sexta-feira, 11 de maio de 2018

SEASON FINALE: Mahoutsukai no Yome #23 e #24

Depois de alguns adiamentos inevitáveis, Mahoutsukai no Yome vai terminando numa sexta-feira no blog.

No episódio anterior... Chise visitou seu passado e descobriu memórias que tinha fechado dentro de si para não sofrer mais do que já vinha sofrendo. Tudo isso possibilitado pelo ódio que Cartaphilus sente dela.

Vai ter menção honrosa desse anime e seus personagens no próximo Kimono de Ouro, Kimono?


Mahoutsukai no Yome
23º episódio
Olha que sorriso mais puro, mais angelical... SeRiA uMa PeNa Se AlGo DeSsE eRraDo, nÉ?
Opinião: Depois de tantos anos meses semanas dias de dor e sofrimento, estamos aqui para assistir o encerramento desta temporada... Porque eu não sei se vai ter uma segunda, né? Anime é uma coisa meio bizonha e o mangá desse treco ainda está em publicação, então...

Dois mais dois dá quatro.

Dito isto, leitor, gostaria de lembrá-lo sobre o que eu disse no post passado: A SEASON FINALE DE MAHOUTSUKAI será feita no estilo "SURTO".

É o tipo de análise que você pode acompanhar em Hakata Tonkotsu Ramens e Pedal Glory Line.

Bom, não estou com muita paciência para me alongar na introdução. EU QUERO É ASSISTIR ESSA BODEGA E SURTAR FEITO A LOUCA DO HAKONE QUE SOU!

O título deste episódio é: "Se nada procura, nada encontra".

A gente começa com o Elias descontrolado, transformado naquele monstro que nós vimos vários episódios antes numa espécie de premonição feita pelo Olho de Brasa (na verdade, ele se chama "Tio do Rinnegan" e convivam com isso).

Aquele fada-pedregulho tentou parar o Elias à força, só que daí a rainha e o rei das fadas chegaram e deram uma boa notícia: VÃO AJUDAR O TIO MAGO A ENCONTRAR A CHISE!

E concordo com o rei das fadas (que eu esqueci o nome, só para variar), pois por mais que ninguém queira brigar às vezes é algo necessário, principalmente quando as partes não se entendem num primeiro momento e nem buscam conversar antes de virar uma grande treta.

E AQUELA TRETA TEVE UM FINAL BEM NOVELESCO!
Gente, que vontade de dar na cara do Cartaphilus naquele episódio...

Olha, assistindo agora eu fico me perguntando se o "estilo surto" combina mesmo, porque...

CARAMBA, TEM UMAS COISAS QUE ROLAM MUITO MELHOR NA ANÁLISE QUE EU FAÇO DEPOIS DE ASSISTIR TUDO E RELER OS COMENTÁRIOS IMPORTANTES QUE EU DEIXO COMO RESUMO... e que são basicamente surtos também.

Gosto de Caps Lock, me deixe em paz.
O que deveria fazer de nós adultos é a compreensão e empatia pelo sofrimento alheio.
Ah...
Foi escrever do jeito "resumão de sempre" que... ABRI AS COMPORTAS DO SURTO! YAAAAAAAAAAAAAAAY!

Titania ajudando o Elias a encontrar a Chise e os "galhos" dela passando por todos os lugares e relembrando as pessoas que se encontraram com a menina. ATÉ COM A ALICE E AQUELE BICHINHO FOFO QUE É DUBLADO PELO AKIRA ISHIDA! MAS, GENTE, DEIXA EU APERTÁ-LO UM POUCO!

Até a bruxa Mariel entrou na parada! A sacerdotisa-mor do grupo veio dar uma bronca nela e fazê-la ajudar, já que de um jeito ou de outro a tretona só rolou porque ela disse um negócio muito extremo.

E essa sacerdotisa fala do código das bruxas, que é não ferir pessoas.
Que elas devem feri-los de um jeito que não fira, ou seja, falar a verdade que couber no momento, mas de uma forma que seja mais atenuado.

EBA! VAMOS SABER MAIS SOBRE A VIDA DE CARTAPHILUS, AQUELA PRAGA QUE PARECIA SER COVEIRO, MAS DESCOBRI QUE ERA ESCAVADOR DE TÚMULOS E O PESSOAL FALAVA MAL DELE NO VILAREJO!

