terça-feira, 17 de maio de 2016

Bungou Stray Dogs #02 e #03

Em pensar que este anime já está na metade e que eu ainda tento absorver as informações e pensar se realmente vale à pena fazer análise da pequena listinha que sobreviveu à minha terrível peneira.

No episódio anterior... foi a estreia. Conhecemos um suicida que não consegue morrer, um órfão que foi expulso do orfanato por ser "mais uma boca para comer" e um cara obcecado por sua agenda. A coisa muda de figura quando descobrimos que os três possuem poderes especiais e que um deles está prestes a mudar de vida.

Como é ter tanta aventura de uma só vez na vida, Atsushi?

Bungou Stray Dogs
2º episódio
Pois é, Atsushinho querido, seu anime será analisado no KIMONO AMARELO. Chore.
Opinião: Um lindo dia para ser Atsushi Nakajima de Bungou Stray Dogs. 

É impressionante como esse anime mesmo se vendendo como algo superior, não soa tão arrogante quanto tantas outras obras que já passaram pelas temporadas que acompanhei.

O timing da comédia é bom, as expressões faciais (a mudança na arte em cenas cômicas) e os dubladores são o tom para que a história siga fluída e interessante.

Não dá para considerar o Melhor Anime do Ano, mas destaque pelo conjunto da obra eu acho que merece. 

Como eu não sou especialista em animação, roteiro e direção, vou falar do que entendo e que mais tem aumentado o meu interesse em BSD: os dubladores.
Alguns nomes são bem conhecidos por mim nesses poucos anos de blogagem animística, entre eles estão: Yoshimasa Hosoya e Mamoru Miyano.

Do Hosoya eu já vi um número considerável de animes e este é um dos que mais me impressionaram na interpretação.
Que dublador tem que ter curso de ator, isso eu já sei, mas os japoneses parecem ser muito mais dedicados ao ofício (pelo menos nas animações).

E eu não sabia dessa versatilidade do Hosoya.
Ele que é quase um Asahi Azumane de Haikyuu!! na vida real, me impressionou com a interpretação do mocinho da agenda.

AH TÁ QUE A ESSA ALTURA DO CAMPEONATO VOCÊS VÃO ACREDITAR NA MINHA MEMÓRIA PARA DECORAR NOMES. GENTE, ISSO NÃO EXISTE!

Ok. Fui puxar uma colinha no MAL, porque vou falar sobre os donos originais dos nomes dos personagens neste post.

Antes disso, claro, vamos comentar o episódio antes que vocês taquem bombas de creme de café no lugar das deliciosas bombas de chocolate.

Pois é, não gosto de café. Já podemos dividir o Brasil por conta dessa informação inútil que não vai mudar nada a sua vida, mas que pode nos transformar em inimigos, caso você seja muito viciado em café.
Sacanagem é você não ter nem uma tesoura ou alguém para cortar o seu cabelo de forma decente.

O nosso "homem-tigre" desperta debaixo de um teto, caminha confortável, celular, roupa nova e essas coisas impressionantes que todo mundo precisa ter para começar uma vida decente, já que sem casa e roupas a coisa fica MUITO MAIS DIFÍCIL.

Atsushi é acordado por... Tenho uma vontade de chamar o tal Dazai de "Mamoru Miyano" que é quase incontrolável.

Enfim...
Atsushi é acordado de verdade por Dazai Miyano (essa ficou ótema) que precisava de ajuda: inventou de se matar do jeito mais idiota possível.

O que tem na cabeça de uma pessoa para entrar num tambor de óleo com a bunda, pois foi isso que aconteceu, e esperar que conseguiria morrer? Conseguiu foi uma bela dor nas costas, isso sim.

Em compensação ele veio com uma história de que poderia ajudar o nosso órfão ferrado a pelo menos arranjar um emprego, já que o próprio se julgava a pior bolacha do pacote de biscoito para ser da tal agência dos frufrus.

Nesse meio tempo andando na rua, chega o maníaco da agenda e fala que tem um doido querendo explodir a agência e que fez uma refém.

