segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Shiroi Suna no Aquatope #04 e #05

Leitor, hoje é dia de relaxar neste blog!
Então pega a sua bebida favorita, se ajeita onde você está e vamos falar do anime bonito que se passa em Okinawa!
 
Nos episódios anteriores... Fuuka pede emprego no aquário e como Kukuru estava desesperada, a menina foi aceita. Só que desespero por desespero, tudo começa a dar errado quando a ex-idol é "atacada" pelos pinguins. Depois de saber por qual motivo Kukuru estava empenhada com o Aquário Gama Gama, a garota se esforça ainda mais. Além disso, quase rola UM PARTO por lá! De bichinhos do aquário? NÃO! Da veterinária que estava de licença maternidade e foi chamada pela diretora por causa de uma pinguim. É MUITA EMOÇÃO, GENTE!
 
Por que você embarca nas ideias erradas da Kukuru, Kai?

Shiroi Suna no Aquatope
4º episódio
As preces da manhã antes de sair para o trabalho. Certíssimas! Kijimuna merece!
Opinião: E quem disse que os personagens de anime RESISTEM AO MEU CHARME, leitor? Sim, eu consegui o contato do LINE de quase todos (adivinha quem não passou, né?), então a partir deste post TEREMOS AS CARTINHAS reforçando os cuidados que você deve manter durante a pandemia da covid-19.

Sim, leitor, ainda estamos no meio da pandemia... que já dura seiscentos mil anos. Pois é, todo mundo de saco cheio, mas o coronavírus não vai desaparecer só por isso.

Hoje a cartinha estreante é da nossa adorável diretora do Gama Gama!
VAI QUE É TUA, KUKURU!

"Olá, Kimono e leitores do Kimono Amarelo!
Como vocês estão? Continuam com todos os cuidados? Olha que a pandemia da Covid-19 ainda não acabou!!!

Então sempre que sair de casa, use máscara. Ela te protege e protege os outros, não só da Covid-19 como de outras doenças respiratórias! E no momento, ninguém quer ir parar no hospital sem um motivo realmente importante, né?

Acostume-se a lavar as mãos com mais frequência.
A Covid-19 também sobrevive um tempo em superfícies, então se você colocar a mão no rosto pode acabar se contaminando.

Se você não trabalha fora de casa e não precisa fazer compras frequentes de mantimentos e remédios, fique em casa. Menos pessoas na rua significa menos vírus circulando e menos chances de se contaminar.

Para limpeza de superfícies, compras e outros itens de uso diário tanto em casa ou na rua, use água e sabão, álcool 70% ou produtos à base de cloro.

Sempre tome banho quando chegar da rua, coloque toda a roupa usada para lavar e deixe calçados do lado de fora, na entrada da casa ou num lugar bem ventilado. Evite usar calçados que foram para rua dentro de casa!!!

Ainda não é hora de encontrar os amigos, tirar a máscara na rua, ficar em ambientes com pouca ventilação ou totalmente fechados e frequentar aglomerações!

Além desses cuidados essenciais, você deve tomar a vacina contra a Covid-19 disponível no posto de saúde mais próximo da sua casa!

Se chegou a sua vez de se vacinar, leve um documento com foto e se informe se precisa de outros documentos, como comprovante de residência.

Todas as fabricantes foram certificadas pelo órgão da vigilância sanitária do seu país, então são seguras e eficazes para diminuir suas chances de desenvolver a forma grave da doença.

A vacina não é um passaporte de 100% imunidade, ou seja, não quer dizer que você não vai pegar a Covid-19, e sim que você vai ter mais chances de não ficar tão mal. Ainda assim, os cuidados básicos são muito necessários! Afinal, uma pessoa vacinada e infectada pela doença, infelizmente transmite.

E os maiores casos de mortes são de pessoas não vacinadas ou com a imunização incompleta!

Se a sua vacina pede duas doses, fique de olho no calendário e tome a segunda dose no tempo indicado. Apenas vacinas de dose única não precisam de uma segunda aplicação (bom, é "dose única", né?).

Atualmente, com tantas variantes circulando pelo mundo e algumas sendo muito mais fáceis de transmitir a doença, recomenda-se que usem as máscaras PFF2 ou N95. Além de serem muito menos incômodas que usar máscaras descartáveis e de pano, tanto a PFF2 quanto a N95 têm camadas que filtram mesmo as menores partículas de vírus.

