quarta-feira, 25 de junho de 2014

Primeiras Desimpressões de Mangá: Kuroko no Basket

Ei, turminha do fundão!
Olá, pessoal!

"COMEÇOU A COPA DO MUNDO! Mas se você não quer curtir com a Seleção, curta com o Kimono Amarelo que não vai te deixar na mão nesse um mês de futebol por todos os lados!
Mais informações: Uma Copa diferente no Kimono Amarelo!"

É basicamente isso que está rolando aqui no blog.
E no post falando sobre a programação especial, eu comentei que faria um post sobre Kuroko no Basket. Aliás, essa era uma proposta que eu já tinha escrito em algum post de Yowamushi Pedal ou Haikyuu!!.

Segue mais ou menos o mesmo esquema do "Relembrar é viver" e das "Primeiras Desimpressões Triplas".

Considerações especiais:
-Lerei os DEZ primeiros capítulos (primeira vez que vou tão longe nas análises!!!!);
-Não preciso já ter visto o anime ou lido o mangá;
-Leitura feita online pelo Batoto em inglês.


Eu queria ser alta, mas Deos Matoba me fez anã
OLHA SÓ ESSA GALERINHA DA PESADA APRONTANDO ALTAS CONFUSÕES!
Título original: Kuroko no Basuke
Autor: Tadatoshi Fujimaki
Publicado no Japão por: Shueisha [editora]/Weekly Shounen Jump [revista]
Publicado no Brasil por: Panini em 2014
Status: Em andamento

Se dependesse do fandom eu passaria longe de Kuroko, visto que, se encontra mais yaoi do que qualquer outra coisa relacionada aos jogadores de basquete, sendo uma das obras mais fujoshippadas de todos os tempos... Antes de surgir Free! e sua viadagem na piscina. HUEHUEHUE

Dois adendos antes de eu começar a análise dos dez primeiros capítulos são:
-Detesto anime/mangá de gênero de esportes;
-Odeio basquete.

Em um nível de gosto, vôlei está no meu TOP3, enquanto basquete fica atrás da 200º posição. Antes que você se descabele ou xingue os meus antepassados e progenitores leia antes de dar um chilique recalquento. Não é porque eu deixo de gostar de uma coisa que não vou falar de seus prós. FICA A DICA.

A arte nas primeiras páginas é bem feia, mas eu acredito que isso melhore com o tempo, JÁ QUE NEM TODO MUNDO É PERFEITO TIPO AS TIAS DA CLAMP E TALZ... Tá, parei... Mas Card Captor Sakura é lindo.

Aí somos apresentados a Taiga Kagami (vou escrever os nomes para não esquecer), que é esse cara que parece bad boy e eu chuto que deve ser o de cabelo vermelho no anime. SIM, EU SÓ SEI QUE O DE CABELO AZUL CLARO É O KUROKO, PORQUE O TUMBLR FEZ QUESTÃO DE REFORÇAR ISSO DURANTES AS MINHAS ANDANÇAS POR LÁ. E o primeiro nome dele é "Tetsuya". Sério, só para registro mesmo, pois só quem acompanha o blog sabe como sou péssima com nomes.
Isso é um animal fora do adestramento! UAHSUAHSUAHS Olha o que ele fez! Ai, adolescentes...
Olha, vou ser bem sincera, esse começo soa ridículo. O negócio da menina (Riko Aida - técnica do time de basquete masculino) ver números e estipular força, flexibilidade e o caramba a quatro é Dragon Ball demais para mim. Não sabia que gênero de esportes também andava de mãos dadas com a fantasia. Daqui a pouco vão soltar Kame-hame-ha? Espero sinceramente que não lembre Captain Tsubasa (Youichi Takahashi) também, porque seria bem escroto.

Eu não sei quem desenha pior mulher, o Kishimoto de Naruto ou o Fujimaki daqui... E no anime não é diferente, tanto que eu fiquei assustada ao perceber que um dos moleques era na verdade uma garota (Aida).

O primeiro capítulo foi horrível e a culpa NÃO É DO BASQUETE, e sim dos personagens. Meio forçado, sem graça e cansativo com suas 50 e tantas páginas. Poderia ter sido mais fluido.

Fomos apresentados a alguns personagens importantes, coadjuvantes, figurantes e... Não foi lá a coisa mais bacana do mundo, até porque... Bem, eu ia reclamar do estilo shounenzão tosco quando lembrei que esse troço foi publicado na revista que mais tem clichezão de shounen, a JUMP.

Basicamente nós temos o Kagami (que eu vou chamar carinhosamente de "cara estressado" e afins), a treinadora/técnica Aida "Vegeta" e o Kuroko (esse é impossível de esquecer, por incrível que pareça).

