segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

Bungou Stray Dogs Wan! - #10

Começando a semana muito bem COM FOFURA!
Afinal, Bungou Stray Dogs Wan! levou menção honrosa na categoria "Iti Malia" do Kimono de Ouro - 2021!
 
No episódio anterior... a Dra. Yosano perdeu o bisturi e achou que tinha esquecido em algum paciente, o Atsushi conseguiu comprar uma comida cara e ainda teve que aturar o Dazai contando umas mentiras para ver se descolava uns restos e... uma aula de artes acabou terminando em porrada entre Atsushi e Akutagawa.
 
Vai repetir quantas vezes que o Ranpo não é má pessoa, presidente Fukuzawa?

Bungou Stray Dogs Wan!
10º episódio
Apesar da temática... FELIZ ANO NOVO, LEITOR! Esqueci de falar isso nos outros posts, então... VAMOS FAZER DE CONTA QUE NÃO VAI FICAR ESTRANHO, OK?
Opinião: Muito bem, leitor... Voltamos com aquela dose de serotonina semanal chamada "Bungou Stray Dogs Wan!". E junto com ela uma cartinha de algum personagem do anime reforçando os cuidados que devemos ter durante a pandemia... que infelizmente AINDA não acabou.

Hoje é dia do amado companheiro de churras: Kenji Miyazawa, aquele que ama vacas e come vacas.

"Oiêê!
Tudo bom, Kimono?
Também gosta de vacas, né? Fiquei sabendo pelo Atsushi.

Mas, bom... A gente não está aqui para falar de carninha, e sim dos cuidados que todos devem manter durante a pandemia da COVID-19.

Ah! Deixa eu me apresentar primeiro, né? hehe~
Eu sou Kenji Miyazawa, trabalho na Agência de Detetive Armados na cidade de Yokohama, aqui no Japão.

Sei que vocês estão cansados da pandemia, do governo e de ler essas mensagens reforçando os cuidados para evitar que você fique doente.

A boa notícia é que medicamentos realmente eficazes estão sendo analisados pelos órgãos de saúde competentes para tratar a COVID. A outra boa notícia é que em 2022 vocês terão eleições e poderão mudar parte do governo. A notícia não tão boa é que os cuidados durante a pandemia devem continuar.

Usar máscara sempre que sair de casa ou entrar em contato com pessoas que não moram na mesma casa que você. Também é bom evitar tirar a máscara fora de casa. A COVID-19 também é transmitida pelo ar, além das gotículas de saliva que as pessoas soltam ao falar, espirrar e tossir!

Lave as mãos com água e sabão com frequência.
Quando não tiver água e sabão você pode usar o álcool 70%, que pode ser em gel ou líquido. Só tome cuidado para não mexer com fogo depois de usar o álcool, ok?

Limpe compras e acessórios de uso diário com: água e sabão, álcool 70% ou produtos à base de cloro. Água e sabão para frutas, álcool 70% para relógios e celulares, e produtos à base de cloro para caixas e recipientes que não possam ser limpos com os outros itens já citados.

Sempre que chegar em casa, tome banho, coloque os calçados usados na rua num lugar com boa ventilação e faça o mesmo com as roupas, se precisar reutilizar. No mais, coloque as roupas para lavar, principalmente se tiver entrado em contato com pessoas doentes ou sem máscara.

Se ainda não tomou a vacina, TOME A VACINA!
Tome a vacina contra a COVID, tome a vacina contra a gripe, tome a vacina contra a Febre Amarela, tome a vacina contra o Tétano... Enfim... Mantenha a sua carteirinha de vacinação atualizada!

No momento vocês estão no meio de uma pandemia de COVID, por isso é importante tomar a vacina contra a COVID. Se é dose única, duas doses ou dose de reforço, vá e tome!

Também está acontecendo um surto de gripe em alguns lugares do Brasil, então se você não tomou a vacina ano passado durante a campanha, procure um posto de saúde mais próximo e se informe. Tome a vacina assim que ela estiver disponível!

