sexta-feira, 26 de setembro de 2025

Shiroi Suna no Aquatope #19

Depois de um ano e alguns meses...
OLHA SÓ QUEM ESTÁ DE VOLTA?
AINDA LEMBRA DESSA TURMINHA, LEITOR?
 
Eu, não. hoho~
 
No episódio anterior... O Tingaara promoveu um evento para chamar a atenção e trazer mais público ao aquário. Com isso, descobrimos que quem deu essa ideia, na verdade, não é entusiasta de aquário e trabalha apenas meio período. O evento também mostrou como a facção Gama Gama já está bem estabelecida e de boa com a do Tingaara.

Vamos continuar nos esforçando, Ruka?

Shiroi Suna no Aquatope
19º episódio
Duas imagens, uma na parte de cima e outra na parte de baixo. A de cima: o chefe da Kukuru chamando-a de plâncton (que é o que aparece em legenda), trabalhando no laptop enquanto a Kukuru tenta sair de fininho. A imagem de baixo: de outro ângulo, a Kukuru desfocada percebendo que foi pega no flagra, enquanto ao fundo o chefe diz: "A reunião com os responsáveis pela nova área está prestes a começar" (aparece na legenda).
Isso não é um chefe, é um castigo na vida da Kukuru.
Opinião: Eu prometi que esse anime terminava em 2024.
Bom, estamos em 2025 e eu não vou prometer ABSOLUTAMENTE NADA.
Segue o baile e vamos que vamos.
 
Ah, leitor... Se eu soubesse na época que amaria o Youhei Azakami como amo atualmente, EU TERIA SURTADO MAIS NAS CENAS DO KUUYA.
 
A parte boa de ter entrado ainda mais de cabeça nos animes é que agora sou AINDA MAIS OTAKU DE DUBLAGEM.
 
Inclusive, até analiso algumas. HUEHUEHUE
 
"Kimono, merchan de graça? Assim?" - Sim, leitor. TODO LOCAL É UMA OPORTUNIDADE PARA EU FAZER MERCHAN DAS MINHAS COISAS. Principalmente introdução de post.
 
Agora sigamos para o B.O. do dia no Tingaara.
 
Risos.
TEM UM BOTÃO NO LADO DIREITO ESCRITO "PULAR RECAPITULAÇÃO" E EU ESTOU RINDO, PORQUE... eu preciso de recapitulação. Não lembro nome de ninguém, não faço ideia do que está acontecendo... SÓ LEMBRO DO KUUYA. Editado: Não teve recapitulação nenhuma, me senti ludibriada.
 
Fuuka, Ruka, Chiyu... Estamos começando bem.
 
ADORO ESSE CHEFE PAU NO CU, QUE A PÓBI DA MENINA TAVA SAINDO DE FININHO E ELE "PLÂNCTON, A GENTE TEM REUNIÃO DE NÃO SEI O QUE LÁ. NÃO VAI SAINDO E ACHANDO QUE NÃO TE NOTEI"! HYAHYAHYAHYAHYAHYAHYAHYA! QUE CHEFE DOS INFERNOS!!!
 
Esqueci o nome da prota líder do Gama Gama: Só estou preocupada com a Fuuka!
Chefe mala que nunca lembro o nome: Preocupe-se com o seu próprio trabalho.
 
Simplesmente o caos de fazer UMA UNIDADE DE POST do anime a cada ano, daí não lembro de nomes... SÓ DO KUUYA, PORQUE O KUUYA É DUBLADO PELO YOUHEI AZAKAMI!
Duas imagens, uma na parte de cima e outra na parte de baixo. Na de cima: Fuuka olhando para o lado esquerdo da tela com Kukuru dando as costas para a câmera, elas estão no aquário. Fuuka diz: "Sendo sincera, fico desanimada de pensar em aparecer na TV". Na imagem de baixo: Fuuka olha para baixo e ao fundo vemos alguns peixes de diversos tamanhos e cores no cantinho esquerdo da cena. Fuuka diz: "Vão ficar perguntando o que estou fazendo na TV, se desisti de ser idol...".
Bom, não tem jeito, né? O pessoal quer saber das coisas e surge um estranhamento quando alguém que largou uma carreira pública, de repente, retorna (em breve instante).
Obrigada, Kai, que eu só lembrei porque o nome é curto.
ELE DISSE O NOME DA MENINA, É KUKURU! Eu nunca mais vou lembrar, isso é uma certeza na vida.
 