Achei exagerado o pessoal não conseguir enxergar o nosso amigo do cabelo azul claro, porque coisa fofa e quieta assim é que a gente fica mais de olho, sabe? huhu MAS TUDO BEM, VOU RELEVAR ESSE ERRO GROTESCO DA HISTÓRIA E FINGIR QUE O MANGAKÁ NÃO É UM IMBECIL, pois ele é, meus amigos, ele é! E tenho certeza que as fãs do Kuroko concordam comigo! Aliás, que menino ninja... Gzus...

Eu preciso fazer jus ao mangá, mas o começo é uma bosta. Ok, vamos chamar de "porcaria" para ninguém ficar muito bravo (apesar de que em comparação com o décimo episódio, "bosta" é muito mais do que cabível, é totalmente aceitável).

A partir do meio para o final do segundo capítulo ele vai melhorando e quando chegamos à apresentação do Ryouta Kise (loiro, modelo, bonitão metido) a história vai para um patamar TOTALMENTE DIFERENTE. E por isso eu preciso gritar aos quatro ventos: ultrapasse os cinco primeiros capítulos e até uma pessoa que detesta basquete vai ficar encantada.
Juro, não acho esse cara tão bonito não. Lembra o Alibaba (Magi) e pãns, mas prefiro os meganes.
Sim. E vocês não sabem como fiquei feliz em pagar língua e me surpreender com Kuroko no Basket! E é também por isso que eu jogo minhas expectativas abaixo da camada de pré-sal, já que normalmente tenho boas surpresas. Com o mangá de basquete não foi diferente!

É bem verdade que Kuroko abusa de alguns clichês de shounen e esporte, o que chega a cansar um pouco se você não decidir rapidamente ignorá-los. E dá para entender o clamor das fujoshis no shipping. Gente, o que é o Kuroko virando para o Kagami e fazendo metáfora de luz e sombra? Até eu fiquei meio confusa e quase shippei os dois ali, mesmo não sendo dessa "turma".

Eu não achei os personagens muito carismáticos nos onze primeiros capítulos (sim, eu li um a mais, não grite) e acho que isso talvez se resolva mais para frente, vai saber...

Não teve muitos detalhes técnicos e pelo visto nada de personagem-orelha para me contar como o basquete pode ser um esporte incrível e irresistível.

As partidas são bem bacanas, temos gente com habilidades quase X-Men, metidinho do megane com cabelo verde, a prova de que os segundanistas do Seirin são bons pra cascalho, megane com dupla personalidade, gente estranha em festa esquisita e... Kuroko. Quando não está invisível é IMPREVISÍVEL. Aquela cara sem reação medonha ao mesmo tempo que é um naniquinho adorável e mordível.

Eu acabei lembrando daquele jogador uruguaio que "apagou" em campo e depois que acordou queria continuar jogando. Kuroko quase na mesma situação no jogo do Seirin versus a escola super importante do Kise que eu não fiz questão de guardar o nome. Desculpa, recalque.
Adoro esses esnobes que usam megane, porque com certeza são os que mais gritam na cam- câmera!
Até o décimo primeiro capítulo somos apresentados a três dos seis membros da "Geração Milagrenta": Kuroko (menino -> '-'), Kise (loiro ikemen [bonitão]) e Shintaro Midorima (o homem do horóscopo, também conhecido como "só não tira o posto de 'husbando do megane' do Tsukishima, porque não divou o bastante").

Acabei dando uma olhada no elenco do anime e... DAISUKE ONO DUBLA O MEGANE DO CABELO VERDE. RYOUHEI KIMURA DUBLA O KISE. E KENSHO ONO DUBLA KUROKO. Os três, respectivamente, também emprestam suas vozes aos personagens de Magi: Sinbad, Judal e Hakuryuu. Sinbad e Judal... NÃO PRECISO QUERER MAIS NADA NESSA VIDA.
Provavelmente vou fuçar o anime só por conta dessas vozes arrebatadoras.
Ah! E o elenco conta não só com esses maravilhosos, como com uma boa galera de peso (que se eu começar a citar agora, o post só vai ser isso, acredite em mim e na minha tara por vozes masculinas).


Citando rapidamente:
-A adição de "cchi" no final do nome das pessoas por Kise me lembra o amável "Tadokorocchi" que o Makishima fala em Yowamushi.
-"Kuroko" além do nome do nosso protagonista, é um papel interessante em teatros. Os caras se vestem de preto para ficarem "invisíveis" e fazerem, por exemplo, um teatro de bonecos. Eles se "misturam" ao cenário. No teatro japonês esse papel é chamado de "kuroko".

Agora um adendo totalmente inútil: pegava o megane do horóscopo, o Kagami e o Kuroko.

