pornografia infantil, que é crime. Tem o caso famoso de Nobuhiro Watsuki, autor de Rurouni Kenshin, que tinha esse tipo de material e assediava estudantes do ensino fundamental e médio.

Tem também o roteirista Tatsuya Matsuki, do mangá Act-Age que foi posteriormente cancelado, que praticou importunação sexual com estudantes do ensino fundamental.

Tem o caso de Mitsutoshi Shimabukuro, autor de Toriko (praticou o crime antes de começar esse mangá, só que é mais conhecido por essa obra), foi preso e condenado por favorecimento de prostituição infantil em 2002, depois de ir ao motel com uma adolescente de 16 anos. Na época, ele tinha 27.

Em suma, leitor, a sexualização da Marin já é ruim, a cena da Inui/Juju-sama é PIOR AINDA.

Não é questão de alívio cômico ou humor.

Claro que você pode ser uma pessoa que veja a cena, ache engraçado todo o fuzuê e fique por isso mesmo. Mas com certeza não ficaria confortável se a sua filha passasse por uma situação dessas. Ou não ficaria confortável de estar saindo do banho e ser olhado por outro homem que sente desejo por homens.

E o problema não é o fato do cara que te olhar, gostar de homens. E sim, que é uma invasão da sua privacidade.

É assim que nós mulheres nos sentimos.
Para mim, a cena não é engraçada e não serve de alívio cômico. É uma violência, porque eu tenho empatia o suficiente, de me colocar no lugar da Inui e sentir desconforto.

Por mais, leitor, que a gente conheça o Wakana e saiba que ele é uma pessoa extremamente decente e bastante respeitosa, eu também não me sentiria à vontade de ficar sem roupa na frente de um estranho.

Enquanto os homens e as pessoas machistas não entenderem que esse tipo de cena e de entretenimento é invasivo, o mundo não vai evoluir.

A sexualização do corpo feminino abre precedentes para diversos tipos de violência contra a mulher. Enquanto vocês não souberem separar as coisas, não ouvirem o que nós mulheres temos a dizer, vocês nunca serão nosso aliados e verdadeiros companheiros.

Leitor, essa conversa é chata? Sim, é chata porque tem que ser sempre repetida e mesmo assim os homens não entendem.

Só que essa conversa precisa acontecer e alguém tem que chamar a responsabilidade para si.
Eu acredito que este é um dos meus papéis nesses quase 10 anos de blogagem otaku aqui na internet.

E discordo totalmente da parte da chantagem que a Inui fez.
Claro que ela tem o direito de ficar incomodada por ter sido vista de forma sem roupa e sem o seu consentimento, apesar de não ter sido de propósito.
Nada dá o direito a ela de chantagear o Wakana por isso.

É basicamente uma sucessão de bostas.
E a culpa total é do roteirista. Esse é um tremendo de um babaca.

Bom, para encerrar a análise desse episódio, vou falar do elenco de dublagem, no caso, só da Inui mesmo.
 
Inui Sajuna é dublada por Atsumi Tanezaki.
Seus principais papéis são: Dai de Dragon Quest: Dai no Daibouken (2020) (Toei Animation), Arisa Uotani de Fruits Basket (2019), Kazuma Mamizuka e Yayoi Kumatsuka de Gakuen Babysitters, Emporio Alniño de Jojo's Bizarre Adventure: Stone Ocean Part 6 (David Production), Hinatsuru (uma das esposas do Uzui) de Kimetsu no Yaiba: Entertainment District Arc, Chise Hatori de Mahoutsukai no Yome, Anya Forger de SPY x FAMILY, Tome Kurata de Mob Psycho 100.
 
My Dress-Up Darling
7º episódio
Assim, Juju-sama, não querendo rir da sua cara, mas já rindo, o Yoigoshi também não queria se envolver com esportistas e deu no que deu.
Opinião:
QUINZE MIL IENES (R$ 598,35) A HORA PRA ALUGAR UM ESTÚDIO!
 
Espera... ESPERA UM POUCO... O ANIME DE GAROTA MÁGICA TEM 126 EPISÓDIOS E... FOI... PRODUZIDO... PELA... TOAI ANIMATION!

Acabei de rolar a Ladeira Porto Geral fazendo estrelinha e me estabaquei.
Favor chamar a ambulância...

Toai Animation, aquele estúdio que faz o Dois Peace, o KeKeKe no Gitarou, a Tailor Múúú e, a famosa franquia de garotas mágicas, a Beautiful Cuspe.
Leitor, nem adianta colocar a mão na cara achando que vai fugir da vergonha! EU TENHO PIADAS PIORES DE ONDE VIERAM ESSAS, OK?

