quarta-feira, 1 de maio de 2019

Mob Psycho 100 II - #06 e #07

E quem disse que não teríamos mais DOBRADINHAS?
Pois é! E o melhor é que a quantidade de combinações é enorme, como em: Mob Psycho + Kaze ga = DOBRADINHA DE MIYU IRINO!

Nos episódios anteriores... Mob e seu mestre foram convidados para uma mansão e infelizmente não era para curtir a piscina. A missão da vez era exorcizar um espírito maligno que tinha possuído uma garota. E quanto mais fundo o Mob precisou ir para se livrar da possessão, mais ele começou a mudar seus pensamentos.

É fazendo merda que a gente aprende a viver melhor, Reigen?


Mob Psycho 100 II
6º episódio
A gente dá aquela gargalhada, porque foi merecido, né? Falou merda tem que tomar na cara!
Opinião: Enquanto durar o Carnaval MUITO FORA DE ÉPOCA, o blog continuará seguindo a rotina de "uma semana com atividade e outra de hiato".

Pois é, e eu sou tão herege que abri os trabalhos na Sexta-feira Santa, com posts a partir do Sábado de Aleluia! Sim, Carnaval pós-Quaresma, vai entender...

Bom, mas o leitor não está aqui para saber da programação paralela do Kimono Amarelo, não é mesmo? (Ainda que eu recomende dar uma olhada, afinal, a primeira temporada acabou ganhando uma segunda chance por lá)

Vamos falar de como este post acabou pegando exatamente os DOIS EPISÓDIOS FOCADOS NO REIGEN!

Se eu já achava que esse moço merecia destaque, IMAGINA COMO NÃO FOI... complexo assistir tudo isso e não estar esperando esse "tapa da vida".

Certo, tomei alguns spoilers pelo caminho, tudo com gente dizendo que os "episódios do Reigen" tinham sido muito bons.

Spoiler pessoal: Concordo.

Agora que a introdução está feita e não preciso mais encher linguiça, VAMOS FALAR DE CRISE DE IDENTIDADE!

Uma das coisas que eu mais gosto no Reigen, porque a lista é meio grande, é o fato de ser muito "palpável"; humano; alguém que podemos sentir facilmente alguma empatia.

Por mais que o seu trabalho na maioria das vezes seja charlatão, o cliente sempre recebe algum serviço, principalmente quando paga. É difícil saírem de mãos abanando.

Normalmente são massagens, alguma conversa ou photoshopagem de imagem. Claro que não podemos esquecer da tosqueira de comunicação com o além, quando o Reigen fingiu receber o pai de um cliente e... acabou dando um pouco errado.

Verdade seja dita: o mestre do Mob poderia muito bem trabalhar com qualquer outra coisa que não fosse o "serviço paranormal", já que vira e mexe a gente descobre uma nova habilidade incrível que ele possui.

E daí ficamos sabendo que o negócio surgiu depois da sua saída do emprego de televendas de filtros de água, resolvendo alugar uma salinha num prédio comercial. Já o ramo de trabalho surgiu a partir de um anúncio num panfleto.

Como o sobrenatural/paranormal é um assunto que não tem nada de exato como a Matemática, entrar nisso de má fé pode fazer com que você ganhe um bom dinheiro se "souber trabalhar".

As pessoas desesperadas, supersticiosas e ignorantes começam a achar que tudo é obra de um espírito. Se os seus ombros estão pesados é uma alma penada sentada em cima deles, se você não consegue dormir à noite é o Ango Sakaguchi te assombrando, se o namorado terminou é obra de algum trabalho de feitiçaria e assim vai.

Como vimos no anime, algumas vezes o Reigen realmente lida com fantasmas, precisando da ajuda de seu pupilo. Porém, no resto dos casos, são pessoas que não têm um bom senso para discernir as coisas.