MANO, TEM UM PLATEIA VENDO O GURI ESCAVAR O TÚMULO?
E SÓ PRA FALAR MAL DELE! GENTE, 'CÊS NÃO TEM PIA DE LOUÇA SUJA PRA LAVAR? UNS QUILOS DE ROUPA PRA LAVAR? HEIN?

VIAAAAAAAAAAAAAAAAAAGEM DE ÔNIBUS DO SUL ATÉ O NORDESTE!
Você está de zoeira que o guri escutou uma voz pedindo ajuda, foi ver, descobriu que era fora do cemitério E FOI DESENTERRAR!

MAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAANINHO! EU TERIA JOGADO SAL BENZIDO COM ÁGUA BENTA!

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH! O ESCAVADOR DE TÚMULOS É O POBRE DO JOSEPH! O Cartaphilus é essa múmia aí... MANO, COMO OS DOIS VIRAM UM? Estou com medo de saber...

Mano...
Pessoal batia no Joseph e falava que ele era filho de uma bruxa.
SER FILHO DE BRUXA NÃO DÁ DIREITO DE SER ESPANCADO POR NINGUÉM! E que dor ele vendo uma menina voltando para casa, para a mãe, quando foi fazer compras no vilarejo.

MANO.
MANINHO.
O BAGULHO FICOU LOUCAÇO DA PORRA!
Mas, migo, PARA O QUE RAIOS VOCÊ ANDA ESCAVANDO TÚMULOS, hein?
Você está de sacanagem que o Joseph resolveu se juntar com o Cartaphilus POR LIVRE E ESPONTÂNEA VONTADE (a.k.a LOUCURA) para ambos serem salvos? E nisso o garoto já tinha percebido que a "múmia" do Verminho não melhorava daquele corpo e também não morria.

E A HISTÓRIA SENDO DIVIDIDA EM RECLAMAÇÕES DE DOR E DA CHISE VENDO TUDO COM O OLHO DO CARTAPHILUS?

MANINHOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!
ELE FOI PARAR NO MEIO DA CIDADE NO FUNDO DE UMA VIELA... E UMA GURIA FOI AJUDAR? QUERIDA, VOCÊ ESTÁ MORTINHA DA SILVA! SÓ PARA VOCÊ SABER, TÁ?

AH, MAS TÁ MORTA!
CRUZOU COM ESSE VERMINHO É SINAL DE DESGRAÇA!

Mentira...
Que ele foi matando pessoas e costurando parte delas em seu corpo...
E o pior é que quem está fazendo isso é o Joseph. O Cartaphilus fica chamando o nome dele e... o guri até foi ver um cara que manja de maldição e ele disse que é algo muito antigo e poderoso.

E o pior é que o Joseph/Cartaphilus não lembra quem fez isso, pois foi há muito tempo.

OPA!
PESSOAL NA TAVERNA ESTÁ DIZENDO QUE O CARTAPHILUS JOGOU PEDRA NA CRIANÇA DE DEUS E FOI AMALDIÇOADO? Engraçado, e aquele bando de judeu e romano desgramento, NÃO ACONTECEU NADA COM ELES?

Porrã, que história cagada, mano!

CHEGOU UMA PUTA DE UMA PATOTA LOUCA NO LABORATÓRIO DO CARTAPHILUS! EU ESTOU AOS BERROOOOOOOOOOOOOOOOS!

Tio Hater, Alice, Rainha das Fadas, Ruth, Elias, pedregulho...
Uma dia para a Chise sofrer, outro dia para o Verminho sofrer! Aqui se faz, aqui se paga!
Então...
Resolvi assistir o episódio novamente, porque... Surto não funciona com Mahoutsukai. NÃO ADIANTA EU TENTAR, tem coisa que simplesmente não rola e é o caso aqui.

O que eu gostei bastante neste episódio é que o Elias não aceitou a oferta da rainha para que ele e a Chise vivessem no País das Fadas, uma vez que a nossa dupla principal tem uma mentalidade parecida.

Sem esquecer que a série já deixou algumas dicas pelo caminho sobre a "humanidade" do Tio Mago. Ele é uma existência que não pertence totalmente às fadas e também não pode ser colocado como "humano", então não encontra um lugar para chamar apenas de seu.