MEU DEOS, O AVÔ DO WAKANA É UM TIOZINHO MUITO CUTI-CUTI!
Ele falando que o neto melhorou na pintura de boneca hina e que isso pode ser influência da Marin, já que o menino também cuida da maquiagem da nossa cosplayer favorita e amada.

"Se envolva com várias coisas, que isso te fará ser muito melhor" - EU CONCORDO COMPLETAMENTE! Porque quanto mais conhecimentos de várias áreas você tiver, mais completo você será. Sempre dá para usar alguma informação em algum momento e numa área que você nunca imaginou.

É meio isso que acontece quando eu trabalho na revisão de legendas.
 
Palhaçada e patifaria mesmo é a pessoa fazer dois animes de badminton, porque quer aproveitar o que aprendeu no primeiro e aplicar no segundo. Saudades, meus idiotas do badminton.

Jesus, Maria e José... Wakana, TU SÓ TEM ESSA ROUPA E O UNIFORME ESCOLAR, AMADO? TU NÃO TEM UMA CAMISETA E UMA BERMUDA, NÃO? PELO AMOR DE DEOS MATOBA, SABE? PARECE EU QUANDO ERA ADOLESCENTE E NO DIA QUE NÃO TINHA AULA, FICAVA DE PIJAMA O DIA INTEIRO!

Quem nunca, né, leitor?

Rapaz, sabe o que eu reparei? Que os olhos da Marin estão diferentes... Não me diga, que a gata usa lente para deixar a íris cor-de-rosa... ESTOU ME SENTINDO COMPLETAMENTE EM ESTADO DE CHOQUE.

Miga, adorei o pijama para dia de calor. Quem nunca, né?
E COLOCOU UM MOLETOM! GENTE, ELA COLOCOU UM MOLETOM! GATA DO CÉU, NÃO ESTOU TANKANDO, COMO DIZEM OS XÓVENS HOJE EM DIA!

Não gosto muito de usar gíria jovem, porque logo muda e eu pareço a tia do rolê... Se bem que minha idade me permite ser a "tia do rolê", então...

"Estou tão nervoso que estou prestes a vomitar" - Tristemente entendo. Quem nunca, né, leitor? Quem nunca? Principalmente antes de prova prática...
Como tranquilizar a alma de um garoto que nunca entrou no quarto de uma menina: bota pra entrar no quarto de UMA OTAKU. Simplesmente calmante.
Wakana super nervoso que vai entrar no quarto da garota... Aí o nervosismo desaparece quando ele se depara com um quarto de otaku.

BOM DIA, WAKANA GOJO, FELIZ EM TE VER VIVO, MEU QUERIDO!

Maluco, as garotas mágicas trocando porrada... Mano... Seria isso... UM SHOUJO DE LUTINHA?! Curti.

Menino Wakana sendo enganado pelo "mahou shoujo" e descobrindo o "shoujo de lutinha". VEM PRA CONFUSÃO, WAKANA, PORQUE EU TAMBÉM ESTOU CONFUSA!

É bom, né, Marin? Ficar a sós com o crush tapado que costura bem e cozinha melhor ainda, né? Dá ruim eu shippar esses dois idiotas? Dá nada, né? Idiota é pra ser shippado mesmo.

Gente, a carinha de bebê inocente do Wakana, enquanto a Marin surta. QUE COISA MAIS LINDA É ESSE ANIME, MINHA GENTE! DOIS IDIOTAS NO MESMO RECINTO E EU MAIS IDIOTA AINDA ASSISTINDO! HYAHYAHYAHYAHYAHYAHYA!

Pô, Wakana, vai ali na cozinha preparar algo pra coitada comer. De bucho vazio ninguém faz nada direito!

Uau, essa comida não deve ser comestível, Marin, era melhor ter deixado seu gato fazer, amiga... Por "seu gato", eu quis dizer Wakana mesmo.

MARIN, OLHA A CARINHA DE BEBÊ DO WAKANA DIZENDO QUE ESTÁ GOSTOSO! MARIN, SE FOR INFARTAR, AMIGA, EU CHAMO O SAMU PRA VOCÊ! AGORA É A HORA!

O menino achou que era arroz frito! Era omurice, amado!!!! NAAAAA TRAAAAAVE!

Sim, eu vou falar que o design das irmãs Inui é problemático, com uma tendo mais idade e corpo de criança e a outra tendo menos idade e corpo mais maduro. Foi basicamente uma tara do autor e recai sim em todo aquele papo que tivemos lá em cima. GROTESCO.

Saindo disso... A voz da Inui das câmeras... Rapaz... Ela parece familiar, mas eu tenho certeza de que não conheço.

Bom, vamos seguir com o Telecurso do Cosplay - Ah, os romances escolares... Simplesmente maravilhosos! Ainda mais quando você assiste um shoujo de lutinha durante um encontro!