E se você está muito insatisfeito ou um pouco insatisfeito com o governo, regularize seu título de eleitos antes da data final! Aproveita esse começo de ano para fazer isso! Se informe sobre os cartórios eleitorais da sua cidade e garanta o seu poder de voto!

Afinal... Se você não gosta do rumo que as coisas estão tomando, então pelo menos deve fazer diferença nas urnas. Se você não votar, votar em branco ou anular seu voto, não vai poder reclamar depois, viu?

E para quem tem que frequentar lugares mal ventilados e com muita gente, procure as máscaras PFF2 ou N95 sem válvulas! Elas além de protegerem melhor, também podem ser reutilizadas, como você pode se informar no site PFFparaTodos.

Lembre-se também das pessoas que estão em situações difíceis, como aquelas que perderam os empregos e as casas durante a pandemia. Conheça os projetos Para Quem Doar e Panela Cheia Salva. Se puder ajudar de alguma forma, ajude.

E se preferir se envolver na causa ou conhecer algo mais próximo de você, procure por locais que recolham doações perto da sua casa, como paróquias, igrejas, tempos e instituições.

E lembre-se de doar só o que estiver em bom estado!
Brinquedos, roupas, livros... Tudo isso deve estar pronto para ser usado! Nada rasgado ou sujo, ok?

Fiquem bem e se cuidem!!!

Abraços,
Kenji Miyazawa"
 
MEU COMPANHEIRO DE CHURRAS!!!
Obrigada pela mensagem!

E como assim "ficou sabendo pelo Atsushi"? FILHO TIGRE, TÁ ME DELATANDO PROS SEUS COLEGUINHAS?

Enfim... Bora para o episódio de hoje!
Acho que as únicas coisas que o Dazai cozinha são a paciência e o cérebro dos colegas.
Acho o título da primeira esquete do episódio muito bom, pois me lembra que 2022 É O ANO DO TIGRE! E por acaso vai ter a 4ª temporada de Bungou, ou seja... ESTÁ TUDO CERTO! CONFIA EM 2022, QUE PELO MENOS OS ANIMES VÃO RENDER!

Dazai falando que vai fazer oden, pois está frio.
Kimono: *sem reação*
Depois o Atsushi descobre que o Dazai não sabe cozinhar.
Kimono: *sem reação*
O Dazai resolve tirar o Kunikida de um trabalho fora da Agência só para ele fazer o raio do oden.
Kimono: *esboça um sorriso*
Ranpo fala que não come mochi, porque não tem gosto de nada.
Kimono: EDOGAWA RANPO! NUNCA CRITIQUEI!

Segundos depois...
Ranpo.
Você está chupando o chikuwa?
Não era para comer, não?

Kimono e os animes, unidos para traumatizar os leitores!
Mentira! Eu só queria fazer um merchanzinho! A culpa é do Ranpo!

Rapaz, eu estava brincando na parte de "traumatizar", só que daí veio a terceira esquete e... praticamente todo mundo nos comentários do episódio na CR deprimido, pois buscou diversão e... tomou na cara.

ERA NECESSÁRIO, SOCIEDADE OTAKU?
Digo... ERA NECESSÁRIO, BUNGOU STRAY DOGS WAN?
A versão desgraçada é a original, NÃO VOCÊ, POXA!

Bom, leitor, depois dessa só nos resta mergulhar no Telecurso Au Au - Edogawa Ranpo, não brinque com a comida!

Neste episódio tivemos três partes/esquetes, todas com o Dazai e o Atsushi.
Participação da Máfia do Porto? Só na segunda.

Na primeira, o Dazai resolveu fazer um oden.
Oden é uma espécie de cozido que vai vários legumes, tofu, konyaku (gelatina à base de batata), ovo cozido e outros ingredientes dependendo da região. É consumido normalmente no inverno.