Sem esquecer que o Elias tenta viver mais como humano, pois foi deles que recebeu mais apoio e gentilezas.

E daquela prévia e previsão do Tio do Rinnegan, praticamente tudo já aconteceu. Só falta mesmo a Chise com aquela roupa branca bem no estilo sacerdotisa de ser.

A Titania, apesar da negativa do Tio Mago, foi lá e procurou pela Chise, além de chamar a galera que podia ajudar para o mesmo reduto!

Enquanto tudo isso rolava, agora foi a vez da nossa aprendiz de magia ver o passado que tanto atormentava o Verminho Desgraçado.

Apesar de tudo que vimos, ainda fiquei com algumas dúvidas.
Ao que tudo indica o Cartaphilus era aquela múmia de corpo seco que não morria e tinha que sentir dor até o fim do mundo, enquanto o Joseph era o cavucador de túmulos.

Assistindo novamente o episódio, a impressão que deu foi que esse menino é quem começou a causar todo esse alvoroço. O Cartaphilus parecia conformado e incapaz de fazer algo para sair daquele estado.

Enquanto o Joseph era ávido por alguma atenção, carinho e respeito, cansado de viver num vilarejo preconceituoso que só retornava com agressões.
Pois é. Sempre bom pensar duas vezes antes de agir, né, cambada? A consequência pode ser terrível!
Juntou isso com a obsessão dele em tentar ajudar o Cartaphilus e não conseguir. Até porque a criatura amaldiçoada por Deus por tacar uma pedra em sua criança, apenas pedia ajuda e repetia o nome do escavador de túmulos.

Ainda que seja difícil entender algumas coisas, fiquei impressionada com a profundidade da história do Cartaphilus/Joseph. Também não esperava menos de um personagem que CAGOU A ALEGRIA DA HISTÓRIA no quinto episódio.

Não digo esse "cagou" como se Mahoutsukai tivesse perdido TODO O ENCANTO a partir desse episódio, LONGE DISSO! Mas todo mundo é capaz de concordar que o Verminho Desgraçado fodeu mentes, né?

Confesso que a minha curiosidade é um tanto insaciável, então eu gostaria de ter visto um aprofundamento nessa história, afinal, aparentemente apenas três personagens foram bem explorados nesse quesito.

E, na minha opinião, eles foram: Chise, Elias e Cartaphilus.
Tanto o Ruth quando a Alice e até mesmo a Silky tiveram participações menores e menos elaboradas.

MAS NÃO LEVE ISSO COMO UM PROBLEMA!
Entendo que as histórias são mais simples e isso não é uma reclamação, apenas a constatação de um fato.

E quem aprofunda demais em todos personagens talvez não tenha tempo de pensar no plot.

Bom, acho que para o penúltimo episódio esta análise está de bom tamanho.


Mahoutsukai no Yome
24º episódio
Eu sempre tenho umas gargalhadas na alma quando a legenda da Crunchy usa o verbo "zoar".
Opinião: A gente já começa com uma abertura BONITA! BEM DIFERENTE DAQUELA COLAGEM DE CENAS QUE JÁ VIMOS NOS EPISÓDIOS E QUE NÃO AJUDAVA NO ENTRETENIMENTO, afinal, essa música do segundo cour é chata.

Ah, então...
MAIS COLAGEM DE CENA QUE JÁ VIMOS NOS EPISÓDIOS ANTERIORES... e outras que parecem novas.

O título deste episódio é: "Viva e deixe viver".

Ah, esse discurso de quem é o mais fodido, quem sofre mais e que os dois são parecidos e um precisa acabar com o outro...

Aí chegou o Tio do Rinnegan só para aumentar o nosso desgosto.

Quase onze minutos e meio de episódio e não comentei nada, porque... não entendi nada. Talvez eu precise assistir novamente para ver se algo dentro da minha mente arranja uma boa explicação.

Comparado com o episódio anterior, este aqui não teve um começo tão interessante.

"Ainn vai reclamar de clichê?" - Ainda preciso, leitor? Num desses meus mais de mil posts publicados aqui, pelo menos dois ou três já trataram desse assunto MUITO BEM e por isso estou satisfeita.