Tudo não passava de um teste para verem se Atsushi seria mesmo alguém interessante para integrar a agência. E o coitado se sujeitou até mesmo a cobrir a bomba com seu próprio corpo, depois de lembrar de uma dica dada pelo suicida fracassado.

O revoltado era um assistente-geral e a refém era sua irmã mais nova, que CURTE UM INCESTO. O fanservice gera alguma estranheza para alguém que não gosta muito do tipo, mas dá para perceber que o anime usa como recurso cômico, e não como "VAMOS ATRAIR OS PUNHE- O PÚBLICO-ALVO".

Vamos falar de dubladores?
Vamos sim!!!

Já adiantei Yoshimasa Hosoya (Doppo Kunikida, o maníaco da agenda) e Mamoru Miyano (Osamu Dazai, o suicida fracassado).

O presidente da agência, Yukichi Fukuzawa, é dublado por ninguém menos que... Rikiya Koyama, que dubla... O TORA DE USHIO TO TORA! ABENÇOA, SEM OR! TEM TIGRE NO ANIME DE TIGRE E TIGRE FORA DO ANIME DE TIGRE.

Eu nem notei...
Se bem que notar o dublador do Tora é meio difícil. Já aconteceu de aparecer em ooooutro anime e eu ficar "quê?" e "como assim?".

Japão contribuindo para o meme das obviedades nos animes. "Se a pessoa for morta, ela morre."
O explodidor de bombas falsas, Junichirou Tanizaki, é dublado por Toshiyuki Toyonaga. Ele também empresta sua voz para: Mikado Ryuugamine de Durararara!! (Brain's Base), Hideyoshi Nagachika de Tokyo Ghoul, entre outros. Não conheço muitos trabalhos dele, então não é lá um cara que lembro a voz e o rosto.

E Ryuunosuke Akutagawa, o "vilão" do próximo episódio, é dublado por Kensho Ono.
Confesso que não vi muitos animes dublados por ele, contudo, lembro bem da voz por causa do Hakuryuu de Magi: The Kingdom of Magic.
Acabou lembrando um pouco o Mamoru Miyano como Gilthunder de Nanatsu no Taizai.

Quando os outros aparecerem a gente cita aqui, ok?

A abertura é "Trash Candy" de GRANRODEO. E o encerramento é "Namae wo Yobu yo" de Luck Life. São bons, mas eu prefiro o encerramento.

O pior nem é isso. O pior é eu mal ver o primeiro episódio e um comentarista já chegar me avisando que vai ter segunda temporada desse anime.

Bem, o MAL confirma.

Bungou Stray Dogs
3º episódio
Bom mesmo, porque este blog tem análises muito bem feitas para certo alguém ficar com "pressentimento ruim". Ouviu, mocinho?

Opinião: Acaba me lembrando Kekkai Sensen por conta desse negócio de "agência". Se bem que Kekkai Sensen não era lá tão lega- ESPERA UM MINUTO.

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
AAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHHHH
HHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH!

ERA EM KEKKAI SENSEN QUE O DUBLADOR DO TORA TAMBÉM ESTAVA!
AH, MAS VAI SE JOGAR DE UM PRÉDIO DE SABE-SE LÁ DEUS QUANTOS ANDARES NA ABERTURA DO ANIME, CARAMBA!

Não posso acreditar...
OLHA AS COINCIDÊNCIAS DO CAPIROTO!!! 

Enfim...
Neste episódio descobrimos que pernas crescem, ou melhor, que Atsushi é um tigre-lagartixa. A perna que o Akuta... Ono arrancou com o poderzinho maquiavélico nasceu de novo.

Gente, esse menino é quase um Eren de SnK.
Só que no lugar de ficar gigante, o mocinho vira um felino branquelo muito irritado.

É, o povo vai ganhar o sobrenome do dublador agora.
Dazai miando Miyano, Doppo Hosoya, Akutablábláblá Ono e por aí vai.
A única exceção é o Ranpo Edogawa que esse é obrigação eu saber o nome.
A pessoa tem cara de vilão, tosse, se veste como vilão, tosse, não é dublado por alguém acostumado a fazer vilão, tosse, ou que eu lembre de algum personagem assim, tosse.
E olha só o que eu descobri no MAL: além de nascer no mesmo dia que a minha pessoa, O PERSONAGEM TEM A PORCARIA DA MINHA IDADE e é dublado pelo meu amado Hiroshi Kamiya "voz de deus pobre e ferrado". 

