quarta-feira, 12 de abril de 2017

Sanzoku no Musume Ronja #21 e #22

Vamos fingir que não passou QUASE UM MÊS desde que eu trouxe as últimas análises deste anime aqui no blog. Minha rotina está toda atrapalhada por circunstâncias fora da minha alçada.

No episódio anterior... nossa duplinha passou ALTOS PERRENGUES para conseguir dominar seus cavalos selvagens. Tanto que Ronja precisou ser socorrida por seu irmão ou estaria até agora em cima do cavalo mais Malandro de todos. Que piada ruim, Kimono. 

Este anime faz parte da série "Relembrar é viver". Mais informações no Edital Kimonístico [REV].

Não tem outro discurso além desse "disco riscado", Harpia?


Sanzoku no Musume Ronja
21º episódio
As coisas simples que não damos valor quando temos e que nos são tão queridas quando perdemos. PÃO COM MANTEIGA, MINHA GENTE, NÃO DESPREZEM ESSA DELÍCIA!
Quando o ciúmes é tão escroto que você vira uma criança de cinco anos rabugenta.
Opinião: É sempre um sofrimento escrever os posts de Ronja, pois sei que vou precisar botar os meus neurônios para trabalharem e eles simplesmente não funcionam há muitas mensagens subliminares e dolorosas.

É verdade que a estação mais quente do ano continua a toda na Floresta Mattis, só que a nossa duplinha não vai ter trégua neste que parece ser seu último verão juntos.

Sim, eu fui no MAL. Minha memória para nomes muito escalafobéticos, digo, "estrangeiros e difíceis" é menor que cu de piolho. Fica a dica.

Lil-Klippen trouxe notícias da fortaleza e pão.
PÃO E SAL, na verdade. Mas sabemos que pão é mais importante.

Os dois episódios analisados neste post são difíceis.
A situação da "fuga" começa a se tornar insustentável, ainda mais quando todos percebem que o tempo está passando e o inverno não demora a chegar.

O problema é que com a visita do ladrão de Mattis as coisas começam a ficar estranhas entre Birk e Ronja. Dá a impressão de que ele "largou tudo" para poder viver com a irmã e ela não fez o mesmo.

O apego de Ronja com as lembranças e pessoas queridas já foi mostrado nos episódios anteriores, e já "ameaçavam" o menino. Com o emissário enviado por Lovis, Birk sentiu a força desses sentimentos e foi percebendo que aquela vida que levavam não duraria por muito tempo.

Eu comparo com a insegurança de um casal recém-casado e inexperiente. Um marido desapegado da família e uma esposa bastante afetuosa com a sua. É o ciúmes bobo e incompreensível.

No próximo episódio Birk comenta que apenas quando estavam praticamente morrendo na queda da cachoeira que ele se sentiu como o único que poderia estar ali pela Ronja.

Ainda que o filho de Borka tenha uma mentalidade mais madura para certos assuntos e até uma inteligência mais afiada que a irmã, ele não consegue lidar com algo que às vezes nem os adultos têm capacidade.
Tudo lindo, maravilhoso, ficar andando em tronco de árvore pelo rio que deságua numa cachoeira medonha.
É o famoso ciúmes do melhor amigo. Já que ele é seu melhor amigo e você não tem outros, o coitado não pode se cercar de outras pessoas que a sua mente já começa a boiar no plano das conspirações e desconfianças.

É também um sentimento de possessividade.

Aí a Kimono olha os parágrafos anteriores e se pergunta onde foi parar a Kimono de raiz, a Kimono moleca, a Kimono que o Instituto Butantã precisa colher o veneno três vezes por dia para garantir o soro antiofídico.

Não achei uma maneira mais eficiente de comentar este anime, sinto muito pela incapacidade.

Ficamos sabendo que Pelje (ESPERO QUE TENHA SIDO ESSE - NÃO ANOTEI O NOME - NO MAL NÃO TEM IMAGEM) foi preso e ainda teve que dividir cela e provavelmente o pão bolorento com mais dois ladrões do bando de Borka.

Aquele momento que os inimigos deveriam se unir por uma causa maior, né?

Os roubos também não estão acontecendo por conta do "policiamento na área". Ah se isso acontecesse no Brasil inteiro com mais afinco...

E a bruxa anda tão solta pela floresta que na segunda vez que a nossa duplinha fofa foi brincar no rio, as harpias apareceram num SENHOR BANDO. Nunca vi tanta bicha má reunida.

Ah, espera, tem lá no *censurado para não ser processada*.

A partir daí a gente já sente que a tag "dor e sofrimento" vai rolar neste post e não irá se despedir tão cedo.


Sanzoku no Musume Ronja
22º episódio
Essa cena. Até hoje eu fico aterrorizada ao lembrar que isso parecia (e ainda parece) uma despedida.
Opinião: Com certeza Birk e Ronja nunca passaram tanto sufoco na vida!
Enquanto estavam brincando no rio foram surpreendidos por um bando de Harpias, essa moças-pássaro que só sabem perguntar onde estão as crianças lindas de cabelos escuros e ruivos.