Também lembro do Higa por conta de nostalgia.
Não faço ideia se já contei que conheço uma família com esse sobrenome. Pois é. E eles são originais de Okinawa, uns verdadeiros amores.
 
KUUYA PRA GALÃ.
ESPERA, EU LI O QUE EU LI?
E QUEM É QUE DUBLA MESMO AQUELA MOÇA MARAVILHOSA QUE NÃO LEMBRO O NOME?
 
Ah, bem que eu reconheci a voz da Mavuika (Genshin Impact - mihoyo)... É a Mikako Komatsu que dubla a... Kaoru Shimabukuro. Santo My Anime List.
 
MEU DEOS.
A Fuuka querendo falar a sós com a Ruka, talvez pra tirar um pouco da pressão que botou daquela vez que ela largou mão de ser idol e talz... E VEIO QUEM? VEIO A FACÇÃO GAMA GAMA DE PRESENTE NO ENCONTRO!
 
E o Kuuya agarrado no vinho de ameixa que a avó da Kukuru faz.
KUUYA, ESQUECI QUE TU GOSTAVA DE ENCHER A CARA.
 
Eu pensei que ia ter a facção Tingaara, já que de repente, né...
Mas a Udon-chan chamou SÓ A FACÇÃO GAMA GAMA. Gosto quando a patifaria é assim.
 
"Vinho de ameixa, te amo" - Kuuya... Ô KUUYA... 
 
Rapaz, é verdade, o Umiyan manja de idols, né? COMPLETAMENTE DESFAVORECIDA CEREBRALMENTE DE MEMÓRIA. Só que algo linkou na minha cabeça e acabei lembrando.
 
MORTA COM O KUUYA DE CHAPÉU ENQUANTO GRAVAM O TAL DO DOCUMENTÁRIO.
 
É estilo um programa sobre pessoas ilustres na NHK que também era um documentário, depois editavam tudo em um episódio de uma hora ou alguma coisa. Era o "Professionals". Inclusive, estou devendo um post do Seiyuu Sekai com um "Professionals" que fizeram do Hiroshi Kamiya.
 
Espera... o nome do filhote é... SHIRATAMA?
Saudades dela... DA SHIRATAMA DE YATAGARASU!
Uma sequência de três prints em uma só imagem vertical. Primeiro print: Fuuka e Ruka sentadas do lado de fora do Aquário Tingaara, mas numa parte coberta. Ruka diz: "Desde aquilo, recebi críticas uma após a outra". Segundo print, mesmo cenário, Fuuka diz: "De vez em quando, a gente está numa época ruim mesmo". Terceiro print: mesmo cenário, Ruuka diz: "Comigo é sempre".
Quando você é o Bennett de Genshin Impact.
Ok, o episódio terminou, foi bonitinho, tenho considerações que preferi deixar para o Telecurso e... GOSTARIA DE NÃO FAZER UM POST POR ANO PARA CADA ANIME, só que é tanta coisa acontecendo e tanta correria com trabalho e vida, que acaba virando essa lambança.
 
De qualquer forma, vamos o Telecurso da Falta de Memória - Lembrar de abrir o MAL toda vez que for analisar anime agora.
 
Se eu contar que tem anime em que trabalho e que às vezes é meio parecido com outro e eu tenho que olhar a lista de termos para ter certeza de algumas coisas, vocês vão dizer que estou com problemas sérios de memória?
 
Bom, segundo o Dr. Drauzio Varella, a falta de exercitar o cérebro, de ter hobbies como trabalhos manuais e o uso indiscriminado de telas, causa um apodrecimento do cérebro, por isso a nossa memória vira essa lambança.
 
E como a vida é um caos terrível, nem sempre é possível fazer tudo certinho para evitar que o cérebro vire essa sopinha gostosa para zumbis. De qualquer forma... uma hora eu consigo. Reza a lenda.
 
Enfim... Apesar de ter problemas para publicar análises de Aquatope, ainda acho que a história traz muitos assuntos interessantes sendo abordados.
 
E, caramba, eu fico sempre muito chocada com a maturidade da Fuuka.
Certamente o autoconhecimento fez com que ela passasse pelo "luto" do fim de seu sonho de uma forma que a enriqueceu.
 
É uma situação delicada abandonar um sonho, algo pelo qual você se dedicou por determinado tempo e que não correspondeu à expectativa. E é preciso ser muito firme e forte para deixá-lo acabar. Como também é necessário perceber se aquilo ainda faz mesmo parte de quem você é atualmente ou se ficou apenas atrelado por uma teimosia ou falta de coragem de cortá-lo.
 
