quinta-feira, 27 de abril de 2017

SEASON FINALE: Sanzoku no Musume Ronja #25 e #26

Mais um anime da série "Relembrar é viver" se despedindo do blog. É um momento muito triste pela despedida e por saber que precisarei ressuscitar outro anime já sepultado pelo tempo.

No episódio anterior... Ronja e Birk finalmente voltam para casa depois do próprio Mattis aparecer e pedir perdão pelo vacilo. Com isso o garoto também ganhou passe livre para a Fortaleza de Mattis, fazendo com que os líderes dos bandos de ladrões também pensassem em união.

Este anime faz parte da série "Relembrar é viver". Mais informações no Edital Kimonístico [REV].

Foi bom ter trazido Ronja para o "Relembrar é viver", Kimono?


Sanzoku no Musume Ronja
25º episódio
De uma lado a patotinha que acompanhou o nascimento de Ronja e torce pelo pai dela.
Do outro lado está a patotinha que acompanhou o nascimento de Birk e torce pelo pai dele.
Opinião: Como virei a blogueira QUE COBRE TRETAS NOS ANIMES, igual a Grande Treta Youkai em Nurarihyon no Mago, estou aqui para narrar o Duelo das Feras Selvagens, que poderia ser chamado de "O Duelo das Duas Grandes Bestas".

De um lado o pai mais ou menos sensato de Birk, Borka. Do outro o pai totalmente sem noção da pequena Ronja, Mattis. Do fim dessa disputa deve sair o líder do novo bando de ladrões, resultado da união de Mattis e Borka.

Será que vai ter mesmo algum vitorioso nessa patetice?

Eu jurava, com essa minha memória carcomida por verminhos de cenoura, que terminava empatada essa disputa.

De qualquer forma...
A PRIMEIRA PARTE DO EPISÓDIO FOI INTEIRAMENTE DE PESSOAS SE BATENDO. Sim, deu vontade de resmungar a lá Lovis, no entanto, generalizar os homens ou qualquer outra coisa não faz muito meu tipo.

BRUCUTUS. O que esperar deles, não é mesmo?

O melhor é que essa treta ALÉM DE NÃO SE RESUMIR a apenas porrada, ainda inclui OS LADRÕES DOS BANDOS!
MIGO, NÃO OLHA PARA TRÁS AGORA, MAS TEM UM MATTIS MUITO FURIOSO!
Sim, sobrou soco, chute e avaiana de pau para quem estivesse disposto a se moer por ali.

Não bastassem os dois líderes em trajes ADORÁVEIS com cuecas num patchwork de uma só cor, eles ainda usaram as camisolas de dormir para fazer essa pataquada.

Nem preciso dizer o estado que ficaram as roupas, né?
É impressionante ver que ainda sobrou pano para cobri-los num final de outono E ELES NÃO MORRERAM DE PNEUMONIA OU SEQUER FICARAM COM UM RESFRIADO.

Aliás, a sorte deles é que não estavam no inverno.

Enquanto toda a treta rolava, tinha gente passando pela estrada de boa... Digo, mais ou menos de boa, né? O cagaço ainda se fazia presente.

Mas o melhor mesmo foi aquele gordinho que anda com um ursinho de pelúcia não se aguentando e fugindo do posto para ver como as coisas estavam indo no Duelo das Bestas Quadradas.

Depois de muitos hematomas, arranhões e dores por todo o corpo, e de uma luta muito bem disputada, Mattis é quem sobra de pé. E antes que alguém diga "Ainn, mas era só o Borka não ter dado aquela chance ao Mattis quando ele caiu da pedra e ficou deitado".

Bom, só lembrar que o Mattis fez o mesmo pelo Borka anteriormente, então ele precisava ficar quite. Feito isso, a vitória foi justa.

E parece que o tempo que ficou sem a filha trouxe alguma sabedoria ao homem, a saudade tenha sido uma ótima conselheira, afinal, ele permitiu que o pai de Birk mantivesse seu bando e sua autoridade.
As esposas dos líderes xaropes do bando de ladrões, curtindo um jantar mais tranquilo.
Depois dessa treta que terminou melhor do que todos imaginavam, a galera foi festejar na Fortaleza de Mattis. A resolução não poderia ser melhor para Birk e Ronja.

Aliás, o ruivinho surpreendeu todo mundo e deixou o pai ainda mais deprimido, pois disse que não pretendia assumir a liderança do bando quando o pai morresse.

Enquanto isso Undis e Lovis aproveitaram a calmaria da dispensa.

E Skalle-Per dá sinais de que não terá mais tanto tempo, por isso resolveu contar à pequena Ronja o tal segredo "para que ela não ficasse desamparada caso o pai fosse pego pelo xerife e enforcado".


Sanzoku no Musume Ronja
26º episódio
O que a duplinha conta ao patriarca da fortaleza é exatamente o prenúncio do inverno.
Opinião: A saúde de Skalle-Per vai ficando cada vez mais debilitada, tanto que ele é trazido nos braços por Mattis e colocado na cama em que este normalmente dorme com a esposa.