Mas é fato, esse discurso de quem sofre mais soou piegas quando poderia ter sido melhor trabalhado. Aliás, isso é uma crítica a Mahoutsukai inteiro.

ISSO AÍ, ELIAS! NÃO FAÇA MAIS NADA QUE ELA NÃO GOSTE!

Muito bem...
Não deu para entrar com surto, uma vez que só surta quem compreende o que está acontecendo e isso não foi bem o que rolou com o meu cérebro e este episódio.

Tivemos um encerramento de novela e NA MINHA OPINIÃO não é algo ruim.

"Ainn falou mal de clichê e agora está defendendo final de novela?" - Vamos lá repetir o que o leitor mimimi não entendeu.

Nessa segunda assistida realmente o discurso de dor de ambas as partes não conseguiu convencer, ainda que seja algo compreensível dentro da história.

O Joseph/Cartaphilus passou por pelo menos dois mil anos de um sofrimento intenso, com um corpo que apodreceu enquanto ele ainda vivia, sentindo os vermes o comerem e até sendo queimado.

Imagine ter a vida eterna, mas um corpo inválido.
Você não pode ir para nenhum lugar, não consegue se alimentar, entre outras atividades normais.

Isso porque o Cartaphilus, pela conversa muito suspeita na taverna, atirou uma pedra na criança de Deus. Fico pensando quais foram as punições para aqueles que condenaram e crucificaram a "criança de Deus".

Chamo aquela conversa de "muito suspeita", porque... Estava ali simplesmente para dar explicação, o que é bom, contudo, conveniente demais.

Quer dizer que Cartaphilus é um nome conhecido? As pessoas sabem da existência dele mesmo depois de não sei quantos anos?

"Ah, Kimono, você também está pior que cientista! Quer explicação para tudo!" - Olha, leitor, se tivessem gastando mais alguns segundos de tela mostrando o Joseph procurando saber mais sobre o Cartaphilus, aí eu não estaria reclamando.

Lembrando sempre que: as análises aqui são unicamente do anime, eu nunca li o mangá. Quem tiver o interesse, a Devir é a responsável por trazer esse título ao Brasil.

Em contrapartida, a vida de Chise também não foi muito divertida em uma parte da infância para a adolescência.
A pergunta que fica é: vai manter o dragão vivo ou a Chise viva? Legendas, elas são complicadas...
Tinha uma família que desmoronou por conta das habilidades da mãe, que foram herdadas pela garota. A mulher tentou matar a filha num momento de desespero, recobrou a consciência e preferiu tirar a própria vida do que seguir com o que estava fazendo.

Sozinha, perdendo a única família que lhe restava, ela chegou a pensar em tirar a própria vida, até que ficou sabendo do leilão.

A discussão que o anime tenta reacender é relativa a comparação de sofrimento. E por isso o Cartaphilus fica revoltado com a Chise, já que ela "só passou" por pelo menos uma década de problemas e que sequer chegou a sentir as coisas horríveis que ele sentiu.

Tanto é que neste episódio a garota acaba explicando durante o confronto que dor é dor. Mesmo que alguém na comparação ali sofra menos, não quer dizer que aquele sentimento é menor. O que muda é apenas as circunstâncias e é isso que ela tenta fazê-lo entender.

E a lição é válida: não é porque ele carrega uma vida trágica que isso lhe dá o direito de fazer os outros sofrerem ou de fazer o que bem entender.

O Cartaphilus e o Joseph deixaram a humanidade a partir do momento que pararam de sentir empatia. Mais uma vez situação compreensível, já que quem teria sanidade no lugar dele, né?

E o Tio do Rinnegan deixando no ar que fez aquela "brincadeira" com a Chise e a Stella pensando de forma maquiavélica em tornar a menina uma ponte para o Cartaphilus chegar até a Chise? Pois foi isso que acabou parecendo.

E como esperado, um simples ataque do Elias com a Ariel não seria o bastante para matar algo que rasteja por esta terra há mais tempo do que a gente imagina. Aquilo só serviu mesmo para evitar que o Cartaphilus fugisse.

Falando nele...
VAI, FICA TROLLANDO A CHISE, DIZENDO QUE MAGIA DE SONO NÃO FUNCIONA COM VOCÊ!