No site PFFparaTodos você encontra lugares para comprar esse tipo de máscara, quais são as marcas certificadas, como identificar essas máscaras, como reutilizar com segurança, entre outras informações úteis.

E se você estiver com condições melhores, pense com carinho em doação.
Muitas pessoas estão passando necessidades, pois perderam os empregos e até mesmo suas moradias!!! Conheça iniciativas no seu bairro com doação de alimentos, roupas, brinquedos e outros itens essenciais!

Lembre-se que doação não é "jogar lixo fora", então só doe o que estiver em condições de ser usado por outra pessoa!

Você também pode procurar por outras iniciativas no site Para Quem Doar e o projeto Panela Cheia Salva, que arrecada doações para comprar cestas básicas para quem precisa.

Tomem cuidado, mas não deixem de olhar pelo outro com um pouco mais de sensibilidade.

Atenciosamente,
Kukuru Misakino

P.S.: Se algum dia vierem para Okinawa, incluam o Aquário Gama Gama na sua rota de viagem!!! Prometo que vai ser uma ótima experiência!"
 
E quando a gente achava que ela não ia fazer um merchanzinho básico...
KUKURU, NÉ, GENTE? ELA PODE PRATICAMENTE TUDO!
Olha que fofo o Kijimuna tirando aquela naninha na árvore banyan (link em inglês).
Então.
Leitor, se eu te contar um segredo, fica só entre nós?

Eu sou meio perdida nos rolês, né? Daí achei que tinha dado algum problema na minha conta da CR e para testar FUI VER O MAIS NOVO EPISÓDIO de Boku no Hero Academia 5 (era estreia, então só desbloqueia para não assinantes uma semana depois).

Era só para abrir o episódio e ver se estava tudo ok.
Leitor, eu vi o episódio inteiro. Rindo de desespero.

Pelo conteúdo? Não.
Simplesmente por ter assistido um episódio inteiro.
No caso foi o 111.
Que muito por acaso mostrou a "origem" do Tomura.
 
Deu vontade de trazer Boku no Hero 5 do dropado e voltar a analisar? NEM FODENDO. Mas ri horrores pelo fato de assistir um episódio inteiro de um anime que eu dropei...
 
Bom, em minha defesa, eu sou muito fã do Kouki Uchiyama. Adoro o trabalho dele e gamei desde o Tsukishima de Haikyuu!!. E o episódio 111 tem MUITO Kouki Uchiyama.

Aliás, um adendo aqui muito necessário, é incrível como ele sempre se supera na interpretação do Tomura. Não é à toa que eu premiei esse bonito exatamente por causa desse papel no Kimono de Ouro - 2016.

Não pelo fato de ser um vilão, pois tem o Rui de Kimetsu no Yaiba também (e provavelmente muitos outros), só que a interpretação no Tomura é completamente diferente dos outros personagens.

Temos o solar e adorável Ilpyo de The God of High School, o sarcástico e mau humorado Tsukishima de Haikyuu!! e o Tomura de Boku no Hero.

Tomura é um cara que fala com aquela falta de vontade. A empolgação dele é meio maníaca, bem de psicopata. E é isso que torna a interpretação do Uchiyama tão perfeita. Só com a voz ele passa a impressão que a imagem em si, numa primeira vista, não entrega.
 
Sabe, nem todo vilão é psicopata. Já o Tomura...
Tanto nas fases histéricas quanto na conversa cotidiana de quem não quer recrutar ninguém para a patota, o Uchiyama dá um show dublando o Tomura.

CERTO, LEITOR, CHEGA DE FALAR DE ANIME FALECIDO!

Bora contar sobre como eu e a Fuuka acordamos cedo... Mentira, eu acordo com o dia já nascido, a Fuuka acorda de madrugada ainda.

A Kukuru quer fazer aquele evento do tanque interativo para as pessoas tocarem nos animais marinhos. Ok. A Fuuka vai ter que participar também e está ansiosa.

EU ESTARIA TRAUMATIZADA AINDA COM AQUELES LINDOS PINGUINS FAMINTOS.

Ah.
Hora de chorar com a abertura.
É tanto azul nesse print, que eu gostaria de morar nele. Todos os tons de azul são lindos.
"Por que, Kimono? A abertura é triste?" - Não, MUITO PELO CONTRÁRIO, é estupidamente linda.
ESSA ABERTURA PODERIA MORAR NO MEU CÉREBRO E SER MINHA FÁBRICA DE SEROTONINA, já que eu perdi a minha fábrica original. O governo brasileiro fez o favor de destruir.

