sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Natsume Yuujinchou Shi - #11 e #12

PENÚLTIMA DOBRADINHA YOUKAI, LEITOR!
Hum... Não, espera... Fazendo as contas aqui...

ANTEPENÚLTIMA DOBRADINHA YOUKAI, LEITOR!
Sim, tem surpresinha especial na última semana de posts do blog, então fique de olho para não perder o melhor do final de 2017!

No episódio anterior... Natsume se passou por um deus da abundância e acabou participando de uma caçada para definir qual entidade cuidaria da montanha. Isso por si só já seria um problema, então imagina o que pode acontecer quando Shuuichi Natori, seu amigo exorcista, também aparece por lá.

Este anime faz parte da série "Relembrar é viver". Mais informações no Edital Kimonístico [REV].

Posso te adotar, Sra. Touko?


Natsume Yuujinchou Shi
11º episódio
Eu sei que a mensagem é profunda, mas eu costumo usar esse pensamento com coisas que quero comprar e não tenho dinheiro para. Pior que funciona e sofro menos.
Opinião: Dá para chamar este post de "DOR E SOFRIMENTO - PARTE 1".

Mesmo que você pense que todas as temporadas de Natsume Yuujinchou possam se encaixar nessa categoria, os últimos três episódios da quarta temporada são um pouco mais dolorosos.

Tudo isso, porque o nosso adorável protagonista, que já passou por praticamente tudo nessa vida, vai precisar lidar com uma memória do passado que ele tinha guardado na gaveta mais escondida, bem no fundo do coração.

É neste episódio que finalmente vemos pelo menos uma foto dos pais do menino Takashi.

E aí, sentiu a bronca?
Então segura o coração, pega uma caixa de lenços se não conseguir segurar as comportas dos olhos e clique no "To be continued...rsrs".

Assim como qualquer pessoa que passou por um momento decisivo na vida e de forma bastante trágica, para se proteger e manter a sanidade (mesmo vendo criaturas sobrenaturais) o nosso querido protagonista criou um meio de lidar com as dores mais profundas de seu passado: a perda dos pais.

A mãe morreu no parto e o pai ficou apenas alguns anos com o menino até falecer. Isso sem esquecer de mencionar como os parentes tratavam Reiko e costumavam falar dela apenas pelo fato da mulher ter engravidado sem se casar e ter algumas manias estranhas.

Natsume fica repetindo que está tudo bem, que não importa mais e que sequer tem memória, mas na primeira oportunidade de se contradizer tudo acaba acontecendo.

Procurando por um livro dentro das caixas em que estão suas coisas, Takashi acaba encontrando uma foto dos pais.

Enquanto conta ao Nyanko-sensei que não se lembra de praticamente nada, ele vai sem querer rememorando as tardes que passava sentado na varanda no colo do pai.
Reiko manteve o sobrenome Natsume, que deve ter passado para a filha e o genro decidiu adotar, passando assim mais uma herança da avó materna de Takashi.
O adolescente tenta mostrar uma face mais madura, como se tudo aquilo já estivesse resolvido, porém, com a ligação de um tio as coisas parecem mudar. Principalmente quando o garoto é informado que a casa onde morou com o pai será vendida.

E a Sra. Touko sente que algo está errado.
Gente, QUATRO TEMPORADAS morando com esse menino. Você acha mesmo que essa senhora docinho de coco não ia reconhecer o sorriso falso e a mentira no rosto desse garoto? Ah! Me poupe!

Provavelmente ela reconheceu da época que Takashi começou a morar com eles e costumava agir dessa forma para não causar problemas ou não preocupá-los. Ele simplesmente não se abria. E isso está a preocupando.

ESQUADRÃO DE PROTEÇÃO PARA A SRA. TOUKO TAMBÉM! ALIÁS, PARA O CASAL FUJIWARA!

E como é de praxe desse menino que a gente adoraria acolher num abraço de urso, ele tem noção de que manter aquela casa velha e abandonada é um custo e uma responsabilidade que os parentes já não querem mais arcar.

E ele sendo de menor e não tendo trabalho para se sustentar e talvez cuidar desse lugar, o melhor é desapegar.

Ainda assim é doloroso ver como mesmo cheio de dedos, os parentes conseguem ser relativamente insensíveis. É como se pensassem que o garoto é problemático simplesmente por não ter os próprios pais.

Nesse meio tempo, Natsume se reúne com Nishimura, Kitamoto e Tanuma para ir atrás de uma tal fonte de água borbulhante que eles acham que é "água saborizada".
Tanuma tão de boa, filho de monge, e os coleguinhas ali OURIÇADOS por causa da revista.
Quinze anos na lomba de gente que mora no interior do Japão é assim. A Caçada à Fonte de Água Saborizada!