Quando a Fuuka dá o par de sapatos vermelhos de salto alto, ela também está fazendo as pazes com um passado doloroso.
O fato de tê-lo mantido mesmo depois de resolver trabalhar no Tingaara era como um saudosismo de algo que não vai voltar e que, apesar de aceito, ainda nutria uma sobrevida.
 
É exatamente como um luto.
 
A partir do momento em que ela abriu mão do par de sapatos, que representava fisicamente o objetivo do sonho de se tornar idol, ela aceitou que aquilo não fazia mais parte de quem ela é agora e que as lembranças de saudade não seriam dolorosas, e sim, se tornariam boas recordações. Em outras palavras, ela seguiu em frente.
 
Falando sobre a indústria de idol, há alguns animes que podem mostrar o lado menos glamouroso (Perfect Blue, Oshi no Ko), assim como pesquisas um pouco mais aprofundadas na internet, como o Caso Minegishi (via Gyabbo).
 
A fama e o trabalho com música e danças é apenas a pontinha do iceberg, tendo exigências absurdas de contratantes e público. No sentido de Aquatope, há uma forte expectativa na Ruka como idol e a reação de parte do público quanto ao seu trabalho.
 
E o que fica claro do lado das idols é o quanto elas se dedicam ao trabalho.
Foi assim com a Fuuka e está sendo com a Ruka, que tem muitas inseguranças. O que reafirma aquela ideia de que nem sempre o esforço é recompensado.
 
A minha impressão é que falta à Ruka encontrar um ponto de equilíbrio, algo que traga um pouco dela mesma àquela figura que ela representa (a idol Ruka).
Fuuka e Umiyan do lado de fora do restaurante Ohana, onde a Udon-chan trabalha, no período noturno e com roupas casuais. Umiyan diz: "Por mais que ela se esforce, os fãs não veem isso...".
Pois é. O esforço não garante reconhecimento, o que é bem triste.
Ruuka chorando emocionada e sendo gravada. Na tela tem símbolos nas laterais, rodapé e parte superior que aparecem em câmera, como bateria, se está gravando, o tempo de gravação e afins.
Achei essa cena tão linda, porque mostra que, aos trancos e barrancos, a Ruka está fazendo as coisas de coração. Espero que o reconhecimento venha.
Sobre a crítica da agência/produtora de que a moça é expansiva demais, talvez venha da vontade em parecer com um modelo que dá certo. Porém, nem todo mundo consegue soar natural com determinadas reações, ainda mais se você não é assim ou não tem facilidade em imitar a ponto de fazer todo mundo acreditar que aquilo é próprio seu. Tanto é que na hora em que aparecem criaturas marinhas que a assustam, ela não consegue fingir normalidade. E o que dizer da tentativa frustrada de incluir o trocadilho besta do diretor do Tingaara com o nome dela?
 
Apesar de idol não ser bem um produto de autenticidade, sendo algo feito para vender determinados estilos que agradam determinado público, achei interessante a cena da câmera gravando a Ruka se emocionando com o filhote nadando na piscina pela primeira vez. É quase como se desse uma dica de que o que lhe falta é demonstrar mais o que é de verdade, e equilibrar seu eu com o estilo de idol.
 
A "expansão" que tanto reclamam parece ser uma tentativa meio desesperada de mostrar o quanto ela está se esforçando.
 
O episódio foi basicamente sobre tomar iniciativa.
Da Shirataminha em enfrentar o medo da novidade e da Fuuka em romper com o peso do passado de idol.
 
Tivemos, claro, participações hilárias da Kaoru aparecendo na TV, do Higa otaku de peixe e do Kuuya só topando a vergonha alheia POR UM VIDRÃO DE GORÓ DO BÃO.
 
Aquatope é um anime incrível sobre a vida, o amadurecimento e a aceitação.
 
E achei muito fofo que quem deu um empurrãozinho imprescindível na Shirataminha e na Ruka foi a Fuuka. Vemos que a questão de responsabilidade e dedicação sempre foi algo próprio dela. Não digo que a Ruka não seja assim, mas parece que lhe falta maturidade, não sei se pela idade ou se é a nossa querida Fuuka que é naturalmente madura. 
 
Este anime foi assistido na Crunchyroll

Nos vemos no próximo post de Shiroi Suna no Aquatope!

Por Kimono aquela que queria ser rica que nem os Roitman da novela, mas não queria os problemas zoados deles - 26/09/2025

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/