APARECEU O KIJIMUUUUUUUUNAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!
E o meu cérebro: "Era Kiji... mujina? Kiji...muna? KIJIMUNA!"

Minha memória se junta com a dislexia e eu fico como? Ainda mais burra que Yuuji Itadori.

ESSA ABERTURA VAI SER PATRIMÔNIO DA MINHA SANIDADE.
Que abertura linda. Que abertura linda! POR QUE AS PESSOAS NÃO ESTÃO ASSISTINDO AQUATOPE? QUE ÓDIO NO CORAÇÃO É ESSE QUE VOCÊS TÊM? ESSE ANIME É LINDO, A ABERTURA É LINDA, O AQUÁRIO É LINDO, É TUDO LINDO!

Kukuru, calma, meu cérebro é lento.

Kuuya vai ficar responsável pelos tanques e... peixes-médicos? Kimono, não faça piadas, não é hora.
Sabe aqueles peixes que comem pele morta e aqui no Brasil a gente chamava até de "pedicure"? Então... Esses são os peixes-médicos.

Kai vai dar boas-vindas... aos seres vivos?
Coletar seres vivos e dar as boas-vindas ao Gama Gama?
KUKURU, ASSIM VOCÊ NÃO ME AJUDA! NÃO ENTENDI NADA, AMADA!
Parece que terei que ver na prática.

AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH! A FUUKA VAI SER A GUIA!
AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA... Boa sorte, amiga. Não sei se você vai precisar, mas já estou adiantando.

E, poxa, a menina está se esforçando bastante, né? Não posso tacar esse galão de 20 litros de água fria.

GENTE.
O NOME DO BUSCADOR É "GOGGLES".
Uma brincadeira com o "Google" e "óculos (em inglês)".

Muito bonitinha a Fuuka anotando as coisas que a Kukuru fala.

Não é normal a pessoa querer chorar ao ver o esforço de outra, né? Sou eu que sou brasileira e por isso mesmo vivo desestabilizada emocionalmente, né?

Nossa... Eu estou o puro suco do Uramichi Oniisan.

Gente.
NÃO TENHO CONDIÇÕES PSICOLÓGICAS COM A FUUKA SE DEDICANDO AO AQUÁRIO, A PONTO DE PENSAR EM COISAS COLORIDAS PARA ANIMAR AS CRIANÇAS.

Eu quero morar nesse anime. Ele é meu xodó.

Mano.
ATÉ ORIGAMI DE COISA RELATIVA A MAR, A FUUKA ESTÁ FAZENDO!
Esse anime é tudo o que a gente precisa para esquecer um pouco as coisas ruins deste ano e dos anteriores. Que bênção que você é, Aquatope.
Minhas senhoras, o tanque interativo é com criaturas do mar, não com a idol "local".
AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA! GENTE! ESSE NÃO É O TIO DO PICOLÉ DE CACHAÇA? ELE SÓ APARECEU E PRONTO? A FUUKA TÁ FUGINDO DELE, provavelmente achando que é um ladrão. CHOREI ALTO!

Ah, achou que era um maluco.
CARAI, FUUKA.

E pior que era mesmo o tio do picolé de cachaça.
Kimono, uma blogueira que gosta de dar apelidos.

Gente, pelo amor dos deuses.
PRIMEIRO ESPALHOU A FOFOCA QUE A FUUKA ERA IDOL E AGORA ELA TÁ SENDO CERCADA POR UMAS SENHORINHAS! ALGUÉM ME ACODE, QUE ESTE ANIME É BOM DEMAIS PARA SER VERDADE!!!

Eita.
TAVA BOM DEMAIS PRA SER VERDADE, NÉ?
Reconheceram a Fuuka. A fofoca se espalhou feito rastro de pólvora.
Segura a bomba, Fuuka.

Olha só, PARECE QUE TEMOS UM NOVO RICHARD x SEIGI NESTE BLOG, SOCIEDADE... Que é basicamente a blogueira shippando amigos que são fofos demais e que eu não me importaria se virassem um casal. Independe o tipo de relação, eu amo a interação entre eles.

Do mesmo jeito que eu amava o companheirismo do Richard e do Seigi, eu amo a relação que a Kukuru e a Fuuka estão construindo. EU VOU EXPLODIR O PURO PÓ DO GLITTER BEM BRILHANTE!