Sério, pior que "disco riscado", como se falava no meu tempo.
Hoje está mais para arquivo corrompido mesmo.

Seus voos rasantes agoniavam os personagens e o espectador.

No desespero Ronja quase afogou procurando pelo irmão e também sem conseguir manter a calma para manter mais oxigênio no pulmão e consequentemente ficar mais tempo debaixo d'água.

Birk conseguiu despistar as Harpias com um pedaço grande de um galho com folhas, se escondendo debaixo dele com Ronja.

A coisa piora quando a dupla começa a se aproximar da cachoeira.

Imaginem como foi acompanhar esse anime semanalmente. Só a prévia do próximo episódio conseguiu acalmar meu coração.

No anterior os dois chegam a fazer um tipo de despedida silenciosa, que a narradora até explicou sobre a sintonia dos dois, de que palavras não precisavam ser ditas para que um entendesse o outro.

Salvaram-se por muito pouco e mais uma vez Birk tirou a irmã do caminho da morte. Ensopados e cansados, quando voltaram à Caverna do Urso lá estava Lovis.

Depois de quase perder a vida, o colo da mãe nunca soou tão convidativo a Ronja. Ela chorou o desespero que passou mais cedo e a saudade que sentia de Lovis.

Eu gosto muito da cena em que a mãe pede para que ela volte para casa e a filha de Mattis faz aquele questionamento, sobre quem realmente deveria fazer aquele pedido.

Num momento de raiva, o líder dos ladrões disse que não tinha filha.
O primeiro choque aconteceu na época que ele sequestrou Birk e que eu já comentei no post correspondente.

E em estado de choque, por ver a pessoa que mais amava, se jogar na "boca dos leões" para salvar alguém que ele considerava menos do que um ser humano, foi a gota d'água para dar tela azul na cabeça do ladrão.
Ahhhhh, Birk! Tão novo para falar essas coisas dolorosas. QUAL A NECESSIDADE DESSE SOFRIMENTO NUM ANIME QUE TEM DUAS CRIANÇAS SUPER FOFAS?
Gosto da Lovis.
Por mais que a personagem pudesse ter mais algumas atuações, o comportamento dela, para a época, estava muito a frente de seu tempo. Era decidida, não tinha medo do marido e dava as ordens sem ser questionada.

Além disso é uma pessoa de bom-senso e sabedoria.

Quando colocada no lugar da filha, respondeu com a mesma firmeza de Ronja, de que o certo era Mattis pedir para que ela voltasse, afinal, foi o único a RENEGÁ-LA.

E como este episódio foi pesado.
Depois que acordou no outro dia e a mãe já tinha ido embora, a menina foi conversar com o irmão, que assumiu a vergonha pelo comportamento com os visitantes da Fortaleza de Mattis.

Muito bacana ver que ainda sobrava nele esse discernimento.

O pior foi o que veio depois.
A conversa sobre a chegada do inverno foi difícil de escutar.

Basicamente Birk estava se entregando à morte.
Ele via que sozinho não conseguia suprir todos os sentimentos de Ronja, preferindo vê-la feliz com a família, e não morrendo junto com ele no inverno.

Ao mesmo tempo que soou altruísta e quase bonito, foi uma das cenas mais horríveis que eu poderia ver, ainda mais com DUAS CRIANÇAS de onze a doze anos.

Como dito na análise do episódio anterior, Birk cortou laços com a família que queria proibi-lo de se encontrar com a querida irmã. Confesso que suspeito, e gostaria de incluir aí como opinião, que faltou diálogo para compreender toda a situação por parte de Borka.

Ok, AMBAS AS FAMÍLIAS DEVERIAM DIALOGAR MAIS E TRETAR MENOS, no entanto, a única que foi buscar uma conversa depois da fuga era a de Ronja.
Tem o fator "AH, MAS O PESSOAL DO MATTIS CONHECE A CAVERNA DO URSO E TALZ". Se entrarmos nesse campo de suposições, leitor, a gente não sai nunca mais.

De qualquer forma, a aceitação de viver o verão sem pensar no que vem depois e se angustiar antecipadamente foi a escolha de andar sobre o fio de uma navalha.

Um dia o problema chegará e você não terá mais como fugir dele.

Ainda assim um diálogo pesado que mostrou boa profundidade à história.

Aliás, Sanzoku no Musume Ronja tem um plot bem feito, um ritmo bom e discussões interessantes. Mesmo sem grandes personagens icônicos ou uma profundidade maior, a história é bem desenvolvida.

Nos vemos no próximo episódio de Sanzoku no Musume Ronja!

Por Kimono Vermelho aquela que não entende como as pessoas gostam de colocar tanta "dor e sofrimento" nas coisas! EXISTEM OUTROS TEMPEROS QUE FAZEM MENOS MAL À SAÚDE, SABE? - 12/04/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/