Eu amo o conceito de shoujo de lutinha e gostaria que ele saísse do nicho "ecchi" ou "garota mágica". Queria um shoujo de lutinha no estilo shounen de lutinha. É isso, criançada.

Muito bem...
Minha biblioteca auditiva para voz feminina é ruim que dói, então eu realmente chutaria errado a dubladora.

Shinju Inui, a menina que manja de câmera, é dublada por Hina Youmiya.
Seus principais papéis: Nodoka Yagi de Selection Project (Doga Kobo), Ginny Fin de Salvan de The Greatest Demon Lord Is a Reborn as a Typical Nobody (SILVER LINK, Blade), Kuumi de Ars no Kyojuu (Asahi Production), Anna Yamada de Boku no Kokoro  no Yabai Yatsu (Shin-Ei Animation).

Eu tinha achado que era a Hikaru Ueda, dubladora da Louisa Alcott em Bungou Stray Dogs 2.

Muito bem.
O ponto alto do episódio certamente foi o "encontro em casa" entre Marin tapada e nosso amado Wakana Gojo, que quase vomitou as tripas no hall de entrada da casa da amiga, porque é ansioso.

Reforço ainda que uma das coisas que eu gosto no nosso protagonista, é que ele tem um comportamento típico de garoto que sente atração por garotas, mas não é aquela coisa grotesca.
Gente, eu não aguento o rostinho de bebê fofo do Wakana e a Marin surtando, pois está toda apaixonadinha por ele! SUPER TE ENTENDO, AMIGA! É UM FOFO!
Ele não age como um pervertido e muito menos tenta se aproveitar, então é bem legal acompanhar o cotidiano dele.

E a verdadeira diversão começou a partir do episódio passado, quando a Marin foi percebendo que tinha desenvolvido um crush no garoto.

Lembrando que nosso fofinho não tem amigos na escola, era super reservado por ter aquele trauma com sexismo ("meninos não podem gostar de boneca!") e como não tinha outros hobbies além das bonecas hina, não conseguia acompanhar as conversas do pessoal da mesma faixa etária.

E aí, leitor? Se sentindo igualmente otário? Digo... Otaku?
POIS É! QUEM NUNCA SE SENTIU EXCLUÍDO POR NÃO SER COMO O RESTO DA GALERA, NÉ? Se for seu caso, saia daqui, normalzinho maldito! Deixa só os otakus, pra gente chorar em paz!

Flashbacks tristes à parte, percebemos que talvez faltasse ao Wakana sair um pouco da sua zona de conforto e entrar em outras áreas de conhecimento.
Ele não deu uma volta de cento e oitenta graus, porém, encontrou outra pessoa que tem um hobby muito querido e que respeita os gostos dos outros.

Depois do acolhimento, percebemos que ele mostrou o incrível potencial que guarda. Só era preciso colocar para fora.

O fato dele querer assistir o anime completo ou jogar o jogo, mostra a dedicação e esforço para entender aquele personagem, escolhendo da melhor forma possível cada detalhe.

Ainda que, claro, falte alguns conhecimentos básicos de costura de roupas que não sejam para bonecas hina, aos poucos ele vai reconhecendo isso e buscando se aprimorar. Assim como foi o interesse dele para entender melhor de fotografia.
 
E é isso que fascina.

Nem sempre ficar somente focado numa coisa, traz as melhores respostas. Talvez fosse por isso que os traços do Wakana não melhorassem.

É como diz o ditado: "Conhecimento nunca é demais".

Falando nisso, a Inui cosplayer ficou surpresa com o esboço da roupa cheio de detalhes do garoto.
E isso me lembra uma coisa muito legal: o respeito e encantamento que ela teve pelas bonecas hina.

Apesar de não ter ido com essa intenção, foi legal ver mais uma pessoa olhando com carinho para o hobby dele, que também é um trabalho de família.
Gostei ainda mais quando a menina avisou que não ia tocar em nada, sabendo que não se tratam de brinquedos, e sim, de adornos especiais.

Sempre muito feliz ao ver o querido Wakana sendo acolhido.

Desgraça mesmo foi eu procurar por umas informações em posts passados e REdescobrir que o avô do garoto tem o mesmo dublador do Hirotsu de Bungou Stray Dogs.

Sociedade, da próxima vez que aparecer o Hirotsu em Bungou ou o vovô Gojo neste anime, OS QUATRO CAVALEIROS DO APOCALIPSE VÃO PISOTEAR EM CIMA DO MEU CÉREBRO COM SEUS CAVALOS E GRITANDO: "ELES TÊM O MESMO DUBLADOR! HYAHYAHYAHYAHYAHYA!"

Rapaz... Hirotsu da Lagarto Negro. Hirotsu da Máfia do Porto.
COMO É QUE EU ENCONTRO SANIDADE DEPOIS DESSA PEDRADA DE GRANIZO? Ou seria "granito"? Enfim...