Velho, pelo amor de Deos, o pivete querendo saber onde é a boca e onde é a bunda da lesma-do-mar. CRIANÇA É TUDO UM BANDO DE CRIATURA ESTRANHA, NÉ?

"Kimono, você já foi criança" - E olha só como EU CONTINUO UMA CRIATURA ESTRANHA, leitor!!!! hahahaha

ESSE FINAL!
MALUCO!
ESSE FINAAAAAAAAAAAAAAL!
AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH, AQUATOPE! QUANDO A GENTE SE LIVRA DE UM MOTIVO DE SOFRIMENTO, LOGO VEM OUTRO!

Muito bem, bora ordenar esse rolê, PORQUE ISSO AQUI NÃO É BAGUNÇA! É o Aquário Gama Gama.

Começa agora o Telecurso de Aquário - Sol em Idol e Lua em Amizade!!!

Primeiro vamos falar da nova adição ao elenco que... não aparece em NENHUM LUGAR. O My Anime List deu o migué, o Anime-Planet ignorou e... Só fui obter a informação no AniList a partir do nome do personagem. Claro que, por conta disso, precisei checar os créditos do episódio e... casou direitinho.

Sim, estou falando do tio dos picolés de cachaça: Umi-yan!

Guden Gousuke, o Umi-yan, é dublado por Yasumichi Kushida.
Seus principais papéis são: vice-diretor do Karasuno em Haikyuu!! e William Kippard de Banana Fish (MAPPA). Na verdade, não tem nenhum papel de destaque ou como "principal". Listado no MAL existem apenas papéis de coadjuvante.
Dentro do retângulo vermelho: Guden Gousuke - Kushida Yasumichi.
Achei que poderia ser o dublador do Rikidou Satou de Boku no Hero, o Tooru Nara. Só que não foi dessa vez que passei meus limites e marquei um Plus Ultra.

Muito bem...
Kukuru decide aproveitar as férias de verão e a criançada aporrinhado os pais em casa, para fazer um pequeno evento: o tanque interativo.

Será que só eu tive a ideia errada de imaginar um dos ambientes do aquário sendo aberto ao público, tipo... O TANQUE DOS PINGUINS? Sim, eu pensei que teria uma visita guiada para a parte "de dentro". Por favor, não caçoem de mim, sou brasileira e passei por muita coisa desde agosto.

Contrariando completamente o pensamento da blogueira, o tanque interativo do Gama Gama se trata de um tanque de tamanho razoável, com alguns corais falsos e criaturas marinhas que os funcionários recolheram nas proximidades, como caranguejos, estrelas-do-mar, lesmas-do-mar e por aí vai.

Kai e Kukuru ficaram responsáveis por esse "captura", enquanto a Fuuka seria a guia do evento, explicando sobre os bichinhos e orientando como proceder na atividade.

Tão dedicada que fez cartazes e ainda dobrou uns origamis fofíssimos, brindes especiais para as crianças.

Todo o planejamento parecia ótimo, até o Umi-yan voltar ao trabalho e reconhecer a Fuuka. Descobrimos que o tio dos picolés de cachaça é um fã de idols, podendo citar os membros da antiga agência da Fuuka. Basicamente eu falando sobre o elenco de dublagem de algum anime. NADA DE MUITO BIZARRO NO MUNDO NORMAL, imagina.

Bom, a conversa parece que se espalha rapidamente, já que a moça do turismo, o Kai e a Udon-chan, de repente, se tornam super conscientes sobre a mais nova funcionária do aquário.

Dá a entender que o Kuuya e a vizinhança também ficam sabendo, afinal, aquela cena antes do aquário abrir foi hilária. IMAGINA SER CERCADA POR SENHORINHAS COMENTANDO SOBRE COMO VOCÊ É BONITA? Gente... Senhorinhas cercando a Fuuka.

POR QUE OKINAWA É MELHOR EM TUDO?

Só sei que a partir dessa descoberta, o Kuuya e o Kai parecem preocupados com as expectativas que a Kukuru possui e o que quer Fuuka por ali.

É compreensível essa dúvida, principalmente por termos a ex-idol falando quase nada sobre a sua vida e evitando o tópico "passado" a todo custo. O pouco que a Kukuru sabe, saiu daquela conversa na praia durante os episódios anteriores.