Os ombros podem estar pesados, porque você anda carregando muito peso ou está com uma postura ruim. A falta de sono pode ser da sua má qualidade de vida ou algum problema de saúde. O namorado pode ter te deixado por diversos fatores, como estar gostando de outra pessoa ou simplesmente desgostar de você.
Esse menino... ALGUÉM AJUDA ESSA CRIANÇA! OLHA A CARA DELE!
De fato pode existir um fantasma que bateu a cabeça no teto pelo susto de ver uma barata ou um que foi atingido por um bloco de tofu congelado, mas cada caso é um caso.

O Reigen mesmo não sendo um poço de honestidade, o que dá para perceber até o sétimo episódio desta temporada (não vi o resto, então não vou botar a minha mão no fogo) é que ele não é maligno e sádico. Passa muito longe do Mogami.

O personagem é extremamente humano e tem o ego do tamanho do Brasil. Tanto é que quando o Mob reforça que não queria ser chamado de repente e que "mesmo ele tinha vida escolar e pessoal", o Reigen age como um amigo possessivo, do tipo tem medo de perder a única pessoa com quem mantém contato.

E essa é uma verdade dolorosa: o "paranormal do século XXI" não tem amigos. Pelo menos não daqueles que você possa contar num momento de necessidade ou só para desabafar. Não existe essa relação com ninguém, nem mesmo com o Mob.

E, digamos assim, foi o menino Kageyama que acabou aflorando o mau costume do mestre, mostrando o que todos já sabíamos: o Reigen precisa do Mob, já o garoto... nem tanto.

Não estou me desfazendo do personagem, visto que, ele teve grande importância nos episódios finais da temporada passada. Contudo, sabemos que a relação de dependência entre os dois não é equilibrada.

A habilidade de comunicação e improvisação da estrela desses dois episódios são muito boas e algumas vezes funcionaram de forma brilhante. Primeiro quando conheceu o pré-adolescente paranormal e depois durante o período citado no parágrafo anterior. Ali o Mob teve o apoio que precisava.

Só que o Reigen ignorou um fator muito importante: o crescimento do pupilo.
E é isso que eu mais amo na história do ONE, o fato de um menino totalmente sem habilidades sociais e tímido escolher mudar aos poucos para aquilo que ele deseja ser.

É uma fase muito importante da vida a pré-adolescência para a adolescência, porque além das mudanças do nosso corpo, também vamos desenvolvendo a nossa personalidade e tentamos responder a famosa pergunta filosófica "quem somos nós nesse mundo".

Então desde que ele foi chamado para sair, mesmo na zoeira por aquela menina, que o garoto foi absorvendo os comentários e analisando o seu próprio comportamento.

O encontro com o Mogami e aquela ilusão, tudo isso acabou corroborando para que o Mob fizesse uma "jornada" de autoconhecimento. Ele percebeu o quanto foi abençoado pelas pessoas que o rodeiam e pelos poderes que detém.

Aí ele resolveu experimentar coisas novas, como sair com os amigos de clube para comemorar o aniversário de dois membros. Algo que anteriormente não acontecia, pois ninguém o conhecia direito.

E MINHA CARA QUANDO... tanto o pessoal do Fomento Corporal quanto o Covinhas estão percebendo uma melhora na resistência física do meu filho com cabelo de cuia.
É, Reigen, o único fora da diversão é você. QUEM MANDOU SER TROUXA E ESCROTO?
Não ficou sabendo? Pois é, eu adotei esse neném já faz um tempo.
Muitas coisas acontecem entre as temporadas dos animes e meus hiatos das blogagens.

NÃO TEM JEITO.

Bom, vou incluir aqui, pois achei genial ter escrito isso no rascunho:

"Mob com sua vida diária entre o Clube do Fomento Corporal e o da Telepatia, ao que tudo indica está ganhando alguma resistência física (afinal, nem todo mundo é o Midoriya limpando a praia como treinamento)".

Vocês lembram do Menino Brócole?
Aparentemente, além de ser protagonista de Shounen Jump, ele parecia ter um preparo físico melhor que o neném paranormal.

Só do Mob conseguir fazer flexão sem morrer, acho que já é um grande avanço.

Ok, eu deveria estar falando do charlatão, né?