Leria o resto?: Com certeza... Mas dropparia se o nível mudasse de Haikyuu!! para Baby Steps: menos diversão, mais detalhe técnico.
Recomendo?: Para quem curte o gênero de esportes e/ou basquete. É muito arriscado recomendar aleatoriamente, visto que eu só toquei nesse mangá por causa deste post, senão eu estava por aí andando e mascando chiclete sem me importar com esse mangá de gigantes... NÃO, EREN! NÃO É O QUE VOCÊ ESTÁ PENSANDO! #piorespiadas
Kagami cabelo vermelho: Kimono Vermelho, Kise cabelo amarelo: Kimono Amarelo, Midorima cabelo verde: meu futuro blog Kimono Verde. #KimonoManipuladora
Conhece algum bom mangá de esportes? Então recomenda aí nos comentários que a sua sugestão pode virar um post de análise! Que tal? hehe

P.S: Eu sei que é "Geração Brasil de Milagres", deixe-me zoar em paz.
P.S.2: As scans estavam zoadas demais, então coloquei a imagem do anime que ilustra bem a cor do cabelo de quem eu cito ae. HUEHUE

Fontes:
Batoto para a leitura dos mangás - Google Imagens para as fotos das respectivas fotos - Google, Wikipedia e MyAnimeList para informações adicionais

Por Kimono Vermelho aquela que adora Daisuke Ono com sua voz sedutora de macho alfa - 25/06/2014

12 comentários:

  1. Kuroko *------------*, bem o começo de Kuroko é ruinzinho mesmo mais ele melhora. Ele não tem muitos detalhes técnicos como Baby Steps não. Nossa eu adoro a arte de Kuroko mais vendo a arte do mangá dos primeiros capítulos pros atuais mudou muita coisa, tipo Bleach. Bem, um aviso Kuroko não é um mangá muito realistico você já deve ter percebido isso, muitos odeiam o mangá por esse motivo mais não tenho nada contra. Não gosto muito do Midorima acho ele sem graça D;. Tetsu *3*. Boa Análise *3* vai continuar analisando os outros capítulos ou foi só esse mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anony!

      Ainda bem que os mangakás vão melhorando seus traços com o passar do tempo, senão...
      Post de "primeiras desimpressões" é garantia de que NÃO FAREI ANÁLISES SEMANAIS (vide títulos semelhantes).
      Análise semanal eu só faço de mangá que sou viciada e que a chance de droppar por cansaço da história ou de escrever post é praticamente nula, como Adventure of Sinbad e Magi.

      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  2. Oia eu de volta. XD preciso comentar nos outros posts mas enfim, vamos aos pouquinhos LOL

    Cheguei a pegar o mangá de Kuroko meio que em simultâneo quando vi o anime pra ver se tinha muita diferença no começo, mas é a mesma coisa. Dizem que muda um pouco no jogo do fim da primeira temporada, mas como só acompanhei o anime até a metade da segunda temporada então não sei dizer até que ponto o anime é fiel ao mangá. O traço do mangaka melhora muito *cheguei a ver os capítulos atuais pra comparar* e acho muito legal ver essa evolução do autor com o passar do tempo, até pq desenho e talz e isso meio que serve de "motivação". XD

    Gostei do comecinho de Kuroko, mas melhora mais quando começam as partidas. E o Kuroko é a coisa mais fofa do mundo <3 Tb gosto do Midorima e sua mania de horóscopo XDDD

    OMG sério que o dublador do Hakuryuu tb é o mesmo do Kuroko? XD sou tão lesada que nunca percebi isso, acho que só por esse detalhe eu vou voltar a ver a segunda temporada haauahauhuhua *se bate*

    Hum, eu recomendaria Prince of Tennis pra dar uma chance e ler. É um mangá meio ao lv de Kuroko: o começo de Prince of Tennis é muito arrastado, e ele melhora mais pra frente. Os personagens tem um monte de golpes com nomes malucos e o mangaka não se prende tanto a detalhes técnicos, ele explica o básico pra vc entender uma partida de tênis e os termos que geralmente são usados no esporte. Cheguei a acompanhar pelo anime, o mangá acho que li só os primeiros 5 ou 6 capítulos. Tava tentando fazer post de comentários semanais de cada capítulo num blog que tenho mas desanimei. XD

    Outro que eu gosto é Hikaru no Go! Vale muito a pena ler o mangá, é um dos meus preferidos. Acho muito legal a forma como a história é conduzida, e eu ri bastante nos primeiros capítulos ahauhua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Adriana!