Também dá a impressão de que a garota, por ser/ter sido uma idol, não vai ter o comprometimento com o Gama Gama. Por isso o Kai perguntou para a diretora interina por quanto tempo a Fuuka ficaria ali com eles.
Eu amei que a fofoca correu rápido. Fofoca é patrimônio global, né?
Talvez eles estejam pensando que de alguma forma tudo aquilo é um capricho de uma menina da cidade grande, que não vai se importar com o peso das circunstâncias ali.

Bom, pelo menos foi esse o clima deixado pelo Kai naquela conversa.

Acontece que perto do final do episódio, temos a confirmação de que a ex-idol está comprometida com o sonho da Kukuru e que quer conhecê-la melhor.
Aquela cena, dos episódios anteriores, quando a garota diz que o sonho dela acabou, mas que pode ajudar no sonho de outra pessoa, deixou claro que trabalhar no Gama Gama não era um simples capricho.

Sim, começou nessa vibe, numa tentativa de fugir dos problemas, só que não é mais assim.

Quando a moça do turismo contou sobre a situação do aquário (depois da Fuuka levar aquele olé dos pinguins), vemos a mudança de comportamento.

Este episódio reforça que a ex-idol não só quer ajudar no sonho da Kukuru com toda a dedicação possível, como quer fazer isso de coração, conhecendo mais sobre aquela pessoa tão obcecada por esse trabalho. Entender o que motiva as pessoas, faz com que os outros se engajem ainda mais. Pelo menos esse parece ser o caso.

Só o fato de pensar em como atrair a atenção das crianças e ser tão disciplinada para aprender sobre os animais marinhos, mostra como ela está sinceramente querendo ajudar.

Além de ser um jeito de "seguir em frente".

O que vemos aqui também é a Fuuka tentando lidar com o sonho frustrado, que anda é uma ferida extremamente recente, e que ela está tentando cicatrizar com o Gama Gama.

Sim, no começo foi uma decisão desesperada, de alguém que precisava encontrar um rumo, mas que não tinha o comprometimento necessário. Depois de conhecer um pouco das motivações da Kukuru, a moça descobre o que fazer a seguir.

Quanto mais ela ficasse se remoendo pelo fracasso, pensando no que aconteceu e no que poderia ter sido feito, menos chance de sair desse ciclo "maldito" ela teria.

O que a Fuuka fez foi abrir os horizontes e se dedicar a alguém, começando um processo de cura, de aceitação pelo que aconteceu na sua vida. Porém, como vimos, ainda é tudo muito recente e ela ainda não "enfrentou" todas as situações relacionadas para dizer que "está quite".

Não é um assunto que ela pode dizer que conseguiu lidar, pelo menos por enquanto.

Então é estressante quando aqueles jovens aparecem, a reconhecem e comentam sobre sua carreira antes do aquário, um lugar que a permitia ser alguém desconhecida e poder tirar um tempo para relaxar daquele estresse.

Nem sempre existem respostas fáceis sobre "como seguir em frente", então o melhor a se fazer é abrir o coração e se permitir.

A Fuuka que vemos neste 4º episódio é muito mais leve e feliz do que a dos dois primeiros episódios.

Ela segue um passo de cada vez e... parece que chegou o momento da primeira grande treta: eis que surge a mãe da garota em pleno Okinawa.

BOM... Não dá muito para tirar a razão da mulher, né?
Imagina sua filha sumir por alguns dias depois de avisar que voltaria para casa e... DE REPENTE MANDA UMA MENSAGEM DIZENDO QUE ESTÁ EM OKINAWA, TRABALHANDO NUM AQUÁRIO!

A sorte é que não vimos o surto da mulher, porque eu estaria completamente surtada de preocupação com a minha filha.
Essas duas são o puro suco do carinho. Eu irei protegê-las de todo o mal!
E como não há paz neste anime: a Kukuru lembra do irmão/irmãzinha que teria e não aconteceu. E isso justamente quando a Fuuka sugere que as duas usem botas vermelhas, combinando.

Fico pensando se o universo não mandou a Fuuka para ser como uma irmã para a Kukuru.

Sobre o negócio de "shipping"... Apesar de ter feito uma auê pelo casal Richard x Seigi, o sentimento com aqueles dois e com essas meninas é o mesmo: uma relação de cumplicidade. Se vai ou não envolver romance, acho que pouco importa. O "shipping" aqui é para que elas se tornem parceiras (espero que não de "crime") e possam contar uma com a outra.
 