QUE PISADA DE BOLA DO REIGEN.
Como dito anteriormente, ele agiu como um amigo possessivo quando botou o garoto contra a parede, achando que continuava sendo O CARA. Até que o Mob mandou um "já percebi que nem tudo que o mestre fala é verdade".

Acredito que para uma boa história, esses dois realmente tinham que ter essa briga com rompimento para cada um entender o seu papel nessa relação.

E foi importante para o Mob se desvincular um pouco do Reigen, ter essa fase rebelde. Ele está experimentando seguir mais a própria cabeça e coração, não reprimindo tanto os seus sentimentos.

Talvez seja também uma forma de aprender a controlar melhor os poderes e não depender apenas das "explosões".

E é isso que torna o Mob tão incrível, o poder de absorção e assimilação de aprendizado. Ele aprende com tudo.

P.S.: Nada mais lindo que os irmãos Kageyama, meus nenéns, se divertindo juntos. POR FAVOR, MAIS INTERAÇÃO ENTRE ESSAS CRIANÇAS ABENÇOADAS POR DEOS MATOBA E FOFINHAS POR NATUREZA!


Mob Psycho 100 II
7º episódio
Eu quando o Cronograma-senpai surge com ALGUM COMPROMISSO ABSURDO e não posso escrever meus posts de animes tranquilamente.
Opinião: QUE DESGOSTO, LEITOR, SABER QUE O REIGEN É DE LIBRA! POR ISSO QUE O CABRA TEM ESSE NÍVEL DE RETARDO MENTAL!

Mentira, gente, adoro librianos, inclusive sou um deles.

Aí descobri no Wikia que o moço tem entre 27 a 28 anos.
Esse dado é alarmante especialmente se olharmos para a sociedade japonesa.
Não que em outros países não exista a mesma pressão coletiva para que os indivíduos sigam regras preestabelecidas, mas o Japão consegue ser um verdadeiro fodedor de vidas.

Depois de ter sido mais malhado que Judas pelo Covinhas ao descobrir que o Mob estava curtindo a vida adoidado (ok, nem tanto), ele tentou não ter que lidar com essa primeira decepção.

O problema é que aquele mundo radiante acabou ganhando tons mais acinzentados quando Reigen teve que encarar a realidade.

Ok que receber mensagem de parentes e amigos no aniversário não me soa a coisa mais incrível do mundo, porém, fala bastante sobre status.
E a única parabenização que ele recebe é da mãe num e-mail. Daí entramos no problema da sociedade japonesa.

Lembra? O moço aqui tem quase trinta anos e a gente já viu que rola uma pressão horrível em cima dos trintões, que já deveriam estar casados, num ótimo emprego e provavelmente no segundo filho.

Ao contrário do que a gente recebe nas redes sociais com gifs cheios de brilhinho da parentaiada querendo dar os parabéns, o japonês é um verdadeiro fodido.

Apesar da data, a mensagem da mãe vinha com uma cobrança, como se o filho fosse um fracassado e ela precisasse fazer alguma coisa para que ele "se ajeitasse na vida". Além de falar sobre o filho dos vizinhos, o que já dá aquele cheiro de merda no ar, ela ainda manda um arquivo PDF com um panfleto de emprego.

"Já parou com esse negócio de paranormal e arranjou um emprego de verdade?" - As relações sociais dos japoneses são muito piores que qualquer pedaço da vida do Mob. Tudo é feito mais PARA QUE OS OUTROS VEJAM, do que com o intuito de alcançar alguma paz de espírito e viver bons momentos.

A cobrança é para que sejam perfeitos e por isso a sua sociedade está numa crise ferrenha, não se sustentando mais.
Olha, Ritsu, nem que ele não tivesse, o cara é capaz de bolar um tranquilamente.
São os casos dos homens herbívoros, das máquinas de vender calcinha usada de meninas que estão entrando na puberdade, dos escândalos de idols, da existência dos hikikomori, da indústria de material de pedofilia, de casos famosos de consumo desse material, do número de suicídios por bullying e pressão social e escolar, da diminuição da taxa de natalidade, da violência obstétrica...