O líder dos ladrões divide a cama com o homem que o viu nascer, enquanto Lovis e Ronja dormem juntas.

Não fica muito claro, pelo menos no anime, se Skalle-Per é o avô de Mattis, uma vez que no flashback dá para ver os pais do homem. Por todo o apego e estado que ficou Mattis, eu assumo que sim.

Todos tentam encarar a chegada da morte com mais leveza, contando de seus feitos e alegrando um pouco os últimos dias do velhinho, que acaba morrendo no final do outono e começo do inverno.

Vemos aí o ciclo da vida, que começou com o nascimento de Ronja numa noite tempestuosa e terminou com a morte do patriarca da Fortaleza de Mattis também à noite, porém, com um clima mais tranquilo.

Por mais que o pai de Ronja seja aquela pessoa truculenta que sabe agir mais com a força do que com a cabeça, como provou quebrando as portas da fortaleza, ele é bastante emotivo.

E carente. Adoravelmente carente.
Exigindo abraços da esposa e da filha.
É algo óbvio e que até Mattis deveria saber, mas parece que só seu corpo cresceu.
Confesso que ri um pouco da ingenuidade e de como ele reagiu à resposta da esposa.
Antes disso acontecer, Mattis chegou a perguntar para Lovis o que é que Skalle-Per tinha. A sequência mesmo um tanto engraçada é comovente. O choro do líder dos ladrões é puro, como o de uma criança.

Saber que uma pessoa tão querida está velha e que pode morrer exatamente por conta da idade avançada, isso soa como uma bomba-relógio que não possui contador. Apenas uma tragédia anunciada.

Um cortejo levou o corpo e o enterrou na floresta.

Com isso o inverno chegou e passou num piscar de olhos, para dar espaço a uma nova estação, a primavera.

É aí que chega o momento da dupla Birk e Ronja pedir aos pais para morarem na Caverna do Urso, como foi o combinando quando os dois retornaram para casa.

É impossível não se divertir com o desgosto de Mattis ao ver todo esse aconchego de Birk com Ronja. É a intuição de pai sabendo que quando os dois crescessem a possibilidade de virarem um casal é enorme.

Sobre o segredo de Skalle-Per, provando mais uma vez que a minha memória é um lixo, era sobre uma caverna com pepitas de prata, e não como ganharem a vida com um trabalho comum.

Aliás, várias cenas neste anime pareceram diferentes quando eu as reassisti para as análises. Tinham coisas que eu lembrava, outras que não fazia ideia de como tinham sido e umas poucas que a recordação estava errada.

O homem só descobriu essa caverna por conta de um Anão Cinzento que ele acabou salvando de uma Harpia. Que golpe de sorte, hein? 
Todos se reuniram para dar um último adeus ao conselheiro mais atento da Fortaleza de Mattis.
Resumindo o anime, só não posso dizer se a adaptação do livro foi fiel, de resto, a arte da paisagem é muito bonita, a computação gráfica é bem feita e não me incomodou tanto, e olha que eu sou um saco para essas coisas 3D e afins.

Tudo casou muito bem. Trilha sonora, animação, a paisagem em sua maioria 2D e... Eu adoro a arte do Studio Ghibli, então sou suspeita para comentar.

Gostei de como a história foi contada, explorando o ciclo das estações e desenvolvendo os personagens principais. Todo mundo foi mudando com o tempo, o que é ótimo. A evolução é muito boa.

Ainda assim, senti o ritmo um pouco truncado.
Mesmo na época que assisti sem analisar no blog, fielmente toda semana, também tive a mesma impressão.

E para mostrar a união entre Borka e Mattis, uma ponte foi construída na Fenda do Inferno, ligando as duas partes do castelo novamente.

Bom, Sanzoku no Musume Ronja vai nos deixando nesta semana, MAS NA PRÓXIMA novidades chegarão! Então não se sintam muito órfãos.

Nota: Uma boa vida
Pretende reassistir algum dia?:
Talvez
Recomenda a série?: Sim
Categoria: Adaptação de livro, Studio Ghibli, 3D, CGI, paisagens bonitas, medieval, ladrões, crianças, fortaleza, castelo, tretas, altos roubos, slice of life, dor e sofrimento, aqui tem fofura
Premiações:
Melhor Anime do "Relembrar é viver" 2017 - 2º lugar, Melhor Pirralho Abusado - Birk, Melhor "É a cara do pai" - Ronja, Melhor Personagem - Lovis
Pontos fortes:
Ronja, Birk, história, arte
Pontos fracos: Ritmo truncado, Mattis sequestrando e batendo no Birk, Ronja chorando, Ronja versus Mattis, fuga de casa, tristeza e sofrimento, Harpias

Assim se encerra a participação do interessante e intrigante Sanzoku no Musume Ronja no Kimono Amarelo.
 

Por Kimono Vermelho aquela adorou rever este anime e finalmente analisá-lo no blog - 27/04/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/