Shiroi Suna no Aquatope
5º episódio
A CARA DA KUKURU DE "VAI LEVAR NÃO! TÁ LOKA, TIA?".
Opinião: Gente, sempre bom lembrar que a Kukuru e o Kai são adolescentes, ainda estão na escola, então a ideia de "fugir" parece muito legal, soa como uma aventura.

Realidade: não fujam de casa e sempre deixem seus pais ou responsáveis informados para onde você vai ou está, pois se algo acontecer com você, eles têm como te localizar.

Sim, a blogueira responsável existe e está aqui para manter a cota de seriedade com assuntos que pedem seriedade.

Fuuka, mestre em fugas: não sabe para onde ir.
BOM, SE TIVESSE UM CARTAZ DE OKINAWA NUMA PILASTRA... Não, pera...

Fuuka, mestre em fugas: ia pegar o ônibus no topo da colina... que fica no caminho para sair do aquário e ir até a casa da Kukuru. EU TÔ RINDO ALTO!

QUÊ?
PESSOAS DE IWATE GOSTAM DE BEBIDAS ALCOÓLICAS?
Acho que pessoas de qualquer nacionalidade, né? De Mondstadt a Inazuma... Não, pera...

GENTE, VOCÊS VÃO MANDAR A MENINA PARA NAHA?
Naha é a capital de Okinawa... O que me faz pensar que não sei onde fica o Gama Gama.

Sim, eu sei que fica em Okinawa, mas ONDE EM OKINAWA?
Numa procura rápida no Google, dizem que o Gama Gama fica a UMA HORA de ônibus de Naha.
Sim, prints do Kijimuna em todo episódio, porque sim.
MANO.
EU VOU CHORAR.
EU VOU CHORAR MUITO.
ESSE ANIME É LINDO!
PELO AMOR DE DEOS MATOBA! ME ALCANÇA A CAIXA DE LENÇOS QUE EU VOU CHORAR! HOJE É DIA!

Bom, leitor, praticamente não comentei durante o episódio, pois... COISAS ACONTECENDO, NÉ? Melhor prestar atenção e depois colocar tudo ordenado no post.

Então vamos de Telecurso de Aquário - Ascendente em Mãe Preocupada e Planeta Regente em Fuga Atrapalhada!

Eu acabei lendo alguns comentários na página da Crunchyroll sobre este episódio e... todo mundo pareceu tão responsável quanto eu no assunto "fuga".

De um lado, gente achando que a Fuuka não teve consideração pela mãe, do outro, quem achava que a mãe não ajudou muito... E na real, sociedade, faltou diálogo entre ambas as partes.

É muito comum vermos em animes os personagens achando que tudo se resolve com telepatia, porém, NINGUÉM É TELEPATA. Eles acreditam que não falando sobre algo, aquilo irá sumir ou se resolver sozinho. OU, PIOR, por algum motivo muito insano, as pessoas acham que o filho pode simplesmente se virar.

Quando falamos de família, leitor, a primeira coisa que deveria vir na cabeça de todos, não é o modelo "pai, mãe, filhos", e sim qual a responsabilidade que ela tem. A família serve para apoiar, dar carinho, conselhos e ajudar sempre que alguma coisa estiver difícil. E nessa última parte, quem estiver num momento de dificuldade precisa se sentir seguro para se abrir e pedir essa ajuda.

Isso é família.

Antes de discutirmos quem tem razão ou não entre a Fuuka e sua mãe, VAMOS ANALISAR CADA UMA SEPARADAMENTE.
Por essa cara, achei que ia ter o maior barraco e... a mãe da Fuuka é super de boa.
Sim, eu printei por causa da praia. Okinawa, eu te amo, conte comigo para tudo!
Acredito que tudo o que comentei sobre a ex-idol no 4º episódio e nos posts anteriores continuam valendo, por isso vou apenas dar uma passada por cima, só para relembrar.

A Fuuka "cedeu" seu lugar de destaque no grupo para uma colega por pena, o que acabou matando sua chance de novas oportunidades, sendo dispensada da agência.

A moça saiu de Iwate aos 13 anos, indo morar sozinha em Tóquio para realizar o sonho de se tornar idol. Ela se dedicou por aproximadamente cinco anos, vivendo num apartamento minúsculo.