Gente, qual o nome dessa magia negra?
ONDE POSSO DENUNCIAR ESSA COISA PARA O VATICANO?QUAL O CONTATO DO EXORCISTA MAIS PRÓXIMO AQUI EM SÃO PAULO?

Então, era para falar do que mesmo? Ah sim, do episódio.
Bom, você assistiu, correto? Não preciso recontar com as minhas palavras, correto?

Eu bem que achei que o Dazai era alguma coisa perigosa antes de entrar na agência, contudo, pensei que se tratava de um assassino ou algo da mesma laia. Não foi tão fora da realidade, já que o nosso suicida alegrinho foi da tal Máfia do Vinho do Porto.

Agora saber que o Doppo Hosoya era um dos piores tipos de gente, foi de deixar qualquer um chocado.

O quê?!

Ser professor de matemática é algo normal?
CLARO QUE NÃO, GENTE! ONDE QUE SER PROFESSOR DE MATEMÁTICA É COISA DE GENTE NORMAL? IMPOSSÍVEL! MATEMÁTICA NÃO É COISA PARA PESSOAS NORMAIS!

Hum... Por isso o cara é tão pragmático com a agendinha.
Isso é cara de psicopata que vai matar todo mundo se sentir vontade de tossir ou espirrar.

Tirando toda a situação limite de descobrir que sua cabeça vale sete bilhões de dilmas afastadas... deve ser ienes, né? E também ignorando o fato de que o bandido-mor que foi mostrado em foto ao novato aparecer assim, já deixando a gente com medo de ir fazer xixi de madrugada no banheiro, até que tivemos um episódio bom.

É fácil me agradar.
História que faça sentido, porrada, gente perigosa e poderosa, e humor que me faça dar uma risadinha. Não peço mais nada.

Foi com certeza um episódio decisivo para você escolher entre "droppar mais um (anime da sua enorme lista)" ou "assistir mais um", sabe?

Agora que eu já comentei mais ou menos o episódio, vamos sentar e chorar?

É tão louco aparecer um anime aleatório em que os personagens têm nomes de pessoas que já viveram nesta terra e que nenhum deles têm muito a ver na aparência ou talvez até no modo de ser!

Comecemos por Atsushi Nakajima.
Pelo My Anime List (MAL, para quem não conhecer), ele foi inspirado numa história de Nakajima em que uma pessoa podia se transformar em tigre.
O aniversário do personagem é no mesmo dia do escritor: 5 de Maio
O Nakajima que existiu morreu de pneumonia por complicações de asma.
Good Reads: The Moon Over The Mountain (obra)

Passemos para Osamu Dazai.
Ao que parece os poderes dos personagens são títulos das obras ou de histórias de cada autor.
Dazai escreveu um romance autobiográfico intitulado "Não Humano" (No Longer Human, "Ningen Shikkaku") e, pasmem, ele se suicidou.
O aniversário do personagem é no mesmo dia do escritor: 19 de Junho
Wikipedia: Osamu Dazai

Esse anime está de zoeira forte com a cara de todo mundo que não conhece as histórias por trás dos personagens e de quem foram inspirados.

Vamos para Doppo Kunikida.
Seu poder, Doppo Poetry, é inspirado em Doppo Gin, coletânea de histórias curtas de Kunikida.
O aniversário do personagem não é no mesmo dia do escritor!
Doppo do anime faz aniversário em 30 de Agosto e o escritor em 15 de Julho.
O Kunikida original morreu de tuberculose. 
Wikipedia: Doppo Kunikida
Wikia: Bungou Stray Dogs Wikia
Não sei o Akuta Ono, mas Thiaguinho vive tendo "Ousadia e Alegria". Ok, desculpe a piada ruim.
Seguimos para Ryuunosuke Akutagawa.
Akutagawa original foi considerado o "Pai do Conto Japonês" e se suicidou.
Ele explorava o lado negro do ser humano em suas histórias.
Seu poder Rashoumon é inspirado num conto de drama psicológico que é baseado em outro conto, este do século XII.
O aniversário do personagem é no mesmo dia do escritor: 1º de Março
Wikipedia: Ryuunosuke Akutagawa