Se você for pesquisar a fundo, o país de primeiro mundo não é tão perfeito quanto a aparenta. E os problemas continuam sendo empurrados com a barriga.

Se a mudança de era que está acontecendo após a abdicação do trono do imperador vai trazer também uma ruptura com esses comportamentos tóxicos, só o tempo dirá.

Já cansei de contar em outros posts sobre como o povo japonês não é naturalmente carinhoso e isso faz muita diferença quando os filhos estão na infância e adolescência. É falta de calor humano e diálogo.

O Reigen, ao sair do emprego de televendas, queria viver de modo que todos os dias tivessem novidades instigantes e por isso ele tentou o ramo paranormal.

É como vemos do meio para o final deste episódio, quando mais uma vez a realidade bate a porta, e é exatamente no momento em que um dos repórteres durante a coletiva de imprensa comenta sobre uma redação que o charlatão fez durante a vida escolar. O Reigen queria se tornar alguém.

Mas quem?
Uma pessoa bem sucedida? Um pai de família? Uma pessoa amada e idolatrada pelos outros? É uma questão muito abrangente.

Quando questionado sobre a escolha da atual profissão, ouvimos do próprio Reigen que NÃO É UM RAMO LUCRATIVO e TEM MAIS PROBLEMA DO QUE QUALQUER OUTRA COISA.

Só que foi por meio desse trabalho que ele encontrou algo que preenchesse o vazio que sentia naquele cotidiano monótono. Justamente com a chegada de um menino que provavelmente cursava a primeira fase do Ensino Fundamental (digo isso pela mochila).

E o Reigen poderia ter sido um escroto com o Mob, mas deu uma rápida analisada no que achava que seria o problema dele, com a questão da imaginação muito fértil, e deu um conselho que, mesmo aparentemente "vazio", pautou a vida do pequeno paranormal até o presente.
ISSO AQUI É UM NENÉM QUE EU VOU PROTEGER DE TODO O MAL EXISTENTE NO MUNDO!
Essa fala do Reigen aqueceu o coração de uma forma que chegou a doer de tão fofo.
Nem todo adulto teria essa sensibilidade e esse imbecil teve.
Só daqueles olhinhos brilhantes o encararem, a gente já percebe que a pessoa não é de todo mal.

E a coisa fica ainda mais louca quando o fofinho mostra que DE FATO tem PODERES PARANORMAIS.

A partir daquele momento a arte nos mostra o mundo do Reigen ganhando cor e ele dizendo que naquela época só podia a admirar o garoto.

E esse sentimento fez com que ele saísse daquela aura de pressão da sociedade e entrasse num mundo praticamente só seu, em que o homem agora tinha alguma serventia, uma importância. Deveria ajudar aquele pequeno a usar seus poderes com sabedoria e encaminhá-lo de um jeito que gostaria de ter sido encaminhado.

Fico pensando nisso, no modo com o Reigen sempre deu atenção aos problemas do Mob e tentou ser um adulto responsável e que de fato merecesse também admiração.

Este é um episódio muito importante por mostrar que a nossa falsiane favorita tem plena consciência das coisas erradas que fez e se arrepende.
Os minutos finais com aquelas cenas entre mestre e pupilo mostram isso.

Aquele Reigen canastrão que estamos acostumados a ver, não estava em pânico por ter sido desmascarado até para alguém que confiou muito nele, estava horrorizado em perder aquela admiração, aquele brilho especial que ganhou quando o garoto entrou no seu escritório.

E aí vemos como o Mob também é muito gente boa e isso INCLUI SIM a influência do Reigen. Esse episódio é simplesmente lindo e dá vontade de chorar e ABRAÇAR TODO MUNDO!

Muito bem, vamos voltar a falar da sociedade japonesa e seu paudecuzice.
Depois que acontece todo aquele rolo de farsa na TV armada pelo Jodo que é um RECALCADO DO CARALHO, a mãe do Reigen manda um e-mail basicamente RECLAMANDO QUE ELE FEZ VERGONHA PARA A FAMÍLIA E DEVE SE RETRATAR FORMALMENTE!