A primeira impressão que temos é que a Fuuka não parece tão determinada assim com o seu sonho de idol, afinal, ela cede o lugar para a colega, correto? Correto, mas o pensamento é errado.

As pessoas são diferentes.
Eu dificilmente cederia meu lugar, duramente conquistado, para alguém porque a avó está doente e essa pode ser a única oportunidade de ver a neta estreando como idol. Sinto muito por você e pela sua avó, mas eu também tenho os meus corres e se me deram essa oportunidade, vou agarrar com todas as minhas forças.

É muito diferente de ceder seu lugar para uma pessoa, que também está na fila do caixa, mas com poucos itens. É questão de educação.
Agora um sonho que me dediquei tanto? SE VIRA, AMOR, EU TAMBÉM MEREÇO ESSE SOL!

Essa é a minha personalidade. Ponto. E a Fuuka?
 
Ela é uma moça bastante sensível, que olha para as dificuldades dos outros e se doa ou se sacrifica para ajudá-los. Talvez falte um pouco mais de ambição própria ou de entender que às vezes devemos ser egoístas.

De qualquer forma, por conta dessa decisão altruísta, a garota ficou sem rumo.
Teve a chance de viver seu sonho e o perdeu. Ela ficou tão desnorteada que, em vez de seguir para Iwate, decidiu viajar para Okinawa, um lugar que ela não conhecia ninguém.

A impressão é que quando caiu a ficha de que ela seria recebida em casa por conta de um "fracasso" e que precisaria encarar aquilo por várias semanas, com as pessoas tentando consolá-la e deixando tudo ainda mais difícil de lidar... O melhor foi fugir.
 
E a partir daí TODOS NÓS compreendemos que Fuuka é incapaz de fugas muito bem orquestradas. Ela só queria um tempo em paz para lidar com o que aconteceu e deixar aquela poeira assentar. Ir para Iwate seria como esfregar sal numa ferida ainda aberta.

Quando a jovem entende a responsabilidade do Gama Gama e entra em contato com a veterinária, que estava prestes a dar à luz, a menina encontra um rumo para seguir com a sua vida e entende que precisava dar as devidas satisfações para a família.

Imagina sua filha prometer que volta para casa hoje, depois de cinco anos fora, e... chega a hora combinada e nada. Passa a noite e nada. Nenhuma notícia, não atende ligação, não manda mensagem. Depois dá respostas muito vagas, não quer falar... Difícil, né?

E daí chegamos exatamente na mãe da Fuuka.
É claro que ela está brava. É claro que está preocupada. E, PIOR, NÃO SABE COMO RAIOS A FILHA FOI PARAR EM OKINAWA E O TIPO DE TRABALHO QUE ELA CAUSOU AOS OUTROS.

A ex-idol só avisou que estava no Aquário Gama Gama e não deu mais nenhuma satisfação. Sim, outra fuga da nossa mestra nessa arte: fugir de ter que encarar a realidade.

Assim, dentro do episódio, a Fuuka não explica por qual motivo deixou de ser idol ou como estavam os seus próprios sentimentos. Não. Ficou no eterno modo "relacionamentos japoneses": a gente não fala, pois acredita que as pessoas se entendem... LEMBRANDO SEMPRE QUE NINGUÉM AQUI É TELEPATA.
Gente, alguém precisa colocar juízo na cabeça desses adolescentes, viu?
Adendo: escrevo "relacionamentos japoneses", porque estamos assistindo uma animação que traz japoneses como personagens. PORÉM, NÃO SE ILUDA, essa "esperança na telepatia" é algo existente em todo o planeta, independente de nacionalidade. O termo também não é uma generalização, é a representação de algo que aparece repetidamente em animes.
 
E o que mais me irrita nessas relações "telepáticas" praticadas por NÃO TELEPATAS é o caminho torto que pegam para chegar a algum lugar.
Tudo teria se resolvido se mãe e filha fossem para alguma sala privativa e conversassem.
 
MAS NÃO.
Kukuru e Kai planejando uma fuga e sendo posteriormente ajudados pela Udon-chan e a mãe dela.
 
Vocês entendem que DESCOLARAM UM QUARTINHO com a tia da Udon-chan EM NAHA para a Fuuka ficar? VOCÊS ENTENDEM QUÃO INSANO ISSO É?

A garota não estava fugindo de mafiosos, namorado violento ou ladrões. Era só a mãe dela querendo uma satisfação real, descobrir o que raios a filha estava fazendo em Okinawa e por qual motivo estava trabalhando num aquário.