AMOOOOOOOOR, VOCÊ NÃO SABE O QUE É ESSA MENINA CANTANDO CANÇÃO DE NINAR! DA ÚLTIMA VEZ QUASE DEU ALTOS RUINS PARA O TIO MAGO!

Desconfio que "pegou esse feitiço emprestado" do Lindel.
SAUDADES DO HUSBANDO MAIS TRANQUEIRA DESSE ANIME! Depois que a menina foi fazer a varinha, só deu ruim e vimos o Vovô Mago apenas em situações de desespero e desconforto.

EU MERECIA MAIS TEMPO DE TELA DO LINDEL!

E falando no mozão...
Os dragões voltaram para ele, a Stella ficou de boa na lagoa, as bruxas largaram mão de recrutar o Elias e a Chise e... PADRE SIMON CONTINUA TIOZÃO! hehehehe

O que eu gostei bastante é que o Cartaphilus está sob os cuidados dos nossos adoráveis magos, numa espécie de poço com claraboia e degraus de madeira.
Atirar uma pedra em cada olho do Tio do Rinnegan para ver se ele sossega o facho também!
BEM DORMINHOCO NUMA PUTA DUMA CAMONA GOSTOSA, UM TRAVESSEIRO BÃOZÃO E UM FUTON BEM MACIO! Parece que ele finalmente está conseguindo descansar as ideias sem o Cartaphilus torrar a paciência chamando pelo Joseph ou pedindo ajuda.

Vai, aquilo também devia ser uma CARCOMIÇÃO DE CÉREBRO FODIDA, né?
Imagina você não conseguir nem pensar, pois na sua cabeça tem uma voz pedindo ajuda e chamando o seu nome. Não deve existir sanidade que dure!

E como citei lá em cima, gostei bastante (ou talvez mais do que devia) da história do "Verminho Desgraçado".

Foi um personagem que teve alguns tropeços de apresentação/desenvolvimento pelo caminho e que ganhou uma interpretação muito boa do dublador.

E falando em desenvolvimento...
A relação do Elias e da Chise PROGREDIU DE UM JEITO FASCINANTE!
No começo os dois mal se comunicavam, a garota se sentia uma intrusa e o mago nem entendia bem por qual motivo a mantinha ali.

E neste episódio final toda aquela má impressão que pode ter sido causada pelo fator "ele a comprou", acredito que tenha ficado claro e parado de assombrar as pessoas.

É diferente de quando nos deparamos com uma fanfic mal escrita ou um hentaizão que prega a submissão da mulher que foi comprada por um homem.

Tio Mago não manja de perversão e ao que tudo indica nem de sexo.
Apesar da figura de um "homem maduro" fisicamente, o comportamento dele é de uma criança que ainda está descobrindo sensações e aprendendo comportamentos.

É bom lembrar que no começo ele não entendia os sentimentos, pois não conseguia senti-los. Agora por causa do convívio com a Chise ele SENTE as coisas e tenta traduzir em palavras para assim compreender o que está acontecendo.

A discussão deles no quarto é importante pelo simples fato de: seres vivos pensantes que se comunicam precisam dialogar. Já cansei de falar nos animes que analiso no blog que NENHUMA RELAÇÃO RESISTE À FALTA DE DIÁLOGO! Ela é a base para tudo.

Tesão passa, paixão passa e até mesmo amor passa.
Sem diálogo, tudo isso passa e não sobra mais nada além de frustração e raiva.

Por isso eu não consigo considerar o Elias Ainsworth um "homem maduro", independente de ser meio-fada meio-humano ou o escambau. De "maduro" ele só tem a aparência humanoide.

Bom...
Sempre vai ser "pedofilia" se a gente lembrar que o cara tem mais de DUZENTOS ANOS e a Chise 15~17 anos.

E pelo que deu para entender, a Chise absorveu o olho do Cartaphilus e a maldição de um se entendeu com a do outro.

Por ser uma sleibegui (eu sei que você odeia ler esse termo por aqui) o corpo dela já era bem frágil, daí veio a maldição do dragão que garantia uma expectativa de vida AINDA MAIS BAIXA e...
Um dando bronca no outro é o que torna esse anime mais adorável do que deveria.
Agora ela vai conseguir viver por mais alguns bons anos, pois a maldição do Cartaphilus vai segurar a do dragão por algum tempo.