Se fosse aqui no Brasil, provavelmente um deles já teria engravidado alguém.
BRASIL, FAVOR IMPORTAR A INOCÊNCIA DO JAPÃO EM BUSCAR BICAS DE ÁGUA POTÁVEL.

Se bem que quando estavam ajudando Natsume a procurar pela foto, quando Tanuma disse que encontrou uma revista de mulher pelada os primeiros a virarem rapidamente, e interessados, foram Nishimura e Kitamoto.

Note a cara de "AFE, PENSEI QUE FOSSE A FOTO" do Tanuma.
Não se fazem crianças puras como Takashi e Kaname. EI, DEUS, FAZ UM "COPIA E COLA" AÍ QUE A GENTE TÁ MERECENDO SERES HUMANOS MAIS ASSIM!

Pois é, Natsume resolveu colocar o raio da foto dos pais no bolso e levar para essa aventura NO MEIO DO MATO.

Tudo ia bem até ele se pegar pensando pela enésima vez no que vai acontecer com a casa que o garoto morou quando era muito pequeno. Numa distração ele é pego por um youkai de meia-pataca e é ajudado por seu fiel guarda-costas.

E se alguém tinha dúvidas de que Nyanko-sensei realmente se preocupa (do jeito dele) com o dono do Livro dos Amigos, basta vê-lo contando a Tanuma que o adolescente perdeu a foto dos pais que a coisa muda de figura.

Digamos que o gato-bola decidiu apelar para alguém que conseguiria trazer Natsume à realidade e mostrar a importância que a família representa.

Ainda assim, se o Nyanko-sensei fosse tão ruim quanto gosta de dizer, muitas outras cenas de sensibilidade como essa não teriam acontecido.
A serenidade de um youkai QUE NÃO VAI DEIXAR BARATO esse comportamento de "tudo bem" do seu protegido.
Ah! No começo do episódio o nosso adorável dono do Livro de Amigos chegou em casa e o Sr. Shigeru estava com uma câmera fotográfica daquelas antigas que ainda usam filme, né?

E acabamos descobrindo, por causa de seus colegas de classe, que todas as fotos tiradas nas temporadas passadas estão coladas na parte de dentro do armário do quarto do garoto!

Menino Natsume esconde seu tesouro.
É ainda mais adorável ele explicando que tem vergonha de pendurar num lugar que todos possam ver.

PRECISAMOS MONTAR UM ESQUADRÃO DE PROTEÇÃO A ESSA CRIANÇA! ESTOU BERRANDO ISSO DESDE SEMPRE NESTE BLOG!

Apareçam na área de comentários pedindo adesão!

Olha, ia quase esquecendo!!!

O pai do Natsume é dublado por Katsuyuki Konishi, O NOSSO QUERIDO SULEYMAN DE SHOUKOKU NO ALTAIR!


Natsume Yuujinchou Shi
12º episódio
Certeza que se você oferecer humanos ou a comida da Sra. Touko, ele dá zero fodas para os humanos e acaba com o estoque de comida da casa dos Fujiwara.
Opinião: E no final do episódio anterior, depois das palavras de "SACOLEJÃO" de Tanuma, o nosso querido protagonista resolve a vida e conta ao casal Fujiwara que pretende visitar sua primeira casa uma última vez.

Dá para ver como a Sra. Touko fica aliviada.
OW, NATSUME, NÃO FAZ ISSO COM O CORAÇÃO DESSA MULHER! ELE É UM PURO TORRÃOZINHO DE AÇÚCAR! Não pode fazê-la sofrer!

Já aqui o dono do Livro de Amigos parte para a jornada de reencontro com o passado, indo parar numa cidade que ele faz questão de dizer que não lembra muito bem o caminho e que TALVEZ vá reconhecendo durante o percurso.

Olha, para quem queria fingir que não conhecia muita coisa, a pessoa lembrou:
-Das camélias de uma casa;
-Da árvore de outra casa;
-Da vizinha que dava umas balas para ele escondidas do pai.

E finalmente conseguiu encontrar a casa onde morou por um tempo quando ficou órfão. A chave de sua casa estava com essa família, então não teve muita escapatória.

O adolescente deixa seu gato avisado, já que existe um youkai nesse local que vivia causando encrenca quando ele era pequeno.

Ao contrário da maioria das lembranças não muito felizes do nosso querido protagonista, a família Aoi, que parece ter sido uma das primeiras a acolhê-lo, eram boas pessoas.