A Fuuka ainda estava surpresa, quando a galera pegou o embalo da aventura. A coitada só foi... E não foi muito longe.

Por que pensou que deveria voltar e falar com a mãe? Não.
Foi outra responsabilidade que puxou dona Fuuka de volta: o Blenniidae dos corais que não estava bem.

E morreu.

É quase uma metáfora sobre a Fuuka não poder fugir das responsabilidades, do comprometimento.

Antes de toda aquela loucura, ela percebeu que o peixinho não estava bem e não avisou a Kukuru, pois todo mundo se deixou levar pela emoção.

A empatia era tanta com o peixinho que vivia escondido, que ela quis até prestar as devidas homenagens. E depois disso teve que encarar a mãe e... QUE CENA LINDA! ATÉ PARECE QUE TÁ PEDINDO PARA CONTINUAR NAMORANDO, NÉ?

Emocionei demais quando a Fuuka e a Kukuru ficaram de mãos dadas.
EU QUERO ESSAS DUAS JUNTAS ATÉ O FIM DA VIDA!

Se bem que dona Fuuka Mãe disse que a filha só pode ficar lá até setembro, que é quando terminam as férias de verão e recomeça o ano letivo.

Iwate é longe (de Okinawa), hein? Faz divisa com Aomori, a província mais próxima de Hokkaido.

AINDA BEM QUE SANTOS DUMMOND INVENTOU UM NEGÓCIO LEGAL CHAMADO "AVIÃO".

E descobrimos neste episódio, que a Kukuru mora com os avós maternos.
Em determinado momento, mais para o fim do episódio, vemos uma fotografia da mãe da Kukuru num canto superior... Bem quando falam que a mãe da Fuuka sempre poderá ver/estar com a filha. ISSO DOEU.

A mãe da nossa ex-idol comentava que queria ficar mais perto da menina, pois ela saiu muito cedo de casa para tentar a vida em Tóquio e que praticamente não pôde exercer a maternidade com a sua pequena.

Bom, eu comecei falando da telepatia praticada por não telepatas e esqueci de concluir o pensamento, né? Perdão, sociedade.
The Case Files of Jeweler Richard? Está mais para The Case Files of Aquatope.
Como que a dona Fuuka Mãe começa a entender a filha? Fazendo um passeio pelo aquário e depois a vendo trabalhar (com ajuda do avô da Kukuru, que abriu a porta da área restrita aos funcionários).

E de que forma tudo foi resolvido?
As parentaiadas da Kukuru vão enrolando a mãe da Fuuka, chama para conhecer o aquário, a menina está trabalhando, a mãe vê o esforço e no final...

Fuuka: Quero ficar aqui e ajudar no sonho da Kukuru.
Mãe: Tá. Só volta em setembro que você tem escola.
Kimono: ...

A telepatia de não telepatas sempre vence no final.

Leitor, não se iluda, relações são construídas também com diálogo. SEM DIÁLOGO PROPRIAMENTE DITO, nada se suporta por muito tempo.

E agora, segue a rotina no Gama Gama até ele fechar? Kukuru e Fuuka salvarão o aquário? A gente pode ter esperanças?

Cenas para os próximos episódios.
 
Este anime foi assistido na Crunchyroll.
 
P.S.2: Não estou sendo patrocinada pelo site PFFparaTodos ou recebi dinheiro para falar deles. Na verdade, fui influenciada pela @hey_mika no Twitter. O mesmo vale para Panela Cheia Salva e Para Quem Doar.

Nos vemos no próximo post de Shiroi Suna no Aquatope!

Por Kimono Vermelho aquela que não aprova telepatia entre não telepatas - 20/09/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é permitido aqui (ou seja, os comentários serão excluídos):
-Falta de respeito;
-Marketing (comentário genérico e marketing do seu blog);
-Ameaças (principalmente se incluir Cthulu);
-Links externos;
-E encheção de saco (aqui não é sua casa).

TENHA BOM SENSO!!!
É contrário a opinião do post ou de um comentarista, use argumentos e não bombas caseiras de recalque mais indiretas de cunho duvidoso.

P.S.: Eu costumo responder de forma humorada os comentários, então não ache que cada apontada de dedo é diretamente para o seu umbigo.

Obrigada e faça uma boa viagem na seção de comentários! o/