Ela mandou outro arquivo PDF com o que o filho deveria dizer.

Acho sinceramente um ato covarde você sequer ligar para o seu filho e tratar de tudo por e-mail. Na minha visão o mais correto seria dizer tudo cara a cara, mas quanto mais covarde a pessoa, menos contato ela quer ter. (E se mora longe, TELEFONE EXISTE JÁ TEM ALGUM TEMPO)

Outra coisa, se ele errou, passe um sermão, DESCASQUE A CRIATURA QUE TU BOTOU NO MUNDO, mas mostre alguma compreensão, compaixão ou apoio. A relação entre pais e filhos, como vista neste anime e coincidentemente no post de Kaze ga Tsuyoku Fuiteiru (18) que vai daqui a uma hora ao ar, é fria, do tipo "não me envergonhe".

Não é inclusiva, não é amorosa.
É só de cobrança e pressão.
Você pode até não gostar do Reigen, mas pegaram pesado com o cara.
Sinceramente, se as pessoas são incapazes de terem solidariedade, amor, empatia, respeito e capacidade de se relacionar de forma decente com os outros, não deveriam se reproduzir e serem responsáveis por novos seres humanos.

Isso é algo que me revolta profundamente.

"Ainn mas é só um desenho" - Que retrata a realidade.
A arte, leitor, é bastante usada para fazer críticas de todos os tipos e em vários ramos. Se não sabe disso, comece a estudar para se informar.

É necessário falar da malhação de Judas sofrida pelo Reigen EM REDE NACIONAL e na internet? Pois bem, está falado.

O que eu mais gostei aqui é que em vez de assumir uma postura de perdedor, no momento em que o "Paranormal do Século XXI" entra na sala da coletiva de imprensa, ELE JÁ COMEÇA DESCENDO A LENHA!

E o que eu mais amo no Reigen é que ele é o Reigen.
O cara responde NÃO RESPONDENDO.

Por exemplo:
Repórter: E os seus clientes viram resultados (quando te consultaram)?
Reigen de bubuia: Todos os casos foram resolvidos.

O melhor é a galera chocada QUE A MELHOR FALSIANE DO "JEITINHO" estava respondendo todas as perguntas, mesmo sendo evasivo.

TEM QUE TER UMA FRIEZA PARA FAZER ISSO...
Qualquer outra pessoa não teria essa malemolência.

MUITO BEM, ÚLTIMAS CONSIDERAÇÕES, POIS EU PRECISO PREPARAR O POST DE KAZE GA QUE, NÃO, NÃO CONSEGUI ESCREVER ANTES. Aliás, os dois textos desta quarta-feira... estão sendo feitos na madrugada da quarta-feira.

NÃO FAÇAM PERGUNTAS.

Animação
A arte de Mob Psycho é bem simples, agora a animação compensa bastante, principalmente neste episódio em que temos os flashes em câmera lenta e a atmosfera opressiva na coletiva de imprensa.

Bom, já disse que não sou manjona dessas coisas que a Blogosfera Otaku tem diploma, no entanto, acho interessante comentar quando percebo esses detalhes cults.

Bêbado do quê?
Segundo o Wikia, o nosso querido Judas da vez tem pouca tolerância ao álcool, ou seja, rapidinho fica bêbado e... Teve a capacidade de "ficar loucão" tomando só suco de limão com água com gás.

REIGEN É MESMO UMA FIGURA!

Awn~
Mob dando os parabéns (atrasado) ao Reigen.
É MUITO AMORZINHO!

Melhor que isso é só o povo assistindo a desgraça do moço neste episódio durante o programa de TV. Teruki Hanazawa, Ritsu Kageyama, o Shinra e até dois meninos daquele instituto que treina paranormais.
SERÁ QUE DÁ PARA ENTENDER POR QUAL MOTIVO EU ADOTEI ESSE BEBÊ?
Esse anime foi assistido na Crunchyroll.

Nos vemos no próximo post de Mob Psycho 100 II!

Por Kimono Vermelho aquela que gostaria de dormir mais horas por dia do que anda dormindo atualmente - 01/05/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/