Continuamos com Junichirou Tanizaki.
O autor na verdade tinha uma diferença de grafia no nome, era "Jun'ichirou".
O poder "Neve Leve" é inspirado na obra prima do escritor "Neve Fina" (Sasameyuki).
O aniversário do personagem é no mesmo dia do escritor: 24 de Julho
Morreu de ataque cardíaco dias depois de comemorar seu 79º aniversário.
Wikipedia: Jun'ichirou Tanizaki

Prosseguimos para Yukichi Fukuzawa.
O Fukuzawa original foi considerado um dos fundadores do Japão moderno, chamado de Voltaire japonês.
Era um homem muito culto, fez dicionários e criou as sílabas "va" e "vu" no katakana, segundo o Wikipedia.
A poder dele é "All Men Are Equal" e foi baseado em "An Encouragement of Learning" (Gakumon no Susume).
Não se sabe sobre o aniversário do personagem, do escritor era: 10 de Janeiro
Wikipedia: Yukichi Fukuzawa

E encerramos com Ichiyou Higuchi.
A Higuchi original também foi uma escritora, assim como seus colegas acima.
É a primeira escritora mulher japonesa a ter destaque nos tempos modernos. Escreveu por ter vivido apenas até os vinte e quatro anos, usava nas histórias modelos japoneses, e não estrangeiros como era costumeiro, e suas ficções sempre tinham relacionamentos que não davam certo por conta de suas próprias experiências com o amor.
Até o fechamento deste post o poder da personagem não estava escrito no Wikia do anime.
Morreu de tuberculose.
Wikipedia: Ichiyou Higuchi

Sim, todos esses personagens foram inspirados em pessoas reais, todos escritores japoneses de épocas distintas.
E ainda vi no Wikia do anime que tem escritor estrangeiro também, ou seja, estamos assistindo uma coisa muito louca que usa nome de escritores. Curti a ideia.

Bom, cansei.
Agora eu vou dormir, porque é de manhã e eu passei uma dessas madrugadas frias de São Paulo escrevendo.

Nos vemos no próximo episódio de Bungou Stray Dogs!

Por Kimono Vermelho aquela que só toma plot twist quando vai procurar sobre Ranpo Edogawa - 17/05/2016


6 comentários:

  1. Engraçado que eu não peguei essas traduções horrorosas no animê. Sério, não peguei nenhuma redundância escrota à esse ponto. Será que n~]ao foi o fansub que vc viu? No CR as legendas estasvam bem menos idiotas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Petra!
      Parabéns pra você que tem Crunchyroll!!! Yay!
      Tenha uma boa semana! o/

      Excluir
  2. Desde o começo eu queria pesquisar os nomes de todos eles mas por pregui... falta de tempo eu fui adiando, obrigado!

    E bom artigo =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fábio!
      Eu também estava com preguiça, por isso adiei para fazer o post. XD
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  3. eu também sou fácil de agradar,só que no meu caso é só ter personagens que me agradem,fofura e comédia.xD.eu sou uma negação com dubladores homens,só reconheço mulheres mesmo e o yuki kaji.o dazai é meu husbando da temporada,nem percebi que era o miyano que dublava.esse vilão da mafia é um saco,ainda bem que aparece pouco.as piadas do anime me divertem bastante,mas a dos irmãos foi bem sem graça,mesmo eu não tendo nada contra incesto(amor é amor,apoio tudo menos pedofilia,zoofilia e necrofilia)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, angel!

      Bom, já deu para perceber que você é muito mais fácil de agradar. Nenhuma novidade até aí.
      Coitado do Akuta Ono. Pelo menos o dublador dele é uma graça. XD

      Obrigada pelo comentário!

      Excluir

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/