Ainda assim uma hora a maldição do dragão vai matá-la.

Quando a personificação disse no final que "era o que se esperava de pessoas normais", a impressão é que de algum jeito a vida dela foi esticada para bem mais do que se esperava, ou seja, ela teria a expectativa de vida de uma pessoa normal!

E depois de saber da história do Verminho... Essa personificação ficou com cara de algo divino, que não está ali para fazer nenhum mal, apenas para trazer compreensão sobre o que está acontecendo.

Bom, agora é hora de arrematar a análise e eu não poderia deixar de falar sobre os altos e baixos da história, incluindo os personagens que são como ondas no mar, "vai e vem".

A premissa da história e dos personagens é realmente muito boa e por isso Mahoutsukai acabou instigando pessoas que não conheciam nada sobre a obra, como a blogueira que vos escreve.

Temos duas existências bem peculiares que tentam conviver uma com a outra e mostram que é possível ser diferente e viver até sob o mesmo teto, descobrindo aos poucos o que cada um pode fazer para que ambos consigam conviver bem.

É claro que um dos primeiros problemas da trama é apresentar um personagem comprando o outro, ainda que exista para alguns a licença poética de vermos uma criatura fantástica comprando um ser humano.

A relação entre Elias e Chise é bem diferente das que estamos acostumados a ver nessa situação. Mesmo que algumas palavras usadas sugiram ideias bem erradas.

Ao meu ver, para o mago a palavra "esposa" denota alguém que ficará para sempre ao seu lado, e não alguém que o servirá em todos os cenários possíveis, principalmente na cama.

Isso se torna óbvio vários episódios depois da estreia, enquanto outros "compradores" não teriam problema nenhum em imaginar suas "cadelinhas de estimação" fazendo cama, mesa e banho.

O choque no quinto episódio serviu para apresentar o Cartaphilus e mostrar o tipo de personagem que teríamos no resto da temporada.
Tio Mago ficou encantado com a soprada de vento das fadas no véu da Chise! hahaha
Ali a violência e as cenas chocantes foram bem utilizadas, pois não serviram para o simples propósito de impactar o espectador. Mahoutsukai preparou o terreno para que soubéssemos que aquele rostinho angelical não escondia um aliado, e sim um enorme problema.

Apesar de todos os problemas de desenvolvimento, a história é bastante interessante. E os personagens têm um carisma mais comedido, não tornando ninguém ali melhor que ninguém.

Quanto aos personagens ioiô...
Todo mundo que apareceu uma ou outra vez depois acabou reaparecendo novamente e fazendo parte de alguns encontros importantes. Ainda que eu concorde que algumas aparições foram muito rápidas.

Bom, leitor, isso era tudo o que eu tinha para dizer sobre Mahoutsukai no Yome. Obrigada a todos que acompanharam as análises aqui no blog com suas leituras e comentários! Nos vemos na nova safra de animes!

Esse anime foi assistido na Crunchyroll. 

Nota: É bom e precisa ser assistido mais algumas vezes
Pretende reassistir algum dia?: Sim
Recomenda a série?: Sim
Categoria: Magia, sobrenatural, mitologia, treta, tretas mágicas, tiozões, dor e sofrimento, cenas chocantes, altos surtos, dragões, feiticeiros, magos, bruxas, desgraça pouca é bobagem, husbandos, slice of life com tragédia.
Premiações: Melhor Tio - Padre Simon, Melhor Cuidadora de Casa - Silky, - Melhor Personagem - Ruth, Melhores Zoeiras - Elias e Chise, Melhor Hater e Tsundere - Renfred, Melhor Husbando - Lindel, Melhor Dragão - Nevin
Pontos fortes: A mudança de arte na hora da zoeira, Ruth comendo, magia acontecendo e País dos Dragões
Pontos fracos:
Más decisões de desenvolvimento da trama, Tio do Rinnegan, quinto episódio e poucas cenas do Ruth comendo


Assim se encerra a participação do intrigante e impactante Mahoutsukai no Yome no Kimono Amarelo.

Por Kimono Vermelho aquela que trabalhou neste post há mais semanas do que você pode imaginar - 11/05/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/