Quando ele comentou de "comida para dias frios", fiquei pensando no que nós brasileiros costumamos fazer... Aqui em casa às vezes a sugestão é feijoada ou gengiskhan. Ambos por serem bem quentinhos e combinarem com o clima frio.
 
Feijoada num dia de solzão? Alguém aí não passa mal?
(Se bem que feijoada vai bem em qualquer momento, né?)
Finalmente ALGUÉM QUE ME COMPREENDE! Também não gosto de mochi!
Parece a patinha de uma raposa na boca do Ranpo, tipo: "Chega de comer".
Gengiskhan são legumes e verduras refogados na manteiga com tiras de carne, acompanhados de um molho à base de molho de soja (shoyu), gengibre e maçã. É uma delícia para comer com arroz japonês (gohan).

O Dazai falou de loja de conveniência (konbini) para comprar o oden, pois eles costumam vender. Nesse vídeo da Camila Pipoka, a partir dos 04:14 minutos você pode acompanhar a Camila entrando numa loja de conveniência e escolhendo os itens que quer do oden.

Em Osomatsu-san tem um personagem que vende oden e os sêxtuplos costumam comer na barraquinha dele: o Chibita.

Fui procurar o nome no MAL e... no meio do caminho meu cérebro apitou "Chibita". Conferi e... era "Chibita".

MEU CÉREBRO DEVERIA SER ESTUDADO PELA USP!

Muito bem, e como é que o Dazai faz um oden? Manda o Atsushi comprar os ingredientes e o Kunikida cozinhar.

Gente, Kunikida sabe cozinhar. Acho fofo. Mais um motivo para querer casar com ele, né? Se bem que toda vez que eu lembro que ele era professor de matemática, a vontade desaparece.

Melhor do que isso é o presidente Fukuzawa tentando repetir para si e para o Atsushi que o Ranpo não é uma má pessoa.

Eu queria entender qual a piada, afinal, o detetive dos detetives estava brincando com a comida, né?

AHHHHH... É PELO FATO DE ELE ESTAR BRINCANDO COM A COMIDA!!!

Chikuwa é uma massa de peixe naquele formato cilíndrico e... Não contem comigo para fazer piadas indecentes, eu só sei fazer piadas ruins.

Hã? Falar da Naomi? Não, obrigada, não quero o psicopata do irmão dela atrás de mim. Se bem que achei fofo ela querer alimentar o Tanizaki... Pena que de um jeito nada certo.

Ô, miga, desse na boquinha, sem estar coberta por um edredon, né?

E eu queria mais aparições do Fukuzawa! Poxa, tão gostosa a voz do Rikiya Koyama. A gente merecia esse maravilhoso dando o ar de sua graça mais vezes!!!
Meu filho é traumatizado com o pessoal da Máfia: Akutagawa, Higuchi e Koyou.
A pessoa que acredita que é mais fácil o chão do elevador cair do que um cabo romper... Chuuya, quando o Dazai te zoar, não vou conseguir te defender...
Já na segunda parte do episódio, UMA CENA MAGNÍFICA, LEITOR!
Chuuya Nakahara e Atsushi Nakajima presos no elevador.
CHUUYA E ATSUSHI PRESOS NO ELEVADOR!

Nada mais adorável do que um cara que odeia o Dazai e um cara que é odiado pelo Akutagawa, dividindo o mesmo espaço.

Achei fofo o Sushi chamando o Chuuya pelo primeiro nome, pois é assim que vê o Dazai chamando o ex-coleguinha. Melhor que isso É O CHUUYA FICANDO DE PÉ NO TETO, porque ficou impactado com aquela informação sobre elevadores.

Chuuya perfeito fazendo um poema para se explicar.
Aliás, o Chuuya Nakahara original era um poeta.

Nosso adorável executivo da Máfia tem cara de quem plantaria os rabinhos de camarão também, principalmente se o Atsushi contasse a história para ele.
Sim, também acho que cairia no conto do Dazai, mas... Dazai, né? Acho que o Chuuya ia pensar seriamente sobre a possibilidade de ser uma zoeira.