Certeza de que eram mesmo a gente talvez só tenha no próximo episódio.
Sabe qual a piada aqui? Falei do meme do "não sou cachorro não" no post de Mahoutsukai que vai ao ar na semana que vem, segunda-feira.
Acontece que Natsume chegou numa família em que a filha única do casal era a parte mais difícil de lidar.

E se tem uma coisa que criança consegue ser quando quer, é cruel. Parece que o sadismo nasce na infância como autoafirmação e um modo de manter a autoestima frágil.

O interessante é que esse "erro" seja corrigido até a adolescência ou podemos ter que lidar com gente cada vez mais insuportável passando da juventude para a vida adulta.

Mimada e egoísta, essas são as definições perfeitas para Miyoko Aoi, uma menina que provavelmente soube pelos pais que adotariam Natsume, órfão de um dos familiares deles.

É bem verdade que criança pode ser bem difícil quando o assunto é dividir a atenção dos pais, só que Miyoko não era nenhum pouco razoável, agindo como se o recém-chegado extremamente confuso fosse tomar o seu lugar.

Compreensível esse comportamento dela, já que não é de agora que os pais não sabem lidar muito bem com mais de um filho. Enquanto é único, ele tem atenção absoluta.

Quantas reportagens você já não leu ou assistiu sobre casais que precisavam lidar com as manhas de uma criança mais velha que em pouco tempo receberia a visita definitiva do irmãozinho ou irmãzinha?

Aproveitando que essa moça é o assunto da vez, Miyoko Aoi é dublada por Megumi Han, velha conhecida do blog, já que no post de Shoukoku no Altair (15) ela apareceu para dar o ar de sua graça.

Ela é mais conhecida aqui no blog por emprestar sua voz para: Gon Freecss de HunterXHunter 2011 (Yoshihiro Togashi), Atsuko Kagari de Little Witch Academia, Rinko Yamato de Ore Monogatari, Aya Tachibana de Yowamushi Pedal.

Lembra quando Natsume deixou Madara Costner avisado?
Pois bem, o raio do youkai que ele teve o desprazer de conviver quando era mais novo agora está gigante e QUER DEVORAR AS PESSOAS DA CASA!
Acho que essa menina deveria procurar um terapeuta ou um psicólogo para se livrar desse trauma.
Por isso ele pede insistentemente para que o garoto desenhe uma boca, assim a criatura vai poder saciar sua fome.

Natsume consegue a chave para a sua casa, porém, os eventos envolvendo esse antigamente inofensivo comedor de insetos começam a perturbá-lo de tal jeito que é necessária a intervenção do gato-bola.

Para evitar que a família Aoi tenha problemas futuros, ele provoca o youkai e o atrai para longe do local.

Isso depois de precisar lidar com mais uma onda de egoísmo e imaturidade de uma filha que com certeza recebe muito carinho e cuidado, mas que tem autoestima baixa.

O tapa com luva de pelica, na minha visão, vem quando o neto de Reiko diz que não pretende "roubar a família" dela.

Só que o garoto não é cruel como eu e falou aquilo apenas para que a moça se desvencilhasse desse sentimento ruim, pois muito provavelmente foram essas emoções obscuras que alimentaram o youkai que perturba Natsume.

Nyanko-sensei chega a espantar a criatura e a dupla segue na jornada de encontrar a casa do rapaz.

CONTUDO, QUEM NÃO VIVE DE PLOT TWIST NÃO SABE O QUE É PERDER PARTE DO KOKORO A CADA ZOEIRA DOS EDITORES DO ANIME.

Quando assisti este episódio pela primeira vez, lembro que xinguei todos os nomes e sobrenomes mais feios que eu conhecia. O bom é que como a gênia estava maratonando um anime que já tinha terminado, só precisei carregar o próximo episódio.
A pureza do adolescente mais bonzinho e fofo que você deveria respeitar E PROTEGER!
Acompanhar anime semanalmente é o tipo de masoquismo que eu gosto de evitar quando posso. PRINCIPALMENTE PARA FUGIR DE SPOILERS.

E agora? Natsume possuído pelo youkai que acha muito que vai fazer banquete com o coração e alma do nosso adorável protagonista!

VAI VENDO!
Se eu não soubesse o fim disso, com certeza estaria armada com uma avaiana de pau, pronta para exorcizar essa criatura na base da porrada.

OU SAI POR BEM OU SAI POR MELHOR AINDA! 

Bom, agora chega.
Nos vemos na semana que vem com o encerramento da quarta temporada de Natsume Yuujinchou.

Esses episódios foram assistidos na Crunchyroll.

Nos vemos no último episódio de Natsume Yuujinchou Shi!

Por Kimono Vermelho aquela que mesmo doente está conseguindo escrever os posts e programá-los! - 08/12/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/