      Acho que é natural do mangaká começar "mal" e ir pegando aos poucos o ponto dos seus personagens.
      Eu só descobri que o dublador era o mesmo, porque um tumblr que eu fuçava ficou repetindo essa informação várias. Procurei para ver se era verdade e apenas confirmei.
      Vou pegar as suas sugestões (Prince of Tennis e Hikaru no Go), afinal, a Copa do Mundo aqui é diferente! XD

      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  3. eu gosto de kuroko e seus poderes nada reais, mas para mim o jogo atual, que deve ser o fim do mangá (quem sabe?) me cansa

    como sou uma fangirl assumida de muitas coisas, kuroko é tão gay que os cabelos da geração dos milagres quase forma um arco-iris....

    o kise é meu favorito da geração, porque é muuuuito fofo!!!!
    e era obvio que vc ia adorar o midorima, como não pensei antes? XDDD

    apesar de gostar de mangás de esportes ainda não li muitos, mas falo de novo de eyeshield 21, talvez ache tecnico demais as vzs, mas tem vaaaarios momentos engraçados (ao menos eu ria), mas tenho que dar a triste noticia de não lembrar de nenhum megane canalha para vc gostar até agora...

    perai..lembrei de um megame, masssss é... era meio fdp, mas tbm não era...complicado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Inis!

      LOL "kuroko é tão gay que os cabelos da geração dos milagres quase forma um arco-iris" - Mas, gente... Eu achei colorido e pãns, só que nem pensei nisso! XD
      AUHSUAHSUAHSUAHSUAHSUHSAUHS MEGANE BOYS, COMO NÃO ADORÁ-LOS... E ainda é dublado pelo Daisuke Ono, po!
      Vou anotar sua sugestão para um próximo post!

      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  4. é que tbm não apareceram todos ainda (acho)

    mas basicamente: roxo, azul escuro, azul claro, verde, amarelo e vermelho.
    fala se não é um arco-iris?

    aviso q o megame de eyeshield 21, demora um tico pra aparecer e é bom moço (?) do time rival e eu curto o elfo do mal do time do sena (pers. principal)

    ps: qse falei das cores via twitter, mas ia faltar espaço pq falo demais pra um tweet apenas nessas horas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Inis!

      Autores de mangá e suas taras por coisas coloridas. huhu
      LOL "Elfo do mal" - Legolas não curtiu isso. XD

      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  5. Poxa, achei que você ia falar mal à beça de Kuroko. lol
    O início do mangá é bem 'meh' mesmo, só depois que o Midorima aparece que vai ficando mais legal. Aliás, o mangá muitas vezes chegou pertíssimo de ser cancelado, mas o autor conseguiu arrumar, a coisa subiu nos rankings e acabou no final virando anime e um gigantesco sucesso de vendas (se bem que eu acho que hoje em dia tá um pouco forçado demais mesmo pros padrões do mangá, mas vamos relevar). É só uma pena que você não chegou na parte do Aomine, porque ele é um dos meus favoritos e um dos favoritos da galera, ele era pro Kuroko o que hoje o Kagami é, seja como amizade ou parceiro de jogo.
    Ah! E o dublador do Aomine é o mesmo do Jamil e o do Murasakibara, que é outro 'Milagre' que aparece mais pra frente, é o Ka Kobun.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lucy!

      Eu também achei que ia fala mal de Kuroko, se serve de consolo. XD
      Eita esse Aomine... Cabelo azul escuro e pele da cor do pecado. #ui Depois de tanto tempo zanzando em Tumblr de fujoshi, meio que estou reconhecendo os personagens. XD
      PERA, VOCÊ DISSE KA KOBUN? MAS ESSE É PERSONAGEM DE MAGI! A PRINCESA KOUGYOKU ESTÁ SABENDO DISSO? HUEHUEHUEHUE
      Dublador do Jamil? É o Junichi Suwabe. XD Que emprestou a voz também para o Seiji Matoba de Natsume Yuujinchou. XD Esse é um velho conhecido... E que voz... Ai. Ui.

      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  6. Kimono, não é um mangá, mas eu te aconselho fortemente a assistir Ping Pong The Animation. No seu post de primeiras impressões da temporada de abril, você disse que talvez valesse a pena dar uma olhada nele mais pra frente, então ASSISTA!

    Infelizmente a parte técnica (forehands, canteiro, pinos pra fora) é muito chata, mas quase não tem partidas durante o anime e elas são bem caricatas, então não cansa muito.

    Ping Pong não é sobre o esporte, mas sobre amizade e um herói que sempre aparece para salvar o dia... e sobre um robô... e um dragão... e um demônio... e sobre um velho de 70 anos que ama um garoto de 16.

    Pra mim o melhor anime da temporada. Sim, na minha opinião Ping Pong foi muito melhor até que Haikyuu!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, magno!

      Vejo alguns blogueiros falando muito bem do anime de Ping Pong, mas eu achei cult demais para mim, além de ser de um dos esportes menos interessantes, na minha opinião. Ah, e tem mangá dessa animação (só para avisar). Eu chequei para ver se a arte era a mesma e é.

      Obrigada pelo comentário!

      Excluir

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/