Atsushi tão coração bon que até convidou o Chuuya para assistir o filme do cachorrinho com ele numa próxima vez. Awn~

Essa história de Bungou Wan eu já tinha visto na versão mangá pelo Tumblr alguns anos antes. Adorei ver animado.

E por fim... a última parte e a que rendeu um momento doloroso para todos.

Estava tudo engraçadinho e bonitinho com o pessoal da Agência vestindo um yukata, uma espécie de quimono de tecido mais leve e também mais fácil de colocar, usado principalmente durante o verão, em festivais ou pousadas com banho termal.

Como bem explicado no próprio episódio, a turma resolveu praticar o "nouryou", que é escapar do calor do verão aproveitando o ar fresco da noite.

Dazai cutucando o Kunikida... A vibe era tão de ship que acabei cometendo esse pecado. ohoho

Daí teve o Atsushi trazendo os fogos de artifício... praticamente pelado.
A bronca do Tanizaki foi hilária!
 
"Você por acaso é uma criança para estar todo desmantelado assim?" - Gente, Tanizaki tem que entender que meu bebê ficou no orfanato até os 18 anos! A PESSOA NUNCA PARTICIPOU DE UM FESTIVAL NA VIDA! SÓ COMIA RESTO DE TIGELA DE CHÁ COM ARROZ! VOCÊS QUERIAM O QUÊ?
Gente, os olhinhos brilhantes de criança feliz do Atsushi são fofos demais!
Esses coqueirinhos aparecem bastante em animes nos episódios de verão e festival.
E daí chegou a hora de Bungou Wan nos lembrar que é "BUNGOU STRAY DOGS".

O Atsushi tem no Kunikida e principalmente no Dazai figuras paternas. Eles foram as pessoas que o resgataram quando ele não sabia para onde ir e não tinha conhecimento do seu próprio poder.

Então só o ato de imaginar perder o Dazai é algo horrível para ele, afinal, é como perder um pai. E não é porque o Atsushi tem duas figuras paternas, que na falta de um o outro resolve. Cada "pai" tem um estilo e lugar especial no coração do rapaz.

Por isso aquelas palavras machucaram o Atsushi e até mesmo o ofenderam.
Ele não quer perder o Dazai de verdade. E o dito cujo disse aquela frase seriamente, o que coloca ainda mais peso nos sentimentos do tigrinho.

É a primeira vez também que não vemos o pequeno Atsushi saltitante no encerramento. Ele foi ficando cabisbaixo, triste, até que anoiteceu e ele foi embora.

Todos que assistiram a 1ª temporada da série original sabe do desejo suicida do Dazai e, se fez uma pesquisa rápida, sabe também que o autor que inspirou o personagem morreu dessa forma.

Bom, deixo mais uma vez a mensagem padrão para quando temos essa temática em algum post:

Lembrando sempre, leitor, que se você estiver pensando em suicídio, automutilação ou precisar conversar com alguém sobre sentimentos negativos que não saem da sua cabeça, existe um serviço aqui no Brasil chamado "Centro de Valorização da Vida", o CVV. Pode ser por chat, telefone (188), e-mail, e você tem sigilo total.

Não tenha medo de procurar ajuda e não ache que é algo bobo, você não precisa sofrer sozinhe. Busque ajuda.
 
Pelo que dá para ver da imagem de capa do próximo episódio, teremos o Era das Trevas, época em que o Dazai ainda estava na Máfia e tínhamos Ango Sakaguchi e Sakunosuke Oda. Estou ansiosa!!!
 
Este anime foi assistido na Crunchyroll.
 
P.S.: Não estou sendo patrocinada pelo site PFFParaTodos ou recebi dinheiro para falar deles. Na verdade, fui influenciada pela @hey_mika no Twitter. O mesmo serve para Panela Cheia Salva e Para Quem Doar.

Nos vemos no próximo post de Bungou Stray Dogs Wan!!

Por Kimono Vermelho aquela que ficou chocada com o final do episódio - 10/01/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/