Bom, fora o encontro do casal que ainda não sabe que é casal e de outros detalhes que não comentei na análise do episódio anterior, porque tínhamos um assunto bastante sério a tratar, TIVEMOS MAIS UMAS MIGALHAS SOBRE COSPLAY.
Quando o roteirista é pau no cu e estraga os planos do romance adolescente!
Para ter imagens mais profissionais, é costume que o cosplayer contrate um fotógrafo profissional. Que não só terá equipamentos específicos para isso (câmera, lentes, iluminação e etc), como vai saber os melhores locais para garantir aquela luz natural bacanuda em cenários ao ar livre.

Sem falar no uso de programas de edição de imagens que corrigem pequenos problemas que possam existir e deixam as cores mais vívidas.

Vira e mexe, algum cosplayer brasileiro que more em São Paulo (e a roupa tenha temática que faça sentido), vai lá no Museu do Ipiranga tirar fotos. Bom, pelo menos antes de fecharem para aquele reformão.

Antigamente, quando o museu em si estava fechado, as pessoas aproveitavam a área externa para fazer fotos, passear e caminhar. Inclusive, nos fundos do museu, tem uma pista de cooper e até um lugar para fazer piqueniques. Não sei qual a situação atual.

Fiquei mesmo impressionada que a Juju-sama consegue desembolsar QUINZE MIL IENES para pagar por uma hora de uso de um estúdio.

Convertendo, o valor ainda é alto para padrões atuais brasileiros, ainda mais se tratando de adolescentes. Lembra? A Juju-sama está no ensino médio. Será que ela faz algum trabalho de meio-período, como a Marin? Porque ela parece bem independente e não teve menção a pai e mãe para bancar cosplay e o escambau.

O bom é que ela já economiza com contratação de fotógrafo, pois a irmã dela é quem tira as fotos e provavelmente mexe no programa de edição de imagens.

Todo mundo tendo uma ajudinha aí, né?
Inui cosplayer com a irmã fotógrafa e Marin com Wakana costureiro, maquiador e manjador de perucas.

Queria aproveitar para chamar a atenção da galerinha que pretende fazer cosplay para um negócio importante: lembra do nosso casalzinho super fofo lavando a peruquéts?

Pois bem... Aquelas instruções que o garoto estava lendo provavelmente vieram com a peruca, já que eles foram numa loja de cosplay especializada nisso.
 
Nós brasileiros não temos esse tipo de coisa, então é bom pesquisar o tipo de material que você irá usar. O mais comum é o tal do "kanekalon".

Cabelo humano (de pessoas que tinham cabelão, cortaram e venderam ou doaram) é MUITO CARO, principalmente dependendo da cor e do tipo de cabelo. Quanto mais difícil de encontrar naturalmente, claro que será mais caro.

Bom, cada material tem um jeito certo de lavar, por isso, se você resolveu se aventurar no mundo do cosplay, recomendo muito que pesquise BASTANTE e siga cosplayers para saber mais sobre esses detalhes. Normalmente eles têm dicas muito boas sobre vários acessórios.

Aí acabou de me ocorrer que eu uso uma porrada de conhecimento aleatório que adquiri com o tempo para escrever meus posts, né? TAÍ, WAKANA! ESCUTA O TEU AVÔ COM VOZ DE MAFIOSO! ELE MANJA DOS ROLÊS!

Como eu sei um pouquinho sobre cosplay?
Leitor, houve um tempo que eu também queria... Desisti por motivos.

Agora a gente pode ficar um tempo sem ver esse anime, né?
Afinal... EU TENHO OUTROS QUINHENTOS NA LISTA E SABE-SE LÁ DEOS MATOBA QUANDO TEREI TEMPO... D:
 
Este anime foi assistido na Crunchyroll

Nos vemos no próximo post de My Dress-Up Darling!

Por Kimono Vermelho aquela que não vai poder comemorar a primeira década do blog com bolo, mas vai comemorar com sorvete, porque tirar os dentes dos sisos pede sorvete! - 20/03/2023

2 comentários:

  1. Ótimo post! Problematização necessário. Posso ser bem jovem e não entender bem do assunto, mas consigo entender por que é necessário comentar esse tipo de tema.
    O Anime é bem legalzinho ao que tudo indica, apesar de suas problemáticas😅
    Ps. A animada para rever o fugitivo de manicômio da Lua azul!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Verde-Água!
      O importante você já tem, independente da idade, que é entender que é um assunto necessário a ser comentado.
      Pois é, ignorando essas coisas grotescas, o anime é muito amorzinho.
      P.S.: Também estou morrendo de saudades do fugitivo de manicômio da Lua Azul! XDDDD
      Obrigada pelo comentário! o/

      Excluir

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/